VEJA O QUE LEVAR NA MALA
Decidir o que levar na mala é quase sempre um motivo de dores de cabeça, não é?
Sempre fica aquela dúvida: levo a mais ou levo a menos? Minha dica é: leve a menos, como explico a seguir.
A influência do cotidiano
Eu acredito que há uma questão que influencia muito na hora de decidir o que levar na mala: querer combinar tudo quando se viaja, assim como se estivéssemos indo trabalhar todos os dias.
Falo em levar vários calçados para combinar com diferentes jaquetas, colocar na mala diversas calças para poder combinar com blusas de variadas cores, e por aí vai.
Para mim, esse é um dos fatores que faz algumas pessoas viajarem carregadas de malas, o que acaba se tornando 2 pesos: um peso financeiro na hora de despachar a bagagem e um peso físico mesmo, o qual atrapalha a locomoção.
Minha opinião
Sabe quem se importa se você está combinando a roupa? Somente para você (falo sério). Ou você acha que alguém na França está se importando se o seu tênis combina com o lenço? Duvido.
Sim, sei que para algumas pessoas isso é mais complicado. Mas, se decidir o que levar na mala tem causado dúvidas, sugiro que reflita um pouco. No fim das contas, é quase como no dia a dia: a gente acaba quase sempre usando as mesmas combinações.
O que não levar na mala
Quantas vezes você organizou a mala, viajou, passou dias fora e nem sequer tocou em alguns itens? Imagino que pelo menos uma vez. Veja bem, não me refiro a trajetos longos, mas, às vezes, viagens de um simples fim de semana numa cidade próxima.
Por isso, quando se trata de viagens longas ou de vários dias, saber o que levar na mala é muito importante. Lembre-se que há diversas limitações, a começar pelo peso da mala de cabine (10kg) e da mala despachada (normalmente 23kg).
- Dica de leitura: Seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa
Sendo assim, a minha dica é: analise tudo e veja o que você pode deixar em casa. Seja pragmático e leve somente o necessário para os dias que estiver fora. Aliás, isso se aplica também a produtos de higiene.
Além disso, muitas roupas você pode mandar lavar no destino turístico, o que reduz o número de peças para levar na mala. A dica tem ainda mais valor se você viajar acompanhado.
Dicas para ajudar a decidir
A primeira dica sobre o que levar na mala é: faça tudo com calma. Se você deixar para a última hora, possivelmente levará itens desnecessários ou a menos.
A seguir, deixei algumas dicas que me ajudam a decidir o que levar na mala quando eu saio para viajar:
1 CHEQUE A TEMPERATURA DO DESTINO
A minha sugestão é que você baixe um app de previsão do tempo e adicione o destino da sua viagem. Desse modo, você pode ficar acompanhando o comportamento do clima do lugar nos dias que antecedem a viagem.
Isso ajuda muito a decidir o que levar e o que não levar na mala. Ou seja, ser a previsão é de frio, terá que preparar a jaqueta e blusas. Do contrário, se faz calor, pode levar mais roupas leves, a quais ocupam menos espaço.
- Dica de leitura: Seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa
Além disso, procure informações no Google a respeito do comportamento mensal do tempo no seu destino. Você encontrará páginas que destacam a quantidade de chuvas e a média da temperatura, por exemplo.
Ou seja, antes mesmo de comprar as passagens, você saberá que em janeiro faz calor na região de Machu Picchu, mas chove que muito (o que pode atrapalhar a viagem). Entretanto, caso decida ir assim mesmo, igualmente saberá da necessidade de incluir capa de chuva e botas na mala 😉
2 LEVE ROUPAS DE ACORDO COM O TIPO DE TURISMO
Se você vai para a Patagônia, possivelmente levará roupas para caminhada e trilhas. O destino será Paris? Então, acredito que o look será diferente.
O que quero dizer é: leve roupas de acordo com o tipo de turismo que você irá fazer. Assim, será mais fácil de decidir o que não levar na mala.
LEIA MAIS DICAS DE VIAGEM
- Seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Maneiras de viajar sozinho e fazer amigos
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
3 CONSIDERE A QUANTIDADE DE DIAS QUE FICARÁ
Vai ficar apenas 3 dias? Então, talvez você possa levar uma muda para cada dia, pois haverá espaço na bagagem.
Agora, se a viagem for de 15 dias, você que pensar mais, já que dificilmente poderá levar 15 mudas.
Minha dica
Leve o máximo que puder de peças neutras, as quais facilitam a combinação. Isso se aplica a calçados também.
Em caso de inverno
Se você vai viajar à Europa durante o inverno, por exemplo, certamente terá que levar 1 jaqueta pesada, talvez 2. Agora, nem pense em levar 3, pois isso já tomaria metade do espaço e dificultaria a decisão sobre os outros itens a se levar na mala.
Minha sugestão é que você leve peças térmicas, as quais ocupam pouco espaço e realmente protegem contra o frio. Procure ainda por jaquetas compactas, facilmente vendidas em lojas de “mochileiros”.
LEIA TAMBÉM
- 10 dicas para viajar e gastar pouco
- Seja minimalista e viaje mais
- Viaje mais: dinheiro se recupera, o tempo, não
4 USE SACOS A VÁCUO
Procure na internet por sacos a vácuo para viagem. Tem uns bem baratinhos. A parte boa é que você coloca as roupas dentro, suga o ar com um aspirador de pó e o fecha. O espaço ocupado pelas roupas se reduz tremendamente.
Mas fique atento: com isso, você conseguirá mais espaço na bagagem, entretanto, poderá aumentar o peso da mala!
Lembre-se: praticamente todos os tipos de hospedagem oferecem o serviço de lavanderia. Além disso, espaços do Airbnb normalmente contam com máquina de lavar e secar.
5 NA DÚVIDA, LEVE MENOS
Um aviso para quem não sabe: o Brasil é um país caro, e até os gringos dizem isso. Desse modo, se você tem dúvida sobre o que levar na mala, opte por levar a menos e comprar fora do país.
Roupas, por exemplo são muito mais baratas na Europa e nos Estados Unidos do que no Brasil. Sim, mesmo fazendo a conversão! Sendo assim, caso você passe frio, aproveite para investir comprando uma peça no exterior.
Além disso, se você viajar com pouca coisa, terá mais espaço para trazer itens comprados lá fora.
MAIS SUGESTÕES SOBRE O QUE LEVAR NA MALA
l Você pretende sair à noite todos os dias?
Caso a resposta seja positiva, então avalie o que você pode combinar, incluindo calçados. Se a resposta é não, leve o mínimo possível.
l Você vai fazer passeios?
Então, levar um par de tênis confortável é fundamental. Roupas adequadas para caminhada também são importantes, como camisetas e blusinhas em caso de calor (que ocupam pouco espaço na bagagem).
l Você vai fazer compras?
Como eu escrevi acima, comprar roupas no exterior é mais barato do que no Brasil. Desse modo, se você pretende fazer compras, lembre-se de levar somente o essencial e contar com espaço na bagagem para a volta.
O que levar na mala de mão
É comum que as empresas permitam ao passageiro levar uma mala de mão de até 10 kg. Nela, eu sugiro que você leve objetos de valor, documentos e alguns acessórios, como: celular, carregador, fone de ouvido, notebook, relógio, máquina fotográfica, etc.
Se levar algo líquido na nécessaire, lembre-se do limite de 100 ml em caso de voos internacionais.
Dica: leve também uma muda extra de roupa, já que imprevistos podem ocorrer.
O que levar na mala de porão
Além das roupas, lembre-se de que você deve deixar espaço para acessórios, como óculos de sol, cintos, bolsas, adaptadores, entre outros.
Além disso, ainda precisa reservar espaço para remédios, perfumes, desodorante, shampoo, protetor solar, etc.
Mala ou num mochilão?
Depende muito do tipo de turismo que você vai fazer e do tipo de viajante que você é. Eu, particularmente, prefiro carregar um mochilão nas costas do que puxar uma mala de rodinhas por calçadas esburacadas.
No entanto, sei que a mala oferece espaços melhores para a acomodação dos itens, assim como permite levar mais peso.
Mas como eu disse, isso depende de diversas situações e de cada pessoa.
Resolvendo o quebra-cabeça
Sim, decidir o que levar na mala pode ser um verdadeiro quebra-cabeça. Entretanto, não há motivo para desespero.
Além de pesquisar e pensar, você precisa seguir os seus instintos. Não há uma fórmula matemática. No máximo, dicas!
Dicas para organizar a viagem
+ SEGURO VIAGEM INTERNACIONAL
A União Europeia exige que o turista tenha o seguro viagem para entrar no continente. Por isso, fique atento, pois você pode ser barrado já no aeroporto caso não esteja segurado.
No meu caso, sempre utilizo o buscador Seguros Promo, que apresenta os melhores preços e opções. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ganha até 15% de desconto.
Veja simulação:
l ONDE BUSCAR POR HOSPEDAGEM
Eu tenho 2 buscadores favoritos:
Se trata do buscador mais utilizado no mundo, o qual oferece opções para todos os gostos e bolsos.
– Vantagem: se você concluir 2 estadias pelo Booking.com no período de 2 anos, se torna um usuário Genius 1 (10% de desconto nas estadias seguintes). Se concluir 5 estadias em 2 anos, vira Genius 2 (10 a 15% + café da manhã grátis).
Por meio da plataforma, é possível reservar um quarto ou um espaço inteiro em praticamente todos os lugares do mundo.
– Vantagem: novos usuários ganham um bônus de até R$ 350 na primeira reserva pelo Airbnb. O desconto pode ser utilizado na hora de pagar pela estadia.
l PASSEIOS E ENTRADAS
Minha dica de buscador: o Get Your Guide é um dos mais conhecidos e confiáveis no mundo.
Além disso, é super completo e mostra outras opções turísticas do destino procurado (veja mais aqui).
l ALUGAR CARRO NO EXTERIOR
Nesse caso, eu sugiro que você busque por um carro no site da Rentcars, o maior e mais confiável do mundo.
Além disso, você pode reservar um carro antes de sair do Brasil, o que evita o pagamento do IOF (6,38% sobre transações internacionais). O site ainda permite pagar em até 12x sem juros no cartão de crédito (veja mais aqui).
l CHIP INTERNACIONAL
Você sabia que pode sair do Brasil conectado e utilizar a internet assim que desembarcar no exterior? E a melhor parte é que você compra o chip pela internet e o recebe em casa.
E aí, as sugestões sobre o que levar na mala ajudaram? Você tem alguma dúvida ou gostaria de contribuir? Então, deixe o seu comentário abaixo.
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi
HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb
SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!
3 comments
um problema serio demais nos dias hoje a mala, ela está virando um transtorna, por causa das empresas aérea estão cobrando até pensamento em forma de mala.
A mala ela pratica você pode colocar tudo num único local e levar para viagem.
Qué buen artículo, compi! Siempre es bueno saber cómo cada viajero hace su mochila, para así tomar nota y conocer nuevas formas de empaquetar jeje
Espero que lleguen más artículos como este! Buen viaje por el camino… Ya me tocará hacer un artículo en condiciones, así como el tuyo en https://losviajesdelchino.com 😛
Jejeje. Gracias, tíos! Seguro que tienes mucha experiencia para escribir un artículo con todavía más informaciones! 🙂