Eu havia começado o meu roteiro pela Patagônia no lado argentino. Mais exatamente em Ushuaia, como contei aqui em outro texto. Lá, fiquei 4 dias antes de cruzar a fronteira, ou seja, ir para o Chile.
Minha ideia era conhecer o Parque Nacional Torres del Paine, uma das principais atrações do lado chileno da Patagônia. Então, resolvi ir a Punta Arenas, onde dormiria uma noite. De lá, partiria a Puerto Natales, uma cidadezinha que está aos pés do parque.
Uma viagem de 8 horas que se transformou em 12!
Não há praticamente nada no caminho entre Ushuaia e Punta Arenas, sério. Você somente enxerga uma rodovia com retas sem fim e algumas alpacas perdidas pelo caminho. Ah, e ovelhas. Sim, há muitas ovelhas na Patagônia.
Punta Arenas está um tanto quanto distante de Ushuaia. 630 km, para ser exato. Como não queria chegar tarde ao destino, saí cedinho da Argentina para encarar uma viagem de pouco mais de 8 horas. Mas demoramos quase 12! Chegamos no Chile mais do que famintos.
Motivo? Esqueceram de encher o tanque do ônibus ainda em Ushuaia. Resultado? Ficamos mais de 4 horas à beira da estrada, no meio do deserto. Não havia sinal de celular e carros passavam a cada 15, 20 minutos.
LEIA OUTRAS CRÔNICAS
- Seja minimalista e viaje mais
- Viaje mais: dinheiro se recupera, o tempo, não
- Visitar Auschwitz é morrer um pouco
- Descubra o prazer de viajar sozinho
- Comuna 13, em Medellín: um exemplo de transformação
Telefone sem fio
O mais engraçado é que os 2 motoristas, os quais revezavam a direção, não se deram conta de que o problema era a falta de combustível. Passaram uma cara checando o motor, tentando dar a partida, inventando gambiarras, e nada. Nada mesmo.
Até que alguém perguntou se o problema não seria a falta de combustível. Bingo! O tanque estava vazio. O povo havia esquecido de abastecer antes de partirmos.
Como eu disse antes, não havia sinal de celular no deserto. A nossa sorte é que estávamos a menos de 2 horas de Punta Arenas. Aí, um dos motoristas parou um carro que ia em direção da cidade. Pediu para que ele entrasse em contato com a empresa de ônibus.
Cerca de 2 horas depois, apareceu um veículo com galões de combustível e nos salvou. Com uma mangueira de plástico e meio no improviso, os motoristas completaram o tanque. Pobres, se sujaram todos de diesel.
LEIA TAMBÉM
- O que fazer em Ushuaia, Patagônia
- O que conhecer em El Chaltén, na Patagônia
- Como visitar o Glaciar Perito Moreno, em El Calafate
- Seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa e EUA. Saiba mais
Chegamos tarde e não fui a Torres del Paine
No fim de tudo, chegamos tarde a Punta Arenas e mal pude aproveitar a cidade. Mas a história é engraçada e marcou a viagem.
Dois dias depois, descobri que não poderia conhecer Torres del Paine, mas a culpa foi somente minha. Como era minha a primeira vez viajando sozinho e não tinha muita experiência, deixei para comprar os passeios somente quando cheguei Puerto Natales (depois de Punta Arenas).
Chegando lá, fui informado de que não havia mais vagas para os próximos 3 dias. Tudo lotado! Por isso, hoje eu digo: quer um conselho? Compre os passeios e entradas sempre antes de viajar, e pela internet!
O que fiz? Almocei em Puerto Natales, cancelei o hostel e segui para El Calafate, onde visitei o Glaciar Perito Moreno. Depois, El Chaltén.
Resumo? Torça para abastecerem o ônibus, leve sanduíches na mochila e volte com histórias para contar!
E aí, gostou do texto? Tem alguma história para contar? Então deixe o seu comentário abaixo.
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi
HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb
SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!