O QUE FAZER EM USHUAIA, PATAGÔNIA
Quando escrevi o texto sobre o prazer de viajar sozinho, destaquei como a Patagônia foi importante no processo de descoberta. A cidade de Ushuaia foi o destino inicial da minha primeira viagem acompanhado somente de uma mochila e da minha câmera fotográfica.
Era janeiro, e Porto Alegre, onde eu morava na época, estava vazia e fazia um calor infernal. Entediado, sem emprego e com uma grana guardada, eu resolvi viajar. Pesquisei sobre o que fazer em Ushuaia, comprei passagens, reservei um hostel, e fui.
Na época, eu não sabia direito, mas descobri que há muito o que fazer em Ushuaia, onde fiquei por 4 dias. De lá, segui para segui para o lado chileno da Patagônia, até chegar em El Calafate.
O que fazer em Ushuaia: a cidade
Há muito o que fazer em Ushuaia. A cidade é a principal da Patagônia argentina e ainda a capital da província da Tierra del Fuego (oficialmente chada de Tierra del Fuego, Antártida e Islas del Atlántico Sur).
O nome Ushuaia vem do indígena yagan e significa baía profunda (ushu+aia). Fundada em 1884, Ushuaia conta com cerca de 60 mil habitantes e possui uma economia baseada fortemente no turismo, com auxílio da manufatura, exploração de madeira e gás natural, pecuária e pesca.
A prova de que há muito o que fazer em Ushuaia é o número de visitantes, que passa dos 300 mil ao ano. Brasileiros, norte-americanos, ingleses, alemães e espanhóis estão entre os principais turistas.
Veja o que fazer em Ushuaia, principais atrações
Para que você não perda tempo na hora de saber o que fazer em Ushuaia, criei uma lista destacando as principais atrações do local. Aliás, essa foi a lista do que segui quando estive lá.
Gostaria de destacar que muito do que fazer em Ushuaia eu descobri já na cidade, conversando com moradores do local. Porém, obviamente, eu vou colocar as dicas aqui no texto também!
1ª dica sobre o que fazer em Ushuaia: deixe a mala e saia conhecer a cidade
Uma coisa é certa: você chegará super cansado em Ushuaia. Não à toa, a cidade é conhecida como ‘fin del mundo”. A viagem é longa, principalmente se você sair diretamente do Brasil.
Normalmente, os voos a Ushuaia fazem antes uma escala em Buenos Aires. Se você estiver com tempo e ainda não conhece a capital argentina, vale a pena passar uns dias lá antes de embarcar a Ushuaia. Assim a viagem será menos desgastante.
Do contrário, a minha primeira dica sobre o que fazer em Ushuaia é: deixe a bagagem no hotel e saia para conhecer a cidade. Ushuaia é muito bonita, cercada de montanhas e banhada pelo Canal Beagle.
Além disso, conta com muitos restaurantes de comidas típicas e bares, onde você pode entrar e relaxar.
2. Comece pelo Parque Nacional Tierra del Fuego
Depois de haver deixado as malas no hotel e descansando um pouco, sugiro que você comece a descobrir o lado selvagem da cidade pelo Parque Nacional Tierra del Fuego. Se trata de um dos principais pontos turísticos de Ushuaia.
Comecei a caminhada bem cedo e me surpreendi, pois o local é espetacular. É banhado pela Bahía Ensenada, e durante o passeio você se depara com campos floridos, aves de diversas espécies, lagos e bosques. Não tenho dúvidas de que o Parque entra na lista sobre o que fazer em Ushuaia.
Dado: do total de 68 mil hectares do Parque, apenas 2 mil são abertos à visitação. O restante é preservado como área restrita.
Dica
Se você for ao Parque, aproveite também para visitar o Carteiro do Fim do Mundo, o senhor Carlos Delorenzo.
Ele está há mais de 20 anos dentro do Parque e vai carimbar o seu passaporte com um selo do fim do mundo. Ainda vai te contar algumas histórias muito interessantes do local.
3. Ande no Tren del Fin del Mundo
Se você for cedo ao Parque Nacional Tierra del Fuego, vai conseguir voltar a tempo para fazer o passeio turístico do Trem no Fim do Mundo (que está no caminho do parque). Vale destacar que no verão os dias são longos no Ushuaia, escurecendo depois das 22h.
O Trem do Fim do Mundo realiza um percurso de 1h45 minutos (ida e volta). São percorridos os últimos 7km da ferrovia, que é justamente o trecho que levava os presos do centro de Ushuaia ao Monte Susana, onde trabalhavam.
Durante o passeio, você ouve a história da época, assim como acompanha lindas paisagens da Terra do Fogo dentro de vagões originais.
Dado: o trem no qual se realiza o passeio é da época, movido por locomotivas a vapor.
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa: saiba mais
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- Veja dicas sobre o que levar na mala
4. Faça o trekking pela Laguna Esmeralda
Mais uma vez sugiro que você acorde cedo, mas agora para o trekking pela Laguna Esmeralda, outra dica sobre o que fazer em Ushuaia.
A caminhada de ida e volta é de 9,4 km e dura ao redor de 6 horas. O trekking é considerado de dificuldade média, e durante o trajeto você se depara com vales nevados, bosques, rios, lagos, diques construídos por castores e a Cordilheira dos Andes (sim, a Cordilheira está presente em Ushuaia!).
Ao chegar na Laguna Esmeralda, em menos de 3 horas, eu sugiro que você sente e a contemple (algo que normalmente só se vê em cartões postais). A lagoa é realmente linda e a cor da água é impressionante. Por falar em água, a Laguna é alimentada pelo degelo do Glaciar Ojo del Albino (Olho do Albino).
5. Caminhe com os pinguins
Já te passou pela cabeça fazer uma caminhada cercado de pinguins? Então, isso é uma das coisas que você também pode fazer em Ushuaia. Confesso que foi um dos programas mais emocionantes que eu fiz lá. Não por acaso, é uma das grandes atrações turísticas de Ushuaia.
A caminhada com pinguins é feita na Ilha Martillo (no Canal Beagle), também conhecida como La Pinguinera. Para isso, você precisa pegar um barco, o qual cruza o canal e atraca na ilha.
Lá você desce e caminha por diversas trilhas, sempre cercado de pinguins por todos os lados. A ilha recebe, todos os anos, milhares de pinguins de Magalhães e pinguins Reis durante o verão. As aves desembarcam no local para reproduzir.
Importante
Se você decidir ir na Pinguinera (o que eu indico muito!), cuide para comprar o passeio certo. Isso porque há somente uma empresa autorizada a desembarcar com turistas. Do contrário, você somente avistará as aves de dentro do barco.
Além disso, há somente 2 passeios ao dia (um de manhã e outro à tarde, cada um com 20 pessoas). O número de visitantes é controlado justamente para preservar o local. Todo o passeio é guiado e tem duração de 6 horas. Eu fui pela manhã e fiquei com a tarde livre.
LEIA TAMBÉM
- O que conhecer em El Chaltén, na Patagônia
- Como visitar o Glaciar Perito Moreno, em El Calafate
- O que fazer em Buenos Aires: roteiro completo
- Maneiras de viajar sozinho e fazer amigos
- Descubra o prazer de viajar sozinho
6. Navegue pelo pelo Canal Beagle para ver os lobos marinhos
Outra dica sobre o que fazer em Ushuaia é navegar pelo canal de Beagle para ver os lobos marinhos. Para mim, se trata de um dos passeios imperdíveis.
O canal de Beagle banha Ushuaia e divide a Argentina e o Chile na região. Cabe destacar que são pelo menos 2 tipos de excursão:
– A mais curta dura ao redor de 3 horas e com ela você pode avistar os lobos na Ilha dos Lobos Marinhos, assim como a Ilha dos Pássaros e o Farol Les Eclaireurs. Não há desembarque.
– Também há outras excursões, as quais permitem uma caminhada pela Ilha H, uma reserva natural.
Dica
Pode fazer frio durante o passeio, mesmo durante o verão. Além disso, as mudanças climáticas são constantes. Sendo assim, vá preparado e escolha por barcos fechados.
7. Suba o Glaciar Martial
O Glaciar Martial é um passeio que pode ser feito durante todo o ano. Lá de cima se tem uma lista vista de Ushuaia. Durante o inverno, o Cerro (montanha) se torna uma estação de esqui.
O local está a 7km do centro de Ushuaia e você pode chegar no Glaciar Martial de 2 formas: ou caminhando por uma trilha, ou por meio de teleférico. Caso você decida ir caminhando, se certifique antes se a trilha está aberta, pois às vezes ela é fechada por possíveis riscos de acidentes (principalmente no inverno).
Mais sobre o que fazer em Ushuaia: no inverno
Caso você viaje ao Ushuaia no inverno, recomendo que visite o Cerro Castor. Eu fui durante o verão, as ouvi falar muito do local.
O Cerro Castor, que está a 30km do centro, é o principal centro de inverno de Ushuaia. Em 2013, foi considerado o melhor local de esqui da Argentina, ficando à frente da badalada Bariloche.
Para se ter uma ideia, o Cerro Castor conta com 31 pistas de esqui. Não à toa, é um dos locais preferidos dos apaixonados pelo esporte, e entra na lista de dicas sobre o que fazer em Ushuaia.
Vale a pena visitar o Ushuaia?
Olha, vale muito! Confesso que me surpreendi. Estive em diversos lugares venerados na Europa, mas sempre digo: poucos locais no mundo são tão bonitos e incríveis como a Patagônia.
Por isso, se você está pensando em embarcar para a Patagônia, eu digo: vá! Você encontrará muito o que fazer em Ushuaia, que certamente deve ser o seu primeiro destino.
Quantos dias são necessários?
Um dia uma amiga me perguntou quantos dias deveria ficar na cidade. Eu respondi: pelo menos 4! Mas claro, isso depende muito do que você pretende fazer em Ushuaia.
Porém, acredito que 4 dias é um tempo razoável, o qual permite se conhecer tudo o que listei acima. Mas, atenção: 4 dias cheios, ok?!
Como ir?
Você precisa pegar um voo com escala em Buenos Aires, já que não há aviões diretos ao Ushuaia saindo do Brasil.
Como eu fiz
Como eu queria conhecer também Río Gallegos, que está no caminho, peguei um voo saindo de Buenos Aires até lá (antes, passei uns dias na capital argentina). De Río Gallego peguei um ônibus de 11 horas até o Ushuaia.
Valeu a pena? Olha, sim e não. Sim porque o caminho é lindo, chegando a ser bucólico. São retas sem fim e algumas alpacas perdidas. Além disso, o ônibus precisa pegar uma balsa para cruzar o Canal de Magalhães, o que é bem bacana.
Não porque se trata de uma viagem cansativa e os ônibus não são tão modernos assim. Me arrependo? Não!
Quando ir?
Eu fui durante o verão e indico muito. As temperaturas são bastante amenas, sempre entre 5 e 15 graus. Isso facilita muito na hora de fazer os passeios.
No entanto, se você pretende esquiar e curtir a neve, vá no inverno. Mas fique atento: faz muito frio e você precisa ir bem preparado. Além disso, as mudanças climáticas são ainda mais constantes e alguns passeios podem ficar comprometidos.
Onde ficar?
Como você pode ver, encontrar o que fazer em Ushuaia é algo fácil, o que atrai milhares de turistas todos os anos. Isso faz com que a cidade conte com um ótima estrutura de hospedagem. Eu sugiro que você procure onde ficar por meio de 2 buscadores, que são os meus favoritos!
Onde comprar ingressos e passeios?
No buscador Get Your Guide. Se trata do maior e mais confiável portal de ingressos e passeios do mundo. Além disso, o Get Your Guide conta com programas alternativos. Eu super recomendo.
I Preciso de seguro saúde?
Apesar de não ser necessário contar com o seguro saúde para viajar no Mercosul, eu realmente indico. Os passeios pela Patagônia normalmente são selvagens e imprevistos podem ocorrer.
Caso você queira procurar por um seguro viagem internacional, eu sugiro que utilize o Seguros Promo. O buscador apresenta opções por preço e também por custo-benefício. Além disso, se você utilizar o código VIDANAMALA 5, ainda ganha 5% de desconto. Veja uma simulação:
E aí, gostou das dicas sobre o que fazer no Ushuaia? Quer saber mais ou contribuir? Então deixe um comentário abaixo!
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi
HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb
SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!
1 comment
Fomos pra Ushuaia em maio/23 e foi incrível tb eu to apaixonada pela Patagônia Argentina! aliás, Ushuaia vale a pena em qualquer estação, né?
Adorei o post, parabéns!