Veja onde ficar em Lisboa
Antes de mais nada, é preciso recordar que Lisboa é uma das principais portas de entradas de brasileiros na Europa, seja para morar, seja para passear. E, quando o assunto é turismo, saber onde ficar em Lisboa é muito importante.
Isso porque, dependendo de onde você se hospeda na cidade, pode ficar mais fácil ou mais difícil para chegar aos pontos turísticos, principalmente caminhando. E, convenhamos, a capital portuguesa conta com muitas atrações.
Desse modo, decidi escrever um texto a respeito dos melhores lugares para ficar em Lisboa: bairros, hotéis e hostels. Aliás, no artigo destaco os pontos turísticos de cada região!
Observação importante
Além de escrever a respeito de onde ficar em Lisboa, eu ainda dediquei um tempo para destacar alguns pontos importantes, os quais acredito serem importantes para a sua viagem:
- Como se locomover pela capital;
- Quando visitar a cidade;
- Quantos dias você vai precisar;
- Melhores bate e volta a partir de Lisboa;
- Como comprar o melhor seguro viagem;
ONDE FICAR EM LISBOA
Melhores bairros
l CENTRO HISTÓRICO
Para iniciar, a minha primeira dica de onde ficar em Lisboa é o Centro Histórico. Aliás, acredito ser uma das melhores regiões da capital. Isso por causa da quantidade de pontos turísticos, como: Rua Augusta, Elevador de Santa Justa, Arco da Augusta, Praça do Comércio, por exemplo.
Além disso, na região central você encontra diversos bares e restaurantes, assim como as deliciosas padarias portuguesas.
- Dica de leitura: 7 dicas imperdíveis de o que fazer em Lisboa
Outro ponto a favor do Centro Histórico é a locomoção: você pode conhecer praticamente tudo caminhando, assim como também pode pegar o transporte público para ir a todas as partes, inclusive para cidades vizinhas, como Sintra, Cascais e Fátima.
l BAIRRO ALTO
A minha segunda sugestão de onde ficar em Lisboa é o boêmio e histórico Bairro Alto, o qual está, aliás, bem pertinho do Centro Histórico.
O bacana é que, além de contar com uma noite agitada por causa das centenas de bares e pubs, a região ainda oferece uma infinidade de lugares para provar pratos tipicamente portugueses. Aliás, praticamente tudo se concentra nas ruas Atalaia, da Rosa e do Diário de Notícias.
- Sugestão: O Lisboa Card: acesso gratuito a atrações turísticas e uso ilimitado do transporte público
Mas, há mais: o Bairro Alto também é marcado pelos casarões de época, por ruas estreitas e de pedra, pelas fachadas coloridas e por muitas cafeterias. Entre os pontos turísticos na região, se destacam o Miradouro de São Pedro de Alcântara, a Galeria Zé dos Bois e a Praça Luís de Camões (que divide os bairros Alto e Chiado).
l BAIRRO CHIADO
Localizado ao lado do Bairro Alto, o Bairro do Chiado é outra sugestão de onde ficar em Lisboa. Aliás, o Chiado é considerado um dos mais tradicionais da capital portuguesa, sendo marcado pela grande quantidade de restaurantes, bares, cafeterias, galerias de arte e lojas.
Assim como as 2 sugestões anteriores, a partir do Chiado você também pode fazer praticamente tudo caminhando. Aliás, não deixe de visitar o café “A Brasileira”, o qual era frequentado pelo escritor português Fernando Pessoa (há uma estátua dele no local).
l BAIRRO ALFAMA
O bairro Alfama é, definitivamente, um dos mais bonitos e famosos da capital. Desse modo, certamente entra na lista de onde ficar em Lisboa.
Aliás, o bairro é considerado o qual oferece a cara mais tradicional de Lisboa, já que foi um dos únicos a escapar ileso do grande terremoto que destruiu parte da capital em 1755.
Marcado pela grande quantidade de bares e de lugares para comer, o Alfama também é muito frequentado pelos turistas por causa de atrações como: os shows de fado, o Panteão Nacional, a Catedral da Sé, o Castelo de São Jorge e o Miradouro da Nossa Senhora do Monte, de onde se tem uma vista incrível da cidade.
l BAIRRO BELÉM
Por fim, a minha última sugestão de onde ficar em Lisboa é o incrível bairro de Belém. Apesar de estar a 30 minutos distante do centro da capital, o bairro é um dos mais buscados pelos turistas que visitam a cidade, o que não é por acaso.
- Sugestão: O Lisboa Card: acesso gratuito a atrações turísticas e uso ilimitado do transporte público
O bairro de Belém, localizado às margens do Rio Tejo, é lindo. Além disso, conta com muitas atrações importantes, como: o Mosteiro dos Jerônimos, a Torre de Belém e ainda o mundialmente conhecido ‘pastel de Belém’. Do mesmo modo, a região ainda conta com uma infinidade de cafeterias, restaurantes e bares.
LEIA MAIS SOBRE PORTUGAL
- O que fazer na cidade do Porto, Portugal
- De Porto a Guimarães: como ir e o que fazer
- Roteiro de 1 dia em Sintra: veja o que fazer
- Bate e volta de Porto a Braga com roteiro
- Onde ficar em Lisboa: bairros, hostel e hotéis
- 1 dia em Braga e Guimarães: dicas completas
- Entenda como é morar em Lisboa: prós e contra
Confira dicas de hotéis
Abaixo, separei algumas sugestões de hotéis para ficar em Lisboa!
LISBON COLOURS BAIRRO ALTO
Para iniciar, a minha primeira dica hospedagem na capital é o Lisbon Colours Bairro Alto, o qual está localizado em um dos melhores bairros da cidade. Aliás, o local conta com apartamentos completamente equipados, bem iluminados, modernos e espaçosos.
Além disso, a acomodação também inclui café da manhã na diária. Perto da estação de trem e metrô Rossio, o Lisbon Colours é cercado por restaurantes, cafés e lojas (clique aqui para saber mais).
THE OPTIMISTIC HOTEL
A minha segunda sugestão de hotel em Lisboa é o The Optimistic Hotel, que tem avaliação de 9,3 no Booking.com. O hotel está localizado na região central, é moderno, espaçoso e bem iluminado.
Confortável, o hotel conta com quartos com banheiro privativo, ar-condicionado e tv tela plana. Além disso, o Optimistic possui restaurante e ainda inclui o café da manhã na diária (clique aqui para saber mais).
HOTEL CONVENTO SALVADOR
Com ótima avaliação no Booking.com (9,0), o Hotel Convento Salvador, está localizado no bairro de Alfama, um dos mais tradicionais da capital. Aliás, está a poucos minutos caminhando do Castelo de São Jorge, da Catedral da Sé e do Panteão Nacional.
Os quartos contam com vista panorâmica para o Rio Tejo, e o hotel está cercado por uma grande variedade de bares e restaurantes. A acomodação ainda oferece café da manhã (clique aqui para saber mais).
WHITE HOTEL LISBOA
A minha próxima sugestão de hospedagem na capital é o White Hotel Lisboa (avaliação de 9,0 no Booking), que está localizado na região central, e conta com piscina e suítes grandes e confortáveis.
Cercado por restaurantes, bares e outras atrações, o hotel também inclui café na manhã na diária (clique aqui para saber mais).
HOTEL PALÁCIO DO GOVERNADOR
Por fim, a minha última dica de hotel em Lisboa é o Hotel Palácio do Governador (avaliação de 9,0 no Booking), o qual está localizado no lindo bairro de Belém e possui piscinas interna e externamente.
Grande, bonito e confortável, o hotel também conta com bar e restaurante, assim como inclui o café da manhã na diária. Do mesmo modo, é cercado por atrações culinárias e turísticas (clique aqui para saber mais).
#DicaVidaNaMala | O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na zona de Schengen, da qual Portugal faz parte. Aliás, a cobertura mínima exigida é de 30 mil Euros e, caso você não tenha um, pode ter problemas logo na imigração. No entanto, a parte boa é que os leitores do Vida Na Mala têm até 15% de desconto na compra de planos internacionais, os quais podem ser parcelados em até 6 vezes! Para saber mais, clique aqui!
Confira dicas de hostels
Dá uma olhada nas dicas de hostels que separei para ficar em Lisboa!
LISBOA CENTRAL
Então, se você está buscando um hostel para se hospedar em Lisboa, a minha primeira sugestão é o Lisboa Central, que tem avaliação de 9,3 no Booking.com. Moderno e espaçoso, o hostel está localizado na região central.
Aliás, o Lisboa Central também conta com quartos privados e inclui o café da manhã (clique aqui para saber mais).
NLC HOSTEL
A minha segunda dica de hospedagem é o NLC Hostel, o qual também está localizado na região central, ou seja, perto de muitos pontos turísticos e também do metrô. Aliás, o café da manhã está dentro da diária.
Além de quartos compartilhados, o hostel também oferece quartos privativos. Ao seu redor, há uma enorme quantidade de cafetarias, bares e restaurantes (clique aqui para saber mais).
HOME LISBON HOSTEL
O Home Lisbon Hostel é mais uma sugestão de hospedagem em Lisboa. Localizado na região do Chiado, o hostel tem avaliação de 9,3 no Booking.com e conta com um espaço bonito, aconchante e bastante sociável.
Além de quartos compartilhados, o hostel também oferece quartos individuais. O café da manhã não está incluído nas diárias de quartos divididos, mas é bem baratinho 🙂 (clique aqui para saber mais).
SELINA SECRET GARDEN
O Selina Secret Garden faz parte de uma das maiores redes de hostel do mundo, a qual tem unidades em diversos continentes. Em Lisboa, o Selina está localizado no famosíssimo Bairro Alto.
Com piscina e um lindo terraço, o hostel oferece quartos compartilhados e privados. Além disso, ainda o café da manhã está incluído na maioria das opções de diária (clique aqui para saber mais).
YES LISBON HOSTEL
Por fim, a minha última dica de hostel na capital portuguesa é o Yes Lisbon Hostel, que está localizado perto da Rua Augusta, da Praça do Comércio e do Rio Tejo!
Com avaliação de 9,3 no Booking.com, o hostel conta com quartos privados e compartilhados, os quais fazem parte de um ambiente bonito e confortável. Além disso, o Yes Lisbon ainda oferece café da manhã, o qual é à parte, apesar de ser barato (clique aqui para saber mais).
Airbnb: uma opção muito popular
Além das acomodações tradicionais, o Airbnb é uma opção bastante buscada em Lisboa. Através da plataforma, é possível alugar um quarto ou um apartamento (ou estúdio) somente para você nas melhores zonas da cidade.
I Bônus para novos usuários
Aliás, se você é novo na plataforma, saiba que há um desconto de até R$ 350,00 na sua primeira reserva pelo Airbnb. Nada mal para começar, não é?
#DicaVidaNaMala | Os arredores de Lisboa contam com diversos atrativos, como: Sintra, Cascais, Fátima e Cabo da Roca, por exemplo. Desse modo, alugar um carro é uma ótima opção para conhecer tudo com mais conforto e liberdade. Então, se você quer alugar um carro com desconto, sem pagar IOF e ainda parcelar em até 12 vezes, clique aqui! Ah, o cancelamento é gratuito 😉
Passeios de 1 dia saindo de Lisboa
Além de dicas de onde ficar em Lisboa, também quero dar algumas sugestões de passeios que podem ser feitos a partir da capital portuguesa. São alguns bate e volta que valem muito a pena, como a Sintra, Cascais, Fátima e Cabo da Roca.
l SINTRA
Para iniciar, destaco o bate e volta mais famoso a partir de Lisboa: a Sintra. Para quem não sabe, Sintra é uma cidade incrível, a qual é marcada por construções lindas, como o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros e a Quinta da Regaleira, por exemplo.
- Sugestão de leitura: Veja roteiro de 1 dia em Sintra
O interessante é que Sintra está a apenas 28 km distante de Lisboa, e para conhecê-la você pode ir em carro, trem ou ônibus. Além disso, há diversos passeios guiados por Sintra, os quais incluem transporte, traslado do local de hospedagem e entrada para alguns pontos turísticos.
Aliás, a maioria dos passeios ainda inclui Cascais e Cabo da Roca, 2 lugares lindos e muito buscados por visitantes. Desse modo, separei alguns dos bate e volta mais populares:
- Sintra e Palácio da Pena: excursão de 5 horas saindo de Lisboa
- Sintra, Cabo da Roca, Cascais e Estoril saindo de Lisboa
- Lisboa: excursão de 1 dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa. Saiba mais
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Veja dicas sobre o que levar na mala
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- 10 dicas para viajar a gastar pouco
l CASCAIS
Quem nunca ouviu falar de Cascais, né?! Aliás, se trata de um dos locais mais famosos do litoral português, e que está a 27 km distante da capital. É acessado por meio de carro, trem ou ônibus ou passeio guiados.
Além das praias, Cascais ainda tem como atrações os casarões de época, o farol de Santa Marta, a Marina e a Boca do Inferno, um enorme paredão de pedra famoso pelo barulho das fortes ondas que com ele se chocam.
Do mesmo modo, há diversos passeios guiados saindo de Lisboa todos os dias. Aliás, abaixo separei os mais populares:
- Sintra, Cabo da Roca, Cascais e Estoril saindo de Lisboa
- Lisboa: excursão de 1 dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais
- Excursão de 1 dia para grupos pequenos a Sintra e Cascais
l CABO DA ROCA
Como escreveu Luís de Camões em “Os Lusíadas”, o Cabo da Roca é “onde a terra acaba e o mar começa”. Aliás, se trata do ponto mais ocidental do continente Europeu.
O Cabo da Roca está a 40 km distante de Lisboa, e pode ser acessado por meio de carro, trem ou ônibus ou passeio guiados. Por falar em passeios, separei alguns dos mais populares:
- Sintra, Cabo da Roca, Cascais e Estoril saindo de Lisboa
- Lisboa: excursão de 1 dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais
- Excursão para Sintra e Cabo da Roca saindo de Lisboa
l FÁTIMA
Cada vez mais famoso entre os brasileiros, o Santuário de Fátima é um dos principais locais de peregrinação de católicos no mundo. Para se ter uma ideia, a cada ano recebe ao redor de 6 milhões, ou seja, mais da metade da população de Portugal (pouco mais de 10 milhões).
Desse modo, o bate e volta entre Lisboa e Fátima tem se tornado comum, e pode ser feitos por meio de carro, trem ou ônibus ou passeio guiados. A distância entre as 2 cidades é de 128 km.
Sendo assim, separei alguns dos passeios guidados mais populares entre Lisboa e Fátima:
- Passeio de meio dia a Fátima saindo de Lisboa
- Excursão de meio dia a Fátima com Procissão das Velas
- Excursão privada de meio dia saindo de Lisboa
Quando ir e quantos dias ficar
Em relação ao clima, é sempre bom ir a Lisboa. Para se ter uma ideia, a cidade conta com um clima estável mesmo no período de frio (entre outubro e março), com temperaturas variam entre 7° e 15°.
Já durante o período de calor (entre maio e agosto), as temperaturas variam entre 14° e 28°.
Importante saber
O período de calor coincide com as férias na Europa, ou seja, Lisboa se enche de turistas. Desse modo, é comum se deparar com filas para visitar os pontos turísticos e comprar ingressos, por exemplo.
Sendo assim, caso você esteja planejando ir por essa época (junho, julho e agosto), eu realmente sugiro que você compre entradas e passeios com antecedência pela internet.
Ingressos e passeios: onde comprar
Sempre que compro ingressos e passeios pela internet, uso o buscador Get Your Guide, o mais utilizado e confiável no mundo. Lá, você encontra tudo o que há para fazer em Lisboa!
Quantos dias ficar
Sinceramente, Lisboa é linda e ficar vários dias lá é uma tarefa prazerosa e fácil. No entanto, se você está indo somente a turismo, acredito que 3 dias cheios são suficientes para conhecer os principais pontos turísticos.
Porém, se você pretende também fazer pelo menos 1 passeio nos arredores, eu sugiro que inclua 1 dia a mais na agenda.
O que fazer em Lisboa?
Se você quer saber o que fazer em Lisboa e o que visitar, eu sugiro que dê uma olhadinha no artigo que escrevi sobre a capital de Portugal:
Como chegar e sair da capital
Há diversos voos entre Brasil e Lisboa, os quais costumam estar entre os preferidos dos brasileiros que viajam para a Europa. Além disso, o aeroporto de Lisboa também recebe voos de companhias low cost, os quais costumam ser bem econômicos para viajar dentro do continente.
- Dica: nos buscadores Skyscanner e Kiwi é possível comparar os preços e encontrar os melhores voos para Lisboa durante o ano todo.
Do aeroporto ao centro
O aeroporto internacional de Lisboa está a menos de 6 km distante do centro da cidade. Desse modo, fazer o trajeto é bem simples, assim como econômico se você utilizar o transporte público.
Para isso, você pode pegar o metrô (linhas Vermelha + baldeação na estação Alameda + Verde) ou ônibus (linha 708). O preço da passagem única é de 1,50€ (+ 0,50€ que você paga pelo cartão recarregável).
- Além disso, você pode ainda pegar um táxi, um Uber ou um transfer particular (clique aqui para saber mais).
CHEGAR E SAIR DE LISBOA EM ÔNIBUS E TREM
A capital de Portugal igualmente é bem atendida por trens e ônibus. Aliás, abaixo, selecionei alguns dos principais destinos:
- Porto: saiba mais aqui
- Sintra: saiba mais aqui
- Coimbra: saiba mais aqui
- Madri (Espanha): saiba mais aqui
- Sevilha (Espanha): saiba mais aqui
Como se locomover
É fácil e barato se locomover por Lisboa, já que o transporte público atende toda a capital com ônibus, metrô e bondinho. Aliás, o preço de cada passagem é de 1,50€ (+ 0,50€ que você paga pelo cartão recarregável).
Desse modo, acredito que uma opção bacana é comprar Lisboa Card, que vale por 24h (20€), 48h (34€) e 72h (42€). A vantagem é que o cartão, além de propiciar o uso ilimitado do transporte público, também dá descontos de até 100 na maioria das atrações turísticas da capital.
Ônibus Hop On Hop Off
Se você busca por praticidade, uma ótima opção para conhecer os pontos turísticos de Lisboa é contratando o ônibus Hop On Hop Off. O veículo percorre todos os cantos cidade por meio de 4 linhas: Oriente, Castle, Belém e Cascais.
+ Seguro viagem obrigatório
O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na Europa. Desse modo, você pode ter complicações já na hora de passar pela imigração, caso não tenha um. Onde procurar?
Desse modo, a minha sugestão é que você busque o mais adequado para o seu caso usando o Seguros Promo. Aliás, se trata do meu buscador referência sempre.
Dica: use o código VIDANAMALA5 e ganhe 5% de desconto!
Vale a pena alugar um carro?
Muitos brasileiros aproveitam a estadia em Lisboa e alugam um carro. Isso porque, além de comodidade, o veículo facilita o bate e volta para cidades nos arredores, como Sintra, Cascais e Fátima, por exemplo. O buscador mais usado na Europa é o Rentalcars.
Através dele, você pode reservar o carro ainda estando no Brasil, e evita o pagamento do IOF (imposto sobre transações internacionais). Além disso, ainda pode parcelar o pagamento em até 12x no cartão (clique aqui para saber mais).
Internet ilimitada
Sempre que viajo para fora do Brasil, compro um chip internacional, o qual me oferece internet ilimitada. Aliás, o chip pode ser retirado em aeroportos ou você pode pedir para recebê-lo em casa pelos Correios (clique aqui para saber mais).
E aí, gostou de onde ficar em Lisboa? Quer saber algo mais ou contribuir? Então, deixe o seu comentário abaixo!
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi
HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb
SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!