SLOW BOAT PARA LUANG PRABANG
Luang Prabang é considerada uma das pérolas de Laos. É bonita, limpa, organizada, simpática. Não à toa, está entre as cidades mais visitadas do país.
Para chegar até ela, há diversas opções: por terra, ar e água. Sim, por água também. E, partindo da Tailândia, foi justamente a última opção a qual escolhi.
- Dica importante: Veja onde encontrar um seguro viagem barato para a Ásia
Optei por um barco conhecido como “slow boat”, o qual demora 2 dias, ambos navegando pelas águas do Rio Mekong, um dos mais importantes do Sudeste Asiático.
Por que escolher o slow boat?
O trajeto de slow boat entre a fronteira da Tailândia e Luang Prabang é muito tradicional entre moradores locais. Aliás, faz parte do modo de vida, da história da região.
Aí, diante da possibilidade, pensei: por que não provar algo novo ao invés de ficar 18 horas preso num ônibus? O fiz. Gostei. Achei bonito e repetiria.
O barco, lento, permite ver a vida que acontece à beira do rio, a qual também anda devagar: pessoas que viajam para casa, outras que levam mantimentos e ainda os que esperam a chegada de algo ou de alguém.
Além disso, ao tomar o slow boat para Luang Prabang, você se depara com muitas belezas naturais: alguns elefantes que caminham à beira do rio, aves pescando por meio de voos rasantes, praias de água doce, a vida ribeirinha e um pôr do sol sobre as águas, o qual dificilmente sairá da memória.
+ Antes do slow boat, outra outra informação importante
Como o slow boat para Luang Prabang foi o modo de transporte que escolhi, vou me deter nos detalhes da viagem: preço, horário, paradas, hospedagem, chegada.
Entretanto, antes de destacar as informações, quero salientar que o trajeto entre a fronteira da Tailândia e Luang Prabang também pode ser feito de ônibus, uma viagem que dura ao redor de 18 horas.
A melhor maneira é comprar a passagem em ainda em Chiang Rai (Tailândia), através de agência ou diretamente no terminal de ônibus. O preço gira em torno de 1 mil Bath.
Passo a passo do roteiro
A viagem de slow boat para Luang Prabang pode ser realizada de 2 formas: por agência ou independentemente. Por agência é mais cômodo, por conta própria é mais barato.
Para que você entenda corretamente, escrevi um passo a passo de como pegar o slow boat para Luang Prabang. O texto explica:
- Como sair de Chiang Rai;
- Como chegar à fronteira;
- Quanto pagar pelo visto;
- Como ir até Huay Xai (Laos);
- Como comprar o bilhete;
- Como são os 2 dias de viagem;
- O que levar para a viagem;
- A chegada em Luang Prabang;
1 Contratar o slow boat por agência
Antes de decidir por fazer o trajeto de slow boat para Luang Prabang por conta própria, eu fiz uma ronda de pesquisas nas agências em Chiang Rai. Tentei encontrar alguma diferença de preços, mas, a verdade é que todas cobram entre 1.400 e 1.600 Bath.
Não acho que o preço seja alto, ainda mais levando em consideração a comodidade que o serviço oferece: a agência passa te buscar na acomodação, te leva até a fronteira, cuida dos trâmites de imigração e te deixa no barco.
Porém, conversando com locais (como sempre), vi que era relativamente tranquilo fazer todo o trajeto por conta própria, o que me renderia uma economia de uns 40%. Foi o que fiz.
Observação importante sobre acomodação
O trajeto até Luang Prabang é de 2 dias, logo, é preciso dormir no caminho (em Pakbeng). A maioria das agências não inclui a hospedagem, a menos que você negocie.
A minha dica é que você reserve uma acomodação pelo Booking.com mesmo, como eu fiz antes de sair. Fica até mais barato, pois você evita pagar a comissão da agência.
2 Contratar o slow boat por conta própria
Se você resolver contratar slow boat para Luang Prabang por conta própria, eu sugiro que durma em Chiang Rai ou em Chiang Khong, ambas no lado tailandês.
Caso você opte por dormir em Chiang Rai, terá que acordar cedinho e pegar um dos primeiros ônibus (6h ou 6h30) para Chiang Khong, cidade que faz fronteira com Laos. Isso porque o slow boat para Luang Prabang parte às 11h. A vantagem é que os micro ônibus saem a cada 30 minutos, e custam 60 Bath.
- Dica importante: Veja onde encontrar um seguro viagem barato para a Ásia
Observação importante
O trajeto, que dura 2 horas, é até o terminal de Chiang Khong. De lá, você terá que pegar um tuk tuk até a fronteira. Porém, como a maioria dos viajantes do micro ônibus é composta por turistas, o próprio motorista oferece a opção de deixar todos na fronteira diretamente. Acabamos aceitando, e ele nos cobrou 50 Bath extras. Ou seja, o custo de Chiang Rai até a fronteira com Laos acabou saindo 110 Bath.
Aí, antes de irmos à imigração de Laos, passamos pela imigração da Tailândia para pegar o visto de saída do país.
Da imigração de Laos ao pier
Ao desembarcar na imigração de Laos, você precisa preencher um formulário e pagar 30 Dólares pelo visto, o qual é válido por 30 dias. Caso você não tenha uma foto, terá que pagar 1 Dólar extra para que escaneiem o seu passaporte. Feito isso, você já está oficialmente na cidade de Huay Xai.
Aí, vem outra questão: ir da imigração até o pier da onde sai o barco. Para isso, você verá que há diversas pessoas oferecendo o trajeto. Porém, não compre, pois o preço é mais alto. Vá diretamente à bilheteria, logo na saída da imigração. Nela, você compra o ticket para a van que te leva até o pier.
Importante 1: as vans somente saem quando atingem um número mínimo de passageiros (6, no nosso caso). O preço por pessoa foi de 30 mil Kip.
Importante 2: você pode trocar ou sacar dinheiro nas dependências do prédio da imigração de Laos.
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa e EUA. Saiba mais
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- 10 dicas para viajar a gastar pouco
Comprando o bilhete do slow boat para Luang Prabang
Como eu disse antes, o barco para Luang Prabang sai às 11h. Por isso da importância de sair cedinho de Chiang Rai. Assim você consegue chegar a tempo, e não corre o risco de ficar sem bilhete.
Ao chegar no pier, você vai diretamente à bilheteria, onde compra o bilhete para Luang Prabang por 220 Kips. Feito isso, basta apenas descer até o local de onde saem os barcos. Obviamente, certifique-se antes para pegar o barco correto.
O barco: nada de luxo, mas o necessário
O barco que realiza o trajeto até Luang Prabang é simples, simples mesmo. Se trata do meio de transporte utilizado pelos moradores da vilas ribeirinhas. Então, além de viajantes, você verá pessoas transportando alimentos, eletrodomésticos, materiais de higiene e até motocicletas.
No entanto, apesar de simples, o barco é confortável. Conta com banheiro e até uma parte onde você pode comprar bebidas.
1º dia: viagem mais curta e cheia de encantos
O primeiro dia da viagem de slow boat para Luang Prabang inicia às 11h. Depois de alguns momentos, o barco se perde no meio da natureza e na grandeza do rio Mekong. Os olhos se enchem com a beleza do interior de Laos.
De tempo em tempo, o barco encosta para pegar novos passageiros, para deixar alguma entrega, ou para carregar algo novo. Crianças se aproximam para vender pulseiras. É como se fosse um ônibus de interior, só que, nesse caso, sobre águas.
Ao redor das 19h, o barco atraca em Pakbeng, onde todos passam a noite. Mas, antes disso, torça. Isso porque, se o céu estiver limpo, você verá um pôr do sol esplêndido sobre as águas do Mekong River.
O pernoite em Pakbeng
Pakbeng é uma pequena vila na costa do Mekong River, onde o slow boat atraca para que todos possam passar a noite. É um lugar bem agradável, o qual tem praticamente tudo: hotéis, restaurantes, padarias e bares, por exemplo.
Falando em hotéis, você tem 2 opções: ou reserva antecipadamente pelo Booking.com, como eu fiz, ou procurar algo na chegada.
Minha dica: reserve antecipadamente. Você vai chegar cansado, já será noite e a última coisa que você vai querer é sair caminhando com uma mochila nas costas atrás de um lugar para dormir.
Preços: apesar de Pakbeng ser um lugar isolado, os preços são bem de boa. Dividi um quarto com 2 camas com um amigo da Alemanha, e pagamos ao redor de 6 Dólares cada. Jantamos por 3 Dólares cada, incluindo a cerveja! No dia seguinte, tomamos café e ainda compramos um lanche para enfrentar o segundo dia no slow boat para Luang Prabang.
2º dia: mais longo, mas igualmente belo
O segundo dia dentro do slow boat para Luang Prabang é mais longo e cansativo. O barco parte às 8h30 de Pakbeng, e chega ao destino ao redor das 18h.
Enquanto uns cochilam nos bancos, outros aproveitam para ler. Enquanto uns bebem e conversam, outros se debruçam sobre o parapeito do barco para apreciar o caminho.
Volta e meia, um pescador acena com a mão, uma criança se enche de alegria ao ver a embarcação trazendo novidades, rostos diferentes. Em muitos momentos, confesso, refleti sobre o que realmente necessito para ser feliz, no poder da simplicidade.
A chegada em Luang Prabang, onde o pôr do sol nos recebe
Chegamos em Luang Prabang no fim da tarde, justamente quando o sol começava a deitar sobre as águas. Confesso que é uma mistura de sentimentos. De felicidade pela chegada, de tristeza por ter acabado.
Ao descer do barco, você sobre umas escadarias, as quais levam para uma bilheteria, na qual você compra um bilhete para que um tuk tuk te leve até o centro da cidade. É o fim de uma viagem bonita, a qual te faz, inclusive, olhar para dentro.
Slow boat para Luang Prabang: dicas práticas
Para terminar o artigo, resolvi deixar uma lista com dicas bastante práticas. Assim, você dificilmente terá contratempos durante a viagem. Dá uma olhada:
- Leve Dólares. Além de ter que pagar pelo visto, é sempre bom em caso de emergência;
- Saque Kips (dinheiro de Laos) na fronteira;
- Leve um agasalho, mesmo que seja calor. Costuma ficar fresco no fim do dia;
- Leve sanduíches (ou o que preferir), já que não há comida no barco. Não esqueça da água;
- Não esqueça do protetor solar;
- Para evitar contratempos, reserve a acomodação pela internet;
+ Quer saber o que fazer em Luang Prabang? Então clique aqui e leia artigo com todas as dicas!
+ A importância do Seguro Viagem
Eu super indico que você compre um seguro viagem internacional ao viajar pelo Sudeste Asiático. Isso, por diversos fatores: você está super longe de casa e rodeado por culturas e idiomas totalmente diferentes, ou seja, ficar doente e sem assistência médica não seria o melhor que poderia ocorrer contigo.
Eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, como fiz antes de embarcar para o Camboja. O site oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha 5% de desconto. Veja uma simulação:
E aí, gostou das informações sobre o slow boat para Luang Prabang? Quer saber mais ou tem alguma sugestão? Então deixe o seu comentário abaixo! 😉
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi
HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb
SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!