Confira roteiro completo de 2 dias em Arequipa: veja o que fazer e quais são os principais pontos turísticos.
Além disso, saiba quando ir, onde se hospedar, o que levar, como lidar com a altitude e muito mais! 🙂
O QUE FAZER EM 2 DIAS EM AREQUIPA, UMA DAS CIDADES MAIS BONITAS DO PERU
Imagine a cena: ao olhar para a direita, vê um vulcão. Olha para a esquerda, e vê outro. Olha para frente ou para trás, e há mais.
Assim é Arequipa, considerada uma das cidades mais bonitas do Peru. Em Arequipa, também chamada de “A Cidade Branca”, você respira a tranquilidade vinda de uma arquitetura marcada pelo período colonial espanhol.
Aliás, a cidade, que faz parte da lista de Patrimônios Históricos da Unesco, também é ponto de partida para visitar o Vale do Colca, considerado o mais profundo do planeta.
A região dos cânions ainda é a casa do Condor dos Andes, a maior ave voadora do mundo.
Além disso, Arequipa ainda é uma das cidades mais importantes do país. No entanto, não é caótica, pelo contrário. Você pode caminhar com tranquilidade, como se estivesse em uma cidade pequena.
O que saber sobre a cidade
Arequipa está localizada ao sul do país, e conta com quase 1 milhão de habitantes. Presente na lista de patrimônios históricos da humanidade, da Unesco, a cidade está a 2.300 metros acima do nível do mar.
Aliás, Arequipa é uma cidade que pode ser apreciada com calma, principalmente no que diz respeito à arquitetura, de forte influência espanhola. Além disso, é um ótimo local para desfrutar a culinária peruana, com destaque para o famoso “queso helado”, um delicioso e doce sorvete de queijo.
2 dias em Arequipa são suficientes?
Sim, se a sua ideia é conhecer as atrações centrais da cidade, 2 dias em Arequipa são suficientes.
Porém, caso você queira também conhecer o Vale do Colca, o cânion mais profundo do planeta, vai precisar de mais dicas, como explica no decorrer do texto!
Ver essa foto no Instagram
O que fazer em Arequipa
1) PLAZA DE ARMAS
Arequipa conta com uma das praças centrais mais lindas do país. Aliás, a Praza de Armas é caracterizada por construções brancas, cor que dá origem ao apelido da cidade: “ciudad blanca”.
Para se ter uma ideia, foi na Plaza de Armas onde Arequipa foi fundada, em 1540.
Não à toa, se trata de um dos principais espaços públicos da cidade, sendo rodeada por diversos edifícios bonitos e importantes, com destaque para a Catedral da cidade. Com certeza, a praça entra no roteiro de 2 dias em Arequipa.
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
2) CATEDRAL DE AREQUIPA
Também construída de pedra vulcânica (a sillar), a Catedral de Arequipa merece muito ser visitada. Construída entre 1540 e 1656, a igreja possui estilo neorenascentista, porém, com influência gótica.
Entretanto, em 1844, a Catedral de Arequipa foi praticamente destruída por um incêndio e, 2001, teve as suas torres afetadas por um forte terremoto que atingiu a cidade.
Nos dias atuais, encontra-se intacta outra vez! Aliás, a catedral abriga um museu!
- Visitação: a Catedral está aberta à visitação de segunda a sábado, das 10h às 17h, e a entrada custa 10 Soles
MAIS ARTIGOS SOBRE O PERU QUE POSSAM INTERESSAR
- Como conhecer Machu Picchu gastando pouco
- Guia sobre o que fazer em Cusco, a Capital Inca
- Como chegar à lagoa Humantay, no Peru
- Veja como visitar a Montanha Colorida
- Vale Sagrado dos Incas: saiba tudo sobre o passeio
- Onde ficar em Cusco, Machu Picchu e Vale Sagrado
- O que fazer em Lima: 11 dicas imperdíveis e mais
- Onde ficar em Lima: melhores bairros, hotéis e hostels
3) MOSTEIRO DE SANTA CATALINA
A próxima dica de o que fazer em Arequipa é visitar o Mosteiro de Santa Catalina é praticamente uma vila, isso devido ao tamanho que tem (20 mil metros quadrados).
Aliás, fundado em 1579, o local era o destino de filhas de famílias importantes de Arequipa. O lugar conta com com praças, ruas, fontes e claustros.
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
Vale destacar que até 1970, as freiras da região viviam ali, de maneira enclausurada, o que só mudou um pouco após a visita do então Papa João Paulo II.
O mosteiro também passou a ser aberto à visitação (parte dele), e as freiras passaram a ter um pouco mais de liberdade.
- Visitação: o Mosteiro é aberto diariamente, das 9h às 17h (terças e quintas, até às 20h), e o ingresso custa 45 Soles
4) MUSEU DOS SANTUÁRIOS ANDINOS
Você já ouviu falar da “Juanita”? Então, Juanita era uma menina de entre 12 a 15 anos que foi sacrificada ao redor de 1450 com o objetivo de agradar deuses incas.
O interessante é que o o seu corpo foi encontrado em 1995, em ótimo estado de conservação, nas geleiras do vulcão Ampato (que está aos arredores de Arequipa).
- Dica de leitura: Entenda a importância de contar com um seguro viagem para o Peru
Aliás, nos dias atuais, Juanita é uma das principais atrações do Museu da Universidade de Santa Maria. O corpo fica exposto somente entre maio a dezembro, com o intuito de conservá-lo. Aí, no período seguinte, a “múmia” exposta é Sarita.
Observação: não é permitido tirar fotos das múmias do local.
Visitação: o museu é aberto de segunda a sábado, das 9h às 18h, e domingos, das 9h às 15h (o preço do ingresso é de 25 Soles)
5) MERCADO DE SAN CAMILO
Assim como ocorre em todas as principais cidades peruanas, Arequipa também conta com o seu mercado popular: San Camilo. Ali, você pode comer bem e barato, comprar presentes, artesanatos e confecções têxteis.
Vale muito a pena incluir uma visita ao mercado na lista de o que fazer em 2 dias em Arequipa!
6) MIRANTE DE YANAHUARA
Mais uma dica de o que fazer em Arequipa é visitar o mirante de Yanahuara, onde você encontra 9 lindos arcos do século 19, os quais são construídos com sillar (pedra vulcânica).
Aliás, nos arcos você percebe citações de pensadores da cidade, assim como avista os vulcões Misti, Chachani e Pichu Pichu.
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
MAIS ARTIGOS SOBRE O PERU QUE POSSAM INTERESSAR
- Linhas de Nazca: como visitar, quanto pagar e mais dicas
- Como conhecer o oásis de Huacachina
- Como viajar e voluntariar?
- Tudo sobre Machu Picchu: quando ir, quanto gastar e mais
- Cores história: conheça a linda Trujillo
- Conhecendo Pastoruri, uma geleira que morre aos poucos
- Como conhecer a maravilhosa Lagoa 69
- Conheça a incrível Paracas, no Peru
- Como é o passeio pelo Vale do Colca, o mais profundo do mundo
- O que fazer no Peru: 15 dicas imperdíveis
7) IGLESIA DE LA COMPAÑÍA
Mais uma construção feita com a pedra vulcânica, a qual foi erguida pelos jesuítas no fim do século 17.
O interessante é que a igreja tem um estilo: barroco + andino. O lugar abre diariamente, das 9h às 11h e das 15h às 18h.
8) MIRANTE DE CARMEN ALTO
Se trata do mirante mais famoso da cidade, de onde se pode ver Arequipa do alto, cercada por vulcões. Está a apenas 2,5 km do centro.
9) CANTERAS DE SILLAR
12 km distante do centro, as Canteras de Sillar (Añashuayco) são uma formação vulcânica rochosa de cor branca, fruto da erosão causada pelas águas.
Para chegar lá, é preciso contratar um tour (entre 50 e 90 soles) em alguma agência nos arredores da Praça de Armas. Além disso, também é possível ir em táxi ou Uber.
A entrada custa 5 soles, e o lugar abre diariamente, das 9h às 17h.
Atrações nos arredores
Como destaquei no início do texto, 2 dias em Arequipa são suficientes para conhecer as atrações centrais.
Entretanto, caso você queira também conhecer os pontos turísticos nos arredores, vai precisar de mais tempo, como pode conferir abaixo.
VALE DO COLCA
O Vale do Colca é um cânion localizado a 160 km de Arequipa. Aliás, se trata do terceiro destino turístico mais visitado no Peru, com cerca de 120 turistas por ano.
Para se ter uma ideia, o Vale do Colca é 2 vezes mais profundo que o Grand Canyon (Estados Unidos), com 4.160 metros. No local, também se pode avistar o famoso Condor dos Andes, a maior ave voadora do mundo.
Apesar de não estar em Arequipa, o Vale do Colca é uma das atrações que mais leva turistas à cidade, já que é de lá de onde sai a maioria dos passeios.
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
l Passeios ao Vale do Colca
Bem, se você quiser conhecer o cânion, saiba que há tours de 1, 2 ou 3 dias saindo de Arequipa, e os preços variam iniciam em 80 Soles (o valor depende do que está incluído no pacote e do número de dias). Você pode contratar o passeio em uma das agências no centro de Arequipa ou ainda pela internet.
- Dica de leitura: Como é o passeio pelo Vale do Colca, o mais profundo do mundo
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Entenda a importância de contar com um seguro viagem para o Peru
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- Veja dicas sobre o que levar na mala
RAFTING NO RIO CHILI
Se você gosta de rafting, ou tem vontade de experimentar, Arequipa oferece uma opção: o rio Chili, que está a 20 minutos distante do centro da cidade.
O rafting tem 3 horas de duração, e as empresas oferecem todos os equipamentos de proteção, assim como o transporte a partir do seu local de hospedagem (clique aqui para saber mais).
RESERVA NACIONAL DE SALINAS Y AGUADA BLANCA
A reserva conta com vários vulcões, com destaque para o Misti, o Pichu Pichu e o Chachani. Além disso, ainda conta com com bosques, águas termais e a Laguna Salinas.
A reserva está localizada a 2h30 de Arequipa, e a maneira mais fácil de chegar ao local é contratando um tour, o que pode ser feito em agências de turismo localizadas na região central de Arequipa ou pela internet (saiba mais aqui).
Onde ficar em Arequipa
A minha dica é que você busque por hospedagem no centro da cidade, onde estão localizadas as principais atrações turísticas. Desse modo, você pode conhecer muita coisa caminhando.
Além disso, no centro de Arequipa você pode encontrar dezenas de lugares para comer (alguns bem baratos) e relaxar enquanto bebe algo. Por isso, separei algumas sugestões de onde ficar em Arequipa.
SUGESTÃO DE HOTEL: D’CARLO CLASS
A minha sugestão de hotel em Arequipa é o D’Carlo Class, que tem avaliação de 9,0 no Booking.com. Além disso, o hotel inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
SUGESTÃO DE HOSTEL: VILLA MELGAR
A minha dica de hostel em Arequipa é o Villa Melgar, que tem também conta com quartos individuais. Além disso, o hostel também inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
l VEJA MAIS: Clique aqui para encontrar mais opções de hospedagem em Arequipa
Como chegar em Arequipa?
Arequipa conta com aeroporto, o que facilita muito o deslocamento. Isso porque a cidade está a 1.014 km de Lima.
No entanto, caso você esteja vindo de Puno (294 km), ou de Cusco (509 km), pode facilmente tomar um ônibus.
- Dica: no buscador Skyscanner é possível comparar os preços e encontrar os melhores voos para Arequipa durante o ano todo.
I Como chegar e sair de Arequipa em ônibus
Eu sempre conto a meus amigos que o transporte de ônibus no Peru me surpreendeu. Além da qualidade dos veículos, você encontra ótimos preços (ainda mais quando compara com o Brasil).
Abaixo, fiz uma lista dos principais destinos relacionados a Arequipa:
- Lima: veja preços e horários
- Cusco: veja preços e horários
- Puno: veja preços e horários
+ Seguro Viagem Internacional
Eu super indico que você compre um seguro viagem ao viajar América do Sul. Isso pelo fato de se tratar de turismo de aventura, o qual envolve riscos. Além disso, ainda tem o lance da altitude.
Eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, que oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha até 15% de desconto – veja uma simulação:
Como se locomover
Se você se hospedar na região central, poderá fazer praticamente tudo caminhando. No entanto, caso necessite, pode tomar um táxi ou Uber.
Dica em relação ao táxi: sempre negocie o valor antes, pechinche. Aliás, não pague mais do que 12 Soles do terminal rodoviário ao centro
Quando ir
Assim como ocorre com a maior parte do Peru, o período de seca acontece entre entre abril e setembro.
Apesar da altitude, não faz muito frio em Arequipa, e as médias variam entre 9° e 26° praticamente o ano todo. As chuvas são mais frequentes entre dezembro e março.
Perguntas e respostas
– O que fazer em Arequipa em 3 dias?
3 dias em Arequipa são suficientes para conhecer a cidade e ainda fazer um bate e volta de 1 dia nos arredores, como para conhecer o Canyon de Colca.
– Quantos dias para conhecer Arequipa?
2 dias em Arequipa são suficientes para conhecer os pontos turísticos da cidade.
– O que fazer em Arequipa à noite?
Se a ideia é diversão noturna, fique tranquilo: você vai encontrar o que fazer à noite em Arequipa. Isso porque a cidade conta com diversos clubes, os quais agradam diferentes gostos. Os destaques são: Qochamama, Patria 209, Zoom, Deja Vu e Casona Forum.
Além disso, o Museo del Pisco é um lugar bacana para provar drinks com a famosa bebida peruana. Outras dicas são: Peace & Love e La Cachina Aqp.
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
– Onde comer em Arequipa?
Quer dicas de onde comer em Arequipa? Então dá uma olhada:
- Chicha: se trata de um dos restaurantes mais populares de Arequipa, o qual conta com pratos específicos da “Cidade Branca”;
- Picantería la Mundial: conta com ótimos pratos por preços bem acessíveis (é um dos mais frequentados da cidade);
- El Zingaro: trabalha com as comidas típicas dos antes e de Arequipa, além de contar com uma vasta variedade de vinhos;
- La Trattoria del Monasterio: o lugar mescla pratos típicos peruanos com a famosa comida italiana;
- Tradición Arequipeña: como o próprio nome diz, se trata de um restaurante tradicional focado na culinária regional;
- Sol de Mayo: com mais de 100 anos de existência, é um dos mais famosos de Arequipa, o que explica as frequentes filas para entrar;
- Mercado San Camilo: nele você encontra os mais diversos pratos da comida peruana por preços baixos;
– Arequipa vale a pena?
Sim, vale a pena visitar Arequipa, pois a cidade é linda. Além disso, se a ideia é conhecer o Canyon de Colca, Arequipa vai servir como cidade base para você.
Dicas finais e importantes
- Dedique pelo menos o primeiro dia para descansar e se ambientar com a altitude;
- Aliás, por falar em altitude, existe um remédio chamado “Soroche pill”, o qual ajuda a amenizar os possíveis sintomas causados pela altitude. Aliás, “soroche” (se pronuncia sorotche) é justamente o nome dado aos sintomas;
- Pesquise muito antes de contratar os passeios;
- Se hospede no centro da cidade, pois de lá você pode fazer quase tudo caminhando;
- Contrate um seguro viagem, nem que seja barato: é realmente importante;
E aí, gostou das dicas de roteiro para 2 dias em Arequipa? Quer saber mais ou sugerir algo? Então deixe o seu comentário abaixo! 😉
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
✈️ VOOS BARATOS: Skyscanner e Kiwi
🛌🏼 HOSPEDAGEM: Booking.com
🏥 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
🎟️ PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
💳 CARTÃO INTERNACIONAL: WISE
📲 CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
🚗 ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!