O QUE VISITAR NA CIDADE DO MÉXICO EM 4 DIAS
Gigante, cheia de história, um pouco caótica e bonita. Assim é a capital do México, uma das maiores cidades do mundo e lar para quase 9 milhões de pessoas.
Como se trata de uma cidade grande, algumas pessoas se questionam se há o que fazer na Cidade do México além de ver prédios, trânsito e muvuca. Então, eu respondo: sim, há muitos pontos turísticos para se visitar na Cidade do México.
Só para se ter uma ideia da importância da cidade, a região da capital mexicana já era uma das mais habitadas do mundo nos anos 500. Sim, 1000 anos antes da chegada dos portugueses no Brasil, por exemplo.
Além disso, como é se de imaginar, há diversos pontos interessantes para se visitar na cidade do México em 4 dias. Aliás, menciono 4 dias porque foi o período pelo qual eu estive por lá.
Um pouco sobre a cidade
Antes de entrar nos pontos do que visitar na Cidade do México em 4 dias, quero destacar alguns dados da capital mexicana.
Conforme dados da ONU (2015), a Cidade do México possui quase 9 milhões de habitantes. Entretanto, quando somada a população da região metropolitana, o número sobe para 22 milhões de pessoas. Para se ter uma ideia, a Grande São Paulo tem 21 milhões.
l Um cidade, 2 fundações
Conhecida como DF (Distrito Federal), a capital mexicana possui 2 fundações oficiais: a primeira, em 1325. Nessa época, se chamava Tenochtitlán e era a capital do Império Asteca.
A segunda fundação, ocorreu em 1521. Aliás, se trata da data em que os espanhóis invadiram e conquistaram o que hoje é a Cidade do México.
l Quer saber um pouco mais sobre o que visitar na Cidade do México em 4 dias? Então, dá uma olhada no vídeo abaixo 😉
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Entenda a importância de contar com um Seguro Viagem para o México
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- Veja dicas sobre o que levar na mala
O que visitar na CDMX em 4 dias
Sim, a capital mexicana é grande, então, você pode até se perguntar: seria possível visitar na Cidade do México em 4 dias apenas? Sim, é possível. É um tanto quanto corrido, mas, dá.
Aliás, foi o tempo que dediquei para conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Claro, se você puder reservar 5 dias, melhor.
Do contrário, ou sugiro que você dê uma olhada no seguinte roteiro que fiz sobre o que visitar na Cidade do México em 4 dias.
O que fazer no 1º dia
I Zócalo, Catedral, Palácio, Templo Mayor e Torre Latinoamericana
Então, por onde começar o roteiro do que visitar na Cidade do México em 4 dias? Bem, a minha dica é pelo Centro histórico. Aliás, acredito ser a melhor maneira de conhecer a história da capital, assim como se ambientar com o transporte, com as ruas.
ZÓCALO
No México, ‘zócalo’ é o nome dado à praça principal de cada cidade. No caso da Cidade do México, é como é conhecida a Plaza de la Constitución, certamente a mais importante do país.
Aliás, na praça estão o Palácio Nacional (sede do Governo Federal), a Catedral Metropolitana e a sede do Governo do Estado, por exemplo.
Com 46 mil m², a praça foi construída entre 1521 e 1523, pelo Governo Espanhol, sobre as ruínas da então cidade de Tenochtitlán, antiga capital Asteca.
PALÁCIO NACIONAL
Construído entre 1522 e 1526, o Palácio Nacional é a sede do Governo Federal, assim como a residência do presidente. Possui ao redor de 40 mil m².
Apesar de ser um dos edifícios mais importantes do país (e certamente o mais vigiado), o Palácio Nacional conta com uma parte aberta ao público. Aliás, no seu interior é possível visitar museus, pátios e também alguns murais pintados por Diego Rivera entre 1929 e 1951.
- Dica: Hop-on Hop-off: confira o passeio de 1 dia pelos principais pontos turísticos da Cidade do México
Observação: Diego Rivera é considerado um dos artistas mais importantes da história do México. Além disso, por muitos anos foi casado com a também artista Frida Kahlo.
- Visitação: de terça a domingo, das 9h às 17h
- Entrada: grátis
LEIA MAIS SOBRE O MÉXICO
- Vale a pena conhecer Playa del Carmen?
- O que fazer em Cancún e região: dicas completas
- Conhecer Palenque, ruínas mais bonitas que Chichén Itzá?
- O que fazer em Tulum em 3 dias
- Mais do que surf: o que fazer em Puerto Escondido
CATEDRAL METROPOLITANA
A Catedral Metropolitana da Cidade do México é maior da América Latina, e a sua construção iniciou em 1573 sobre um antigo templo asteca. Já o término da obra, ocorreu em 1813, apesar de haver sido inaugurada em 1656.
A igreja possui 4 fachadas e 2 campanários, os quais contam com 25 sinos. É considerada um dos principais legados culturais de estilo colonial da capital. Assim como o conjunto do Centro Histórico, a catedral faz parte da lista de Patrimônios Mundiais da Unesco.
- Visitação: diariamente, das 8h às 20h
- Entrada: grátis
TEMPLO MAYOR
O que mais visitar na Cidade do México no primeiro dia? Com certeza, as ruínas Templo Mayor.
Aliás, Templo Mayor é como os espanhóis batizaram a antiga cidade de Tenochtitlán, então capital Asteca, e a qual foi destruída pelos representantes do Reino da Espanha. As ruínas estão localizadas a poucos metros da Praça da Constituição.
l Escavação
Apesar de partes da antiga cidade terem sido encontradas no início do século XX, a motivação para escavar a área somente ocorreu a partir de 1978. Em tal ano, trabalhadores de uma empresa de eletricidade, ao realizar obras na região, se depararam com artefatos de Tenochtitlán.
Durante a escavação, que durou até 1982, mais de 7 mil objetos de oferenda foram encontrados, como vasos, efígies, tartarugas, sapos, crocodilos, conchas, entre outros.
Aliás, 13 prédios foram derrubados para que o sítio arqueológico ficasse como se encontra nos dias atuais.
- Visitação: de terça a domingo, das 9h às 17h
- Entrada: 80 Pesos
- Onde comprar: no local
TORRE LATINOAMERICANA
Se sobrar tempo no seu primeiro dia, você pode ainda ver a cidade de cima ao subir a Torre Latinoamericana.
Se trata de um edifício com 182 metros de altura, o qual foi, por muitos anos, o mais alto da América Latina. Além do mirador, o edifício também conta com restaurante, bar e museu.
- Horário: diariamente, das 9h às 22h
- Entrada: 130 Pesos
- Onde comprar: no local
O que fazer no 2º dia
I Palácio de Belas Artes, Alameda Central, Monumento à Revolução, Chapultepec e Museu de Antropologia
Prepare-se, pois o seu segundo dia do roteiro do que visitar na Cidade do México será corrido: inclui lindos museus e parques.
PALÁCIO DE BELAS ARTES
O Palácio de Belas Artes é considerado um dos edifícios mais bonitos da Cidade do México, o qual abriga um teatro de ópera. Além disso, o seu interior é composto por pinturas de artistas famosos, como Diego Rivera.
O edifício também conta com o Museu de Belas Artes, o qual está aberto de terça a domingo, das 10h às 17h45. O preço do ingresso é de 70 Pesos.
ALAMEDA CENTRAL
Logo ao lado do Palácio de Belas Artes, está o bonito parque Alameda Central. Aliás, o local é um dos mais antigos espaços públicos da América, tendo sido construído entre 1590 e 1592.
A Alameda Central foi inspirada na Alameda de Hércules, em Sevilha, Espanha.
MONUMENTO À REVOLUÇÃO
Se você caminhar por toda a extensão da Alameda Central, você verá, no horizonte, um grande arco que se destaca.
Bem, se trata do Monumento à Revolução, o qual foi inaugurado em 1938 para comemorar a Revolução Mexicana, a qual foi um levante popular liderado por diversos grupos.
O objetivo era impedir que a elite agrária do país continuasse a determinar, de forma ditatorial, quem seria o governante do país.
- Sugestão de leitura: Entenda a importância de contar com um Seguro Viagem para o México
O Monumento à Revolução é o arco triunfal mais alto do mundo, com 67 metros, o qual pode ser acessado. Além disso, o espaço ainda abriga um museu.
- Visitação: segunda a quinta (das 12h às 20h), sexta e sábado (das 12h às 22h) e domingo (das 10h às 20h).
- Entradas: (1) 96 Pesos para acessar museu e torre, (2) 60 Pesos para acessar somente torre e (3) 428 Pesos para ver o amanhecer no alto da torre
- Observação: a última entrada ocorre 1h30 antes do fechamento do local
LEIA MAIS SOBRE O MÉXICO
- Veja como visitar Chichén Itzá, a cidade Maya
- O que fazer em Querétaro, a cidade mais bonita do MX?
- Visitar Cancún: prós e contras
- O que fazer em San Cristóbal de las Casas
- Veja 6 dicas do que fazer em Oaxaca
PARQUE CHAPUTELPEC
Com 678 hectares, o Chaputelpec é um dos maiores parques da América Latina, e conta com diversos lagos artificiais e muito verde. Aliás, o lugar é um dos refúgios favoritos dos moradores da Cidade do México.
Além disso, Chapultepec também é considerado uma zona arqueológica. Isso porque nele já foram encontrados mais de 4 mil objetos de civilizações que habitaram a zona antes da chegada dos espanhóis.
O parque ainda possui espaço para a prática de esportes, fontes, barracas de comida e o Castelo de Chapultepec, o qual foi construído pelo Reino da Espanha em 1788.
Aliás, o horário de visitação do castelo é de terça a domingo, das 9h às 17h, e o ingresso custa 80 Pesos.
MUSEU DE ANTROPOLOGIA
Para fechar o roteiro do segundo dos 4 dias na Cidade do México, a minha sugestão é que você visite o Museu Nacional de Antropologia, o qual é considerado um dos mais importantes do país e do continente.
Aliás, o museu está localizado dentro das dependências do Parque Chapultepec, e possui 22 salas de exposição permanente. O lugar conta com diversos registros de civilizações que habitaram o México por milênios.
- Visitação: de terça a domingo, das 9h às 19h
- Entrada: 80 Pesos
- Onde comprar: no local
O que fazer no 3º dia
I TEOTIHUACAN
Bem, apesar de não estar localizada na capital, Teotihuacan é um ponto turístico quase que obrigatório para quem chega à Cidade do México. Aliás, se trata da zona arqueológica mais visitada do país, e famosa pelas suas 2 grandes pirâmides: a do Sol e a da Lua.
Distante 48 km da capital, Teotihuacan é uma antiga cidade construída entre os anos de 100 a.C. e 250 d.C.. Além das pirâmides, o espaço também conta com residências, palácios e a Calçada dos Mortos, uma avenida com quase 2 mil anos de existência e com 4 km de comprimento.
De acordo com arqueólogos, o período mais importante de Teotihuacan ocorreu nos anos 500, quando a cidade chegou a ter ao redor de 130 mil habitantes. Na época, a cidade era pelo menos a 6ª mais populosa do mundo.
Para Teotihuacan, você precisa dedicar um dia todo do seu roteiro do que visitar na Cidade do México em 4 dias. Abaixo, destaco como chegar ao lugar.
- Visitação: todos os dias, das 9h às 17h
- Entrada: 80 Pesos
- Onde comprar: no local
Ver essa foto no Instagram
l Como chegar a Teotihuacan
- CONTA PRÓPRIA
Se trata da maneira mais econômica e, para isso, você precisa chegar ao Terminal Norte da Cidade do México, o que pode ser feito por meio do metrô (Linha 1).
Lá, você procura pela empresa Teotihuacanos (ou pergunta pela qual faz o trajeto até as pirâmides). Os veículos saem seguidamente, e o preço da passagem é de 52 Pesos por trecho.
- PASSEIO TURÍSTICO
O modo mais cômodo de chegar a Teotihuacan é contratando um passeio turístico. Aliás, os tours normalmente incluem também uma visita às ruínas astecas de Tlatelolco e à Basílica de Guadalupe
Além disso, muitos dos passeios ainda incluem alimentação e busca no local de hospedagem – outros, até o Museu Frida Kahlo (veja mais aqui).
Dica: clique aqui e veja todas as opções de passeios a Teotihuacan saindo da Cidade do México
- CARRO
Sim, se você estiver acompanhado, outra maneira de chegar a Teotihucan é alugando um carro. Desse modo, você pode conhecer tudo com mais calma. Além disso, cabe destacar que as estradas são bem sinalizadas, e o trajeto até as pirâmides dura menos de 1 hora.
- Dica: Se você quer alugar um carro com desconto, sem pagar IOF (imposto de 6,38% sobre transações internacionais) e ainda parcelar em até 12 vezes, clique aqui! Ah, o cancelamento é gratuito 😉
O que fazer no 4º dia
I Museu Frida Kahlo e Xochimilco
O último dos 4 dias na Cidade do México pode ser dedicado ao Museu Frida Kahlo e ao bairro de Xochimilco. Ambas as atrações estão um pouco distantes da região central, mas podem ser acessadas por meio de transporte público.
MUSEU FRIDA KAHLO
Conhecido como “La Casa Azul”, o Museo Frida Kahlo é, na verdade, a residência onde a artista nasceu, viveu e faleceu. No local, ela também morou enquanto esteve casada com Diego Rivera.
Aliás, o museu, que está localizado no bairro de Coyoacán, possui coleções de arte de Frida, assim como objetos pessoais da artista. Ainda tem expostas obras de Rivera e de outros artistas.
Para se ter ideia, La Casa Azul recebe ao redor de 25 mil visitantes todos os meses, sendo um dos pontos turísticos mais frequentados da capital.
- Visitação: terça (10h às 17h30), quarta (11h às 17h30), quinta a domingo (10h às 17h30)
- Entrada: 250 Pesos durante a semana, e 270 Pesos nos fim de semana (além disso, são cobrados 30 Pesos para poder tirar fotos sem flash)
- Ingressos: no local (sujeito à disponibilidade), pela internet (veja mais aqui) ou com passeio turístico (veja mais aqui)
XOCHIMILCO
Depois de visitar a casa de Frida Kahlo, você pode tomar o transporte público (ou Uber) em direção a Xochimilco, um dos locais favoritos dos moradores da capital mexicana.
Xochimilco é considerado a “Veneza” da Cidade do México por causa dos seus canais, onde se oferecem passeios de gôndola e de barcos. No entanto, ao invés de música romântica, muito provavelmente você se deparará com mariachis tocando canções típicas do México.
Aliás, antes da chegada dos espanhóis, Xochimilco foi um importante pólo de produção de alimentos. Haviam canais que conectavam a localidade a Tenochtitlan, então capital do Império Asteca.
- Importante saber: há passeios diários por Xochimilco, os quais também incluem visitação ao Museu Frida Kahlo e ao lindo bairro colonial de Coyacán (veja mais aqui)
Como chegar à capital
PELO AR
Como você deve imaginar, chegar à Cidade do México não é um problema. Isso porque a capital possui um aeroporto que conta com voos para todas as partes do mundo (inclusive para o Brasil).
A parte boa é que o aeroporto está relativamente perto do centro, sendo servido por metrô, ônibus, Uber, Cabify e táxis.
- Dica: nos buscadores Skyscanner e Passagens Promo é possível comparar os preços e encontrar os melhores voos para a Cidade do México durante o ano todo.
ÔNIBUS
Também é possível chegar à capital por meio de ônibus, como eu fiz (vindo de Puebla). Aliás, assim como ocorre com o aeroporto, a rodoviária é servida por táxis, Uber, Cabify, ônibus e pelo metrô (o qual me deixou praticamente na porta do hostel).
Abaixo, fiz uma lista dos principais destinos relacionados à Cidade do México:
- Guadalajara: veja preços e horários
- Santiago de Querétaro: veja preços e horários
- Puebla: veja preços e horários
- Oaxaca: veja preços e horários
Como se locomover
Como escrevi acima, a capital é bem servida em termos de transporte público, o que ajuda na hora de seguir o roteiro do que visitar na Cidade do México em 4 dias. Além disso, diferentemente do Brasil, o transporte é barato.
- Metrô (12 linhas): 5 Pesos
- Trem (algumas partes somente): 3 Pesos
- Ônibus: 2, 5 e 7 Pesos (dependendo do trecho)
Do aeroporto ao centro
Se você chegar voando, obviamente vai precisar saber como ir do aeroporto da Cidade do México ao centro. Porém, a parte boa é que isso é fácil!
O Aeroporto Internacional Benito Juárez está a apenas 10 km distante do centro da cidade, sendo muito bem servido por diversos meios de transporte.
METRÔ
Para mim, se trata da maneira mais fácil de ir do aeroporto da Cidade do México ao centro. O bilhete único custa somente 5 Pesos, e o metrô conta com 12 linhas.
Para ir do aeroporto da Cidade do México ao centro, você precisa caminhar até o Terminal 1 e pegar a Linha 5. Para chegar à Praça da Constituição, por exemplo, você precisa tomar as linhas 5, 3 e 2.
- Funcionamento: de segunda a sexta (5h à meia-noite), sábado (6h à meia-noite) e domingos e feriados (7h à meia-noite).
METROBÚS
Como o metrô costuma estar cheio nas horas de pico, o Metrobús é a opção mais confortável de ir do aeroporto da Cidade do México ao centro em transporte público. Se trata de um transporte de ônibus que circula por vias exclusivas, o que o torna mais rápido.
Para ir do aeroporto da Cidade do México ao centro em Metrobús, é preciso pagar 30 Pesos, e o transporte sai dos terminais 1 e 2.
- Observação: para poder ir do aeroporto da Cidade do México ao centro em Metrobús, é preciso comprar um cartão, o qual pode ser recarregado e utilizado também no metrô. O preço é de 16 Pesos.
- Funcionamento: segunda a sábado (4h30 à meia-noite). Domingos e feriados (5h à meia-noite).
TÁXI
Logo que você chegar aos terminais de desembarque, verá cabines que comercializam viagens de táxis autorizados pelo aeroporto (os mais indicados por questões de segurança).
Para ir do aeroporto da Cidade do México ao centro em táxi, você precisa desembolsar ao redor de 250 Pesos. Porém, o preço pode variar de acordo com tipo de carro e o trajeto.
UBER E CABIFY
Outra maneira de ir do aeroporto da Cidade do México ao centro é por meio de Uber e Cabify. As 2 plataformas estão disponíveis na capital e são muito utilizadas pelos moradores locais (inclusive para voltar de festa).
Em Uber, por exemplo, o trajeto entre o aeroporto da Cidade do México ao centro custa ao redor de 90 Pesos para a modalidade X. Já para a modalidade Pool (Juntos, no Brasil), o preço é de cerca de 65 Pesos.
ALUGUEL DE CARRO
Agora, se a sua ideia é viajar pelo México em carro, a maneira mais conveniente é pegar o veículo já no aeroporto. Há diversas companhias de locação logo no salão de desembarque.
- Sem IOF e parcelado
Outra maneira de alugar um carro para viajar pelo México é por meio de internet. Em portais como o Rentcars você consegue reservar um veículo ainda estando no Brasil, o que evita o pagamento do IOF (6,38% sobre transações feitas no cartão fora do país). Também pode parcelar em até 12x.
Onde se hospedar
Para poder otimizar o seu roteiro de 4 dias na Cidade do México, eu sugiro que se hospede na região central da cidade. Assim, ficará mais perto do transporte público, assim como de alguns dos principais pontos turísticos da capital.
Aliás, quando fui, me hospedei no Mexiqui Hostel, que fica (literalmente) ao lado da Catedral da Cidade do México e também conta com quartos privados.
l Veja mais dicas de onde ficar na Cidade do México
HOTEL BARCELÓ MÉXICO
A minha segunda dica de onde ficar na Cidade do México é o Hotel Barceló México, que tem avaliação de 9,1 no Booking.com. Além disso, o hotel conta com piscina, quartos espaçosos e inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
ONE CIUDAD DE MÉXICO ALAMEDA
A minha segunda sugestão de onde ficar na Cidade do México é o One Ciudad de México Alameda, que possui ótima localização e igualmente inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
SELINA MÉXICO CITY
Por fim, a minha última dica de hospedagem é o hostel Selina México City, uma das maiores redes do hostels do mundo. O lugar também conta com quartos privados, bar e oferece o café da manhã (veja mais aqui).
l VEJA MAIS: clique aqui para encontrar outras opções de hospedagem na cidade do México
Airbnb: opção popular na Cidade do México
Além das acomodações tradicionais, o Airbnb é uma opção bastante buscada na Cidade do México. Através da plataforma, é possível alugar um quarto ou um apartamento (ou estúdio) somente para você nas melhores zonas da cidade.
I Bônus para novos usuários
Aliás, se você é novo na plataforma, saiba que há um desconto de até R$ 300,00 na sua primeira reserva pelo Airbnb. Nada mal para começar, não é?
+ A importância do Seguro Viagem
Eu super indico que você compre um seguro viagem internacional ao viajar pela América Latina, nem que seja um barato. Isso pelo fato de se tratar de turismo de aventura, o qual envolve riscos.
Aliás, eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, que oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha 5% de desconto. Veja uma simulação:
E aí, gostou das dicas do que visitar na Cidade do México em 4 dias? Quer saber mais sobre a capital ou sobre o México? Então deixe o seu comentário abaixo! 😉
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi
HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb
SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!
2 comments
Olá, boa tarde! Acredito que a postagem esteja desatualizada, pois em virtude da pandemia do covid19, boa parte desses locais estão fechados ao publico, seria legal atualizar. Digo isso, pois vou a Cidade do México em 12/02/2021 e tentando reservar alguns locais mediante as dicas aqui postadas, me deparei com a informação que muitos estão fechados ao publico.
Olá, Saulo! Sim, concordo contigo. Tenho atualizado as informações com frequência. Entretanto, assim como ocorre no Brasil, as restrições mudam de semana para semana por causa do aumento ou diminuição de casos de Covid-19… De todo modo, obrigado pelo feedback!