Praias de Cancún México

O QUE FAZER EM CANCÚN E REGIÃO: GUIA COMPLETO

Total
0
Shares

    O QUE FAZER EM CANCÚN E ARREDORES: GUIA COMPLETO!

    Fique atento a dicas desencontradas

    Quando você procura por dicas sobre o que fazer em Cancún na internet, encontra diversos blogs com informações desencontradas e, principalmente, misturadas.

    • Por exemplo: textos que incluem atrações turísticas que estão a pelo menos 2 horas distantes de Cancún. Ou seja, não poderiam (ou não deveriam) estar numa lista de o que fazer EM Cancún, pois se encontram nos ARREDORES da cidade.

    l Quer alguns exemplos? Então, dá uma olhada abaixo:

    Playa del Carmen e Tulum: em listas sobre o que fazer EM Cancún, há blogs que destacam atrações como “visitar Playa del Carmen e Tulum” que, na verdade são 2 cidades, as quais estão a 1h e 2h horas distantes de Cancún, respectivamente;

    Chichén Itzá e Cobá: outros exemplos frequentemente presentes em lista sobre o que fazer EM Cancún. No entanto, cabe destacar que Chichén Itzá está a 2h30 distante, enquanto Cobá está a 2h.

    Cozumel: veja bem, Cozumel é uma ilha localizada em frente à cidade de Playa del Carmen. Ou seja, para visitá-la, você precisa antes ir a Playa del Carmen (1h distante) e, de lá, pegar um ferry. Desse modo, colocar Cozumel numa lista de o que fazer EM Cancún, é outro erro que você lê em alguns artigos na internet.

    Aliás, o mesmo ocorre com parques aquáticos e cenotes, por exemplo.



    Informações desencontradas podem prejudicar na hora de montar o roteiro

    Sei que pode parecer besteira, porém, se você tem pouco tempo e precisa se programar, pode encontrar problemas. Imagine você ler algo como “visite as ruínas mayas de Chichén Itzá” numa lista de o que fazer em Cancún.

    Logo, você pode pensar: “ok, vou lá de manhã e, à tarde, visito outra coisa”. Não, não vai. Cabe destacar que para conhecer as ruínas mayas você vai precisar de 1 dia cheio.

    Ou seja, se trata de algo para visitar nos arredores de Cancún, e não EM Cancún.

    Artigo separado em 2 partes

    Desse modo, para que você consiga organizar bem o seu roteiro de o que fazer em Cancún, resolvi separar o artigo em 2 partes:

    • O que fazer em Cancún
    • O que fazer nos arredores de Cancún

    l O que fazer em Cancún

    Na primeira parte do texto, destaco sugestões de o que fazer na cidade de Cancún, como praias, passeios, compras e atrações noturnas.

    O que fazer nos arredores de Cancún

    Já na segunda parte do artigo, você vai encontrar dicas de passeios que podem ser feitos tendo Cancún como ponto de partida. Exemplos são ruínas mayas, praias, cenotes, parques aquáticos e lugares para mergulhar, por exemplo.

    Informações importantes no fim do artigo

    Olha, além de sugestões de o que fazer em Cancún e arredores, eu ainda separei algumas dicas bacanas e importantes no fim do texto, como:

    • Como e quando ir a Cancún
    • Quantos dias ficar
    • Como se locomover pela cidade cidade
    • Onde ficar em Cancún: hotéis e hostels
    • A importância do seguro saúde internacional
    • O que gostei e o que não gostei em Cancún

    O que saber sobre a cidade

    Que Cancún é uma cidade turística, todo mundo sabe. Entretanto, poucos sabem que a cidade foi criada para ser turística.

    Exato: Cancún foi fundada em 1970 e, nestes 50 anos, se tornou um dos destinos mais buscados por turistas no mundo.

    Desse modo, você não encontrará nada histórico na cidade, como uma igreja de 300 anos, por exemplo. Pelo contrário: verá hotéis gigantescos, shoppings nos quais há de tudo e opções sem fim à beira das praias.

    Só para se ter uma ideia, o aeroporto de Cancún é o que mais recebe turistas estrangeiros no país, superando, inclusive, a capital e gigante Cidade do México.

    Localizada no estado de Quintana Roo, Cancún conta com ao redor de 700 mil habitantes, grande parte deles, aliás, oriundos de outras partes do México.

    Uma cidade “dividida em duas”

    Ao visitar Cancún, você vai perceber que a cidade é “dividida em 2”: a primeira, é a famosa Zona Hoteleira, onde se encontram resorts, hotéis e praias.

    Já a segunda, é a parte central, a qual conta com comércios populares, bares e restaurantes onde você pode provar a verdadeira comida mexicana por preços bem mais baixos. Além disso, o centro ainda oferece ótimas opções de acomodação.

    O que fazer em Cancún
    No artigo, você vai saber tudo o que há para fazer em Cancún e também nos arredores da cidade

    Parte 1: o que fazer em Cancún

    Olha, encontrar o que fazer em Cancún é tarefa fácil.

    Aliás, não importa se você viaja com muita ou com pouca grana, pois em Cancún há opções para todos. E isso se aplica a praias, passeios e hospedagem, por exemplo.

    Eu estive em Cancún por 5 dias, e pude comprovar que, além do turismo de luxo da Zona Hoteleira, também é possível curtir e comer bem sem esvaziar o bolso totalmente.

    1 PRAIAS DE CANCÚN

    A primeira dica de o que fazer em Cancún é visitar as praias da cidade. Compostas por areia fina e branca e águas com aquele azul que se vê em fotos na internet, as praias estão localizadas na região hoteleira e, desse modo, são de fácil acesso.

    Aliás, as melhores praias se encontram ao longo do Boulevard Kukulcán, a avenida que percorre toda a Zona Hoteleira, conhecida como o número “7”.

    Isso mesmo, se você olhar a Zona Hoteleira no mapa (abaixo), verá que ela tem a forma de um “7”. Nesse caso, as praias mais calmas estão na parte superior do número, enquanto as com mar mais agitado estão na lateral do 7 (mar aberto).

    Mapa Praias Cancún México
    Se você olhar no mapa, verá que as praias de Cancún se localizam numa zona que forma o número ‘7’

    l Quais as melhores praias de Cancún?

    Bem, se você estiver hospedado em algum hotel da Zona Hoteleira, é muito possível que esteja de frente para o mar. Desse modo, curtir a praia não será um problema.

    Entretanto, se você estiver hospedado em outra região, como no centro, terá que recorrer às “praias públicas”. Isso mesmo: infelizmente, boa parte da orla é bloqueada pelos hotéis, os quais estão construídos um ao lado do outro.

    Desse modo, o jeito é recorrer às praias públicas, as quais são igualmente belas. Aliás, abaixo separei as mais bacanas:

    • Tortugas: se trata de uma praia pequena, com mar bastante calmo e próxima a bares e restaurantes;
    • Delfines: localizada na pontinha inferior do “7”, a praia é uma das mais frequentadas de Cancún. Além de bonita, é bastante buscada por quem curte esportes aquáticos;
    • Fórum: próxima a bares e clubes noturnos, é uma das praias mais agitadas de Cancún. Do mesmo modo, conta com ótima estrutura;
    • Langosta: com águas calmas, a praia é bastante indicada para quem visita Cancún com crianças;
    • Caracol: igualmente de águas tranquilas, é muito frequentada por moradores locais e conta com ótima infraestrutura, incluindo guarda-sóis de uso público;
    DICAS IMPORTANTES
    • Como visitar: há vários ônibus que circulam pela Zona Hoteleira, como os R1 e R2 (que passam pelo centro também). O preço da passagem é de 12 pesos. Além disso, caso você esteja de carro, saiba que há diversos lugares para estacionar nos arredores das praias.
    • Quanto tempo dedicar: olha, as praias de Cancún são lindas. Desse modo, eu dedicaria pelo menos 2 dias para conhecer algumas delas. Claro, caso você esteja de carro, pode visitar várias em 1 dia.
    • Importante saber: as praias públicas costumam ficar cheias nos fins de semana. Sendo assim, tente ir cedinho para aproveitar antes de começar a muvuca;
    Praias de Cancún México
    Se você olhar bem a foto, novamente verá o número ‘7’ que dá forma à região das praias (foto: gerson repreza/unsplash)
    Praias de Cancún México
    Boa parte dos hotéis da zona se encontra de frente para o mar (foto: meg jerrard/unsplash)

    2 ISLA MUJERES

    As praias de Cancún são lindas, mas se você cruzar o canal e baixar na Isla Mujeres, vai se surpreender ainda mais. Se trata de uma ilha paradisíaca, a qual não pode ser deixada de lado em nenhuma circunstância. Aliás, a ilha pode ser avistada da costa.

    Apesar de ser um município independente, resolvi colocar a Isla Mujeres na lista de o que fazer em Cancún, já que é da cidade de onde você pega o ferry até a ilha.

    Com apenas 12 mil habitantes, a Isla Mujeres está a menos de 30 minutos distante de Cancún. Do mesmo modo, também conta com hotéis e hostels, caso você deseje passar pelo menos uma noite lá.

    l Como chegar à Isla Mujeres

    Para visitar a ilha, você precisa tomar um ferry em Cancún. Para isso, há 3 opções:

    1) Tomar o ferry da empresa Ultramar na zona hoteleira ou no Puerto Juarez, o qual sai diariamente entre 6h30 e 22h. O trajeto de ida e volta custa 380 pesos (veja mais aqui).

    2) Sair do terminal de Punta Sam. Entretanto, essa opção é válida somente se você for cruzar o canal em carro, já que o terminal é destinado ao transporte de cargas.

    3) Contratar um passeio turístico entre Cancún e Isla Mujeres, o qual normalmente inclui almoço, bebidas, guia e snorkel (veja mais aqui).

    DICAS IMPORTANTES

    • Quanto tempo dedicar: pelo menos 1 dia inteiro. Aliás, como eu disse antes, é possível dormir na ilha. Desse modo, dá pra aproveitar tudo sem pressa;
    • O que visitar: a linda Playa Norte, o Parque Garrafón e a Punta Sur;

    Isla Mujeres México

    Isla Mujeres Cancún México
    Um mar de águas cristalinas e areia branca é o que você encontra na paradisíaca Isla Mujeres

    3 NOITE DE CANCÚN

    O que fazer em Cancún à noite? Bem, é possível dizer que a noite de Cancún é uma das que mais oferece opções na América Latina.

    Aliás, é no decorrer do Boulevard Kukulcán onde você encontra as melhores opções de o que fazer em Cancún à noite. Para se ter uma ideia, há bares, clubes, shows e festas que vão até o amanhecer.

    Entre os espaços mais famosos, estão:

    • Hard Rock Café: a franquia, que está espalhada pelo mundo todo, também marca presença em Cancún, oferecendo espaços para quem curte rock e também o famoso ritmo latino reggaeton;
    • Coco Bongo: se trata de um clube onde você encontra show famosos da Broadway, como covers de Beyoncé, Michael Jackson, Madonna, entre outros;
    • Señor Frog’s: é conhecido por ser um lugar bastante agitado, bem decorado e com atendentes descolados e alegres;
    • Dady’O: é conhecida como uma das melhores casas noturnas de Cancún, com festas temáticas e grande variedade de dj’s;
    • McCarthy’s Irish Pub: para quem não é chegado em baladas, como eu, o pub irlandês é uma ótima pedida. Conta com música ao vivo e oferece uma grande variedade de cervejas;
    O que fazer em Cancún à noite
    Pelo menos antes da pandemia, as festas de Cancún se destacavam pela grandeza (foto: Coco Bongo Cancún)

    4 CENTRO DE CANCÚN

    Apesar de não ser nada espetacular, o centro de Cancún conta com alguns atrativos bacanas, ainda mais se você quer sair um pouco da “americanizada” Zona Hoteleira.

    No centro, você encontra o Mercado 28, o qual possui diversas lojinhas de artesanato onde você pode comprar aquelas lembrancinhas das férias. O lugar, que funciona das 9h às 20h, ainda conta com diversos restaurantes com comida local.

    Do mesmo modo, pode ir ao Parque Las Palapas no fim da tarde e comer pratos típicos mexicanos, como burritos, tacos, enchiladas e chilaquiles, por ótimos preços.

    Além disso, o centro é uma ótima região para se hospedar caso você queira fugir dos altos preços da Zona Hoteleira. Foi o que eu fiz (veja aqui opções de hospedagem no centro de Cancún).

    l Do centro à Zona Hoteleira

    Para ir do centro à Zona Hoteleira (ou vice-versa), você pode pegar um ônibus (linhas R1 e R2), o qual custa apenas 12 pesos e demora não mais do que 20 minutos.

    Do mesmo modo, pode tomar um táxi, que custa entre 100 e 150 pesos.

    Parque Las Palapas Cancún
    No Parque Las Palapas, por exemplo, você encontra comida mexicana por preços populares (foto: Denis/Flickr)

    5 COMPRAS EM CANCÚN

    Bem, essa não é a ‘minha praia’. Entretanto, outra dica de o que fazer em Cancún, para quem gosta, é um tour de compras.

    O interessante é que a cidade conta com diversos shoppings que abrem diariamente tanto na Zona Hoteleira, como no centro. Aliás, entre os locais mais frequentados pelos turistas que vão às compras, estão os shoppings La Isla (aberto das 11h às 22h), Forum by The Sea (aberto 24h) e Kukulcan Plaza (aberto das 10h às 20h).

    Quanto tempo dedicar: depende do que você pretende comprar e da grana que tem para gastar.


    MAIS ARTIGOS SOBRE O MÉXICO QUE POSSAM INTERESSAR


    Parte 2: o que fazer em Cancún: mas nos arredores

    Como escrevi no início do artigo, há diversas atrações para visitar nos arredores de Cancún, como Playa del Carmen, Cozumel, Tulum, Laguna Bacalar, as ruínas de Chichén Itzá, cenotes e parques aquáticos, por exemplo. Aliás, abaixo você encontra as informações necessárias.

    1 PLAYA DEL CARMEN E ILHA COZUMEL

    Playa del Carmen é uma das cidades mais visitadas nos arredores de Cancún. Aliás, isso ocorre muito por causa da linda ilha de Cozumel, a qual está em frente à cidade.

    Desse modo, muitos visitantes aproveitam para dedicar 1 dia para conhecer as atrações dos 2 lugares.

    Em Playa del Carmen, os grandes destaques são as praias Mamitas, Punta Esmeralda a 88, assim como a 5ª Avenida, uma rua que concentra grande parte do comércio, bares e restaurantes.

    Para ir de Cancún a Playa del Carmen (68 km distante), você pode alugar um carro ou pegar um ônibus no terminal da empresa ADO, no centro.

    Além disso, pode pegar uma van coletiva, a qual parte de um espaço localizado em frente ao terminal de ônibus. Em ambos os casos, é possível comprar a passagem pela internet (veja mais aqui).

    l Cozumel

    Para muitos, a ilha de Cozumel é um dos lugares mais lindos da Riviera Maya, assim como um paraíso para os amantes do snorkel e do pôr do sol.

    Isso porque as águas cristalinas abrigam o segundo maior recife do mundo, o qual é a casa de uma enorme diversidade de vida marinha. Além disso, as praias da ilha são um espetáculo à parte.

    Já para chegar a Cozumel, a forma mais prática é contratando um passeio a partir de Cancún, o qual inclui transporte, alimentação, guia, snorkel e um tempo para curtir Playa del Carmen (veja mais aqui).

    Além disso, você pode ir até Playa del Carmen (como destaquei acima) e, de lá, pegar um ferry até Cozumel. Aliás, o ferry sai diariamente (das 8h às 10h) do Terminal Marítimo e custa a partir de 135 pesos por trecho.

    • Quanto tempo dedicar: pelo menos 1 dia inteiro entre Playa del Carmen e Cozumel. Entretanto, se você quiser aproveitar melhor Cozumel, pode dormir uma noite na ilha.
    5ª Avenida Playa del Carmen México
    5ª Avenida, a principal via popular e de comércio de Playa del Carmen (foto: Dan/Flickr)
    Cozumel México
    Pôr do sol em Cozumel, considerado um dos melhores destino no mundo por mergulhadores (foto: Pixabay)

    2 PARQUE XCARET

    A parte boa de dormir em Cozumel ou em Playa del Carmen é que no dia seguinte, por volta do meio-dia, você pode sair para aproveitar o parque aquático mais conhecido da região: XCaret, o qual está 6 km distante do centro de Playa del Carmen.

    O bacana é que o Xcaret conta com uma ótima estrutura, a qual inclui: piscinas naturais para fazer snorkel, piscinas para nadar com golfinhos, passeios de gôndola pelo rio, aquário, praia, zoológico aberto e zona arqueológica, por exemplo. Já no início da noite, há espetáculos culturais.

    l Como chegar ao Xcaret

    Se você estiver em Playa del Carmen, pode pegar um táxi até Xcaret, o qual custa ao redor de 300 pesos. Além disso, pode tomar um van com destino a Tulum que custa 60 Pesos e sai da Avenida 20, esquina com a Calle 2.

    Agora, se você está em Cancún, há outra maneiras, como:

    ÔNIBUS: saem do terminal da empresa ADO, no centro de Cancún, e custam ao redor de 150 pesos;
    VANS PARA TULUM: saem do outro lado da rua do terminal, e custam cerca de 100 pesos;
    PASSEIO TURÍSTICO: há vários passeios saindo do Cancún, os quais incluem transporte, almoço e entrada, por exemplo (veja mais aqui);
    CARRO: se você estiver acompanhado, pode valer a pena alugar um carro;

    • Quanto tempo dedicar: o ideal é 1 dia inteiro. Porém, se você tem pouco tempo, uma tarde é suficiente.
    Parque Xcaret México
    O Parque Xcaret é o mais famoso da região de Cancún e merece uma visita (foto: Xcaret)

    DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM

    3 AKUMAL, LUGAR PARA NADAR COM TARTARUGAS

    Descendo ainda mais a rodovia que segue em direção de Belize, a próxima dica de o que fazer nos arredores de Cancún é visitar a praia de Akumal, conhecida por ser um lugar onde se pode nadar com tartarugas.

    Aliás, Akumal está a 106 km de Cancún e a 38 km de Playa del Carmen, mas pertence ao município de Tulum.

    Para chegar até o local, você pode pegar um ônibus da empresa ADO, no centro de Cancún, uma van com destino a Tulum (na frente do terminal) ou alugar um carro.

    Além disso, pode contratar um passeio de 1 dia saindo de Cancún, o qual inclui mergulho com tartarugas, transporte de ida e volta, visita à caverna e a cenote (veja mais aqui).

    Se você contratar um tour de 1 dia, o mergulho com tartarugas estará incluído. Do contrário, ao chegar em Akumal, você terá que contratar um guia, já que somente profissionais credenciados podem levar turistas ao local onde se encontram as tartarugas.

    Aliás, por falar em tartarugas, estima-se que ao redor de 50 animais sejam avistados diariamente em Akumal, os quais frequentam as águas claras do lugar para se alimentar de corais.

    • Quanto tempo dedicar: se a ideia é somente nadar com as tartarugas, meio dia é suficiente. Nesse caso, você pode dedicar o restante do dia para conhecer Xel-Há (próximo tópico).
    Akumal Cancún México
    A grande atração da praia de Akumal é a chance de nadar com tartarugas (foto: Fernado Alvarez/Flickr)

    4 PARQUE XEL-HÁ

    Um parque totalmente integrado à natureza, onde você encontra opções para se banhar em águas doces e salgadas. Localizado a apenas 11 km de Akumal, o Xel-Há é um dos parques mais famosos da região, e está localizado em Tulum.

    Aliás, em Xel-Há você pode nadar com golfinhos, praticar snorkeling, descer de tirolesa, nadar em cenotes, fazer trilhas e passeios em cavernas e andar de bicicleta, por exemplo.

    Há diversas opções para chegar a Xel-Há, como: pegar um ônibus da empresa ADO, no centro de Cancún, uma van com destino a Tulum (na frente do terminal) ou alugar um carro.

    Além disso, pode contratar um passeio de 1 dia saindo de Cancún, o qual inclui entrada, transporte de ida e volta, alimentação, bebidas ilimitadas e equipamento para mergulho (veja mais aqui).

    • Quanto tempo dedicar: o ideal seria 1 dia inteiro. Entretanto, se você está com pouco tempo e vai por conta própria, pode casar o passeio com Akumal.
    Parque Xel-Há México
    O Xel-Há é outra opção popular de parque nos arredores de Cancún (foto: emK82/Flickr)

    5 TULUM: RUÍNAS MAYAS E CENOTES

    Menos de 2 horas distante de Cancún está Tulum, uma cidadezinha que possui diversas atrações turísticas, com destaque para: as Ruínas Mayas, lindas praias e alguns dos mais famosos cenotes da região.

    Aliás, se você quiser saber sobre tudo o que há para fazer em Tulum, pode ser o seguinte artigo: O que fazer em Tulum em 3 dias: dicas completas [COM VÍDEO]

    A parte boa é que chegar a Tulum é fácil: você pode pegar um ônibus da empresa ADO (Terminal Autobuses), o qual custa ao redor de 150 pesos, ou uma van (em frente ao terminal), a qual custa cerca de 100 pesos.

    Além disso, pode alugar um carro ou contratar um passeio de 1 dia. Aliás, os bate e volta entre Cancún e Tulum normalmente incluem ainda Playa del Carmen, cenotes e sítios Mayas, por exemplo (veja mais aqui).

    Uma vez em Tulum, não deixe de conhecer as ruínas Mayas (as únicas à beira mar no mundo), as quais abrem diariamente, das 8h às 16h e custam 80 pesos.

    Outra dica imperdível é visitar pelo 1 cenote nos arredores de Tulum.

    Para quem não sabe, cenotes são cavidades naturais (como se fossem cavernas) que possuem água cristalina no interior.

    Aliás, por falar em cenotes, as minhas dicas são: Gran Cenote, Cenote Dos Ojos, Cenote Calavera e Cenote Zacil-Ha.

    Sugestão de leitura: se você quiser saber como chegar por conta própria aos principais cenotes de Tulum, pode ler o artigo que escrevi com dicas sobre a cidade .

    • Quanto tempo dedicar: pelo menos 1 dia inteiro. Se você estiver de carro, pode ainda aproveitar para conhecer as ruínas de Cobá, das quais falo mais a seguir.
    • O que visitar: as ruínas mayas de Tulum, cenotes e praias.
    Gran Cenote Tulum México
    O Gran Cenote é considerado um dos mais bonitos de Tulum, e visitá-lo é bastante fácil
    Ruínas Maias Tulum México
    As ruínas Mayas estão entre as principais atrações turísticas de Tulum, e merecem muito uma visita

    6 ZONA ARQUEOLÓGICA DE COBÁ

    Outra dica de o que fazer nos arredores de Cancún é visitar a zona arqueológica de Cobá, a qual foi construída entre os anos 500 e 900.

    Aliás, as ruínas mayas de Cobá figuram entre as mais importantes do México, e o grande destaque do lugar é a pirâmide conhecida como ‘El Castillo’, a qual tem 40 metros de altura (é permitido subir até o topo).

    A maneira mais fácil de chegar até Cobá é contratando um passeio turístico, o qual normalmente inclui Tulum e cenotes, ou ainda as famosas ruínas de Chichén Itzá (veja mais aqui). Além disso, você pode ir por conta própria alugando um carro.

    A zona arqueológica de Cobá está 170 km distante de Cancún (40 de Tulum) e abre diariamente, das 8h às 17h. A entrada custa 80 pesos.

    • Quanto tempo dedicar: 2 horas são suficientes. Desse modo, se você vai por conta própria, pode combinar o passeio com as ruínas de Tulum e algum cenote.
    Cobá Mayas México
    A pirâmide de Cobá tem 40 metros de altura, sendo a principal atração do lugar (foto: Clint Johnston/Flickr)

    MAIS ARTIGOS SOBRE O MÉXICO QUE POSSAM INTERESSAR


    7 CHICHÉN ITZÁ E CENOTE IK-KIL

    Outro passeio imperdível a partir de Cancún é a cidade maya de Chichén Itzá, a qual abriga a pirâmide de Kukulcán. Aliás, para quem não sabe, Kukulcán é considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.

    Para visitar Chichén Itzá, você pode pegar um ônibus da empresa ADO no centro de Cancún, o qual custa entre 240 e 360 Pesos (por trecho) e demora 3h20 (veja mais aqui).

    Além disso, você pode ir de carro ou contratar um passeio turístico. Aliás, os passeios costumam incluir, além do transporte e alimentação, também o ingresso para Chichén Itzá, uma visita ao lindo cenote Ik Kil e à cidade de Valladolid (veja mais aqui).

    A entrada para a antiga cidade de Chichén Itzá custa 481 pesos, e o lugar abre diariamente, das 8h às 16h30.

    Se você quiser saber mais sobre Chichen Itzá, pode ler o artigo que escrevi sobre a atração turística: Veja como visitar Chichén Itzá, a cidade Maya [COM VÍDEO]

    l Cenote Ik-Kil

    Por falar em cenote, o Ik-Kil é um dos mais conhecidos do México e está apenas 3 km distante de Chichen Itzá. Para se ter uma ideia, o cenote fica a 26 metros abaixo da terra, e tem 40 metros de profundidade.

    O lugar abre diariamente, das 8h às 17h, e a entrada custa 80 pesos.

    Como eu mencionei acima, há passeios que saem diariamente de Cancún em direção de Chichén Itzá, os quais incluem o cenote Ik-Kil no roteiro (veja mais aqui).

    • Quanto tempo dedicar: para visitar Chichén Itzá e o cenote Ik-Kil, você vai precisar de 1 dia cheio.

    Cenote Ik-Kil Chichen Itzá
    O cenote Ik-Kil está a 26 metros abaixo do solo (foto: Anthony Shane/Flickr)

    Extras: o que mais fazer na região de Cancún

    Abaixo, resolvi destacar outras 2 atrações turísticas bastante famosas na região.

    No entanto, para visitá-las, você vai precisar dedicar pelo menos alguns dias, já que os 2 pontos são um tanto quanto distantes de Cancún.

    l LAGUNA BACALAR, A LAGOA DAS 7 CORES

    Bacalar é uma linda lagoa azul localizada ao sul de Cancún, quase na fronteira com Belize. Aliás, para muitos visitantes, se trata de uma das lagoas mais bonitas do mundo. Nela, é possível mergulhar, fazer passeios de barco e ainda praticar esportes.

    Já para chegar a Bacalar, você pode alugar um carro, contratar um passeio ou ir de ônibus. Qual a melhor opção?

    Depende. Se você tem tempo e pretende dormir em Bacalar, a maneira mais barata é pegar um ônibus (ao redor de 500 Pesos por trecho). Já se você quer ir por conta própria, eu sugiro alugar um carro.

    Agora, se você quer mais comodidade, eu aconselho contratar um bate e volta de 1 dia, o qual normalmente inclui transporte, lanche, visita a cenotes e também à lagoa Bacalar (veja mais aqui).

    • Quanto tempo dedicar: 2 dias cheios são suficientes para desfrutar um pouco do lugar.
    Laguna Bacalar México
    A incrível Laguna Bacalar está quase na fronteira com Belize (foto: Pixabay)

    l A PARADISÍACA ILHA DE HOLBOX

    Tranquila e paradisíaca. Assim é a ilha de Holbox, localizada no norte da península de Yucatán. Na ilha, carro não tem vez e a vestimenta é aquela que te deixa mais à vontade.

    Com apenas 40 km de extensão, a ilha está a pouco mais de 2 horas distante de Cancún, mas chegar até exige certo empenho. Isso porque você precisa ir até a cidade de Chiquila e, lá, pegar uma balsa (custa 140 pesos) de 20 minutos até Holbox.

    Aliás, o trajeto terrestre pode ser feito por meio de carro ou ônibus.

    Se você for de ônibus, saiba que os veículos saem do terminal da ADO, no centro de Cancún, 3 vezes ao dia: 7h50, 9h40 e 12h50. A passagem custa a partir dos 120 pesos.

    Em Holbox, além de relaxar, você pode fazer programas como: contratar um passeio para avistar o tubarão-baleia (de junho a setembro); andar de bicicleta; ver a bioluminescência no mar à noite e passear de caiaque pelos rios da floresta, por exemplo.

    • Quanto tempo dedicar: para curtir bem o lugar, eu diria para você ficar pelo menos 3 dias.
    Holbox México
    Holbox é considerado um paraíso mexicano, o qual ainda não foi invadido pelo turismo em massa (foto: Pixabay)

    O que fazer em Cancún e arredores: dicas super importantes!

    Quando ir e quantos dias ficar

    l Quando visitar Cancún

    O melhor período para visitar Cancún é entre os meses de novembro e abril, quando chove menos e as temperaturas são mais amenas. Além disso, a umidade é menor.

    Entretanto, se trata da alta temporada. Desse modo, se possível, reserve passeios e hospedagem com antecedência, pois muitos turistas visitam a cidade.

    Já o período entre maio e outubro é marcado por mais chuvas, mas nada que atrapalhe a viagem. Aliás, é como aquelas chuvas de verão no Brasil, as quais não duram mais de 2 horas. Entretanto, se trata de um período mais úmido e quente.

    l Quantos dias ficar em Cancún

    Olha, isso depende muito da sua agenda, pois, como se pode ver, há muitas atrações em Cancún e nos arredores.

    Para fazer tudo o que listei no artigo sobre o que fazer em Cancún e arredores, eu diria para ficar pelo menos 15 dias. Porém, eu sei que nem sempre é possível ficar tanto tempo.

    Desse modo, eu diria que em 1 semana você pode conhecer boa parte dos pontos turísticos de Cancún e região.


    O que gostei em Cancún

    Praia lindas de morrer: sabe aquelas fotos que mostram um mar azul celeste e areia branca? Então, elas são reais. As praias de Cancún são fantásticas, uma mais bonita que a outra.

    Há espaço para todos: apesar de algumas atrações serem bem caras, há espaço para todos, inclusive se você viaja com orçamento limitado;

    Transporte público barato: custa entre 10 e 12 Pesos Mexicanos e te leva para todas as partes, inclusive para as praias.

    Calor o ano inteiro: dá para visitar Cancún a qualquer momento do ano.

    O que não gostei em Cancún

    Hotéis que bloqueiam as praias: boa parte das praias está tomada por hotéis que estão literalmente sobre a areia, ou seja, sobre o espaço que deveria ser comunitário.

    Cancún é mais EUA do que México: você verá muitos letreiros em inglês e com preços em dólar. Desse modo, se você quer ficar mais perto da cultura do país, faça passeios nos arredores.

    Supervalorizada: os preços praticados em Cancún estão bem acima do restante do México.



    Onde ficar em Cancún

    Encontrar lugar para se hospedar em Cancún não é problema, já que há opções para todos os gostos e bolsos. Aliás, dá uma olhadinha nas dicas que separei:

    Localizado na Zona Hoteleira, o Mayan Monkey Hotel & Hostel oferece quartos compartilhados e também individuais. Além disso, o lugar conta com café da manhã, bar, restaurante e piscina (veja mais aqui).

    Hostel em Cancún MéxicoHostel em Cancún México


    Com lindas vistas, quartos espaçosos, academia e restaurante, o Real Inn Cancún é a minha segunda dica de onde ficar em Cancún. O hotel também está na Zona Hoteleira (veja mais aqui).

    Hotel em Cancún Hotel em Cancún


    Se dinheiro não é o problema, a minha terceira sugestão de hospedagem em Cancún é o Renaissance Cancun Resort & Marina, que é totalmente completo. Além disso, está localizado ao lado de shoppings, cafeterias, restaurantes e outras atrações (veja mais aqui).

    Resert Cancún México Resert Cancún México


    Mais uma super dica de onde ficar em Cancún é o lindo Panama Jack Resorts, um all inclusive de 5 estrelas localizado à beira do mar. Além disso, o hotel oferece diversas atividades extras de recreação (veja mais aqui).

    Resort All Inclusive Cancún Resort All Inclusive Cancún

    l MAIS: para ver mais opções de hospedagem em Cancún, clique aqui


    Como chegar em Cancún

    Como eu disse antes, Cancún conta com o segundo aeroporto que mais recebe voos internacionais no México, inclusive do Brasil. Aliás, há diversos voos diretos saindo de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo.

    Do mesmo modo, Cancún recebe voos de outras cidades do México, os quais costumam ser baratos se comprados com antecedência.

    • Dica: para encontrar os melhores preços, eu sempre utilizo os buscadores Skyscanner e Kiwi

    l Do aeroporto ao centro

    Para ir do aeroporto de Cancún ao centro ou Zona Hoteleira, há 3 opções:

    ÔNIBUS

    O trajeto é realizado pela empresa ADO e termina justamente no Terminal de Autobuses ADO, no centro. A passagem custa de 66 Pesos (veja mais aqui) e o tempo de locomoção é de 25 minutos.

    Ao desembarcar no centro, você pode pegar um táxi os ônibus R1 e R2 para ir até a Zona Hoteleira.

    TRANSFER

    Outra maneira de se locomover do aeroporto até o local de hospedagem é por meio de um transfer, o qual pode ser privado ou compartilhado.

    TÁXI

    Por fim, a última opção de ir do aeroporto ao centro ou zona hoteleira, é o táxi, o qual custa em média 700 Pesos.

    Como se locomover

    Se você estiver hospedado na região central, a maneira mais econômica para ir às praias é por meio de transporte público. Como eu disse antes, o trajeto é realizado pelos ônibus R1 e R2, e o preço da passagem é de apenas 12 Pesos.

    Além disso, há muitos táxis em Cancún, e os preços são ok. Já em relação ao Uber, há brigas constantes pela regularização, e você nem sempre encontra o serviço disponível.

    Vale a pena alugar um carro?

    Olha, se você quiser visitar as cidades nos arredores, assim como cenotes e antigas cidades Mayas, vale muito a pena alugar um carro. No fim das contas, além de comodidade, você poderá até economizar quando o assunto for deslocamento.

    l Como alugar um carro

    Se você decidir alugar um carro, a minha dica é que utilize o buscador Rentcars. Por meio dele, é possível reservar um veículo ainda estando no Brasil, o que evita o pagamento do IOF (imposto de 6,38% sobre transações internacionais).

    Além disso, é possível parcelar em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito (veja mais aqui).


    + Seguro Viagem Internacional

    Eu super indico que você compre um seguro viagem internacional ao viajar pela América Latina, nem que seja um barato. Isso pelo fato de se tratar de turismo de aventura, o qual envolve riscos. Além disso, você estará longe de casa.

    Desse modo, eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, que oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha até 15% de desconto.

    Veja uma simulação:

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    CORIS 100 USA BASIC +COVID19 CORIS 100 USA BASIC +COVID19
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.000
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA GTA 145 STUDENT GLOBAL USA & CANADÁ COVID-19 +TELEMEDICINA
    Assistência médica USD 145.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    E aí, gostou das informações de o que fazer em Cancún e arredores? Quer saber mais ou tem alguma sugestão? Então, deixe o seu comentário abaixo! 😉


    SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS

    Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.

     

    ORGANIZE A SUA VIAGEM

     

    VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi

    HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb

    SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

    PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide

    CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado

    ALUGUEL DE CARRO: Rentcars

     

    VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO 

    Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.

    Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!

    Total
    0
    Shares
    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    You May Also Like