Confira todas as dicas de o que fazer em Paracas, um dos lugares mais belos da costa peruana. Saiba quais são os melhores passeios, quanto pagar, quando ir, onde se hospedar e muito mais!
VEJA O QUE FAZER EM PARACAS, PERU
“Há o que fazer em Paracas?”, perguntei a um amigo que já havia passado pela cidade. “Sim, o lugar é incrível! Você pode visitar a Reserva Nacional e também as Ilhas Ballestas”, me disse.
Então, logo após sair de Huacachina, Paracas foi o meu destino.
Felizmente, encontrar o que fazer em Paracas foi tarefa fácil e prazerosa. Para iniciar, fui recebido logo de cara com um lindo pôr do sol sobre o oceano Pacífico.
Paracas, um paraíso natural
Paracas, que em Quechua significa “chuva de areia”, é uma pequena cidade localizada na costa sul do Peru. Aliás, conta com apenas 5 mil habitantes e está a cerca de 4 horas distante de Lima, em ônibus.
Mas se engana quem pensa que não há muito o que fazer em Paracas pelo fato de ser uma cidadezinha. Para se ter uma ideia, Paracas é considerada um paraíso para os amantes do turismo natural.
São diversos os atrativos turísticos, como passeios em locais extremamente lindos, e prática de esportes.
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
Além disso, Paracas faz parte da história peruana. Isso porque foi no porto da cidade onde, em 1820, atracaram navios libertadores a mando do General San Martín. Aliás, a ação foi uma das que culminou na independência do país que, até então, pertencia à Espanha.
Lista de o que fazer em Paracas
Então, fiquei em Paracas por 2 dias (sinto que deveria ter ficado mais) e confesso que aproveitei cada segundo.
Além disso, Paracas está a menos de 1 hora distante de Ica, cidade onde estive para visitar o oásis de Huacachina. Ou seja, dois dos principais pontos turísticos do Peru quase que um ao lado do outro.
Então, sem mais delongas, fiz uma listinha de o que fazer em Paracas. Além disso, deixei dicas de passeios, hospedagem e locomoção 😉
1) APRECIE O PÔR DO SOL E JANTE EM FRENTE AO PACÍFICO
Então, eu cheguei em Paracas na metade da tarde. Assim, tive tempo para deixar a minha mochila no hostel e sair para caminhar na praia.
No entanto, cabe destacar que a praia central de Paracas é tímida – na verdade, é mais destinada a barcos.
Porém, isso não impede que você sente na areia e espere pelo pôr do sol sobre o oceano Pacífico – a cena é linda!
Depois disso, a minha sugestão é que você jante em algum dos restaurantes que estão na rua que costeia a praia. Para a minha surpresa, os preços são bem acessíveis, e o mesmo ocorre com as bebidas.
Há muitas promoções de drinks por menos de 10 soles nos diversos barzinhos lá presentes.
MAIS ARTIGOS SOBRE O PERU QUE POSSAM INTERESSAR
- Linhas de Nazca: como visitar, quanto pagar e mais dicas
- Como conhecer Machu Picchu gastando pouco
- Guia sobre o que fazer em Cusco, a Capital Inca
- Como chegar à lagoa Humantay, no Peru
- Veja como visitar a Montanha Colorida
- Vale Sagrado dos Incas: saiba tudo sobre o passeio
- Onde ficar em Cusco, Machu Picchu e Vale Sagrado
- O que fazer em Lima: 11 dicas imperdíveis e mais
2) PASSE 1 DIA NA RESERVA NACIONAL DE PARACAS
Sim, passar 1 dia na Reserva Nacional é algo que você deve fazer em Paracas, pois o lugar é incrível. Aliás, criado em 1975, o parque recebe ao redor de 100 mil visitantes todos os anos.
A reserva se encontra na parte mais desértica da costa peruana, entretanto, abriga uma grande variedade de aves (flamingos, pelicanos, pinguins, condores) e mamíferos (leões marinhos), animais que buscam a região para a reprodução.
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
Além disso, a reserva oferece vistas espetaculares, com destaque para La Catedral (A Catedral), uma formação rochosa causada pela erosão do mar e do vento, assim como também para La Playa Roja, uma linda praia de areias avermelhadas.
Mas não é só isso: ainda há a possibilidade de se banhar em algumas das diversas praias presentes na sua costa. Porém, esteja ciente de que as águas do Pacífico são frias!
Veja como conhecer a Reserva
Para conhecer a reserva, você tem, basicamente, 2 opções:
- TOUR COM AGÊNCIAS
A primeira, é contratar um passeio pela internet ou em alguma das diversas agências espalhadas pelo centro de Paracas. Aliás, os tours duram entre 3 e 5 horas e, por meio de vans, você conhece os principais pontos turísticos do parque com o auxílio de guias bilíngues.
O preços variam de acordo com o pacote, mas, normalmente, iniciam a partir de 100 soles.
Dica: Passeio de buggy pela Reserva Nacional de Paracas
- EM BICICLETA
Sim, outra opção é conhecer a reserva pedalando (foi o que fiz). Aluguei uma bicicleta no centrinho da cidade por 30 Soles, e fui. Sai ao redor das 10h e regressei no fim da tarde.
Entre trechos percorridos e paradas (para comer, entrar no mar e apreciar a paisagem), demorei ao redor de 7 horas.
Nota: é preciso pagar 16 soles pelo bilhete que dá acesso à reserva e também às Ilhas Ballestas, sobre as quais escrevo a seguir.
MAIS ARTIGOS SOBRE O PERU QUE POSSAM INTERESSAR
- Como conhecer o oásis de Huacachina
- Roteiro completo de 2 dias em Arequipa
- Como ir para Machu Picchu: quanto gastar e mais
- Cores história: conheça a linda Trujillo
- Como conhecer a maravilhosa Lagoa 69
- Conhecendo Pastoruri, uma geleira que morre aos poucos
- Linhas de Nazca: como visitar, quanto pagar e mais dicas
- Onde ficar em Lima: melhores bairros, hotéis e hostels
- Como é o passeio pelo Vale do Colca, o mais profundo do mundo
- O que fazer no Peru: 15 dicas imperdíveis
3) FAÇA UM PASSEIO DE BARCO PELAS ISLAS BALLESTAS E CONHEÇA O CANDELABRO
Fazer um passeio de barco pelas Islas Ballestas é a minha terceira dica de o que fazer em Paracas.
As Islas Ballestas são um conjunto de ilhas rochosas que estão a cerca de meia hora distantes da costa da cidade.
Aliás, as ilhas são consideradas extremamente importantes para a fauna e flora da região, pois abrigam um número grande mamíferos, aves, peixes, entre outros.
Veja o Candelabro de Paracas
Outro destaque das Ilhas Ballestas é o Candelabro de Paracas, um desenho ancestral com 180 metros de comprimento. Aliás, o geoglifo tem profundidade média de 1,2 metro e o seu significado continua sendo um mistério.
Acredita-se que tenha relação com as famosas linhas de Nazca, também no Peru.
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
Como fazer o passeio
Para conhecer as Ilhas Ballestas, é preciso contratar passeio de barco, o que pode ser feito em alguma das agências em Paracas ou ainda pela internet.
Os preços do passeio, que dura 2 horas, variam de acordo com a embarcação, porém, iniciam a partir dos 70 soles.
Importante saber
Há passeios que incluem as duas principais atrações turísticas de Paracas num combo só: Reserve Nacional + Ilhas Ballestas. Aliás, trata-se de uma opção bacana, caso você esteja com pouco tempo na agenda (saiba mais aqui).
Mais dicas de o que fazer em Paracas
Como eu disse antes, há muito o que fazer em Paracas, principalmente quando se trata de turismo natural. Veja algumas opções extras, as quais podem ser aproveitadas caso você tenha um tempinho extra por lá:
– Buggy e sandboard: se você gosta de areia, uma das dicas é fazer um passeio de buggy pelas dunas cerca de Paracas – o tour também inclui a prática do sandboard.
– Reserva Nacional em buggy: A Reserva Nacional de Paracas também pode ser visitada em buggy, os quais são alugados na cidade ou reservados pela internet (veja mais aqui).
– Parapente e kitesurf: gosta de esportes radicais? Então saiba que em Paracas você pode praticar o parapente e kitesurf.
– Mergulho: se você quiser conhecer as belezas presentes no pacífico, ainda pode fazer um mergulho pelas águas do local.
l APROVEITE TAMBÉM PARA DAR UMA OLHADINHA NO VÍDEO QUE FIZ SOBRE OS PONTOS TURÍSTICOS DE PARACAS 🙂
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Entenda a importância de contar com um seguro viagem para o Peru
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- Veja dicas sobre o que levar na mala
+ Seguro Viagem Internacional
Eu super indico que você compre um seguro viagem barato ao viajar América do Sul. Isso pelo fato de se tratar de turismo de aventura, o qual envolve riscos. Além disso, ainda tem o lance da altitude.
Eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, que oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha até 15% de desconto – veja uma simulação:
Como chegar a Paracas?
Agora que você sabe o que fazer em Paracas, resta saber como chegar na cidade, né? Isso é fácil.
– Se você estiver em Ica (onde está Huacachina), pode pegar um ônibus direto a Paracas – o preço varia entre 15 e 20 Soles.
– O mesmo ocorre se você estiver em Lima. Aliás, há ônibus diretos com preços a partir de 65 Soles (se você comprar com antecedência).
– Ainda pode pegar um ônibus entre Lima e Pisco (cerca de 15 Soles). Ao desembarcar em Pisco, pode tomar um coletivo (2 Soles) até Paracas, que está 15 km distante.
Ver essa foto no Instagram
Passeios de Lima a Paracas
- IMPORTANTE SABER
Além disso, se você estiver em Lima e quiser fazer um bate e volta de 1 dia, saiba que há diversos passeios disponíveis. Muitos deles ainda incluem o Oásis de Huacachina.
Abaixo, fiz uma lista dos mais populares:
- Excursão de 1 dia: Ilhas Ballestas, Ica e Huacachina: clique aqui para saber mais
- Ilhas Ballestas, Oásis Huacachina e vinícola: clique aqui para saber mais
- Passeio particular Ilhas Ballestas e Huacachina: clique aqui para saber mais
- Passeio de ônibus Paracas e Huacachina 1 dia: clique aqui para saber mais
Onde se hospedar
Apesar de ser pequena, Paracas conta com muitas opções de hospedagem. No entanto, eu sugiro que você reserve antes pela internet, principalmente durante os períodos de alta temporada (de dezembro a fevereiro, e de junho a agosto) – isso porque a procura é grande.
l Veja algumas sugestões de onde ficar em Paracas:
DICA DE HOTEL: COCO LODGE
A minha primeira dica de onde ficar em Paracas é o Coco Lodge, que possui avaliação de 9,6 no Booking.com e está a 100 metros distante da praia. Além disso, os quartos são muito confortáveis e o lugar ainda oferece café da manhã (veja mais aqui).
DICA DE HOSTEL: KOKOPELLI PARACAS
O Kokopelli Paracas está em frente à praia e faz parte de uma das maiores redes do Peru. Aliás, o lugar conta com piscina, bar, espaços de lazer e também com quartos privados. Além disso, o café da manhã está incluído na diária (veja mais aqui).
I MAIS: Clique aqui e veja mais opções de hospedagem em Paracas
I Alugar em carro no Peru
A locação de carro é uma opção bastante buscada por brasileiros no Peru. Aliás, em alguns casos, pode até representar uma economia quando se coloca o transporte na ponta do lápis.
Por exemplo: se você alugar um carro em Lima, pode conhecer Paracas, Huacachina e outras atrações da costa peruana com mais tranquilidade e liberdade.
Quer saber mais como alugar um carro no exterior com desconto e sem pagar IOF? Então clique aqui!
E aí, gostou das dicas sobre o que fazer em Paracas? Quer saber mais ou tem alguma sugestão? Então deixe o seu comentário abaixo! 😉
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
✈️ VOOS BARATOS: Skyscanner e Kiwi
🛌🏼 HOSPEDAGEM: Booking.com
🏥 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
🎟️ PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
💳 CARTÃO INTERNACIONAL: WISE
📲 CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
🚗 ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!