Super dicas de o que fazer em Bruxelas em 2 dias
Vai para a capital Belga e quer saber o que fazer em Bruxelas em 2 dias?
Então dá uma olhada no artigo a seguir, que tem dicas de passeios, pontos turísticos, quando ir, o que levar e muito, muito mais 🙂
O QUE FAZER EM BRUXELAS EM DOIS DIAS
Olha só, o negócio é o seguinte: se você curte história, arquitetura, gastronomia e cultura, Bruxelas é um prato cheio! Além de ser sede de várias instituições da União Europeia, a capital belga conta com uma atmosfera cosmopolita e diversificada que atrai visitantes de todo o mundo.
Além disso, Bruxelas também entra na rota de quem costuma visitar a vizinha Holanda – as capitais dos dois países estão a apenas 2 horas de distância uma da outra por meio de trem.
Por isso, escrevi esse roteiro de o que fazer em Bruxelas em 2 dias.
Entretanto, se você tiver com folga na agenda, pode ficar mais tempo, como eu fiz. Quando fui, fiquei 4 dias, e dediquei 1 dia para um bate e volta a Bruges, e outro para um bate e volta a Luxemburgo (aliás, falo mais a respeito no decorrer do artigo).
No restante do tempo, me concentrei em encontrar o que fazer em Bruxelas em 2 dias, como conto a seguir 😉
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
Importante
Além de dicas sobre o que fazer em Bruxelas, no texto você encontra informações super importantes, como: quando ir, onde se hospedar, como se locomover, seguro viagem e muito mais 🙂
Bruxelas em 2 dias, um pouco de história
Bem, tenho um costume: sempre pesquiso a respeito das cidades que pretendo visitar, pesquiso para saber além dos pontos turísticos. Abaixo, fiz um resumo.
Bruxelas é a capital e a maior cidade da pequena Bélgica. Com cerca de 1,2 milhão de habitantes, Bruxelas cresceu de uma fortaleza do século X. Contudo, nunca figurou entre as capitais mais importantes do continente.
Porém, isso mudou ao fim da Segunda Guerra Mundial, quando Bruxelas passou a ser o principal centro político internacional. Desde então, a capital belga se tornou a sede do Parlamento Europeu, da União Europeia e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
A base da economia de Bruxelas é o setor de serviços, assim como o turismo. Já os idiomas oficiais são o francês e o neerlandês. Ainda assim, a grande quantidade de imigrantes, políticos, funcionários públicos e diplomatas faz com que haja um mar de idiomas na capital belga, com destaque para o inglês.
Ou seja, se comunicar em Bruxelas não é um problema.
O que fazer em Bruxelas em 2 dias: 11 dicas
Quando estive em Bruxelas, dediquei os 2 primeiros dias (dos 4) a conhecer a cidade. Cheguei cedinho, larguei a mochila no hostel e saí para caminhar pelo centro histórico.
Aliás, é justamente no centro histórico onde indico que você inicie o seu roteiro de 2 dias em Bruxelas, já que são diversas as atrações:
Importante saber
Além da lista com 11 dicas de o que fazer em Bruxelas em 2 dias, ainda escrevi sobre o que conhecer nos arredores, caso você tenha mais tempo. Igualmente, também destaco sugestões de onde se hospedar e quando visitar a capital da Bélgica.
1) GRAND-PLACE DE BRUXELAS
Primeiramente, eu sugiro que você inicie o seu roteiro de 2 dias em Bruxelas pela Grand-Place, a praça principal. Para se ter uma ideia, ela é conhecida como o centro geográfico, histórico e comercial da capital da Bélgica, e em 1998 a praça entrou para a lista de Patrimônio Histórico Mundial, da Unesco.
Aliás, a Grand-Place de Bruxelas existe desde o século XI, quando sediava mercados ao ar livre. Nela, se encontram os edifícios que melhor representam a linda arquitetura belga do século XII, como:
l PREFEITURA MUNICIPAL (Hôtel de Ville)
Se trata de um edifício de estilo gótico do século XV que, além da arquitetura detalhada e linda, ainda tem como destaque uma torre de 96 metros de altura. Aliás, a construção é considerada uma das mais importantes presentes na praça.
Há visitas guiadas, porém, os horários são bastantes reduzidos e somente nas terças e quartas: 13h45 (em holandês), 14h30 (em francês) e 15h15 (em inglês).
l RESIDÊNCIA REAL
Na Grand-Place de Bruxelas também está a Maison du Roi, a Casa do Rei (sim, a Bélgica é um país com monarquia constitucional). A mansão foi construída em 1536 (reformada em 1873), e atualmente abriga o Museu da Cidade de Bruxelas, onde estão expostas pinturas, esculturas, fotos e mobílias valiosas.
O museu está aberto de terça a domingo, das 10h às 17h, e o preço da entrada é de 10 Euros.
l MAISON DES DUCS DE BRABANT
A Maison des Ducs de Brabant é um grande edifício formado por 6 mansões geminadas. Se trata de um conjunto de estilo neoclássico flamengo muito bonito e que merece uns minutos de atenção.
2) MANNEKEN PIS
O que mais fazer em Bruxelas em 2 dias? Certamente, visitar o Manneken Pis, monumento que está poucos minutos caminhando da Grand-Place de Bruxelas.
Possivelmente você já tenha visto em alguma foto a imagem de um menino urinando, a qual virou uma atração turística de Bruxelas. Então, se trata do Manneken Pis (menino urinando), uma estátua de apenas 61 centímetros que se tornou um dos símbolos da capital.
O Manneken Pis foi colocado no local em 1619, e representa a necessidade de água potável e fresca na área.
Cabe destacar que já foram várias as tentativas de roubo da estátua, a qual é vestida com roupas diferentes de acordo com a ocasião festiva. Aliás, a estátua conta com um guarda-roupa com cerca de 900 peças.
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa: saiba mais
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- Veja dicas sobre o que levar na mala
3) CATEDRAL DE BRUXELAS, DE ESTILO GÓTICO
Com nome oficial de São Miguel e Santa Gúdula, a catedral é uma das construções mais imponentes de Bruxelas, toda em estilo gótico. Devido à beleza, se tornou uma atração turística da capital belga.
Aliás, a igreja era chamada apenas de São Miguel até 1047, quando os restos de Santa Gúdula (falecida em 712) foram depositados no local. Desde então, a catedral passou a ter o atual nome.
- Horário de abertura: das 7h às 18h (de segunda a sexta) e das 8h às 18h (sábados e domingos, com visitas até às 14h)
- Preço da entrada: grátis ou 2 Euros (Sala de Tesouros) e 3 Euros (Cripta)
#DicaVidaNaMala | O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na Bélgica. Aliás, a cobertura mínima exigida é de 30 mil Euros e, caso você não tenha um, pode ter problemas logo na imigração. No entanto, a parte boa é que os leitores do Vida Na Mala tem até 15% de desconto na compra de planos internacional, os quais podem ser parcelados em até 6 vezes! Para saber mais, clique aqui!
4) PALÁCIO REAL E PARQUE DE BRUXELAS
Como dito antes, a Bélgica tem rei (e o seu palácio foi construído entre 1783 e 1934). Então, é no Palácio Real onde o rei Filipe realiza as suas atividades como chefe de Estado, ao exemplo de reuniões e audiências.
Normalmente, é possível visitar o palácio entre 21 de julho (Dia Nacional da Bélgica) e início de setembro – de terça a domingo, das 10h30 às 17h.
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
Dá uma conferida no parque
Já em frente ao palácio, está o Parque de Bruxelas, antigo refúgio de caça da realeza. No entanto, nos dias atuais o parque é utilizado pelos moradores da cidade, os quais o buscam para relaxar. Além disso, ao redor do parque ainda se encontra o edifício do Parlamento, o outro poder belga.
A região é uma das mais bonitas da capital. Desse modo, acredito que você a deva acrescentar no seu roteiro de o que fazer em Bruxelas em 2 dias.
- Como chegar: caminhando (15 min), metrô (Linhas 1 e 5), bonde (Linhas 92 e 94)
5) NOTRE DAME DU SABLON
Para muita gente, a Notre Dame du Sablon é uma das igrejas mais bonitas do país, tendo com um dos destaques o púlpito de madeira talhada, construído em 1697. O bacana é que a igreja está a apenas uns 3 minutinhos do Palácio Real.
Toda de estilo gótico, a igreja tem um interior todo decorado com elementos de vários séculos. Aliás, é um local de peregrinação desde a Idade Média.
- Horário de abertura: das 9h às 18h30 (de segunda a sexta) e das 10h às 19h (sábados e domingos)
- Preço da entrada: grátis
Dica: passeio GRÁTIS caminhando pelas ruas de Bruxelas
6) PALÁCIO E PARQUE CINQUENTENÁRIO
No Parque Cinquentenário, você encontra mais a respeito de o que fazer em 2 dias em Bruxelas. Ali, está o Arco do Triunfo Les Arcades du Cinquantenaire.
O Arco faz parte da construção do Palácio do Cinquentenário, um edifício em forma de U inaugurado em 1905 para celebrar os 50 anos da Bélgica como um país independente. Contudo, se tornou uma das principais atrações turísticas de Bruxelas e da Bélgica.
Atualmente, o Palácio abriga 3 museus: da História Militar, do Cinquentenário, de Arte e História e Autoworld (que concentra uma grande exposição de mais de 300 carros de diferentes épocas).
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
– Museu de História Militar: aberto diariamente, das 9h às 17h (entrada: 11 Euros).
– Museu de Arte de História: aberto de terça a sexta, das 9h30 às 17h, e sábado e domingo, das 10h às 17h (entrada: 11 Euros)
– Autoworld: aberto diariamente, das 10h às 17h (entrada: 15 Euros)
Dica: Brussels Card: descontos em 40 museus e acesso ao transporte público de Bruxelas
- Como chegar: caminhando (34 min), metrô (Linhas 1 e 5), bonde (Linhas 22, 27 e 80)
7) ATOMIUM
O Atomium é uma das principais atrações turísticas de Bruxelas, e foi construído em 1958 para uma exposição temporária. Possui 103 metros de altura e representa um átomo de ferro, só que ampliado 165 milhões de vezes.
A construção possui tubos que ligam as suas 9 esferas, cada uma com 18 metros de diâmetro. As esferas abrigam exposições permanentes, e contam com janelas que permitem ter uma vista panorâmica de Bruxelas.
Curiosidade
Como o Atomuim foi construído para uma exposição, a ideia inicial era desmanchá-lo depois de 6 meses (algo parecido com a Torre Eiffel, em Paris).
Porém, a obra se tornou um dos símbolos da cidade, e nos dias atuais recebe milhares de turistas. Certamente deve estar num roteiro de o que fazer em Bruxelas em 2 dias.
Fique atento: filas para entrar no Atomium são comuns. Desse modo, sugiro que você compre entradas pela internet (clique aqui para saber mais)
- Horário de abertura: diariamente, das 10h às 18h – o restaurante é aberto até às 23h
- Preço da entrada: 16 Euros
- Onde comprar a entrada: no local ou pela internet
- Como chegar: parada Heysel: Metrô (Linha 6), Bonde (Linha 51), Ônibus (Linhas 84 e 88)
8) MINI-EUROPA
Ao sair do Atomium, eu sugiro que você conheça o Parque Mini-Europa, outra atração turística que entra na lista de o que fazer em Bruxelas em 2 dias.
A Mini-Europa é uma espécie de museu a céu aberto, o qual abriga 350 maquetes que representam 80 cidades do continente europeu. Ou seja, lá, você encontra réplicas em miniatura do Coliseu, da Torre Eiffel e do Big Ben, por exemplo.
O parque foi inaugurado em 1989, e recebe ao redor de 300 mil visitantes todos os anos (é uma atração para crianças e adultos).
Sugestão: como filas para entrar no local são frequentes, sugiro que você compre a entrada pela internet (para isso, clique aqui)
- Horário de abertura: das 9h30h às 18h (de 14 de março a 30 de junho), das 9h30 às 20h (de julho a setembro) e das 10h às 18h (de outubro a 6 de janeiro). Fechado de 7 de janeiro a 13 de março
- Preço da entrada: 20 Euros
- Onde comprar a entrada: no local ou pela internet
- Como chegar: caminhando, a partir do Atomium
LEIA TAMBÉM
- De Bruxelas a Bruges: como ir e o que fazer
- 1 dia em Luxemburgo: veja o que visitar
- Maneiras de viajar sozinho e fazer amigos
- Descubra o prazer de viajar sozinho
9) BASÍLICA DE SACRÉ-COUER
A Basílica de Sacré-Coeur é uma igreja de estilo Art Decó, e a sua construção possui 89 metros de altura e 167 de comprimento, sendo a 5ª maior do mundo. A obra, que foi erguida em comemoração ao 75º aniversário da independência da Bélgica, iniciou em 1905, mas só terminou em 1971.
Um dos principais destaques da Basílica de Sacré-Coeur é a sua cúpula esverdeada. Aliás, a construção conta com um mirante com vistas de 180º, o qual está a 53 metros de altura.
Sendo assim, você também pode incluir a basílica na sua lista de o que fazer em Bruxelas em 2 dias.
- Horário de abertura: das 8h às 18h (durante o verão europeu), e das 10h às 17h (durante o inverno)
- Preço da entrada: 8 Euros (mais barato com o Brussels Card)
- Como chegar: metrô (Linhas 2 e 6, estação Simonis), ônibus (Linhas 49 e 87, parada Riethuisen) e bonde (Linha 19, parada Bossaert-basilique)
10) MUSEU DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Se você é um apaixonado pelos quadrinhos, saiba que em Bruxelas há um museu somente dedicados a eles (considerado um dos mais importantes do mundo).
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
O Museu da História em Quadrinhos de Bruxelas conta com mais de 6 mil obras originais e, no local, se explica todo o processo de criação dos quadrinhos. Em outras palavras, merece uma visita caso você aprecie também o processo por detrás das estórias.
Aliás, o grande destaque do local é Tintim, personagem criado por Hergé em 1929. Traduzida para mais 40 idiomas, a obra já vendeu ao redor de 140 milhões de cópias por todo o mundo.
- O museu abre diariamente, das 10h às 18h, e a entrada custa 13 Euros (grátis se você tiver o Brussels Card).
11) MONT DES ARTS
Mais uma dica de que inserir no roteiro de 2 dias em Bruxelas é o Mont des Arts, criado entre 1956 e 1958. Trata-se de um complexo urbano e histórico na região central da capital, onde estão localizados edifícios como a Bibliothèque Albert I e os modernos Palais de la Dynastie e Palais Congrès.
O bacana é que do alto da praça você tem uma vista bem bacana da parte baixa e central de Bruxelas, assim como aprecia (com destaque) o jardim do local.
+ Dicas gastronômicas
l Participe de um workshop dos famosos “chocolates belgas”
Como se sabe, os chocolates belgas estão entre os mais famosos do mundo. Aliás, são tão famosos que há até um museu do chocolate na cidade. Além disso, há diversos passeios que envolvem degustação, visita a fábricas e workshops de chocolate! Ou seja, não deixe de aproveitar isso também! 😉
Na oficina, você prepara o seu próprio chocolate, escolhendo ingredientes e recheios, por exemplo (clique aqui para saber mais).
l Faça um tour de cerveja
A Bélgica conta com uma das maiores variedades de cerveja do planeta! Não à toa, desde 2016 a cultura da cerveja no país passou a fazer parte da lista de Patrimônio Histórico da Humanidade, da Unesco.
Como não poderia deixar de ser, há o turismo da cerveja em Bruxelas, que propicia a degustação de diversas marcas e sabores.
O bacana é que há diversas opções bacanas para quem deseja conhecer e degustar da arte cervejeira belga, como: excursão com degustação e lanches e também curso de cerveja belga com degustação, é claro 😉
Ainda há um que engloba mais tentações, como: degustação de cervejas, chocolates e waffles!
l Prove os deliciosos waffles
Bem, acredito que você também já tenha ouvido falar dos waffles belgas, ainda mais se for um amante de doces, como eu! Enfim, se estiver na capital, aproveite a oportunidade.
Famosos no mundo inteiro, os waffles se tornaram uma atração turística em Bruxelas, onde você encontra de todos os tipos e sabores. Além disso, você os encontra em cada esquina e a qualquer hora do dia (ou da noite).
O bacana é que há passeios que incluem degustação de waffles, assim como oficinas de fabricação da iguaria (saiba mais aqui).
DICAS DE OUTROS ROTEIROS PELA EUROPA
- O que fazer em 3 dias em Barcelona
- 7 dicas sobre o que fazer em Lisboa
- O que fazer em Varsóvia, a capital da Polônia
- Roteiro de 1 dia em Pisa saindo de Florença: entenda como
- 15 dicas de o que fazer em Sevilha, uma lidenza da Espanha
- O que fazer em Amsterdam: tudo o que você precisa saber
- Conheça as principais obras de Gaudí em Barcelona
- O que fazer em Madrid: dicas, serviços e muito mais
- Tudo sobre Segóvia, uma pérola pertinho de Madrid
- Os principais pontos turísticos de Toledo, a primeira capital espanhola
O que fazer em Bruxelas à noite
Para iniciar, é preciso dizer: Bruxelas à noite é segura, é bonita e é cheia de vida. Por isso, resolvi destacar aqui umas dicas de o que curtir na noite da capital belga.
– Grand-Place
Trata-se da região mais central da cidade (muito escolhida por turistas para se hospedar),
e que também concentra diversas atrações noturnas, com destaques para café-bars como: o animado Delirium Café e o Archidud, que tem sempre música ao vivo. Além disso, é na mesma zona onde se encontra o famoso Hard Rock Café.
– Anneessens
A grana tá curta? Então a sugestão de onde curtir a noite em Bruxelas é a área de Anneessens, que concentra estudantes e mochileiros, por exemplo. Na Anneessens, procure pelos seguintes bares: Cobra Bar e Lord Byron.
– Ixelles
Outra região para curtir a noite é Ixelles, onde você encontra diversos bares bacanas com música ao vivo, como o Le Café Floréo e o Sounds Jazz Club.
– Saint Jacques
Se a ideia é uma cena mais alternativa, o seu lugar é o distrito de San Jacques, que conta com clubes e destaque para os chamados Gay Bars. Entre os locais mais badalados estão o Le Belgica, o Le Baroque e o La Réserve.
+ DICAS NOTURNAS EM BRUXELAS
Além disso, você pode participar de passeios guiados, o que são uma ótima oportunidade de conhecer pessoas e ainda ótimos lugares da noite belga – veja sugestões:
- Pub crawl de 3 horas por bares e festas de Bruxelas com bebidas
- Excursão de degustação de cerveja com 8 cervejas e lanches
- Descubra as cervejarias da Bélgica com um local
Comidas típicas de Bruxelas
Uma vez na Bélgica, nada mais justo do que experimentar comidas típicas do país, não é? Então, abaixo deixei algumas dicas de comidas típicas de Bruxelas, assim como locais para provar as delícias 😉
– Praline belga
Se trata do mais tradicional chocolate belga, o qual você encontra facilmente em Bruxelas e já deve ter visto em mercados no Brasil. Outra maneira de provar a iguaria é fazer pode participar de workshops de chocolate, os quais incluem degustação (saiba mais aqui).
– Waffle belga
Como escrevi acima, é difícil ir embora de Bruxelas sem provar os waffles belgas. Você encontra diversos sabores em vários locais nas ruas da capital, com destaque para as unidades da Maison Dandoy. Além disso, você pode participar de oficinas de fabricação (saiba mais aqui).
– Batatas fritas belgas
As batatas fritas belgas são mais uma dica de o que comer em Bruxelas. Aliás, muitos dizem que são as melhores batatas fritas do mundo, as quais são encontradas pelas ruas da capital. Além disso, você pode prová-las na excursão por Bruxelas + pratos típicos (saiba mais aqui).
– Almôndegas belgas
As almôndegas belgas (feitas com carnes bovina e suína) são servidas num molho marrom, o qual é preparado com base de maçã, pera, cebola e vinagre. Se trata de um prato gostoso mesmo, o qual pode ser provado no restaurante Brasserie de la Presse.
– Waterzooi
O Waterzooi é um ensopado de peixe e vegetais típico da culinária belga, o qual pode ser acompanhado de gemas, natas e mariscos. Aliás, se você se interessa em experimentar o prato, a dica é procurar pelo restaurante Le Cirio. Do mesmo modo, pode provar o Waterzooi na excursão por Bruxelas + pratos típicos (saiba mais aqui).
Passeios de 1 dia saindo de Bruxelas
Como eu disse anteriormente, eu fiquei 2, dos meus 4 dias, em Bruxelas. Os outros, dediquei a passeios em locais perto da capital (veja dicas de bate e volta):
l BRUGES, A CIDADE MEDIEVAL
É considerada uma das cidades mais bonitas da Bélgica, assim como uma das mais medievais. Aliás, Bruges também é conhecida como a “Veneza do Norte”, por causa da quantidade de canais. Está a pouco mais de 1 hora da capital e pode ser acessada por trem, ônibus ou carro.
Além disso, há diversos passeios guiados de 1 dia saindo Bruxelas (alguns incluem Gante), os quais duram em torno de 10 horas.
Sugestão de leitura: Clique aqui para ler artigo que escrevi sobre Bruges
l GANTE, A JOIA BELGA
Gante, ou a “A joia de Flandre”, é considerada uma das cidades medievais mais bem conservadas da Europa, assim como Bruges. Gante tem no Castelo de Geraldo, o Diabo, uma das suas principais atrações, assim como os canais que a cortam.
Além disso, a cidade está a menos de 1 hora de Bruxelas, e igualmente pode ser acessada por diferentes meios de transporte (veja mais aqui).
Do mesmo modo, há passeios de bate e volta guiados de 1 dia entre Bruxelas e Gante (alguns incluem Bruges).
l AMSTERDAM, A CAPITAL HOLANDESA
Que tal fazer um bate e volta de 1 dia até a incrível Amsterdam, a capital holandesa? Então, se você tiver um tempo extra no roteiro em Bruxelas, pode contratar um passeio que dura cerca de 12 horas.
Vale a pena? Olha, se você está com pouco tempo e não terá a oportunidade de passar uns dias em Amsterdam, eu acho que vale. Do contrário, eu sugiro que você dedique uns dias à capital holandesa.
Sugestão de leitura: O que fazer em Amsterdam: tudo o que você precisa saber
l LUXEMBURGO, UM DOS MENORES PAÍSES DO MUNDO
Luxemburgo é um dos menores países do mundo, com cerca de 600 mil habitantes, e está a cerca de 2 horas distante de Bruxelas. Aliás, quando visitei o lugar, me senti num filme medieval. Por isso, acho que vale muito a pena passar 1 dia lá.
Você pode fazer o trajeto entre Bruxelas e Luxemburgo pegando trem ou ônibus ou ainda por meio de um passeio guiado – indico muito (saiba mais aqui).
Sugestão de leitura: clique aqui para ler artigo que escrevi sobre Luxemburgo
l LEUVEN, UMA LINDEZA DA REGIÃO DA FLANDRES
Mais uma dica de o que conhecer nos arredores de Bruxelas é a cidade universitária de Leuven, considerada uma das mais lindas da região da Flandres por causa de sua arquitetura e história.
Entre os destaques estão a Prefeitura, considerada uma obra-prima gótica, assim como o bairro de Begijnhof, declarado Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.
O bacana é que Leuven está a apenas 30 minutos distante em trem de Bruxelas (confira aqui preços e horários). Além disso, se você tiver interesse, pode ainda optar por um passeio guiado (saiba mais aqui).
Vale a pena alugar um carro?
A Bélgica é um país pequeno, qual pode ser percorrido tranquilamente de carro. Desse modo, se você pretende ficar alguns dias em Bruxelas e ainda conhecer a região, sugiro que alugue um veículo. O buscador mais usado na Europa é o Rentalcars.
Através dele, você pode reservar o carro ainda estando no Brasil, e evita o pagamento do IOF (imposto sobre transações internacionais). Além disso, ainda pode parcelar o pagamento em até 12x no cartão (clique aqui para saber mais).
Perguntas e respostas
1) O que não pode deixar de fazer em Bruxelas?
Há algumas coisas que você não pode deixar de fazer em Bruxelas, como: conhecer a Grand-Place (onde estão alguns dos edifícios mais lindos da capital); tirar uma foto do Manneken Pis (símbolo da cidade); visitar o Palácio e Parque Cinquentenário e o gigante Atomium.
2) O que fazer em Bruxelas em 1 dia?
Se você tiver somente 1 dia para conhecer Bruxelas, eu sugiro que priorize alguns dos principais pontos turísticos da capital, como os que destaquei na pergunta anterior: Grand-Place (onde estão alguns dos edifícios mais lindos da capital); Manneken Pis (símbolo da cidade); Palácio e Parque Cinquentenário e o gigante Atomium.
3) O que fazer em Bruxelas sozinho?
Pra falar a verdade, tudo o que fiz em Bruxelas foi sozinho. Ou seja, você pode aproveitar as atrações turísticas da capital estando acompanhado ou não.
Mesmo assim, separei algumas dicas de como conhecer pessoas e de o que fazer em Bruxelas sozinho:
– Se hospede num hostel
Sério, é a melhor maneira de conhecer pessoas e, assim, encontrar parcerias para sair à noite ou fazer passeios. Aliás, passei 1 ano da minha vida fazendo isso! O bacana é que Bruxelas conta com vários hostels bacanas, como você pode conferir aqui.
– Faça algum passeio em grupo
Outra maneira de conhecer pessoas é fazendo alguma excursão em grupo, como uma caminhada guiada por Bruxelas. Se trata de uma ótima maneira de saber mais sobre a cidade e fazer novas amizades. Abaixo, separei algumas sugestões bacanas:
- Passeio guiado a pé e grátis pelos pontos turísticos de Bruxelas
- Passeio guiado a pé e grátis por locais alternativos de Bruxelas
- Tour do chocolate e da cerveja pela capital belga
– Participe de um Pub Crawl
O pub crawl é algo muito popular na Europa: você participa de um passeio guiado de bar em bar com um grupo de pessoas, no qual bebidas normalmente estão incluídas. Aliás, é uma maneira bacana de conhecer gente, principalmente se você estiver viajando sozinho em Bruxelas – veja duas dicas:
- Pub crawl de 3 horas por bares e festas de Bruxelas com bebidas
- Excursão de degustação de cerveja com 8 cervejas e lanches
4) Pode beber nas ruas de Bruxelas?
Não, você não pode beber nas ruas centrais de Bruxelas desde 2020. Ou seja, somente em bares e lugares autorizados. Então, caso você desrespeite a lei, pode pagar uma multa de até 350 Euros.
5) É seguro andar em Bruxelas?
Sim, é seguro andar em Bruxelas. De todo modo, é sempre bom tomar alguns cuidados, como evitar lugares distantes e escuros, assim como ficar atento aos ‘batedores de carteira’ no transporte público.
#DicaVidaNaMala | O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na Bélgica. Aliás, a cobertura mínima exigida é de 30 mil Euros e, caso você não tenha um, pode ter problemas logo na imigração. No entanto, a parte boa é que os leitores do Vida Na Mala tem até 15% de desconto na compra de planos internacional, os quais podem ser parcelados em até 6 vezes! Para saber mais, clique aqui!
6) Qual a língua falada em Bruxelas?
Oficialmente, Bruxelas tem 2 línguas: o francês e o flamengo (uma variante do neerlandês). Além disso, você consegue facilmente se comunicar em inglês, já que a capital belga é super cosmopolita.
7) Preciso de seguro viagem para a Bélgica?
Sim, o seguro viagem é obrigatório para entrar na Bélgica e outros países da União Europeia.
Aliás, se você não contratar um seguro viagem, pode encontrar problemas logo na imigração. Ou seja, melhor não arriscar.
Onde contratar: sempre e uso o buscar da Seguros Promo, que conta com diversas opções de preços e coberturas (saiba mais aqui).
Dicas finais sobre o que fazer em Bruxelas em 2 dias
Dá uma olhada nas dicas finais, mas não menos importantes, sobre o que fazer em Bruxelas em 2 dias:
Como chegar e sair
Não há voos diretos entre o Brasil e Bélgica, mas há conexões em países perto, como a Holanda e a França, por exemplo. Aliás, o aeroporto de Bruxelas recebe voos de toda a Europa. Muitos deles costumam sair bem em conta, principalmente se você voar por uma companhia low cost.
- Dica: no buscador Skyscanner é possível comparar os preços e encontrar os melhores voos para Bruxelas durante o ano todo.
DE ÔNIBUS E TREM
Bruxelas é uma cidade muito bem comunicada por trem e ônibus com boa parte da Europa. Sendo assim, resolvi destacar alguns dos principais destinos:
- Bruges: saiba mais aqui
- Luxemburgo: saiba mais aqui
- Antuérpia: saiba mais aqui
- Roterdã (Holanda): saiba mais aqui
- Amsterdã (Holanda): saiba mais aqui
- Eindhoven (Holanda): saiba mais aqui
- Bonn (Alemanha): saiba mais aqui
- Dortmund (Alemanha): saiba mais aqui
- Frankfurt (Alemanha): saiba mais aqui
- Paris (França): saiba mais aqui
-
Onde ficar em Bruxelas
A capital belga possui uma boa oferta de hospedagem. Desse modo, resolvi deixar algumas sugestões de hotel e hostel na região central da capital:
– DICA 1 DE HOTEL: easyHotel Brussels City Centre
A minha primeira dica de hotel é o easyHotel Brussels City Centre, que conta com quartos confortáveis com banheiros privativos.
Aliás, o hotel possui ótima localização, estando perto dos principais pontos turísticos de Bruxelas (clique aqui para saber mais).
– DICA 2 DE HOTEL: Brussels Marriott Hotel Grand Place
A minha segunda sugestão de onde ficar em Bruxelas é o Brussels Marriott Hotel Grand Place, o qual também está no centro da capital.
Aliás, o hotel oferece quartos amplos com banheiro privativo (clique aqui para saber mais).
– DICA DE HOSTEL: Brxxl 5 City Centre Hostel
Se você está buscando por um espaço mais econômico, a minha dica é o Sleep Well Youth Hostel.
O hostel é moderno, e está localizado na região central de Bruxelas e também conta com quartos individuais (clique aqui para saber mais).
-
MAIS: Se você quiser ver mais opções de hospedagem em Bruxelas, clique aqui
Como se locomover
Bruxelas é uma cidade que conta com diversos meios de transporte, todos bastante eficientes: metrô, bonde, ônibus e trem. Além disso, conta com táxi e Uber.
- Sugestão: você pode comprar o Brussels Card ao viajar para Bruxelas. A parte boa é que, além de permitir o uso do transporte público, o cartão também dá descontos (de até 100%) e mais de 40 museus (clique aqui para saber mais).
Quando ir a Bruxelas
Bruxelas é bonita também no inverno, porém, faz frio. Entre novembro e abril são comuns temperaturas entre 1º e 8º (às vezes, menos). Já durante os meses de calor (entre maio e setembro), as temperaturas ficam entre 20º e 25º.
Importante saber
O período de calor coincide com as férias na Europa. Desse modo, é comum que Bruxelas seja invadida por turistas. Isso, em algumas situações, gera fila na hora de comprar ingressos.
Desse modo, se você for nessa época, eu sugiro que reserve entradas e passeios com antecedência pela internet.
+ Seguro viagem obrigatório
Sim, para entrar na Europa, você precisa contar um seguro viagem internacional. Do contrário, pode ter problemas já na imigração.
Eu sugiro que você procure por um seguro viagem barato no Seguros Promo. Além disso, se você utilizar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha até 15% de desconto. Veja simulação:
E aí, gostou das dicas sobre o que fazer em Bruxelas em 2 dias? Gostaria de saber mais ou contribuir com alguma informação? Então deixe o seu comentário abaixo.
✈️ VOOS BARATOS: Skyscanner e Kiwi
🛌🏼 HOSPEDAGEM: Booking.com
🏥 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
🎟️ PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
🚍 TRENS E ÔNIBUS: OMIO
💳 CARTÃO INTERNACIONAL: WISE
🚗 ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO ❤️
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!