Morar na Califórnia Hermosa Beach

QUER SABER COMO É MORAR NA CALIFÓRNIA?

Total
0
Shares

    SOBRE MORAR NA CALIFÓRNIA

    Conheci a Sophia Corá por meio de uma amiga que temos em comum. Na época, ambos vivíamos em Barcelona, e foi amizade à primeira vista. Quando fui embora da capital da Catalunha, foi a Sophia a última pessoa que vi antes de pegar o avião de volta a Dublin.

    RESUMO DA ENTREVISTA

    •  A decisão de ir para os Estados Unidos
    • Morar na Califórnia
    • Pontos positivos
    • Pontos negativos
    • A vida de um imigrante
    • O custo de vida
    • O lazer
    • Dicas para quem está pensando em ir
    • Seguro Viagem obrigatório

    Desde então, já se passaram 3 anos. Nesse meio tempo, ela flertou com a Irlanda, mas acabou indo morar na Califórnia, mais especificamente em Hermosa Beach, uma pequena cidade a menos de 1 hora da famosa Los Angeles.

    Em Hermosa Beach, ela ficou por 3 meses, período pelo qual trabalhou no negócio do tio. Por meio de mensagens de WhatsApp, Sophi, que hoje reside novamente em Porto Alegre, me contou como foi morar na Califórnia.

    Quer saber mais sobre a experiência? Então dá uma olhadinha na entrevista a seguir.


    1 Vida na Mala: antes de morar na Califórnia, você havia se mudado para a Irlanda. O que fez com que pegasse a mala e fosse para os Estados Unidos?

    Sophia: morei na Irlanda por 20 dias. Dentro dos meus planos, iria ficar por lá por 1 ano. Mas, não sei, eu meio que decidi que não era o que eu queria no momento. Não que eu não goste da Irlanda, mas foi algo de feeling, sei lá.

    Aí, coincidentemente, meu tio, que mora na Califórnia há mais de 30 anos, me mandou uma mensagem perguntando como as coisas estavam na Irlanda. Me contou que havia perdido 2 funcionárias, e que tinha se lembrado de mim, que gostaria que eu fosse trabalhar com ele durante o verão.

    Naquele momento, pedi uma semana para pensar. Eu estava em Galway, mas havia cogitado ir para Dublin por ser maior. Prefiro cidades maiores (por mais que eu vá nos mesmo lugares sempre!).

    Mas, então, eu decidi que iria embora da Irlanda. Comprei a passagem e fui para a Califórnia. Fui trabalhar com o meu tio, que tem uma loja de sanduíches perto da praia, em Hermosa Beach.

     

    Ver essa foto no Instagram

     

    You said day off? #summer #dayoff #hermosabeach #california #losangeles #sunnyday #mondaymood

    Uma publicação compartilhada por A Hungry Fox (@sophiacora) em

    2 Vida na Mala: morar na Califórnia é o sonho de muita gente. Como foi ir a Hermosa Beach?

    Sophia: meu tio tem a sorte de morar num dos paraísos da Califórnia, cidade que é conhecida por ter uma das melhores praias da South Bay. A cidade fica a 30 km do centro de Los Angeles, entre as praias de Manhattan Beach (praia de famosos) e Redondo Beach, que é um pouco maior.

    Hermosa é super pequena, mas tem restaurantes de alta gastronomia, o que para mim foi muito atrativo. Foi um sonho.


    DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM


    3 Vida na Mala: e quanto tempo você ficou por lá?

    Sophia: infelizmente, o meu plano de morar na Califórnia durou somente 3 meses, tempo permitido pelo visto. Entrei com o visto da cidadania italiana, como turista. Então, eu não quis arriscar e ficar além dos 90 dias. Isso porque, na saída, caso a imigração veja que você esteve ilegal, pode te proibir de entrar no país por até 5 anos.

    4 Vida na Mala: qual foi a primeira impressão que você teve?

    Sophia: a sensação que eu tive foi muito engraçada. Depois do nervosismo de passar pela imigração, saí do aeroporto e me deparei com aquelas palmeiras típicas da Califórnia (que não são nativas da região), com avenidas gigantes, ruas super limpas, pessoas atravessando na faixa, passeando com os seus cachorros.

    É aquele padrão de filme. Sim, parece que você está numa cena de um filme na Califórnia. Tive o privilégio de ficar num quarto com vista para a praia. Foram 3 meses surreais.



    5 Vida na Mala: você poderia destacar alguns pontos positivos de morar na Califórnia?

    Sophia: tive o privilégio de morar em frente ao meu trabalho, o que foi muito bom, pois a vida na Califórnia não existe sem um carro.

    Mas destaco a qualidade de vida que se tem. A galera pratica esportes, joga vôlei pela manhã. O surf faz parte da vida cotidiana das pessoas. Então, quem pode bancar uma vida saudável, vive bem. Além disso, Los Angeles está do lado e possui uma oferta infinita de cafés, restaurantes, opções de lazer.

    Apesar de eu não ter dinheiro para gastar no “estilo americano”, foi tudo muito fora da realidade. Meu tio, que é uma pessoa de classe média, tem barco. Ou seja, o padrão de vida, mesmo se você for de classe média, é super alto.

    A qualidade de vida que você consegue ter ao morar na Califórnia é muito mais alta, é visível. Como eu disse antes, meu tio tem seu próprio negócio, porém, um negócio simples. No entanto, consegue ter um nível de vida muito bom, com filhos estudando em boas universidades privadas.

    e-BOOK

    20 HISTÓRIAS SOBRE COMO VIAJAR PREENCHE O CORAÇÃO!

    6 Vida na Mala: e quanto ao lado negativo de morar na Califórnia? Há algo que te marcou?

    Sophia: como comentei antes, praticamente não existe vida sem carro na Califórnia. Meus tios, por exemplo, moram no subúrbio e necessitam pegar grandes avenidas, as quais têm muitas subidas. Não há ciclovias e, mesmo se houvessem, não seriam estradas indicadas para ciclistas.

    Já o transporte público, é muito falho. São poucas as linhas, e os ônibus dão muitas voltas. Resumindo, você praticamente não consegue se locomover sem ter um carro. Tampouco há ônibus direto ligando as praias.

    Isso, para mim, foi algo bastante negativo. Não sei se as outras partes dos Estados Unidos são tão dependentes de carro como lá.

    Acho que outro lado negativo de morar na Califórnia é tentar comer de maneira saudável. A comida, no supermercado, é cara. Isso até acaba justificando o grande problema que eles têm com a obesidade. Um exemplo: um pé de alface custa 5 Dólares, enquanto um pacote de nuggets custa 2 Dólares.

    No meu caso, que evito comidas industrializadas, acabava gastando muito dinheiro comprando poucas coisas, como saladas e iogurte, por exemplo. Para você ter uma ideia, eu ganhava 15 Dólares por hora, o que é um salário bom, entretanto, o “comer saudável” é caro.




    LEIA MAIS ENTREVISTAS


    7 Vida na Mala: encontrou muitos imigrantes por lá? Como é a relação com os nativos?

    Sophia: a relação com os nativos foi um pouco complicada, pois eu não fiz amigos. Bem, você me conhece. Morei em muitos lugares, fiz amigos por várias partes do mundo, mas lá isso não ocorreu. Como estava focada com o trabalho, eu não me preocupei. No entanto, apesar de todos serem muitos simpáticos, ninguém te dá muita abertura, te convida para tomar uma cerveja, por exemplo.

    Ou seja, o pessoal foi sempre muito educado, mas ninguém nunca me chamou para fazer algo, para me mostrar a cidade, tomar um café e tal. Se comparar com a Europa, por exemplo, achei uma comunidade muito fechada.

    Aliás, cabe destacar que o lance da imigração é muito presente. Não sofri nenhum preconceito, mas tive a sensação de segregação até em coisas simples.

    Por exemplo: fui para o centro com um amigo do meu primo, o qual é chinês. Ele me levou a lugares chineses para comer, assim como a festas que somente asiáticos frequentam. Senti que até mesmo eles me olhavam de maneira distinta.

    Eu pensava: “mas eu não sou tão diferente de você, você também imigrante”. Mas não importa, há uma separação bem forte em termos de comunidades.

    Morar na Califórnia Estados Unidos
    Põr do sol em Hermosa Beach, na Califórnia (foto: PC – My Shots@Photography/Flickr)

    8 Vida na Mala: muita gente, como eu, se questiona sobre o custo de vida lá. É muito alto? Questões como aluguel, transporte, lazer…

    Sophia: morar na Califórnia é caro, o aluguel é altíssimo. Eu pagava um preço bom porque o apartamento era de um amigo do meu tio. No entanto, o aluguel de 1 quarto na zona onde eu estava, gira ao redor de 1.500 Dólares. No centro, talvez um pouco menos.

    O transporte era barato, ao redor de 2 Dólares, mas é escasso. Talvez seja por isso que o pessoal pouco o usa. Aliás, eu diria que o transporte público chega a ser dispensável, ainda mais levando em consideração que se pode comprar um carro, mesmo que seja velho, por 300 Dólares.

    9 Vida na Mala: e quanto ao mercado de trabalho: é difícil encontrar emprego?

    Sophia: depende da profissão. Meu tio, por exemplo, sempre teve dificuldade de encontrar funcionários que estivessem dispostos a trabalhar do jeito que ele trabalha, ou seja, fazendo um pouco de tudo.

    Acho que isso ocorre principalmente em áreas de padrão de vida mais alto, onde nem todos podem morar. Aí, claro, quem mora em outras áreas, normalmente procura trabalho perto de casa.

    Mas, oferta há. Los Angeles é uma cidade muito grande, e vários estabelecimentos, como bares, restaurantes, hotéis, estão sempre com vagas abertas. Já em relação a trabalho para pessoas com graduação, em áreas mais específicas, eu não sei dizer.


    10 Vida na Mala: diversão! Como é morar na Califórnia no quesito lazer? Você gostou?

    Sophia: como eu disse, Los Angeles tem de tudo. No meu caso, que sou muito interessada em bares, restaurantes e coisas diferentes, ia uma vez por semana para o centro da cidade. Saía à noite e só via coisas espetaculares. Aliás, há lugares surreais, muito à frente do que pensamos, fazemos e consumimos hoje.

    Então, eu acho que a Califórnia tem uma infinidade de possibilidades. Tem de tudo e para todos. Cores, tamanhos, gostos. Falo mais por Los Angeles, mas creio que seja o mesmo em San Francisco e San Diego, por exemplo.

    Aliás, nem precisa ser em grandes cidades. Até mesmo Venice, que não é grande, há bastante opção de bares, restaurantes. Porém, é cara.

     

    Ver essa foto no Instagram

     

    I think I could get used to this 💛. #california #losangeles #dodgers #letsgododgers #summer #nightout #seetheworldasiseeit

    Uma publicação compartilhada por A Hungry Fox (@sophiacora) em

    11 Vida na Mala: qual conselho você daria para quem está pensando em arrumar a mala para morar na Califórnia?

    Sophia: primeiramente, entrar de maneira legal. Além disso, tem que estar preparado para se manter por pelo menos uns 2 ou 3 meses, principalmente com o aluguel. De preferência, que também tenha alguém conhecido lá, o qual possa ajudar. Isso porque, arrumar a mala para morar na Califórnia sem conhecer ninguém, e sem perspectiva de emprego, pode ser bem complicado.

    Então, para resumir, o conselho é ir preparado e não esquecer ainda do seguro saúde. Eu acho que a Europa é um lugar mais fácil de ir despreparado, de ir sozinho, de buscar um emprego. Já nos Estados Unidos, sinto que as coisas precisam ser mais bem planejadas para a sua própria proteção.

    Como turista já é preciso se preparar, então, para morar na Califórnia, é necessário ainda mais.

    Qualquer coisa pode servir de motivo para deportação ou dar problema com a polícia. Foi por isso, como disse antes, que não quis ficar além dos 90 dias.


    I Dica importante: a importância do Seguro Viagem para os Estados Unidos

    Para quem não sabe, o Seguro Viagem Internacional é super importante nos Estados Unidos. Isso porque o atendimento é privado e considerado um dos mais caros no mundo. Onde contratar um?

    Eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, que oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha até 15% de desconto.

    Veja uma simulação:

    Seguro Viagem:
    América do Norte
    AC 250 AM. NORTE COVID-19 AC 250 AM. NORTE COVID-19
    Assistência médica USD 250.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    WA 100 AM. DO NORTE WA 100 AM. DO NORTE
    Assistência médica USD 100.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Onde buscar por hospedagem

    Encontrar onde ficar na Califórnia é algo fácil, já que o lugar conta com milhares de opções. Como encontrar?

    Eu sempre utilizo o buscador Booking.com, que oferece opções para todos os gostos e bolsos (veja mais aqui).


    E aí, gostou da entrevista sobre morar na Califórnia? Quer saber mais ou tem alguma sugestão? Então deixe o seu comentário abaixo! 😉


    SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS

    Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.

     

    ORGANIZE A SUA VIAGEM

     

    VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi

    HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb

    SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

    PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide

    CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado

    ALUGUEL DE CARRO: Rentcars

     

    VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO 

    Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.

    Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!


    Total
    0
    Shares
    1 comment
    1. NOTA 10! UM DOS BLOGS MAIS COMPLETOS QUE JÁ VI EM RELAÇÃO A ESTE ASSUNTO, GOSTARIA DE CONVERSAR UM POUCO MAIS COM SOPHIA PARA ESCLARECER ALGUMAS DÚVIDAS, CASO A MESMA ESTEJA INTERESSADA, IREI DEIXAR MEU WHATSAPP. +55 (92) 99276-6119

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    You May Also Like