Braga e Guimarães Portugal

ROTEIRO DE 1 DIA EM BRAGA E GUIMARÃES: DICAS COMPLETAS

Total
0
Shares

Confira todas as dicas de como conhecer Braga e Guimarães em 1 dia, duas da mais bonitas cidades no norte de Portugal!

Veja ainda o que visitar, quando ir, onde se hospedar e muito mais!

    ROTEIRO DE 1 DIA EM BRAGA E GUIMARÃES

    Muito possivelmente você já tenha ouvido sobre Braga e Guimarães, no norte de Portugal, não é? Então, se trata de 2 das mais famosas e importantes e bonitas cidades do país, e as quais são visitadas por milhares de turistas todos os anos.

    Aliás, eu estive nas 2 cidades durante a minha passagem por Porto, e confesso que valeu muito a pena. Para se ter ideia, Braga é considerada a capital do turismo religioso do país, enquanto Guimarães é o berço de Portugal, ou seja, onde o país nasceu.

    Desse modo, resolvi escrever um artigo prático sobre o que fazer num roteiro de 1 dia em Braga e Guimarães.

    No texto, destaco os pontos turísticos das 2 cidades, a melhor maneira de realizar os deslocamentos e ainda faço um apartado com dicas dos melhores passeios guiados entre Braga e Guimarães.


    O que saber e o que fazer em Braga

    O QUE SABER SOBRE BRAGA

    Como escrevi no início do texto, Braga é considerada a capital do turismo religioso em Portugal. Desse modo, todos os anos, milhares de pessoas visitam a cidade para conhecer algumas das consideradas mais bela igrejas do mundo.

    Apenas 54 km distante de Porto, Braga conta com cerca de 190 mil habitantes, e possui com uma história milenar.

    • Vai para a Europa? Então veja onde encontrar um seguro viagem obrigatório com ótimo preço e vários benefícios para as suas férias (saiba mais aqui)

    Para se ter uma ideia, a cidade foi fundada muito antes do surgimento de Portugal: século 16 antes de Cristo. Nessa época, tinha o nome de “Bracara Augusta”, isso em homenagem ao imperador romano Augusto.

    Nos dias atuais, além de ser turística, Braga também atrai muitos estudantes (incluindo brasileiros), os quais buscam as famosas universidades da cidade.

    Santuário do Sameiro Braga Portugal
    O Santuário do Sameiro é considerado um dos locais mais bonitos de Braga (foto: Pixabay)

    O QUE FAZER EM BRAGA

    Antes de mais nada, quero destacar que escrevi um artigo completinho com dicas de o que fazer em Braga, no qual falo com detalhes a respeito dos principais pontos turísticos. Então, caso você o queira ler, clique aqui.

    De todo modo, resolvi destacar (de uma forma um pouco mais resumida) o que fazer em Braga a seguir:

    l Caminhar pelo Centro Histórico

    O Centro Histórico de Braga é muito bonito, com destaque para as avenidas Central e da Liberdade. Aliás, a minha dica é que faça uma parada por ali para tomar um café e comer algo doce da rica culinária portuguesa 😉

    l Conhecer a Praça da República

    Se trate da um dos lugares mais emblemáticos de Braga, onde você encontra o Convento e Basílica dos Congregados e a Igreja da Lapa, ambas construções seculares e que têm entrada gratuita.

    Outro ponto da Praça, que foi construída na Idade Média, é a Torre de Menagem, a única edificação conservada do antigo Castelo de Braga (século XIV).

    l Passar pelo Jardim de Santa Bárbara

    Outra dica de o que fazer em Braga é dar uma passadinha pelo Jardim de Santa Bárbara, o qual pertence ao Paço Arquiepiscopal Bracarense.

    Aliás, se trata de um lugar muito bonito, que foi construído ainda na Idade Média. A entrada é gratuita, e o local está aberto de segunda a sexta (das 9h às 12h, e das 14h às 19h30).

    l Apreciar a Sé de Braga

    Construída em 1070, a Sé de Braga é considerada uma das igrejas mais importantes de Portugal, e mescla diversos estilos, como: gótico, romântico, barroco e manuelino.
    O local abriga diversas capelas e um museu com peças eclesiásticas, estando aberto diariamente (das 9h30 às 12h30, e das 14h30 às 17h30).

    l Admirar o Santuário do Sameiro

    O Santuário do Sameiro é uma incrível construção localizada em uma das regiões mais altas de Braga (570 metros), ou seja, de onde se tem uma vista linda.

    O lugar é rodeado de jardins, fontes e construções que fazem parte do complexo, o qual é grátis e abre diariamente das 7h30 às 20h (junho a setembro) e das 7h30 às 18h (outubro a maio).

    l Subir as escadarias do Santuário do Bom Jesus do Monte

    Por fim, a minha última dica de o que fazer em Braga é subir as escadarias do Santuário do Bom Jesus do Monte, a atração turística mais famosa da cidade.

    Ao todo, são 573 degraus e, na subida, você passa pelo Escadório dos Cinco Sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato) e pelo Escadório das Três Virtudes (fonte de fé, fonte da esperança e fonte da caridade).

    Caso você não queira subir a escadaria, pode pegar um funicular que há no local (1,5 euro para a subida ou 2,5 euros ida e volta). Cabe destacar que o Santuário abre diariamente (das 8h às 19h), e a entrada é grátis.

    Santuário do Bom Jesus do Monte Braga
    A escadaria que leva ao santuário tem 573 degraus (foto: Pixabay)
    Sé de Braga Portugal
    A Igreja da Sé de Braga é um dos mais importantes templos românicos do país (foto: Pixabay)

    #DicaVidaNaMala | O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na zona de Schengen, da qual Portugal faz parte. Aliás, a cobertura mínima exigida é de 30 mil Euros e, caso você não tenha um, pode ter problemas logo na imigração. No entanto, a parte boa é que os leitores do Vida Na Mala têm até 15% de desconto na compra de planos internacionais, os quais podem ser parcelados em até 6 vezes! Para saber mais, clique aqui!


    O que saber e o que fazer em Guimarães

    O QUE SABER SOBRE GUIMARÃES

    Como escrevi no início do artigo, foi em Guimarães onde Portugal nasceu, o que a faz uma das mais importantes do país.

    Igualmente localizada na região de Porto (55 km distante), foi em Guimarães onde ocorreram alguns dos principais fatos políticos e militares da história portuguesa, os quais resultaram na independência de Portugal em 1143.

    Até então, Portugal pertencia ao Reino de Castela e Leão (Castilla y Leon), hoje parte do território espanhol.

    • Vai para Portugal? Então que tal alugar um carro e conhecer diversas cidades com comodidade e sem pagar IOF? Saiba mais aqui

    Nos dias atuais, a histórica Guimarães (fundada em 1096), é muito buscada por turistas, os quais visitam os lindos pontos turísticos da cidade de 160 mil habitantes.

    Castelo de Guimarães Portugal
    O Castelo de Guimarães é considerado um dos lugares mais importantes da história de Portugal

    O QUE FAZER EM GUIMARÃES

    Assim como fiz com Braga, escrevi um artigo completo a respeito dos pontos turísticos de Guimarães, destacando como chegar e quanto pagar. Então, caso você o queira ler, clique aqui.

    Porém, do mesmo modo, vou escrever aqui também a respeito de o que fazer em Guimarães!

    l Visitar o Castelo de Guimarães

    Para iniciar, sugiro que você comece o passeio em Guimarães pelo Castelo, o qual foi finalizado em 957. Nos dias atuais, o lugar conta com um museu, o qual explica o processo de independência de Portugal.

    Além disso, o Castelo conta com torres e muralhas muito bem conservadas, as quais podem ser visitadas. O lugar está aberto diariamente, das 10h às 18h, e o ingresso custa 2 Euros.

    l Conhecer o Paço dos Duques de Bragança

    Bem pertinho do Castelo, está o Paço dos Duques de Bragança (uma linda construção do século 15), o qual foi um presente do então rei Dom Afonso Henriques para a sua amante.

    Nos dias atuais, o Paço dos Duques é uma das principais atrações turísticas de Guimarães, pois conta com um grande acervo de obras de arte e pinturas. O lugar está aberto diariamente, das 10h às 18h, e custa 5 Euros.

    Confira também: no pequeno trajeto que separa o Castelo e o Paço, está a pequena Igreja de São Miguel, onde Dom Afonso, “O Conquistador”, teria sido batizado.

    l Tomar um café no Largo da Oliveira

    Localizada no Centro Histórico de Guimarães, o Largo da Oliveira foi construído por Dom Afonso IV para comemorar uma vitória contra os Mouros. Aliás, é outra dica de o que fazer em Guimarães.

    O Largo da Oliveira, que também abriga a bonita Igreja de Nossa Senhora de Oliveira (de estilo gótico), é um ótimo lugar para fazer uma pausa para comer ou beber algo! 🙂

    l Caminhar pelo Largo Brasil até a Igreja de Nossa Senhora

    A minha última dica de o que fazer Guimarães é caminhar pelo Largo da República do Brasil até a Igreja de Nossa Senhora da Consolação.

    A igreja, que foi construída em 1785, tem estilo barroco e possui entrada grátis. Aliás, está aberta das 7h30 às 12h e das 15h às 17h (de segunda a sábado), e das 7h30 às 12h (aos domingos).

    Largo da Oliveira Guimarães Portugal
    O Largo da Oliveira é um dos espaços mais bonitos de Guimarães (foto: Max/Flickr)
    Paço dos Duques de Bragança Guimarães Portugal
    O Paço dos Duques de Bragança é uma dica de o que fazer em Guimarães (foto: Pixabay)

    1 dia em Braga e Guimarães: como ir

    Agora que você sabe um pouco sobre as principais atrações das 2 cidades, é importante entender como chegar a Braga e Guimarães.

    Desse modo, escrevi sobre como chegar a Braga e Guimarães em transporte público, em carro e por meio de passeio guiado.

    1 DIA EM BRAGA E GUIMARÃES EM CARRO

    Para mim, a maneira mais fácil passar 1 dia em Braga e Guimarães é em alugando um carro. Aliás, acredito ser uma alternativa bastante conveniente, principalmente se você estiver acompanhado.

    A parte boa de fazer o roteiro em carro é que você consegue visitar todos os pontos turísticos de uma forma mais tranquila, sem depender de táxi, trens ou ônibus, por exemplo.

    Cabe destacar que os principais pontos turísticos de Braga e de Guimarães estão um tanto quanto distantes uns dos outros, ou seja, fazer tudo caminhando é algo muito difícil. Já a distância entre as 2 cidades é de 25 km.

    Como alugar um carro

    Normalmente, os brasileiros que passam 1 dia em Braga e Guimarães saem de Porto, a principal cidade da região (a qual também recebe voos diretos do Brasil).

    Desse modo, acredito que a forma mais fácil é retirar um veículo em Porto mesmo e, de lá, fazer o roteiro. A parte interessante é que você alugar um carro pela internet ainda estando no Brasil, o que evita o pagamento do IOF (imposto sobre transações internacionais).

    Além disso, há como parcelar o pagamento em até 12x no cartão. Aliás, eu sempre sugiro o buscador da Rentcars, que é o mais utilizado na Europa, assim como o mais confiável.



    1 DIA EM BRAGA E GUIMARÃES EM TRANSPORTE PÚBLICO

    Outra maneira de passar 1 dia em Braga e Guimarães é utilizando o transporte público. Se você sair de Porto, por exemplo, a passagem única de trem ou ônibus custa a partir de 5 euros para Braga, assim como a partir de 6 euros para Guimarães (confira aqui preços e horários).

    Desse modo, o mais indicado seria sair bem cedinho de Porto com destino a Guimarães (que está no caminho de Braga), por exemplo. Visitar os pontos turísticos e, então, seguir para Braga.

    Importante saber

    Infelizmente, não há ligação direta em trem entre Guimarães e Braga. Desse modo, a opção é pegar um ônibus, o qual sai da Central de Camionagem de Guimarães (rodoviária), e custa a partir de 6 euros – o trajeto entre as 2 cidades dura 30 minutos.

    Vantagens e desvantagens

    Sem sombra de dúvida, fazer o trajeto em trem entre as cidades é muito mais econômico do que alugar um carro ou contratar um passeio. No entanto, o barato pode custar caro em alguns quesitos, como:

    l Transporte: muitos dos principais pontos turísticos de Braga e Guimarães estão um pouco distante da região central. Desse modo, é muito possível que você tenha que gastar com táxi em alguns casos.

    l Tempo: uma alternativa seria pegar o transporte público até os pontos turísticos, o que seria bacana em termos econômicos. Porém, você perde bastante tempo em deslocamentos, o que afetaria muito o cumprimento do roteiro de 1 dia em Braga e Guimarães.

    O que fazer, então?

    Diante disso, acredito que há 2 possibilidades. A primeira, é selecionar os pontos turísticos que você pretende visitar, ou seja, deixar algo fora da lista.

    A segunda, seria dormir em uma das cidades. Desse modo, você teria tempo necessário para visitar bem tanto as atrações de Braga, como as de Guimarães.

    Para levar em consideração

    Em Braga, há a opção de contratar contratar um tuk tuk para conhecer os pontos turísticos da cidade (saiba mais aqui). Em Guimarães, há a opção do ônibus turístico (saiba mais aqui).


    LEIA MAIS SOBRE PORTUGAL

    1 DIA EM BRAGA E GUIMARÃES COM PASSEIO GUIADO

    Acredito que essa é uma ótima alternativa para passar 1 dia em Braga e Guimarães (mesmo se você estiver em Porto).

    Isso porque os passeios de 1 dia incluem a visitação de pontos turísticos de Braga e Guimarães, ou seja, excursões são para as duas cidades juntas.

    Aliás, as empresas normalmente incluem o traslado, almoço, deslocamento, guia e os ingressos para alguns monumentos. Ou seja, vale a pena considerar a ideia, ainda mais considerando os custos somados de fazer por conta própria.

    Como se pode imaginar, os passeios guiados tendem a ser um pouco mais caros. Porém, se você levar em consideração o custo que teria para se deslocar entre os pontos turísticos (se for por conta própria), verá que vale muito a pena (confira aqui opções de passeios).

    Além disso, há a vantagem de visitar os pontos turísticos com alguém que conhece os locais e a história de cada lugar.


    Melhores passeios guiados

    Desse modo, resolvi separar alguns dos melhores passeios guiados de 1 dia em Braga e Guimarães abaixo, caso você se interesse:

    1 dia em Braga e Guimarães
    PASSEIO 1

    A primeira dica de passeio de 1 dia em Braga e Guimarães sai de Porto e, ao todo, dura 8 horas.

    MANHÃ: o tour inicia por Guimarães, e passa pelos seguintes pontos turísticos: o Castelo, a Capela de São Miguel, o Palácio dos Duques de Bragança, as igrejas de Nossa Senhora da Consolação e da Nossa Senhora da Oliveira e o Largo da Oliveira.

     ALMOÇO: nos arredores da Praça de São Tiago, em Guimarães

    TARDE: depois do almoço, o tour segue para Braga, e inclui: a Praça da República, a Igreja dos Congregados, a Casa das Rimas, a Torre de Menagem e o Santuário do Bom Jesus do Monte.

    > Veja aqui mais informações sobre a sugestão 1 de passeio
    • Observação: em seguida, o tour retorna a Porto e te deixa no local de hospedagem

    1 dia em Braga e Guimarães
    PASSEIO 2

    Então, caso você esteja buscando por uma alternativa à primeira sugestão de passeio, resolvi destacar uma outra possibilidade. A saída igualmente é de Porto, e a duração é 8 horas.

     MANHÃ: a primeira parada do passeio é em Guimarães, onde se visitam: o Castelo, a Capela de São Miguel, o Palácio dos Duques de Bragança, as igrejas de Nossa Senhora da Consolação e da Nossa Senhora da Oliveira e o Largo da Oliveira.

     ALMOÇO: o almoço é tipicamente português e ocorre em Guimarães, acompanhado de vinho verde, uma especialidade da região. Aliás, o almoço está incluído no passeio.

     TARDE: depois do almoço, o tour segue para Braga, onde você visita: a Praça da República, a Igreja dos Congregados, a Sé de Braga, a Torre de Menagem e o Santuário do Bom Jesus do Monte.

    > Veja aqui mais informações sobre a sugestão 2 de passeio
    • Observação: em seguida, o tour retorna a Porto e te deixa no local de hospedagem


    DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM

    l Mais passeios de 1 dia em Braga e Guimarães

    Caso você queira conferir mais alternativas de passeios de 1 dia em Braga e Guimarães (saindo de Porto), pode clicar aqui.

    + Seguro viagem obrigatório

    Sim, a União Europeia exige que o turista possua um seguro viagem para entrar no continente (clique aqui para saber mais). Aliás, caso você não o tenha, pode ter problemas já na imigração.

    Desse modo, a minha sugestão é que você busque o mais adequado para o seu caso usando o Seguros Promo. Aliás, se trata do meu buscador referência sempre.

    Dica: use o código VIDANAMALA5 e ganhe pelo menos 15% de desconto!

    Seguro Viagem:
    Europa
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 EUROPA (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica EUR 35.000
    Bagagem extraviada EUR 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Como chegar à região

    Braga e Guimarães ficam na região de Porto, a segunda maior cidade de Portugal. Aliás, há voos diretos em Brasil e Porto, o que facilita muito.

    Além disso, o aeroporto do Porto também recebe voos de toda a Europa. Aliás, muitos deles costumam sair bem em conta, principalmente se você voar por uma companhia low cost.

    • Dica: no buscador Skyscanner é possível comparar os preços e encontrar os melhores voos para Porto durante o ano todo.

    DE ÔNIBUS E TREM

    Porto ainda é uma cidade bem comunicada por trem e ônibus. Aliás, abaixo, selecionei alguns dos destinos mais procurados por turistas:

    • Lisboa: saiba mais aqui
    • Coimbra: saiba mais aqui
    • Sant. de Compostela (Espanha): saiba mais aqui
    • Salamanca (Espanha): saiba mais aqui
    • Madri (Espanha): saiba mais aqui

    Do aeroporto ao centro

    O aeroporto de Porto (Francisco Sá Carneiro) é um dos principais do país, e é bem conectado ao centro da cidade.

    • METRÔ: Linha E (cor violeta). A passagem custa 2,25€ + 0,60 do cartão, ou seja, 2,85€ (o cartão pode ser recarregado e utilizado também nos ônibus)
    • ÔNIBUS: Linhas 601, 602, 604 e 3M (verifique qual a melhor opção de acordo com a sua hospedagem)
    • TÁXI: a corrida até o centro fica em torno de 25 Euros
    • UBER: nesse caso, a corrida fica entre 13 e 20 Euros
    • TRANSFER: ainda há opção de contratar um transfer: sugestões: Opção 1. Opção 2
    Sugestão: Desconto em atrações e transporte público incluído: clique aqui para saber mais sobre o Porto Card

    Onde se hospedar

    EM PORTO

    A cidade do Porto conta com uma vasta de oferta de hospedagem: é possível encontrar opções para todos os gostos e bolsos. Além disso, grande parte dos visitantes opta opor dormir em Porto e fazer o passeio de 1 dia em Braga e Guimarães.

    GuestReady

    A minha sugestão de hospedagem em Porto é o GuestReady, que conta com quartos super confortáveis e café da manhã. Além disso, a hospedagem está próxima de alguns dos principais pontos turísticos da cidade, e a avaliação no Booking.com é de 9,0 (clique aqui para saber mais).

    Hotel Centro Porto Portugal Hotel Centro Porto Portugal


    EM BRAGA

    Se a sua ideia for conhecer Braga com calma, eu sugiro que durma na cidade. Apesar de eu não ter ficado na cidade à noite, ouvi coisas boas a respeito. O lado positivo é que, devido ao grande número de visitantes, Braga conta com uma vasta oferta de hospedagem.

    Hotel Dona Sofia

    A minha dica de hotel em Braga é o Dona Sofia, um espaço super bonito e aconchegante. O hotel possui avaliação 8,7 no Booking.com e inclui o café da manhã na diária (clique aqui para saber mais).

    Onde ficar em Braga Hotel em Braga Portugal


    l EM GUIMARÃES

    Agora, se a ideia é aproveitar os encantos noturnos de Guimarães e conhecer tudo com mais calma, você pode considerar a ideia de dormir na cidade. Aliás, abaixo, deixo uma sugestão de hotel.

    Hotel Mestre de Avis

    A minha dica de hotel em Guimarães é o Hotel Mestre de Avis, um lugar aconchegante, com linda decoração e localizado no centro da cidade. Com avaliação de 8,7 no Booking.com, o hotel também conta com café da manhã (clique aqui para saber mais).

    Hotel Centro Guimarães Portugal Hotel Centro Guimarães Portugal


    MAIS OPÇÕES
    • Se você quiser ver mais opções de hospedagem na região, clique aqui

    Quando a visitar

    O tempo na região costuma ser agradável o ano inteiro, inclusive no inverno (entre dezembro e fevereiro), quando as temperaturas costumam ficar na casa dos 7ºC.

    Já durante os meses quentes (junho, julho e agosto), as temperaturas costumam passar dos 30ºC, ou seja, faz calor.

    Importante saber

    O período de calor coincide com as férias na Europa. Desse modo, é comum que Porto, Braga e Guimarães sejam invadidas por turistas. Isso, em algumas situações, gera fila na hora de comprar ingressos.

    Sendo assim, se você for nessa época, eu sugiro que reserve entradas e passeios com antecedência pela internet.

    Perguntas e respostas

    O que fazer em Braga e Guimarães em 1 dia?

    Como destaquei no artigo, há diversos pontos turísticos lindos que você pode conhecer em Braga e Guimarães em 1 dia, com destaque para: as históricas igrejas em Braga e o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.

    Quanto tempo para conhecer Guimarães?

    O ideal seria pelo menos 1 dia para conhecer Guimarães. Porém, se você está na correria e com algum tipo de transporte, em meio dia consegue ver bastante coisa.

    Quanto tempo para conhecer Braga?

    A resposta anterior se aplica a essa pergunta. Ou seja, o ideal para conhecer Braga é 1 dia, porém, na pressa, em meio dia dá para visitar os principais pontos turísticos.

    O que não deixar de fazer em Braga?

    Sem dúvida, o Santuário do Sameiro, a Igreja da Sé e o Santuário do Bom Jesus do Monte.

    O que não deixar de fazer em Guimarães?

    A principal atração turística de Guimarães é o seu histórico castelo, ao lado do Paço dos Duques de Bragança.


    Gostou do texto com dicas de roteiro de 1 dia em Braga e Guimarães? Continua com dúvidas ou gostaria de colaborar? Então, deixe o seu comentário abaixo 😉


    ORGANIZE A SUA VIAGEM

     

    ✈️ VOOS BARATOS: Skyscanner 

    🛌🏼 HOSPEDAGEM: Booking.com

    🏥 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

    🎟️ PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide

    💳 CARTÃO INTERNACIONAL: WISE

    🚍 TRENS E ÔNIBUS: OMIO

    🚗 ALUGUEL DE CARRO: Rentcars

    📲 CHIP INTERNACIONAL: Airalo

     

    VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO ❤️

    Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.

    Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!

    Total
    0
    Shares
    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    You May Also Like