Tudo o que você precisa saber para conhecer Huacachina, considerado o oásis da América Latina.
Além disso, no artigo você vai saber quando ir, onde se hospedar, que passeios pode fazer e muito mais! 🙂
O QUE SENTI AO CONHECER HUACACHINA
Cheguei em Huacachina cedinho, lá pelas 8h. Vinha de uma noite num ônibus, e só queria comer algo fresco e tomar um café preto.
Então, depois de realizar o primeiro desejo, parti para o segundo objetivo: aproveitei que a areia ainda não estava tão quente para subir as dunas.
Eu queria ver aquele lugar de cima, queria ter noção exata de como aquilo era possível. Aí, entre um passo e outro areia acima, eu pensava: não pode ser, cara. Isso é impressionante, parece cena de filme de aventura da Sessão da Tarde.
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
E, depois de penar e penar, cheguei ao topo e, por falta de forças mesmo, tive que sentar. Então, aproveitei para admirar a vilazinha natural, a qual conta com apenas 100 habitantes.
Quando o sol apertou, tirei as últimas fotos desci. O dia ainda reservava muitas atrações, como conto a seguir.
O que saber sobre o oásis
Huacachina é uma pequena vila localizada no sudoeste do Peru, 5 km distante de Ica, a principal cidade da região. Huacachina se formou ao redor de um lago natural cercado por dunas de areia.
Aliás, a vila, que parece coisa de cinema, se tornou uma das principais atrações turísticas do Peru, recebendo milhares de visitantes todos os anos. Sim, muita gente viaja para conhecer Huacachina.
Além disso, o oásis é também uma espécie de “resort” para famílias da região, que o buscam para relaxar e aproveitar as opções de lazer que o local oferece.
Visualizar esta foto no Instagram.
A história de Huacachina
Construída ao redor de um lago natural de cor verde, Huacachina começou a ganhar forma a partir dos anos 60, quando se converteu em um importante balneário na região. No entanto, conta com construções dos anos 20!
Com o tempo, o lugar passou a ganhar fama internacional, sendo hoje conhecida como “O Oásis da América”, o qual vale muito a pena visitar.
Além de da beleza natural do local que cerca o oásis, Huacachina ainda oferece diversas atrações: buggy pelas dunas, a prática do sandboard e a possibilidade de ver o pôr do sol no deserto, como explico a seguir.
Aliás, como é de se imaginar, a vila conta com uma boa estrutura turística, como hotéis, hostels, restaurantes e bares, por exemplo.
O que fazer em Huacachina
Como eu disse antes, se trata de uma pequena vila. Desse modo, você pode até estar se perguntando se há muito o que se fazer em Huacachina.
A resposta é: sim, há muito o que fazer em Huacachina.
Além de conhecer o lugar em si, que já é uma grande atração, Huacachina oferece passeios pelas dunas, a prática do sandboard e ainda a possibilidade de se apreciar um lindo pôr do sol no meio do deserto.
As atrações turísticas do oásis
1) CAMINHE PELA VILA E APROVEITE O LAGO
Para iniciar, a minha primeira dica de o que fazer em Huacachina é, obviamente, aproveitar o lago que dá vida ao oásis.
O local é cercado por um calçadão, o qual oferece uma caminhada muito agradável. Além disso, o lugar conta com muitos bares e restaurantes, onde se pode comer e beber apreciando uma linda paisagem.
- Nota: cabe destacar, porém, apesar de ser natural, o lago também é abastecido de maneira artificial. Isso pelo fato de alguns proprietários privados terem instalado poços nas redondezas, o que reduziu o nível natural do lago.
MAIS ARTIGOS SOBRE O PERU QUE POSSAM INTERESSAR
- Linhas de Nazca: como visitar, quanto pagar e mais dicas
- Como conhecer Machu Picchu gastando pouco
- Guia sobre o que fazer em Cusco, a Capital Inca
- Como chegar à lagoa Humantay, no Peru
- Veja como visitar a Montanha Colorida
- Como conhecer a maravilhosa Lagoa 69
- Conhecendo Pastoruri, uma geleira que morre aos poucos
- Onde ficar em Lima: melhores bairros, hotéis e hostels
2) FAÇA O PASSEIO PELAS DUNAS COM SANDBOARD E PÔR DO SOL NO DESERTO
O que mais conhecer em Huacachina? Sem sombra de dúvida, as dunas que cercam o oásis. Lá, no meio do deserto, você ainda pode apreciar um pôr do sol indescritível. Além disso, as dunas gigantes de areia ainda oferecem a prática do sandboard.
O melhor de tudo é que você pode fazer tudo isso num mesmo passeio, e (ainda melhor) por preços bastante acessíveis.
I Como funciona o passeio
Para falar com mais propriedade, começo explicando o passeio que fiz (pois há mais). Ainda em Cusco, um amigo havia me contado sobre os tours que te levam conhecer as dunas de areia, praticar o sandboard e também ver o pôr do sol no meio do deserto.
Então, ao chegar a Huacachina (vindo de Ica), deixei as minhas mochilas no hostel, e saí para caminhar pela vila, ao mesmo tempo em que buscava por uma agência.
Às 16h, voltei à agência, de onde saímos todos juntos em direção aos buggies, que estão a poucos minutos caminhando. Depois, começamos o passeio pelas dunas.
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
1. O passeio de buggy
Com certeza, a parte mais divertida do passeio. O sobe e desce pelas dunas é muito divertido e desperta aquela adrenalina que estava escondida – por mais que os motoristas pareçam um pouco loucos, sabem o que estão fazendo (prefiro acreditar). Além disso, todos estávamos muito bem “atados” com o cinto de segurança.
2. O sandboard
Depois de uns 20 minutos andando pelas dunas, a gente para em uma montanha de areia no meio das dunas. Lá, o guia entrega uma prancha para cada pessoa e explica como descer.
É divertido e, caso você não se sinta confortável, pode descer sentado ou deitado sobre a prancha e, com certeza, vai curtir igualmente.
3. O pôr do sol
Depois de descer umas 4 ou 5 vezes, a gente embarca no buggy novamente para mais um passeio pelas dunas. Entretanto, dessa vez, com destino ao local se desce para apreciar o pôr do sol.
Preciso reforçar que se trata de algo muito bonito – as cores do sol refletem na areia das dunas e criam imagens lindas.
– Observação
Como eu disse antes, há mais opções de passeio. Há um que sai às 10h da manhã para percorrer as dunas. Porém, obviamente, não oferece a possibilidade de ver o pôr do sol. Além disso, é de apenas 1 hora, ao contrário do qual sai pela tarde, que dura 2 horas.
Como contratar o passeio?
Acredito que conhecer Huacachina, e deixar de fazer o passeio, é um desperdício. O tour está entre as principais atrações o local, e custa pouco.
Para contratar o tour, é fácil: você pode comprar o passeio pela internet, perguntar na recepção do seu hotel ou hostel (os quais também vendem), ou ainda buscar por uma agência em Huacachina mesmo.
Como eu fiz?
Sai pelo calçadão de Huacachina e fui de agência em agência perguntando por preços e o que se incluía. Para ser sincero, todas as empresas oferecem praticamente o mesmo. A diferença, basicamente, está nos buggies, que podem ser mais novos do que outros.
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Entenda a importância de contar com um seguro viagem para o Peru
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- Veja dicas sobre o que levar na mala
3) DEITE NA AREIA E APRECIE AS ESTRELAS
Voltei do passeio, descansei um pouco e, por volta das 22h, voltei para as dunas. Saí do hostel e subi por uns 20 minutos, até encontrar um ponto onde as luzes artificiais não fossem tão presentes.
Então, deitei na areia (com meu fones de ouvido) e fiquei reparando no céu estrelado. Havia outras pessoas nas dunas ao redor do oasis, mas acredito que, distante como eu, eram poucas – a sensação foi boa demais!
Além do mais, ao contrário do que pensei, não fazia frio e praticamente não havia vento. Isso tornou a experiência ainda mais bacana.
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
Quer conhecer um pouco mais sobre Huacachina? Então dá uma olhada ano vídeo abaixo!
MAIS ARTIGOS SOBRE O PERU QUE POSSAM INTERESSAR
- Veja o que fazer em Paracas
- Roteiro de 2 dias em Arequipa
- Como viajar e voluntariar?
- Tudo sobre Machu Picchu: quanto gastar, quando ir e mais
- Cores história: conheça a linda Trujillo
- Vale Sagrado dos Incas: saiba tudo sobre o passeio
- Onde ficar em Cusco, Machu Picchu e Vale Sagrado
- O que fazer em Lima: 11 dicas imperdíveis e mais
- Como é o passeio pelo Vale do Colca, o mais profundo do mundo
- O que fazer no Peru: 15 dicas imperdíveis
Conhecer Huacachina: dicas importantes (e econômicas)
Como chegar a Ica/Huacachina?
Como eu disse, Huacachina está a apenas 5 km de Ica, a principal cidade da região. Para chegar a Ica, acredito que a melhor opção (e mais econômica) seja por meio de ônibus. Aliás, há veículos direto de cidades como Lima, Arequipa e Cusco, por exemplo.
– Se você estiver em Paracas, pode pegar um ônibus direto a Ica – o preço varia entre 15 e 20 Soles.
– O mesmo ocorre se você estiver em Lima. Aliás, há ônibus diretos com preços a partir de 55 Soles (se você comprar com antecedência).
– Saindo de Cusco, os ônibus são mais caros, normalmente ultrapassando os 100 Soles (veja mais aqui).
I Como chegar a Huacachina?
Há 2 maneiras de conhecer Huacachina: ao sair de Ica, você pode pegar um táxi, o qual custa ao cerca de 15 Soles. A outra, maneira é tomar um tuk tuk, o que fiz na volta (de Huacachina a Ica) e paguei 10 Soles.
Passeios de Lima a Huacachina
- IMPORTANTE SABER
Além disso, se você estiver em Lima e quiser fazer um bate e volta de 1 dia, saiba que há diversos passeios disponíveis. Aliás, muitos deles ainda incluem as Ilhas Ballestas e vinícolas.
Abaixo, fiz uma lista dos mais populares:
- Excursão de 1 dia: Ilhas Ballestas, Ica e Huacachina: clique aqui para saber mais
- Ilhas Ballestas, Oásis Huacachina e vinícola: clique aqui para saber mais
- Passeio particular Ilhas Ballestas e Huacachina: clique aqui para saber mais
- Passeio de ônibus Paracas e Huacachina 1 dia: clique aqui para saber mais
Onde ficar em Huacachina
Como eu disse antes, a vila conta com uma estrutura interessante, incluindo hotéis e hostel. No entretanto, por se tratar de um lugar pequeno, as opções são limitadas. Desse modo, se você quiser dormir em Huacachina, é fundamental reservar com antecedência.
l Veja algumas sugestões de onde ficar em Huacachina:
SUGESTÃO 1: HOTEL CURASI
A minha primeira dica de onde ficar em Huacachina é o Hotel Curasi, que oferece conta com ótima estruturaquartos compartilhados e privativos. Além disso, o hotel conta com piscina, bar, restaurante e serve café da manhã (veja mais aqui).
SUGESTÃO 2: DESERT NIGHTS HOSTEL
A segunda sugestão de onde ficar em Huacachina é o Desert Nights Hostel, o qual também conta com quartos compartilhados e privativos. Foi nele onde me hospedei, e, além de bar e restaurante, o hostel permite que você utilize a piscina do vizinho Desert Nights Ecocamp (veja mais aqui).
I Alugar em carro no Peru
A locação de carro é uma opção bastante buscada por brasileiros no Peru. Aliás, em alguns casos, pode até representar uma economia quando se coloca o transporte na ponta do lápis.
Quer saber mais como alugar um carro no exterior com desconto, parceloado e sem pagar IOF? Então clique aqui!
Perguntas e respostas
– Quando ir a Huacachina?
Você pode visitar Huacachina o ano todo, já que raramente chove na região. Além disso, faz sempre calor (média de 26º) e as madrugadas são com clima ameno.
– Onde ficar em Ica, Peru?
Como eu disse antes, Huacachina pertence ao município de Ica. Desse modo, se você pretende conhecer Ica também, eu sugiro ficar na região central. Agora, se o foco é conhecer Huacachina, eu sugiro que você se hospede no oásis.
– Precisa reservar hospedagem com antecedência?
Sim, é preciso reservar hospedagem com antecedência em Huacachina, já que o lugar é pequeno e tem oferta limitada (veja opções aqui).
– Visitar Huacachina vale a pena?
Sim, vale muito a pena visitar Huacachina, já que se trata de um lugar bem diferente do que estamos acostumados, além de ser super bacana.
Dica final: leve dinheiro em espécie
Nem todos os locais de Huacachina aceitam cartão. Além disso, o caixa eletrônico presente na vila cobra uma baita taxa para saque, ou seja, leve Soles em espécie!
+ Seguro Viagem Internacional
Eu super indico que você compre um seguro viagem barato ao viajar América do Sul, já que se trata de turismo de aventura, o qual envolve riscos. Além disso, ainda tem o lance da altitude.
Sendo assim, eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, que oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha até 15% de desconto – veja uma simulação:
E aí, gostou das dicas sobre conhecer Huacachina e o que fazer no oásis da América? Quer saber mais ou tem alguma sugestão? Então deixe o seu comentário abaixo! 😉
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
✈️ VOOS BARATOS: Skyscanner e Kiwi
🛌🏼 HOSPEDAGEM: Booking.com
🏥 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
🎟️ PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
💳 CARTÃO INTERNACIONAL: WISE
📲 CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
🚗 ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!