Tudo sobre o que fazer em Cartagena das Índias! Saiba quais são os principais pontos turísticos e os melhores passeios.
Além disso, saiba quando ir, o que levar, onde se hospedar e muito mais! 🙂
TUDO SOBRE O QUE FAZER EM CARTAGENA
Além de se apaixonar pela cidade, o que fazer em Cartagena? Bem, não sei explicar, mas a cidade tem uma energia boa no ar e uma gente bonita que sorri o tempo todo. Além disso, Cartagena conta com diversos atrativos turísticos naturais e históricos.
Não à toa, se trata de uma das cidades com maior importância histórica na América Latina, e a que mais recebe turistas na Colômbia.
Por isso, afirmo que, indiferente ao número de dias que você tem disponível, certamente encontrará o que fazer em Cartagena. No meu caso, fiquei por lá uma semana e confesso que, se não tivesse que voar para Cuba, estenderia a minha estadia.
l Quer saber o que fazer em Cartagena? Então, dá uma olhadinha no vídeo abaixo!
O que saber sobre a cidade
Bem, antes de entrar nos detalhes de o que fazer em Cartagena, quero destacar um pouco sobre a rica história da cidade.
Então, fundada em 1533, Cartagena é a quinta maior cidade da Colômbia, e conta com cerca de 1 milhão de habitantes.
Aliás, foi nela onde o premiado escritor Gabriel García Márquez viveu por anos e se inspirou para escrever algumas das suas obras mais famosas, como “O amor nos tempos do cólera” e “Do amor e outros demônios”.
Além disso, para quem não sabe, Cartagena é conhecida como a “Cidade Murada”, o que não é por acaso. Cartagena possui uma das mais conservadas muralhas do chamado “novo mundo”. Ao todo, são 11 km de muros que cercam toda a antiga cidade.
- Motivo: durante a ocupação espanhola, praticamente todos os minérios (ouro e prata, por exemplo) explorados nas colônias da América do Sul saíam pelo porto de Cartagena. Desse modo, a cidade virou alvo de piratas e de então adversários europeus, como ingleses, franceses e holandeses.
O que fazer em Cartagena: 16 dicas
Como eu disse antes, há muito o que fazer em Cartagena. Desse modo, escrevi uma lista destacando os principais pontos turísticos da cidade.
Além disso, no fim do texto, ainda destaquei informações importantes, como onde se hospedar, quando ir, quantos dias ficar e como se locomover por Cartagena!
1) CAMINHAR PELAS RUAS COLORIDAS DO CENTRO HISTÓRICO
Cartagena é uma das cidades mais coloridas na qual estive. Além disso, é toda enfeitada, bem cuidada, com flores nas varandas. Ou seja, é uma preciosidade.
Desse modo, a minha primeira dica sobre o que fazer em Cartagena é: caminhar. É bom se perder pelas ruas e dar de cara com algo bonito em cada esquina: edifícios históricos, museus, muralhas, mar, pessoas vendendo frutas, cafetarias encantadoras.
Além disso, cada espacinho do Centro Histórico rende uma boa foto!
2) VISITAR AS MURALHAS
As Muralhas certamente são uma das principais atrações turísticas da cidade, e visitá-las faz parte da lista de o que fazer em Cartagena. Aliás, se trata da mais bem conservada fortificação da América do Sul, a qual faz parte da lista de Patrimônios Históricos da Humanidade, da Unesco.
Para se ter uma ideia, a construção foi realizada em etapas e, ao todo, demorou quase 200 anos. Aliás, os muros estão praticamente por todos os lados e, dentro deles se encontram o Centro Histórico e o bairro de San Diego.
- Dica de leitura: Entenda a importância de contar com um seguro viagem para a Colômbia
Entretanto, a parte mais imponente da muralha está em frente ao Mar do Caribe. São quilômetros que, literalmente, separam a cidade do mar.
Aliás, é comum ver pessoas no local apreciando o mar e bebendo o algo enquanto o sol se põe. A parte boa é que o lugar é aberto 24 horas, e não é preciso pagar para visitá-lo!
3) TIRAR FOTOS NA PORTA DE ENTRADA DA CIDADE
Por falar em muralhas, outra dica de o que fazer em Cartagena é admirar e tirar fotos na linda porta de entrada, a qual tem uma torre com relógio no topo. Aliás, o lugar é conhecido como “Las Puertas de Cartagena”.
Marcado pela cor amarela e pedras da época da fortificação, o portão de entrada é um dos principais símbolos de Cartagena, e separa a cidade histórica dos bairros que se formaram nos arredores, com destaque para Getsemaní.
4) VISITAR A PLAZA DE LOS COCHES
Logo ao passar pelos portão que dão entrada à cidade antiga, você dará de cara com uma praça. Pois bem, se trata da Plaza de los Coches (Praça das Carruagens), a principal de Cartagena.
Em sua frente, há uma série de edifícios coloniais com sacadas coloridas e, no meio, a estátua de Don Pedro de Heredía, considerado o fundador de Cartagena.
Em séculos passados, a praça também era um dos principais centros de comércio da cidade. Infelizmente, ali já foram comercializados escravos.
Curiosidade: o nome Praça das Carruagens é por causa de o lugar também ter servido, no decorrer da história, como espaço onde as carruagens eram estacionadas.
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Entenda a importância de contar com um seguro viagem para a Colômbia
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- Veja dicas sobre o que levar na mala
5) CONHECER O PALÁCIO DA INQUISIÇÃO
O lugar que hoje abriga o Museu Histórico de Cartagena, no passado foi a principal sede da Inquisição Espanhola na América Latina.
Para se ter uma ideia, Inquisição tinha como objetivo manter a ortodoxia da igreja católica em seus reinos ao redor do mundo, e na Colômbia foi implantada no início do século 18.
Nos dias atuais, além de documentos, o museu expõe réplicas e também instrumentos de tortura originais da época. Ainda conta com exposições permanentes.
- Horário de abertura: segunda a sábado (das 9h às 18h) e domingo (das 10h às 16h)
- Preço da entrada: 22 mil Pesos Colombianos
6) CONHECER A CATEDRAL DE SANTA CATALINA
A Catedral de Santa Catalina de Alejandría é uma linda igreja amarela, a qual chama muito a atenção dos visitantes.
Aliás, construída entre 1577 e 1612, foi inspirada na arquitetura renascentista espanhola, principalmente da região da Andaluzia (sul da Espanha). Se trata do terceiro edifício erguido na história da cidade, o que a coloca entre as igrejas mais antigas da América Latina.
- Horário das missas: de segunda a sábado (10h30, 12h30 e 19h30), e domingo (9h, 11h30, 12h30 e 18h)
- Preço da entrada: grátis ou 13 mil Pesos com audioguia
7) CAMINHAR PELAS BÓVEDAS
Logo abaixo das muralhas, estão as Bóvedas, um espaço repleto de lojinhas com souvenirs dos mais diversos tipos.
O interessante é que os espaços que hoje abrigam as lojinhas, no passado eram usados como masmorras, as quais se mantinham os presos. Além disso, no lugar também eram armazenados arsenais de guerra.
O lugar é bonito, porém, as coisas lá são um pouquinho caras. De todo modo, vale a pena uma visita!
- Horário de funcionamento: diariamente, das 7h às 20h
8) SUBIR AO CASTELO DE SAN FELIPE
As Muralhas não foram as únicas construções erguidas para proteger a cidade. Parte da estratégia de defesa incluiu também o Castelo de San Felipe de Barajas, a maior construção espanhola fora da Espanha.
A obra iniciou em 1536, mas, por causa de reformas e ampliação, ficou pronta somente em 1657, virando sinônimo de poder e supremacia. Aliás, no decorrer dos anos, o castelo sofreu sucessivos ataques de franceses e ingleses.
Além disso, o lugar é cheio de túneis, os quais serviam como uma espécie de labirinto para confundir os inimigos, caso eles tivessem acesso à parte interna.
Dica: vá pela tarde e espere para ver o pôr do sol do alto do castelo, pois a vista lá de cima é espetacular.
- Horário de abertura: diariamente, das 8h às 19h
- Preço da entrada: 25 mil Pesos Colombianos
- Passeio guiado: 136 mil Pesos Colombianos: incluindo atrações da cidade, transporte, o Convento La Popa, o Castelo e ingressos (veja mais aqui)
- Como chegar: caminhando, passeio guiado, Uber ou táxi (sempre negocie o preço antes)
9) VER CARTAGENA DO ALTO DO CONVENTO DE SANTA CRUZ DE LA POPA
Localizado a 148 metros acima do nível do mar, o Convento de Santa Cruz de la Popa é um dos melhores lugares para ver Cartagena do alto. Não à toa, tem sido bastante procurado por turistas.
Além disso, a arquitetura colonial do convento é um atrativo à parte. Aliás, a construção ocorreu no século 16 e, em 1986, o lugar foi abençoado pelo então Papa João Paulo II.
- Horário de abertura: diariamente, das 8h30 às 17h30
- Preço da entrada: 11 mil Pesos Colombianos
- Passeio guiado: 136 mil Pesos Colombianos: incluindo atrações da cidade, transporte, o Convento La Popa, o Castelo e ingressos (veja mais aqui)
- Como chegar: passeio guiado, Uber ou táxi (sempre negocie o preço antes)
10) PROVAR AS DELICIOSAS FRUTAS FRESCAS VENDIDAS NAS RUAS
Mais uma dica de o que fazer em Cartagena é provar as frutas frescas que são vendidas no centro da cidade. Aliás, há uma variedade enorme, com destaque para abacaxis, pitaya colombiana, manga com pimenta (é bom demais), goiabas, melancia, entre outras.
O bacana é que os vendedores cortam a fruta gelada na sua frente e a servem em copinhos. Vale mesmo a pena!
11) PASSEAR PELO BAIRRO DE GETSEMANÍ
Se você quer tomar uma cerveja na rua, comprar comida barata em quiosques e aproveitar a noite, vá ao bairro de Getsemaní.
Se trata de um local alternativo, onde todas as tribos se encontram. Aliás, o local ainda conta com diversos bares, os quais tocam músicas dos mais diferentes estilos.
Um dos principais pontos de encontro é a Plaza Trinidad, onde volta e meia ocorrem eventos populares, como aulas de reggaeton, por exemplo.
Cabe destacar que o bairro de Getsemaní fica fora das Muralhas, mas tem uma energia imperdível. Desse modo, vale incluí-lo na lista de o do que fazer em Cartagena.
LEIA MAIS SOBRE A COLÔMBIA
- Arte por toda parte: veja o que fazer em Cali
- Como conhecer o Parque Tayrona, na Colômbia
- Comuna 13, em Medellín: um exemplo de transformação
- Veja como conhecer o Vale de Cocora, na linda Salento
- 3 dias em Medellín: veja o que fazer
12) CONHEÇA O LADO NOVO DE CARTAGENA: O BAIRRO DE BOCAGRANDE
O bairro de Bocagrande faz um enorme contraste à parte histórica de Cartagena, pois é cheio de edifícios altos, cassinos, restaurantes e centros comerciais, por exemplo. Aliás, nem parece que você está em Cartagena.
Além disso, em Bocagrande se encontram as principais praias da região urbana de Cartagena, as de acesso mais fácil. Desse modo, vale a pena visitar o local e ver de perto a diferença entre o histórico e o contemporâneo.
As praias
Como destaque acima, o bairro de Bocagrande possui as praias mais acessíveis de Cartagena. Para se ter uma ideia, a caminhada do centro histórico até o local, não dura mais de 40 minutos. Ainda pode ir em Uber ou táxi.
Então, se você quer gastar pouco ou está com um tempo limitado, vale a pena dar um pulo no local.
O que fazer em Cartagena: praias
Há diversas praias no arredores da cidade, as quais eu realmente sugiro que você inclua na lista de o que fazer em Cartagena. Aliás, são verdadeiros paraísos caribenhos!
13) ISLAS DEL ROSÁRIO
Você já ouvi falar das lindas Islas del Rosario? Então, se trata de um arquipélago muito famoso, o qual é composto por 28 ilhas, e que faz parte da zona de Cartagena.
Porém, para visitar as ilhas (algumas delas) é preciso comprar um passeio, o qual é oferecido por agências e também pode ser comprado na internet (dica para a alta temporada).
Como o roteiro pode variar de acordo com cada passeio, os preços também são diferenciados. Além disso, alguns incluem mergulho e alimentação, por exemplo.
Observação 1: normalmente, os passeios de 1 dia percorrem as 4 principais ilhas do arquipélago;
Observação 2: também á passeios de 2 dias, nos quais você dorme em alguma das ilhas do roteiro;
Vale a pena incluir as Ilhas do Rosário na lista de o que fazer em Cartagena? Eu acredito que sim, ainda mais se você é fã de natureza, praias de areia branca e água cristalina.
l Sugestões de passeio
- Catamarã Ilhas do Rosário com almoço e snorkel (veja mais aqui)
- Passeio em 4 Ilhas Rosário com snorkel e almoço (veja mais aqui)
14) PLAYA BLANCA
A Playa Blanca é considerada uma das mais lindas da região e, justamente por causa disso, é bastante frequentada (até demais). Com mar azul claro e morno e areia branca, a praia fica um pouco distante do centro de Cartagena (1 hora em carro).
Desse modo, se você quiser visitar o lugar, eu sugiro contratar um transfer de ida e volta o qual custa cerca de 60 mil Pesos colombianos – pode ser contratado nas agências de Cartagena das Índias.
Além disso, há passeios de 1 dia, os quais incluem mergulho, visita a manguezais, traslado de ida e volta, fotos e almoço, por exemplo.
Observação: como eu disse antes, a Playa Blanca é uma das mais lindas da região e, por isso, ficou bastante famosa. Desse modo, costuma estar sempre cheia, ter muitos vendedores ambulantes e preços não muito convidativos para comer e beber.
15) PRAÇA E CONVENTO DE SANTO DOMINGO
Mais uma dica de o que fazer em Cartagena é curtir o fim de tarde na Praça de Santo Domingo, a qual abriga diversos bares e restaurantes.
Aliás, a praça leva esse nome por causa do Convento de Santo Domingo, que foi estabelecido no século 16. Além de ser a igreja mais antiga da cidade, está entre as mais importantes. Ou seja, merece uma visita 🙂
16) PRAÇA E IGREJA DE SAN PEDRO CLAVER
Se a ideia é curtir o fim da tarde ao ar livre, mais uma sugestão é a Praça San Pedro Claver, onde está a igreja de mesmo nome.
Aliás, a igreja é uma homenagem ao santo – seus restos mortais estão enterrados no altar maior. O templo foi construído entre 1580 e 1654 seguindo os parâmetros da obras coloniais. O lugar abre diariamente, das 10h às 17h.
O que fazer em Cartagena sozinho
Olha, eu fui sozinho para Cartagena. Então, você pode fazer tudo o que listei por conta própria.
No entanto, vou listar algumas dicas de o que fazer em Cartagena sozinho a seguir 🙂
– Se hospede num hostel
Sério, é a melhor maneira de conhecer pessoas e, assim, encontrar parcerias para sair à noite ou fazer passeios. Aliás, passei 1 ano da minha vida fazendo isso, e em Cartagena fiz ótimos amigos! O bacana é que Cartagena conta com vários hostels bacanas, como você pode conferir aqui.
– Faça algum passeio em grupo
Outra maneira de conhecer pessoas é fazendo alguma excursão em grupo, como uma caminhada guiada. Aliás, se trata de uma ótima maneira de saber mais sobre a cidade e fazer novas amizades. Além disso, há ótimos passeios de barco. Abaixo, separei algumas sugestões bacanas:
- Cruzeiro open bar com pôr do sol
- Excursão guiada pelas ruas de Cartagena
- O melhor da comida de rua com chef local
- Degustação privada de rum
– Participe de um Pub Crawl
O pub crawl é algo muito popular na Europa, assim como em Cartagena: você participa de um passeio guiado de bar em bar com um grupo de pessoas, no qual bebidas normalmente estão incluídas.
Aliás, é uma maneira bacana de conhecer gente, principalmente se você estiver viajando sozinho em Cartagena – clique aqui para saber mais.
O que fazer em Cartagena à noite
O que fazer à noite em Cartagena? Bem, com isso você não precisa se preocupar, sério! As noites da cidade são movimentadas de domingo a domingo. Ou seja, não importa o dia da semana, você sempre vai encontrar algo para fazer.
Além disso, há preços para todos os gostos e bolsos. São bares de rock, clubes de salsa e de música cubana, discotecas com música eletrônica, entre outros. Os destaques ficam no bairro San Diego, o qual fica dentro das muralhas.
Agora, se você quer algo mais tranquilo e barato, pode comprar cervejas e ir beber nas muralhas, em frente ao mar, o que é feito por muita gente.
Outra dica é ir à Praça Trinidad, no bairro Getsemaní, a qual reúne centenas de pessoas todas as noites, que se encontram para beber e comer. Além disso, há bares baratos no bairro.
Dica: Pub crawl com visita a 5 bares e e shots – clique aqui para saber mais
- Hard Rock Cafe: a famosa rede está também na cidade, sendo uma ótima opção para curtir a noite em Cartagena. O lugar conta com restaurante, karaokê e horário com dose dupla.
- Café Havana: uma das melhores opções de o que fazer à noite em Cartagena. Aliás, além de drinks, o espaço conta com shows de salsa e espaço para dançar.
- Donde Fidel: outro lugar de influência cubana onde você pode dançar salsa, e beber nas mesinhas que ficam na parte externa.
- Café del Mar: está localizado em cima das famosas muralhas, sendo um ótimo lugar para curtir o fim da tarde e ver o pôr do sol.
- Mamallena: uma das opções mais buscadas por mochileiros que buscam diversão em Cartagena.
- Tu Candela: com uma arquitetura que lembra uma caverna, o lugar conta com bandas e dj’s, assim como serve comidas.
- Eivissa: se trata de um dos mais badalados clubes de Cartagena, o qual promove diversas festas.
- La Jugada Clubhouse: mais caro e seletivo, o lugar costuma receber dj’s famosos e abrigar grandes festas.
Dica: Ônibus turístico com visita guiada por Cartagena – saiba mais
Quando visitar a cidade
Faz sol praticamente o ano todo em Cartagena, com exceção dos meses de setembro, outubro e novembro, quando chuvas são mais frequentes. Ou seja, vale a pena evitá-los se for possível.
Já entre dezembro e abril, os dias ensolarados prevalecem, e a cidade é invadida pelos turistas. Desse modo, sugiro que você reserve estadias com antecedência, principalmente se a ideia for se hospedar no Centro Histórico ou no bairro de San Diego.
Em relação às temperaturas, estão sempre acima dos 30ºC, chegando aos 40ºC entre junho e agosto. Porém, chove menos nesses meses, o que também possibilita uma visita.
Cartagena é perigosa?
O Centro Histórico e o bairro de San Diego, que ficam dentro das muralhas, são muito tranquilos e seguros, o que permite com que você caminhe pelas ruas a qualquer hora da noite.
Já em relação a Getsemaní, dizem que no passado (antes da chegada do turistas) era mais complicado, porém, isso mudou. Eu estive vários dias por lá e me senti super tranquilo.
Desse modo, eu diria para você ficar mais atento caso vá a regiões mais afastadas.
Como chegar e sair
Cartagena das Índias está localizada no noroeste da Colômbia, bem distante de Bogotá e Medellín, por exemplo. Desse modo, a menos que você esteja em Barranquilla ou em Santa Marta, a melhor maneira de chegar a Cartagena é voando.
A parte boa é que, se você comprar com antecedência, encontra voos baratos dentro da Colômbia. Aliás, quando estive no país, voei entre Cartagena e Bogotá por menos de 40 dólares.
- Dica: no buscador Skyscanner é possível comparar os preços e encontrar os melhores voos para Cali durante o ano todo.
– Ônibus entre Cartagena e Barranquilla (veja mais aqui)
– Ônibus entre Cartagena e Santa Marta (veja mais aqui)
Quantos dias ficar
Quantos dias são necessários para conhecer Cartagena? Essa é uma das principais dúvidas dos viajantes. Então, se você pretende conhecer somente a parte histórica e as praias de Bocagrande, acredito que 3 dias cheios são suficientes.
No entanto, se a ideia é visitar a Praia Branca, assim como as Ilhas do Rosário, eu sugiro pelo menos 5 dias em Cartagena.
Perguntas e respostas
– O que não deixar de fazer em Cartagena?
Tem algumas coisas que você não pode deixar de fazer em Cartagena, como:
- Caminhar sem pressa pelas ruas coloridas do centro histórico;
- Visitar a linda e colorida Catedral de Cartagena;
- Visitar a impressionante muralha;
- Subir até o Castelo de San Filipe;
- Conhecer o bairro de Getsemaní;
- Curtir a noite de Cartagena;
– Quantos dias é o ideal para ficar em Cartagena?
Como escrevi acima, eu poderia morar em Cartagena das Índias de tanto que gostei. Mas, como vamos como turistas, eu acredito que 3 dias são suficientes para conhecer a cidade.
No entanto, se você fizer um passeio pelas Ilhas do Rosario, eu sugiro um dia a mais.
– O que fazer em Cartagena em 3 dias?
Em 3 dias em Cartagena você consegue conhecer todos os pontos turísticos destacados acima.
– O que fazer em Cartagena em 4 dias?
Agora, como eu disse, se quiser fazer um passeio pelas Ilhas do Rosario, eu sugiro um roteiro de 4 dias em Cartagena.
Do aeroporto ao centro
O aeroporto internacional de Cartagena fica a apenas 6 km distante do centro. Desse modo, o deslocamento é rápido e não custa muito.
Para se ter uma ideia, o trajeto entre o aeroporto de Cartagena e o centro custa entre 25 e 30 mil Pesos em táxi. Entretanto, se você chamar um Uber, o preço fica em menos de 20 mil.
Além disso, o Uber é uma ótima maneira de se locomover pela cidade, apesar de ser possível visitar praticamente tudo a pé.
l Transfer privado
Outra maneira de fazer o trajeto entre o aeroporto e o seu local de estadia é contratando um transfer privado. Aliás, além de ser mais cômodo, o preço não é tão alto: cerca de 55 mil Pesos para o traslado de ida e volta.
Se você optar por um transfer compartilhado, o trajeto de ida e volta fica em torno dos 46 mil Pesos.
Onde ficar em Cartagena
As melhores zonas para ficar em Cartagena são o Centro Histórico e os bairros de San Diego e Getsemaní. Desse modo, resolvi separar algumas sugestões abaixo!
l HOTEL CASA BUGO
Localizado no Centro Histórico, o hotel Casa BuGo é a minha primeira sugestão de onde ficar em Cartagena. Com piscina, perto do mar e de pontos turísticos, o hotel é bonito e também inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
l HOTEL CASA LA TABLADA
O Hotel Casa La Tablada está localizado no bairro de San Diego e conta com piscina, banheira de hidromassagem, bicicletas gratuitas e restaurante. Além disso, o café da manhã faz parte da diária (veja mais aqui).
l CASA PIZARRO HOTEL BOUTIQUE
Em Getsemaní, a minha sugestão de hospedagem é a Casa Pizarro Hotel Boutique, que tem avaliação de 9,0 no Booking.com. Além disso, o lugar é espaçoso e conta com piscina, bar, restaurante, spa e oferece café da manhã (veja mais aqui).
l HOSTEL CLOCK & SUITES
Bonito, bem decorado e localizado perto de diversos pontos turísticos, o Hostel Clock & Suites é uma ótima opção de hostel no Centro Histórico. Além disso, o lugar oferece café da manhã e conta com quartos individuais (veja mais aqui).
l HOSTEL CASA MOVIDA
Por fim, a minha última dica de onde ficar em Cartagena é o hostel Casa Movida, que tem avaliação de 9,6 no Booking.com e está localizado no bairro de San Diego. Além disso, o lugar conta com piscina, bar, restaurante e café da manhã (veja mais aqui).
+ A importância do Seguro Viagem
Eu super indico que você compre um seguro viagem internacional ao viajar pela América do Sul, nem que seja um barato. Isso pelo fato de se tratar de turismo de aventura, o qual envolve riscos. Além disso, ainda tem o lance da altitude.
Eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, que oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha pelo menos 15% de desconto.
Veja uma simulação:
E aí, gostou das dicas de o que fazer em em Cartagena? Tem dúvidas ou quer deixar alguma sugestão? Então deixe o seu comentário abaixo! 😉
CONFIRA MAIS ROTEIROS PELA AMÉRICA DO SUL
- Conhecer o Salar de Uyuni: como ir, quando ir e quanto pagar
- O que fazer em Buenos Aires: 25 super dicas e mais
- Canyons SC e RS: tudo o que você precisa saber
- O que fazer na Bolívia: 16 dicas imperdíveis
- O que fazer em Santiago, Chile: atrações turísticas, serviços e mais
- Como conhecer Machu Pichu gastando pouco
- Guia completo do que fazer em Cusco
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
✈️ VOOS BARATOS: Skyscanner e Kiwi
🛌🏼 HOSPEDAGEM: Booking.com
🏥 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
🎟️ PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
💳 CARTÃO INTERNACIONAL: WISE
📲 CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
🚗 ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!