Onde ficar na Cidade do México: tudo o que você precisa saber
Saber onde ficar na Cidade do México é algo super importante, ainda mais levando em consideração de que se trata de uma das maiores cidades do mundo.
Cheia de história e atrações turísticas, a capital mexicana é um dos principais destinos do país.
O que saber sobre a Cidade do México
Com cerca de 9 milhões de habitantes (22 milhões com a região metropolitana), a Cidade do México já era um dos locais mais habitados do mundo desde os anos 500, ou seja, 1000 anos antes da chegada dos portugueses ao Brasil, por exemplo.
Conhecida como DF (Distrito Federal), a Cidade do México possui 2 fundações oficiais: a primeira, em 1325. Nessa época, se chamava Tenochtitlán e era a capital do Império Asteca.
- Sugestão de leitura: Entenda a importância de contar com um Seguro Viagem para o México
A segunda fundação ocorreu em 1521. Ou seja, quando os espanhóis invadiram e conquistaram o que hoje é a Cidade do México.
Onde ficar na Cidade do México
Como você pode ler, a capital mexicana é uma cidade enorme. Desse modo, saber onde se hospedar na Cidade do México requer planejamento. Ainda mais levando em consideração que há regiões perigosas, assim como ocorre em São Paulo, por exemplo.
Além disso, se hospedar no lugar certo ajuda também na hora de se locomover para conhecer os pontos turísticos da capital mexicana.
Sendo assim, abaixo destaquei algumas dicas de onde ficar na Cidade do México, como melhores bairros, hotéis e hostels.
MELHORES BAIRROS E DICAS DE ONDE SE HOSPEDAR
Como somos turistas, acredito que os melhores locais para se hospedar são, justamente, os que estão mais preparados para receber os visitantes.
Nesse caso, os bairros mais indicados para os viajantes são o Centro Histórico, La Condesa, Zona Rosa e Polanco, por exemplo.
- Sugestão de leitura: Entenda a importância de contar com um Seguro Viagem para o México
l CENTRO HISTÓRICO
A minha primeira dica de onde ficar na Cidade do México é o Centro Histórico, justamente onde me hospedei quando estive na capital.
Para mim, pareceu uma região segura, especialmente nos arredores do Zócalo (praça central), onde está o Palácio do Governo, por exemplo. Além disso, a partir do Centro Histórico, você pode ir caminhando para diversos pontos turísticos, assim como pegar o metrô para praticamente toda a cidade.
O ponto negativo é que a zona é meio ‘morta’ à noite, quando praticamente todos os comércios e restaurantes fecham. Desse modo, a dica é pegar um Uber (ou metrô) para bairros onde há mais opções noturnas, como a Zona Rosa.
# Hotel Punto MX
Com 4 estrelas, o Hotel Punto MX oferece quartos bem equipados, e conta com bar, restaurante e academia. Além disso, inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
# Hotel Marlowe
Com avaliação de 8,6 no Booking.com, o Hotel Marlowe tem 4 estrelas, ótima estrutura, bar, restaurante e academia. Além disso, igualmente inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
# Hostel Mundo Joven Catedral
Se você procura algo mais econômico para se hospedar no Centro Histórico, a minha sugestão é o Hostel Mundo Joven Catedral, que oferece café da manhã e também conta com quartos privativos (veja mais aqui).
MAIS: clique aqui e veja mais opções de hospedagem no Centro Histórico
l ZONA ROSA
Como destaquei acima, a Zona Rosa é marcada pela vida noturna da capital mexicana, abrigando uma grande quantidade de bares, restaurantes e lugares de hospedagem.
A Zona Rosa está localizada pertinho do Centro Histórico, ou seja, também permite que muita coisa seja conhecida caminhando. Do mesmo modo, é bem comunicada através do metrô.
- Dica: Hop-on Hop-off: confira o passeio de 1 dia pelos principais pontos turísticos da Cidade do México
Outra vantagem da Zona Rosa é o preço das hospedagens, mais baixo do que Polanco e La Condesa, por exemplo (falo mais a seguir).
# City Express Plus Reforma El Angel
Moderno, espaçoso e bem decorado, o City Express Plus Reforma El Angel é a primeira dica de onde ficar na Zona Rosa. Além disso, o lugar conta com ótima estrutura e inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
# Hotel Century
Com 4 estrelas e avaliação de 8,4 no Booking.com, o Hotel Century é bonito, bem localizado, tem ótima estrutura e igualmente inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
# Capsule Hostel
Se você busca algo mais econômico, a minha dica de onde ficar na Cidade do México, na Zona Rosa, é o Capsule Hostel. O lugar é bacana e conta com restaurante (veja mais aqui).
MAIS: clique aqui e veja mais opções de hospedagem na Zona Rosa
l LA CONDESA
O bairro de La Condesa está bem pertinho do lindo Parque Chapultepec e igualmente conta com uma vida noturna agitada, assim como com ótimos cafés, restaurantes e bares.
Outra vantagem é que o bairro é considerado bastante seguro, o que justifica o preço um pouco mais elevado das hospedagens. Já em relação à locomoção, La Condesa conta com estações de metrô, o que facilita bastante (você ainda pode pegar Uber).
# Hotel Círculo Condesa
Muito bem localizado e com ótima estrutura, o Hotel Círculo Condesa é ótima opção de onde ficar no bairro de La Condesa. Além disso, o hotel tem restaurante, bar, academia e café da manhã (veja mais aqui).
# Don Jacinto Bed & Breakfast
Com 4 estrelas e muito bem decorado, o Don Jacinto Bed & Breakfast é mais uma sugestão bacana de hospedagem na região do bairro La Condesa (veja mais aqui).
# Vista Mágica
Mais econômico, mas com quartos confortáveis, o Vista Mágica é uma boa opção de hospedagem no bairro La Condesa (veja mais aqui).
MAIS: clique aqui e veja mais opções de hospedagem no bairro de La Condesa
l POLANCO
Bonito, chique, seguro e mais caro. Assim é o bairro de Polanco, a minha última sugestão de onde ficar na Cidade do México.
A zona conta com restaurantes requintados, lojas de marcas renomadas e diversos shoppings. Então, caso você busque por mais conforto e dinheiro não seja problema, eu sugiro que se hospede em Polanco.
- Dica: Hop-on Hop-off: confira o passeio de 1 dia pelos principais pontos turísticos da Cidade do México
# FlowSuites Polanco
Com 4 estrelas, o apart-hotel FlowSuites Polanco é bonito, espaçoso e uma ótima opção para ficar no bairro de Polanco (veja mais aqui).
# Alteza Polanco
Outra sugestão de onde ficar em Polanco, na Cidade do México, é o Alteza Polanco, um hotel com ótima estrutura, restaurante, academia e café da manhã (veja mais aqui).
# Lombardo Suites
Muito bem avaliado no Booking.com, o Lombardo Suites é a minha última sugestão de onde ficar na Cidade do México. Além disso, conta com um preço mais econômico (veja mais aqui).
MAIS: clique aqui e veja mais opções de hospedagem no bairro de Polanco
O que fazer na Cidade do México
Quer saber o que fazer na Cidade do México e arredores? Então, sugiro a leitura do artigo completinho que escrevi a respeito das atrações turística da capital:
l ARTIGO: O que fazer na Cidade do México em 4 dias: guia completo!
Aproveite ainda para dar uma olhada no vídeo que fiz sobre a capital mexicana 😉
LEIA MAIS SOBRE O MÉXICO
- Vale a pena conhecer Playa del Carmen?
- O que fazer em Cancún e região: dicas completas
- Conhecer Palenque, ruínas mais bonitas que Chichén Itzá?
- O que fazer em Tulum em 3 dias
- Mais do que surf: o que fazer em Puerto Escondido
- Veja como visitar Chichén Itzá, a cidade Maya
- O que fazer em Querétaro, a cidade mais bonita do MX?
- Visitar Cancún: prós e contras
- O que fazer em San Cristóbal de las Casas
- Veja 6 dicas do que fazer em Oaxaca
Como chegar à capital
PELO AR
Como você deve imaginar, chegar à Cidade do México não é um problema. Isso porque a capital possui um aeroporto que conta com voos para todas as partes do mundo (inclusive para o Brasil).
A parte boa é que o aeroporto está relativamente perto do centro, sendo servido por metrô, ônibus, Uber, Cabify e táxis.
- Dica: nos buscadores Skyscanner e Passagens Promo é possível comparar os preços e encontrar os melhores voos para a Cidade do México durante o ano todo.
ÔNIBUS
Também é possível chegar à capital por meio de ônibus, como eu fiz (vindo de Puebla). Aliás, assim como ocorre com o aeroporto, a rodoviária é servida por táxis, Uber, Cabify, ônibus e pelo metrô (o qual me deixou praticamente na porta do hostel).
- Sugestão de leitura: Entenda a importância de contar com um Seguro Viagem para o México
Abaixo, fiz uma lista dos principais destinos relacionados à Cidade do México:
- Guadalajara: veja preços e horários
- Santiago de Querétaro: veja preços e horários
- Puebla: veja preços e horários
- Oaxaca: veja preços e horários
Como se locomover
Como escrevi acima, a capital é bem servida em termos de transporte público, o que ajuda na hora de seguir o roteiro do que visitar na Cidade do México em 4 dias. Além disso, diferentemente do Brasil, o transporte é barato.
- Metrô (12 linhas): 5 Pesos
- Trem (algumas partes somente): 3 Pesos
- Ônibus: 2, 5 e 7 Pesos (dependendo do trecho)
Do aeroporto ao centro
Se você chegar voando, obviamente vai precisar saber como ir do aeroporto da Cidade do México ao centro. Porém, a parte boa é que isso é fácil!
O Aeroporto Internacional Benito Juárez está a apenas 10 km distante do centro da cidade, sendo muito bem servido por diversos meios de transporte.
METRÔ
Para mim, se trata da maneira mais fácil de ir do aeroporto da Cidade do México ao centro. O bilhete único custa somente 5 Pesos, e o metrô conta com 12 linhas.
Para ir do aeroporto da Cidade do México ao centro, você precisa caminhar até o Terminal 1 e pegar a Linha 5. Para chegar à Praça da Constituição, por exemplo, você precisa tomar as linhas 5, 3 e 2.
- Funcionamento: de segunda a sexta (5h à meia-noite), sábado (6h à meia-noite) e domingos e feriados (7h à meia-noite).
METROBÚS
Como o metrô costuma estar cheio nas horas de pico, o Metrobús é a opção mais confortável de ir do aeroporto da Cidade do México ao centro em transporte público. Se trata de um transporte de ônibus que circula por vias exclusivas, o que o torna mais rápido.
Para ir do aeroporto da Cidade do México ao centro em Metrobús, é preciso pagar 30 Pesos, e o transporte sai dos terminais 1 e 2.
- Observação: para poder ir do aeroporto da Cidade do México ao centro em Metrobús, é preciso comprar um cartão, o qual pode ser recarregado e utilizado também no metrô. O preço é de 16 Pesos.
- Funcionamento: segunda a sábado (4h30 à meia-noite). Domingos e feriados (5h à meia-noite).
TÁXI
Logo que você chegar aos terminais de desembarque, verá cabines que comercializam viagens de táxis autorizados pelo aeroporto (os mais indicados por questões de segurança).
Para ir do aeroporto da Cidade do México ao centro em táxi, você precisa desembolsar ao redor de 250 Pesos. Porém, o preço pode variar de acordo com tipo de carro e o trajeto.
UBER E CABIFY
Outra maneira de ir do aeroporto da Cidade do México ao centro é por meio de Uber e Cabify. As 2 plataformas estão disponíveis na capital e são muito utilizadas pelos moradores locais (inclusive para voltar de festa).
Em Uber, por exemplo, o trajeto entre o aeroporto da Cidade do México ao centro custa ao redor de 90 Pesos para a modalidade X. Já para a modalidade Pool (Juntos, no Brasil), o preço é de cerca de 65 Pesos.
ALUGUEL DE CARRO
Agora, se a sua ideia é viajar pelo México em carro, a maneira mais conveniente é pegar o veículo já no aeroporto. Há diversas companhias de locação logo no salão de desembarque.
- Sem IOF e parcelado
Outra maneira de alugar um carro para viajar pelo México é por meio de internet. Em portais como o Rentcars você consegue reservar um veículo ainda estando no Brasil, o que evita o pagamento do IOF (6,38% sobre transações feitas no cartão fora do país). Também pode parcelar em até 12x.
+ A importância do Seguro Viagem
Eu super indico que você compre um seguro viagem internacional ao viajar pela América Latina, nem que seja um barato. Isso pelo fato de se tratar de turismo de aventura, o qual envolve riscos.
Aliás, eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, que oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha 5% de desconto. Veja uma simulação:
E aí, gostou das dicas de onde ficar na Cidade do México? Quer saber mais sobre a capital ou sobre o México? Então deixe o seu comentário abaixo! 😉
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi
HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb
SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!