2 DIAS EM SANTA CRUZ DE LA SIERRA
Entrei na Bolívia por Corumbá, no Mato Grosso do Sul. A cidade brasileira faz fronteira com Puerto Quijarro, de onde peguei o ônibus para passar 2 dias em Santa Cruz de la Sierra.
A minha ideia inicial era conhecer Santa Cruz de la Sierra, mas, claro, também, descansar. Isso pelo fato de ter chegado à cidade depois de praticamente 15 horas de ônibus, fora a espera na imigração e um calor de matar.
Desembarquei já tarde da noite, tomei um banho e acordei cedo no outro dia. Aí, me pus a caminhar, afinal, eu somente tinha 2 dias em Santa Cruz de la Sierra e queria aproveitar ao máximo.
O que saber sobre cidade
Para quem não sabe, Santa Cruz de la Sierra é a maior e mais populosa cidade da Bolívia, com cerca de 1,8 milhão de pessoas. Aliás, Santa Cruz, que foi fundada em 1561, também é considerada um dos principais centros econômicos do país, especialmente por causa da produção de gás.
Além disso, a cidade ainda é referência em estudo, concentrando algumas das mais renomadas universidades da Bolívia. Aliás, é comum ver brasileiros atravessando a fronteira para estudar em Santa Cruz de la Sierra, principalmente Medicina.
2 dias são suficientes?
Sim, eu acredito que um roteiro de 2 dias em Santa Cruz de la Sierra é suficiente. Apesar de ser uma cidade importante, grande parte das atrações da Bolívia está concentrada em outras partes do país.
Além disso, a cidade é muito organizada e facilita a localização dos turistas. Veja, a seguir, um roteiro que fiz sobre o que fazer em 2 dias em Santa Cruz de la Sierra.
7 dicas de o que fazer
VEJA O QUE FAZER EM SANTA CRUZ DE LA SIERRA EM 2 DIAS
1 PLAZA 24 DE SEPTIEMBRE
Para iniciar, sugiro que você comece o seu roteiro de 2 dias em Santa Cruz de la Sierra pela Plaza 24 de Septiembre, que está no coração da cidade. Aliás, se trata de um local bonito e tranquilo, o qual atrai muita gente. Além disso, a praça é bastante tranquila e segura (inclusive à noite).
No local, há vários edifícios históricos e bonitos ao redor da praça. Do mesmo modo, lá você encontra bares e restaurantes, onde se pode beber e comer pratos típicos do país.
2 BASÍLICA DE SAN LORENZO
A Basílica de San Lorenzo, construída entre 1770 e 1838, é o principal cartão postal da cidade. Igualmente, está localizada no centro da cidade, mais exatamente, na Plaza 24 de Septiembre.
Além de ser bonita por fora, a igreja também chama a atenção internamente, onde conta com um museu de peças sacras (aberto diariamente das 15h às 18h). Além disso, você pode subir a torre, de onde se tem uma linda vista panorâmica da cidade. Aliás, indico muito!
- Horários da torre: diariamente, das 8h às 12h e das 15h às 18h30
- Preço da entrada: 3 Bolivianos
- Horários da igreja: diariamente, das 8h às 21h (gratuito)
3 MANZANA 1, ESPAÇO DE ARTE
Em espanhol, se costuma utilizar a palavra “manzana” (maçã) para o que chamamos de “quarteirão”. Desse modo, o Manzana 1 é um quarteirão onde há diversas expressões artísticas, as quais eu sugiro incluir no roteiro de 2 dias em Santa Cruz de la Sierra.
O espaço de arte está localizado logo ao lado da Basílica de San Lorenzo, e ainda conta com o projeto Arte en la Plaza.
O projeto expõe, ao ar livre, imagens que contam períodos históricos da Bolívia e de Santa Cruz de la Sierra, o que é bem bacana!
- Horários do Manzana 1: diariamente, das 10h às 12h30 e das 16h às 21h
- Preço da entrada: grátis
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Veja a importância de contratar um seguro viagem para a Bolívia
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Confira 10 dicas para viajar a gastar pouco
4 PARQUE EL ARENAL
Outra sugestão de atração para incluir no roteiro de 2 dias em Santa Cruz de la Sierra é o Parque El Arenal, o qual está localizado na região central da cidade.
Apesar de não ser grande, o parque está entre os mais famosos da cidade por ser um dos principais pontos de encontro da população.
5 JARDIM ZOOLÓGICO
Apesar de eu não ser fã de zoológicos, resolvi visitar o local depois de conversar com o recepcionista do hostel onde me hospedei. Ele me contou que boa parte dos animais do Zoológico Municipal Noel Kempff Mercado são resultado de apreensão de tráfico ilegal, assim como de maus-tratos.
Lá, você também encontra animais que correm risco de extinção, assim como onças, jacarés, aves, entre outros.
- Horário de abertura: diariamente, das 9h às 17h30
- Preço da entrada: 15 Bolivianos
6 CAMINHE PELAS FEIRINHAS
Outra sugestão de o que fazer em Santa Cruz de la Sierra é caminhar pelas feirinhas espalhadas pela cidade (são muitas).
Nelas, você encontra de tudo: frutas, verduras e legumes, condimentos e carnes e queijos expostos ao ar livre (sim, num calor que ultrapassa os 30° na maior parte do ano).
Acho que a caminhada pelas feirinhas vale muito a pena para conhecer um pouco da vida da cidade, assim como para provar alguns pratos típicos!
LEIA MAIS SOBRE A BOLÍVIA
- O que fazer na Bolívia: 16 dicas imperdíveis
- De ônibus entre Santa Cruz de la Sierra e Sucre
- Conheça as principais atrações de Sucre, a cidade branca
- Como conhecer o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo
- Entenda como é morar e estudar em Santa Cruz de la Sierra
- Saiba como é o tour de bicicleta pela estrada da morte
- O que fazer em La Paz: 18 dicas imperdíveis
- Como é morar em Santa Cruz de la Sierra?
7 JARDIM BOTÂNICO
Localizado na entrada da cidade, o Jardim Botânico de Santa Cruz de la Sierra possui uma grande variedade de espécie. Nele, você pode vê-las a percorrer uma trilha de quase 6 quilômetros. Além disso, fique atento às placas que levam ao mirante, de onde se tem uma bela visão.
A dica é usar repelente, já que há bastante mosquitos no local.
O lugar possui uma área e cactus, jardins, viveiros, laboratórios, parque infantil, orquidário e áreas de lazer.
- Horário de abertura: diariamente, das 8h às 18h
- Preço da entrada: 10 Bolivianos
Peculiaridades da cidade
l Pedestre “não-tem-vez”
Sério, pedestre não tem vez em Santa Cruz de la Sierra. Durante os meus 2 dias na cidade, nenhum carro parou para eu atravessar a faixa de segurança (só de nome). Por isso, tome cuidado ao cruzar a rua.
l A locomoção
É bem fácil se locomover por Santa Cruz. A cidade é formada por anéis (anillos, em espanhol) que dividem as zonas.
Praticamente tudo pode ser feito a pé, no entanto, se você quiser utilizar o transporte público, é fácil.
Há milhares de micro ônibus circulando por todos os lados. Basta acenar que os veículos param. O preço da passagem é de 3 Bolivianos.
l Não se preocupe com a altitude
Santa Cruz de la Sierra está a somente 416 metros acima do nível do mar. Assim, ao contrário do que ocorre em em La Paz, você não sofrerá com o “soroche”, ou seja, o mal da altitude.
l Comidas típicas
Me impressionei com a paixão que os moradores de Santa Cruz de la Sierra têm com as frituras (principalmente frango) e o refrigerante.
No entanto, há pratos típicos muito bons, como o pique macho, o chicharrón, a salteña e a sopa de maní (amendoim).
l A parte noturna
Vá ao Equipetrol, um bairro que concentra muitos restaurantes e bares em Santa Cruz de la Sierra. Além disso, também há opções ao redor da Plaza 24 de Septiembre.
2 dias em Santa Cruz de la Sierra: informações úteis
Quando visitar
O calor está presente em praticamente todos os dias de ano em Santa Cruz. No verão, ainda mais, com máximas constantes de 35°.
O clima é mais ameno somente no inverno, mas a temperatura dificilmente baixa dos 10 graus. Então, escolha a época que mais lhe agrada.
Como chegar
AVIÃO
Há vôos diretos entre São Paulo e Santa Cruz de la Sierra. O tempo de viagem gira em torno de 3 horas, e o trecho é realizado pela Gol e pela BoA.
- Dica: nos buscadores Skyscanner e Kiwi é possível comparar os preços e encontrar os melhores voos para Santa Cruz durante o ano todo.
ÔNIBUS
Talvez seja umas das opções mais populares. Aliás, foi a qual escolhi. Para isso, você precisa viajar até Corumbá (MS), passar pela imigração e pegar um táxi até a rodoviária de Puerto Quijarro. De lá, saem ônibus diários (manhã e noite) a Santa Cruz de la Sierra.
TREM
Outra opção é viajar até Corumbá, cruzar a fronteira e pegar um trem até Santa Cruz de la Sierra. No entanto, a viagem é mais demorada, e o preço da passagem tende a ser mais alto.
Vale a pena alugar um carro?
Muitos brasileiros aproveitam para alugar um carro e, assim, conhecer os principais pontos turísticos ao redor de Santa Cruz de la Sierra. Como a infraestrutura de transporte turístico é deficitária, pode ser uma opção.
Além disso, de lá é possível dirigir até Uyuni, onde está o maior deserto de sal do planeta.
Para isso, você pode reservar um carro pela internet antes de sair do Brasil. Assim, evita o pagamento do IOF e conta com a possibilidade de parcelar o aluguel em até 12x no cartão (saiba mais aqui).
Onde se hospedar
Santa Cruz de la Sierra é uma cidade que conta com uma boa estrutura de hospedagem. Eu reservei a minha pelo Booking.com, que apresenta uma infinidade de opções. Aliás, sugiro que busque algo na região central, pois assim, poderá fazer praticamente tudo caminhando.
Para ajudar, deixei algumas dicas de onde ficar em Santa Cruz de la Sierra.
-
Acomodação de preço baixo: Casa Cruz Hostel
Localizado no centro da cidade, o Hostel tem avaliação de 9,1 no Booking.com, inclui o café da manhã na diária e está perto das principais atrações turísticas de Santa Cruz (veja mais aqui).
-
Acomodação de preço médio: Buen Retiro Apart Hotel
A minha sugestão de hospedagem de preço médio é o Buen Retiro Apart Hotel, que igualmente está localizado na região central e inclui café da manhã na diária (veja mais aqui).
-
Acomodação de preço alto: Tryp by Wyndham
A minha última dica de onde ficar em Santa Cruz é o Tryp by Wyndham, que tem avaliação de 9,4 no Booking.com. O hotel conta com piscina, quartos espaçoso e café da manhã (veja mais aqui).
l Airbnb: uma opção bastante popular em Santa Cruz
Além disso, você ainda pode buscar por acomodação no Airbnb, igualmente popular em Santa Cruz de la Sierra.
Aliás, caso você seja novo na plataforma, ganha até R$ 300,00 de desconto na sua primeira reserva (saiba mais aqui).
+ Seguro viagem internacional
Apesar de não ser obrigatório, eu sugiro que você compre um seguro viagem para a Bolívia, mesmo que seja barato. Isso porque eu acredito que sempre é bom estar precavido, pois imprevistos podem ocorrer.
Aliás, eu sempre compro o meu através do Seguros Promo, um buscador que apresenta os preços mais acessíveis. Além disso, se você utilizar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha 5% de desconto na compra. Veja simulação:
2 dias em Santa Cruz de la Sierra
Passeios de bate e volta
Se você tiver mais do que 2 dias em Santa Cruz de la Sierra, ainda pode incluir algum passeio de bate e volta. Alguns locais, inclusive, estão bastante cerca da região central. Dá uma olhada:
l Lomas de Arena
O Parque Nacional Lomas de Arena está a cerca de 15 quilômetros da região central, sendo um dos principais pontos turísticos da região.
O Lomas de Arena é um parque formado por dunas de areia e lagoas, algumas pelo resultado do acúmulo da água da chuva. Além de visitar, é comum que algumas pessoas pratiquem esportes por lá.
l Güembé Bioparque
Também está localizado aos arredores de Santa Cruz de la Sierra, e conta com 24 hectares de áreas verdes. Lá, você encontra plantas exóticas, bosques e animais típicos da região.
O Güembé também oferece uma parte de resort com parque temático, que conta com hospedagem e outras regalias.
l Samaipata
Samaipata é uma cidade histórica considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. Conta com fortificações construídas pelos Guaranis e também pelos Incas, com destaque para El Fuerte Samaipata.
No entanto, Samaipata está um pouco distante de Santa Cruz de la Sierra, cerca de 3 horas em van em direção a Sucre. Aliás, as vans saem do centro de Santa Cruz e custam 30 Bolivianos (busque ‘Salida a Samaipata Estrellita‘, no Google Maps).
Desse modo, ao invés de incluir num roteiro de 2 dias em Santa Cruz de la Sierra, você pode pensar na possibilidade de dormir em Samaipata, passando antes pelo Parque Amboró (veja abaixo).
l Parque Nacional Amboró
Chamado de o “Cotovelo dos Andes”, o parque faz parte da lista das principais atrações turísticas da região, sendo visitado por muita gente. Se trata de um dos parques com a maior biodiversidade inexplorada do mundo.
É bastante buscado por quem gosta de turismo de aventura, como trekkings, por exemplo. Lá, se encontra uma enorme quantidade de animais, assim como belezas naturais. O parque está 40 quilômetros de Santa Cruz de la Sierra.
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi
HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb
SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!
2 comments
Boa tarde, irei iniciar a minha viagem por Corumbá também e tenho algumas duvidas.
Já me disseram que o melhor câmbio é em Puerto Quijarro, mas exatamente onde posso fazer isso lá?
E de Santa Cruz de la Sierra até Uyuni dá pra se fazer em um dia?
Oi, Alex! Olha só, você pode trocar dinheiro logo depois de cruzar a fronteira para Puerto Quijarro. Há várias casas de câmbio lá!
Já para chegar a Uyuni, a melhor maneira é a seguinte: pegar um ônibus de Santa Cruz a Sucre. Dormir 1 dia lá e pegar um ônibus de Sucre a Uyuni. Acredito que não haja ônibus direto entre Santa Cruz e Uyuni, pois a distância é grande.
Gostaria de saber algo mais?
Abraço