O QUE FAZE EM QUERÉTARO, MÉXICO
Estive viajando pelo México por 2 meses, tendo começado na costa do Caribe. Passei por várias cidades, mas, tenho que dizer que Querétaro foi a que mais me chamou a atenção.
É colorida, limpa, segura e organizada. Aliás, é considerada uma das melhores cidades mexicanas para se viver. Desse modo, quando o assunto é ‘o que fazer em Querétaro’, a cidade também oferece diversos programas.
Além disso, ainda há atrações turísticas que estão a menos de 1 hora da capital do estado que leva o mesmo nome. Por lá, estive 4 dias. Abaixo, conto um pouco mais sobre o que fazer em Querétaro 🙂
O que fazer em Querétaro: quanto dias?
Querétaro é uma cidade média, com cerca de 700 mil habitantes. Se se trata de um lugar de estilo colonial, o qual conta com as principais atrações localizadas na região central.
Desse modo, eu diria que a cidade pode ser conhecida em 2 dias. Porém, se a ideia é visitar atrações turísticas que estão nos seus arredores, eu sugiro que você fique 2 dias mais. Os destaques são a cidade de San Miguel de Allende e também a Peña de Bernal.
Atrações turísticas de Querétaro
É preciso destacar que o coração de Querétaro se encontra no seu Centro Histórico. O local, inclusive, foi declarado Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.
Composto por praças, monumentos, igrejas, museus e edifícios de estilo barroco e neoclássico, o Centro Histórico é parada obrigatória. Além disso, é nele onde você encontrará a maior parte dos bares e restaurantes de Querétaro.
Desse modo, eu realmente indico que você comece o seu passeio pelo centro da cidade. Caminhe sem pressa, sem direção. Admire os detalhes, pare para tomar um café nas praças, curta o ambiente bonito da cidade.
O QUE FAZER EM QUERÉTARO?
Visitar igrejas
As igrejas de Querétaro estão entre as mais bonitas do México. Com certeza devem entrar na sua lista do que fazer em Querétaro, mesmo que você não seja uma pessoa religiosa. Sendo assim, os meus destaques são:
Templo de San Francisco e Museu Regional
É considerado o templo mais importante da cidade, sendo o primeiro espaço religioso de Querétaro. Construída no século XVI por ordem do Reino Espanhol, a igreja está localizada no coração da cidade, e chama bastante a atenção pelo sua cor vermelha, assim como pela imponência.
- Dica importante: Veja onde encontrar um seguro viagem barato para o México
A parte que antes era destinada a um convento, hoje é ocupada pelo Museu Regional de Querétaro. O local conta com exposições do período de ocupação espanhola, com registros de povos indígenas da região e também da história mexicana.
Horário do museu: de terça a domingo, das 9h às 8h.
Entrada: 46 Pesos
Convento de la Santa Cruz
O convento foi construído no morro del San Gremal, local onde se consumou a conquista da cidade em 1521. Erguido pelos franciscanos, o convento também serviu para a evangelização dos povos indígenas.
O interessante é que o Convento de Santa Cruz ainda abriga frades. Desse modo, a visita a algumas partes só pode ocorrer se for guiada.
Horário: terça a sábado, das 9h30 às 13h30, e das 16h30 às 17h30. Domingos, das 9h30 às 17h30.
Entrada: 40 Pesos
Templo de San Antonio de Padua
Se trata de uma das construções mais antigas da cidade, a qual foi erguida entre 1613 e 1629. Grande parte do templo já foi ocupado por um museu. Além disso, a igreja foi convertida em quartel durante o período em que se construía o espaço militar em Querétaro.
Templo de San Agustín
De estilo barroco, o templo foi construído entre 1731 e 1745, sendo considerado um dos edifícios mais bonitos e harmoniosos de Querétaro. Em sua fachada, se encontram esculturas talhadas de santos como São João, Santa Mônica e Santa Rita. No topo, Jesus Cristo Crucificado, conhecido como o “Señor de la Portada”.
Templo de Santa Rosa de Viterbo
A igreja é considerada uma das obras-primas do estilo barroco colonial mexicano. Construído entre os séculos XVII e XVIII, o templo de Santa Rosa de Viterbo conta com paredes que são consideradas obras de arte.
O local ainda conta com um museu, o qual abriga objetos importantes da história de Querétaro, como esculturas, vestimentas e documentos, por exemplo. Está aberto de terça a domingo, das 11h às 17h. O preço da entrada é de 40 Pesos.
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa: saiba mais
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- Veja dicas sobre o que levar na mala
O QUE FAZER EM QUERÉTARO?
Visitar Museus
Além do Museu Regional, destacado acima, Querétaro ainda possui outros diversos museus, os quais valem a pena ser visitados.
Dica: a maioria dos museus de Querétaro tem entrada grátis aos domingos!
Museu de Arte de Querétaro
Está localizado no ex-convento de San Agustín, e conta com uma coleção de pinturas do período conhecido como ‘novo hispânico’. Além disso, se trata de um dos edifícios mais bonitos da cidade. Está aberto de terça a domingo, das 10h às 18h. A entrada custa 30 Pesos.
Museu dos Conspiradores
Se trata de um museu dedicado aos personagens da Conspiração de Querétano, um movimento que deu início ao processo de independência da cidade, em 1810. Está aberto de terça a domingo, das 10h30 às 18h30, e a entrada é grátis.
Museu Casa de la Zacatecana
O museu conta com diversas salas, as quais abrigam objetos de antigos habitantes da cidade. São peças como esculturas, pinturas, relógios, entre outros. O museu está aberto diariamente, das 10h às 18h, e o preço da entrada é de 45 Pesos.
Museu do Calendário
Localizado no centro da cidade, o museu abriga exemplares de calendários de diversas épocas, assim como de diferentes culturas, como a Asteca, por exemplo. O local está aberto de segunda a domingo (das 10h às 18h), e o preço da entrada é de 30 Pesos.
Museu de Arte Contemporânea
Inaugurado em 2018, o museu está localizado no morro de San Gremal, ao lado do convento de la Santa Cruz. O local expõe obras de artistas locais e nacional, assim como conta com um café e uma biblioteca. Está aberto de terça a domingo, das 10h às 18h, e a entrada é grátis.
Visitar o Aqueduto de Querétaro
O que mais fazer em Querétaro? Com certeza, dedicar um tempo para conhecer o seu Aqueduto. Se trata de uma obra que conta com 74 arcos, 28 metros de altura e longitude de 1,2 quilômetro.
O Aqueduto foi inaugurado em 1735, e tinha como objetivo fazer com que a água chegasse a diferentes pontos da cidade. A parte boa é que a obra, um dos símbolos da cidade, está a poucos minutos (ao redor de 15) caminhando do centro histórico.
- Dica importante: Veja onde encontrar um seguro viagem barato para o México
LEIA MAIS SOBRE O MÉXICO
- Vale a pena conhecer Playa del Carmen?
- Conhecer Palenque, ruínas mais bonitas que Chichén Itzá?
- O que fazer em Tulum em 3 dias
- Mais do que surf: o que fazer em Puerto Escondido
Passeios nos arredores de Querétaro
Se você tiver tempo, também pode inserir alguns ‘bate e volta’ na sua lista do que fazer em Querétaro. São passeios de 1 dia, os quais valem mesmo a pena!
Peña de Bernal
Muita gente que vai a Querétaro, aproveita para dar um pulo em San Sebastián Bernal, onde está a famosa Peña de Bernal (a terceira mais alta do mundo). Se trata de um monolito com 350 metros de altura, ou seja, atrás da Pedra de Gibraltar (426) e do Pão de Açúcar (396).
Além disso, a cidade de San Sebastián é de estilo medieval, cheia de comércios e vinícolas. Ou seja, passar um dia no local é algo muito agradável.
Como chegar: para quem quer ir por conta própria, há ônibus que saem seguidamente da rodoviária de Querétaro. Os preços variam entre 100 e 110 Pesos por trecho, e viagem dura menos de 2 horas. Além disso, há empresas que oferecem passeios de 1 dia.
El Cerrito
Bem pertinho do centro de Querétaro (30 minutos em ônibus), está El Cerrito, uma pirâmide de origem Tolteca, a qual ainda não foi descoberta por completo. Estudiosos dizem que o sítio arqueológico pode ser proporções similares às pirâmides de Teotihuacan.
Como chegar: para chegar a El Cerrito, que está está na cidade vizinha de Corrigedora, a maneira mais conveniente é pegando um ônibus na rodoviária de Querétaro.
Observação: o local está aberto de terça a sexta, e a entrada é grátis
San Miguel de Allende
San Miguel de Allende é considerada uma das cidades mais bonitas da região, e está a apenas 65 km distante de Querétaro. Aliás, a cidade faz parte da lista de Patrimônios Históricos da Humanidade da Unesco.
É caracterizada pelo seu patrimônio arquitetônico, assim como pelo artesanato local. Para ir a San Para ir de Miguel de Allende, basta ir ao terminal de Querétaro, de onde saem ônibus regularmente (o preço varia entre 100 e 110 Pesos).
Curiosidade: diversos filmes foram gravados em San Miguel de Allende, como “Era uma vez no México”, como Antonio Banderas, Johnny Depp e Salma Hayek. Desse modo, caso você esteja pela região, pense em visitar a cidade.
LEIA MAIS SOBRE O MÉXICO
- Veja como visitar Chichén Itzá, a cidade Maya
- O que visitar na Cidade do México em 4 dias
- Visitar Cancún: prós e contras
- O que fazer em San Cristóbal de las Casas
- Veja 6 dicas do que fazer em Oaxaca
Onde se hospedar na cidade
Quando fui a Querétaro, fiquei hospedado no Hostel Casa Internacional, que está a 2 minutos caminhando do Aqueduto. Se trata de um local amplo, com sala, cozinha e pátio. Além disso, também é bem decorado e conta uma ótima energia.
Como chegar a Querétaro
Chegar a Querétaro é fácil, e poder ser feito por meio de avião e de ônibus. Como a cidade está relativamente perto da Cidade do México (ao redor de 3 horas), eu recomendo ir em ônibus, pois é mais barato.
A cidade também conta com aeroporto, o qual pode ser uma boa caso você termine a sua viagem pelo México em Querétaro.
Alugar um carro
- Sem IOF e parcelado
Muitos brasileiros decidem por alugar um carro e, assim, conhecer diversas partes do México. A maneira mais fácil de encontrar um veículo é através da internet, em portais como o Rentcars.
Você consegue reservar um veículo ainda estando no Brasil, o que evita o pagamento do IOF (6,38% sobre transações feitas no cartão fora do país). Também pode parcelar em até 12x.
Da rodoviária e do terminal ao centro
Além de táxis, há ônibus coletivos que realizam o trajeto da rodoviária e do aeroporto até o centro de Querétaro. O preço da passagem é de 11 Pesos.
I A importância do Seguro Viagem
Eu super indico que você compre um seguro viagem internacional ao viajar pela América Latina, nem que seja um barato. Isso pelo fato de se tratar de turismo de aventura, o qual envolve riscos.
Eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, que oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha 5% de desconto. Veja uma simulação:
E aí, gostou das dicas do que fazer em Querétaro? Quer saber mais sobre a cidade? Então deixe o seu comentário abaixo! 😉
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi
HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb
SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!