Veja o que fazer em Hoi An, uma das cidades mais bonitas do Vietnã. Confira dicas de passeios, quando ir, onde se hospedar e muito mais! 🙂
O que fazer em Hoi An
Para grande parte dos turistas que visita o país, Hoi An é considerada a cidade mais bonita do Vietnã. Aí, quando você pisa lá, passa a concordar.
Bem, quando estive no Vietnã, fiquei por 2 dias em Hoi An, e pude aproveitar a maior parte da atrações turísticas da cidade milenar.
Aliás, também conhecida como Cidade Antiga de Hoi An, o lugar possui uma arquitetura histórica muito bem preservada, assim como ainda mantém tradições que ultrapassam os séculos.
O que saber sobre Hoi An
Para começar, é preciso destacar que Hoi An faz parte da lista dos patrimônios históricos da humanidade, da Unesco. Além disso, a cidade, que tem pouco mais de 150 mil habitantes, já abrigou um dos portos mais importantes do Sudeste Asiático entre os séculos 15 e 19. No entanto, os registros de comércio marítimo ocorrem em Hoi An desde o século 2!
Porém, a importância comercial foi perdida para a vizinha Da Nang a partir do século 19, quando o Rio Thu Bon, que liga a cidade ao mar, passou a sofrer com o assoreamento. As navegações, então, ficaram prejudicadas.
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
Aliás, Hoi An ficou um tanto quanto esquecida até 1999, justamente o ano em que entrou para a lista Unesco, Hoi An. Com isso, a cidade anciã ganhou um novo fôlego: o turismo.
Ver essa foto no Instagram
A menina dos olhos do Vietnã
O turismo fez com que a Hoi An ressurgisse e passasse a ser conhecida como a ‘cidade mais bonita do Vietnã’. Aí, junto com as atrações turísticas históricas, um grande número de atividades passaram a ser criadas para atrair os visitantes.
Então, se você está pensando em visitar a cidade, dá uma olhada na lista de o que fazer em Hoi An em 2 dias que preparei. São sugestões de passeios, visitas, culinária, entre outros 🙂
Dicas de o que fazer em Hoi An
O que fazer em Hoi An
DICA 1: SE PERCA PELAS RUAS DA PARTE HISTÓRICA
A minha primeira dica de o que fazer em Hoi An é ‘perder-se’ pelas ruazinhas do centro histórico. Aliás, deixe-se levar sem pressa, aprecie os edifícios amarelos e as lanternas de origem japonesa que enfeitam cada canto de Hoi An.
Na caminhada, você vai se deparar com diversas e aconchegantes cafeterias e restaurantes com comidas típicas. Se fizer muito calor e você estiver a fim de uma cerveja, saiba que há diversos de bares também!
- Dica importante: Veja onde encontrar um seguro viagem barato para a Ásia
Observação sobre as lanternas
A tradição das lanternas que adornam a cidade veio com os japoneses durante os anos dourados de Hoi An. Porém, virou uma marca local e seguiu com os nativos da cidade.
Aliás, uma vez ao mês (é preciso verificar o dia), à noite, ocorre o Festival das Lanternas. Enquanto o comércio, os bares e os restaurantes apagam as luzes, as lanternas são acesas para iluminar a cidade. Ao mesmo tempo, barquinhos iluminados são largados no Rio Thu Bon junto a pedidos.
LEIA MAIS SOBRE O VIETNÃ
- O que fazer em Hanói, a capital do país
- Conheça Ninh Binh, um dos lugares mais lindos do Vietnã
- Cruzeiros em Halong Bay, uma das 7 Maravilhas Naturais do mundo
- Dicas de o que fazer em Hué, a antiga capital vietnamita
- Confira as atrações de Da Nang, a terceira maior do Vietnã
- Cidade de Ho Chi Minh: veja as atrações da antiga Saigon
O que fazer em Hoi An
DICA 2: VISITE AS ATRAÇÕES HISTÓRICAS
Em Hoi An, praticamente tudo é histórico: são diversos os edifícios milenares, os quais abrigam boa parte do comércio.
No entanto, há algumas atrações turísticas que merecem uma atenção especial, pois, além de história, possuem uma linda arquitetura (a qual rende ótimas fotos).
Observação 1: para conhecer as atrações abaixo, é preciso comprar um ingresso, o qual custa 120 mil Dongs e dá direito de acesso a 5 diferentes pontos turísticos.
Observação 2: todas as atrações históricas de Hoi An se concentram na parte central. Ou seja, você pode conhecer tudo caminhando.
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
I Ponte Japonesa
Uma das principais atrações turísticas de Hoi An é a Ponte Japonesa, a qual é coberta e foi construída em 1719.
Com o intuito de se conectar com os chineses que moravam no outro lado do canal, os japoneses decidiram erguer a ponte. Aliás, a construção é rica em detalhes, e está aberta 24 horas ao dia.
I Phuc Kien Assembly Hall
A Phuc Kien Assembly Hall parece, num primeiro momento, um templo. Porém, se trata de uma construção cantonês do ano de 1690, na qual chineses costumavam se encontrar.
O prédio possui diversos de adornos, estátuas, sinos de bronze e tambores. O local é aberto diariamente, das 8h às 17h.
Além da Phuc Kien, há outras assembly halls em Hoi An, como a Quang Trieu e a Trieu Chau.
I Phung Hung House
A Phung Hung House é uma das várias casas seculares construídas por ricos comerciantes de Hoi An. Nos dias atuais, boa parte delas é aberta à visitação, exibindo mobiliários originais da época e coleções particulares. A Phung Hung, em específico, serviu de residência por 8 gerações.
Outras casas bastante famosos e abertas para o público são: Tan Ky House, Duc An e Quan Thang.
I Museu da cultura Sa Huynh
O Sa Huynh Culture Museum foi inaugurado em 1994, e possui uma coleção de artefatos da cultura, considerada a primeira a ocupar a região portuária. Além de vasos funerários de 2 mil anos, ainda há peças que possuem 3 mil anos de idade.
O que fazer em Hoi An
DICA 3: FAÇA UM PASSEIO DE BICICLETA PELAS PRAIAS E PLANTAÇÕES DE ARROZ
Nem todos colocam isso na lista, mas se há uma coisa que você deveria fazer em Hoi An é fazer um passeio em bicicleta (ou moto) pelas praias e interior da cidade.
O passeio é uma maneira de sair do centro turístico e conhecer a outra cara da cidade: plantações de arroz, campos, praia.
O trajeto entre o centro histórico e a praia é de mais ou menos 30 minutos, em bicicleta. No caminho, você passa pelas famosas plantações de arroz e vê um pouquinho mais da vida cotidiana.
A minha sugestão é que você pedale até as praias de An Bang e Cua Dai, que estão mais perto. Não se trata de praias lindas, mas você pode sentar na areia e relaxar um pouco em frente ao mar.
Observação 1: o aluguel de uma bicicleta pelo dia todo gira em torno de 50 mil Dongs. Já a diária de uma scooter fica entre 180 e 250 mil Dongs.
Observação 2: há agências que oferecem um passeio de moto guiado pelo interior de Hoi An. No caminho, são realizadas paradas em vilas, em casas de moradores que produzem artesanatos, biscoitos de arroz, tapetes de palha, entre outros (clique aqui para saber mais).
O que fazer em Hoi An
DICA 4: APROVEITE PARA FAZER UM PASSEIO DE BARCO PELO RIO
Ao caminhar pelo centro de Hoi An, verá que há diversos barquinhos atracados no rio. Pois bem, os donos deles oferecem passeios, os quais custam cerca de 180 mil Dongs por pessoa (pode variar) e duram cerca de 20 minutos.
Muitos dos turistas aproveitam para fazer o passeio nos barquinhos a remo pela noite, quando tem uma linda visão da cidade. Na ocasião, você pode aproveitar para fazer um pedido e soltar velhinhas rio, algo bastante tradicional em Hoi An.
O que fazer em Hoi An
DICA 5: CONFIRA O MERCADO NOTURNO
Assim como ocorre na maioria das cidades do Sudeste Asiático, Hoi An também conta com um mercado noturno. Porém, parece que lá isso é mais bonito. Acredito que por causa do charme das lanternas japonesas, as quais dão um toque especial a boa parte das lojinhas.
O night market fica na região central de Hoi An, entretanto, do outro lado do rio. Lá, além de poder comprar diversas lembranças e artesanatos típicos da região, você ainda encontra muitos pratos da culinária vietnamita e chinesa, por exemplo.
Ou seja, ir ao mercado noturno é algo que você pode incluir na lista de o que fazer em Hoi An, pois vale a pena mesmo!
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa: saiba mais
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- 10 dicas para viajar a gastar pouco
Dicas extras sobre o que fazer em Hoi An
l Participar de uma aula de culinária
Eu não cheguei fazer, mas participar de uma aula de culinária é algo bastante comum em Hoi An. Então, se você gosta de cozinhar, considere a dica 😉
Aliás, a aula é comandada por chefs profissionais, os quais te ensinam pratos típicos da culinária vietnamita. Antes, explicam a importância de cada ingrediente, assim como destacam os utensílios mais indicados para cada especialidade.
- Dica 1: Clique aqui para participar de aula de culinária em Hoi An
- Dica 2: Tour de mercado, passeio de barco de cesta e aula de culinária
l Encomendar uma roupa sob medida
Parece estranho, mas, ao caminhar por Hoi An, você notará que há dezenas (ou mais) de locais que oferecem a confecção de roupa sob medida. O mais bacana é que, se você se interessar por uma peça, a entrega ocorre em apenas 24 horas.
Funciona assim: escolhe a peça, tira as medidas, paga 50% do valor e volta em 24 horas para provar a roupa e fazer os ajustes, caso necessário. Aí, paga o restante e leva a roupa embora!
Então, se você estiver a fim de encomendar uma roupa sob medida e por um bom preço, pode conseguir isso em Hoi An!
O que fazer nos arredores de Hoi An
Os arredores de Hoi An são marcados por atrações bastante interessantes, como as Montanhas de Mármore, a Golden Bridge e o Santuário My Son. Ou seja, vale a pena aproveitar caso você tenha um tempinho 😉
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
I Golden Bridge, a ponte das mãos gigantes
Se você digitar ‘o que fazer no Vietnã’, no Google, verá que uma das fotos que mais aparece é a de uma ponte suspensa no alto da uma montanha, a qual possui 2 mãos gigantes a segurando.
Então, se trata da Golden Bridge, a qual está localizada na vizinha Da Nang. Aliás, a ponte possui 150 metros de comprimento e está conectada a um teleférico, o qual leva a outras atrações do parque, como uma vila francesa.
Como ir: para conhecer a Golden Bridge, você pode alugar uma scooter e ir por conta própria. Porém, a maneira mais fácil é contratando um passeio, o qual inclui transporte, entrada e almoço (clique aqui para saber mais).
- Preço da entrada: 750 mil Dongs
- Horário de abertura: diariamente, das 7h às 22h
+ Veja todos os stories do Vietnã no Instagram: @blog_vidanamala
I Ngu Hanh Son, as montanhas de mármore
Ngu Hanh Son é um conjunto de 5 montanhas de mármore localizado na cidade vizinha de Da Nang. As montanhas, por sinal, têm nome: Kim (metal), Thuy (água), Moc (madeira), Hoa (fogo) e Tho (terra).
As 5 montanhas possuem entradas que dão acesso a túneis e cavernas. Além disso, vários santuários budistas são encontrados nos locais. Aliás, é possível subir até o topo do monte Thuy, de onde se tem um vista espetacular de Da Nang!
Como ir: a maneira mais fácil de chegar às montanhas é por meio de uma scooter alugada. Outra alternativa é comprar uma passeio de bate e volta saindo de Hoi An (clique aqui para ver opções).
- Preço da entrada: 40 mil Dongs
- Horário de abertura: diariamente, das 7h às 17h30
- Encravadas no meio da cidade, as Montanhas de Mármore contam com diversas construções budistas e cavernas (fotos: Get Your Guide)
I Santuário de My-sön, um patrimônio na lista da Unesco
Outra atração turística bastante famosa nos arredores de Hoi An é o Santuário de My-sön, considerado o sítio arqueológico mais importante do então Reino de Champa. Se trata de um estado Hindu e que possuía diversos templos dedicados a Shiva.
Presente na lista dos patrimônios históricos da Unesco desde 1999, o local abriga os corpos dos reis da dinastia Cham, a qual dominou a região central do Vietnã entre os séculos 2 e 12.
Como ir: do mesmo modo, sugiro que você alugue uma scooter. Porém, se a ideia é contratar um passeio, saiba que dá diversos opções (clique aqui para saber mais).
- Preço da entrada: 150 mil Dongs
- Horário de abertura: diariamente, das 6h às 17h
Informações importantes sobre Hoi An
Como chegar em Hoi An
Hoi An é atendida pelo aeroporto internacional da cidade vizinha de Da Nang, o qual está 30 km distante. Aliás, há diversas companhias low cost que voam para lá.
- Dica: nos buscadores Skyscanner e Kiwi é possível comparar os preços e encontrar os melhores voos para Da Nang durante o ano todo.
Além disso, você pode chegar a Hoi An em ônibus, os quais partem das principais cidades do Vietnã. A parte boa é que você pode comprar o bilhete por internet, como destaco a seguir:
- Da Nang: clique aqui
- Hanói: clique aqui
- Hué: clique aqui
- Ninh Binh: clique aqui
Quantos dias ficar
Se você quiser fazer tudo com calma, sugiro que fique pelo menos 2 dias em Hoi An. Porém, caso queira explorar também os arredores, eu diria para você ficar 3.
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
Onde se hospedar
Já em relação a locais de hospedagem, Hoi An conta com opções para todos os gostos e bolsos – eu sugiro que você fique na região central. Desse modo, fica mais fácil de se locomover. Aliás, abaixo, deixo sugestões de hotéis e hostel:
DICA 1 de hotel: Hoi An Hao Anh Villa
A minha primeira dica de hospedagem é o Hoi An Hao Anh Villa, que, além de confortável, conta com piscina e café da manhã. O hotel possui uma avaliação de 8,8 no Booking (clique aqui para saber mais).
DICA 2 de hotel: Focus Homestay
A minha segunda dica de hotel em Hoi An é o Focus Homestay, que está localizado na região central da cidade. Se trata de um local bastante confortável e que oferece café da manhã (clique aqui para saber mais).
DICA de hostel: Happy Town Hoi An
Agora, se você preferir ficar num hostel, a minha dica é o Happy Town Hoi An. Além de bem localizado e confortável, o hostel oferece café da manhã. Possui avaliação 9,5 no Booking.com (clique aqui para saber mais).
MAIS: clique aqui para ver mais opções de hospedagem em Hoi An
Como se locomover
Se a sua ideia é conhecer somente a região central de Hoi An, acredito que pode fazer tudo caminhando. Entretanto, caso queira ver o interior e ir às praias, sugiro que alugue uma bicicleta, que custa ao redor de 50 mil Dongs por dia.
Agora, se você quer explorar também os arredores, a minha dica é que alugue uma scooter – a diária fica entre 150 e 200 mil Dongs.
Quando visitar Hoi An
O período entre outubro e fevereiro costuma ser chuvoso. No entanto, eu estive em Hoi An em janeiro e peguei dias lindos. Já entre março e agosto, costuma fazer bastante calor e dias secos, com temperaturas que superam os 30°C.
Observação: o meses de outubro e novembro costumam ser os mais chuvosos.
+ A importância do Seguro Viagem
Então, eu realmente sugiro que você compre um seguro viagem internacional ao viajar pelo Sudeste Asiático. Isso, por diversos fatores: você está super longe de casa e rodeado por culturas e idiomas totalmente diferentes, ou seja, ficar doente e sem assistência médica não seria o melhor que poderia ocorrer contigo.
Aliás, eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, como fiz antes de embarcar para o Vietnã. Aliás, o site oferece opções baratas e personalizadas.
Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha até 15% de desconto.
Veja uma simulação:
E aí, gostou das informações sobre o que fazer em Hoi An? Quer saber mais ou tem alguma sugestão? Então deixe o seu comentário abaixo! 😉
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
✈️ VOOS BARATOS: Skyscanner e Kiwi
🛌🏼 HOSPEDAGEM: Booking.com
🏥 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
🎟️ PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
💳 CARTÃO INTERNACIONAL: WISE
📲 CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
🚗 ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!