O QUE FAZER EM HANÓI, A CAPITAL DO VIETNÃ
Alguns sonham em conhecer a Europa, os Estados Unidos. Eu, torto na vida, sempre quis conhecer o Vietnã. Não sei, creio que por tudo que passou o país.
Primeiro, a invasão e a exploração francesa. Depois, a destruição e as mortes causadas pela chamada “Guerra do Vietnã”, que, para mim, foi a guerra promovida por governos do Estados Unidos.
E, apesar de tudo, o povo é alegre, querido, prestativo. O país é extremamente lindo. Comprovei isso durante o mês que por lá passei, cruzando o Vietnã de norte a sul.
1 mês no Vietnã: comecei o roteiro por Hanói, a capital
O meu roteiro de 1 mês no Vietnã começou pela sua capital, Hanói. Se trata de uma cidade barulhenta, com trânsito caótico e 8 milhões de habitantes. Porém, com uma cultura rica, influenciada por China e França, por exemplo. E culinária? Bah, incrível, eu definiria.
Hanói era a capital do Vietnã do Norte quando país era dividido em 2. Em 1976, logo após o fim do conflito, o país foi reunificado, e Hanói continuou sendo a capital.
- Dica importante: Veja onde encontrar um seguro viagem barato para a Ásia
Por lá, fiquei 3 dias, e visitei os principais pontos turísticos da capital do Vietnã. Abaixo, escrevi uma lista de o que fazer em Hanói. Dá uma olhadinha 😉
Foque no Old Quarter, onde estão as coisas mais bacanas!
O Old Quarter é um dos locais mais bacanas da capital do Vietnã. É a parte antiga de Hanói, onde a cidade nasceu.
No Old Quarter, você encontra hotéis, hostels, bares, restaurantes, cafeterias, comércio de rua, lojas para alugar motos, roupa barata, comida de rua… ou seja, encontra um pouco de tudo!
Então, a minha primeira dica de o que fazer em Hanói, é se perder pelo Old Quarter. Tenho certeza de que você vai encontrar um lugarzinho singular para comer algo próprio do país, assim como para tomar um café vietnamita.
Se você busca por atrações noturnas, o Old Quarter também é lugar certo. Além de locais de festas, há até mesmo os chamados party hostels.
Observação: o Old Quarter também concentra algumas das principais atrações turísticas de Hanói, como você pode ver abaixo! 😉
Veja lista com 7 dicas de o que fazer em Hanói
1 Relaxe em frente ao lendário Lago Hoan Kiem
O Lago Hoan Kiem (Lago da Espada Devolvida) está bem no coração da movimentada Hanói. Ao redor dele, moradores locais e turistas caminham, fazem exercícios, sentam para relaxar, aproveitam para matar a fome.
No centro do lago há uma ilha, a qual abriga a Thap Rua (Torre da Tartaruga). Segundo a lenda, uma espada mágica foi enviada dos céus ao Imperador Le Loi, a qual ele usou para expulsar os chineses do Vietnã.
Ainda de acordo com o conto, depois do conflito, uma tartaruga dourada pegou a espada e mergulhou no lago para devolvê-la aos donos divinos. Tal conto originou o nome do lago.
Além disso, o Hoan Kiem ainda abriga o bonito Templo Ngoc Son (Templo da Montanha de Jade). O templo é acessado por uma bonita ponte vermelha, de nome Huc (Sol Nascente).
- Preço para acessar o templo: 30 mil Dongs
- Horário de visitação: das 7h às 18h (segunda a sexta), e das 7h às 21h (sábado e domingo)
2 Conheça o que sobrou de Thăng Long, a Cidadela Imperial
Acredito que a Cidadela Imperial, de nome Thăng Long, está entre as principais atrações na lista de o que fazer em Hanói. Construído em 1010, o local serviu como palácio real até 1810. Em seguida, com a ocupação francesa, que durou quase 100 anos, foi praticamente destruído.
Já durante a Guerra do Vietnã, a Cidadela Imperial chegou a ser utilizada como base para os vietcongs. Infelizmente, o que se pode visitar é somente uma parte de toda a imponência que foi a antiga cidade. Ainda assim, vale bastante a pena.
- Preço da entrada: 30 mil Dongs
- Horário de visitação: de terça a domingo, das 8h às 17h. Fechada às segundas-feiras
3 Mausoléu Ho Chi Minh, o principal edifício do país
Não importa a sua posição política. Se você estiver em Hanói, acredito que não pode deixar de visitar o Mausoléu Ho Chi Minh, considerado o monumento mais importante do Vietnã.
Para quem não sabe, Ho Chi Minh foi o líder da luta da libertação vietnamita das mãos francesas. Quando isso ocorreu, se tornou primeiro presidente do Vietnã do Norte, estando em comando durante boa parte da guerra contra as tropas dos Estados Unidos.
Apesar de haver falecido antes antes do fim da guerra e da seguida reunificação do Vietnã, Ho Chi Minh é muito admirado no país, tanto que até um memorial foi erguido em sua homenagem. Dentro do memorial se encontra o seu corpo embalsamado e protegido por vidros, o qual pode ser visitado gratuitamente.
Detalhes importantes: a visitação é aberta também para turistas. Porém, são proibidas imagens. Além disso, não se pode comer ou beber no local.
- Preço para Mausoléu: grátis
- Horário de visitação: terça, quarta, quinta, domingo, das 7h30 às 10h30 (entre abril e outubro). Entre novembro e março, o horário é das 8h às 11h
Observação importante: o Mausoléu fica fechado 2 meses por ano, geralmente entre outubro e dezembro. Em tal período, o corpo de Ho Chi Minh é enviado a Moscou, na Rússia, para manutenção.
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa e EUA. Saiba mais
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- 10 dicas para viajar a gastar pouco
4 Antigo Palácio Presidencial: de onde Ho Chi Minh governava o Vietnã do Norte
Bem pertinho do Mausoléu está o antigo Palácio Presidencial, outra sugestão de o que fazer em Hanói. Era dali que Ho Chi Minh governava o Vietnã do Norte, e onde passava os seus dias. O local foi construído pelos franceses em 1900.
Além de se deparar com construções bonitas, um lago onde Ho Chi Minh pescava e carros utilizados para transportar o primeiro presidente do Vietnã do Norte, você ainda verá de perto objetos usados no dia a dia pelo antigo líder.
- Preço para acessar o local: 25 mil Dongs
- Horário de visitação: diariamente, das 8h às 11h, e das 14h às 16h
5 Hỏa Lò, uma prisão que conta horrores
O que mais fazer em Hanói? Conhecer a Prisão Hỏa, um dos locais mais visitados da capital do Vietnã.
Hoje transformada em um museu, a Prisão Hỏa Lò é considerada um dos edifícios mais importantes do país. Inaugurada em 1896, a prisão foi erguida pelos franceses para abrigar líderes políticos que lutavam contra a colonização.
Ao visitar a prisão, você verá representações de como eram tratados os presos na época: pés algemados, torturas, falta de alimentação, decapitações. É de doer na alma.
+ Veja todos stories do Vietnã no Instagram: @blog_vidanamala
Anos mais tarde, a prisão foi usada pelo Vietnã do Norte para abrigar soldados dos Estados Unidos capturados na guerra. Aliás, nos fundos da prisão há um memorial, assim como um espaço dedicado aos pedidos pelo fim da guerra do Vietnã, os quais eram vistos ao redor do mundo. A visita vale mesmo a pena!
- Preço para acessar o local: 30 mil Dongs
- Horário de visitação: diariamente, das 8h às 17h
LEIA MAIS SOBRE O VIETNÃ
- Cidade de Ho Chi Minh: veja as atrações da antiga Saigon
- 2 dias em Hoi An: confira as atrações da cidade mais linda do país
- Conheça a linda Hué, a antiga capital do país
- O que fazer em Da Nang, a terceira maior do Vietnã
6 Templo da Literatura, uma lindeza arquitetônica
Para mim, o Văn Miếu (Templo da Literatura) é uma das construções mais bonitas de Hanói, além de ser recheada de história. Rico em detalhes e com bonitos jardins, o templo abriga a Academia Imperial, primeira universidade do país.
O templo, construído em 1070, foi dedicado a Confúcio (551 a.C. a 479 a.C.), um filósofo chinês que discutia a necessidade de justiça e sinceridade nas relações sociais.
- Dica importante: Veja onde encontrar um seguro viagem barato para a Ásia
O local conta com pavilhões, estátuas, corredores e espaços onde são realizadas cerimônia. Acredito que realmente deve estar na sua lista de o que fazer em Hanói.
- Preço para acessar o local: 30 mil Dongs
- Horário de visitação: diariamente, das 8h às 17h (de outubro a abril), e das 7h30 às 17h30 (de maio a setembro)
7 Não perca o Weekend Night Market
Se você estiver em Hanói entre sexta e domingo, não perca o mercado noturno, que ocorre no Old Quarter. Sem exageros, você pode encontrar praticamente de tudo por lá: souvenirs, roupas e calçados (originais e falsificados), comidas típicas do país, acessórios, entre outros.
Dica de ouro: sempre, sempre pechinche. Faz parte da cultura local, inclusive. Você vai conseguir preços ótimos! O mercado ocorre entre 19h e 23h.
Extra 1: bate e volta de Hanói a Halong Bay
Muito possivelmente você já tenha ouvido falar da Halong Bay, considerada uma das baías mais lindas do planeta e que faz parte das 7 Maravilhas Naturais do Mundo.
Pois bem, a Halong Bay está a menos de 3 horas distante de Hanói. Desse modo, um bate e volta de 1 dia entre os 2 locais é muito comum. Há muitos passeios que deixam a capital do Vietnã pela manhã e retornam à noite.
A Baía de Halong é considerada uma das mais lindas do mundo, sendo composta por 1.969 pequenas ilhas de calcário. A maioria delas não é habitada. Para visitá-las, você pode contratar passeios de 1, 2 ou 3 dias, por exemplo (clique aqui para saber mais).
Extra 2: bate e volta de Hanói a Ninh Binh
Outro bate e volta de 1 dia saindo de Hanói é para conhecer Ninh Binh, região conhecida como a “Halong Bay em terra”. Para mim, aliás, Ninh Binh foi um dos lugares mais lindos que conhecido no meu 1 mês no Vietnã.
A região de Ninh Binh é marcada por milhares de montanhas, vales, plantações de arroz e templos milenares. A região está a menos de 100 km distante da capital. Desse modo, os bate e volta de 1 dia entre Hanói e Ninh Binh são bastante comuns.
Normalmente, os passeios saem cedinho da capital, e incluem guia em inglês, alimentação, visitação a pontos turísticos e passeio de barco pelos vales (clique aqui para saber mais).
Como chegar e sair de Hanói
Como se pode imaginar, a capital do Vietnã, além de aeroporto internacional, também conta com um bom sistema de ônibus e trens. Desse modo, é possível chegar e sair de Hanói para outras cidades do país, assim como para todos os países do continente.
- Dica: nos buscadores Skyscanner e Kiwi é possível comparar os preços e encontrar os melhores voos para Hanói durante o ano todo.
Se você quer economizar, acredito ônibus é uma boa opção. Abaixo, deixei links de como se locomover entre Hanói e outras cidades importantes do Vietnã:
- Sapa: clique aqui
- Ninh Binh: clique aqui
- Ha Long Bay: clique aqui
- Ha Giang: clique aqui
- Hué: clique aqui
- Da Nang: clique aqui
- Hoi An: clique aqui
Onde se hospedar em Hanói
No Old Quarter. Acredito ser a melhor região para se hospedar e, assim, aproveitar todas as atrações turísticas de Hanói. Além de segura, a região conta com comércio, restaurantes, cafés, bares e os mais diferentes tipos de acomodação.
- DICA 1 DE HOTEL: Damsels Hanoi Boutique Hotel
A minha primeira dica de hotel em Hanói é o Damsels Hanoi Boutique Hotel, que tem uma avaliação 9,3 no Booking.com. Com vista para o lago Hoan Kiem, o hotel conta café da manhã, restaurante, recepção 24 horas e quartos super equipados. Saiba mais aqui.
- DICA 2 DE HOTEL: Icon 36 Hotel & Residence
A minha segunda dica de hotel em Hanói é o Icon 36 Hotel & Residence, o qual é um pouco mais econômico. A avaliação no Booking.com é de 8,8. O hotel está na região central e conta com café da manhã, bar e restaurante. Saiba mais aqui.
- DICA DE HOSTEL: Hanoi City Backpackers Hostel
Caso a sua intenção seja ficar em hostel, a minha fica é o Hanoi City Backpackers Hostel. O hostel fica na região central, é aconchegante e ainda oferece café da manhã! Também oferece quartos privativos. Clique aqui para saber mais.
- MAIS: clique aqui e veja outras opções de hospedagem em Hanói
- EXTRA: Caso você esteja buscando alternativo, a minha dica é o Airbnb
+ A importância do Seguro Viagem
Dica: se você viajar pelo Sudeste Asiático, compre um seguro viagem internacional. Isso, por diversos fatores: você está super longe de casa e rodeado por culturas e idiomas totalmente diferentes, ou seja, ficar doente e sem assistência médica não seria o melhor que poderia ocorrer contigo.
Eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, como fiz antes de embarcar para o Vietnã. O site oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha 5% de desconto. Veja uma simulação:
E aí, gostou das informações sobre o que fazer em Hanói? Quer saber mais ou tem alguma sugestão? Então deixe o seu comentário abaixo! 😉
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi
HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb
SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!