Templos de Chiang Rai Tailândia

COMO IR DE CHIANG MAI PARA CHIANG RAI E VISITAR OS TEMPLOS

Total
0
Shares

Saiba como fazer o trajeto de Chiang Mai para Ching Rai.

Saiba ainda como conhecer os famosos templos, quando ir, onde se hospedar e muito mais 🙂

 

    DE CHIANG MAI PARA CHIANG RAI: TUDO SOBRE O PASSEIO

    Quem visita o norte da Tailândia, normalmente se depara com uma dúvida importante: qual é a melhor maneira de Chiang Mai para Chiang Rai?

    Para quem não sabe, os famosos templos Branco e Azul (entre os mais visitados do país), estão na pequena cidade de Chiang Rai, a qual está a 3 horas distante da cidade principal, Chiang Mai. Lá, ainda há a Black House Baan Dam, outro local muito interessante.

    Ou seja, se você está em Bangkok e vai para o norte, muito possivelmente Chiang Mai será a sua base. Aliás, foi assim para mim, inclusive para partir com direção ao Mianmar.

    A partir de Chiang Mai, você visita um santuário de elefantes, pode seguir para Mianmar ou Laos, e ainda fazer um bate e volta até Chiang Mai para ver os templos.

    Quando estive lá, acabei optando por contratar um bate e volta de Chiang Mai para Chiang Rai. Isso porque eu estava com pouco tempo e, assim, não precisava dormir em Chiang Rai.

    Porém, há mais opções, como você pode conferir abaixo.

    Um pouco sobre os templos

    Antes de eu entrar nos detalhes de como ir de Chiang Mai para Chiang Rai, quero destacar algumas informações importantes sobre os templos. Afinal, eles são as principais razões para você estar lendo este artigo, não é?


    Templo Branco (White Temple)

    Popularmente conhecido como White Temple, o templo de Wat Rong Khun é uma construção moderna e cheia de detalhes que enchem os olhos. Aliás, eu realmente acredito que você também vai ficar impressionado com o local – há milhares de pequenos espelhos nas paredes externas, as quais refletem a luz do sol.

    Além disso, o templo Branco tem uma história interessante: no fim do século passado, o templo estava praticamente abandonado, e não havia recursos para restaurá-lo. Aí, um artista local (de nome Chalermchai Kositpipat) resolveu reconstruir o White Temple com dinheiro do próprio bolso!

    Aliás, o templo até me lembrou a Sagrada Família (de Barcelona) por 2 aspectos: ambas as obras são ricas em detalhes, assim como seguem em construção. Enquanto a igreja de Barcelona ficará pronta em 2026 (depois de 144 anos), o templo Branco tem previsão de término para 2070.

    Então, quando finalizado, o templo contará com 9 edifícios, um espaço para exposição de arte e ainda alojamento para os monges.

    • Fato curioso: o artista até aceita doações para a construção do templo, mas desde que o valor não ultrapasse os 10 mil Baht. Kositpipat não quer que a obra seja influenciada por grandes doadores.

    Entrada: 50 Baht
    Horário: diariamente, das 8h às 17h30

     

    Ver essa foto no Instagram

     

    UM DOS TEMPLOS MAIS LINDOS DA TAILÂNDIA No final do século passado, o templo de Wat Rong Khun estava abandonado e não havia recursos para reformas. Aí, um artista local de Chiang Rai (de nome Chalermchai Kositpipat) resolveu tirar dinheiro do próprio bolso e reconstruí-lo. O resultado? Um dos templos mais lindos da Tailândia, o qual só deve ficar completamente pronto em 2070. ——————————————————————————- Interessante: o artista até aceita doações para continuar as obras, mas desde que elas não ultrapassem os 10 mil Baht (R$ 1.300). Ele se recusa a ser influenciado por grandes doadores. #BlogVidaNaMala ——————————————————————————- ➕ E aí, ficou curioso sobre o White Templo? Então comenta aí abaixo 😉

    Uma publicação compartilhada por adriano piekas (@adrianopiekas) em

    White Temple Chiang Rai
    O White Temple é incrivelmente lindo (foto: Unsplash)

    – Templo Azul (Blue Temple)

    O templo Azul é outra atração que faz visitantes ir de Chiang Mai para Chiang Rai. De nome Wat Rong Suea Ten (Tigre Dançante), o Blue Templo está localizado a cerca de 20 minutos (em carro ou tuk tuk, pois não há transporte público) do White Temple.

    Assim como o White Temple, o Blue Temple também é uma construção recente. Aliás, foi em 1996 quando os moradores da vila (Rimkok) decidiram reconstruir um templo abandonado no local. Porém, as obras iniciaram somente em 2005.

    O grande Buda Branco (do lado de fora) ficou pronto em 2008, enquanto o salão principal foi acabado em 2016 (as obras continuam). Por ser tão novo, o templo chega a ser desconhecido por parte dos turistas.



    Diferentemente do que ocorre com o White Temple, você pode fotografar o interior do Templo Azul. Aliás, as pinturas são uma verdadeira obra de arte.

    Além disso, as formas do pontiagudas templo chamam muito, muito a atenção. Do mesmo modo, as estátuas dos guardiões e das nagas (criaturas mitológicas parecidas a dragões).

    Detalhe: o azul é a cor predominante, mas você verá diversas outras, como dourado, amarelo, laranja, branco, verde, entre outras.

    Entrada: grátis
    Horário: diariamente, das 7h às 20h

    Blue Temple Chiang Rai Tailândia

    Blue Temple Chiang Rai Tailândia
    O Blue Templo é uma construção recente e muito bonita

    – Black House (Baan Dam)

    É um local estranho, vou logo avisando – mas é bastante interessante. A Black House é uma construção do famoso artista tailandês, Thawan Duchanee, sendo praticamente uma versão ‘obscura’ do White Templo, não preza pela perfeição.

    O museu conta com ossos de elefantes, peles de tigres e ursos, móveis com formatos um tanto quanto bizarros, entre outras ‘esquisitices’. Mas, vale a pena visitá-lo? Sim, vale. Ainda mais pelo fato de você já estar em Chiang Rai (eu não perderia a oportunidade).

    Entrada: 80 Baht
    Horário: diariamente, das 19h às 17h

    Black Temple Chiang Rai
    O Black Temple é um lugar bastante peculiar (foto: Unsplash)

    DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM

    Como ir de Chiang Mai para Chiang Rai: excursão

    Como eu disse no início do texto, optei por contratar um bate e volta de Chiang Mai para Chiang Rai. Eu tinha tudo organizado para ir ao Mianmar, não queria passar uma noite em Chiang Rai (o que vai ocorrer se você ir por conta própria. Explico mais abaixo).

    A vantagem do tour é que a van passa te buscar no local da sua acomodação cedinho, ao redor das 7h. O passeio inclui transporte, guia em inglês, entradas e água. Obviamente, te leva para conhecer os 3 templos famosos: White, Blue e Black.

    Tempo de excursão: cerca de 12 horas – vale lembrar que as cidades estão 3 horas distantes uma da outra.

    O grupo: para quem não curte muito passeios em grupo, principalmente grandes, uma boa notícia: éramos somente 8. Isso fez com que a comunicação fosse mais fácil, e não houve atrasos. Não houve ocorreu coisa de ficar esperando por outras pessoas, o que (sinceramente) me incomoda muito.

    Vantagens: a praticidade e a tranquilidade de não ter que correr atrás de transporte, pegar ônibus ou táxi, buscar lugar para dormir.

    Desvantagem: apesar de o tempo ser suficiente, você fica dependente. Além disso, o preço é mais alto – cerca de 50 Dólares.

    White Temple Chiang Rai Tailândia
    White Temple em Chiang Rai, Tailândia

    Chiang Mai para Chiang Rai: ônibus

    Para quem pretende fazer o trajeto de Chiang Mai para Chiang Rai com as ‘próprias pernas’, a parte boa é que há ônibus com bastante frequência entre as duas cidades (entre 7h15 e 18h).

    Os veículos partem do Terminal 3 de Chiang Mai, e a viagem dura pouco mais de 3 horas. Porém, alguns podem demorar até 5h por causa da rota (então, cheque antes). Aliás, a empresa responsável pelo trajeto de Chiang Mai para Chiang Rai é a Green Bus.

    Como comprar a passagem

    Comprar a passagem para fazer o trajeto de Chiang Mai para Chiang Rai é muito, muito simples. Você pode fazer diretamente no site da empresa (ou 12goAsia), ou seja, não precisa ir até o guichê na rodoviária.

    Além disso, eu recomendo que você compre antes pela internet, já que o trajeto é turístico as passagens costumam acabar rapidamente, principalmente durante a alta temporada (de novembro a fevereiro).

    Outra opção é comprar a passagem em alguma das dezenas de agências espalhadas por Chiang Mai. Eles cobram uma comissão (cerca de 20 Baht).

    Há vários ônibus durante diz fazendo o trajeto de Chiang Mai a Chiang Rai (e vice-versa). Os preços variam, as iniciam a partir dos 200 Baht por trajeto

    Como ir ao Terminal 3 de Chiang Mai

    Se você fizer o trajeto de Chiang Mai a Chiang Rai por conta própria, precisará ir ao Terminal 3: de lá partem os ônibus a Chiang Rai.

    O Terminal 3 é um pouco distante do centro. Desse modo, você terá que pegar um tuk tuk ou chamar um Grab (recomendo), que custa ao redor de 70 Baht.


    Como visitar os templos

    Se você fizer um passeio pago, não precisa se preocupar, pois a agência te levará para conhecer os 3 templos.

    Do contrário, há, pelo menos, 4 opções para se locomover em Chiang Rai: táxi, Grab (como Uber), scooter e tuk tuk.

    O Templo Branco, por exemplo, está a cerca de 30 minutos distante do centro de Chiang Rai, e o preço de um tuk tuk ida e volta gira em torno dos 300 Baht. O bom é que você pode negociar o valor (além de dividir com outras pessoas), ainda mais se fizer os 3 templos com o mesmo motorista.

    Outra opção, é alugar uma moto pelo dia todo – há diversas agências e hostels na cidade que oferecem o aluguel de uma scooter elétrica por 200 Baht. Ou seja, se você estiver acompanhado, pode rachar o valor e fica bem em conta. Além disso, é super prático.

    Táxis e Grab, obviamente, são mais caros, mas podem ser uma boa opção caso esteja chovendo. Do contrário, recomendo tuk tuk ou scooter.

    Blog Vida Na Mala


    LEIA MAIS SOBRE A TAILÂNDIA

    Onde dormir em Ching Rai

    Se você fizer o passeio por contra própria, vai precisar dormir uma noite em Chiang Rai, já que fazer um bate e volta de ônibus é cansativo – veja sugestão.

    Maison De Chiang Rai

    A dica de onde ficar em Chiang Rai é o Hotel Maison, que conta com espaços confortáveis, restaurante e piscina ao ar livre (veja mais aqui).

    Onde ficar em Chiang Rai Onde ficar em Chiang Rai


    Onde ficar em Chiang Mai

    Chiang Mai é bem maior e, se você fizer um bate e volta por meio de agência, sugiro que durma na cidade – veja opções:

    A primeira dica de onde ficar em Chiang Maim é o The Gallery Hotel, que conta com espaços confortáveis e piscina ao ar livre, além de estar na zona central da cidade (veja mais aqui).

    Hotel em Chiang Mai Hotel em Chiang Mai


    Sugestão 2: Green Sleep Hostel

    A segunda sugestão é o Green Sleep Hostel, que é uma acomodação mais econômica. Além de quartos compartilhados, o lugar também oferece quartos privados (veja mais aqui).

    Hostel em Chiang Mai Hostel em Chiang Mai

    Importante: modo de se vestir

    Assim como ocorre na visitação de outros templos na Ásia, é importante respeitar o modo de se vestir. Do contrário, você possivelmente será impedido de acessar os lugares.

    Normalmente, se pedem calças ou vestidos que cubram os joelhos e os ombros. Roupas justas não são bem vistas.

    Resumindo: por agência ou conta própria?

    O que é melhor: fazer o trajeto de Chiang Mai a Chiang Rai por conta própria ou por agência?

    Se você colocar todos os gastos na ponta do lápis, verá que os valores são semelhantes. Isso porque o tour é um pouquinho mais caro, porém, mais cômodo. Por conta própria se gasta menos com passagem, mas há o custo de locomoção em Chiang Rai (assim como para ir à rodoviária de Chiang Mai).

    Então, se você tiver um pouquinho de tempo, vá por conta própria. Se tiver meio que na correria, contrate um tour!

    Informação final e importante: febre amarela

    Não esqueça de tomar a vacina contra a febre amarela para vir para o Sudeste Asiático. Ela é pedida na imigração de todos os países!

    + A importância do Seguro Viagem

    Eu super indico que você compre um seguro viagem internacional ao viajar pelo Sudeste Asiático. Isso, por diversos fatores: você está super longe de casa e rodeado por culturas e idiomas totalmente diferentes, ou seja, ficar doente e sem assistência médica não seria o melhor que poderia ocorrer contigo.

    Eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, como fiz antes de embarcar para a Tailândia. Aliás, o site oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha até 15% de desconto – veja uma simulação:

    Seguro Viagem:
    Ásia
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    E aí, gostou das dicas sobre como ir de Chiang Mai para Chiang Rai? Quer saber mais sobre o que fazer na cidade ou na Tailândia? Então deixe o seu comentário abaixo! 😉


    SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS

    Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.

     

    ORGANIZE A SUA VIAGEM

     

    ✈️ VOOS BARATOS: Skyscanner e Kiwi

    🛌🏼 HOSPEDAGEM: Booking.com

    🏥 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

    🎟️ PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide

    💳 CARTÃO INTERNACIONAL: WISE

    📲 CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado

    🚗 ALUGUEL DE CARRO: Rentcars

     

    VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO 

    Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.

    Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!

     


    Total
    0
    Shares
    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    You May Also Like