Bangkok Tailândia o que fazer

O QUE FAZER EM BANGKOK: 2 OU 3 DIAS

Total
0
Shares

    O QUE FAZER EM BANGKOK, TAILÂNDIA

    Bangkok é uma das maiores cidades do Sudeste Asiático. É marcada por contrastes: modernidade e tradição. Por isso, encontrar o que fazer em Bangkok não é algo difícil. Pelo contrário.

    Aliás, se você estiver viajando para o continente, muito possivelmente passará pela cidade, já que Bangkok conta com um dos aeroportos mais movimentados da região. Isso faz com que muita gente aproveite a ‘escala’ e dedique uns dias para conhecer a capital da Tailândia.



    O que fazer em Bangkok: quantos dias?

    Eu estive na capital tailandesa por 4 semanas, período pelo qual voluntariei num hostel. Durante esse tempo, pude conhecer com calma a cidade e aproveitar muito do que ela oferece.

    No entanto, você não precisa de todo esse tempo para conhecer Bangkok. Eu diria que as principais atrações turísticas podem ser vistas em 3 dias. Se você dedicar 4, melhor. 5 dias seria o ideal.

    A seguir, fiz uma lista de o que fazer em Bangkok, a qual inclui templos, vida noturna, passeios, mercados populares e locais para comer, por exemplo. Dá uma olhada.

    Informações importantes sobre a capital

    Antes de entrar na lista de o que fazer em Bangkok, quero destacar algumas informações importantes da cidade.

    Bangkok conta com ao redor de 8,3 milhões de habitantes, sendo a capital financeira, histórica e cultural da Tailândia. Possui temperaturas altas, as quais variam entre 20° e 34°C durante todo o ano. Ou seja, não faz frio no país.

    A capital da Tailândia conta com 2 linhas de metrô (chamado BTS), as quais possuem 43 estações. Além disso, o metrô é integrado com trens, inclusive o que liga o aeroporto internacional Suvarnabhumi (um dos principais da Ásia) ao centro de Bangkok.




    DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM


    Veja lista com 10 sugestões imperdíveis

    1 GRAND PALACE: O TEMPLO MAIS IMPORTANTE DO PAÍS

    Visitar o Grand Palace é algo praticamente obrigatório se você fizer uma parada em Bangkok. Se trata do templo mais importante do país, um local que reúne um conjunto de edifícios. Um dos destaques é a capela onde há uma estátua de Buda feita de esmeralda.

    O Grand Palace teve a construção iniciada em 1782, durante o reinado de Rama I. Aliás, o local foi residência oficial dos reis da Tailândia até a metade do século XX (sim, a Tailândia é uma monarquia constitucional, e conta com um rei).

    O Grand Palace, que também conta com propósitos defensivos, é hoje o templo mais visitado da Tailândia. Desse modo, incluí-lo na lista de o que fazer em Bangkok é imprescindível.

    É considerado uma espécie de “Vaticano” budista para os fiéis do país. Também é utilizado para casamentos reais, coroações, funerais e banquetes do estado, por exemplo.

    Abertura: diariamente, das 8h30 às 15h30
    Preço: 500 Baht

    Grand Palace Bangkok Tailândia
    O Grand Palace deve estar na sua lista de o que fazer em Bangkok

    2 WAT PHO: O TEMPLO DO BUDA DEITADO DE 46 METROS

    Justo ao lado do Grand Palace está o templo de Wat Pho, o qual definitivamente você deve incluir na sua lista de o que fazer em Bangkok.

    A principal atração do templo é uma estátua gigante de Buda, a qual mede 46 metros e é coberta por folhas de ouro. A obra é conhecida como o ‘Buda Reclinado’, justamente por causa da sua posição.

    O Wat Pho é um dos maiores e mais antigos templos de Bangkok, tendo sido concluído no século XVI. Também foi uma das primeiras universidades do país.

    Nos dias atuais, o local abriga uma das principais escolas de massagem tailandesa do país. Ou seja, ao visitar o templo, você também pode dedicar um tempinho para relaxar e receber uma tradicional massagem do país.

    Buda Reclinado

    Como escrevi acima, a estátua do Buda possui 46 metros de comprimento, sendo folheada a ouro. A altura do monumento é de 15 metros, enquanto somente os seus pés medem 5 metros de comprimento.

    Abertura: diariamente, das 8h30 às 18h30
    Preço: 200 Baht
    Massagens: disponíveis até às 18h

    Wat Pho Bangkok Tailândia
    A imagem de Buda com 46 metros de comprimento é a grande atração do Wat Pho

    3 WAT ARUN: O ‘TEMPLO DO AMANHECER’

    Ao sair do Wat Pho, você verá que do outro lado do rio há outro templo, no qual se destaca uma torre branca: Wat Arun. Apesar de não ser tão grande, o local é rico em detalhes e merece muito ser incluído na lista de o que fazer em Bangkok. Rende boas fotos também!

    Aliás, há diversos motivos para visitá-lo. O primeiro é que ele se encontra muito perto do Grand Palace e do Wat Pho (Buda Reclinado). O segundo, é o preço da entrada: apenas 50 Baht.

    Templo do Amanhecer: diz a lenda que o rei Taksin viu um amanhecer no local e ficou fascinado. Desde então, Wat Arun ficou assim conhecido.

    A torre: a pagoda possui 80 metros de altura e foi construída no século XIX. A torre é toda coberta com conchas e porcelana colorida.

    Cruzar o rio: como escrevi antes, Wat Arun se encontra do outro lado do rio. Para cruzá-lo, é fácil. Basta ir ao píer que está na saída do Grand Palace (à esquerda), pagar 4 Baht e tomar o barco. A travessia dura menos de 5 minutos.

    Wat Arun Bangkok Tailândia
    Do outro lado do rio está o templo de Wat Arun

    I Dica importante

    Há diversos passeios guiados que incluem a visitação aos 3 templos: Grand Palace, Wat Pho e Wat Arun. Os passeios contam com as entradas, guia bilíngue e água mineral. Clique aqui para saber mais.

    Abertura: diariamente, das 8h às 18h
    Preço: 50 Baht

    Outros templos que valem a pena

    Para se ter uma ideia, há mais de 400 templos na capital tailandesa. Desse modo, incluir todos na lista de o que fazer em Bangkok é algo praticamente impossível. Porém, além dos 3 destacados acima (os quais podem ser visitados no mesmo dia), destaco outros que valem a pena ser visitados se você estiver com tempo:

    I Wat Traimit: Buda de Ouro

    O templo também é conhecido como o Templo do Buda de Ouro, justamente por abrigar uma estátua de Buda toda feita de ouro. Se trata de um monumento com 4,5 metros de altura e 5,5 toneladas. É a maior estátua de ouro maciço do mundo.

    O templo está localizado na região de Chinatown, ou seja, nos arredores do centro de Bangkok. A caminhada entre o Grand Palace e o Wat Traimit é de 30 minutos.

    Abertura: diariamente, das 8h às 17h
    Preço: 40 Baht

    I Wat Ratchabophit: grátis e lindo

    O Wat Ratchabophit é um daqueles templos que pouca gente dá valor, mas que vale muito a pena ser visitado. Está localizado na região do Grand Palace e, talvez, fique à sombra dos grandes templos da zona.

    O templo possui uma pagoda de 43 metros de altura, além de contar com um cemitério onde se encontram numerosos monumentos dedicados a membros da Família Real da Tailândia.

    Abertura: diariamente, das 6h às 18h
    Preço: grátis

    Wat Ratchabophit Bangkok Tailândia
    O templo de Wat Ratchabophit é menor, mas merece muito uma visita

    I Wat Saket: ver Bangkok de cima

    O templo de Wat Saket também é conhecido como Monte Dourado. Isso por estar localizado numa parte elevada da cidade, de onde se pode ter uma bela vista panorâmica de Bangkok. A caminhada entre o Wat Saket e o Grand Palace é apenas de 20 minutos.

    Para chegar ao topo do templo, é preciso subir uma escadaria com 318 degraus, a qual é construída em forma de espiral. No caminho, você se depara com esculturas que representam o horóscopo chinês, assim como também um gongo, o qual pode tocar para atrair ‘boa sorte’.

    Abertura: diariamente, das 9h às 17h
    Preço: 50 Baht

    4 CHINATOWN, A MAIOR DO MUNDO

    Muito possivelmente você já tenha visto imagens da famosa Chinatown de Nova Iorque. No entanto, poucos sabem que o bairro chinês de Bangkok é o maior do mundo. E tem de tudo. Aliás, foi um dos locais que mais frequentei durante o tempo que estive na capital tailandesa. Por isso, não poderia deixar o lugar fora da lista de o que fazer em Bangkok.

    O destaque fica por conta da via principal, chamada Yaowarat. Nela, você encontrará aqueles enormes letreiros em chinês, os quais são marcados pela cor vermelha. Nas laterais da rua, vai se deparar com comércios, restaurantes, bares, comida de rua, mercados populares, entre outros.

    Dica: prove um prato com estrela Michelin (ou mais de 1)

    Quando se fala em restaurantes premiados com a famosa estrela Michelin, um pensamento logo vem à mente: é caro! Pois bem, saiba que isso é diferente em Chinatown.

    Na rua principal (Yaowarat), por exemplo, você encontra pelo menos 5 estabelecimentos onde pode comer pratos premiados por menos de 50 Baht (sim, pouco mais de 1 Dólar)!

    Locais onde comi pratos com estrela Michelin:

    • Pa Tong Go Savoey
    • Nai Ek Roll Noodles
    • Kway Chap Auon Pochana
    Chinatown Bangkok Tailândia
    A Chinatown de Bangkok possui diversos restaurantes populares com a famosa estrela Michelin

    5 FAÇA UM PASSEIO PELO RIO CHAO PHRAYA

    O rio Chao Phraya é um dos mais importantes da Tailândia e conta a capital. Até os dias atuais é utilizado para navegação, inclusive para o transporte público de passageiros.

    Estima-se que ao redor de 50 mil pessoas naveguem pelas suas águas todos os dias. Isso porque o rio liga diversos pontos da cidade, como a região dos principais templos e Chinatown, por exemplo.

    Aliás, foi justamente esse o trajeto que fiz. Visitei o Grand Palace, o Wat Pho e o Wat Arun e peguei um barco rumo a Chinatown. Há 5 linhas que operam diariamente entre 6h e 17h30. São 34 estações. Os valores do bilhete único variam entre 15 e 60 Baht.

    Entretanto, você pode comprar bilhetes com viagens ilimitadas: 24 horas (200 Baht), 48 horas (300 Baht) e 72 horas (400 Baht).

    Rio Chao Phraya Bangkok Tailândia
    Não deixe Bangkok sem antes fazer um passeio de barco pelo Rio Chao Phraya

    6 CHATUCHAK WEEKEND MARKET, O MAIOR DA TAILÂNDIA

    Outra atração que você deve incluir na sua lista de o que fazer em Bangkok é o mercado popular de Chatuchak, o maior da Tailândia. O local, que abre nos fins de semana, é enorme, enorme! Tem até mapa para que os frequentadores se localizem.

    O mercado de Chatuchak tem tudo o que você imaginar. Roupas e calçados novas e usadas, artesanato, utensílios para casa, lembranças para turistas, restaurantes com comidas típicas, etc.

    É possível chegar ao mercado através do metrô (linha azul), parando na estação Chatuchak Park. Também por meio de táxi ou Grab (aplicação parecida com o Uber).

    Abertura: sexta, das 18h à meia-noite. Sábado e domingo, das 9h às 18h.
    Observação: algumas sessões também abrem na quarta e na quinta, das 7h às 18h.


    LEIA MAIS SOBRE A TAILÂNDIA


    7 LUMPINI PARK, O REFÚGIO DA CIDADE

    Bangkok é uma cidade grande, movimentada, ruidosa em muitos momentos. O que fazer, então, para escapar da muvuca? Ir ao parque Lumpini, o maior da cidade.

    O Lumpini conta com muito verde, espaços para relaxar, para andar de bicicleta e lagos. Se você tirar um tempo para ir lá, muito possivelmente verá gente se exercitando, praticando yoga, comendo em grupo.

    Para chegar ao parque, basta pegar a linha Azul do BTS (metrô) e desembarcar na estação Si Lom. O local é aberto diariamente até às 21h.

    Lumpini Park Bangkok Tailândia
    O Lumpini Park é o mais bonito parque no meio da movimentada Bangkok

    8 KHAO SAN ROADA, O POINT NOTURNO

    Escorpião frito, street food, festa na rua, música, tatuagem, massagens… tudo isso você encontra na Khao San Road, que definitivamente deve estar na sua lista de o que fazer em Bangkok.

    A Khao San Road é uma das principais atrações noturnas da capital da Tailândia, e ficou ainda mais famosa depois de aparecer no filme “Se beber, não case 2” (Hangover 2). Está localizada na região central e, inclusive, conta com diversos locais para hospedagem. Foi construída em 1892 durante o reinado de Rama V.

    Ou seja, se você busca por diversão e não tem problema em dormir tarde, hospedar-se na Khao San Road pode ser uma boa pedida!

    Khao San Road Bangkok Tailândia Khao San Road Bangkok Tailândia

    9 SOI COWBOY, O ‘DISTRITO VERMELHO’

    A Soi Cowboy é outra rua noturna muito famosa em Bangkok. Se trata de uma rua com 150 metros de comprimento, a qual conta com mais de 40 clubes, muito deles “Go-go bar” (bares com dançarinos e dançarinas, muitos delas, travestis).

    A rua, que também aparece no “Se beber, não case”, é conhecida como o “Red District Light” da capital. Aliás, o local até lembra o ‘distrito vermelho’ de Amsterdam. Se trata de um local voltado basicamente para turistas.

    Cabe destacar que muitos visitantes buscam “programas”, os quais são oferecidos nos clubes da Soi Cowboy. No entanto, se o seu intuito é só conhecer e tomar algo, pode ir tranquilo.

    10 PASSEIOS DE 1 DIA A PARTIR DE BANGKOK

    Além de aproveitar as atrações turísticas de Bangkok, você ainda pode fazer alguns passeios a partir da capital tailandesa. Para mim, os principais destaques são o mercado flutuante de Damnoen Saduak, Ayutthaya (antiga capital tailandesa), e o Maeklong Rail Market.

    Por isso, resolvi incluí-los na lista de o que fazer em Bangkok. Dá uma olhada!

    I Mercado flutuante de Damnoen Saduak, ou alternativos

    O mercado flutuante de Damnoen Saduak é o mais famoso e visitado na região de Bangkok. Está a 90 km distante da capital e a maneira mais fácil de visitá-lo é contratando um tour, o qual normalmente inclui outras atrações (clique aqui para saber mais).

    O mercado conta com barcos que ficam sobre as águas e comercializam um pouco de tudo, como frutas, verduras, comidas.

    Nota: o mercado flutuante de Damnoen Saduak é o mais visitado da Tailândia. Desse modo, você encontrará muitos turistas por lá. Se quiser algo mais original, eu sugiro o mercado flutuante de Taling Chan. É menor e ocorre somente nos fins de semana, mas conserva mais da tradição. Está a cerca de 10 km distante do centro de Bangkok.

    Damnoen Saduak Mercado Flutuante Bangkok
    Conhecer o mercado flutuante de Damnoen Saduak é uma experiência que muitos turistas buscam. Foto: Pixabay

    I Maeklong Rail Market, o mercado sobre as linhas do trem

    O Maeklong Rail Market é um mercado peculiar, o qual está localizado a 60 km de Bangkok. Para se ter uma ideia, os mercadores armam as barracas à beira da linha do trem que, quando passa, faz com que todos tenham que buscar um espaço para se proteger.

    Tal peculiaridade fez com que o local se tornasse turístico, e passeios pelo local são oferecidos por diversa agências (clique aqui para saber mais).

    Além disso, é possível chegar ao mercado por conta própria. Basta ir à Wongwian Yai Station (Bangkok) e tomar o trem às 6h45 com destino a Maeklong Line. Você ainda por ir ao terminal de Mochit New Van Terminal e tomar uma van até Maeklong.

    I Ayutthaya (antiga capital tailandesa)

    Um bate e volta que eu recomendo muito é a Ayutthaya, a antiga capital tailandesa. Na verdade, Ayutthaya era a capital do antigo Reino de Sião, que era formado pelo que hoje é Tailândia, Myanmar, Camboja e Malásia. Está a 80 km de Bangkok.

    Ayutthaya foi fundada em 1350 e até 1767 foi a capital do reino. Chegou a ser uma das cidades mais populosas do mundo na época, com mais de 1 milhão de habitantes. O local hoje faz parte da lista de Patrimônios Históricos da Humanidade, da Unesco.

    Para chegar ao local, você tem basicamente 3 opções. A primeira, é contratar um passeio que saia de Bangkok (clique aqui para saber mais).

    Um parênteses importante

    Apesar de não ser fã de tour, eu super recomendo que você contrate um passeio para Ayutthaya. Isso porque a distância entre os templos é grande e, de todo modo, você teria que gastar com transporte. Além disso, o preço das agências inclui o transporte, o almoço e os ingressos para os templos.

    A segunda opção é ir até a estação a Estação Central de Bangkok (Hua Lamphong) e tomar um trem com direção a Chiang Mai. No entanto, você desembarca na estação de Ayutthaya. De lá, pode tomar um tuk-tuk para visitar a série de templos. Também pode alugar uma moto ou uma bicicleta para todo o dia.

    A terceira opção é pegar um ônibus ou uma van. Ambos saem da Mo Chit Bus Station (que é acessada por metrô) e te deixam em Ayutthaya.

    Observação: se você estiver com tempo, eu realmente creio que você deve incluir uma visita a Ayutthaya no seu roteiro de o que fazer em Bangkok. Eu fui e fiquei fascinado.

    Ayutthaya Bangkok Tailândia
    Eu super recomendo um bate e volta entre Ayutthaya e Bangkok

    Como se locomover em Bangkok

    METRÔ E ÔNIBUS

    Como mencionei antes, Bangkok conta com linhas de metrô e trem. O preço da passagem varia de acordo com a distância, e inicia a partir dos 16 Baht. O sistema funciona bem.

    Além disso, apesar de o trânsito da cidade ser um pouco caótico, o sistema de ônibus também funciona bem (além de ser bem barato). O preço da passagem começa a partir dos 10 Baht. O Google Maps dá as opções de ônibus para se locomover pela capital.

    TUK-TUK

    Você também pode pegar os famosos tuk-tuk para se locomover pela capital. Entretanto, sempre (sempre) negocie o preço antes. Do contrário, você pode ter uma surpresa bastante desagradável no fim da viagtem.

    TÁXI E GRAB

    Os táxis de Bangkok são novos e atendem bem a demanda. Porém, apesar de contarem com taxímetro, nem todos os motoristas o utilizam. Desse modo, é sempre bom negociar o preço antes. Ou exigir que liguem o aparelho. Do contrário, busque outro táxi.

    Mas, para mim, se tiver que escolher, vou de Grab. Se trata de uma aplicação parecida com o Uber. Sendo assim, você sempre saberá o preço antes (além de ser uma opção mais barata).

    TRANSFER PARTICULAR

    Assim como ocorre com o Suvarnabhumi, você também pode contratar um transfer particular para ir do Don Muang até a sua hospedagem. Do mesmo modo, o motorista te espera no local de desembarque. O preço gira em torno de 30 Dólares. Clique aqui para saber mais.



    Onde se hospedar em Bangkok

    Os principais pontos turísticos de Bangkok estão localizados na região central. Desse modo, listei 3 regiões onde você pode se hospedar e visitar praticamente tudo caminhando.

    Região do Grand Palace (Wang Burapha)

    Se trata do local onde se encontram os principais templos da cidade, assim como o Rio Chao Phraya (que leva a diversos cantos da capital). Foi onde fiquei.

    Desse modo, a minha primeira dica é que você busque por hospedagem na região dos templos (chamado Centro Histórico), que também é servida por estações do metrô. Clique aqui para ver as opções de hospedagem.

    Chinatown

    Se trata de uma das minhas regiões favoritas da capital tailandesa. O bairro de Chinatown conta com uma culinária fantástica, assim como com diversas outras atrações. O local também é servido pelo metrô. Clique aqui para ver as opções de hospedagem.

    Khao San Road

    Quer ficar perto das principais atrações turísticas e também ao lado da festa? Então você deve buscar por hospedagem na região da Khao San Road. O local também conta com uma grande oferta gastronômica. Clique aqui para ver as opções de hospedagem.

    Como ir de Bangkok para outras cidades

    Uma das maneiras mais fáceis de se locomover pela Tailândia é em ônibus. Os veículos são confortáveis e, geralmente, baratos. Além disso, é possível comprar passagens pela internet, o que facilita muito!

    Abaixo, deixei uma lista dos principais destinos da Tailândia, todos partido de Bangkok:

    CAMBOJA

    Como ir do aeroporto ao centro

    Se você quiser informações detalhadas de como ir do aeroporto ao centro de Bangkok, eu sugiro que leia um artigo que escrevi especificamente sobre o trajeto (clique aqui para ler).

    De todo modo, a locomoção é fácil e pode ser feita por meio de trem/metrô, táxi ou transfer particular.

    TREM/METRÔ

    A opção mais econômica. O trem (linha Azul) sai do subsolo do aeroporto de Suvarnabhumi e se integra com o metrô nas estações de Makkasan ou de Phaya Thai. Em todas as estações há máquinas onde você compra o ticket (que variam entre 15 e 42 Baht). É fácil e rápido.

    TÁXI

    É rápido e cômodo, principalmente se você estiver com bastante bagagem. Além disso, vale a pena para quem viaja em grupo. O preço do trajeto entre o aeroporto e o centro da cidade costuma variar entre 300 e 400 Baht. Dica: sempre pergunte o preço antes.

    TRANSFER

    Caso você não esteja a fim de pegar um táxi ou o metrô, pode, ainda, contratar um transfer particular. A parte boa é que o motorista te espera no desembarque e te deixa na sua hospedagem em Bangkok. Clique aqui para saber mais.

    Avaliação de o que fazer em Bangkok

    Vale a pena visitar Bangkok? Minha resposta é ‘sim’, sem dúvida. Se trata de uma das cidades mais importantes do Sudeste Asiático, a qual conta com muito história e atrações turísticas.

    Desse modo, eu sugiro que você reserve entre 3 e 4 dias para conseguir visitar pelo menos os locais mais importantes. Se conseguir dedicar uns dias a mai, melhor. Assim também conseguirá encaixar um bate e volta!

    Informação final e importante

    Não esqueça de tomar a vacina contra a febre amarela para vir para o Sudeste Asiático. Ela é pedida na imigração de todos os países!

    I A importância do Seguro Viagem

    Eu super indico que você compre um seguro viagem internacional ao viajar pelo Sudeste Asiático. Isso, por diversos fatores: você está super longe de casa e rodeado por culturas e idiomas totalmente diferentes, ou seja, ficar doente e sem assistência médica não seria o melhor que poderia ocorrer contigo.

    Eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, como fiz antes de embarcar para a Tailândia. O site oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha 5% de desconto. Veja uma simulação:

    Seguro Viagem:
    Ásia
    Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19 Intermac I60 Inter (exceto EUA) +Covid-19
    Assistência médica USD 60.000
    Bagagem extraviada USD 750 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19 AC 35 MUNDO (Exceto EUA) COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    E aí, gostou das dicas de o que fazer em Bangkok? Quer saber mais sobre a cidade? Então deixe o seu comentário abaixo! 😉


    SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS

    Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.

     

    ORGANIZE A SUA VIAGEM

     

    VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi

    HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb

    SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

    PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide

    CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado

    ALUGUEL DE CARRO: Rentcars

     

    VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO 

    Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.

    Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!



    Total
    0
    Shares
    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    You May Also Like