Confira dicas sobre o que fazer em Porto, Portugal: pontos turísticos, quando ir, como se locomover e onde se hospedar.
Além disso, entenda sobre a obrigatoriedade do seguro viagem e saiba dos melhores passeios nos arredores!
O QUE FAZER EM PORTO, PORTUGAL
O meu desejo de conhecer Porto, Portugal, era antigo, desde da época em que morava em Dublin. Mas, sabe aquelas situações em que você vai protelando, protelando e nunca faz? Pois é…
Porém, o grande incentivo veio quando eu estava estudando em Barcelona e fiz amizade com um garota justamente da cidade do Porto. Saíamos para conversar, e ela me contava sobre o dia a dia na cidade e o que fazer em Porto.
Então, um tempo depois, já quando ela havia voltado a Porto, Portugal, eu resolvi comprar as passagens e ir.
Valeu a pena conhecer a cidade do Porto, Portugal? Cada minuto. Porto é uma cidade vibrante, colorida, cheia de história e barata (sim, isso também é importante!).
- Dica importante: Veja onde encontrar um seguro viagem barato para a Europa
Um pouco sobre Porto, Portugal
A cidade do Porto é a segunda mais importante de Portugal, assim como também a segunda mais populosa, com quase 240 mil habitantes – a área metropolitana chega a 1,7 milhão. Além disso, é a cidade que deu nome ao país, aliás.
Porto é conhecida mundialmente por suas pontes, pelos edifícios históricos, pela arquitetura, pelo ensino, pelo futebol e, claro, pelo “vinho do Porto”.
Quanto ao clima, Porto, Portugal, conta com um inverno bastante ameno, principalmente quando comparado a outras partes da Europa, como Londres, Paris e Berlim, por exemplo. Já o verão, é quente, quando temperaturas acima dos 30°C são comuns.
Visualizar esta foto no Instagram.
16 dicas de o que fazer em Porto
Então, há muito o que fazer em Porto, com atrações para todos os gostos e bolsos! Aliás, a cidade do Porto oferece tantas opções que é normal a gente sair de lá com o sentimento de ter deixado algo para trás.
Não à toa, a cidade do Porto é um dos destinos turísticos mais buscados na Europa nos últimos anos, inclusive por brasileiros. Aliás, ouvir o português brasileiro em terras lusitanas é algo bastante comum.
Para você ter uma ideia do que fazer em Porto, Portugal, preparei uma lista, a qual está abaixo! Além disso, separei dicas do que fazer nos arredores da cidade, como ir Gaia, Guimarães e Braga 🙂
1) CAMINHE PELO CENTRO HISTÓRICO
O centro histórico de Porto é uma das principais atrações turísticas da cidade. São diversos os casarões, as praças, as igrejas, os cafés, as feirinhas e os locais com séculos de história. Ou seja, caminhar pelas ruas antigas é algo que você deve incluir na sua lista de o que fazer em Porto.
Minha dica: caminhe sem destino! Ou seja, você pode até ficar com o mapa em mãos para se localizar de vez em quando, mas não se prenda a ele quando estiver caminhando pelo centro histórico.
Aliás, o centro é tombado como Patrimônio Histórico da Humanidade, pela Unesco. Além disso, é bonito também à noite, quando a luz artificial parece fazer a cidade voltar no tempo.
LEIA MAIS SOBRE PORTUGAL
- Super dicas sobre o que fazer em Lisboa
- Bate e volta de Porto a Guimarães: como ir e o que fazer
- Roteiro de 1 dia em Sintra: veja o que fazer
- Bate e volta de Porto a Braga: como ir e o que fazer
- Onde ficar em Lisboa: bairros, hostel e hotéis
- 1 dia em Braga e Guimarães: dicas completas
- Entenda como é morar em Lisboa: prós e contra
2) VISITE A PONTE D. LUÍS I
Subir a Ponte D. Luís I certamente é algo que você deve incluir no roteiro de o que fazer em Porto. Aliás, a vista lá de cima é impressionante, tanto do Rio D’Ouro, como da cidade.
A ponte, que liga a cidade do Porto à Vila Nova de Gaia, se tornou um dos principais pontos turísticos do local. Construída entre 1881 e 1888, a ponte possui 2 tabuleiros: um inferior, e outro superior.
O tabuleiro inferior é aberto para a passagem de carros, e quanto o superior, à Linha D do metrô. Já a travessia de pedestres é possível pelos 2 tabuleiros.
Fato curioso
O projeto da Ponte D. Luiz I, na cidade do Porto, foi desenvolvido pelo engenheiro belga Théophile Seyrig, que antes já havia trabalhado em parceria com Gustave Eiffel, famoso autor da Torre Eiffel.
- Como chegar: caminhando
3) DESFRUTE O RIO D’OURO
Também conhecido como Rio Douro, o rio é dos principais pontos turísticos do Porto. Aliás, há atrações em praticamente toda a sua margem, inclusive no lado de Vila Nova de Gaia, que está do outro lado da ponte.
São diversos os restaurantes, bares, cafés, barracas de artesanato, música e outras atrações culturais às margens do rio, também conhecida como a “Ribeira”. Eu diria que se trata de uma das partes mais vibrantes da cidade do Porto, Portugal.
Além disso, se você se animar, saiba que também pode fazer um passeio de barco.
O Rio D’Ouro, por sinal, nasce na Espanha e tem a sua foz nas cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, onde encontra o oceano Atlântico.
- Como chegar: caminhando
4) PASSEIE PELA RIBEIRA
Como escrevi anteriormente, a Ribeira é uma das regiões mais vibrantes de Porto, repleta de bares, restaurantes, atrações noturnas e por aí vai – muitos na Praça da Ribeira (também chamada de Praça do Cubo).
Então, a próxima dica de o que fazer em Porto é passear pela Ribeira.
Além disso, a Ribeira é composta por diversas ruas estreitas de pedra e casarões coloridos do século 18. Não à toa, a região é uma das mais procuradas pelos turistas que visitam a cidade. Aliás, é justamente esse conjunto de casas + rio que rende aquelas fotos bonitas da internet.
Na Ribeira, você pode aproveitar para tomar o famoso ‘vinho do porto’, fazer um passeio de bicicleta ou ainda um tour caminhando.
5) SUBA A TORRE DOS CLÉRIGOS
Quer ter uma das melhores vistas aéreas da cidade do Porto, Portugal? Então, suba a Torre dos Clérigos – são 200 degraus até o topo, e a vista é de tirar o fôlego.
A Torre dos Clérigos está na lista dos principais pontos turísticos de Porto, e foi construída entre 1754 e 1763. Aliás, faz parte da estrutura da Igreja dos Clérigos, a qual também vale a pena ser visitada.
De estilo Barroco, a construção faz parte da lista de Monumentos Nacionais de Portugal. Aliás, nos dias atuais, é muito buscada por turistas que querem apreciar a vista de 360º que se tem do alto. Ou seja, com certeza entra na lista de o que fazer em Porto.
- Horário de abertura: diariamente, das 9h às 19h
- Preço da entrada: 8 euros
- Como chegar: caminhando
- Dica: compre a entrada aqui
#DicaVidaNaMala | O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na zona de Schengen, da qual Portugal faz parte. Aliás, a cobertura mínima exigida é de 30 mil Euros e, caso você não tenha um, pode ter problemas logo na imigração. No entanto, a parte boa é que os leitores do Vida Na Mala têm até 15% de desconto na compra de planos internacionais, os quais podem ser parcelados em até 6 vezes! Para saber mais, clique aqui!
6) ADMIRE OS AZULEJOS DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SÃO BENTO
A Estação Ferroviária de São Bento foi inaugurada em 1916. Porém, parece que a principal atração da estação não é o transporte, mas, sim, as suas paredes cobertas com os clássicos azulejos portugueses.
Como se sabe, os azulejos portugueses são considerados obras de arte e famosos no mundo inteiro. Não à toa, a Estação se tornou um dos principais pontos turísticos de Porto, um verdadeiro cartão postal.
- Dica: Desconto em atrações e transporte público incluído – clique aqui para saber mais sobre o Porto Card
O mais bacana é que não se trata apenas de decoração, pois os azulejos da Estação São Bento contam diversos capítulos da história portuguesa em forma de painéis – ao todo, são 20 mil peças pintadas à mão.
- Horário de abertura: entre 5h e 1h
- Preço da entrada: grátis
- Como chegar: caminhando
LEIA TAMBÉM
- Seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa. Saiba mais
- Roteiro de 3 dias em Roma: conheça a capital italiana
- Veja 10 dicas para viajar a gastar pouco
7) CONHEÇA A CATEDRAL DA SÉ
Bem perto da Estação São Bento, está a Catedral da Sé, igreja que foi construída entre os séculos XII e XIII. De estilo romano-gótica, a Catedral também possui influências barrocas, sendo nos dias atuais uma das principais atrações turísticas de Porto.
Aliás, a visita somente à igreja é grátis. No entanto, é preciso pagar 3€ para acessar a Sala dos Tesouros e visitar o andar superior, onde há um painel com azulejos portugueses.
- Horário de abertura: das 9h às 18h30 (de abril a outubro), e das 9h às 17h30 (de novembro a março)
- Preço da entrada: 3 Euros
- Como chegar: caminhando ou metrô (Linha D)
8) ADMIRE AS IGREJAS GEMINADAS: DO CARMO E DOS CARMELITAS
Localizada na Praça da Reitoria da Universidade do Porto, a Igreja do Carmo também é
um dos principais pontos turísticos de Porto, sendo visitada por milhares de pessoas. Aliás, foi construída entre 1756 e 1768.
A igreja chama a atenção dos visitantes por possuir uma parece lateral coberta de azulejos, os quais contam a história da fundação da Ordem Carmelita no país.
Agora, se você reparar bem, verá que colada (literalmente) à Igreja do Carmo, há outra igreja: a dos Carmelitas Descalços, construída entre os anos de 1616 e 1628. Está na parte esquerda da grande construção.
Aliás, juntas, as 2 igrejas fazem parte da lista de Patrimônios Nacional de Portugal.
- Horário de abertura: diariamente, das 8h às 12h, e das 14h às 17h
- Preço da entrada: grátis
- Como chegar: caminhando
#DicaVidaNaMala | Os arredores de Porto contam com diversos atrativos, como: Guimarães, Braga e Aveiro, por exemplo. Desse modo, alugar um carro é uma ótima opção para conhecer tudo com mais conforto e liberdade. Então, se você quer alugar um carro com desconto, sem pagar IOF e ainda parcelar em até 12 vezes, clique aqui! Ah, o cancelamento é gratuito 😉
9) ANDE PELA AVENIDA DOS ALIADOS ATÉ A PRAÇA DA LIBERDADE
A Avenida da Liberdade é uma das principais e mais movimentadas vias da cidade do Porto, Portugal. Ou seja, caminhar por ela e ver o cotidiano da cidade é outra coisa que você pode fazer em Porto.
Aliás, a Avenida dá acesso à Praça da Liberdade, onde há uma imensa estátua de Dom Pedro IV (Dom Pedro I para nós do Brasil). Além disso, a Praça é rodeada por belos edifícios símbolos da arquitetura portuguesa.
10) LIVRARIA LELLO & IRMÃO
A livraria foi fundada em 1881, e já era famosa por ser belíssima. No entanto, se tornou mundialmente conhecida nos anos 90, quando a escritora J.K. Rowling, autora da série de livros Harry Potter, morou em Porto.
Enquanto dava aulas de inglês na cidade, Rowling também frequentava a livraria, a qual serviu de inspiração na hora de ela criar os detalhes mágicos da escadaria de Hogwarts, a escola de bruxaria.
Não à toa, a livraria passou a se tornar ainda mais presente em roteiros de o que fazer em Porto.
- Horário de abertura: diariamente, das 9h30 às 19h30
- Preço da entrada: 5 Euros (que podem ser usados na compra de 1 livro)
- Como chegar: caminhando
VEJA DICAS PARA A SUA VIAGEM
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Veja dicas sobre o que levar na mala
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
11) PARTICIPE DE UMA DEGUSTAÇÃO DE VINHO DO PORTO
Como você deve saber, o vinho do Porto é um dos mais apreciados e conhecidos no mundo. Aliás, na Ribeira há várias casas de degustação (o local possui a maior concentração de álcool por metro quadrado do mundo).
Além disso, saiba que há diversos passeios guiados pela cidade, assim como tour para vinícolas – separei algumas sugestões abaixo:
- Adegas de Cálem, show de fado e degustação de vinhos
- Excursão gastronômica e de vinho a caminhando
- Vale do Douro, barco, degustação vinhos e almoço
12) VISITE OS JARDINS DO PALÁCIO DE CRISTAL
Além de ser um dos pontos de encontro dos moradores de Porto, os jardins do Palácio de Cristal também são um atrativo turístico na cidade, um lindo espaço verde.
Isso porque lá é comum ver eventos culturais e esportivos, assim como também muita gente fazendo piqueniques e aproveitando os jardins, os lagos e o Museu Romântico, um casarão que já serviu de residência para reis.
Aliás, é possível visitar o museu, que abre de terça a sábado (das 10h às 17h30) e aos domingos (das 10h às 12h30) – a entrada custa 2 euros, mas é grátis aos fins de semana.
13) IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Mais uma dica de o que fazer em Porto: visitar a igreja de São Francisco de Assis, que tem o seu interior revestido com mais de 300 kg de ouro (sim, 300).
Aliás, a igreja foi construída no século 14, e também é marcada pela presença dos famosos azulejos azuis.
O curioso é que anos atrás a igreja foi fechada para cultos. Motivo: quilos de ouro dentro do lugar, enquanto os arredores eram marcados pela pobreza.
A igreja abre diariamente, das 9h às 20h, e a entrada custa 7,5 euros.
14) PALÁCIO DA BOLSA
Ao lado da Igreja de São Francisco de Assis está outro ponto turístico de Porto, Portugal: o Palácio da Bolsa, que reflete a arquitetura neoclássica da cidade.
A construção do espaço iniciou em 1842 por comerciantes do Porto com o objetivo de ter um espaço para discutir questões de negócio. Nos dias atuais, o lindo prédio é utilizado para exposições e eventos culturais, por exemplo.
A visitação ao palácio ocorre diariamente, das 9h às 18h30, e a entrada custa 12 euros – o ingresso pode ser comprado no site do Palácio. Ainda rola fazer um tour guiado.
15) TELEFÉRICO DE GAIA
Quer ter uma das vistas panorâmicas mais lindas de Porto, Portugal? Então atravesse o rio para a cidade vizinha de Vila Nova de Gaia (ou só Gaia), onde você pode fazer um passeio de teleférico.
O trajeto dura 6 minutos, e você estará a uma altura de 63 metros – o preço do passeio é de 7 euros (ou 10 ida e volta), e o teleférico funciona das 10h às 19h.
16) MOSTEIRO DA SERRA DO PILAR
Se você já estiver em Gaia, aproveite para conhecer o Mosteiro da Serra do Pilar, que foi construído no ano de 1672 e se encontra numa parte elevada de Gaia.
Aliás, se tem uma bela vista da cidade do Porto, como do centro histórico e da ponte Luís I. O Mosteiro era masculino e pertencia à Ordem de Santo Agostinho. Nos dias atuais, serve como lugar religioso, cultural e militar.
Além disso, tire um tempinho para o ‘jardim do morro’, um gramado ao lado do mosteiro muito frequentado para ver o pôr do sol 🙂
O lugar abre diariamente, das 9h30 às 18h30, e a entrada custa 2 euros.
O que fazer em Porto sozinho?
Olha, se você está sozinho em Porto, Portugal, não se preocupe, pois dá pra fazer todas as dicas acima tranquilamente 🙂
Porém, se a ideia é conhecer pessoas, você pode fazer o seguinte:
Se hospedar num hostel: Porto conta com hostels muito bacanas, ou seja, dá pra ficar bem hospedado e ainda encontrar parcerias para sair ou fazer passeios (veja aqui opções);
Faça uma atividade em grupo: pode ser um passeio, uma caminhada ou um cruzeiro pelo rio, por exemplo – dá uma olhada nas sugestões:
- Passeio guiado a pé grátis pelas ruas de Porto
- Cruzeiro das 6 pontes no Rio Douro
- Aula de culinária Pastel de Nata
- Excursão gastronômica e de vinho a pé
O que fazer à noite em Porto, Portugal?
Encontrar o que fazer à noite em Porto, Portugal é tarefa fácil, pois se trata de uma cidade super animada.
Logo que o sol se põe (ou enquanto ele se vai), a sugestão é sentar em algum dos bares da Ribeira para tomar uma cerveja ou vinho (como o Passeio das Virtudes e a Cervejaria Musa).
Já para quando a noite chega, as dicas de bares e clubes são: Taberna Aduela, The Royal Cocktail Bar, Plano B, Maus Hábitos, Indústria Club e Chill Out.
Ainda tem os rooftops, como: Dick’s Bar, Portobello Rooftop, Miradouro Ignez e o Terrace Lounge 360º.
> Se você quer conhecer um pouco mais de Porto, dá uma uma olhada no vídeo abaixo
Passeios de 1 dia
I Guimarães
Você sabia que foi em Guimarães onde nasceu Portugal? Pois é, a cidade (do século X) foi sede de uma série de acontecimentos políticos e militares que culminaram na independência do país, em 1143.
A parte boa é que Guimarães está a apenas 55 quilômetros distante de Porto e, desse modo, são comuns os bate e volta de 1 dia. Isso porque, além de histórica, Guimarães é cheia de atrações turísticas.
Alguns dos passeios também incluem um roteiro pela linda e turística Braga (explico mais sobre a cidade a seguir.
Sugestão
Eu escrevi um artigo bem completinho sobre o bate e volta entre Porto e Guimarães. Além disso, destaco as opções de transporte disponíveis, também fiz uma lista do que visitar na cidade.
- Dica: Clique aqui para ler o artigo completo
I Braga
Braga é considerada a capital do turismo religioso em Portugal. Aliás, em proporções menores, está para o país assim como o Vaticano está para a Itália.
Está a apenas 40 minutos distante de Porto, ou seja, Braga é facilmente acessada através de diversos meios de transporte. Além disso, também há passeios de 1 dia que saem de Porto, os quais também passam por Guimarães.
A cidade de Braga é marcada por igrejas impressionantes, com destaque para o Santuário do Sameiro e o Santuário do Bom Jesus do Norte.
- Dica: Escrevi um artigo completinho a respeito do bate e volta entre Porto e Braga (clique aqui para ler)
I Aveiro
Você já ouviu falar na “Veneza de Portugal”? Pois é, assim é conhecida a cidade de Aveiro, localizada a 70 km ao sul de Porto.
Cheia de cores, Aveiro é bastante visitada por causa de seus canais, ilhas, as vilas de pescadores, a linda arquitetura e a culinária, por exemplo.
Além de pegar o transporte público, você pode chegar a Aveiro por meio de passeios de 1 dia saindo de Porto, os quais também incluem um cruzeiro de barco pelos canais.
INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE A CIDADE DO PORTO
Como você pode ver, há muito o que fazer em Porto, já que são diversas as opções de lazer e os pontos turísticos. Mas, você sabe como chegar e onde se hospedar? Se não, veja algumas informações úteis sobre a cidade do Porto:
- Dica importante: Veja onde encontrar um seguro viagem barato para a Europa
Como chegar e sair
Você sabia que há voos diretos entre Porto e Brasil? Isso certamente facilita muito. Além disso, o aeroporto do Porto também recebe voos de toda a Europa. Aliás, muitos deles costumam sair bem em conta, principalmente se você voar por uma companhia low cost.
- Dica: nos buscadores Skyscanner e Kiwi é possível comparar os preços e encontrar os melhores voos para Porto durante o ano todo.
DE ÔNIBUS E TREM
Porto ainda é uma cidade bem comunicada por trem e ônibus. Aliás, abaixo, selecionei alguns dos principais destinos:
- Lisboa: saiba mais aqui
- Coimbra: saiba mais aqui
- Braga: saiba mais aqui
- Guimarães: saiba mais aqui
- Sant. de Compostela (Espanha): saiba mais aqui
- Salamanca (Espanha): saiba mais aqui
- Madri (Espanha): saiba mais aqui
Onde se hospedar
A cidade do Porto conta com uma vasta de oferta de hospedagem: é possível encontrar opções para todos os gostos e bolsos. Sendo assim, abaixo, destaquei algumas sugestões de hotéis e hostels – dá uma olhada 😉
DICA 1 DE HOTEL: Oporto City Flats
A minha primeira sugestão de hotel em Porto é o Oporto City Flats, que conta com quartos super confortáveis e café da manhã. Além disso, a hospedagem está próxima de alguns dos principais pontos turísticos da cidade, e a avaliação no Booking.com é de 9,0 (clique aqui para saber mais).
DICA 2 DE HOTEL: Vera Cruz Porto Downtown
A minha segunda sugestão de hotel em Porto é o Vera Cruz Porto Downtown, que está localizado no coração da cidade, ou seja, está cercado de bares e restaurantes. Além disso, é confortável e inclui café da manhã na diária. Possui avaliação 8,3 no Booking (clique aqui para saber mais).
DICA 1 DE HOSTEL: Rivoli Cinema Hostel
Caso você esteja procurando por um hostel, a minha primeira dica é o Rivoli Cinema Hostel, que também conta com quartos privativos. Com avaliação 9,2 no Booking, o hostel está localizado no centro e inclui café da manhã na diária (clique aqui para saber mais).
DICA 2 DE HOSTEL: Best Guest Porto Hostel
Com avaliação 9,0 no Booking.com, a minha outra dica de hostel é o Best Guest Porto Hostel. Além de bonito e confortável, o local está na região central da cidade. O café da manhã está incluído na diária, e ainda há quartos privativos (clique aqui para saber mais).
MAIS OPÇÕES
- Se você quiser ver mais opções de hospedagem em Porto, clique aqui
+ Seguro viagem obrigatório
Sim, a União Europeia exige que o turista possua um seguro viagem para entrar no continente (clique aqui para saber mais). Aliás, caso você não o tenha, pode ter problemas já na imigração.
Desse modo, a minha sugestão é que você busque o mais adequado para o seu caso usando o Seguros Promo. Aliás, se trata do meu buscador referência sempre.
Dica: use o código VIDANAMALA5 e ganhe até 15% de desconto!
Vale a pena alugar um carro?
Muitos turistas alugam carro em Porto por 2 motivos: visitar as vinícolas da região e também conhecer atrações turísticas aos arredores, como em Guimarães e em Braga. Aliás, o buscador mais usado na Europa é o RENTCARS.
Através dele, você pode reservar o carro ainda estando no Brasil, e evita o pagamento do IOF (imposto sobre transações internacionais). Além disso, ainda pode parcelar o pagamento em até 12x no cartão (clique aqui para saber mais).
Do aeroporto ao centro
O aeroporto de Porto (Francisco Sá Carneiro) é um dos principais do país, e é bem conectado ao centro da cidade.
- METRÔ: Linha E (cor violeta). A passagem custa 2€ + 0,60 do cartão, ou seja, 2,60€ (o cartão pode ser recarregado e utilizado também nos ônibus)
- ÔNIBUS: Linhas 601, 602, 604 e 3M (verifique qual a melhor opção de acordo com a sua hospedagem)
- TÁXI: a corrida até o centro fica em torno de 25 Euros
- UBER: nesse caso, a corrida fica entre 13 e 20 Euros
- TRANSFER: ainda há opção de contratar um transfer (veja aqui opções)
Sugestão: Desconto em atrações e transporte público incluído: clique aqui para saber mais sobre o Porto Card
Quantos dias ficar
Como você pode notar, há muito o que fazer em Porto. Então, se você quiser aproveitar apenas as atrações da cidade, eu sugiro 3 dias (2 na correria).
Porém, se você pretende também fazer um bate e volta a Guimarães e Braga ou a Aveiro, eu sugiro que inclua 1 ou 2 dias mais no roteiro.
Quando visitar Porto
O tempo em Porto costuma ser agradável o ano inteiro, inclusive no inverno (entre dezembro e fevereiro), quando as temperaturas costumam ficar na casa dos 7ºC.
Já durante os meses quentes (junho, julho e agosto), as temperaturas costumam passar dos 30ºC, ou seja, faz calor.
Importante saber
O período de calor coincide com as férias na Europa. Desse modo, é comum que Porto seja invadida por turistas. Isso, em algumas situações, gera fila na hora de comprar ingressos.
Sendo assim, se você for nessa época, eu sugiro que reserve entradas e passeios com antecedência pela internet.
Ingressos e passeios: onde comprar
Sempre que compro ingressos e passeios pela internet, uso o buscador Get Your Guide, o mais utilizado e confiável no mundo. Lá, você encontra tudo o que há para fazer em Porto!
Internet ilimitada
Sempre que viajo para fora do Brasil, compro um chip internacional, o qual me oferece internet ilimitada. Aliás, o chip pode ser retirado em aeroportos ou você pode pedir para recebê-lo em casa pelos Correios (clique aqui para saber mais).
Perguntas e respostas
– O que não deixar de fazer em Porto?
O que você não pode deixar de fazer em Porto: caminhar pela Ribeira, cruzar a Ponte D. Luís I, passear pelo Rio D’Ouro, ver a cidade do alto da Torre dos Clérigos e conhecer as igrejas históricas.
– O que fazer em Porto, Portugal, em 1 dia?
Minha sugestão de o que fazer em Porto em 1 dia: concentrar o roteiro no centro histórico e nos arredores do Rio D’Ouro (ponte e, ribeira).
– O que fazer em Porto, Portugal, em 2 dias?
Com 2 dias em Porto dá pra conhecer praticamente todas as sugestões do texto, no entanto, meio que na correria. É possível que você tenha que deixar alguns pontos turísticos de fora.
– O que fazer em Porto, Portugal, em 3 dias?
3 dias em Porto é um tempo bacana para conhecer as sugestões que destaquei no artigo. Aí, se você quiser fazer um bate e volta de 1 dia a Guimarães e Braga, eu sugiro dedicar 2 dias a Porto.
Gostou do texto sobre o que fazer em Porto? Continua com dúvidas ou gostaria de colaborar? Então, deixe o seu comentário abaixo 😉
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
✈️ VOOS BARATOS: Skyscanner e Kiwi
🛌🏼 HOSPEDAGEM: Booking.com
🏥 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
🎟️ PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
🚍 TRENS E ÔNIBUS: OMIO
💳 CARTÃO INTERNACIONAL: WISE
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!
2 comments
Oi Adriano, tudo bem? Sou a Alice, do blog dicasportugal. Queria te pedir uma gentileza: você usou uma foto minha, da Torre dos Clérigos, com créditos pro site de fotos grátis onde a cadastrei…mas seria muito importante pra mim se você colocasse o crédito com link para a URL do meu blog…pode fazer isso?
É a foto que você usou a legenda: “Vista de Porto do alto da Torre dos Clérigos (foto: Pixabay)
“.
Agradeceria muito 😉
Claro! Com todo o prazer, Alice! 😉