O QUE FAZER NO MÉXICO
Se você chegou neste artigo, acredito que seja porque está planejando uma viagem para o México e quer saber o que fazer no país, não é?.
Bem, o México é grande, e encontrar atrações naturais e históricas no país é algo fácil, bonito e surpreendente.
Minha impressão do país
O México foi o último destino que visitei na América Latina durante o meu mochilão de 367 dias. Durante 2 meses, cruzei o país de ponta a ponta, iniciando por Cancún.
E posso dizer: há muito, muito o que fazer no México. O país conta com lindas atrações naturais e históricas, assim como possui uma cultura riquíssima. Isso sem falar na deliciosa culinária e no povo, que é atencioso e alegre demais!
Então, já adiantando, na lista de o que fazer no México você vai encontrar:
- Praias de cinema
- Pirâmides
- Povoados coloridos
- Vulcões
- A gigante capital
- Cânions, lagoas e muito mais
Além disso, ainda destaco informações muito úteis no artigo a seguir
São dicas de onde se hospedar, quando ir, quantos dias ficar e que passeios fazer, por exemplo. Então, espero que você aproveite, pois encontrar o que fazer no México é algo fácil! 🙂
l P.S.: caso você tenha alguma dúvida específica, basta perguntar nos comentários! 🙂
1 CANCÚN E ISLA MUJERES
Começo o artigo sobre o que fazer no México pela região mais visitada do país: o Estado de Quintana Roo, que é onde se encontra o paradisíaco Mar do Caribe.
E entre as principais atrações turísticas da região está a movimentada cidade de Cancún, a qual mais atrai turistas no México. Além de praias, nos arredores de Cancún você encontra parques aquáticos, cenotes, pirâmides mayas e ilhas, por exemplo.
- Sugestão de leitura: Entenda a importância de comprar um Seguro Viagem para o México
Aliás, por falar em ilhas, há uma em especial, a qual se encontra justamente em frente a Cancún: a paradisíaca Isla Mujeres. Nela, você dá de cara com cenários de filmes, trilhas e, obviamente, diversão noturna.
- Importante saber: se você quiser saber tudo o que há para fazer em Cancún e arredores, eu sugiro a leitura do artigo que escrevi especialmente sobre o lugar (leia mais aqui).
2 A PARADISÍACA HOLBOX
Tranquila e paradisíaca. Assim é a ilha de Holbox, localizada no norte da península de Yucatán. Na ilha, carro não tem vez e a vestimenta é aquela que te deixa mais à vontade.
Com apenas 40 km de extensão, a ilha está a pouco mais de 2 horas distante de Cancún, trajeto terrestre pode ser feito por meio de carro ou ônibus.
Em Holbox, além de relaxar, você pode fazer programas como: contratar um passeio para avistar o tubarão-baleia (de junho a setembro); andar de bicicleta; ver a bioluminescência no mar à noite e passear de caiaque pelos rios da floresta, por exemplo.
- Importante saber: no artigo que escrevi sobre Cancún, dou mais dicas e informações a respeito de Holbox (leia mais aqui).
3 CHICHÉN ITZÁ E CENOTE IK-KIL
Visitar o sítio arqueológico de Chichén Itzá é algo que não pode ficar de fora de uma lista com dicas de o que fazer no México. Isso porque falamos de uma antiga cidade maya, a qual abriga a pirâmide de Kukulcan, que faz parte da lista dos 7 Maravilhas do Mundo Moderno.
Caso você esteja em Cancún, pode chegar a Chichén Itzá por meio de ônibus, carro alugado ou passeio guiado (veja mais aqui).
l Cenote Ik-Kil
O cenote, o Ik-Kil é um dos mais conhecidos do México e fica apenas 3 km distante de Chichen Itzá. Para se ter uma ideia, o cenote está a 26 metros abaixo da terra, e tem 40 metros de profundidade.
Normalmente, a visita ao cenote está incluída nos passeios turísticos a Chichén Itzá.
- Importante saber: escrevi um artigo bem completo sobre como chegar a Chichén Itzá, quando ir e quanto pagar (leia mais aqui).
4 PLAYA DEL CARMEN E COZUMEL
Playa del Carmen é uma das cidades mais visitadas nos arredores de Cancún. Aliás, isso ocorre muito por causa da linda ilha de Cozumel, a qual está em frente à cidade. Sendo assim, as 2 atrações igualmente fazem parte das dicas de o que fazer no México
Mais simples e menos ‘americanizada’ que Cancún, Playa del Carmen conta com ótimas praias, assim como uma agitada vida noturna e ótimos lugares para comer e se hospedar.
l Cozumel
Para muitos, a ilha de Cozumel é um dos lugares mais lindos da região, assim como um paraíso para os amantes do snorkel e do pôr do sol.
Isso porque as águas cristalinas abrigam o segundo maior recife do mundo, o qual é a casa de uma enorme diversidade de vida marinha. Além disso, as praias da ilha são um espetáculo à parte.
Cabe destacar que a ilha de Cozumel se encontra justamente em frente à cidade de Playa del Carmen, ou seja, visitá-la é algo muito fácil.
- Importante saber: no artigo sobre Cancún, escrevo mais a respeito de Playa del Carmen e Cozumel (leia mais aqui).
5 TULUM E CENOTES
Outro lugar que não pode ficar fora da lista de o que fazer no México é a cidadezinha de Tulum, a qual é recheada de lindas atrações naturais e históricas. Além disso, em Tulum a vida é menos ‘artificial’ que em Cancún. Ou seja, você consegue ter uma experiência mexicana mais genuína.
Menos de 2 horas distante de Cancún, Tulum tem como grandes destaques as ruínas mayas, praias, parques aquáticos naturais e alguns dos mais incríveis cenotes mexicanos.
Aliás, para quem não sabe, cenotes são cavidades naturais (como se fossem cavernas) que possuem água cristalina no interior.
- Importante saber: fiquei 3 dias em Tulum e escrevi um artigo bem completo a respeito do lugar (leia mais aqui).
6 A PIRÂMIDE DE COBÁ
Outra dica de o que fazer no México é visitar a zona arqueológica de Cobá, a qual foi construída entre os anos 500 e 900.
Aliás, as ruínas mayas de Cobá figuram entre as mais importantes do México, e o grande destaque do lugar é a pirâmide conhecida como ‘El Castillo’, a qual tem 40 metros de altura (é permitido subir até o topo).
A zona arqueológica de Cobá está 170 km distante de Cancún (40 de Tulum) e abre diariamente, das 8h às 17h. Pode ser acessada por meio de passeio turístico, transporte público ou carro alugado.
7 LAGUNA BACALAR, A LAGOA DAS 7 CORES
Bacalar é uma linda lagoa azul localizada na parte sul do Estado de Quintana Roo, quase na fronteira com Belize. Aliás, para muitos visitantes, se trata de uma das lagoas mais bonitas do mundo. Nela, é possível mergulhar, fazer passeios de barco e ainda praticar esportes.
Já para chegar a Bacalar, você pode alugar um carro, contratar um passeio ou ir de ônibus. Qual a melhor opção?
Depende. Se você tem tempo e pretende dormir em Bacalar, a maneira mais barata é pegar um ônibus (ao redor de 500 Pesos por trecho). Já se você quer ir por conta própria, eu sugiro alugar um carro.
Agora, se você quer mais comodidade, eu aconselho contratar um bate e volta de 1 dia, o qual normalmente inclui transporte, lanche, visita a cenotes e também à lagoa Bacalar (veja mais aqui).
8 RUÍNAS E CACHOEIRAS DE PALENQUE
Um pouco fora da rota mais turística do México, Palenque é uma cidadezinha que surpreende por sua beleza natural, a qual inclui lindas cachoeiras (uma de águas azuis).
Além disso, em Palenque você encontra uma das ruínas mayas mais bonitas e bem conservadas do país (pelo menos na minha opinião).
Desse modo, caso você esteja visitando o país com mais calma, eu realmente indico incluir Palenque na lista de o que fazer no México.
- Importante saber: se você quiser saber mais sobre Palenque, sugiro a leitura do artigo que escrevi sobre o lugar.
Ver essa foto no Instagram
9 SAN CRISTÓBAL DE LAS CASAS
Você quer uma experiência real pelas raízes mexicanas? Então, inclua a cidade de San Cristóbal de las Casas na lista de o que fazer no México.
Aliás, San Cristóbal de las Casas foi a minha ‘casa’ por 10 dias. Depois de uma viagem corrida por Cuba e pela região de Cancún, eu queria relaxar um pouco e colocar as coisas em ordem.
Em San Cris, você encontra ruas com casas coloridas, forte influência indígena de povos que viviam no país muito antes da invasão espanhola, igrejas lindas e deliciosos pratos da culinária mexicana.
- Importante saber: igualmente escrevi um artigo completo a respeito de San Cristóbal de las Casas (leia mais aqui).
10 CANYON DEL SUMIDERO
O Canyon del Sumidero é uma das principais atrações turísticas da região, e está a pouco mais de 1 hora de San Cristóbal de las Casas.
Se trata de um local formado por grandes paredões, os quais podem chegar a mil metros de altura. No fundo, há um lago, onde é possível navegar.
A maneira mais fácil e segura de chegar ao cânion é por meio de excursão (que pode ser comprada pela internet), a qual oferece transporte de ida e volta, entrada, guias e passeio de barco.
11 PUERTO ESCONDIDO
A ‘capital mexicana do surf’ é a próxima dica de o que fazer no México. Banhada pelas águas agitadas do Oceano Pacífico, Puerto Escondido é uma cidade buscada por surfistas do mundo todo, os quais aproveitam as ondas que podem chegar aos 12 metros de altura.
- Sugestão de leitura: Entenda a importância de comprar um Seguro Viagem para o México
Mas fique tranquilo. Mesmo que você não seja um surfista (assim como eu), igualmente encontrará o que fazer em Puerto Escondido, onde a natureza é generosa: praias lindas, áreas de conservação ambiental e uma lagoa que brilha no escuro.
- Importante saber: fiquei 6 dias em Puerto Escondido e escrevi um artigo bem bacana a respeito da cidade (leia mais aqui).
Ver essa foto no Instagram
12 CIDADE DE OAXACA
Depois de Puerto Escondido, peguei um ônibus até a linda, colorida e histórica Oaxaca.
Aliás, na capital do Estado que tem o mesmo nome, você encontra dezenas de igrejas de períodos coloniais, a ‘árvore mais larga do mundo’, fábricas de mezcal (concorrente da tequila) e um lugar conhecido como Hierve el Agua (falo mais a seguir).
- Importante saber: se você quiser saber mais sobre Oaxaca, sugiro a leitura do artigo que escrevi a respeito da cidade e arredores (leia mais aqui).
13 HIERVE EL AGUA
Imagine uma cachoeira petrificada por causa do alto índice de carbonato de sódio com milhões de anos. Então, se trata de um lugar localizado nos arredores da cidade de Oaxaca e conhecido como Hierve el Agua.
Além da cascata petrificada, o lugar ainda conta com pequenas piscinas naturais, assim como com um sistema de irrigação de cerca de 2500 anos, o qual foi construído pelo povo zapoteca.
- Importante saber: no artigo sobre Oaxaca, eu conto com detalhes como chegar a Hierve el Agua (leia mais aqui).
14 PUEBLA, CHOLULA E A PIRÂMIDE DE TEPANAPA
Bem pertinho da gigante Cidade do México se encontra uma cidade toda charmosa e colorida chamada Puebla.
Aliás, Puebla é aquele tipo de cidade que você escolhe para relaxar e caminhar sem pressa por suas ruas enfeitadas e rodeadas de prédios coloridos de arquitetura colonial.
l Cholula e Tepanapa
Pertinho de Puebla está a cidadezinha de Cholula, a qual possui forte influência católica, o que pode ser visto nas dezenas de igrejas da cidade.
Além disso, em Cholula você encontra a maior pirâmide do mundo em termos de volume, com 4,45 milhões de m². Ou seja, 30% maior que a Pirâmide de Quéops, no Egito.
A obra foi construída entre 900 e 200 antes de Cristo, e abandonada ao redor dos anos 800 d.C (motivo desconhecido). Desde de 1930, quando começaram os trabalhos arqueológicos, já foram descobertos 8 km de túneis (é possível percorrer parte deles).
15 CIUDAD DE MÉXICO, A CAPITAL
Como fazer uma lista sobre o que fazer no México e deixar de fora a capital do país? Impossível, né?!
Pois é, a Cidade do México é cheia de contrastes: gigante, cheia de história, um pouco caótica e bonita.
Com cerca de 9 milhões de habitantes, a cidade já era uma das mais habitadas do mundo nos anos 500. Sim, 1000 anos antes da chegada dos portugueses no Brasil, por exemplo.
Desse modo, além da história deixada pelos exploradores espanhóis, você ainda encontra uma vasta riqueza arqueológica do povo asteca.
Além disso, é na Cidade do México onde se encontra o Museu Frida Kahlo, casa onde nasceu, viveu e faleceu uma das artistas mais conhecidas da história.
- Importante saber: fiquei 4 dias na Cidade do México e escrevi um artigo super completo sobre as atrações da capital (leia mais aqui).
16 TEOTIHUACAN E AS SUAS PIRÂMIDES
Apenas 48 km distante da Cidade do México está a zona arqueológica mais visitada do país: a antiga cidade de Teotihuacan.
Construída entre os anos de 100 a.C. e 250 d.C., Teotihuacan abriga 2 grandes pirâmides (do Sol e da Lua), residências, palácios e a Calçada dos Mortos, uma avenida com quase 2 mil anos de existência e com 4 km de comprimento.
De acordo com arqueólogos, o período mais importante de Teotihuacan ocorreu nos anos 500, quando a cidade chegou a ter ao redor de 130 mil habitantes. Na época, a cidade era pelo menos a 6ª mais populosa do mundo.
- Importante saber: no mesmo artigo que escrevi sobre a Cidade do México, também conto como chegar ao sítio arqueológico de Teotihuacan (leia mais aqui).
Ver essa foto no Instagram
17 QUERÉTARO, UMA DAS CIDADES MAIS BONITAS DO PAÍS
Estive viajando pelo México por 2 meses, tendo começado na costa do Caribe. Passei por várias cidades, mas tenho que dizer que Querétaro foi a que mais me chamou a atenção.
É colorida, limpa, segura e organizada. Aliás, é considerada uma das melhores cidades mexicanas para se viver. Desse modo, apesar de não ser tão famosa, decidi incluí-la na lista de o que fazer no México.
Entre os grandes destaques de Querétaro, estão as dezenas de igrejas, museus e o aqueduto, o qual foi inaugurado em 1735.
- Importante saber: escrevi um artigo bem bacana a respeito das atrações turísticas de Querétaro (leia mais aqui).
Ver essa foto no Instagram
18 A LINDA SAN MIGUEL DE ALLENDE
San Miguel de Allende é considerada uma das cidades mais bonitas da região, e está a apenas 65 km distante de Querétaro. Aliás, a cidade faz parte da lista de Patrimônios Históricos da Humanidade da Unesco.
San Miguel é caracterizada pelo seu patrimônio arquitetônico, assim como pelo artesanato local.
- Sugestão de leitura: Entenda a importância de comprar um Seguro Viagem para o México
Curiosidade: diversos filmes foram gravados em San Miguel de Allende, como “Era uma vez no México”, como Antonio Banderas, Johnny Depp e Salma Hayek. Desse modo, caso você esteja pela região, pense em visitar a cidade.
- Importante saber: no mesmo artigo sobre Querétaro, falo mais a respeito de San Miguel de Allende (leia mais aqui).
19 HUASTECA POTOSINA
Outra dica de o que fazer no México é visitar a Huasteca Potosina, um lugar repleto de cenotes e considerado um dos mais bonitos no país.
Localizada em San Luis de Potosí, a Huasteca Potosina é repleta de cachoeiras e piscinas naturais de azul turquesa rodeadas de muito verde.
Além disso, há outra atração na Huasteca Potosina: o Jardim Surrealista Xilitla. Se trata de um jardim criado pelo escritor britânico Edward James, o qual é totalmente integrado com a natureza.
20 GUADALAJARA, A CIDADE DOS MARIACHIS
Muito possivelmente você já tenha visto ou ouvido falar dos mariachis, não é? Aqueles grupos compostos de 3 ou 4 pessoas tocando diferentes instrumentos que utilizam aqueles gigantes chapelões mexicanos.
Pois então, eles estão entre as principais marcas da cidade de Guadalajara, uma das principais cidades mexicanas.
Festeira, cheia de vida e história, visitar Guadalajara é mais uma dica de o que fazer no México. Conhecida como a ‘pérola do oeste’, a cidade é repleta de atrações turísticas e merece muito uma visita.
21 PUERTO VALLARTA
Puerto Vallarta é um dos principais destinos turísticos da costa oeste do México.
Banhada pelas águas do Oceano Pacífico, a cidade conta com diversas opções de praias, a possibilidade de avistar baleias e golfinhos, o incrível Parque Nacional dos Arcos e um centro com muita história.
Além disso, uma das marcas da região é as Islas Marietas, que abrigam a linda Praia do Amor.
22 LA PAZ, NA BAIXA CALIFÓRNIA SUL
Mais um lugar incrível, e pouco explorado turisticamente, é La Paz, cidade que está localizada no Estado da Baixa Califórnia Sul.
O tranquilo lugar conta com alguns dos lugares naturais mais lindos do país, como praias de azul turquesa que parecem de cinema, a exemplo da Playa Balandra. Além disso, em La Paz você pode nadar com o tubarão-baleia e conhecer ilhas paradisíacas.
E tem mais: riqueza cultural e uma culinária que te faz lamber os dedos!
Quando visitar o México
Bem, depende muito da região do país que você pretende visitar.
– Região de Cancún: o melhor período para visitar Cancún é entre os meses de novembro e abril, quando chove menos e as temperaturas são mais amenas. Além disso, a umidade é menor. Entretanto, se trata da alta temporada. Desse modo, se possível, reserve passeios e hospedagem com antecedência, pois muitos turistas visitam a cidade;
– Região de Palenque: a melhor época para visitar a região é entre julho e outubro, quando chove pouco;
– San Cris: se trata de uma cidade um pouco mais alta. Desse modo, as madrugadas normalmente são frias durante o ano todo (10°C). Já a temperatura durante o dia varia entre 20°C e 25°C, e as chuvas são mais presentes entre maio e setembro;
– Puerto Escondido e Oaxaca: faz calor o ano todo em Puerto Escondido, com temperaturas que variam entre 31°C (janeiro) e 33°C (abril). Os meses com mais chuva são julho, agosto e setembro. Sendo assim, o período mais indicado para visitar Puerto Escondido é entre novembro e abril;
– Região de Guadalarara e Querétaro: o período mais seco é entre novembro e maio, quando praticamente não chove e as temperaturas variam entre 8°C e 30°C (cehtando aos 35°C em maio). Chove um pouci mais e os dias são mais amenos no restante do ano;
– Região de La Paz: raramente chove em La Paz. Ou seja, você pode visitar a região o ano todo. Entretanto, fique atento ao período entre maio e outubro, quando as temperaturas chegam aos 38°C;
Como se locomover
Se você tem tempo para conhecer as sugestões de o que fazer no México, pode se locomover em ônibus, como eu fiz. Aliás, os veículos são bons e custam muito menos do que no Brasil.
- Onde buscar ônibus: o meu site preferido é o Bookaway, que oferece diversas opções para cada destino.
Agora, se você tem pressa, pode comprar alguns voos internos, como entre Cancún e Cidade do México, por exemplo (lembrando que se trata de um país grande em extensão).
- Onde buscar voos: nesse caso, os meus buscadores são o Skyscanner e o Kiwi, os quais são bem completos e confiáveis!
Onde se hospedar
O bacana é que as cidades turísticas do México contam com opções de todos os tipos, de hostels a hotéis luxuosos. No meu caso, tenho 2 buscadores favoritos:
Se trata do buscador mais utilizado no mundo, o qual oferece opções para todos os gostos e bolsos.
– Vantagem: se você concluir 2 estadias pelo Booking.com no período de 2 anos, se torna um usuário Genius 1 (10% de desconto nas estadias seguintes). Se concluir 5 estadias em 2 anos, vira Genius 2 (10 a 15% + café da manhã grátis).
Por meio da plataforma, é possível reservar um quarto ou um espaço inteiro em praticamente todos os lugares do mundo.
– Vantagem: novos usuários ganham um bônus de até R$ 350 na primeira reserva pelo Airbnb. O desconto pode ser utilizado na hora de pagar pela estadia.
+ Seguro Viagem Internacional
Eu super indico que você compre um seguro viagem barato pelo México. Isso pelo fato de se tratar de turismo de aventura, o qual envolve riscos. Além disso, ainda tem o lance da altitude.
Eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, que oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha até 15% de desconto.
Veja uma simulação:
Vale a pena alugar um carro?
Esse é um tema bastante interessante. Caso você viaje acompanhado e conte com pouco tempo para visitar os lugares, acho que vale muito a pena alugar um carro.
Por exemplo: na região de Cancún, o carro é muiiito útil, pois há uma infinidade de atrações nos arredores, como você pode conferir no artigo que escrevi sobre a cidade (leia mais aqui).
O mesmo ocorre na Cidade do México e arredores, como Teotihuacan. Da capital, você ainda pode estender a trip até Guadalajara e La Paz.
l Onde buscar carro
Nesse caso, eu sugiro que você busque por um carro no site da Rentcars, o maior e mais confiável do mundo.
Além disso, você pode reservar um carro antes de sair do Brasil, o que evita o pagamento do IOF (6,38% sobre transações internacionais). O site ainda permite pagar em até 12x sem juros no cartão de crédito (veja mais aqui).
Documentos e vacinas
Documentos para entrar no México
- RG (com menos de 10 anos) ou
- Passaporte (faltando pelo menos 6 meses para vencer)
Idioma: Espanhol
Fuso Horário: 2h a menos que o horário oficial de Brasília
Segurança: As cidades menores são relativamente tranquilas. É preciso ficar mais atento na Cidade do México, Guadalajara e centro de Cancún, por exemplo.
Moeda oficial: Peso Mexicano
Vacinas: há recomendação da vacina contra a febre amarela
EMBAIXADA DO BRASIL NO MÉXICO
- Calle Alcalde Miguel Hidalgo, C.P. 11000, Cidade do México
- Telefone: +52 (55) 5201-4531
- E-mail: brasemb.mexico@itamaraty.gov.br
Telefones de emergência:
(044 55) 3455-3991 na Cidade do México
(044 55) 3455-3991 no interior do país
Dicas finais para o seu roteiro
Para conhecer tudo com detalhe e, assim, decidir o que você pretende visitar no México, eu sugiro que dê uma lida nos artigos abaixo. Desse modo, será mais fácil planejar um roteiro de acordo com o tempo que você tem disponível.
- O que faze em Cancún e região: guia completo
- Onde ficar em Cancún: hostels, hotéis e hotéis all inclusive
- O que fazer na linda Querétaro
- Veja como visitar Chichén Itzá, a cidade Maya
- O que visitar na Cidade do México em 4 dias
- O que fazer em San Cristóbal de las Casas
- Veja 6 dicas do que fazer em Oaxaca
- Vale a pena conhecer Playa del Carmen?
- Conhecer Palenque, ruínas mais bonitas que Chichén Itzá?
- O que fazer em Tulum em 3 dias: dicas completas
- Mais do que surf: o que fazer em Puerto Escondido
E aí, gostou das dicas de o que fazer no México? Tem alguma dúvida ou gostaria de sugerir algo? Então, deixe o seu comentário abaixo!
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi
HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb
SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!