Está com a agenda apertada e tem somente 1 dia em Pisa?
Então dá uma olhada no roteiro prático sobre o que fazer em Pisa em 1 dia que escrevi a seguir. Além de dicas de o que visitar, ainda deixo sugestões de quando ir, como ir, os melhores passeios nos arredores e onde se hospedar, por exemplo 🙂
O QUE FAZER EM PISA EM 1 DIA
Passar 1 dia em Pisa sempre foi um desejo meu, desde criança. Aliás, lembro que assistia desenhos na infância e, volta e meia, a torre torta aparecia em algum deles (nunca entendia como ela não caia). Sei que há explicações para isso, mas, no fundo, ainda me pergunto.
Pois bem, quando comprei as passagens para Roma, decidi que faria um roteiro de 1 dia em Pisa, nem que fosse uma passagem rápida para ver a torre (e o fiz).
Aí, depois de passar alguns dias na capital italiana, embarquei num trem para Florença, e de lá fiz um bate e volta a Pisa (leia artigo completo aqui).
Aliás, você até pode ver a torre em filmes (ou desenhos animados), mas pessoalmente é diferente. Avistá-la, mesmo de longe, já traz um sentimento de realização.
- Importante saber: Seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa: saiba mais
Mas o bacana é que, além da torre, Pisa conta com outras atrações turísticas, além de ser uma cidade linda. Desse modo, resolvi escrever esse roteiro de o que fazer em Pisa em 1 dia, pois acredito que vale muito a pena!
1 dia em Pisa: a cidade
Pisa é muito conhecida pela torre, no entanto, a cidade é mais. É charmosa, bonita e conta também com outras atrações turísticas. Sendo assim, passar 1 dia em Pisa vale muito a pena.
A cidade de Pisa faz parte da região da Toscana, e possui cerca de 90 mil habitantes. Entre os anos de 1060 e 1406, foi a capital da República de Pisa, um dos países que chegou a dominar o Mar Mediterrâneo.
Terra de Galileu Galilei, Pisa foi bastante atingida durante a 2ª Guerra Mundial, mas se recuperou. Hoje, além da economia gerada pelo turismo, a cidade também arrecada com o setor empresarial.
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
#DicaVidaNaMala | O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na Itália. Aliás, a cobertura mínima exigida é de 30 mil Euros e, caso você não tenha um, pode ter problemas logo na imigração. No entanto, a parte boa é que os leitores do Vida Na Mala tem até 15% de desconto na compra de planos internacional, os quais podem ser parcelados em até 6 vezes! Para saber mais, clique aqui!
Veja como chegar em Pisa
A parte boa é que chegar em Pisa é algo fácil, principalmente se você estiver em Florença. Além do transporte público, há diversos passeios de 1 dia em Pisa, os quais costumam incluir a visitação de outras cidades no roteiro, como Siena e San Gimignano, por exemplo.
TREM
A maneira mais fácil de chegar a Pisa é por meio de trem, desembarcando em uma de suas 2 estações da cidade: Centrale e San Rossore. Há trens que chegam de cidades vizinhas (como Florença e Siena) com muita frequência.
Atenção: muitas pessoas não encontram passagens disponível para Pisa, principalmente durante a alta temporada (junho, julho e agosto). Para que isso não ocorra com você, sugiro que compre os tickets de maneira online no site do OMIO (o meu buscador preferido).
Ao todo, são 46 trens diários de Florença a Pisa, ou seja, basta ir ao terminal e embarcar. A passagem custa a partir de 9 Euros, e o tempo de viagem é de 60 minutos.
- Passagem: a partir de 9 Euros
- Horários: entre 5h35 e 22h
- Bilhete: clique aqui para comprar
ÔNIBUS
Há também quem opte por utilizar ônibus para chegar a Pisa. Assim como ocorre com os trens, os veículos chegam à cidade o tempo todo. Aliás, também sugiro que você procure por passagens no OMIO (é comum encontrar promoções).
- Passagem: a partir de 9 Euros
- Horários: entre 3h45 e 22h25
- Bilhete: clique aqui para comprar
CARRO
Outra opção para chegar a Pisa é através de carro, principalmente se você está fazendo uma trip pela Itália e quer mais liberdade para conhecer outras cidades da região, como Livorno e Siena, por exemplo.
Nesse caso, eu sugiro que você procure por um veículo através do buscador Rentcars, site que permite a locação ainda no Brasil, assim como parcelam o valor e não cobram o IOF (6,38% sobre transações no exterior).
- Dica: Caso você queira saber saber mais sobre como ir de Florença a Pisa, sugiro a leitura de artigo que escrevi a respeito (são dicas práticas!).
Melhores tours para a cidade
Além do transporte público e a locação de carro, outra maneira de ir a Pisa é por meio de passeio. Aliás, acredito ser a opção mais cômoda e conveniente, já que, além do transporte, as empresas ainda incluem guias.
Em diversos casos, além das atrações turísticas de Pisa, os passeios também incluem a visitação a outras cidades da região, como Siena e San Gimignano, por exemplo.
Entre as vantagens dos passeios guiados a Pisa, estão:
- Transporte de ida e volta;
- Motorista bilíngue;
- Entrada nos pontos turísticos;
- Roteiros combinados;
Outro ponto interessante é que os bate e volta são oferecidos com saídas de Florença, Livorno e Siena, por exemplo. Além disso, alguns dos tour ainda incluem um roteiro por outras cidades da região:
- Passeio de 1 dia de Florença a Pisa: veja mais aqui
- Florença: tour por Siena, Pisa e San Gimignano: veja mais aqui
- Florença: tour por Siena e San Gimignano: veja mais aqui
- Livorno: translado em ônibus até Pisa: veja mais aqui
- Livorno: tour por Florença e Pisa: veja mais aqui
O que fazer em 1 dia em Pisa
Se a torre de Pisa te instiga, saiba que há mais construções inclinadas na cidade e logo você vai entender o motivo. Além disso, há outras atrações turísticas no centro histórico e às margens do rio Arno, o mais extenso da Toscana.
Quer saber mais sobre o que fazer em Pisa? Então dá uma olhada na lista com 9 dicas de o que fazer em 1 dia em Pisa:
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
1) SUBA A TORRE DE PISA
Confesso que, ao embarcar para passar 1 dia em Pisa, eu não tinha certeza se pagaria para subir a torre. Eu viajava com dinheiro contado, e pensei que me contentaria apenas em tirar uma foto em frente à torre inclinada.
Mas me enganei, felizmente. A torre é Pisa é um dos mais conhecidos pontos turísticos do mundo, e subi-la foi super bacana. Além disso, lembro que me perguntei na hora: de que vale vir a Pisa se não for para conhecer a torre por dentro e chegar ao topo?
Ou seja, para mim, subir a torre é algo que você deveria incluir na sua lista de o que fazer em Pisa.
- Dica importante: Contratar um seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa: veja onde encontrar uma opção barata
Importante saber
Caso você visite a Torre entre os meses de junho e agosto (férias na Europa e Estados Unidos), possivelmente enfrentará filas na hora de comprar ingressos. Desse modo, eu realmente sugiro que confira as opções disponíveis na internet antes de embarcar para o seu roteiro de 1 dia em Pisa.
Cabe destacar que são permitidos somente 45 visitantes ao mesmo tempo no alto da torre, e que cada pessoa pode permanecer por até 30 minutos.
A história da torre de Pisa
A torre é um campanário da Catedral de Pisa, e tem 55,86 metros de altura do lado mais baixo da inclinação, e 56,70 metros na parte mais alta. Pesa 14,5 toneladas, e a visita já vale 1 dia em Pisa.
A torre, que deveria ser vertical, começou a se inclinar logo após ao início da construção (1173). Isso se deu por causa da fundação mal feita e também por questões naturais.
Cabe destacar que a cidade se encontra sobre um terreno pantanoso, o que fez com que outros edifícios também se inclinassem no decorrer do tempo.
A construção, então, ficou parada por quase 1 século, também devido a batalhas na região. Em 1272, os trabalhos foram reiniciados com o intuito de corrigir a inclinação, porém, isso fez com que a torre começasse a pender-se para o outro lado.
Entre idas e vindas, a torre de Pisa foi concluída apenas no ano de 1372. Ah, a torre conta com 7 sinos, um para cada nota da escala musical.
VEJA DICAS PARA A SUA VIAGEM
- Seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa: saiba mais
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- 10 dicas para viajar a gastar pouco
Mais dados da Torre
Além disso, ainda há mais dados para justificar uma visita à torre num roteiro de 1 dia em Pisa!
O monumento conta com paredes de 4,09 metros de espessura na base e 2,48 metros no topo. São 294 degraus e 3,99 graus de inclinação. Aliás, antes da restauração (entre 1993 e 2001), a inclinação era de 5,5 graus.
Ainda 3 anos antes (1990) a torre já tinha sido fechada ao público por apresentar riscos. A reabertura à visitação, porém, só ocorreu novamente em 2011.
Agora você entende porque deve subir a torre em uma visita de 1 dia em Pisa?! 🙂
- Horário de abertura: das 9h45 às 17h15 (de novembro a fevereiro), das 9h às 18h (março, abril, maio e setembro) e as 8h30 às 22h (de 17 de junho a 31 de agosto)
- Preço da entrada: 18 Euros (inclui a Catedral)
- Onde comprar ingressos: no local ou pela internet
Ver essa foto no Instagram
2) VISITE A CATEDRAL DE PISA
A verdade é que os pontos turísticos mais famosos de Pisa se encontram na Piazza dei Miracoli (Praça dos Milagres). Assim como a torre inclinada, a Catedral de Pisa (Duomo di Pisa) também deve ser incluída no seu roteiro de 1 dia em Pisa.
A igreja, construída entre 1063 e 1092, é um dos símbolos da riqueza da então República de Pisa. Toda coberta em mármore, a obra é o maior exemplo do estilo romântico toscano.
A Catedral de Pisa tem referências das tradições bizantinas, árabes, lombardas e clássicas. Além disso, o seu interior conta com 27 quadros que cobrem a capela-mor, situada atrás do altar principal, e que representam passagens do Antigo Testamento.
- Horário de abertura: das 10h às 12h45, e das 14h às 17 (de novembro a fevereiro). Das 10h às 18h (março), das 10h às 20h (de abril a setembro) e das 10h às 17h (outubro)
- Preço da entrada: grátis (é preciso passar na bilheteria e retirar o ingresso com hora marcada). Se você subir a torre, pode utilizar o mesmo bilhete para a catedral
- Onde comprar ingressos: no local ou pela internet
3) CAMPOSANTO MONUMENTALE
Outra construção presente na Praça dos Milagres, e que precisa estar presente numa visita de 1 dia em Pisa, é o Camposanto Monumentale.
O Camposanto Monumentale é um cemitério, o quarto e último edifício a ser construído na praça (entre 1278 e 1464). Na verdade, era para ser uma igreja, mas o projeto mudou depois de iniciado.
A parede externa do Camposanto conta com 43 arcos cegos e 2 portas. O edifício possui 3 capelas e a maioria dos corpos está enterrada justamente sob os arcos. Alguns, no entanto, encontram-se no jardim central. O cemitério ainda abriga 84 sarcófagos romanos.
- Horário de abertura: das 9h às 18h (março), das 8h às 20h (de abril a setembro), das 9h às 17h (outubro) e das 10h às 17h (de novembro a fevereiro)
- Preço da entrada: 5 Euros (7 Euros se você quiser incluir também o Batistério)
4) BATISTÉRIO
Dedicado a São João Batista, o Batistério de Pisa igualmente está localizado na praça, e faz parte do complexo arquitetônico. Assim como as outras construções, a obra também está incluída na lista de Patrimônio Histórico da Humanidade, da Unesco.
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
O Batistério (de influência gótica e romana) foi construído entre 1152 e 1363, e conta com 54,86 metros de altura. O edifício religioso ainda tem 107 metros de diâmetro, sendo a maior construção da Itália do gênero. Desse modo, não pode ficar fora do roteiro de o que fazer em Pisa.
- Horário de abertura: das 9h às 18h (março), das 8h às 20h (de abril a setembro), das 9h às 17h (outubro) e das 10h às 17h (de novembro a fevereiro)
- Preço da entrada: 5 Euros (7 Euros se você quiser incluir também o Camposanto Monumentale) – ainda há a opção de visita com audioguia que inclui a Catedral de Pisa (veja mais aqui)
5) PORTA NUOVA
Bem, a Praça dos Milagres é cheia de história e atrações, como Porta Nuova, também conhecida como a Porta de Leone. Se trata de uma parte restante da antiga muralha medieval que cercava o lugar.
A construção foi finalizada em 1562.
6) Museo dell’Opera del Duomo
Por fim, a última sugestão de ponto turístico na Praça dos Milagres é o Museo dell’Opera del Duomo, construído no século XIII. O lugar já abrigou um seminário, uma academia de belas artes e um convento.
No entanto, desde 1986, o espaço conta com obras produzidas por artistas de Pisa no período medieval, assim como tesouros da Catedral de Pisa.
- Horário de abertura: das 8h às 20h (junho a setembro), das 9h às 19h (outubro), das 10h às 17h (novembro a fevereiro)
- Preço da entrada: 5 Euros
O que mais visitar na Praça dos Milagres
Palazzo dell’Opera: se trata de um palácio musical que desde 2014 também conta com exposições temporárias de arte.
MAIS ROTEIROS NA EUROPA
- O que fazer em 3 dias em Barcelona
- Super dicas sobre o que fazer em Lisboa
- 1 dia em Bruxelas: todas as dicas
- O que fazer em Varsóvia, a capital da Polônia
7) RIO ARNO E SANTA MARIA DELLA SPINA
Depois de visitar as construções da Praça dos Milagres, sugiro que você inclua uma caminhada pelo rio Arno no seu roteiro de 1 dia em Pisa. A ribeira é cheia de atrações e belas vistas.
Além de edifícios coloridos e pontes, você também encontrará a pequena e minimalista igreja de Santa Maria della Spina (Igreja do Espinho), uma construção gótica de 1230. O nome se dá em referência à coroa de espinho de Cristo.
- Horário de abertura: das 10h às 13h30, e das 14h30 às 18h (de março a outubro)
- Preço da entrada: 2 Euros
8) PIAZZA DEI CAVALIERI
A Piazza dei Cavalieri é a segunda mais importante praça de Pisa, e já foi centro de encontros e discussões durante o período medieval. Hoje faz parte do complexo da Universidade de Pisa.
Na praça, também está localizado o Palazzo della Carovana, uma construção que abrigava o antigo quartel general da ordem dos Cavaleiros de São Estevão. O Palácio foi erguido entre 1562 e 1564.
- Horário de abertura: das 10h às 19h (segunda a sábado), e das 13h às 19h30 (domingos)
- Preço da entrada: 2 Euros
9) CAMINHE PELO CENTRO HISTÓRICO
A minha sétima sugestão de o que fazer em Pisa é simples: caminhe pelo centro histórico sem pressa e nem direção. Além dos pontos turísticos destacados acima, Pisa também se destaca por sua arquitetura, pelos cafés, pelos restaurantes e lojas.
Ou seja, caminhar por Pisa é algo gostoso de se fazer. Você sempre encontra algo bonito e histórico que te surpreende.
1 dia em Pisa: dicas extras
Dá uma olhada em outras sugestões que inclui no roteiro de 1 dia em Pisa. Se você começar o passeio logo cedo, possivelmente terá tempo para conhecer algumas delas.
Museo Nazionale di Palazzo Reale: o palácio foi construído em 1583 para abrigar a família Medici, uma das mais importantes da cidade na época. Atualmente, é um museu que conta com coleções antigas da própria família, assim como de outras famílias de Pisa.
Palazzo Medici: conhecido também como Palazzo Vecchio (Palácio Velho), o edifício é do século XIII e foi habitado pelos Appiano, senhores de Pisa entre 1392 e 1398.
- Dica importante: Veja onde encontrar um seguro viagem barato para a Europa
Torre Guelfa: foi edificada durante a primeira dominação florentina, em 1406, e fez parte da área do arsenal da república (é aberta ao público para visitação).
Borgo Stretto: se trata da rua mais cara em Pisa, a qual está localizada no centro histórico e conta com lojas de marcas renomadas. Lá, também há locais para comer e beber.
LEIA MAIS SOBRE A ITÁLIA
- Roteiro de 3 dias em Roma: conheça a capital italiana
- O que fazer em Florença em 2 dias
- Visitar Verona em 1 dia, a cidade de Romeu e Julieta
- 10 dicas sobre o que fazer em Veneza
- Como ir de Florença a Pisa: dicas práticas
Perguntas e respostas
– Quantas horas ficar em Pisa?
Depende do que você pretende visitar em Pisa.
Se a ideia conhecer somente a Torre, o Batistério e a Catedral (que estão na Praça dos Milagres), acredito que meio-dia em Pisa é o suficiente.
No entanto, se você pretende visitar tudo com mais calma e ainda caminhar pelas ruas do centro, vai necessitar pelo menos 1 dia em Pisa.
– O que fazer em Pisa e Lucca em 1 dia?
Apenas 20 km distante de Pisa, Lucca é outra cidade histórica muito visitada na região. Desse modo, se a sua ideia é conhecer os dois lugares, pode fazer o seguinte:
Alugar um carro e passar o dia entre Pisa e Lucca, ou contratar um passeio guiado – principalmente se estiver em Florença (veja aqui opções).
Além disso, pode conhecer Pisa e Lucca usando trem – a passagem entre as duas cidades custa apenas 4 Euros e o trajeto dura 27 minutos (saiba mais aqui).
– O que fazer em Pisa em 2 dias?
Se a ideia é ficar 2 dias em Pisa, a minha dica é que você dedique o primeiro dia para conhecer os principais pontos turísticos e andar pelas ruas antigas da cidade. Já no segundo dia você pode fazer um bate e volta para Lucca em trem ou passeio guiado.
– O que fazer em Pisa além da torre?
Como você pode ler no artigo, há muita coisa para fazer em Pisa além da torre, como: conhecer a Catedral, o Batistério, o Camposanto Monumentale, caminhar pelas ruas medievais e por aí vai…
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
– Preciso de seguro viagem para a Itália?
Sim, o seguro viagem é obrigatório para entrar na Itália e outros países da União Europeia.
Aliás, se você não contratar um seguro viagem, pode encontrar problemas logo na imigração. Ou seja, melhor não arriscar.
- Onde contratar: sempre e uso o buscar da Seguros Promo, que conta com diversas opções de preços e coberturas (saiba mais aqui).
Onde se hospedar
Boa parte dos visitantes que passa 1 dia em Pisa dorme na cidade vizinha de Florença. Outros, decidem aproveitar tudo o que fazer em Pisa e dormem na cidade mesmo. Desse modo, resolvi deixar uma sugestão de hotel em cada cidade:
ONDE FICAR EM PISA
Dica 1
A minha dica de hospedagem em Pisa é o Stazione22 B&B, que possui uma avaliação de 9,2 no Booking.com. O hotel fica na região central, é confortável e inclui café da manhã na diária (clique aqui para saber mais).
Dica 2
A segunda sugestão de onde ficar em Pisa é Hotel Bologna, que conta com uma decoração elegante e igualmente inclui o café da manhã na diária (clique aqui para saber mais).
ONDE FICAR EM FLORENÇA
Dica 1
A minha primeira de hospedagem em Florença é o Berardi Palace: Vigna Nuova Loft, um espaço grande, moderno e que oferece apartamentos muito bem equipados.
Com avaliação de 9,4 no Booking.com, o Berardi Palace está perto de alguns dos principais pontos turísticos de Florença (veja mais aqui).
Dica 2
Agora, se você está buscando por uma acomodação alternativa, a minha primeira dica é o Archi Rossi Hostel, que tem uma decoração muito bonita, além de estar localizado na região central.
O hostel está cerca da maioria dos pontos turísticos e, além de quartos compartilhados, também oferece quartos privativos (veja mais aqui).
- MAIS: Se você quiser ver mais opções de hospedagem em Pisa e Florença, clique aqui
Vale a pena alugar um carro?
Muitos turistas alugam e aproveitam para visitar todas as atrações da Toscana, como Florença, Pisa, Siena e San Gimignano, por exemplo. O buscador mais usado na Europa é o Rentalcars.
Através dele, você pode reservar o carro ainda estando no Brasil, e evita o pagamento do IOF (imposto sobre transações internacionais). Ainda pode parcelar o pagamento em até 12x no cartão (clique aqui para saber mais).
Quando visitar Pisa
A temporada de frio costuma ser gelada em Pisa (entre novembro e março), com temperaturas que variam entre 5ºC e 14ºC. A possibilidade de chuva é maior.
Em contrapartida, a temporada de calor é agradável (entre junho e setembro), e as temperaturas variam entre 19ºC e 30ºC. Os dias costumam ser mais ensolarados.
Importante saber
O período de calor coincide com as férias na Europa. Desse modo, é comum que Pisa seja invadida por turistas. Isso, em algumas situações, gera fila na hora de comprar ingressos.
Desse modo, se você for nessa época, eu sugiro que reserve entradas e passeios com antecedência pela internet.
Onde deixar a mala em Pisa
Recebi nos comentários abaixo uma pergunta interessante e decidir incluir este tópico no artigo: onde deixar a mala em Pisa caso eu vá de para Roma?
Ou seja, sair de Florença pela manhã, passar o dia em Pisa e, de lá, ir para Roma (lembrando que de Pisa saem trens para Roma, Gênova, Nápoles, Turim e Livorno, por exemplo – saiba mais aqui).
Então, como eu fiz o bate eu fiz o bate e volta para Florença, não tive esse problema. No entanto, fui buscar a solução na internet e descobri que há um lugar para deixar a mala na Plataforma 1 do Terminal Central de Pisa (“deposito bagagli”), o qual cobra 3€ por 12 horas (dá pra deixar mais tempo).
O lugar funciona 24/7 e basta apresentar o passaporte como documento (leia mais aqui): o horário para deixar a bagagem no lugar é entre 6h e 9h.
DICAS DE OUTROS ROTEIROS PELA EUROPA
- O que fazer em 3 dias em Barcelona
- Super dicas sobre o que fazer em Lisboa
- O que fazer em Varsóvia, a capital da Polônia
- 15 dicas de o que fazer em Sevilha, uma lidenza da Espanha
- O que fazer em Amsterdam: tudo o que você precisa saber
- Veja o que fazer em Bruxelas em 2 dias: roteiro completo
- Conheça as principais obras de Gaudí em Barcelona
- O que fazer em Madri: dicas, serviços e muito mais
- Tudo sobre Segóvia, uma pérola pertinho de Madri
- Os principais pontos turísticos de Toledo, a primeira capital espanhola
+ Seguro Viagem obrigatório
Sim, ao viajar pela Europa, você precisa estar coberto por um seguro viagem, o qual é obrigatório. Desse modo, minha dica é que você procure por um no site Seguros Promo, que faz uma comparação dos melhores preços e custo-benefício.
Dica: acesse o Seguros Promo, use o código VIDANAMALA5 e ganhe até 15% de desconto!
Internet ilimitada
Então, sempre que viajo para fora do Brasil, compro um chip internacional, o qual me oferece internet ilimitada. Aliás, o chip pode ser retirado em aeroportos ou você pode pedir para recebê-lo em casa pelos Correios (clique aqui para saber mais).
E aí, gostou das dicas sobre o que fazer em 1 dia em Pisa? Ainda tem dúvidas ou quer contribuir? Então deixe o seu comentário abaixo!
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram e YouTube.
✈️ VOOS BARATOS: Skyscanner e Kiwi
🛌🏼 HOSPEDAGEM: Booking.com
🏥 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
🎟️ PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
🚍 TRENS E ÔNIBUS: OMIO
💳 CARTÃO INTERNACIONAL: WISE
📲 CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
🚗 ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!
4 comments
OI, Adriano! Me ajuda, por favor: caso eu decida sair de Florença e ir até Pisa, para de lá, no fim da tarde seguir para Roma, como faz com as malas? Estarei com uma M, de 23 kilos. Tem onde deixar? Obrigado!
Cara, pesquisei na internet e encontrei isso: “The Pisa Centrale luggage storage facility is located at the far end of Platform 1, past the police office. Look for the “deposito bagagli” sign to locate the location. Pisa Centrale bag storage costs around €3 for the first 12 hours. The service’s hours of operation to drop off and pick up bags are from 6am to 9pm. You will need to provide your passport for ID purposes. The Pisa Centrale lockers for self-storage may no longer be available”.
Ou seja, tem lugar para deixar a bagagem na Plataforma 1 do Terminal Central de Pisa (“deposito bagagli”) por 3 Euros a cada 12 horas. Aqui tem mais informações: https://stasher.com/luggage-storage/pisa/pisa-centrale
Oi, Adriano! EStarei hospedado em Florença. Como estarei com uma mala de 23 kilos, uma minha e outra de minha esposa, acho melhor não ficar pulando de galho em galho, então mesmo indo em direçao a Roma para finalizar, achei melhor ficar em Florença e voltar a Pisa de Trem, o que acha?
Outra coisa, todo esse roteiro faço a pé e em 06 horas? Consigo incluir Siena neste roteiro: Sair de Veneza para Florença, voltar a Pisa de Trem, fazer todo esse roteiro, ir a Siena e voltar à Florença?
Olá, Anderson! Sim, foi o que fiz. Fiz um bate e volta de 1 de Florença a Pisa. Saí cedinho de Florença (ao redor das 7h) e voltei no fim da tarde. Dá pra conhecer tudo, sim. Se você quiser incluir Siena por conta própria no mesmo dia até rola, mas fica super corrido e talvez você não consiga aproveitar. Nesse caso, a minha dica é, talvez, contratar um passeio.
👉 Aqui tem umas opções: https://www.getyourguide.com.br/s/?q=floren%C3%A7a%20siena%20pisa&searchSource=7&partner_id=ZPQRRT6&utm_medium=platforms_and_communities&placement=content-middle
👉 Também escrevi um artigo sobre o que fazer em Florença. Lá tem mais dicas: https://vidanamala.com.br/destinos/europa/o-que-fazer-em-florenca/