Confira dicas de onde ficar em Madrid, a linda capital da Espanha!
Veja ainda o que fazer em Madrid e os melhores passeios nos arredores 🙂
Veja onde ficar em Madrid
Histórica, charmosa, grande, bonita e animada. Assim é, para mim, Madrid, a capital e maior cidade da Espanha.
Aliás, preciso confessar que durante o tempo que vivi em Barcelona, eu flertava mesmo era com Madrid. Sei lá, parece que a gente de lá é mais aberta, mais amigável, principalmente se você é de outro país.
Além disso, eu gosto muito da atmosfera madrilenha, dos milhares de barzinhos para aproveitar o happy hour e das inúmeras atrações que a cidade oferece.
- Dica importante: Seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa: veja onde encontrar uma opção para o seu bolso
Desse modo, resolvi escrever um artigo com dicas de onde ficar em Madrid. Aliás, acredito que se trata de um texto bastante útil caso você esteja indo passar uns dias na capital da Espanha.
Observação: na lista de onde ficar em Madrid, também destaco as principais atrações turísticas de cada bairro mencionado 😉
ONDE FICAR EM MADRID
Melhores bairros de Madrid
l CENTRO HISTÓRICO
Para começar, a primeira dica de onde ficar em Madrid é o Centro Histórico. Aliás, é na região onde se concentram alguns dos principais pontos turísticos de Madrid, como: a Praça Mayor, a Praça do Sol, o Mercado de San Miguel, o Palácio Real, a Catedral e a Avenida Gran Via, considerada a mais importante da Espanha.
- Sugestão de passeio: Madrid Majestosa: excursão guiada a pé de 2h30 pelo Centro Histórico da capital
Ou seja, se hospedar na região central significa pode fazer praticamente tudo caminhando. Além disso, a região é repleta de restaurantes e bares, nos quais é possível aproveitar um pouco da culinária e da vida boêmia da capital.
Desse modo, realmente acredito que o Centro Histórico é uma das melhores opções de região para ficar em Madri!
l BAIRRO DO RETIRO
A minha segunda dica de onde ficar em Madrid é o bairro do Retiro. Se trata de uma das regiões mais bonitas da capital, a qual é marcada pelo verde. Aliás, o grande destaque da zona é o parque do Retiro, considerado um dos mais bonitos do país (é realmente lindo).
Além disso, o bairro conta com outras atrações turísticas importantes, como o Museu do Prado e a Praça de Cibeles.
- Sugestão de passeio: Tour guiado de 1h30 pelo Parque do Retiro
O bairro do Retiro também é uma ótima região para ficar em Madrid se você estiver chegando à capital por terra, já que nele se encontra a estação Atocha, a maior do país.
l BAIRRO LA LATINA
Para mim, o bairro La Latina é o mais bonito e bacana de Madrid. Tem estilo medieval, sendo composto por ruas estreitas e tortas, ruas de pedra e vielas onde somente circulam pessoas.
Porém, há mais: o La Latina é bastante famoso também por causa de seus bares, tabernas e restaurantes. Isso sem se falar nas praças repletas de mesas, onde o povo se reúne para conversar e beber algo enquanto aproveita o fim de tarde na capital.
Ou seja, sem sombra de dúvidas, o La Latina é uma dos melhores lugares para ficar em Madri!
l BAIRRO SALAMANCA
Por fim, a minha quarta dica de onde ficar em Madrid é o bairro Salamanca, considerado o mais ‘chique’ da capital, e onde se encontram lojas de grife e restaurantes finos. Ou seja, não se trata de uma zona barata para se hospedar, apesar de ser considerada uma das melhores.
De todo modo, resolvi incluir na lista de onde ficar em Madrid por se tratar de uma região bonita, cheia de atrativos e perto do Centro Histórico.
Veja dicas de hotéis
A seguir, selecionei 6 sugestões de hotéis para ficar em Madrid.
BEHAP MADRID MALASAÑA
A minha primeira sugestão de onde ficar em Madrid é o apart-hotel Behap Madrid Malasaña, que possui avaliação 9,0 no Booking.com. Situado na região central da capital, o Behap está perto de diversos pontos turísticos.
Além disso, se trata de uma opção moderna, ampla e com diversas comodidades, como TV tela plana, ar-condicionado e aquecedor, depósito para bagagens e banheiro privativo (clique aqui para saber mais).
LAVAPIÉS APARTAMENT II
Se você busca algo mais privativo, a minha segunda dica de onde ficar em Madrid é o Lavapiés Apartament II, que está localizado no centro da cidade, ou seja, perto de diversos pontos turísticos.
Espaçoso e moderno, o Lavapiés Apartament II é super equipado, ou seja, conta com cozinha completa, TV tela plana, ar-condicionado e banheiro privativo (clique aqui para saber mais).
OYO CH LAS MURALLAS
Por fim, a minha última dica de hotel no centro de Madrid é o Oyo CH Las Murallas, uma das maiores redes de hotéis do mundo.
Localizado pertinho da Porta do Sol e de outros pontos turísticos de Madrid, o Oyo Murallas oferece quartos muito bem equipados e confortáveis. Aliás, se trata de uma opção bastante econômica para ficar em Madrid (clique aqui para saber mais).
AYRE GRAN HOTEL COLÓN
Se você decidir se hospedar na região do Parque do Retiro, a minha dica é o Ayre Gran Hotel Colón, que também está perto de um dos museus mais importantes da Espanha, o do Prado.
O Ayre Hotel é moderno, bem iluminado e conta com espaços grandes e jardins. Além disso, serve refeições, bebidas e também café da manhã (clique aqui para saber mais).
#DicaVidaNaMala | O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na zona de Schengen, da qual a Espanha faz parte. Aliás, a cobertura mínima exigida é de 30 mil Euros e, caso você não tenha um, pode ter problemas logo na imigração. No entanto, a parte boa é que os leitores do Vida Na Mala têm até 15% de desconto na compra de planos internacionais, os quais podem ser parcelados em até 6 vezes! Para saber mais, clique aqui!
MELIA MADRID SERRANO
Como eu falei antes, o bairro de Salamanca é um dos mais charmosos de Madrid. Então, se você se decidir se hospedar na área, a minha dica é o Melia Madrid Serrano, que conta com um espaço moderno, equipado com academia, bar e restaurante.
Além disso, os quartos são espaçosos e bem equipados, e o hotel serve café da manhã (clique aqui para saber mais).
DON PEDRO HOME
Por fim, a minha última dica de hospedagem em Madrid é o Don Pedro Home, que fica no animado e bonito bairro de La Latina.
O Don Pedro Home oferece apartamentos muito bem equipados, com cozinha, TV tela plana, ar-condicionado, lavadoura de roupas e banheiro privativo. Ou seja, é uma ótima opção (clique aqui para saber mais).
LEIA MAIS SOBRE A ESPANHA
- O que fazer em Madrid em 1 dia: roteiro prático
- Veja o que fazer em Toledo: lugares, transporte e mais
- Conheça os principais pontos turísticos de Sevilha
- De Madrid a Segóvia: como ir e o que fazer
- Bate e volta de Madrid a Toledo: como ir e o que fazer
- O que fazer em Barcelona em 3 dias
- O que fazer em Madrid: atrações, dicas, serviços e mais
Veja dicas de hostels
Além disso, também inclui 5 dicas de hostels na lista de onde ficar em Madrid.
2060 THE NEWTON HOSTEL
Então, se você está buscando por um espaço compartilhado, a minha primeira dica de hostel em Madrid é o 2060 The Newton Hostel, que está localizado na região do bairro La Latina.
Moderno, bonito e espaçoso, hostel está perto de diversos pontos turísticos, como o Museu do Prado, e as praças do Sol e Mayor. Aliás, o hostel também oferece quartos privativos (clique aqui para saber mais).
GENERATOR MADRID
O Generator Madrid faz parte de uma das maiores redes de hostels da Europa, e está a localizado a poucos passos da Gran Vía, a principal avenida da capital. Sendo assim, também está pertinho de muitos pontos turísticos da cidade.
Estiloso, moderno e espaçoso, o Generator oferece café da manhã e ainda conta com quartos privativos (clique aqui para saber mais).
BASTARDO HOSTEL
Outra sugestão de hostel no centro de Madrid é o Bastardo Hostel, que também está pertinho de diversas atrações. De nome curioso, o hostel tem uma decoração bonita, é amplo, organizado e conta com um bar.
Além disso, o hostel possui quartos privativos e oferece café da manhã (clique aqui para saber mais).
PETIT HOSTEL
Localizado pertinho da Porta de Toledo, um dos lugares mais emblemáticos da capital, o Petit Hostel conta com lounge compartilhado e um ambiente moderno.
Além disso, os quartos são espaçosos, modernos e contam com armários particulares, o que me parece bastante importante (clique aqui para saber mais).
TOC HOSTEL
Por fim, a minha última dica de onde ficar em Madrid é o Toc Hostel, que está a poucos minutos da Porta do Sol, assim como está perto de outros pontos turísticos importantes na capital.
Espaçoso, arejado e limpo, o Toc Hostel também conta com um bar, além de oferecer café da manhã. Aliás, ainda possui quartos privativos (clique aqui para saber mais).
#DicaVidaNaMala | Os arredores de Madrid contam com diversos atrativos, como: Toledo, Segóvia e Ávila, por exemplo. Desse modo, alugar um carro é uma ótima opção para conhecer tudo com mais conforto e liberdade. Então, se você quer alugar um carro com desconto, sem pagar IOF e ainda parcelar em até 12 vezes, clique aqui! Ah, o cancelamento é gratuito 😉
Como se locomover pela capital
O metrô é a maneira mais fácil e rápida de se locomover por Madrid. O preço da viagem única varia entre 1,50 e 2 Euros (depende da distância). Entretanto, se você comprar um combo de 10 passagens, por exemplo, paga 12,20 Euros, ou seja, 1,20 Euro por passagem.
Cartão magnético: para utilizar o metrô, você precisa comprar um cartão magnético, o qual é recarregável e custa 2,50 Euros. Pode também ser usado para pegar ônibus e trens que realizam trajetos dentro da capital.
Além disso, caso você queira um pouco mais de comodidade, saiba que ainda é possível se locomover pela capital em táxi, Uber e Cabify.
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa: saiba mais
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Veja dicas sobre o que levar na mala
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
Como chegar e sair de Madrid
Madrid é a cidade mais importante da Espanha, assim como uma das mais importantes da Europa. Desse modo, chegar e sair da capital é algo fácil, já que Madrid conta com um dos aeroportos mais movimentados do continente.
Além de voos de grande porte, o aeroporto Afonso Barajas também recebe voos de companhias low cost, os quais costumam ser bem baratos.
- Dica: nos buscadores Passagens Promo e Kiwi é possível comparar os preços e encontrar os melhores voos para Madrid durante o ano todo.
Deixando o aeroporto
Sair ou chegar ao aeroporto de Madrid é algo simples, já que todos os terminais são servidos por metrô, trem e ônibus.
Desse modo, se você deseja tomar metrô ou trem, basta ir às máquinas de venda, selecionar a parada final (Plaza del Sol, por exemplo) e pagar. Sempre há alguém no local para auxiliar na hora da compra, caso seja necessário.
Transfer particular: além disso, caso você esteja buscando por mais comodidade, ainda pode contratar um transfer particular (veja mais aqui).
CHEGANDO E SAINDO EM TREM OU ÔNIBUS
Como se pode imaginar, Madrid também é amplamente atendida por ônibus e trens, os quais chegam de outras partes da Espanha e de países vizinhos. Aliás, abaixo selecionei alguns dos destinos mais comuns:
- Barcelona: clique aqui para saber mais
- Valência: clique aqui para saber mais
- Sevilha clique aqui para saber mais
- Málaga: clique aqui para saber mais
- Saragoça: clique aqui para saber mais
- Lisboa (Portugal): clique aqui para saber mais
- Porto (Portugal): clique aqui para saber mais
O que fazer em Madrid
Quer saber o que fazer em Madrid? Pontos turísticos, melhores passeios, quando ir e muito mais? Então dá uma olhada no artigo completo que escrevi sobre o assunto:
l Artigo: O que fazer em Madrid: atrações, dicas, serviços e mais
Passeios de 1 dia a partir de Madri
Além de curtir as atrações turísticas de Madrid, saiba que você pode fazer alguns passeios bem bacanas de 1 saindo da capital. São os casos de Segóvia, Toledo e Ávila, por exemplo.
- Dica importante: Veja onde encontrar um seguro viagem barato para a Europa
I SEGÓVIA
Para mim, Segóvia é uma das cidades mais bonitas nos arredores de Madrid. Menos de 100 km distante da capital, Segóvia tem como grandes destaques o seu Aqueduto, assim como o castelo (Alcázar de Segóvia) e a sua catedral de estilo gótico, a terceira maior da Espanha.
Então, caso você tiver um tempinho, eu realmente sugiro um bate e volta de Madrid a Segóvia. Aliás, há passeios que também incluem as cidades de Toledo e Ávila, como destaco abaixo:
- 1) Tour de Madrid a Segóvia: veja mais aqui
- 2) Tour de Madrid a Segóvia + Ávila: veja mais aqui
- 3) Tour de Madrid a Segóvia + Toledo: veja mais aqui
Sugestão de leitura: aproveite para ler o artigo completo que escrevi sobre como ir de Madrid a Segóvia
I TOLEDO
Você sabia que Toledo foi a primeira capital da Espanha? Pois bem, a cidade, de estilo medieval, está pertinho de Madrid e merece muito um bate e volta.
Também conhecida como a “Cidade Imperial”, Toledo está a apenas 71 km distante da capital, e é marcada por construções de estilos cristão, judeu e árabe, ou seja, é linda.
Como se pode imaginar, são diversos os passeios de 1 dia entre Madrid e Toledo e, muitos deles, também incluem a cidade de Segóvia, como destaco a seguir:
- 1) Tour de Madrid a Toledo: veja mais aqui
- 2) Tour de Madrid a Toledo + Segóvia: veja mais aqui
Sugestão de leitura: aproveite para ler o artigo completo que escrevi sobre como ir de Madrid a Toledo
+ Seguro viagem obrigatório
O seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa. Desse modo, você pode ter problemas logo na imigração caso não tenha um. Então, para evitar imprevistos, sugiro que você procure por uma cobertura barata mesmo.
Aliás, eu uso o buscador Seguros Promo, que mostra as melhores opções. Além disso, se você utilizar o cupom VIDANAMALA5, ganha até 15% de desconto!
Internet ilimitada
Sempre que viajo para fora do Brasil, compro um chip internacional, o qual me oferece internet ilimitada. Aliás, o chip pode ser retirado em aeroportos ou você pode pedir para recebê-lo em casa pelos Correios (clique aqui para saber mais).
Você ainda tem dúvidas de onde ficar em Madrid ou gostaria de compartilhar a sua experiência? Então deixe o seu comentário abaixo!
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram e YouTube.
VOOS BARATOS: Passagens Promo e Kiwi
HOSPEDAGEM: Booking.com
SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!