VALE A PENA VISITAR CANCÚN?
Você está com a ideia de visitar Cancún, mas tem dúvidas em relação a preços, quantos dias ficar e para onde ir em seguida? Além disso, ainda não tem certeza se vale mesmo a pena conhecer a cidade?
Pois bem, eu dediquei alguns dias para visitar Cancún, e pude sanar a maioria das dúvidas. Aliás, se trata de um dos principais destinos turísticos da América Latina, o qual possui lindas praias e tudo o que você imaginar.
Alguns dizem que Cancún é uma espécie de Las Vegas mexicana.
Não sei se é tudo isso mesmo, mas a parte boa é que Cancún tem espaço para todos. Ou seja, para quem viaja com muito dinheiro e para quem viaja com um orçamento limitado.
Desse modo, a seguir destaco alguns os prós e contras de visitar Cancún, a cidade criada para ser turística.
l Fique atento ao fim do artigo!
Depois de destacar os prós e contras de visitar Cancún, ainda destaco algumas informações bastante importantes para a sua viagem, como:
- Onde ficar em Cancún
- Passeios saindo da cidade
- Dicas de onde se hospedar
- E a importância do seguro viagem
Uma cidade criada para o turismo
Cancún é mundialmente conhecida por causa do turismo. Porém, o que poucos sabem, é que a cidade foi criada justamente para ser turística, o que ocorreu em 1970.
Desse modo, em Cancún você não encontrará uma igreja histórica ou um edifício de 300, 400 anos. Tudo é relativamente novo, grande, moderno. Aliás, até mesmo boa parte dos habitantes não é de lá, mas, sim, migrantes de outras partes do México.
Apesar de ter ‘apenas’ 700 mil habitantes, Cancún é a segunda cidade em número de voos do México, ou seja, só fica atrás da gigante Cidade do México.
Já em termos de passageiros internacionais, Cancún lidera: em 1999, recebeu 7 milhões de passageiros internacionais, enquanto em 2018 o número já havia ultrapassado os 25 milhões.
Ver essa foto no Instagram
Visitar Cancún: pontos favoráveis
Cancún é, sim, uma cidade voltada ao turismo de classe alta. Entretanto, isso não quer dizer que visitar Cancún seja algo complicado ou caro (falo por conta própria).
Há espaço para todos e tudo vai depender da região onde você estiver. Aliás, dá uma olhada nos pontos favoráveis de visitar Cancún:
1 PRAIAS LINDAS DE MORRER
Sabe aquelas fotos que mostram um mar azul celeste e areia branca? Então, elas são reais. As praias de Cancún são fantásticas, uma mais bonita que a outra.
Alias, ao chegar lá, você passa a entender porque a cidade foi construída com olhos para o turismo.
Desse modo, as lindas praias são o principal motivo que atrai pessoas a visitar Cancún. Além disso, faz calor o ano inteiro e as praias não são distantes. Na verdade, se você ficar na zona hoteleira, possivelmente estará praticamente com os pés na areia.
Já se ficar no centro, como foi o meu caso, estará a poucos minutos em ônibus ou táxi.
2 HÁ ESPAÇO PARA TODOS
Como eu disse antes, o turismo é voltado, basicamente, para pessoas com muito dinheiro. Entretanto, você pode visitar Cancún gastando pouco, como foi o meu caso.
Para se ter uma ideia, encontrei um ótimo hostel no centro da cidade, o qual me custava menos de 200 Pesos por dia num quarto compartilhado. Além disso, o lugar contava com café da manhã e piscina.
Aliás, na região central você também encontra lugares para comer bem, e de maneira barata. O Parque Las Palapas, por exemplo, conta com diversas barraquinhas de comidas típicas mexicanas, como burrito, tacos, enchiladas e chilaquiles, por exemplo.
Outra parte bacana que ficar na região central é que há seguidos ônibus para as praias (linhas R1 e R2), e o preço da passagem é de apenas 12 Pesos. Já o trajeto demora ao redor de 20 minutos, caso não haja trânsito.
l Quer saber mais sobre visitar Cancún? Então, dá uma olhada no vídeo abaixo 😉
3 TRANSPORTE PÚBLICO BARATO
Como acabei de mencionar acima, outra vantagem de visitar Cancún é a facilidade de se locomover.
Para se ter uma ideia, o transporte público custa entre 10 e 12 Pesos Mexicanos e te leva para todas as partes, inclusive para as praias.
Já uma corrida de 4km em táxi, por exemplo, não custa mais de 30 Pesos.
MAIS ARTIGOS SOBRE O MÉXICO QUE POSSAM INTERESSAR
- O que fazer na linda Querétaro
- Veja como visitar Chichén Itzá, a cidade Maya
- O que visitar na Cidade do México em 4 dias
- O que fazer em San Cristóbal de las Casas
- Veja 6 dicas do que fazer em Oaxaca
4 CALOR O ANO INTEIRO
Como ocorre em outras partes do mundo, os preços costumam ser mais acessíveis na baixa temporada. Em Cancún, isso não é diferente.
A vantagem, é que você pode visitar Cancún o ano todo, pois sempre encontrará dias lindos e calor para desfrutar as praias.
5 ISLA MUJERES
As praias de Cancún são lindas, mas, se você cruzar o canal e baixar na Isla Mujeres, vai se surpreender ainda mais. Se trata de uma ilha paradisíaca, a qual não pode ser deixada de lado por nenhuma circunstância. Aliás, a ilha pode ser avistada da costa.
Apesar de ser um município independente, resolvi colocar a Isla Mujeres na lista dos pontos positivos de visitar Cancún, já que é de lá onde se toma o ferry e se trata de um passeio imperdível.
Com apenas 12 mil habitantes, a Isla Mujeres está a menos de 30 minutos distante de Cancún. Do mesmo modo, também conta com hotéis e hostels, caso você deseje passar pelo menos uma noite lá.
l Como chegar à Isla Mujeres
Para visitar a ilha, você precisa tomar um ferry em Cancún. Para isso, há 3 opções:
1) Tomar o ferry da empresa Ultramar na zona hoteleira ou no Puerto Juarez, o qual sai diariamente em diversos horários. O trajeto de ida e volta custa 380 Pesos (veja mais aqui).
2) Sair do terminal de Punta Sam. Entretanto, essa opção é válida somente se você for cruzar o canal em carro, já que o terminal é destinado ao transporte de cargas.
3) Contratar um passeio turístico entre Cancún e Isla Mujeres, o qual normalmente inclui almoço, bebidas, guia e snorkel (veja mais aqui).
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Entenda a importância de comprar um Seguro Viagem para o México
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- Veja dicas sobre o que levar na mala
Visitar Cancún: pontos negativos
Cancún não é uma cidade normal, como eu disse antes. Apesar de ter um centro, a parte mais visitada é a Zona Hoteleira, a qual também conta com uma grande oferta de bares, restaurantes e casas noturnas.
Entretanto, a Zona Hoteleira é cara e, às vezes, você se vê numa espécie de “desfile de modas”. Desse modo, pode haver momentos nos quais você não se sinta muito à vontade na região. Dá uma olhada em pontos negativos de visitar Cancún.
1 HOTÉIS QUE BLOQUEIM AS ENTRADAS DAS PRAIAS
As praias de Cancún são públicas, mas não é o que parece. Boa parte delas está tomada por hotéis que estão literalmente sobre a areia, ou seja, sobre o espaço que deveria ser comunitário.
Aliás, em algumas situações, você terá que caminhar quadras (sim, no plural) para conseguir acessar a praia. Isso porque os hotéis de luxo estão construídos um ao lado do outro, fechando as entradas.
Aí, você pode até pensar: “ah, mas posso passar através deles”. Esquece, não permitem.
Além de reduzirem a faixa de areia por causa das construções que parecem desrespeitar questões ambientais, os hotéis ainda colocam espreguiçadeiras na praia, as quais são intocáveis (caso você não seja um dos hóspedes).
Ou seja, é como se se, literalmente, fossem os donos das praias.
Dica: não financie estabelecimentos que desrespeitam o meio ambiente
Ao visitar Cancún, você verá que muitos hotéis e restaurantes estão construídos acima da faixa de areia, como eu disse acima. Em muitas vezes, acabam bloqueando o trânsito de pedestres, que precisam caminhar ao redor do prédio para seguir.
Sei que não há como protestar, brigar. Entretanto, tente não financiar esse tipo de estabelecimento, o qual desrespeita o meio ambiente e também você. Não gaste o seu dinheiro neles! 😉
2 CANCÚN É MAIS ESTADOS UNIDOS DO QUE MÉXICO
Ao visitar Cancún, você notará que em muitos lugares os preços estão em dólar, assim como os letreiros estão em inglês. Pode até ser compreensível, já que a cidade foi construída pensando no turismo, e hoje é a qual mais recebe ‘gringos’ no México.
Além disso, na Zona Hoteleira, tudo é grande e caro, talvez uma imitação de Las Vegas. Aliás, há hotéis que são “minicidades” e que oferecem de tudo. Já os centros comerciais, são gigantes e símbolos de um consumismo fora do padrão do restante da América Latina.
Ou seja, se você quer encontrar a essência mexicana em Cancún, vai ter um pouco de dificuldade. Aliás, é possível que se sinta mais em Miami do que no México.
3 ESTÁ SUPERVALORIZADA
Cancún é cara. A menos que você se hospede na zona central, a cidade comerá grande parte do seu orçamento.
Por ser uma cidade turística (principalmente com olhos para os EUA), os preços são acima dos praticados no restante do México. Ou seja, é mais caro para comer e para beber, por exemplo.
4 PESSOAS AGLOMERADAS NA PISCINA TOMANDO CHAMPANHE
Ok, isso não é, necessariamente, um ponto para levar em consideração na hora de decidir ou não visitar Cancún, entretanto, é engraçado e por isso resolvi escrever a respeito (risos).
Como me causou estranheza ver bandos de pessoas aglomeradas e tomando champanhe nas piscinas dos hotéis em frente ao mar. Exato, ao invés de aproveitarem aquele marzão lindo, muitos turistas preferem o “glamour” de ficarem trancafiados e com os pés longe da areia.
Vai entender…
MAIS ARTIGOS SOBRE O MÉXICO QUE POSSAM INTERESSAR
- Vale a pena conhecer Playa del Carmen?
- Conhecer Palenque, ruínas mais bonitas que Chichén Itzá?
- O que fazer em Tulum em 3 dias: dicas completas
- Mais do que surf: o que fazer em Puerto Escondido
Afinal, vale a pena visitar Cancún?
Bem, esse é o primeiro texto que escrevo sobre pontos positivos e negativos de um lugar. Acho que Cancún me chamou muito a atenção por causa dos contrastes que possui, das disparidades com relação ao restante da América Latina que conheço.
Mas, apesar de tudo, acho que vale a pena, sim, visitar Cancún. Vale a pena desfrutar das lindas praias, mesmo que você sofra um pouco para encontrar a entrada. Vale a pena conferir de perto a lindeza do mar do Caribe.
Também vale a pena, claro, ter a própria opinião.
Além do mais, Cancún igualmente tem os seus espaços “normais”, com pessoas que a fazem funcionar no cotidiano: mexicanos.
Isso sem se falar nos diversos passeios que você pode fazer a partir de Cancún, como:
- Passar um 1 dia em Tulum
- Visitar os incríveis cenotes da região;
- Mergulhar nas águas cristalinas de Cozumel
- Conhecer a linda Laguna Bacalar, a lagoa das 7 cores;
- Conferir de perto Chichén Itzá e a pirâmide de Kukulcán;
Passeios saindo de Cancún
O aeroporto de Cancún recebe muitos turistas. Aliás, chegar ou sair por ele, costuma ser mais barato, inclusive.
Então, se a sua ideia é conhecer a costa mexicana do Caribe, terá que desembarcar em Cancún, como eu fiz. Desse modo, resolvi separar algumas dicas de passeios saindo da cidade.
- Sugestão de leitura: Entenda a importância de comprar um Seguro Viagem para o México
l Visitar os famosos cenotes
Ao visitar Cancún, você também pode tirar um tempinho para conhecer alguns dos incríveis cenotes da região, os quais são cavidades naturais (como se fossem cavernas) que possuem água no interior.
Aliás, estima-se que haja ao redor de 18 mil cenotes na península de Yucatán, muitos deles nos arredores de Cancún.
Para visitar os cenotes, você tem, basicamente, 2 opções: a primeira, é alugar um carro e fazer um roteiro por conta própria.
A segunda, é contratar um passeio guiado (veja mais aqui), o qual geralmente inclui transporte a partir do hotel, guia, alimentação e outros atrativos, como rapel, caiaque, snorkel e tirolesa.
l Conhecer a incrível Chichén Itzá
Outro passeio imperdível a partir de Cancún é a cidade Maia de Chichén Itzá, a qual abriga a pirâmide de Kukulcán. Aliás, para quem não sabe, Kukulcán é considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.
Então, para visitar Chichén Itzá, você pode pegar um ônibus da empresa ADO no centro de Cancún, o qual custa entre 240 e 360 Pesos (por trecho) e demora 3h20 (veja mais aqui).
Além disso, você pode contratar um passeio turístico. Aliás, os passeios costumam incluir, além do transporte e alimentação, também o ingresso para Chichén Itzá, uma visita ao lindo cenote Ik Kil e à cidade de Valladolid (veja mais aqui).
- Sugestão de leitura: Veja como visitar Chichén Itzá, a cidade Maya
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Entenda a importância de um Seguro viagem no México
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Veja dicas sobre o que levar na mala
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- 10 dicas para viajar a gastar pouco
l Visitar Bacalar, a lagoa das 7 cores
Você já ouviu falar da Laguna Bacalar, conhecida como a lagoa das 7 cores do México?
Pois bem, Bacalar é uma linda lago azul localizada ao sul de Cancún, quase na fronteira com Belize. Para muitos visitantes, se trata de uma das lagoas mais bonitas do mundo, onde é possível mergulhar, fazer passeios de barco e ainda praticar esportes.
Já para chegar a Bacalar, você pode alugar um carro, contratar um passeio ou ir de ônibus. Qual a melhor opção?
- Sugestão de leitura: Entenda a importância de comprar um Seguro Viagem para o México
Depende. Se você tem tempo e pretende dormir em Bacalar, a maneira mais barata é pegar um ônibus (ao redor de 500 Pesos por trecho). Já se você quer fazer por conta própria, eu sugiro alugar um carro.
Agora, se você quer mais comodidade, eu aconselho contratar um bate e volta de 1 dia, o qual normalmente inclui transporte, lanche, visita a cenotes e também à lagoa Bacalar (veja mais aqui).
l Passar 1 dia em Tulum
Menos de 2 horas distante de Cancún está Tulum, uma cidadezinha que possui diversas atrações turísticas, com destaque para: as Ruínas Mayas de Tulum, lindas praias e alguns dos mais famosos cenotes da região.
- Sugestão de leitura: O que fazer em Tulum em 3 dias: dicas completas
A parte boa é que chegar a Tulum é fácil: você pode pegar um ônibus da empresa ADO (Terminal Autobuses) ou uma van (em frente ao terminal) – ambos saem da região central de Cancún.
Além disso, pode alugar um carro ou contratar um passeio de 1 dia.
Aliás, os bate e volta entre Cancún e Tulum normalmente incluem ainda Playa del Carmen, cenotes e sítios Mayas, por exemplo (veja mais aqui).
Ver essa foto no Instagram
l Mergulhar nas águas de Cozumel
Para muitos, a ilha de Cozumel é um dos lugares mais lindos da Riviera Maya, assim como um paraíso para os amantes do snorkel.
Isso porque as águas cristalinas abrigam o segundo maior recife do mundo, o qual é a casa de uma enorme diversidade de vida marinha. Além disso, as praias da ilha são um espetáculo à parte.
Já para chegar a Cozumel, a forma mais prática é contratando um passeio, o qual inclui transporte, alimentação, guia, snorkel e um tempo para curtir Playa del Carmen (veja mais aqui).
Além disso, você pode ir de carro ou ônibus até Playa del Carmen, de onde pega um ferry até Cozumel.
Onde ficar em Cancún
Encontrar lugar para se hospedar em Cancún não é problema, já que há opções para todos os gostos e bolsos. Aliás, dá uma olhadinha nas dicas que separei:
-
Acomodação de preço baixo: Mayan Monkey Hotel & Hostel
Localizado na Zona Hoteleira, o Mayan Monkey Hotel & Hostel oferece quartos compartilhados e também individuais. Além disso, o lugar conta com café da manhã, bar, restaurante e piscina (veja mais aqui).
-
Acomodação de preço médio: Real Inn Cancún
Com lindas vistas, quartos espaçosos, academia e restaurante, o Real Inn Cancún é a minha segunda dica de onde ficar em Cancún. O hotel também está na Zona Hoteleira (veja mais aqui).
-
Acomodação de preço alto: Renaissance Cancun Resort & Marina
Se dinheiro não é o problema, a minha terceira sugestão de hospedagem em Cancún é o Renaissance Cancun Resort & Marina, que é totalmente completo. Além disso, está localizado ao lado de shoppings, cafeterias, restaurantes e outras atrações (veja mais aqui).
l MAIS: para ver mais opções de hospedagem em Cancún, clique aqui
Como chegar em Cancún
Como eu disse antes, Cancún conta com o segundo aeroporto que mais recebe voos internacionais no México, inclusive do Brasil. Aliás, há diversos voos diretos saindo de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo.
Do mesmo modo, Cancún recebe voos de outras cidades do México, os quais costumam ser baratos e comprados com antecedência.
- Dica: para encontrar os melhores preços, eu sempre utilizo os buscadores Skyscanner e Kiwi
l Do aeroporto ao centro
Para ir do aeroporto de Cancún ao centro ou Zona Hoteleira, há 3 opções:
ÔNIBUS
O trajeto é realizado pela empresa ADO e termina justamente no Terminal de Autobuses ADO, no centro. A passagem custa de 66 Pesos (veja mais aqui) e o tempo de locomoção é de 25 minutos.
Ao desembarcar no centro, você pode pegar um táxi os ônibus R1 e R2 para ir até a Zona Hoteleira.
TRANSFER
Outra maneira de se locomover do aeroporto até o local de hospedagem é por meio de um transfer, o qual pode ser privado ou compartilhado.
- O transfer compartilhado custa em torno de 270 Pesos (veja mais aqui);
- O transfer privado custa ao redor de 720 Pesos (veja mais aqui);
TÁXI
Por fim, a última opção de ir do aeroporto ao centro ou zona hoteleira, é o táxi, o qual custa em média 700 Pesos.
Como se locomover
Se você estiver hospedado na região central, a maneira mais econômica para ir às praias é por meio de transporte público. Como eu disse antes, o trajeto é realizado pelos ônibus R1 e R2, e o preço da passagem é de apenas 12 Pesos.
Além disso, há muitos táxis em Cancún, e os preços são ok. Já em relação ao Uber, há brigas constantes pela regularização, e você nem sempre encontra o serviço disponível.
Vale a pena alugar um carro?
Olha, se você quiser visitar as cidades nos arredores, assim como cenotes e antigas cidades Mayas, vale muito a pena alugar um carro. No fim das contas, além de comodidade, você poderá até economizar quando o assunto for deslocamento.
l Como alugar um carro
Se você decidir alugar um carro, a minha dica é que utilize o buscador Rentcars. Por meio dele, é possível reservar um veículo ainda estando no Brasil, o que evita o pagamento do IOF (imposto de 6,38% sobre transações internacionais).
Além disso, é possível parcelar em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito (veja mais aqui).
+ Seguro Viagem Internacional
Eu super indico que você compre um seguro viagem internacional ao viajar pela América Latina, nem que seja um barato. Isso pelo fato de se tratar de turismo de aventura, o qual envolve riscos. Além disso, você estará longe de casa.
Desse modo, eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, que oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha até 15% de desconto.
Veja uma simulação:
E aí, gostou das informações sobre visitar Cancún? Quer saber mais ou tem alguma sugestão? Então, deixe o seu comentário abaixo! 😉
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi
HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb
SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!