Praça de Armas Cusco Peru

GUIA COMPLETO: O que fazer em Cusco

Total
0
Shares

Ao ler o artigo abaixo, você vai perceber que há muito o que fazer em Cusco além de visitar Machu Picchu. Aliás, a cidade é linda e rodeadas de outras atrações históricas e naturais, como você pode conferir no artigo a seguir 😉

 

    O QUE FAZER EM CUSCO

    Além de Machu Picchu, o que fazer em Cusco?

    Você já deve ter se perguntado isso, né?

    Bem, eu confesso que gostei muito de Cusco, me surpreendi: se trata de uma cidade vibrante e cheia de atrações turísticas. Aliás, fiquei 4 semanas por lá e pude constatar que a cidade não para: há opções de lazer de segunda a segunda.

    No entanto, quando se fala em Cusco, uma das primeiras coisa que vêm à mente de muitos viajantes é Machu Picchu. Isso faz com que algumas pessoas deixem de aproveitar a história e todos os atrativos que a cidade oferece.

    Ou seja, há muito o que fazer em Cusco além de utilizar a cidade como ponto de partida para a “cidade perdida dos Incas”.

    Então, para que você consiga organizar bem o seu roteiro ao passar pela Capital Inca, fiz uma lista das principais atrações turísticas de Cusco.

    Além disso, também separei os principais passeios a partir de Cusco, como: Machu Picchu, Montanha Colorida, Lagoa Humantay e Vale Sagrado.


    Dicas extras

    Além da lista de o que fazer em Cusco e sugestões de passeios nos arredores, ainda separei dicas muito importantes para a sua viagem, como:

    • Onde dormir;
    • Como se locomover;
    • Quando ir;
    • O que levar;
    • Como se precaver em relação à altitude;

    Dica: visita guiada por Cusco e suas 4 ruínas em português

    Blog Vida Na Mala

    O que saber sobre a cidade

    Localizada a 3,4 mil metros acima do nível do mar, Cusco é considerada a Capital do antigo Império Inca. Está na região dos Andes e conta com cerca de 300 mil habitantes.

    Aliás, a cidade foi o maior e mais importante centro cultural e administrativo do Império Inca. De acordo com historiadores, Cusco já era habitada em meados do século XIII, ou seja, mais de 200 anos antes da chegada dos espanhóis, o que a torna a cidade habitada mais antiga da América do Sul.

    O auge e o fim do Império Inca

    Em 1438, Pachacuti chega ao poder, e a ele se atribui à organização do Império Inca, junto ao seu sucessor e filho, Túpac Yupanqui. Para se ter uma ideia, na época, o domínio de Cusco chegava até a Quito (hoje capital do Equador), e até ao Rio Maule (no Chile).

    No entanto, em 1533, depois de batalhas sangrentas, os espanhóis conquistaram Cusco e, como isso, colocaram fim ao Império Inca. Porém, a resistência chegou ao fim em 1572, quando Túpac Amaru I, o último líder inca, foi capturado e decapitado.

    Bairro San Blas Cusco Peru
    Entre as principais dicas de o que fazer em Cusco, está conhecer o histórico bairro de San Blas

    8 dicas de o que fazer em Cusco

    Além dos famosos passeios nos arredores, Cusco conta com diversas atrações turísticas, como você pode conferir na lista de o que fazer em Cusco que preparei 😉

    1 PLAZA DE ARMAS E IGREJAS DA ÉPOCA DA COLONIZAÇÃO

    Nada mais indicado do que iniciar o roteiro de o que fazer em Cusco pela Plaza de Armas, a principal praça de Cusco e que está no coração da cidade. Aliás, é ao redor dela onde praticamente tudo ocorre na cidade.

    Para se ter uma ideia, a praça foi construída ainda antes da chegada dos espanhóis e, na época, era o principal centro de comércio do Império Inca, assim como administrativo e cultural.

    No entanto, após o domínio, os espanhóis colocaram abaixo os templos incas localizados ao redor da praça e construíram palácios e templos religiosos.

    Por falar em templos religiosos, os destaques são a Catedral de Cusco, construída entre 1560 e 1640, assim como a Igreja da Companhia de Jesus, de arquitetura barroca e finalizada em 1576.

    Dica importante

    Cusco é marcada por igrejas, a grande parte delas, de estilo Barroco. O preço médio das entradas é de 10 Soles para cada uma delas. Entretanto, você pode ir a uma das igrejas e comprar o “circuito”, que dá acesso a uma série delas e custa 30 Soles!

    Praça de Armas Cusco

    Praça de Armas Cusco
    A Plaza de Armas está no centro de Cusco, e tem como grandes destacas 2 das mais importantes igrejas da cidade

    2 CONVENTO DE SANTO DOMINGO

    O Convento de Santo Domingo foi construído sobre o templo inca de Coricancha, local de adoração do Sol. Por isso, o lugar também é conhecido como Templo do Sol.

    Aliás, os muros do antigo templo inca foram os únicos que permaneceram intactos ao terremoto que atingiu Cusco em 1950.

    Os muros são vistos ao visitar o lugar, que abre de segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingos, das 14h às 17 (a entrada custa 10 Soles).

    Templo do Sol
    Os muros incas foram os únicos a resistir ao terremoto que atingiu a cidade em 1950

    3 CONVENTO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS E AS SUAS CATACUMBAS

    Outro convento na lista de o que fazer em Cusco é o de São Francisco de Assis, que abriga um museu e a maior pintura da América (terceira maior do mundo). Além disso, também conta com esculturas e peças importantes na história de Cusco.

    O Convento ainda possui catacumbas, localizadas abaixo do templo, e que abrigam restos humanos. As criptas, antigamente, serviam como cemitérios urbanos.

    Certamente, o convento deve entrar na sua programação do que fazer em Cusco. A entrada custa 10 Soles (15 de você quiser subir a torre), e o lugar é aberto de terça a sábado, das 11h às 20, e domingo, das 11 às 18h.

    São Francisco de Assis Cusco
    O Convento de São Francisco de Assis também abriga catacumbas que não podem ser fotografadas por respeito

    I Quer ver mais sobre o que fazer em Cusco? Então, dá uma olhada no vídeo que fiz na região central da cidade 😉

    4 MERCADO DE SAN PEDRO

    Localizado na região central, Mercado de San Pedro é o maior da cidade e também faz parte da lista do que fazer em Cusco. Lá, você encontra comidas típicas, ervas medicinais e uma variedade quase que infinita de artigos têxteis.

    Aliás, é praticamente impossível não se apaixonar pelos casacos, blusas, mochilas e outros artigos têxteis presentes no mercado, que abre diariamente, das 6h às 19h.

    Mercado San Pedro
    No Mercado de San Pedro você encontra artesanato, confecções têxteis e locais para comer

    5 BAIRRO, IGREJA E MERCADO DE SAN BLAS

    O bairro de San Blas, que é conhecido como o “coração de Cusco”, conta com ruas coloniais estreitas e feitas de pedras, as quais relembram uma Cusco de outros tempos. Ali, também estão muitos artistas de rua.

    Além disso, no bairro de San Blas você ainda encontrará o Mercado de San Blas, menor, porém, mais aconchegante que o Mercado de San Pedro. Além disso, outro destaque é a Igreja, inaugurada no século XV.

    Mercado de San Blas
    Em San Blas há outro mercado, o qual é menos turístico e bem bacana

    6 CRISTO BRANCO

    O Cristo Blanco é uma estátua de 8 metros localizada em uma das áreas mais altas de Cusco, a montanha Pokamoqo.

    Distante apenas 2 km do centro da cidade, pode ser acessada em ônibus ou até mesmo caminhando. Aliás, a subida a pé não dura mais de que 1 hora e, de lá, se tem uma linda vista da cidade.

    Cristo Blanco Cusco
    A imagem do Cristo Branco está no alto de uma montanha, de onde se tem uma vista linda de Cusco (foto; Pixabay)

    7 MUSEU INKA

    De todos os museus espalhados por Cusco, acredito que o Inka é um dos mais emblemáticos e importantes. Isso pelo fato de contar com peças artísticas, tecidos, ferramentas, armas e outros artefatos do Império.

    A visitação ocorre de segunda a sexta, das 8h às 18h; sábados e feriados, das 9h às 16h (o preço da entrada é de 10 Soles).

    Museu Inka Cusco
    O museu é um dos mais importantes de Cusco e abriga diversos itens da antiga civilização (foto: Aoife Murphy/Flickr)




    8 SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS EM CUSCO

    Não pense que você precisa de afastar de Cusco para visitar sítios arqueológicos incas, ao contrário. Aliás, muitos deles podem ser visitados a pé, como você pode conferir na lista que destaco abaixo:

    I Muros Incas

    De graça e no centro de Cusco, os muros incas estão presentes a poucos minutos caminhando da Praça de Armas, com destaque para o presente na rua Hatun Rumyioc. Nele, está presente a conhecida “pedra de 12 ângulos”, que representa a perfeição da arquitetura inca.

    Aliás, o tipo de construção iniciou com a chegada de Pachacuti ao poder, em 1438. No entanto, foi interrompido com a invasão espanhola, em 1533.

    I Sacsayhuaman

    Se trata de uma antiga fortaleza inca – que entra na lista do que fazer em Cusco -, a qual está apenas a 2 km distante do centro da cidade.

    Acredita-se que Sacsayhuaman foi construída por Pachacuti para defender o Império Inca contra tribos que o ameaçavam. Para entrar, é preciso comprar um dos ingressos destacados abaixo, já que não há venda no local.

    I Qenko

    É um sítio arqueológico localizado a 6km do centro de Cusco. Se trata de um local sagrado relacionado à morte, no qual (se acredita) eram realizados sacrifícios e mumificações.

    Além disso, especialistas ainda afirmam que Qenko possuía um significado especial no aspecto astronômico, sendo usado para observações e determinar o calendário.

    Muros incas em Cusco

    O que fazer em Cusco
    Os muros incas de encaixe perfeito estão na rua Hatun Rumyioc e podem ser visitadas gratuitamente


    Passeios saindo de Cusco

    Agora que você já sabe o que fazer em Cusco, vamos às sugestões de passeios feitos a partir da cidade.

    Para quem não sabe, Cusco é o ponto de partida para: Machu Picchu, Montanha Colorida, Lagoa Humantay e Vale Sagrado.

    1  Machu Picchu

    Ok, começamos pela cereja do bolo, conhecer Machu Picchu.

    Aliás, é impossível escrever uma lista de o que fazer em Cusco sem incluir a principal atração inca. Apesar de Machu Picchu não ser em Cusco, é da cidade de onde parte a grande maioria dos viajantes (e dos tours também).

    Machu Picchu está a 2,4 mil metros de altitude, e foi construída no século XV, por ordens do então imperador, Pachacuti – é marcada pela localização e pelas características geográficas e geológicas.

    Aliás, a Cidade Perdida dos Incas é caracterizada por 2 áreas: a primeira, formada por balcões agrícolas. A segunda, pelos templos e praças.

    Nunca é demais lembrar que Machu Picchu está localizada numa montanha. Entretanto, a organização dos templos, casas e cemitérios é algo impressionante. De acordo com a história inca, tudo foi feito pensando na passagem do Deus Sol.

    I Como chegar a Machu Picchu

    Há diversas formas de visitar Machu Picchu, elevada a Patrimônio Mundial Unesco. Se você tiver mais tempo e quiser economizar, eu sugiro ir por conta própria, como eu fiz (clique aqui para saber mais). No total, gastei menos de 200 Soles (incluindo estadia).

    Cabe destacar que a entrada custa 152 Soles, indiferente à maneira que você chegue. Aliás, a entrada tem que ser comprada com antecedência numa Oficina do Ministério do Turismo em Cusco ou pela internet – não há venda de entradas no parque de Machu Picchu.

    A segunda maneira de visitar Machu Picchu é contratar uma empresa em Cusco ou pela internet: há preços para todos os bolsos e passeios para todos os gostos (depende do que está incluído no pacote)

    Você ainda pode chegar a Machu Picchu em trem, o que é muito cômodo, apesar de custar mais. A vantagem é que você pode fazer o bate e volta em apenas 1 dia.


    DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM


    2 Vinicunca, a Montanha das 7 cores

    Outra atração para colocar na lista de o que fazer em Cusco é visitar Vinicunca, a Montanha das 7 cores. Aliás, aposto que você já viu alguma foto na internet.

    Apesar de Vinicunca não ser em Cusco, é da cidade de onde partem os passeios. A trilha é considerada de nível moderado a difícil, tendo 6 km de extensão. Entretanto, se trata de um passeio incrível e que vale muito, muito a pena!

    A razão das cores

    A montanha parece até ser pintada, mas é totalmente natural. Também chamada de Montanha Arco-Íris e Rainbow Mountain, a montanha está a 5,2 mil metros de altitude e 100 km distante de Cusco.

    As cores são resultado da oxidação de diversos tipos de minerais durante o passar de milhões de anos.

    Como chegar

    Eu visitei a montanha por meio de tour, e acho que se trata da opção mais viável (inclusive financeiramente). Na época, contratei um passeio por 100 Soles (+ a entrada, de 10 Soles), o qual saiu de Cusco às 5h da manhã e retornou no fim da tarde. Aliás, o tour incluía café da manhã e o almoço.

    A subida até a montanha dura ao redor de 1h30 e vale muito, muito pena, pois a vista é de encher os olhos.

    Montanha Colorida Cusco Peru
    Visitar a Montanha Colorida é praticamente uma obrigação, pois a beleza do lugar é algo indescritível


    3 Tour de 1 dia para a Lagoa Humantay

    Localizada a 5,473 metros de altitude, a Lagoa Humantay também entra na lista do que fazer em Cusco. Igualmente, os passeios são comprados na cidade (ou internet) e custam a partir dos 70 – incluindo café da manhã e almoço.

    Normalmente, o passeio sai de Cusco às 5h da manhã, já que são 3 horas até o início da trilha. Aliás, por falar em trilha, o trajeto até a lagoa é de apenas 2 km, porém, é bastante inclinado.

    O caminho de volta foi mais tranquilo, e retornamos a Cusco ao redor das 18h. Aliás, é um passeio que indico muito, pois não somente a lagoa é linda, assim como as paisagens são impressionantes.

    • Sugestão de leitura: escrevi um artigo completinho de como fazer o passeio até a Lagoa Humantay, uma das mais lindas do Peru: clique aqui para ler! 🙂
    • Observação: cabe destacar que existe a possibilidade de fazer a trilha Salkantay que leva a Machu Picchu e dura (normalmente) 5 dias. Durante o trajeto, se passa pela Lagoa Humantay.


    LEIA MAIS SOBRE O PERU


    4 Vale Sagrado

    O Vale Sagrado dos Incas é um local composto por numerosos rios e vales, e conta conta com diversos monumentos arqueológicos e povos indígenas.

    Se trata de um dos principais centros de produção agrícola do Império Inca, o que ocorre devido às condições geográficas e climáticas da região. Em 2006, foi declarado Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.

    Povoados

    O Vale Sagrado dos Incas (certamente na lista do que fazer em Cusco) é composto por diversos povoados, como:

    I Pisac

    Localizado a 30 km de Cusco, Pisac é considerado um dos centros arqueológicos mais importantes do Vale Sagrado. Além de balcões dedicados à agricultura, o local também conta com restos de palácios e templos religiosos incas.

    O que fazer em Cusco
    Pisac é um dos locais mais marcantes do Vale Sagrado, e muito buscado por turistas (foto: Javier_Bonilla/Flick)

    I Chinchero

    Conforme historiadores, Chinchero possui mais de 2 mil anos de história. Ou seja, existia ainda antes do domínio Inca. Chinchero igualmente conserva muitos vestígios da antiga civilização, sendo muito visitada por turistas.

    I Ollantaytambo

    90 km distante de Cusco, Ollantaytambo é a única cidade do Império Inca ainda habitada. Conta com construções monumentais e antigos palácios, onde vivem descendentes cusquenhos. Aliás, o local foi utilizado, estrategicamente, para dominar o restante do Vale Sagrado.

    I Moray

    Outro sítio arqueológico que faz parte do Vale Sagrado, o qual se parece com um anfiteatro formado por anéis circulares. Acredita-se que Moray era um centro de investigação inca, onde se realizaram experimentos agrícolas em diversos níveis de altura.

    I Maras

    Também parte do Vale Sagrado, Maras é bastante conhecida pelas salinas, as quais já existiam ainda antes da dominação inca. Está a 40 km de Cusco e conta com mais de 3 mil pequenas piscinas escavadas na montanha, utilizadas para a produção.

    > Moray e Maras nas fotos abaixo:

    Moray Vale Sagrado Incas Maras Vale Sagrado Incas

    Como chegar ao Vale Sagrado e quanto custa?

    Passeios para visitar os povos do Vale Sagrado dos Incas saem diariamente do centro de Cusco. Aliás, você pode comprar os tours pela internet ou em uma das diversas agências espalhadas pelo centro da cidade.

    Há passeios de apenas 1 dia, os quais abrigam um número limitado de visitas. No entanto, você também pode comprar passeios de 2 dias e conhecer o máximo que puder.

    O valor depende do tipo de passeio e do número de dias e, normalmente, o deslocamento custa a partir de 80 Soles. No entanto, você pode ir por conta própria para a maioria dos povos utilizando o transporte público, caso tenha tempo disponível.

    Entradas para o Vale Sagrado

    Os tours pelo Vale Sagrado, normalmente, não incluem os ingressos, os quais devem ser comprados à parte. Há várias modalidades, como:

    • Geral: o qual permite a visitação de 16 pontos turísticos durante 10 dias. Custa 130 Soles;
    • Parcial 1: inclui Sacsayhuaman, Q’enqo, Puca Pucara e Tambomachay em visita de 1 dia. Custa 70 Soles;
    • Parcial 2: inclui centros arqueológicos e uma grande lista de museus por 2 dias. Custa 70 Soles;
    • Parcial 3: inclui os principais sítios arqueológicos do Vale Sagrado, como Pisac
      Ollantaytambo, Chinchero e Moray. Vale por 2 dias e custa 70 Soles;

    Onde comprar as entradas

    Os bilhetes necessitam ser comprados presencialmente, em Cusco, nos pontos oficiais:

    • Escritório Cosituc: Avenida El Sol, 103 (abre todos os dias, das 8h às 18h)
    • Oficina de Información Turística (Dircetur): calle Mantas, 116 (abre de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h)
    • Portaria dos lugares incluídos no boleto

    LEIA MAIS SOBRE O PERU


    (e-BOOKS) ROTEIROS PELO PERU

    UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA, TODAS AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ PRECISA

    O que fazer no Peru

    Onde comer em Cusco

    Cusco é uma cidade que recebe visitantes do mundo todo. Por isso, encontrar locais bacanas para comer é fácil:

    • El Meson de Espaderos, onde você encontra pratos típicos e vinhos;
    • Cicciolina, um dos mais famosos de Cusco (às vezes, tem fila);
    • Gaston Acurio, um espaço badalado especializado em comida peruana;

    Agora, se a ideia é comer barato em Cusco, as dicas são:

    • Mercado San Pedro e Mercado de San Blas, onde você encontra pratos típicos e bons preços;
    • Calle Plateros, onde há várias opções de rua;

    O que fazer em Cusco à noite

    Você deve estar se perguntando se há o que fazer em Cusco à noite. Olha, a cidade não para – é de segunda a segunda. Desse modo, você encontra diversos lugares para se divertir, como:

    Clubes

    • Mama Afrika;
    • Changos
    • Mythology

    Música ao vivo

    • Km 0
    • London Town
    • Ukukus

    Onde ficar em Cusco

    Justamente por ser turística, Cusco conta com uma grande oferta de hospedagem, a qual contempla todos os gostos e bolsos. Aliás, abaixo fiz uma lista com algumas sugestões:

    DICA 1 DE HOTEL: El Mirador

    Bonito, espaço e moderno, o hotel Hotel El Mirador é a minha primeira sugestão de onde se hospedar em Cusco. Aliás, o lugar oferece café da manhã (veja mais aqui).

    Hotel em Cusco Onde ficar em Cusco


    DICA 2 DE HOTEL: Ankawa Hotel Boutique

    Outra dica em onde se hospedar em Cusco é o Ankawa Hotel Boutique, que está localizado na região central, é confortável e oferece café da manhã (veja mais aqui).

    Hotel em Cusco Onde ficar em Cusco


    DICA DE HOSTEL: Kokopelli Hostel

    Quando fui a Cusco, fiquei no Kokopelli Hostel, que possui um ambiente fantástico, assim como um bar super divertido e quartos privados. O café da manhã está incluído na diária (veja mais aqui).

    Hostel em Cusco Hostel em Cusco

    l VEJA MAIS: Clique aqui para encontrar mais opções de hospedagem em Cusco

    Como chegar e sair de Cusco

    A maneira mais comum de chegar a Cusco é em avião, tendo Lima como ponto de partida. A viagem dura apenas 1h25.

    • Dica: nos buscadores Skyscanner e Kiwi é possível comparar os preços e encontrar os melhores voos para Cusco durante o ano todo.

    I Como chegar e sair de Cusco em ônibus

    Eu sempre conto a meus amigos que o transporte de ônibus no Peru me surpreendeu. Além da qualidade dos veículos, você encontra ótimos preços (ainda mais quando compara com o Brasil).

    Abaixo, fiz uma lista dos principais destinos relacionados a Cusco:

    BOLÍVIA

    + Seguro Viagem Internacional

    Eu super indico que você compre um seguro viagem ao viajar América do Sul. Isso pelo fato de se tratar de turismo de aventura, o qual envolve riscos. Além disso, ainda tem o lance da altitude.

    Aliás, eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, que oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha até 15% de desconto.

    Veja uma simulação:

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
    Assistência médica USD 15.000
    Bagagem extraviada USD 400 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    ITA 20 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein ITA 20 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
    Assistência médica USD 20.000
    Bagagem extraviada USD 1.250
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Perguntas e respostas

    1. O que não deixar de fazer em Cusco

    O que você não pode deixar de fazer em Cusco: conhecer a Plaza de Armas e as duas igrejas presentes no local: Catedral de Cusco e Igreja da Companhia de Jesus. Além disso, o Convento de Santo Domingo é muito bacana por ainda conter pedras de um antigo local de adoração inca.

    Por falar em pedras incas, tem os muros incas no centro da cidade, assim como o tradicional Mercado de San Pedro.

    2. O que fazer em Cusco além de Machu Picchu

    Conhecer os lugares mencionados na pergunta acima, lembrando que Machu Picchu não está em Cusco, mas, sim, em Aguas Calientes (mais de 130 km de distância).

    3. Quantos dias são suficientes para conhecer Cusco

    Para conhecer as atrações turísticas de Cusco, 2 dias inteiros são suficientes.

    Agora, se a ideia é fazer passeios nos arredores, dedique pelo menos 1 dia para cada lugar: Montanha Colorida, Laguna Humantay e Vale Sagrado, por exemplo. Em relação a Machu Picchu, você vai precisar de 2 dias – ou 1 se fizer em bate e volta em trem.

    4. O que fazer em Cusco em 2 dias

    Em 2 dias em Cusco você consegue conhecer as principais atrações turísticas da cidade, assim como aproveitar a noite e provar as comidas local.

    5. O que visitar em Cusco em 3 dias

    Se você resolver ficar 3 dias em Cusco, sugiro que dedique dois à cidade e outro para algum passeio nos arredores, como a Montanha Colorida ou Laguna Humantay (ou Machu Picchu em trem).

    6. O que fazer em Cusco em 5 dias

    5 dias em Cusco é um bom período para conhecer Cusco, Machu Picchu (1 ou 2 dias) + Montanha Colorida ou Laguna Humantay.

    7. O que fazer em Cusco em 7 dias

    Para mim, 7 dias em Cusco é o tempo ideal para você conhecer a cidade e ainda fazer os passeios nos arredores que citei acima (veja opções aqui).

    Internet ilimitada

    Então, sempre que viajo para fora do Brasil, compro um chip internacional, o qual me oferece internet ilimitada. Aliás, o chip pode ser retirado em aeroportos ou você pode pedir para recebê-lo em casa pelos Correios (clique aqui para saber mais).


    Dicas finais e importantes

    • Dedique pelo menos o primeiro dia para descansar e se ambientar com a altitude;
    • Comece os passeios pelos lugares “mais baixos”, como Machu Picchu;
    • Deixe a Montanha de 7 Cores para o final, pois, provavelmente, você já estará mais ambientado com a altitude;
    • Por falar em altitude, existe um remédio chamado “Soroche pill”, o qual ajuda a amenizar os possíveis sintomas causados pela altitude. Aliás, “soroche” (se pronuncia sorotche) é justamente o nome dado aos sintomas;
    • Pesquise muito antes de contratar os passeios;
    • Se hospede no centro da cidade, pois de lá você pode fazer quase tudo caminhando;
    • Faça um tour guiado por Cusco, pois a história é rica demais!
    • Contrate um seguro viagem, nem que seja barato: é realmente importante;

    E aí, gostou das dicas sobre o que fazer em Cusco? Quer contribuir com alguma informação extra ou ainda tem dúvidas? Então deixe o seu comentário abaixo! 😉

    CONFIRA MAIS ROTEIROS PELA AMÉRICA DO SUL

    SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS

    Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.

     

    ORGANIZE A SUA VIAGEM

     

    ✈️ VOOS BARATOS: Skyscanner e Kiwi

    🛌🏼 HOSPEDAGEM: Booking.com

    🏥 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

    🎟️ PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide

    🚍 TRENS E ÔNIBUS: OMIO

    💳 CARTÃO INTERNACIONAL: WISE

    📲 CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado

    🚗 ALUGUEL DE CARRO: Rentcars

     

    VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO 

    Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.

    Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!

    Total
    0
    Shares
    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    You May Also Like