O QUE SENTI AO CONHECER GUATAPÉ E A PIEDRA DEL PEÑOL
Olha, eu ousaria dizer que conhecer Guatapé e a Piedra del Peñol foi uma das coisas mais bacanas que fiz na Colômbia, pois se trata de uma linda combinação entre arquitetura de época e turismo natural.
Além disso, como eu precisava de uns dias de calmaria, Guatapé foi o reduto perfeito.
Escrevo a respeito de uma cidade linda, colorida e onde reina a tranquilidade. Aliás, com pouco mais de 5 mil habitantes, o povoado é o destino de muitos turistas que passam pela região de Medellín.
Onde as cores prevalecem
Em Guatapé, você pode atravessar as ruas tranquilamente, pode parar e apreciar um bom café colombiano e pode ver o pôr do sol sob o lago que banha boa parte da cidade.
Além disso, também pode provar a culinária do país em alguns dos muitos restaurantes espalhados pela região central.
Aliás, não esqueça de prestar atenção nos detalhes (e eles são muitos): Guatapé é muito bem cuidada, muito. Os moradores dão atenção a cada porta, cada janela, cada vaso de flor pendurado nas varadas. É um espetáculo de cores, o qual enche os olhos.
E, quando falo isso, não me refiro somente à parte turística. Se você caminhar pelos arredores de Guatapé, perceberá que a alegria das cores também prevalece!
Ver essa foto no Instagram
O que fazer em Guatapé: 6 dicas
Por falar em turistas, a maioria deles (como eu) busca Guatapé por 2 grandes motivos:
O primeiro, é para apreciar a arquitetura colonial da cidade e também a sua gente. Em Guatapé, não há motivo para estresse, correria. Tudo parece ocorrer mais devagar, com calma. Parece se apreciar mais a vida.
Outro motivo para conhecer Guatapé é a Piedra del Peñol. Se trata de uma enorme pedra, a qual destoa da geografia do local e faz com que chame muito a atenção, o que atrai milhares de visitantes.
1 APRECIE A CIDADE PELA MANHÃ (BEM CEDINHO)
A primeira dica de o que fazer em Guatapé é caminhar pelas ruas da cidade bem cedinho, quando os turistas ainda não chegaram em massa e a tranquilidade reina na região central do povoado.
Aliás, se trata do melhor momento para comer um croissant recém saído do forno acompanhado de um fresquinho café colombiano.
Além disso, é bem cedinho quando você verá o dia começando no povoado: crianças indo para as escolas, moradores ajeitando a casa e trabalhadores iniciando a rotina, por exemplo.
- Dica de leitura: Entenda a importância de contar com um seguro viagem para a Colômbia
2 CONHEÇA A PRAÇA CENTRAL E A IGREJA NOSSA SENHORA DE CARMEN
Depois de tomar um café da manhã com tranquilidade e conferir o dia começando no povoado, a minha dica é que você caminhe até a praça principal de Guatapé, chamada de La Martinera.
Aliás, é na praça principal onde se encontra o belo prédio da Alcaldía (prefeitura), onde também funciona a Oficina (escritório) de Turismo.
Caso você queira comer ou beber algo, nos arredores da praça você encontra diversos bares e restaurantes, o que torna o lugar um dos mais animados de Guatapé.
Além disso, é em La Martinera onde está também a bonita igreja de Nuestra Señora del Carmen, a qual você pode conferir na foto abaixo.
- Importante saber: é da praça principal também de onde saem os tuk tuk e jeeps até a Piedra del Peñol (explico mais no decorrer do artigo)
3 SE PERDA NAS CORES DA PLAZOLETA DE LOS ZÓCALOS
Sem sombra de dúvidas, a Plazoleta de los Zócalos é um dos lugares mais fotografados de Guatapé. Colorido e minimalista, o local também conta com bares e restaurantes, onde você pode parar e ver a vida passar com tranquilidade.
Além disso, as ruazinhas nos arredores da praça são cheias de lojinhas onde você pode comprar lembranças do colorido povoado.
4 TIRE FOTOS NA CALLE DEL RECUERDO, UMA DAS RUAS MAIS IMPORTANTES DE GUATAPÉ
Outra dica de o que fazer em Guatapé é tirar fotos na lista Calle del Recuerdo (Rua da Memória), uma das mais famosas da cidadezinha.
Além de ser bonita e igualmente colorida, a rua conserva adornos originais de casas que foram inundadas com a construção de uma hidrelétrica em 1970. Os adornos foram recuperados e hoje “estampam” as construções da Calle del Recuerdo.
Aliás, logo no início da rua você encontra uma fonte, a qual faz homenagem aos arrieiros: pessoas que se dedicavam ao transporte de mercadorias com animais (condutores de cavalos, por exemplo).
- Fique de olho 1: ao caminhar pela rua, você verá diversos quadros nas paredes das casas, os quais contam um pouco da história de Guatapé
- Fique de olho 2: na Calle del Recuerdo também se encontra o Museu Histórico Comunitário, o qual abriga objetos da vida cotidiana de Guatapé. O lugar abre de terça a domingo (das 10h às 18h) e tem entrada gratuita
Ou seja, conhecer a Calle del Recuerdo é conhecer Guatapé melhor!
5 PASSEIE PELO MALECÓN
Depois de 3 anos de construção, o Malecón de Guatapé foi inaugurado em 2019. Se trata de um calçadão à margem do lago que banha a região central. Desse modo, tirar uma tempo para passear pelo lugar é outra dica de o que fazer em Guatapé.
Aliás, o calçadão já se tornou um espaço de encontro, assim como um lugar de recreação e onde você pode tomar um sorvete nos dias quentes da cidadezinhas 🙂
- Dica: a partir do Malecón você pode contratar um passeio pelo lago (100 mil Pesos), o qual passa pelo monumento La Cruz e também pela Ilha das Fantasias.
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Entenda a importância de contar com um seguro viagem para a Colômbia
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- Veja dicas sobre o que levar na mala
l Quer saber mais sobre conhecer Guatapé e a Piedra del Peñol? Então dá uma olhadinha no vídeo abaixo 😉
6 SUBA A PIEDRA DEL PEÑOL
Ir a Guatapé e não subir a Piedra del Peñol, não é conhecer Guatapé (pelo menos não como você deveria). Isso porque a pedra, assim como a arquitetura de época, são os 2 principais símbolos da cidade.
Então, para que você tenha uma ideia, a pedra tem 220 metros de altura, o que faz com que o seu tamanho destoe da geografia do local. Aliás, a pedra é vista de praticamente todos os pontos de Guatapé.
El Peñol, inclusive, é o motivo de muitas pessoas fazerem um bate e volta de 1 dia entre Medellín e Guatapé (separadas por menos de 2 horas). Aliás, os passeios saem cedinho de Medellín, e retornam ao fim da tarde. Além da pedra, também reservam um tempo para conhecer Guatapé e seus encantos.
l Como chegar à Piedra del Peñol
Chegar à pedra é fácil, já que ela se encontra a apenas 5 quilômetros do centro de Guatapé. Aliás, há diversas opções de transporte, como:
Ir em Jeep: os veículos saem da praça central a todo momento, custam 5 mil Pesos e te deixam em frente à Pedra;
Pegar um ônibus: o micro-ônibus que liga Guatapé a Medellín passa pela rodovia que dá acesso à Pedra del Peñol. O preço da passagem é de 3 mil Pesos e os veículos saem do Malecón;
Tomar um tuk tuk (mototáxi): os veículos também fazem o trajeto para conhecer a Pedra del Peñol e, assim como os jeeps, te deixam em frente à bilheteria. O preço por trajeto varia entre 8 e 10 mil Pesos;
Caminhando: caso você tenha tempo e queria conhecer a natureza da região, pode ir caminhando. Aliás, o trajeto entre o centro de Guatapé e a Piedra del Peñol é de cerca de 1h20.
Ver essa foto no Instagram
l Como subir a Piedra del Peñol
Subir a Piedra del Peñol te permite conhecer Guatapé do alto e, além disso, a vista de 360º é incrivelmente linda.
Aí, ao chegar ao local, você paga 20 mil Pesos para entrar e começa a subir os 740 degraus que dão acesso ao topo da pedra.
Aliás, cabe destacar que a subida é cansativa, ainda mais se você pegar um dia de sol pela frente, como ocorreu comigo. Entretanto, é possível descansar, já que há diversos “recuos” nas escadarias.
Chegando no topo, além de ver os interior alagado pelas águas da barragem, você pode beber ou comer algo no bar que se encontra lá em cima!
- Horário de abertura: diariamente, das 8h às 18h
O que mais fazer em Guatapé
Caso você tenha mais tempo para conhecer Guatapé, pode ainda aproveitar muitas atividades relacionadas à natureza, como: bungee jumping, canoagem, tirolesa, parapente, trilhas e outros esportes.
Como chegar a Guatapé
A melhor maneira de chegar a Guatapé é saindo de Medellín (veja voos para Medellín), cidade localizada a menos de 2 horas em ônibus.
Para isso, você terá que se deslocar até o Terminal Norte de Medellín (metro linha A, estação Caribe), de onde pega um micro-ônibus para Guatapé, o qual custa 18 mil Pesos. O bacana é que os veículos saem a cada 20 minutos e, desse modo, não é preciso comprar a passagem com antecedência.
l PASSEIO GUIADO
Além disso, caso você queira um pouco mais de comodidade, pode contratar um passeio guiado, o qual inclui visitações à cidade de Guatapé e também à Pedra do Peñol.
Normalmente, os passeios incluem café da manhã, almoço e traslado de ida e volta do local de hospedagem em Medellín.
- Dica: Clique aqui para saber mais sobre preços, roteiros e horários dos passeios guiados para Guatapé
l Sugestão de leitura: O que fazer em Medellín em 3 dias: dicas completas
Quantos dias ficar
Se você tiver tempo, a minha sugestão é que dedique pelo menos 2 dias cheios à cidadezinha. Assim, poderá conhecer tudo com calma.
Do contrário, 1 dia cheio é suficiente para conhecer Guatapé. Nesse caso, se estiver em Medellín, o ideal é fazer um bate e volta de 1 dia.
Onde ficar em Guatapé
Bem, caso você decida dormir uma noite em Guatapé, a minha dica de hospedagem é o hostel Balcones de La Casona (onde fiquei). Se trata de um lugar espaçoso, com quartos privados e que oferece um ótimo café da manhã! Além disso, da varanda do hostel, você tem uma bela vista da Pedra do Peñol (veja mais aqui).
Mais sugestões de onde ficar em Guatapé
Hotel Santorini
A minha segunda sugestão de onde ficar em Guatapé é o Hotel Santorini, que conta com ambientes espaçosos e equipados, assim como piscina. Além disso, o café da manhã está incluído na diária (veja mais aqui).
Oak Tree House
Por fim, a minha última dica de onde ficar em Guatapé é o Oak Tree House, que conta com jardins, terraço e bicicletas para alugar. Com avaliação de 9,1 no Booking.com, o lugar também serve café da manhã (veja mais aqui).
LEIA MAIS SOBRE A COLÔMBIA
- O que visitar em Popayán, na Colômbia
- Comuna 13, em Medellín: um exemplo de transformação
- Veja como conhecer o Vale de Cocora, na linda Salento
- Conheça a colorida Guatapé, terra de Piedra del Peñol
- Veja como conhecer o Parque Tayrona, em Santa Marta
- 3 dias em Medellín: veja o que fazer
- Veja onde ficar em Cartagena: bairros, hotéis e hostels
- O que fazer na Colômbia: 17 super dicas
+ Seguro Viagem Internacional
Então, eu super indico que você compre um seguro viagem internacional ao viajar América do Sul, nem que seja um barato. Isso pelo fato de se tratar de turismo de aventura, o qual envolve riscos.
Além disso, ainda tem o lance da altitude. Eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, que oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha pelo menos 15% de desconto.
Veja uma simulação:
E aí, gostou das sugestões de como conhecer Guatapé a Piedra del Peñol? Quer saber mais ou contribuir com alguma informação? Então, deixe o seu comentário abaixo! 😉
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi
HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb
SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!