O QUE FAZER EM VARSÓVIA
Confira todas as dicas sobre o que fazer em Varsóvia, a linda a e histórica capital da Polônia.
Veja ainda dicas de quando ir, sobre seguro viagem obrigatório, onde se hospedar, passeios nos arredores e muito mais! 🙂
A linda capital polonesa
Histórica e moderna, comunista e capitalista, pacata e vibrante. Assim é Varsóvia, a capital da Polônia. Claro que a cidade pode ser definida com muitos outros adjetivos, mas esses foram os pontos que mais me marcaram.
Aliás, a Polônia sempre foi um dos países que eu mais quis conhecer. Isso por causa da história e também por eu ser de origem polonesa. Então, não posso negar que fiquei emocionado ao pisar em Varsóvia.
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
Então, encontrar o que fazer em Varsóvia não foi algo difícil, pelo contrário. A cidade é um museu a céu aberto, principalmente quando se trata das marcas da 2ª Guerra Mundial. Aliás, vale lembrar que a Polônia foi um dos países mais devastados fisicamente, moralmente e humanamente pelos nazistas.
Um pouco de história
Bem, antes de entrar nas dicas de o que fazer em Varsóvia, quero destacar um pouco a história da capital da Polônia.
Para se ter uma ideia, a cidade possui uma história repleta de invasões, destruições e reconstruções. Com registros de surgimento ainda na Idade Média, Varsóvia já foi invadida por suecos, russos e fez parte do Império de Napoleão Bonaparte.
No entanto, poucos fatos marcaram tanto a cidade como a 2ª Guerra Mundial. Aliás, Varsóvia contava com cerca de 1,2 milhão de habitantes em 1940, quando foi invadida pela Alemanha de Hitler. Desse total, 35% eram judeus, os quais foram trancados em um gueto e, em seguida, enviados para campos de concentração.
A resistência de Varsóvia
Apesar de contar com um poder militar infinitamente inferior ao Alemão, a resistência polonesa tentou defender Varsóvia. Porém, isso resultou em milhares de poloneses mortos. Aliás, o resultado se pode ver após a Guerra, quando 2 em cada 3 habitantes da capital da Polônia ou tinham sido assassinados ou deportados.
Além disso, com o intuito de mostrar o poderio militar alemão, Hitler mandou bombardear os principais símbolos de Varsóvia, como o Castelo, a Catedral e a Praça Central.
A reconstrução da capital da Polônia
Varsóvia passou a ser dominada pela União Soviética após a 2ª Guerra Mundial. Aliás, a presença comunista na capital da Polônia pode ser vista nas ruas e na arquitetura de edifícios construídos durante o período que durou 37 anos.
Apesar de algumas críticas, Varsóvia foi totalmente reconstruída durante a presença soviética. Atualmente, é uma cidade moderna, vibrante, cheia de opções e que também valoriza a história.
Lista de o que fazer em Varsóvia
Como eu disse anteriormente, a capital da Polônia é um museu a céu aberto, já que praticamente metade da cidade ficou em ruínas durante a 2ª Guerra Mundial. Além do mais, há diversas atrações, como gastronômicas, de lazer, e noturnas.
Desse modo, há muito o que fazer em Varsóvia, como você pode ver na lista de dicas a seguir 🙂
1) CENTRO HISTÓRICO
Então, você encontrará muito o que fazer em Varsóvia ao caminhar sem pressa pelo centro da cidade. Para se ter uma ideia, há muitos registros da 2ª Guerra Mundial espalhados por praças, e que podem ser visitados livremente.
Antes de mais nada, cabe destacar que apesar do aspecto histórico, o centro de Varsóvia possui apenas cerca de 10% de construções originais. Isso por causa dos bombardeios nazistas, os quais destruíram praticamente todos os edifícios antigos.
- Dica importante: O seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa: veja onde encontrar opções baratas
Entretanto, o centro histórico foi reconstruído seguindo os padrões que a cidade tinha antes da Guerra. Para isso, foi usada uma técnica interessante: foram utilizadas pinturas que retratavam a capital antes da guerra, as quais serviram de modelo para a reconstrução.
Bem, o centro histórico de Varsóvia é charmoso, cheio de cafeterias, restaurantes e opções de lazer. Aliás, é classificado como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. Além disso, é no centro onde estão os principais pontos turísticos da capital da Polônia.
Ou seja, caminhar pelo centro histórico é a minha primeira dica de o que fazer em Varsóvia.
- Dica: a maioria dos passeios por Varsóvia saem do centro histórico (veja opções clicando aqui).
Visualizar esta foto no Instagram.
Sugestão
Eu participei de um free walking tour na minha primeira manhã em Varsóvia, o qual foi super interessante para conhecer o centro e a história da capital. Além disso, também foi bacana descobrir um pouco mais sobre o que fazer em Varsóvia (saiba mais aqui).
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
2) CASTELO REAL DE VARSÓVIA
A segunda dica de o que fazer em Varsóvia é conhecer o castelo da capital, que tem 90 metros de comprimento, sendo um dos símbolos da soberania e da história polonesa. Aliás, nele foi elaborada e assinada a Constituição Polonesa, em 1791, a 2ª mais antiga do mundo. A construção original ocorreu entre 1598 e 1619, porém, o castelo foi destruído pelo exército de Hitler, em 1944.
Porém, um processo de reconstrução iniciou em 1971, graças a arrecadações de moradores da capital polonesa, e o edifício foi reaberto ao público em 1984.
Nos dias atuais, o Castelo Real de Varsóvia abriga um museu, além de ser sede de muitas reuniões governamentais. Além disso, o local é visitado por mais de meio milhão de pessoas todos os anos.
- Horário de abertura: das 10h às 17h (de terça a sábado), e das 11h às 17h (domingos)
- Preço da entrada: a partir de 30 Złoty (livre aos domingos)
3) COLUNA DE SIGISMUNDO
Antes de Varsóvia, a capital da Polônia era Cracóvia. No entanto, em 1596, a sede do governo foi deslocada a Varsóvia pelo então rei Zygmunt III Waza (Sigismundo em português).
Aí, no ano de 1644, uma coluna foi erguida em homenagem ao rei, a qual está em frente ao Castelo Real.
Aliás, a Coluna de Sigismundo passou por várias restaurações durante a história, até ser demolida pelos alemães em 1944 – cinco anos depois, foi reerguida com a estátua original.
- Observação: a estrutura da coluna derrubada pelo alemães está ao lado do Castelo Real e pode ser conferida de perto!
4) IGREJA DE SANTA ANA
Bem, a igreja da Santa Ana também foi bombardeada durante a 2ª Guerra, mas não chegou a ser destruída completamente. Aliás, a estrutura atual é de 1700 – conta com um interior barroco, além de belas pinturas no teto, as quais atraem muitos turistas.
Aliás, quando visitar a igreja, aproveite para subir no campanário, de onde você tem uma das vistas aéreas mais bonitas do centro de Varsóvia.
- Horário de abertura: das 10h às 21h (de segunda a sexta), e das 11h às 22h (domingos). Obs: de outubro a maio, o fechamento ocorre às 18h
- Preço da entrada: 6 Złoty para a torre
#DicaVidaNaMala | O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na Polônia. Aliás, a cobertura mínima exigida é de 30 mil Euros e, caso você não tenha um, pode ter problemas logo na imigração. No entanto, a parte boa é que os leitores do Vida Na Mala tem até 15% de desconto na compra de planos internacional, os quais podem ser parcelados em até 6 vezes! Para saber mais, clique aqui!
5) BARBACÃ, O ANTIGO PORTÃO DE ACESSO
Visitar o Barbacã Warszawski é outra coisa que você deve incluir na sua lista de o fazer em Varsóvia. Isso porque o local é um dos poucos sobreviventes da muralha que dividia a capital da Polônia entre o bairro antigo (centro histórico) e a zona Sul.
O edifício, de 1540, foi danificado pela Guerra, e reconstruído com o passar dos anos – é possível caminhar sobre o muro. A região onde se encontra o Barbacã é bastante visitada e conta com diversos cafés, restaurantes, lojas e atrações.
- Horário de abertura: 24h
- Preço da entrada: grátis
- Como chegar: caminhando
LEIA MAIS SOBRE A POLÔNIA
- Da Cracóvia a Auschwitz: como chegar ao campo de concentração
- O que fazer em Cracóvia: super dicas de locais e serviços
- Visitar Auschwitz é morrer um pouco
- Melhores passeios da Cracóvia para Auschwitz
- Onde ficar na Cracóvia: bairros, hotéis e hostels
6) TOME UM CAFÉ NA PRAÇA DO MERCADO
O que mais fazer em Varsóvia? Tomar um café na Praça do Mercado, que tem uma história muito interessante. Destruída pelos alemães, a Praça do Mercado foi reconstruída de maneira fiel à original depois da Guerra. Mas, como?
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
Bem, o ponto de encontro e do comércio da capital da Polônia, a Praça do Mercado foi muito pintada e fotografada ao longo da história. Então, para manter as características originais, cada edifício foi reconstruído com base nos registros anteriores ao conflito.
Aliás, a Praça do Mercado se tornou uma das principais atrações turísticas de Varsóvia, e vale muito a pena ser incluída num roteiro pela capital polonesa. Conta com diversos restaurantes e barraquinhas onde se pode comprar lembrancinhas da cidade.
Dica: no centro da praça ainda está a estátua da Sereia de Varsóvia, símbolo da cidade.
- Como chegar: caminhando
VEJA DICAS PARA A SUA VIAGEM
- Seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa: saiba mais
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- Conheça 10 dias para viajar a gastar pouco
7) VISITE O MUSEU DO LEVANTE
O Museu do Levante trata da devastação que Varsóvia sofreu durante a Grande Guerra, retratando a vida dos moradores da cidade durante a ocupação nazista, assim como o movimento de resistência, que durou 63 dias.
Além dos poloneses mortos, a capital da Polônia teve os principais monumentos destruídos pelos alemães como retaliação. O museu é impressionante e também conta com exposições itinerantes.
- Horário de abertura: das 10h às 18h (segunda, quarta, sexta, sábado e domingo), e das 10h às 20h (quintas)
- Preço da entrada: 25 Złoty
- Como chegar: caminhando
8) CONHEÇA O MUSEU DOS JUDEUS
A próxima dica de o que fazer em Varsóvia é visitar o Museu dos Judeus, povo que mais sofreu durante a ocupação nazista.
Para se ter uma ideia, cerca de 400 mil judeus viviam em Varsóvia quando a capital da Polônia foi invadida pelos nazistas. Na ocasião, eles foram isolados em um território que equivalia a somente 2,4% do total de Varsóvia, e ali foi a construído um muro, o qual os isolava do restante da população.
Além disso, a comida era restrita a apenas 182 calorias diárias para cada judeu, e novos integrantes chegavam todos os dias das cidades vizinhas. Aliás, a situação durou por cerca de 1 ano, quando então os judeus foram mandados para os campos de extermínio: primeiramente, os primeiros foram os que não podiam trabalhar: crianças, idosos e doentes.
A história é forte, né? E dói.
Por isso, visitar o Museu dos Judeus (clique aqui para comprar entradas) é algo que você deve fazer em Varsóvia. Aliás, o museu está localizado justamente no antigo gueto, e conta pedaços do antigo muro, assim como com fotografias antigas, ilustrações e obras de arte.
- Horário de abertura: das 9h às 18h (quarta, quinta, sexta e domingo). Das 9h às 20h (segunda e sábado)
- Preço da entrada: 30 Złoty (online aqui)
- Como chegar: caminhando
9) RELAXE NO LAZIENKI PARK
Cercado por diversas embaixadas, o Lazienki Park é um dos mais belos parques da capital. Sendo assim, eu realmente indico que você o inclua uma visita na sua lista de o que fazer em Varsóvia.
- Dica importante: Veja onde encontrar um seguro viagem barato para a Europa
O parque, que é um dos favoritos dos moradores locais, é simplesmente lindo, principalmente no outono (quando as folhas ficam amarelas e alaranjadas). Aliás, o local é escolhido como cenário por muitos noivos para fotografias de casamento.
- Como chegar: ônibus (número 185), táxi ou caminhado (40 minutos)
10) PALÁCIO DA CULTURA E CIÊNCIA
Bem, com o fim da Segunda Guerra Mundial, o território da Polônia foi ocupado pela então União Soviética.
Aliás, nesse período, ocorreram diversas construções, como o atual Palácio da Cultura e Ciência, um imponente e alto edifício, o qual tem um operário em sua fachada, assim como um livro com os nomes de Marx, Engels e Lenin.
Para se ter uma ideia, o edifício tem 237 metros, sendo o mais alto da Polônia (o quinto mais alto da Europa). Aliás, se você estiver a fim, saiba que é possível subir até o terraço.
Finalizado em 1955, o edifício abriga instituições culturais, cinemas, faculdades e bibliotecas, por exemplo (possui 3.288 salas).
A demolição chegou a ser cogitada, mas o edifício foi preservado por fazer parte da história da cidade. Sendo assim, acredito que se trata de uma visita que vale a pena incluir na lista de o que fazer em Varsóvia.
- Horário de abertura: diariamente, das 10h às 20h
- Preço da entrada: 20 Złoty
- Como chegar: ônibus (número 160), metrô (linha 4) ou caminhando (25 minutos)
11) APROVEITE A PARTE MODERNA DE VARSÓVIA
Como você pode ler até agora, a capital da Polônia é cheia de história. Porém, há um lado da cidade que tem destoado bastente.
Se trata da parte moderna da Varsóvia, que conta com edifícios altos e espelhados. Aliás, confesso que me senti um pouco em Londres quando ali cheguei.
Uma das construções mais marcantes é o shopping Zlote Tarasy, visitado por mais de 1 milhão de pessoas todos os anos. Aliás, o shopping tem um teto ondulado inspirado nas copas da árvores: o local conta com diversas atrações noturnas, principalmente no inverno, quando as temperaturas são baixas.
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
LEIA SOBRE OUTROS ROTEIROS NA EUROPA
- Super dicas sobre o que fazer em Lisboa
- O que fazer na cidade do Porto, Portugal
- 3 dias em Roma: conheça a capital italiana
- O que fazer em Madrid: dicas, serviços e muito mais
- Artigo: 10 sugestões de o que fazer em Veneza
- Roteiro de 1 dia em Pisa saindo de Florença: entenda como
- Conheça as principais obras de Gaudí em Barcelona
12) MUSEU DO CHOPIN
Apesar de ter ficado muito conhecido na França, Fryderyk Franciszek Chopin era polonês de nascimento.
Aliás, em 2010, foi inaugurado um museu em sua homenagem em Varsóvia, com cartas, manuscritos, partituras e partes de sua biografia. Além disso, também conta com instalações multimídias e interativas, assim como ainda abriga apresentações de música clássica.
Sendo assim, o Museu do Chopin é um destino imperdível para os amantes da música clássica e da história polonesa.
- Horário de abertura: diariamente, das 11h às 20h (fechado às terças)
- Preço da entrada: 22 Złoty
13) MUSEU MARIE CURIE
Apesar de ser conhecida como francesa, Marie Skłodowska Curie nasceu em Varsóvia. Aliás, a sua casa de nascimento hoje é um museu em homenagem à ela, a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel. Do mesmo modo, é a única a ganhar o Prêmio 2 vezes.
Mais uma dica de o que fazer em Varsóvia, o museu foi criado em 1967 e abriga uma coleção de objetos pessoais de Marie Curie, incluindo sua mobília, roupas, livros e instrumentos de trabalho.
Além disso, também há exposições interativas que apresentam suas descobertas científicas e o impacto que elas tiveram na ciência e na sociedade.
- Horário de abertura: de terça a domingo, das 9h às 16h
- Preço da entrada: 11 Złoty
#DicaVidaNaMala | O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na Polônia. Aliás, a cobertura mínima exigida é de 30 mil Euros e, caso você não tenha um, pode ter problemas logo na imigração. No entanto, a parte boa é que os leitores do Vida Na Mala tem até 15% de desconto na compra de planos internacional, os quais podem ser parcelados em até 6 vezes! Para saber mais, clique aqui!
14) MUSEU NACIONAL DE VARSÓVIA
Outra sugestão de o que fazer em Varsóvia é visitar o Museu Nacional, um dos mais importantes do país. Para se ter uma ideia, o museu abriga 800 mil obras de arte entre artistas poloneses e de outras partes do mundo.
Aliás, entre as obras de arte estão pinturas, esculturas, mosaicos, tapeçaria e ainda objetos arqueológicos.
O bacana é que as pinturas contam praticamente toda a história polonesa. Sendo assim, dedique um tempo para visitar o lugar, que também conta com obras de Rembrandt, Botticelli, Tintoretto e, Greuze, por exemplo.
- Horário de abertura: de terça a domingo, das 10h às 18h (até 21h às sextas)
- Preço da entrada: 20 Złoty
15) CENTRO COPÉRNICO
Que tal sentir o que sentiu Neil Armstrong ao pisar na Lua ou ainda sentir a força de um terremoto?
Pois bem, isso é possível no Centro Copérnico, um dos museus mais modernos e interativos da capital da Varsóvia.
Para quem não sabe, a primeira pessoa a afirmar que a Terra girava ao redor do Sol foi o astrônomo e matemático polonês, Nicolau Copérnico (Nauki Kopernik).
Além disso, ao lado do centro você encontra o Planetário Copérnico e ainda o Parque dos Descobridores! Não deixe de visitar, principalmente se você estiver com crianças.
- Horário de abertura: diariamente, das 9h às 18h (sábado e domingo até às 19h)
- Preço da entrada: 37 Złoty
DICAS FINAIS SOBRE O QUE FAZER EM VARSÓVIA
Quantos dias são necessários?
Depende muito do que você pretende fazer em Varsóvia. Eu consegui fazer tudo em 3 dias, porém, talvez tivesse aproveitado um pouquinho mais com um dia extra.
Sendo assim, eu sugiro 4, caso a sua agenda permita.
Como chegar e sair
Varsóvia conta com o principal aeroporto do país, o qual recebe muitos voos internacionais. Aliás, os voos dentro do continente costumam ser baratos, principalmente se você voar por uma companhia low cost.
- Dica: nos buscadores Skyscanner e Kiwi é possível comparar os preços e encontrar os melhores voos para a Varsóvia durante o ano todo.
DE ÔNIBUS E TREM
Ainda é possível chegar e sair da Varsóvia por meio de ônibus e trem. Abaixo, selecionei alguns dos principais destinos:
- Cracóvia: saiba mais aqui
- Lódz: saiba mais aqui
- Lublin: saiba mais aqui
- Poznan: saiba mais aqui
- Gdansk: saiba mais aqui
- Berlim (Alemanha): saiba mais aqui
- Praga (Rep.Tcheca): saiba mais aqui
Do aeroporto ao centro
Ir do aeroporto de Varsóvia (Fryderyk Chopin) ao centro (e vice-versa) é algo muito fácil. A distância é de apenas 8 quilômetros, e o local é conectado por 2 linhas de trem, (S2 e S3).
Os bilhetes podem ser comprados na estação, a qual está dentro do aeroporto. Ainda há a opção de táxi.
Quando visitar a capital
Costuma fazer bastante frio em Varsóvia entre os meses de novembro e fevereiro, com temperaturas próximas ou abaixo de 0°C.
Já no verão, as temperaturas chegam facilmente aos 30 graus, e há muitos turistas. É a época mais agradável.
Importante saber
Os meses de junho, julho e agosto são marcados pelas férias na Europa. Desse modo, é comum que muitos pontos turísticos fiquem lotados e haja filas para comprar entradas.
Se você for nessa época, a minha dica é que você compre passeios e entradas pela internet antes de embarcar: clique aqui para saber mais.
Onde ficar em Varsóvia
A oferta de hospedagem em Varsóvia é grande, e os preços variam muito por zona e tipo de acomodação. Desse modo, eu sugiro que você se hospede na região de centro, já que fica mais fácil conhecer muitos pontos turísticos de Varsóvia caminhando.
Aliás, abaixo, separei umas sugestões 😉
DICA 1 DE HOTEL: Cherry House
A minha primeira dica de hotel é o Cherry House, que está próximo dos principais pontos turísticos de Varsóvia. Confortável, o hotel oferece quartos com banheiro privativo e também café da manhã. Clique aqui para saber mais.
DICA 2 DE HOTEL: ibis Styles Warszawa City
O ibis Styles Warszawa City é um espaço moderno e confortável, o qual oferece quartos com banheiro privativo. Além disso, inclui o café da manhã na diária. Clique aqui para saber mais.
DICA 1 DE HOSTEL: Fest Hostel
Porém, se você procura algo mais econômico, como um hostel, a minha primeira dica é o Fest Hostel. Com avaliação 9,2 no Booking.com, o hostel é confortável e ainda oferece café da manhã. Clique aqui para saber mais.
DICA 2 DE HOSTEL: Hipstel Warsaw
Já a minha segunda dica de hostel é o Hipstel Warsaw, que possui ótima localização e linda decoração. O hostel possui avaliação 8,5 no Booking.com. A hospedagem também conta com café da manhã. Clique aqui para saber mais.
Varsóvia vale a pena?
Sim, vale muito. Em Varsóvia é possível compreender muito sobre a história e sobre o nazismo. Além disso, também é possível ver uma cidade linda que ressurgiu dos escombros para ser uma das mais interessantes da Europa. Acho que essa foi um dos pontos que mais me surpreendeu na capital da Polônia.
+ Seguro viagem obrigatório
Assim como nos outros países da União Europeia, a Polônia exige que o turista tenha seguro viagem contra imprevistos. Aliás, há chances de você ser barrado ainda na hora de entrar no Velho Continente.
Desse modo, eu indico o buscador Seguros Promo, o qual utilizo sempre!
Dica: use o código VIDANAMALA5 e ganhe até 15% de desconto!
Como alugar carro
Se você resolver fazer um passeio de carro pela Polônia, saiba que pode alugar o veículo ainda estando no Brasil. Aliás, é possível pagar em 12x e evitar o IOF (imposto de 6,38 sobre transações no exterior). Minha dica é que você utilize o seguinte buscador:
Internet ilimitada
Sempre que viajo para fora do Brasil, compro um chip internacional, o qual me oferece internet ilimitada. Aliás, o chip pode ser retirado em aeroportos ou você pode pedir para recebê-lo em casa pelos Correios. Clique aqui para saber mais.
E aí, gostou das dicas sobre o que fazer em Varsóvia, a capital da Polônia? Tem alguma dúvida ou sugestão? Então não deixe de comentar o texto.
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
✈️ VOOS BARATOS: Skyscanner e Kiwi
🛌🏼 HOSPEDAGEM: Booking.com
🏥 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
🎟️ PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
🚍 TRENS E ÔNIBUS: OMIO
💳 CARTÃO INTERNACIONAL: WISE
📲 CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
🚗 ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!