Fique atento: além de dicas sobre o que fazer em Toledo, no texto a seguir você vai encontrar mais informações importantes, como: quando ir, o que levar, como fazer o bate e volta saindo de Madrid, onde se hospedar e muito mais 🙂
ARTIGO: VEJA O QUE FAZER EM TOLEDO, A PRIMEIRA CAPITAL DA ESPANHA
Encontrar o que fazer em Toledo é moleza. Não à toa, gostei tanto da primeira vez que, ao voltar a Madrid, fiz mais um bate e volta de 1 dia, totalizando 2 visitas 🙂
Toledo é bonita, cheia de construções medievais e influências das mais variadas, como árabe, judaica e cristã. Desse modo, lá você encontra igrejas, mesquitas, pontes seculares e prédios imperiais.
Sendo assim, encontrar o que fazer em Toledo, como eu disse, é tarefa fácil, fácil mesmo 😉
- Dica importante: Seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa: veja onde encontrar uma opção para o seu bolso
O que saber sobre Toledo
Localizada na região central da Espanha, Toledo foi a primeira capital do país, tendo perdido o ‘trono’ para Madrid em 1561. Aliás, está a somente 71 km distante de Madrid, sendo facilmente acessada por trem, ônibus, carro ou bate e volta guiado.
Ou seja, se você estiver de passagem por Madrid, a minha dica é que dedique pelo menos 1 dia para aproveitar o que há para fazer em Toledo. Se conseguir dormir lá, melhor ainda, pois assim dá para curtir os bares à noite!
Conhecida como “Cidade Imperial”, Toledo conta com cerca de 80 mil habitantes e faz parte da lista de Patrimônios Históricos da Humanidade, da Unesco.
É quente no verão (junho, julho e agosto), com temperaturas na casa dos 40 graus. Em contrapartida, é fria no inverno (dezembro, janeiro e fevereiro), com temperaturas abaixo de zero.
O que fazer em Toledo: 9 dicas
Bem, agora que você sabe um pouco sobre a rica história da cidade, vamos para a lista com dicas sobre o que fazer em Toledo.
l Informações importantes no fim do texto: não deixe de ler o artigo até o final, onde eu deixo mais dicas importantes sobre visitar Toledo, como:
- Como fazer o bate e volta saindo de Madrid;
- Onde se hospedar em Toledo e em Madrid;
- Como se locomover por Madrid;
- Onde encontrar um seguro viagem barato;
1) Catedral de Toledo
A primeira dica de o que fazer em Toledo é visitar a Catedral de Santa Maria, que é uma das principais atrações da cidade.
Construída entre 1226 e 1493, a Catedral é de estilo gótico, sendo uma das 3 catedrais góticas espanholas do século 13.
Além disso, tem como destaque uma torre com 92 metros de altura e conta com 3 fachadas e entradas: Porta do Perdão, Porta do Juízo Final e Porta do Inferno.
- Abertura: diariamente, das 10h às 18h
- Preço: 10 Euros (museus) e 12,50 Euros (completo)
2) El Alcázar
O Alcázar é, com certeza, a construção mais imponente de Toledo. Trata-se de uma fortaleza retangular medieval com origens romanas, a qual está localizada na parte mais alta da cidade, ou seja, impossível não ser avistada.
Nos dias atuais, o Alcázar abriga a biblioteca Castilla-La Mancha, a qual tem entrada gratuita. Porém, caso você queira subir até o último andar (de onde se tem uma linda vista panorâmica, é necessário pagar) – o lugar ainda abriga uma cafeteria.
- Abertura: domingo a quinta (das 10h às 18h), sexta e sábado (das 10h às 21h)
- Preço: 5,50 Euros
3) Sinagoga de Santa María La Blanca
A terceira dica de o que fazer em Toledo é visitar a Sinagoga de Santa María La Blanca, que está localizada no antigo bairro judeu.
Pronto em 1180, o lugar foi uma sinagoga por 211 anos. Entretanto, a partir da “Revolta Antijudaica” (ou Massacre Antissemita), ocorrida em 1391, a sinagoga foi convertida em igreja católica.
- Dica importante: Seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa: veja onde encontrar uma opção para o seu bolso
O interior da hoje igreja é marcado por paredes brancas, pilares octogonais e arcos que serviram como modelo para a construção de outras sinagogas pelo mundo.
- Abertura: diariamente, das 10h às 17h45
- Preço: 3 Euros
4) Sinagoga del Tránsito
Como você está pelo antigo bairro judeu, vale a pena dedicar mais um minutos e incluir na vista a Sinagoga de Samuel ha Leví, conhecida como Sinagoga del Tránsito.
Construída no século 14, a sinagoga abriga o Museu Museu Sefardita, que tem como objetivo conservar a cultura hispano-judia e sefardita.
- Abertura: de terça a sábado (das 9h30 às 19h30), e domingos e feriados (das 10h às 15h)
- Preço: 3 Euros
LEIA MAIS SOBRE A ESPANHA
- Veja o que fazer em Madrid: atrações, serviços e mais
- Conheça os principais pontos turísticos de Sevilha
- De Madrid a Segóvia: como ir e o que fazer
- O que fazer em Barcelona em 3 dias
- O que fazer em Sevilha: 15 super dicas
- Veja onde ficar em Madrid: bairros, hotéis e hostels
- O que fazer em Madrid em 1 dia: roteiro prático
5) Mosteiro de San Juan de los Reyes
Outra sugestão de o que fazer em Toledo é visitar o belo Mosteiro de San Juan de los Reyes, que foi construído em 1476 por ordem de reis católicos.
Com estilo gótico, o mosteiro é repleto de esculturas e elementos decorativos, sendo um dos destaques turísticos de Toledo.
- Abertura: diariamente, das 10h às 18h45 (até às 17h45 entre outubro e fevereiro)
- Preço: 2,80 Euros
6) Ponte de Alcántara
Se você chegar a Toledo em trem ou ônibus, muito possivelmente entrará na cidade atravessando a Ponte de Alcántara. Com 200 metros de comprimento, a ponte também faz parte da lista de o que fazer em Toledo.
Construída entre os anos 103 e 104 (sim, há quase 2 mil anos), a ponte chega a 58 metros de altura.
O lugar realmente vale uma visita não somente pela questão histórica, mas pela beleza – e rende belas fotos 🙂
#DicaVidaNaMala | O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na zona de Schengen, da qual a Espanha faz parte. Aliás, a cobertura mínima exigida é de 30 mil Euros e, caso você não tenha um, pode ter problemas logo na imigração. No entanto, a parte boa é que os leitores do Vida Na Mala têm até 15% de desconto na compra de planos internacionais, os quais podem ser parcelados em até 6 vezes! Para saber mais, clique aqui!
7) Praça de Zocodover
Um espaço sociável e repleto de bares e restaurantes. Assim é a Praça Zocodover que, apesar do nome árabe, é repleta de construções de origem castelhana.
Se você decidir por dormir em Toledo, pode fazer um tour noturno (clique aqui para saber mais), saiba que a praça é o ponto de partida em direção às ruazinhas da antiga capital.
8) Mesquita del Cristo de la Luz + Porta de Bisagra
Mais dois pontos que você deve incluir na sua lista de o que fazer em Toledo: a Mesquita del Cristo de la Luz e a Porta de Bisagra.
Aliás, a Porta de Bisagra é um dos acessos principais de Toledo, e a mesquita fica bem pertinho. Ou seja, você “mata” dois pontos numa visita só.
- Dica importante: Seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa: veja onde encontrar uma opção para o seu bolso
Construída em 999, a mesquita é mais um caso de edifício muçulmano transformado em igreja. Porém, ainda conserva as origens e, mesmo passando por remodelações cristãs, o conjunto arquitetônico ainda respeita a construção da época.
- Abertura: diariamente, das 10h às 18h45 (até às 17h45 de outubro a fevereiro)
- Preço: 3 Euros
#DicaVidaNaMala | Os arredores de Madrid contam com diversos atrativos, como: Toledo, Segóvia e Ávila, por exemplo. Desse modo, alugar um carro é uma ótima opção para conhecer tudo com mais conforto e liberdade. Então, se você quer alugar um carro com desconto, sem pagar IOF e ainda parcelar em até 12 vezes, clique aqui! Ah, o cancelamento é gratuito 😉
9) Mirante do Vale
Se você reparar bem, Toledo é cercada por um rio, ficando “isolada” num morro.
Aliás, se você quiser ter essa visão externa de Toledo, a minha sugestão é que vá até o “Mirador del Valle”, que está do “lado de fora” da cidade.
A caminhada até o mirante dura mais ou menos uns 30 minutos. Entretanto, se você preferir, pode pegar um táxi ou mesmo um ônibus – L71, que sai da Puerta de la Bisagra.
A vista do alto do mirante é muito bonita. Ou seja, vale a pena incluir na lista de o que fazer em Toledo.
De Madrid a Toledo: como ir
Fazer o bate e volta de Madrid a Toledo é fácil, e você conta com pelo menos 4 opções, como listo abaixo:
TREM
Não se trata da opção mais barata, mas o trem entre Madrid e Toledo é cômodo e rápido, durando cerca de 33 minutos (o trem de alta velocidade).
A saída ocorre da estação Puerta de Atocha (Madri), onde você pode comprar o bilhete no guichê ou ainda nas máquinas disponíveis no local.
Além disso, você pode comprar a passagem pela internet (clique aqui para saber mais). Aliás, essa é uma opção super recomendável, principalmente durante a alta temporada (junho, julho e agosto), quando Toledo é invadida por turistas.
O primeiro trem (a companhia é a Renfe) de Madrid com direção a Toledo sai às 6h55, e o último às 21h50. São 15 trajetos diários (dependendo da época do ano), e você desembarca na estação central de Toledo.
Para voltar à capital, o primeiro trem parte às 6h25, enquanto o último sai às 21h30 (confira aqui os horários e tarifas).
- Preço: a partir de 14 Euros
- Trajeto: 71 km
- Tempo: 33 minutos
- Onde comprar: no local ou na internet
ÔNIBUS
Também confortável, mas mais barato, o ônibus é outra opção para se locomover entre Madrid e Toledo. A passagem custa 6 Euros, e o trajeto leva em média 1h30.
A grande vantagem é que há pelo menos 60 saídas diárias de Madrid a Toledo, ou seja, basta se dirigir à Plaza Elíptica, em Madrid (o que pode ser feito de metrô) e comprar o bilhete. Se quiser garantir o seu assento, também pode comprar pela internet (clique aqui para saber mais).
O primeiro ônibus de Madrid a Toledo sai às 6h, e o último, às 23h. Todos chegam à Estación de Autobuses de Toledo.
O trajeto de retorno também é tranquilo, com veículos partindo a cada meia hora. O primeiro ônibus de Toledo a Madrid sai às 5h15, e o último, às 22h30.
- Preço: 6 Euros
- Tempo: 1h30
- Onde comprar: no local ou na internet
TOUR GUIADO
Algumas pessoas torcem o nariz para passeios guiados, mas, se você analisar, pode ser uma ideia muito vantajosa.
Isso porque, além de o passeio ser cômodo, você ainda fica sabendo de diversas informações importantes compartilhadas pelo guia.
Em relação a preços, os tours guiados também competem bem, custando a partir de 25 Euros (as passagens de ida e volta em trem ficam 28 Euros). No entanto, os passeios oferecem algumas vantagens, como:
- Transporte de ida e volta;
- Guia com a história da antiga capital;
- Visita aos principais pontos turísticos de Toledo;
Os passeios guiados de Madrid a Toledo saem cedinho da capital, a partir das 8h, e retornam no fim da tarde.
- Preço: a partir de 25 Euros
- Tempo do passeio: 9 horas, em média
Veja algumas sugestões:
- Excursão guiada de dia inteiro a Toledo com visita à catedral – veja mais aqui
- Excursão a Toledo com 7 monumentos e Catedral (opcional) – veja mais aqui
- Tour guiado a Toledo com vinhos e visita a 7 monumentos – veja mais aqui
TOUR COMBINADO: TOLEDO + SEGÓVIA
Segóvia é outra pérola nos arredores de Madrid, a qual conta com um enorme e histórico aqueduto e um castelo que parece ter saído de um desenho da Disney. Também é marcada por sua arquitetura, com destaque para a linda e gótica catedral, a qual mal cabe na foto de tão grande.
O bacana é que há passeios guiados para Toledo que incluem também Segóvia, e duram em torno de 12 horas – incluem os principais pontos turísticos das 2 cidades.
Vale a pena fazer o tour combinando Toledo e Segóvia? Então, se você tem pouco tempo e que gostaria de conhecer as duas belezas, acho que vale. Porém, se você tem mais tempo, sugiro dedicar um dia para cada lugar.
Veja o que incluem os passeios combinados:
- Transporte em ônibus com ar-condicionado
- Guia profissional
- Excursão a pé
- Ingresso para o Alcázar de Segóvia (opcional)
- Entrada para a Catedral de Toledo com visita guiada (opcional)
- Guia bilíngue (inglês e espanhol)
Preços: a partir de 50 Euros
Tempo do passeio: entre 11 e 12 horas
Dica: clique aqui para ver os passeios guiados com Toledo+Segóvia
CARRO
Eu sou fã da ideia de alugar carro e conhecer diversos lugares no meu próprio tempo.
Então, se você conta com alguns dias para dedicar à região de Madrid, o lance de alugar um carro para visitar Toledo, Segóvia e Ávila, por exemplo, é uma boa.
O bacana é que você pode alugar um carro antes de sair do Brasil e, assim, evitar o pagamento do IOF (imposto sobre transações internacionais: 6,38%). Além disso, pode parcelar o pagamento em até 12x no cartão.
Em casos assim, eu sugiro o buscador da RENTCARS (veja mais aqui), que oferece reúne diversas locadoras e apresenta os preços de acordo com o modelo escolhido.
E aí, vale a pena visitar Toledo?
Sou suspeito para falar, pois já fui para lá 2 vezes e ainda escrevi este artigo 🙂
Mas, falando sério, vale a pena conhecer Toledo, ainda mais considerando que a cidade está relativamente perto de Madrid. Você vai cedinho em trem e volta à noitinha. Além disso, pode contratar um passeio guiado, que é bem bacana também, além de ser super cômodo.
Como você pode notar na lista de o que fazer em Toledo, apesar de ser relativamente pequena, a cidade é rica em história e edifícios seculares muito bem preservados. Fora o lance de caminhar pelas ruelas medievais e se deparar com pequenos tesouros escondidos, como cafeterias e restaurantes com pratos típicos.
LEIA DICAS PARA A SUA VIAGEM
- Seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa: saiba mais
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Veja dicas sobre o que levar na mala
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- 10 dicas para viajar a gastar pouco
Quando fazer o bate e volta de Madrid a Toledo?
Como escrevi no início do artigo, Toledo é quente no verão e gelada no inverno.
Desse modo, a melhor época para visitar Toledo é durante a primavera (março, abril e maio) e outono (setembro, outubro e novembro).
Aliás, na primavera as temperaturas médias costumam ficar acima dos 25 graus. Já no outono, a média registrada na cidade é de 20 graus.
Se movendo por Madrid
A maneira mais fácil e rápida de se locomover por Madrid é utilizando o metrô.
A passagem para as regiões mais centrais custa apenas 1,50 Euro (2 Euros para as zonas mais distantes)
No entanto, você pode comprar um bilhete-combo por 12,20 Euros, o que dá 1,20 Euro por trajeto.
- Cartão magnético: é importante destacar que para utilizar o metrô você precisa comprar um cartão magnético, o qual é recarregável e custa 2,50 Euros. Além do metrô, o cartão pode ser utilizado ainda em ônibus e trens que realizam trajetos dentro da capital.
Obviamente, se você busca mais comodidade, pode se mover pela capital usando táxi, Uber e Cabify.
Do aeroporto ao centro de Madrid
O aeroporto de Madrid é o Afonso Barajas, e sair e chegar nele é fácil. Todos os terminais são servidos por metrô, trem e ônibus.
Para pegar o metrô ou trem, basta ir às máquinas de venda, selecionar a parada final (Plaza del Sol, por exemplo) e pagar. Sempre há alguém no local para auxiliar na hora da compra.
Onde se hospedar em Toledo
Se a ideia é estender o passeio em dormir em Toledo, saiba que há locais para todos os gostos e preços. Aliás, separei algumas sugestões a seguir.
l Dica 1 de hospedagem: ENTRE DOS AGUAS HOTEL BOUTIQUE
A minha dica de onde dormir em Toledo é o Entre Dos Aguas Hotel Boutique, que possui avaliação de 9,4 no Booking.com.
Aliás, o hotel tem uma decoração linda, oferece diversas comodidades, conta com um terraço de onde se tem uma linda vista da cidade e inclui o café da manhã na diária (clique aqui para saber mais).
l Dica 2 de hospedagem: OASIS BACKPACKER’S TOLEDO
Se você busca por uma hospedagem mais econômica, a minha sugestão de onde se hospedar em Toledo é o Oasis Backpacker’s Toledo, que também conta com quartos individuais.
O hostel é bacana, oferece uma linda vista do terraço e está localizado na parte histórica da cidade (clique aqui para saber mais).
l MAIS: Clique aqui para ver mais opções de hospedagem em Toledo
Onde se hospedar em Madrid
Os principais pontos turísticos da capital espanhola se encontram na região central. Muitos deles, aliás, podem ser acessados por meio de uma agradável caminhada.
Desse modo, sugiro que você busque por hospedagem na região central, a qual ainda concentra diversos restaurantes, bares e opções noturnas – veja algumas sugestões que separei abaixo.
l Dica 1 de hospedagem: BEHAP MADRID MALASAÑA
A minha primeira sugestão de onde ficar em Madrid é o apart-hotel Behap Madrid Malasaña, que possui avaliação 9,0 no Booking.com. Situado na região central da capital, o Behap está perto de diversos pontos turísticos.
Além disso, se trata de uma opção moderna, ampla e com diversas comodidades, como TV tela plana, ar-condicionado e aquecedor, depósito para bagagens e banheiro privativo (clique aqui para saber mais).
l Dica 2 de hospedagem: HOSTEL GENERATOR
O Generator Madrid faz parte de uma das maiores redes de hostels da Europa, e está a localizado a poucos passos da Gran Vía, a principal avenida da capital. Sendo assim, também está pertinho de muitos pontos turísticos da cidade.
Estiloso, moderno e espaçoso, o Generator oferece café da manhã e ainda conta com quartos privativos (clique aqui para saber mais).
l MAIS: Clique aqui para ver mais opções de hospedagem em Madrid
+ Seguro viagem obrigatório
O seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa. Desse modo, você pode ter problemas logo na imigração caso não tenha um. Então, para evitar imprevistos, sugiro que você procure por uma cobertura barata mesmo.
Aliás, eu uso o buscador Seguros Promo, que mostra as melhores opções. Além disso, se você utilizar o cupom VIDANAMALA5, ganha até 15% de desconto!
Internet ilimitada
Então, sempre que viajo para fora do Brasil, compro um chip internacional, o qual me oferece internet ilimitada. Aliás, o chip pode ser retirado em aeroportos ou você pode pedir para recebê-lo em casa pelos Correios (clique aqui para saber mais).
Você ainda tem dúvidas de o que fazer em Toledo ou gostaria de compartilhar a sua experiência? Então, deixe o seu comentário abaixo!
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram e YouTube.
✈️ VOOS BARATOS: Skyscanner e Kiwi
🛌🏼 HOSPEDAGEM: Booking.com
🏥 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
🎟️ PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
🚍 TRENS E ÔNIBUS: OMIO
💳 CARTÃO INTERNACIONAL: WISE
📲 CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
🚗 ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Ou seja, bacana, né?!