O que fazer em Madrid em 3 dias e muito mais: quando ir, passeios nos arredores, como se locomover e o que levar.
É isso o que você vai encontrar no artigo a seguir: todas as dicas para aproveitar todas as belezas e charmes da capital da Espanha 🙂
O QUE FAZER EM MADRID EM 3 DIAS
Em 2016, mudei para Barcelona, onde morei e estudei por 2 anos. Gosto muito da cidade, porém, o meu sonho sempre foi Madrid.
Gosto do clima cosmopolita da cidade e de como as pessoas são mais abertas, mais “gente boa”. Além disso, adoro a arquitetura colonial da capital da Espanha, de como é fácil encontrar um barzinho para aproveitar o fim de tarde ou um pub para curtir a noite.
E tem mais: Madrid é uma cidade grande, porém, organizada, onde o transporte funciona e você se sente seguro o tempo todo. Desse modo, apesar de eu morar em Barcelona, a minha vontade sempre foi morar em Madrid.
Não à toa, estive na capital da Espanha por pelo menos 5 oportunidades. Sendo assim, resolvi escrever este artigo sobre o que fazer em Madrid em 3 dias, no qual destaco pontos turísticos, como se locomover, quando ir e onde se hospedar, por exemplo.
Ver essa foto no Instagram
O que saber sobre a capital
Capital e maior cidade da Espanha, Madrid tem ao redor de 3,5 milhões de habitantes, quase 7 contando com a região metropolitana.
Aliás, fundada no século 9, Madrid é a segunda capital espanhola, tendo sucedido Toledo. Em termos europeu, Madrid tem o terceiro maior PIB do continente, sendo referência econômica, política e cultural.
O bacana é que, apesar de ser uma cidade moderna, a capital conseguiu preservar muito bem as construções históricas, principalmente no centro e nos bairros.
Ou seja, além de aproveitar as mudanças (para melhor) pelas quais a cidade passou, em Madrid também é possível colocar um pezinho no passado.
18 dicas de o que fazer em Madrid em 3 dias
Sabe o que é interessante? É que fiz um roteiro de o que fazer em Madrid em 3 dias por proximidade. Ou seja, assim você não perde muito tempo em deslocamento, além de poder conhecer muita coisa a pé.
Desse modo, você faz uma sequência de pontos turísticos caminhando, com algumas exceções, como se pode ver abaixo (quando será necessário pegar um Uber ou o metrô, por exemplo).
Sendo assim, não importa quantos dias você vai ficar na cidade (1, 2 ou 3): conseguirá aproveitar bem as dicas de o que fazer em Madrid que separei!
VEJA DICAS DE O QUE FAZER EM MADRID EM 3 DIAS
1) PUERTA DEL SOL
Se você chegar ao centro em metrô ou trem, possivelmente vai desembarcar na Puerta del Sol, a minha primeira dica de o que fazer em Madrid em 3 dias.
A Puerta del Sol é a praça onde se encontra o km 0 das estradas do país. Além disso, o lugar abriga também um famoso relógio, o qual apresenta uma contagem decrescente em relação ao ano que vai chegar.
Historicamente, a Puerta del Sol era uma das antigas entradas do muro que dava acesso a Madrid, isso ainda no século 15. Nos dias atuais, o lugar abriga a sede da presidência da Comunidade Autônoma de Madrid.
Se trata de um lugar bonito e que serve de ponto de encontro. Além disso, é ali que está famosa estátua do Urso e do Medronheiro, o símbolo da cidade.
- Importante saber: O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na Europa: veja aqui onde encontrar opções baratas
No caso, a figura é de uma ursa, a qual representa a constelação de Ursa Menor, assim como um símbolo de fertilidade. Já o Medronheiro, é uma planta típica da região, a qual, diz a lenda, foi utilizada para fazer um chá que combateu o surto de febre que assolou a capital no século 16.
2) PLAZA MAYOR
Depois de visitar a Puerta del Sol, chega a hora de conhecer a Plaza Mayor, outra dica de o que fazer em Madrid em 3 dias.
Aliás, a Plaza Mayor é uma das mais importantes da capital e está a apenas 5 minutos caminhando da Puerta del Sol.
Inaugurada em 1620, a Plaza Mayor tem um formato retangular, sendo cercada por edifícios de 3 andares em todos os lados.
Com 129 metros de comprimento por 94 de largura, o lugar foi construído no século 15, e hoje é ponto de encontro de moradores, assim como uma atração turística.
No local, que é bem agradável, você encontra diversos bares e restaurantes, assim como espaços para comprar lembrancinhas da capital. Ou seja, vale muito a pena uma visita.
- Dica de leitura: Veja onde ficar em Madrid: bairros, hotéis e hostels
Localizada no coração da capital, a Plaza Mayor é uma das mais importantes e bonitas de Madrid
#DicaVidaNaMala | Os arredores de Madrid contam com diversos atrativos, como: Toledo, Segóvia e Ávila, por exemplo. Desse modo, alugar um carro é uma ótima opção para conhecer tudo com mais conforto e liberdade. Então, se você quer alugar um carro com desconto, sem pagar IOF e ainda parcelar em até 12 vezes, clique aqui! Ah, o cancelamento é gratuito 😉
3) PLAZA DEL CALLAO
Sim, o terceiro ponto turístico da lista é outra praça, dessa vez, a Plaza de Callao (7 minutos caminhando a partir da Praça Mayor).
A Plaza de Callao está localizada em uma das regiões mais importantes da capital, que é a junção da rua de Preciados com a Avenida Gran Vía, a principal de Madrid.
A praça não é grande, mas merece uma visita, assim como rende boas fotos. Além disso, a praça faz parte da lista dos patrimônios históricos da humanidade, da Unesco, sendo rodeada por prédios históricos, bares, cafés e restaurantes.
4) GRAN VÍA
Como escrevi acima, a Plaza Callao é o ponto de junção com a Avenida Gran Vía, a qual foi construída entre 1910 e 1929. A avenida é considerada um marco na modernização da capital, e local que abrigou os primeiros arranha-céus de Madrid.
Na época, cerca 300 casas foram demolidas para que a obra fosse feita.
Nos dias atuais, a Gran Vía abriga lojas finas de moda e restaurantes, assim como teatros, cinemas e salas de espetáculos. Aliás, antigamente alguns chegavam a chamá-la a Brodway Madrilenha.
5) MERCADO DE SAN MIGUEL
Ok, chega de praças e de ruas! A apenas 8 minutos caminhando da Plaza Callao, você chega ao Mercado de San Miguel, o mais famoso da capital.
Construído totalmente em ferro, o Mercado de San Miguel foi revitalizado em 2009, e oferta uma infinidade de comidas típicas da Espanha, com destaque para o jamón serrano. Ao todo, são 30 lojas, as quais também servem bebidas.
- Dica de programa: excursão com degustação de tapas e vinhos
A história do mercado
O lugar já abrigava um mercado popular a céu desde a Idade Média. Porém, a partir do século 19, quando surgiram ideias de higienismo, a estrutura atual foi erguida (mais exatamente, entre 1913 e 1916).
- Horário de abertura: segunda, terça, quarta e domingo (das 10h à meia-noite). Quinta, sexta e sábado (das 10h às 2h – sim, 2 da madrugada)
6) MUSEO DEL PRADO E FUENTE DE CIBELES
A próxima dica de o que fazer em Madrid em 3 dias é conhecer o Museo del Prado, o qual está a 20 minutos caminhando do Mercado de San Miguel.
Aliás, além de ser o museu mais conhecido de Madrid, o Museo del Prado é considerado o mais importante da Espanha, assim como um dos mais relevantes do mundo!
Inaugurado em 1819, o museu abriga pinturas dos séculos 16 a 19, com destaque para pintores como Goya, El Greco, Botticelli, Caravaggio e Hieronymus Bosch, por exemplo. Além disso, o prédio que abriga o museu é muito bonito.
- Horário de funcionamento: segunda a sábado (das 10h às 20h), domingos e feriados (das 10h às 19h)
- Preço da entrada: € 15 – grátis de segunda a sábado (das 18h às 20h) e domingos (das 17h às 19h)
- Visitação guiada: € 37 (veja mais aqui)
Admire a Fuente de Cibeles, a qual está em frente ao museu
Ao sair (ou antes de entrar) do museu, repare na fonte que se encontra logo em frente: se trata da Fuente de Cibeles, considerada um dos monumentos mais importantes da cidade.
A fonte representa a deusa Cibeles sendo puxada por uma carroça. O curioso é que, quando construída, a fonte estava posicionada no centro, e servia para abastecer os madrilenhos.
Então, depois de cumprir a sua função, a fonte foi transferida para o atual local, em 1895.
Atualmente, também é o ponto de celebração de conquistas do Real Madrid, assim como das seleções espanholas de futebol e de basquete.
7) PUERTA DE ALCALÁ
Bem pertinho do Museo del Prado (11 minutos caminhando) está a Puerta de Alcalá, um dos monumentos mais importantes e mais fotografados de Madrid.
A Puerta de Alcalá, que tem 22 metros de altura, foi inaugurada em 1778, tendo sido um dos 5 portões reais que davam acesso à antiga cidade de Madrid. Cabe destacar que, antes da atual, o portão era de tijolo, o qual foi derrubado.
Então, a mando do então rei Carlos III, a nova Puerta foi reconstruída na Plaza de la Independencia.
Quando pronta, a Puerta de Alcalá se tornou o primeiro arco do triunfo erguido na Europa depois da queda do Império Romano. Aliás, muito antes do conhecidíssimo Arco do Triunfo de Paris (1806).
8) PARQUE EL RETIRO
Um lugar onde Madrid respira e foge da muvuca. Assim é o Parque El Retiro, o qual está ao lado da Puerta de Alcalá.
O parque, o mais importante da capital, foi aberto à população em 1868 e, nos dias atuais, é um dos lugares preferidos dos moradores da cidade, assim como dos turistas.
- Importante saber: O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na Europa: veja aqui onde encontrar opções baratas
Se trata de uma área com 118 hectares, o qual está localizada na região central da cidade. Para se ter uma ideia, o parque foi construído inicialmente para o então rei Felipe IV.
Entre os principais atrativos do lindo parque, estão:
- Lago: que dá vida ao parque e onde se pode fazer um passeio de pedalinhos;
- Palácio de Cristal: construído em vidro, em 1887, e o qual abriga exposições de arte;
- Monumento a Alfonso XII: o qual está cercado por um lindo arco, e onde muitos músicos de rua costumam tocar;
O parque abre diariamente, das 6h às 22h (de outubro a março) e das 6h à meia-noite (de abril a setembro).
Pertinho do Jardim Botânico
Ao caminhar pelo Parque El Retiro, você pode chegar ao Jardim Botânico, o qual conta com mais de 5 mil espécies e possui 4 andares.
A entrada custa € 4, e o jardim abre diariamente, a partir das 10h.
LEIA MAIS SOBRE A ESPANHA
- Conheça os principais pontos turísticos de Sevilha
- De Madrid a Segóvia: como ir e o que fazer
- Bate e volta de Madrid a Toledo: como ir e o que fazer
- O que fazer em Barcelona em 3 dias
- O que fazer em Sevilha: 15 super dicas
- Veja onde ficar em Madrid: bairros, hotéis e hostels
- Veja o que fazer em Toledo: lugares, transporte e mais
9) CÍRCULO DE BELLAS ARTES
Na saída do Parque El Retiro, eu sugiro dar uma passada no Círculo de Bellas Artes, mais uma dica de o que fazer em Madrid em 3 dias.
O bacana é que o Círculo de Bellas Artes, que está a apenas 11 minutos caminhando, foi fundado em 1880 por artistas com um pensamento mais inovador em relação às artes.
Aliás, o edifício abriga cerca de 1.200 peças entre gravuras, pinturas, esculturas, entre outros. Além disso, conta com um acervo de aproximadamente 3 mil livros, assim como organiza exposições itinerantes, oficinas, concertos e shows, por exemplo.
Dica: não deixe de subir até o terraço do edifício, de onde se tem uma vista linda de Madrid 😉
- Horário de funcionamento: segunda a sexta (das 9h às 22h30), sábados, domingos e feriados (das 11h às 22h30)
- Preço da entrada: € 4 (terraço), € 4 (exposições) ou € 5 (terraço + exposições)
10) PLAZA DE SANTA ANA
10 minutos: este é o tempo que você vai levar caminhando do Círculo de Bellas Artes até a Praça de Santa Ana, a qual tem como 3 grandes destaques:
- Estátua de Frederico García Lorca: um dos mais reconhecidos poetas e dramaturgos espanhois de todos os tempos (que foi assassinado pela ditadura de Franco);
- Calderón de la Barca: outro dos grandes dramaturgos e poetas da Espanha;
- Teatro Español: fundado em 1895 e que tem as duas estátuas citadas olhando para a sua fachada;
Além de ser rodeada por lindos edifícios seculares, a Plaza de Santa Ana foi (por vários séculos) o ponto de encontro de alguns dos artistas mais importantes da Espanha.
À noite a praça fica ainda mais bonita por causa da iluminação. Além disso, abriga diversos bares onde você pode beber e provar comidas típicas do país.
11) PALÁCIO REAL
16 minutos caminhando da Plaza de Santa Ana está a minha próxima sugestão de o que fazer em Madrid em 3 dias: visitar o Palácio Real – sim, para quem não sabe, a Espanha é uma monarquia parlamentarista, ou seja, tem rei (Felipe VI).
Construído no século 18, o Palácio Real de Madrid é o quarto maior da Europa, com 4.318 quartos.
Apesar de o lugar ainda ser a residência oficial do rei, Felipe VI mora no Palácio da Zarzuela, o qual está localizado nos arredores da capital.
Desse modo, o Palácio Real é utilizado para recepções oficiais, jantares, audiências e entregas de prêmios, por exemplo.
Além disso, parte do palácio é aberto para visitação, e o seu interior tem como grande destaque pinturas de artistas consagrados, como Caravaggio, El Greco, Goya e Mengs. O lugar também abriga coleções Reais, tapeçarias, porcelanas e mobiliários históricos.
- Horário de abertura: das 10h às 18h (de março a outubro) e das 10h às 20h (de abril a setembro)
- Preço da entrada: € 15
- Visitação guiada: € 29 (veja mais aqui)
- Entrada grátis: para cidadãos da América Latina, de segunda a quinta, das 17h às 19h (leve o passaporte)
12) CATEDRAL DE MADRID
Conhecida como Catedral de Madrid, a Catedral da Almudena está em frente ao Palácio Real, e merece uma visita, já que é considerada o edifício religioso mais importante da cidade.
A catedral é diferente, principalmente quando comparada a outras europeias. Isso porque, ao contrário do estilo clássico, a de Madrid é marcada por linhas retas e vitrais, o que a deixa com um ar mais moderno.
Com 73 metros de altura, a catedral teve a construção iniciada em 1883, no entanto, o término somente ocorreu completamente em 1993. No mesmo ano, foi a primeira catedral consagrada por um papa (João Paulo II) fora de Roma.
- Importante saber: O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na Europa: veja aqui onde encontrar opções baratas
Catedral
- Horário de abertura: diariamente, das 9h às 20h30
- Preço da entrada: grátis
Museu e cúpula
- Horário de abertura: de segunda a sábado, das 10h às 14h30
- Preço da entrada: € 6
#DicaVidaNaMala | O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na zona de Schengen, da qual a Espanha faz parte. Aliás, a cobertura mínima exigida é de 30 mil Euros e, caso você não tenha um, pode ter problemas logo na imigração. No entanto, a parte boa é que os leitores do Vida Na Mala têm até 15% de desconto na compra de planos internacionais, os quais podem ser parcelados em até 6 vezes! Para saber mais, clique aqui!
13) PLAZA DE ESPAÑA, UMA HOMENAGEM A CERVANTES
Depois de visitar a Catedral de Madrid, eu sugiro dar uma caminhada de apenas 8 minutos até a Praça da Espanha, considerada uma das mais importantes da capital espanhola – é a partir dela que começa a Gran Vía.
A praça abriga um conjunto de esculturas que homenageiam o escritor espanhol Miguel de Cervantes, inclusive com os icônicos personagens de Don Quixote e Sancho Panza – ou seja, vale a pena conferir 🙂
14) TEMPLO DEBOD
Com 2200 anos de história, o Templo Debod está a apenas 7 minutos caminhando a partir da Praça da Espanha. Aliás, o templo foi dado de presente à Espanha (pelo Egito), em 1968, em agradecimento pela ajuda espanhola em salvar os templos de Nubia.
Inaugurado em 1972, o Templo Debod é um lugar bastante bonito, principalmente à noite, quando as pedras são iluminadas e refletem nos espelhos d’água.
O parque ao redor do templo é aberto 24 horas, porém, para visitar o interior é preciso ficar atento aos horários: de terça a domingo, das 10h às 20h (a entrada é gratuita).
Ver essa foto no Instagram
15) MUSEU REINA SOFÍA
Inaugurado em 1992 em homenagem à rainha Sofía, o museu de arte moderna é considerado um dos mais importantes da Espanha.
Aliás, o museu Reina Sofía dá continuidade às épocas não abrangidas pelo Museu do Prado, ou seja, obras produzidas a partir de 1881 – ano de nascimento de Pablo Picasso.
Além disso, o museu abriga obras de artistas muito respeitados, como Joan Miró e Salvador Dalí.
- Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 18h (até às 22h de abril a setembro), e domingos, das 10h às 19h
- Preço da entrada: € 12 – entrada gratuita na segunda e de quarta a sábado (das 19h às 21h) e no domingo (das 12h30 às 14h30)
16) CASA DE CAMPO, O MAIOR PARQUE DE MADRID
Mais uma dica de o que fazer em Madrid em 3 dias: é passar algumas horas na Casa de Campo, o maior parque público de Madrid com 1700 hectares – 5 vezes maior que o famoso Central Park de Nova York.
O parque é uma antiga área de recreação e caça da monarquia espanhola, a qual foi cedida à municipalidade e, assim, aberta ao público em geral.
Aliás, o parque Casa de Campo é tão grande que dentro dele você encontra diversas atrações turísticas, como: um parque de diversões (o Parque de Atracciones), um teleférico com 40 metros de altura, um zoológico e uma arena multiuso.
Além disso, um dos grandes destaques do parque é um lago artificial do século 16, o qual conta com bares no arredores e no qual você pode fazer um passeio de barco.
17) MERCADO EL RASTRO, 400 ANOS DE HISTÓRIA
Mais uma sugestão de o que fazer em Madrid em 3 dias é dar uma passeada pelo Mercado de El Rastro, um mercado ao ar livre que tem mais de 400 anos de história.
No mercado, você encontra um pouco de tudo: escultura, artesanato, livros, quadros, revistas em quadrinhos, roupas e por aí vai…
É importante salientar que o mercado somente abre aos domingos. Então, se você estiver em Madrid pelo fim de semana, vale a pena dar uma passada pela feira cedinho e terminar a manhã em algum bar ou restaurante comendo pratos típicos do país 😉
18) ESTÁDIOS DO REAL MADRID E DO ATLÉTICO DE MADRID
Por fim, caso você seja um apaixonado por futebol, a minha sugestão é visitar os estádios dos famosos Real Madrid e Atlético de Madrid.
Santiago Bernabéu
Casa do Real Madrid, o estádio passou por uma reforma recente, se tornando um dos mais modernos do planeta. O bacana é que você pode fazer um tour pelo lugar, conhecendo a história do clube, vendo de perto troféus de conquistas e ainda caminhar pelas arquibancadas, por exemplo.
- Como chegar: metrô Linha 10 (azul escuro)
- Horário de visitação: diariamente, das 9h30 às 19h (domingo, das 10h às 18h30)
- Onde comprar entradas: no local ou pela internet (saiba mais aqui)
Estádio Metropolitano
Já o Estádio Metropolitano, inaugurado em 2017, é a casa do Atlético de Madrid, outro clube que faz parte dos grandes do futebol espanhol. Durante a visitação, você confere o museu do time, visita os vestiários, sala de imprensa e salas interativas, por exemplo.
- Como chegar: metrô Linha 2 (vermelho) + ônibus 167
- Horário de visitação: diariamente, das 11h às 19h
- Onde comprar entradas: no local ou pela internet (saiba mais aqui)
O que fazer em Madrid em 3 dias
Bairros bacanas da capital
Sabe mais uma parte legal de Madrid? A capital conta com bairros tão bacanas que acabaram se tornando verdadeiras atrações turísticas da cidade. Ou seja, vale a pena incluí-los no seu roteiro por Madrid 🙂
Bairro La Latina
É um dos bairros mais animados de Madrid, repletos de bares, restaurantes e cantinas. Aliás, é composto por ruas estreitas, as quais tiveram origem na antiga cidadela islâmica medieval que existia no local.
Trata-se de um bairro ótimo para sair caminhando sem destino e se deparar com construções, igrejas e praças seculares.
Aliás, para muitos, La Latina é a capital da boemia madrilenha, o que se justifica pela quantidade de bares de ‘cervezas y tapas’. Além disso, La Latina conta com diversas opções de hospedagem.
Bairro Lavapiés
Praticamente ao lado do bairro La Latina, se encontra o bairro de Lavapiés, considerado um dos mais vibrantes e multicultural da capital espanhola.
Aliás, no Lavapiés você encontra restaurantes indianos, marroquinos e de Bangladesh, cafeterias, cantinas e bares típicos espalhados por ruas íngremes e medievais.
Além disso, o Lavapiés é um ótimo lugar para curtir a noite em Madrid, assim como se hospedar.
Fique atento: ao caminhar pelas ruas de Lavapiés, fique de olho nos lindos murais espalhados por toda parte.
Bairro das Letras
Mais uma sugestão de o que fazer em Madrid em 3 dias é conhecer o bairro das Letras, o qual foi lar de grandes escritores no século 17, como Miguel de Cervantes. Nos dias atuais, o bairro abriga diversos teatros e shows de flamenco.
Além disso, o bairro das Letras (onde está a Plaza de Santa Ana) conta bares e cervejarias animadas, casas noturnas, bistrôs, restaurantes, ótimas cafeterias, livrarias, hotéis e hostels e por aí vai.
Bairros Malasaña e Chueca
Uma área repleta de cafés, lojas de roupa vintage, bares animados, casas de rock e clubes com bandas e dj’s ao vivo. Bem, isso é um pouco de Malasaña e Chueva, dois dos bairros mais animados de Madrid.
Porém, nem só de boemia vivem Malasaña e Chueca, já que durante o dia os bairros são super agradáveis e oferecem diversos locais para comer ou tomar um café, ao exemplo do Mercado San Ildefonso. Além disso, são ótimos bairros para se hospedar.
O que fazer em Madrid sozinho
A capital espanhola é super cosmopolita e oferece uma infinidade de atrações. Desse modo, encontrar o que fazer em Madrid sozinho é tarefa fácil. Aliás, eu fui sozinho para Madrid mais de uma vez e aproveitei bem mesmo!
Ou seja, você pode curtir todos os pontos turísticos de Madrid estando acompanhado ou não. Além disso, se a ideia é conhecer pessoas, dá uma olhada na dicas que separei abaixo:
– Se hospede num hostel
Sério, é a melhor maneira de conhecer pessoas e, assim, encontrar parcerias para sair à noite ou fazer passeios. Aliás, passei 1 ano da minha vida fazendo isso! O bacana é que Madrid conta com vários hostels ótimos, como você pode conferir aqui.
– Faça algum passeio em grupo
Outra maneira de conhecer pessoas é fazendo alguma atividade em grupo, como uma caminhada guiada por Madrid. Se trata de uma ótima maneira de saber mais sobre a cidade e fazer novas amizades. Abaixo, separei algumas sugestões bacanas de excursões:
- Excursão de bicicleta elétrica ou comum pelos pontos turísticos de Madrid
- Excursão a pé por vinhos e tapas com degustação
- Passeio guiado pelo parque El Retiro com degustação de tapas
- Passeio guiado grátis a pé pelos principais pontos turísticos de Madrid
O que fazer em Madrid à noite
Encontrar o que fazer em Madrid é fácil, já que a capital conta com uma vida noturna que se destaca na Europa.
Como destaquei na parte sobre os bairros de Madrid, as melhores regiões para frequentar na noite da capital são: Malasaña, Lavapiés e La Latina.
Além disso, você pode incluir na lista o bairro de Chueca (com muitos bares LGBTQIAP+) e a Avenida Brasil (perto do estádio Santiago Bernabéu), que também conta com muitos clubes e bares.
- Clubes: se destacam o Kapital, o Joy Eslava, o Ochoymedio e o Medias Puru
- Pubs: atenção para o Barbara Ann, o Tony2 e o El Intruso
- Bares na cobertura: confira o bar do Círculo de Bellas Artes, o El Viajero e o The Hat
Dica: não se deixe levar somente pelos nomes famosos. Você vai encontrar muitos bares e clubes bacanas andando nas ruas de Madrid, principalmente nos bairros destacados anteriormente 😉
Perguntas e respostas
– O que não pode deixar de fazer em Madrid?
Na lista do que você não pode deixar de fazer em Madrid, estão as seguintes sugestões:
- Caminhar com calma pelo centro histórico e conferir as praças e construções seculares;
- Passear pela Gran Vía, a avenida mais charmosa de Madrid;
- Provar comidas típicas no Mercado de San Miguel;
- Relaxar no verde do lindo parque El Retiro.
- Conferir o Museo del Prado, um dos mais importantes do mundo;
- Visitar o Templo Debod no fim do dia, quando as luzes deixam o lugar ainda mais bonito;
– O que fazer em Madrid em 1 dia?
Olha, confesso que 1 dia em Madrid é pouco tempo para aproveitar as atrações turísticas da cidade. No entanto, caso a sua agenda esteja apertada, a minha dica é fazer o seguinte:
Iniciar o roteiro cedinho pela Puerta del Sol, passando pela Plaza Mayor, Plaza Callao e Gran Vía – parando para comer e já aproveitando para conhecer o Mercado de San Miguel.
Então, caminhar ou pegar um Uber/Cabify até o Museu do Prado (entrar é opcional) e, em seguida, caminhar até o Parque El Retiro, passando antes pela Puerta de Alcalá. De lá, pegar o metrô da Linha 2 (vermelha) até o Palácio de Madrid e terminar o roteiro de 1 dia no Templo Debod.
– O que fazer em Madrid em 2 dias?
Agora, se você tem 2 dias em Madrid, eu sugiro dividir os pontos turísticos da pergunta anterior, visitando tudo com mais calma – principalmente o Parque El Retiro, o Museu do Prado e o Palácio de Madrid.
Além disso, você pode incluir a Plaza de Santa Ana, o Museu Reina Sofía e o bonito Parque Casa de Campo.
– O que fazer em Madrid em 3 dias?
Num roteiro de o que fazer em Madrid em 3 dias eu incluiria os 18 pontos sugeridos no artigo. Caso ache muito corrido, pode deixar de fora alguns pontos, como o Círculo de Bellas Artes, o Museu Reina Sofía e os estádios.
Aí, sobra mais tempo para caminhar pelos bairros de La Latina, Lavapiés, Das Letras e Malasaña (onde você pode, inclusive, curtir a noite em Madrid).
– O que fazer em Madrid em 5 dias?
Eu acho que 5 dias em Madrid é um tempo ótimo para conhecer os principais pontos turísticos da capital da Espanha e ainda fazer pelo menos um bate e volta nos arredores.
Nesse caso, eu sugiro o tour combinado para Toledo + Segóvia – para mim, um dos mais bacanas.
Agora, se a ideia é dedicar 2 dias a passeios nos arredores, eu sugiro as seguintes opções:
– Como economizar em Madrid?
Olha, muitas das atrações turísticas de Madrid são gratuitas, como praças, parques e até museus (dependendo do horário, como você leu no artigo).
Além disso, você pode fazer alguns passeios guiados a pé por Madrid (com uma contribuição espontânea no final), como:
- Excursão a pé grátis pelos pontos turísticos de Madrid
- Tour grátis caminhando pelo parque Casa do Campo
- Tour noturno caminhando e grátis pelas ruas de Madrid
– Preciso de seguro viagem para a Espanha?
Sim, o seguro viagem é obrigatório para entrar na Espanha e outros países da União Europeia.
Aliás, se você não contratar um seguro viagem, pode encontrar problemas logo na imigração. Ou seja, melhor não arriscar.
Onde contratar: sempre e uso o buscar da Seguros Promo, que conta com diversas opções de preços e coberturas (saiba mais aqui).
Onde ficar em Madrid
Abaixo, separei algumas sugestões de onde ficar em Madrid. Inclui sugestões para todos os gostos e bolsos! 🙂
l Dica 1 de hospedagem: BEHAP MADRID MALASAÑA
A minha primeira sugestão de onde ficar em Madrid é o apart-hotel Behap Madrid Malasaña, que possui avaliação 9,0 no Booking.com. Situado na região central da capital, o Behap está perto de diversos pontos turísticos.
Além disso, se trata de uma opção moderna, ampla e com diversas comodidades, como TV tela plana, ar-condicionado e aquecedor, depósito para bagagens e banheiro privativo (clique aqui para saber mais).
l Dica 2 de hospedagem: AYRE GRAN HOTEL COLÓN
Se você decidir se hospedar na região do Parque do Retiro, a minha dica é o Ayre Gran Hotel Colón, que também está perto de um dos museus mais importantes da Espanha, o do Prado.
O Ayre Hotel é moderno, bem iluminado e conta com espaços grandes e jardins. Além disso, serve refeições, bebidas e também café da manhã (clique aqui para saber mais).
l Dica 3 de hospedagem: HOSTEL GENERATOR
O Generator Madrid faz parte de uma das maiores redes de hostels da Europa, e está a localizado a poucos passos da Gran Vía, a principal avenida da capital. Sendo assim, também está pertinho de muitos pontos turísticos da cidade.
Estiloso, moderno e espaçoso, o Generator oferece café da manhã e ainda conta com quartos privativos (clique aqui para saber mais).
l MAIS: Clique aqui para ver mais opções de hospedagem em Madrid
Como se locomover pela capital
O metrô é a maneira mais fácil e rápida de se locomover por Madrid. O preço da viagem única varia entre 1,50 e 2 Euros (depende da distância). Entretanto, se você comprar um combo de 10 passagens, por exemplo, paga 12,20 Euros, ou seja, 1,20 Euro por passagem.
Cartão magnético: para utilizar o metrô, você precisa comprar um cartão magnético, o qual é recarregável e custa 2,50 Euros. Pode também ser usado para pegar ônibus e trens que realizam trajetos dentro da capital.
Além disso, caso você queira um pouco mais de comodidade, saiba que ainda é possível se locomover pela capital em táxi, Uber e Cabify.
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa: saiba mais
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Veja dicas sobre o que levar na mala
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
Como chegar e sair
Madrid é a cidade mais importante da Espanha, assim como uma das mais importantes da Europa. Desse modo, chegar e sair da capital é algo fácil, já que Madrid conta com um dos aeroportos mais movimentados do continente.
Além de voos de grande porte, o aeroporto Afonso Barajas também recebe voos de companhias low cost, os quais costumam ser bem baratos.
- Dica: nos buscadores Skyscanner e Kiwi é possível comparar os preços e encontrar os melhores voos para Madrid durante o ano todo.
Deixando o aeroporto
Sair ou chegar ao aeroporto de Madrid é algo simples, já que todos os terminais são servidos por metrô, trem e ônibus.
Desse modo, se você deseja tomar metrô ou trem, basta ir às máquinas de venda, selecionar a parada final (Plaza del Sol, por exemplo) e pagar. Sempre há alguém no local para auxiliar na hora da compra, caso seja necessário.
Transfer particular: além disso, caso você esteja buscando por mais comodidade, ainda pode contratar um transfer particular (veja mais aqui).
CHEGANDO E SAINDO EM TREM OU ÔNIBUS
Como se pode imaginar, Madrid também é amplamente atendida por ônibus e trens, os quais chegam de outras partes da Espanha e de países vizinhos. Aliás, abaixo selecionei alguns dos destinos mais comuns:
- Barcelona: clique aqui para saber mais
- Valência: clique aqui para saber mais
- Sevilha clique aqui para saber mais
- Málaga: clique aqui para saber mais
- Saragoça: clique aqui para saber mais
- Lisboa (Portugal): clique aqui para saber mais
- Porto (Portugal): clique aqui para saber mais
Passeios de 1 dia a partir de Madrid
Além de curtir as atrações turísticas de Madrid, saiba que você pode fazer alguns passeios bem bacanas de 1 saindo da capital. São os casos de Segóvia, Toledo e Ávila, por exemplo.
- Dica importante: Veja onde encontrar um seguro viagem barato para a Europa
I TOLEDO, A PRIMEIRA CAPITAL DA ESPANHA
Você sabia que Toledo foi a primeira capital da Espanha? Pois bem, a cidade, de estilo medieval, está pertinho de Madrid e merece muito um bate e volta.
Também conhecida como a “Cidade Imperial”, Toledo está a apenas 71 km distante da capital, e é marcada por construções de estilos cristão, judeu e árabe, ou seja, é linda.
Como se pode imaginar, são diversos os passeios de 1 dia entre Madrid e Toledo e, muitos deles, também incluem a cidade de Segóvia, como destaco a seguir:
- Tour de Madrid a Toledo: veja mais aqui
- Tour de Madrid a Toledo + Segóvia: veja mais aqui
TREM OU ÔNIBUS
Além disso, você pode fazer o bate e volta entre Madrid e Toledo em trem ou ônibus (confira aqui horários e disponibilidade).
- Sugestão de leitura: aproveite para ler o artigo completo que escrevi sobre como ir de Madrid a Toledo
I SEGÓVIA, A CIDADE DO CASTELO QUE INSPIROU WALT DISNEY
Para mim, Segóvia é uma das cidades mais bonitas nos arredores de Madrid. Menos de 100 km distante da capital, Segóvia tem como grandes destaques o seu Aqueduto, a sua catedral de estilo gótico (a terceira maior da Espanha) e o seu castelo (Alcázar de Segóvia).
Aliás, o castelo de Segóvia (dizem) serviu como inspiração para que Walt Disney criasse o castelo da Bela Adormecida.
Então, caso você tiver um tempinho, eu realmente sugiro um bate e volta de Madrid a Segóvia. Aliás, há passeios que também incluem as cidades de Toledo e Ávila, como destaco abaixo:
- Excursão de Madrid a Segóvia: veja mais aqui
- Tour de Madrid a Segóvia + Ávila: veja mais aqui
- Passeio de Madrid a Segóvia + Toledo: veja mais aqui
TREM OU ÔNIBUS
Além disso, você pode fazer o bate e volta entre Madrid e Segóvia em trem ou ônibus (confira aqui horários e disponibilidade).
- Sugestão de leitura: aproveite para ler o artigo completo que escrevi sobre como ir de Madrid a Segóvia
I ÁVILA, A VILA AINDA CERCADA PELOS MUROS MEDIEVAIS
Por fim, a última dica de bate e volta saindo de Madrid é para conhecer Ávila, uma cidade fundada no século 9 e que ainda conserva o muro que a cerca desde o período medieval e tem ainda como destaque a Basílica de São Vicente (um exemplo da arquitetura romana).
Para ir de Madrid a Ávila, a maneira mais fácil é participar de uma excursão guiada. Aliás, a maioria dos passeios inclui também a bela Segóvia:
- Tour de Madrid a Segóvia + Ávila: veja mais aqui
- Passeio guiado com Ávila, Segóvia e Toledo: veja mais aqui
TREM OU ÔNIBUS
Do mesmo modo, você pode fazer o bate e volta entre Madrid e Ávila em trem ou ônibus (confira aqui horários e disponibilidade).
Para onde ir depois de Madrid
Caso o seu ponto de partida seja Madrid, eu sugiro conhecer 2 das mais encantadoras cidades da Espanha: Barcelona e Sevilha.
Aliás, escrevi artigos beeem completos sobre o que visitar nos destinos turísticos, como você pode ler a seguir 😉
+ Seguro viagem obrigatório
O seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa. Desse modo, você pode ter problemas logo na imigração caso não tenha um. Então, para evitar imprevistos, sugiro que você procure por uma cobertura barata mesmo.
Aliás, eu uso o buscador Seguros Promo, que mostra as melhores opções. Além disso, se você utilizar o cupom VIDANAMALA5, ganha até 15% de desconto!
Internet ilimitada
Então, sempre que viajo para fora do Brasil, compro um chip internacional, o qual me oferece internet ilimitada. Aliás, o chip pode ser retirado em aeroportos ou você pode pedir para recebê-lo em casa pelos Correios (clique aqui para saber mais).
Vale a pena alugar um carro?
Olha, eu acredito que vale muito a pena alugar um carro, principalmente se você estiver acompanhado. Madrid é linda, mas os arredores da capital são encantadores, como Toledo, Segóvia e Ávila, por exemplo. Aliás, o carro torna tudo mais fácil.
Então, caso você fique uns dias pela região, eu sugiro alugar um carro, o qual pode ser encontrado no RENTCARS, o buscador mais utilizado no mundo.
Através dele, você pode reservar o carro ainda estando no Brasil, e evita o pagamento do IOF (imposto sobre transações internacionais). Além disso, ainda pode parcelar o pagamento em até 12x no cartão (clique aqui para saber mais).
Você ainda tem dúvidas de o que fazer em Madrid em 3 dias ou gostaria de compartilhar a sua experiência? Então, deixe o seu comentário abaixo!
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram e YouTube.
✈️ VOOS BARATOS: Skyscanner e Kiwi
🛌🏼 HOSPEDAGEM: Booking.com
🏥 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
🎟️ PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
🚍 TRENS E ÔNIBUS: OMIO
💳 CARTÃO INTERNACIONAL: WISE
📲 CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
🚗 ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!