Mais do que saber o que fazer em Amsterdam em 3 dias: no artigo a seguir, você ainda encontra sugestões de quando ir, os melhores passeios nos arredores, onde se hospedar, como se locomover e muito mais! 🙂
ARTIGO SOBRE O QUE FAZER EM AMSTERDAM EM 3 DIAS: DICAS COMPLETAS
Olha, encontrar o que fazer em Amsterdam é algo fácil, já que a cidade é histórica e cheia de atrações turísticas, com destaque para os famosos canais.
Além disso, Amsterdam é multicultural, respeita a diversidade, tem uma noite agitada e opções turísticas para todos: solteiros, casais, jovens, idosos e por aí vai.
Por isso, resolvi escrever esse artigo sobre o que fazer em Amsterdam em 3 dias.
Além disso, deixei uma sugestão de o que fazer em Amsterdam em 2 dias, caso o seu tempo seja mais apertado.
E, se você tiver um dia sobrando, também deixei uma dica de roteiro de 4 dias em Amsterdam 😉
Ou seja, é só ler, se organizar e curtir as atrações da capital dos Países Baixos.
Um pouco sobre Amsterdam
Antes de entrar nas dicas de o que fazer em Amsterdam em 3 dias, quero destacar algumas informações importantes sobre a capital do Reino dos Países Baixos.
Conhecida mundialmente pelos canais e por ser a ‘capital das bicicletas’, Amsterdam conta com cerca de 900 mil habitantes, sendo a cidade mais populosa do país. Aliás, o seu nome surgiu inspirado no Rio Amstel (sim, o mesmo nome da cerveja).
Considerada um Patrimônio Histórico da Humanidade, pela Unesco, Amsterdam surgiu no século 12 e hoje se destaca como um dos principais centros financeiros da Europa. Além disso, a capital holandesa é referência em turismo e já foi considerada uma das melhores cidades do mundo para se viver.
Amsterdam, Amsterdã ou Amsterdão?
Todas as grafias estão corretas (de acordo com cada idioma ou país).
Em inglês e em deutsch (idioma oficial dos Países Baixos), se escreve Amsterdam, enquanto Amsterdã escrevemos no Brasil. Já o Amsterdão é utilizado em Portugal.
Holanda ou Países Baixos?
Apesar de conhecermos o país como Holanda, o nome oficial é Reino dos Países Baixos (sim, o lugar conta com rei). Na realidade, o nome Holanda é oriundo de duas regiões do país: Holanda do Sul e Holanda do Norte.
Não à toa, moradores das outras 10 províncias do país (são 12 ao todo) não se sentem contemplados. É por isso que há várias campanhas de marketing, inclusive governamentais, para que o nome oficial “Netherlands” (Países Baixos, em português) seja o único utilizado.
Lista: o que fazer em Amsterdam em 3 dias
Informações importantes: não deixe de ler o texto até o final. Isso porque, além das dicas de o que fazer em Amsterdam em 3 dias, ainda deixo algumas dicas super importantes para o seu roteiro 😉
- Como se locomover por Amsterdam
- Chegar e sair de Amsterdam
- Passeios nos arredores
- Onde comer e beber
- Seguro viagem obrigatório
- Quando visitar a cidade
- Do aeroporto ao centro
- Onde ficar em Amsterdam
O que fazer em Amsterdam: DIA 1
Praça dos Museus, museus, parque e Red District
1) Praça dos Museus (Museumplein)
A primeira dica de o que fazer em Amsterdam em 3 dias é visitar a Praça dos Museus, onde está aquele famoso letreiro “I amsterdam”, assim como alguns dos museus mais importantes do país.
Olha, o lugar é muito bonito, com destaque para o lago (que vira uma pista de patinação no inverno) e para os lindos jardins, onde pessoas costumam sentar para relaxar e curtir o dia (na primavera e verão).
Aliás, como o próprio nome diz, na Museumplein estão localizados diversos museus. Ou seja, a partir da praça você segue para conhecer outros pontos turísticos de Amsterdam.
A praça é aberta 24 horas por dia, e pode ser visitada inclusive à noite, já que Amsterdam é segura.
2) Museu Van Gogh
Nada mais conveniente e indicado do que visitar museus estando na Praça dos Museus, não é mesmo?
Para iniciar, a primeira sugestão de museu é o Van Gogh, o qual é dedicado ao mais famoso e considerado mais talentoso pintor holandês de todos os tempos. Aliás, o Museu Van Gogh já foi eleito por visitantes como um dos melhores do planeta.
Além das obras do pintor, o museu também apresenta uma pesquisa sobre a vida de Van Gogh. Ou seja, vale muito a pena visitar. Só para se ter uma ideia, no local estão expostas algumas das obras mais valiosas do mundo, como o Autorretrato, A Casa Amarela, Quarto em Arles e a Vista Arles com Lírios.
Espaço para crianças: caso você viaje em família, saiba que o museu tem um espaço kids, onde os pequenos podem pintar, desenhar, colorir e fazer artesanato, por exemplo 🙂
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 18h (alguns dias até às 17)
- Preço da entrada: 20 Euros
- Onde comprar: no local ou pela internet (veja mais aqui)
3) Museu Nacional (Rijksmuseum)
Outro museu para incluir na lista de o que fazer em Amsterdam em 3 dias é o Museu Nacional (Rijksmuseum), que está pertinho do Museu Van Gogh.
Aliás, o Museu Nacional dos Países Baixos foi fundado em 1800 na cidade de Haia, que ainda é a sede do governo, apesar de Amsterdam ser a capital. Entretanto, foi transferido para o local atual 8 anos depois.
O bacana é o Museu Nacional dos Países Baixos conta com cerca de 8 mil itens entre pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, entre outros.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 17h
- Preço da entrada: 20 Euros – grátis até 18 anos
- Onde comprar: no local ou pela internet (veja mais aqui)
4) Stedelijk Museum (Museu de Arte Moderna)
Outro museu presente na praça é o Stedelijk, o Museu de Arte Moderna. Aliás, se trata do maior museu de arte moderna e contemporânea do país, tendo sido fundado em 1874.
O museu (uma iniciativa da burguesia da capital) foi construído entre 1892 e 1895 em estilo neorenascentista. No lugar, há um acervo de 90 mil peças entre desenhos, esculturas e pinturas de autores renomados, incluindo Van Gogh.
Além disso, outro artista com obras expostas é Andy Warhol, que ficou muito conhecido no mundo da música pop por, entre outras coisas, ter sido o autor da capa do álbum The Velvet Underground & Nico.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 17h45
- Preço da entrada: 20 Euros – grátis até 18 anos
- Onde comprar: no local ou pela internet (veja mais aqui)
5) Vondelpark, o maior parque da capital
A poucos minutos caminhando da Praça dos Museus está o Vondelpark, o parque mais central e um dos mais famosos de Amsterdam. Além disso, o parque também é o maior da capital holandesa.
Aliás, se trata de um dos parques mais frequentados pelos moradores de Amsterdam. Não à toa, lá você verá muita gente praticando esportes, andando de bicicleta ou mesmo comendo ao ar livre, principalmente em dias de sol.
Desse modo, ao sair dos museus, não deixe de dar um pulinho no Vondelpark, mais uma dica de o que fazer em Amsterdam em 3 dias.
6) Red District, o famoso bairro da luz vermelha
O Red District, ou Distrito da Luz Vermelha, é um icônico bairro de prostituição em Amsterdam, o qual acabou virando atração turística com o passar dos anos. Antes de mais nada, cabe destacar que a prostituição é legalizada no país, ou seja, tá tudo certo!
No Red District, composto por diversas vielas, você vai ver mulheres de todos os tipos e lugares que ficam dentro de vitrines iluminadas à espera de clientes. Ainda vai encontrar sex shops, clubes de striptease, o Museu Erótico, bares, coffeeshops, etc.
O interessante é que a questão é totalmente normalizada em Amsterdam, assim como os coffeeshops (trato mais disso adiante). Ou seja, cada um cuida da sua vida e tá tudo bem 😉
Sendo assim, a minha dica é que você encerre o primeiro dia do roteiro de 3 dias em Amsterdam no Distrito da Luz Vermelha, onde também há diversos bares bacanas para curtir a noite!
Observação importante: é proibido gravar ou tirar fotos das vitrines onde estão as mulheres. Caso você faça isso, pode encontrar problemas
Dicas de passeios pelo Red District
O que fazer em Amsterdam: DIA 2
Museus, bairros bonitos, canais e coffeeshops
7) Casa de Anne Frank
Para iniciar o segundo dia do roteiro de 3 dias em Amsterdam, eu sugiro a Casa de Anne Frank, umas das personagens mais icônicas na história holandesa durante a Segunda Guerra Mundial.
Bem, enquanto a família e a menina viveram escondidas na casa durante a invasão nazista, Anne escreveu um livro (entre 12 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944), no qual relata os momentos vivenciados por um grupo de judeus.
Infelizmente, a família foi descoberta antes de a guerra acabar, e os membros foram enviados a diferentes campos de concentração.
- Dica de passeio: excursão a pé pela vida de Anne Frank e a Segunda Guerra Mundial
Em 1947, o pai (o único sobrevivente) decidiu publicar o livro, que ficou mundialmente conhecido como O Diário de Anne Frank. Desde então, o livro já foi adaptado para o cinema e traduzido para 70 idiomas – somente no Brasil foram vendidas mais de 16 milhões de cópias.
Desse modo, incluir a Casa de Anne Frank na lista de que fazer em Amsterdam em 3 dias é uma super indicação que deixo.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 22h
- Preço da entrada: 14 Euros
- Onde comprar: no local ou pela internet (veja mais aqui)
Ver essa foto no Instagram
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa: saiba mais
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- Veja dicas sobre o que levar na mala
8) Bairro Jordaan
A sugestão seguinte do roteiro de 3 dias em Amsterdam é aproveitar o Bairro Jordaan, que é justamente onde está a Casa de Anne Frank. Aliás, se trata de uma das regiões mais bonitas e charmosas da capital.
Pontos de interesse
No bairro Jordaan, se destaca uma área chamada De 9 straatjes (as 9 ruas), onde você encontra de tudo: boutiques, lojinhas, cafeterias e restaurantes, por exemplo. Aliás, eu sugiro que você almoce pela região antes de seguir as visitas. Ah, não deixe de provar a tradicional torta de maçã.
Outro destaque do bairro é o Noordermarkt, um mercado com mais de 400 anos que conta com flores, antiguidades, flores, produtos orgânicos, joias e por aí vai…
#DicaVidaNaMala | O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na Holanda. Aliás, a cobertura mínima exigida é de 30 mil Euros e, caso você não tenha um, pode ter problemas logo na imigração. No entanto, a parte boa é que os leitores do Vida Na Mala tem até 15% de desconto na compra de planos internacional, os quais podem ser parcelados em até 6 vezes! Para saber mais, clique aqui!
9) Canal Singel e Mercado das Flores
A minha próxima dica de o que fazer em Amsterdam em 3 dias é caminhar pelo lindo canal de Singel e tirar fotos da marcante arquitetura da capital da Holanda.
Além disso, no canal de Singel você encontra o Bloemenmarkt (Mercado das Flores), que conta com diversas lojinhas que, além de flores (com destaque para as famosas tulipas holandesas durante a privamera), também comercializam diversos souvenirs.
10) Museu de cera da Madame Tussauds
Que tal ver astros do cinema, personalidades políticas e religiosas e astros do esporte bem de pertinho em imagens que parecem reais?
Então, isso você pode fazer no museu de cera da Madame Tussauds da capital holandesa, outra sugestão para incluir no seu roteiro de 3 dias em Amsterdam.
- Dica de passeio: combo Madame Tussauds + passeio pelos canais
Para quem não sabe, a unidade de Amsterdam faz parte de uma rede de museus presentes em diversas cidades do mundo, como Nova Iorque, Berlim, Hong Kong, Londres e Bangkok, por exemplo.
Em Amsterdam, você encontra o Barack Obama, a Marilyn Monroe, a Adele, o Johnny Depp, o George Clooney, o Brad Pitt entre tantos outros!
Vale muito a pena conferir 😉
- Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 18h
- Preço da entrada: a partir de 22 Euros
- Onde comprar: no local ou pela internet (veja mais aqui)
11) Coffeeshops
Para finalizar o segundo dos 3 dias em Amsterdam, eu sugiro que você conheça algum dos badalados coffeeshops da cidade.
Aliás, há uma estimativa de que haja cerca de 220 coffeeshops em Amsterdam, locais onde frequentadores podem consumir maconha e haxixe de maneira legal. No entanto, o uso de drogas pesadas, cigarro e álcool é vedado.
Além disso, nos coffeeshops é possível comprar até 5 gramas de maconha por pessoa, assim como produtos que contenham a cannabis, como: cupcakes, milk shakes, chás, etc.
Vale ressaltar que os estabelecimentos estão sempre localizados distante de escolas.
Veja bem, não estou fazendo nenhuma apologia, mas, sim, escrevendo a respeito de uma das partes mais famosas do turismo em Amsterdam.
Entre os mais famosos estão os cooffeeshops The Bulldog, Grey Arena, Boerejongens Centrum, Green House, Abraxas e Easy Time.
O que fazer em Amsterdam: DIA 3
Passeio de bicicleta, passeio de barco, visita a mercados e Heineken Experience
12) Tour de bicicleta
Muito possivelmente você já tenha ouvido aquela frase que fiz que “Amsterdam é a capital das bicicletas”. Pois bem, faz muito sentido, já que são milhares delas por todas as partes. É gente indo trabalhar, é gente trabalhando, é gente passeando, é gente fazendo turismo…
Desse modo, não deixe de incluir um passeio de bicicleta no seu roteiro de 3 dias em Amsterdam. Aliás, há empresas que realizam passeios de bicicleta pelo centro da capital, passando pelos principais pontos turísticos (saiba mais aqui).
Além disso, se a ideia é sair um pouco da muvuca, saiba que há passeios guiados com bicicletas elétricas pelos famosos moinhos de vento, os quais incluem ainda visitação a uma fábrica de queijos (saiba mais aqui).
No entanto, se você está a fim de pedalar sem destino e por conta própria pelas ruas de Amsterdam, pode alugar uma bicicleta – o preço gira em torno de 11 Euros para 3 horas. Para encontrar onde alugar, basta colocar “rent a bike” no Google Maps do seu celular. Além disso, é possível reservar uma bike pela internet (saiba mais aqui).
CONFIRA MAIS DICAS DE ROTEIROS
- Da Cracóvia a Auscwitz, como chegar aos campos de concentração
- Artigo: 10 sugestões de o que fazer em Veneza
- Roteiro de 1 dia em Pisa saindo de Florença: entenda como
- 15 dicas de o que fazer em Sevilha, uma lidenza da Espanha
- O que fazer em Madrid: dicas, serviços e muito mais
- Conheça as principais obras de Gaudí em Barcelona
- Tudo sobre Segóvia, uma lindeza pertinho de Madri
- Os principais pontos turísticos de Toledo, a primeira capital espanhola
- Miami em 3 dias: roteiro completo pelos principais pontos turísticos
13) Passeio de barco pelos canais
Difícil ir embora de Amsterdam sem fazer um passeio de barco pelos seus famosos canais, não é?
Então, se você está a fim de entrar num barco e circular pela capital holandesa, saiba que há uma infinidade de opções, como:
- Cruzeiro tradicional
- Cruzeiro com queijos e vinhos
- Passeio noturno
- Passeios + ingresso Heineken Experience
- Cruzeiro com pizza e bebidas
- Passeio com bebidas ilimitadas
- Cruzeiro com open bar de panquecas
E, olha, há ainda muitas, muitas mais opções…
Normalmente, os passeios duram 1h15 (até 3h quando incluem museus) e os preços iniciam a partir dos 15 Euros.
E que tal dormir num barco ancorado nos canais?
Isso mesmo! Os barcos são tão famosos na capital holandesa que é possível passar a noite em um deles. Para isso, você pode realizar a reserva através da Booking.com, assim como faria com hoteis.
Entre os mais bem avaliados estão os seguintes: Lightship Amsterdam (9,8), Prince Royal B&B (9,6) e Boat no Breakfast (9,5). No caso destes 3, os preços são mais salgados. No entanto, há opções mais econômicas e que são bem legais também!
Se você tá a fim de saber mais, clique aqui e veja a lista de barcos-hoteis em Amsterdam 🙂
14) Albert Cuyp Market
Para muitos, o Albert Cuyp Market é o mercado de rua mais bacana da capital dos Países Baixos. Isso porque no Albert Cuyp Market você encontra praticamente de tudo: doces, queijos, waffles, petiscos, presentinhos, roupas, acessórios e mais.
Aliás, o Albert Cuyp Market é o maior mercado a céu aberto de Amsterdam, e abriga culturas das mais variadas partes do mundo: África, Ásia, Oriente Médio, América do Sul…
Dica gastronômica: não deixe de provar o famoso ‘stroopwafel’, um biscoito típico holandês recheado com caramelo 😉
- Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 17h
15) Heineken Experience
A minha última dica de o que fazer em Amsterdam em 3 dias é a Heineken Experience, ou seja, um tour pela fábrica de uma das cervejas mais populares do mundo!
Aliás, bastante famosa no Brasil, a Heineken foi fundada em 1864 e, durante a visita de 1h30 você conhece mais sobre a história da cerveja e o processo de fabricação.
Além disso, o tour também inclui degustação no fim 🙂
Dica: passeio de barco pelos canais + Heineken Experience
- Horário de funcionamento: diariamente, das 10h30 às 19h30 (até às 21h nas sextas e sábados)
- Preço da entrada: 21 Euros
- Onde comprar: no local ou pela internet (veja mais aqui)
O que fazer em Amsterdam em 3 dias: mais pontos de interesse
Caso tenha um tempinho na agenda, você pode incluir mais alguns pontos de interesse na lista de o que fazer em Amsterdam em 3 dias:
– Praça Leidseplein
Localizada na região central, a praça é uma das mais badaladas e turísticas de Amsterdam e tem como destaque um tabuleiro de xadrez gigante. Além disso, o lugar abriga diversos bares, restaurantes e clubes. Ou seja, é uma das opções de diversão noturna em Amsterdam.
– Praça Rembrandtplein
Trata-se de um espaço dedicado a Rembrandt, um dos mais renomados pintores holandeses da história. No local, você encontra esculturas que representam a pintura “A Ronda Noturna”, assim como diversos barzinhos e cafeterias.
– Praça Dam
Aqui falamos de uma das praças mais importantes de Amsterdam, já que nela se encontram o Palácio Real, o edifício que já foi sede da prefeitura, a NieuwKerk (Nova Igreja) e outros edifícios históricos.
– Museu Marítimo
Para quem não sabe, a navegação foi sempre muito importante na história holandesa. Aliás, até parte do Brasil eles chegaram a invadir no século 17. Em Amsterdam, há um museu dedicado somente à questão marítima, o qual abre de terça a domingo, das 10h às 17h (o preço do ingresso é 17h50 Euros).
– Museu The Upside Down (de cabeça para baixo)
Que tal ver o mundo de cabeça para baixo? Bem, é isso o que você vai encontrar no The Upside Down, um lugar interativo que rende boas fotos e memórias. Aliás, o lugar pode ser uma opção bacana se você estiver viajando com crianças (saiba mais aqui).
O que fazer em Amsterdam em 4 dias
Tá com tempo sobrando? Que tal fazer um passeio nos arredores da capital?
Dá uma olhada nas sugestões de o que fazer em Amsterdam em 4 dias.
- Visitar Keukenhof (o maior jardim de flores do mundo, onde há as famosas tulipas holandesas);
- Conhecer os lindos moinhos de Zaanse Schans com visitação a fábrica de tamancos e queijos;
- Fazer um bate e volta para Roterdã, Haia e Delft;
- Ou ainda incluir um bate e volta para Bruxelas, a capital da Bélgica;
Aliás, escrevo mais a respeito das opções de um roteiro de 4 dias em Amsterdam a seguir:
Passeios nos arredores
Como escrevi acima, se você tiver um dia a mais para incluir no seu roteiro de o que fazer em Amsterdam em 3 dias, pode fazer algum passeio nos arredores.
Normalmente, os bate e volta saindo de Amsterdã duram entre 6 e 10 horas, ou seja, é preciso dedicar um dia somente para isso.
Veja, a seguir, 4 passeios de bate e volta saindo da capital holandesa:
1) As lindezas de Zaanse Schans, Volendam e Edam
Zaanse Schans, Volendam e Edam são 3 cidadezinhas históricas nos arredores de Amsterdam para você sair um pouco da muvuca da capital e conhecer coisas diferentes.
Isso porque neles você encontra os famosos moinhos do século 17 (em Zaanse Schans), assim como visita fábricas de queijo + degustação (em Edam) e ainda encontra holandeses que ainda se vestem com roupas tradicionais do país (na colorida Volendam).
Além disso, acompanha uma demonstração da fabricação dos famosos tamancos holandeses de madeira.
Como ir
A maneira mais fácil de visitar os 3 vilarejos em um dia é por meio de um passeio guiado que inclui todas as atrações que relatei acima.
Os passeios saem de Amsterdã pela manhã e custam a partir de 35 Euros (saiba mais aqui).
Além disso, você pode ir por conta própria, pegando o trem na estação central de Amsterdam. No entanto, caso essa seja a sua opção, saiba que não tem como fazer as 3 cidades num mesmo dia por causa dos deslocamentos.
2) Keukenhof, o maior jardim de primavera do mundo
Se você visitar Amsterdam durante a primavera europeia (março, abril e maio), não deixe de visitar o lindo e gigante jardim de Keukenhof. Isso porque é lá onde você encontra aqueles campos de tulipas coloridas.
Para se ter uma ideia, 7 milhões de flores são plantadas todos os anos, e a entrada custa 18,50 Euros.
Importante saber: o parque fica aberto somente por algumas semanas do ano. Desse modo, é importante checar as datas e os horários no site oficial antes de se programar. Como ir
Para ir até Keukenhof, você pode pegar um trem – o trajeto dura cerca de 1 hora.
Além disso, há a opção de contratar passeios combinados que incluem traslado de barco + ingresso – ainda há a opção de tour guiado – clique aqui para saber mais.
3) Roterdã + Delft + Haia
A minha próxima dica de bate e volta de um dia saindo de Amsterdam é para Roterdã + Delft + Haia.
A primeira parada é em Roterdã, a segunda maior cidade holandesa e onde você encontra como destaque a moderna arquitetura da cidade, com destaque para as casas em cubo.
Em Delft, além de conferir atrações históricas, você visita uma fábrica das famosas porcelanas azuis.
Já em Haia, a última parada, você visita os belos prédios do Parlamento e a casa de trabalho do rei. Ainda faz uma parada na cidade em miniatura de Madurodam (construída com base na arquitetura neerlandesa).
O passeio é guiado, dura 10 horas e inclui: transporte; cruzeiro de 1h em Roterdã; entrada para a mini-cidade de Madurodam e entrada para o Museu Real de Delft (clique aqui para saber mais).
4) Bate e volta a Bruxelas
Por fim, a minha última sugestão de passeio de 1 dia saindo de Amsterdam é para Bruxelas, a capital da Bélgica.
No passeio guiado, você é levado para conhecer o centro histórico e a sua linda arquitetura, o famoso Atomium (aquele átomo gigante) e ainda prova delícias da culinária belga, como waffles, cervejas e chocolate.
- Dica de leitura: veja o que fazer em Bruxelas em 2 dias
O tour dura 11h30 e inclui transporte, guia, excursão a pé por Bruxelas, degustação de chocolate e tempo livre para passear e fazer compras (veja mais aqui).
5) Campo de concentração de Herzogenbusch
Como você pode notar ao ler sobre a história de Anne Frank, os Países Baixos também foram vítima do nazismo alemão durante a II Guerra Mundial.
No entanto, o que poucos sabem é que o país também contou com campos de concentração, assim como Auschwitz (porém, menores).
Então, caso você deseje conhecer um pouco desse lado triste da história, pode fazer um passeio guiado ao campo de concentração de Herzogenbusch (veja mais aqui), onde homossexuais, ciganos e, sobretudo, judeus foram vítimas do holocausto.
O que fazer em Amsterdam em 2 dias
E se eu tiver somente 2 dias em Amsterdam, o que fazer?
Bem, caso o seu tempo em Amsterdam seja reduzido, saiba que há como dar uma ‘espremida’ no roteiro e curtir bem a cidade. Entretanto, será necessário deixar alguns pontos turísticos de fora.
Desse modo, separei alguns locais que acredito que podem fazer parte de uma lista de o que fazer em 2 dias em Amsterdam:
DIA 1 EM AMSTERDAM
Praça dos Museus, Museu Van Gogh, Casa de Anne Frank, Vondelpark e Red District,
DIA 2 EM AMSTERDAM
Tour de bicicleta, passeio de barco pelos canais, Albert Cuyp Market, Museu de cera da Madame Tussauds, Coffeeshops (ou pubs, casas noturnas)
- Ficariam de fora: Museu Nacional, Museu de Arte Moderna, Bairro Jordaan (que pode ser feito durante o tour de bicicleta), Canal Singel, Mercado das Flores e Heineken Experience
#DicaVidaNaMala | O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na Holanda. Aliás, a cobertura mínima exigida é de 30 mil Euros e, caso você não tenha um, pode ter problemas logo na imigração. No entanto, a parte boa é que os leitores do Vida Na Mala tem até 15% de desconto na compra de planos internacional, os quais podem ser parcelados em até 6 vezes! Para saber mais, clique aqui!
O que fazer em Amsterdam à noite
Encontrar o que fazer à noite em Amsterdam é fácil, já que estamos falando de uma das cidades mais vibrantes de toda a Europa. Nela, você encontra pubs com bandas de rock, festas que vão até o amanhecer e até uma “discoteca silenciosa” 😉
Praças Leidseplein e Rembrandtplein: como eu destaquei anteriormente, nos arredores das praças Leidseplein e Rembrandtplein há opções para todos os gostos e estilos musicais – inclusive com festa guiada (saiba mais aqui). Além disso, na praça Leidseplein se encontra uma unidade da famosa franquia Hard Rock Cafe.
Red District: além disso, há diversão no Red District, que conta com diversas casas noturnas, bares e, claro, coffeeshops. Aliás, uma opção pode ser fazer um “pub crawl” no Distrito da Luz Vermelha.
Coffeeshops: como escrevi anteriormente, há cerca de 220 coffeeshops na capital holandesa. Então, se você tem uma pegada mais liberal, conhecer alguns deles pode ser uma opção de o que fazer em Amsterdam à noite. Aliás, há até passeios guiados (saiba mais aqui).
Mais sobre o que fazer em Amsterdam à noite
Discoteca silenciosa: outra sugestão de o que fazer à noite em Amsterdam é dançar em uma “discoteca silenciosa”, onde você usa fones de ouvidos que podem ser conectados a 3 diferentes estações comandadas por DJs ao vivo (saiba mais aqui).
Pub crawl: se trata de algo muito popular na Europa: participar de um passeio guiado de bar em bar com um grupo de pessoas, no qual bebidas normalmente estão incluídas. Aliás, é uma maneira bacana de conhecer gente, principalmente se você estiver viajando sozinho (veja aqui opções).
Passaporte de 2 ou 7 dias: que tal comprar um ingresso que garanta entrada em mais de 20 casas noturnas e ainda ofereça algumas bebidas de cortesia e descontos em outras? Então, essa é mais uma opção da incrível vida noturna de Amsterdam! Aliás, o passaporte inclui também uma corrida de Uber no valor de até 10 Euros (saiba mais aqui).
O que fazer em Amsterdam sozinho
Sabe as dicas de passeios e pontos turísticos? Então, você pode incluir tudo na lista de o que fazer sozinho em Amsterdam.
Como escrevi anteriormente, a capital holandesa é super aberta. Ou seja, é muito fácil conhecer alguém num bar e passar horas conversando. Mesmo assim, separei algumas dicas de o que fazer sozinho em Amsterdam:
– Se hospede num hostel
Sério, é a melhor maneira de conhecer pessoas e, assim, encontrar parcerias para sair à noite ou fazer passeios. Aliás, passei 1 ano da minha vida fazendo isso! O bacana é que Amsterdam conta com uma infinidade de hostels incríveis, como você pode conferir aqui.
– Faça algum passeio em grupo
Outra maneira de conhecer pessoas é fazendo algum passeio em grupo, como um cruzeiro pelos canais ou nos arredores. Além disso, outra dica bacana é fazer um tour guiado caminhando (há milhares deles) pelas ruas e história de Amsterdam (clique aqui para ver as opções).
– Faça um passeio de bicicleta
Mais uma dica de o que fazer em Amsterdam sozinho e aproveitar a beleza da cidade: alugar uma bicicleta e sair sem destino pela capital ou ainda participar de um tour guiado em grupo.
– Participe de um Pub Crawl
Reforço a ideia de fazer um pub crawl por Amsterdam como uma maneira de conhecer pessoas e se divertir na noite agitada da capital dos países baixos. Aliás, deixo uma opção interessante que inclui 5 bares + 5 bebidas (veja mais aqui).
Onde comer e beber em Amsterdam
Quer ainda sugestões de onde comer e beber em Amsterdam? Então dá uma olhada em alguns dos lugares mais badalados da capital dos Países Baixos:
l Onde comer em Amsterdam
Eetcafé Rosereijn: o lugar conta com ótimos cafés, uma grande variedade de pratos e é considerado um dos melhores lugares para comer o Bitterballen, que é uma espécie de almôndega crocante típica do país.
Pancakes Amsterdam: local especializado em Pannenkoeken e Poffertjes, que são panquecas típicas holandesas (há uma infinidade de sabores).
Cruzeiro + panquecas: sim, é possível fazer um passeio de barco pelos canais de Amsterdam disfrutando de panquecas doces e salgadas open bar.
Melly’s StroopWafels: além do Albert Cuyp Market (que citei no texto), outro lugar para comer o famoso stroopwafel (biscoito típico holandês recheado com caramelo) é o Melly’s.
Moeders Restaurant: mais um local onde você encontra outra comida típica da Holanda, o Stamppot: uma combinação de purê de batatas com vegetais e manteiga, o qual normalmente vem acompanhado de linguiça.
Sama Sebo: o restaurante mais indicado para comer o Rijsttafel (mesa de arroz, em português), que é um prato indonésio e adaptado pelos holandeses na época em que o país europeu colonizou o asiático (século 17).
Opções veganas vegetarianas: se a ideia é evitar carnes e derivados, saiba que há ótimas opções de restaurantes em Amsterdam, como o Trev’s, o Men Impossible e o Deer Mama.
l Onde beber em Amsterdam
Cafés: algumas das cafeterias mais badaladas da capital da Holanda são: Flowers & Powers, Rum Baba, De Koffieschenkerij e Barmhartig
Cervejas: se a ideia é provar as famosas cervejas holandesas, as dicas de lugares são: In de Wildeman, Proeflokaal Arendsnest, Delirium Cafe e The Oedipus Brewing Taproom
Drinks: sim, também há ótimos lugares para provar coqueteis na capital holandesa, como: Super Lyan, Pulitzer’s Bar, JD Williams Whisky Bar e Bar Twenty Seven
Perguntas e respostas
1) O que fazer em Amsterdam em 1 dia
Se você tiver somente 1 dia em Amsterdam, eu sugiro que priorize algumas atrações turísticas, como: Casa de Anne Frank ou Museu Van Gogh (onde já aproveita para conhecer a Praça dos Museus), Vondelpark (que está pertinho), tour pelos canais e Distrito de Luz Vermelha.
Uma alternativa pode ser fazer um passeio guiado a pé pelas ruas de Amsterdam e, assim, conhecer um pouco sobre a cidade. Aliás, há opções gratuitas (saiba mais aqui).
2) O que fazer em Amsterdam de graça
Para iniciar, você pode fazer um passeio a pé guiado de graça por Amsterdam. Aliás, há 2 opções bacanas, como:
- Free tour pela história e cultura de Amsterdam (veja mais aqui)
- Free tour por Jordaan, Leidseplein e Vondelpark (veja mais aqui)
Além disso, há outras sugestões para colocar na lista de o que fazer em Amsterdam de graça:
- Conhecer o Vondelpark, a Praça dos Museus, o Red District, o Albert Cuyp Market, algum coffeeshop e as praças Leidseplein, Rembrandtplein e Dam;
- Caminhar pelos canais (como o Singel), pelo Centro Histórico e pelo Bairro Jordaan;
3) Posso beber álcool na rua em Amsterdam?
Não, você não pode beber álcool na rua em Amsterdam ou em outros locais públicos, como parques, escadarias e tal.
Ou seja, aquela coisa de caminhar na rua com uma long neck na mão, como fazemos no Brasil, pode render uma multa de 95 Euros!
4) Posso fumar na rua em Amsterdam?
O cigarro é permitido somente em áreas abertas (incluindo áreas externas de restaurantes e bares, por exemplo).
Em relação à maconha, diz-se que somente pode ser consumida dentro dos coffeeshops, mas não é o que se vê nas ruas. Aliás, é comum ver o pessoal fumando em parques e praças, por exemplo.
5) O que não pode deixar de fazer em Amsterdam?
Visitar os principais pontos turísticos de Amsterdam, como:
Vondelpark, Praça dos Museus, Museu Van Gogh, Casa de Anne Frank e Red District;
Além disso, há mais coisas que você não pode deixar de fazer em Amsterdam: passear pelos canais, caminhar pelas ruas do centro e do Bairro Jordaan e provar comidas típicas.
6) Preciso de seguro viagem para a Holanda?
Sim, o seguro viagem é obrigatório para entrar na Holanda e outros países da União Europeia.
Aliás, se você não contratar um seguro viagem, pode encontrar problemas logo na imigração. Ou seja, melhor não arriscar.
Onde contratar: sempre e uso o buscar da Seguros Promo, que conta com diversas opções de preços e coberturas (saiba mais aqui).
Chegando e saindo de Amsterdam
Amsterdam conta com o Aeroporto Internacional de Schiphol, um dos mais importantes do mundo, o qual recebe voos diretos do Brasil a partir de São Paulo e Rio de Janeiro (veja mais aqui). Desse modo, sair e chegar de Amsterdam é algo simples e fácil.
- Onde buscar voos: Skyscanner e Kiwi
Além disso, caso você já esteja na Europa, pode chegar e sair de Amsterdam pegando trem, já que a capital holandesa é conectada às principais cidades do continente, como: Bruxelas, Paris, Londres e Berlim, por exemplo (saiba mais aqui).
- Onde buscar trens e ônibus: OMIO
Do aeroporto ao centro
Ir do aeroporto ao centro de Amsterdam é simples, já que há diversas opções através do transporte público, como o ônibus 397 (trajeto de 40 minutos) e o metrô (33 minutos): o preço é de 2,90 Euros.
Além disso, você pode contratar um traslado de ida e volta, o qual custa 11,75 Euros e sai a cada 8 minutos do aeroporto (saiba mais aqui).
- Dica: muitos viajantes optam por comprar o bilhete de 1 ou 3 dias, o qual pode ser usado em todos os meios de transporte público em Amsterdam (incluindo o trajeto até o aeroporto). O bilhete custa a partir de 17 Euros e vale muito a pena (saiba mais aqui).
Como se locomover pela capital
Olha, você pode conhecer quase todos os pontos turísticos de Amsterdam caminhando, ou seja, é fácil se locomover pela capital. Além disso, também pode alugar uma bicicleta, que normalmente custa 11 Euros para 3 horas.
Como destaquei acima, ainda há a opção do uso do transporte público, o qual funciona muito bem. Aliás, caso tenha interesse, pode comprar o bilhete de 1 a 3 dias.
- Ônibus turístico: outra alternativa é comprar um bilhete de 1 dia no ônibus hop-on hop-off, o qual passa pelos principais pontos turísticos de Amsterdam – você também pode combinar com um passeio de barco – saiba mais aqui.
Ingressos: na hora ou pela internet?
Depende. Cabe destacar que Amsterdam é uma cidade suuuuper concorrida, principalmente durante os meses de junho, julho e agosto – férias na Europa, Estados Unidos e Canadá, por exemplo.
Desse modo, eu sugiro que você compre ingressos e passeios pela internet para os locais que realmente tem interesse em conhecer – isso para não correr o risco de ficar sem ou esperar horas na fila.
Já para aqueles locais que você ainda não tem certeza que ver visitar, eu diria para comprar na hora ou no máximo uns dias antes.
- Onde comprar ingressos, passeios e bilhetes de transporte público: eu sempre indico o buscar GetYourGuide, que é super confiável e conta com uma infinidade de opções e preços (saiba mais aqui).
Seguro viagem obrigatório
Sim, para entrar na Europa, você precisa contar um seguro viagem internacional. Do contrário, pode ter problemas já na imigração.
Eu sugiro que você procure por um seguro viagem barato no Seguros Promo. Além disso, se você utilizar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha até 15% de desconto. Veja simulação:
Internet ilimitada
Sempre que viajo para fora do Brasil, compro um chip internacional, o qual me oferece internet ilimitada. O chip pode ser retirado em aeroportos ou você pode pedir para recebê-lo em casa pelos Correios. Clique aqui para saber mais.
Quando visitar a cidade
Durante a primavera (março, abril e maio) as temperaturas estão em transição (entre 5 e 17 graus), ou seja, são agradáveis e você tem a chance de conferir de perto as famosas tulipas. Já durante o outono, as temperaturas são semelhantes, e você consegue ver de perto as árvores com folhas amareladas.
Durante o verão é bom ir também, só que tem muita gente, o que gera fila para praticamente tudo. Então, caso você vá nesse período, eu realmente indico que compre ingressos e passeios com antecedência pela internet, assim como reserve hospedagem.
E fazer o roteiro de 3 dias em Amsterdam no inverno, rola? Sim, foi justamente quando fui a Amsterdam (era janeiro). Tava frio (entre 0 e 8 graus), mas peguei uns dias lindos de sol. Ou seja, deu para aproveitar bem 🙂
- ‘Resumindo: você pode visitar Amsterdam a qualquer época do ano, sendo a primavera e o outono os melhores momentos.
O que levar na mala
Se for durante o verão, leve óculos de sol, protetor solar e roupas leves.
Se for no inverno, leve um casaco mais grosso e, se possível, uma muda de roupa térmica para usar por baixo.
Em todos os casos, priorize o espaço para um tênis confortável na mala, já que você vai passear bastante!
Onde ficar em Amsterdam
Se tem uma coisa que você precisa fazer com antecedência é reservar hospedagem em Amsterdam, já que a cidade é super concorrida, principalmente entre junho e agosto.
Abaixo deixo 3 sugestões de onde ficar em Amsterdam:
– SUGESTÃO 1: CANAL HOUSE
Com ótima localização, o Canal House conta uma decoração elegante, restaurante, bar e está próximo dos principais pontos turísticos da capital. Além disso, inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
– SUGESTÃO 2: RUBY EMMA HOTEL
A segunda dica de onde ficar em Amsterdam (mais econômica) é o Ruby Emma Hotel, que conta ambientes muito bonitos, bar, restaurante e ótima localização (veja mais aqui).
– SUGESTÃO 3: ClinkNOORD HOSTEL
Se você busca um espaço onde pode conhecer pessoas, a minha sugestão é o ClinkNOORD Hostel, que conta com quartos individuais e coletivos, assim como bicicletas e bar. No entanto, o café da manhã é à parte (veja mais aqui).
l MAIS: veja aqui mais opções de hospedagem em Amsterdam
Roteiro 3 dias em Amsterdam: dicas finais
Bem, para finalizar, a sugestão é: planeje bem a viagem por Amsterdam, mas não fique totalmente preso ao roteiro. Se você achar melhor priorizar uma atração em relação à outra, faça. Se curtir a noite até mais tarde, não se sinta culpado em iniciar o dia seguinte também mais tarde.
O lance é curtir as atrações de Amsterdam, pois a cidade é realmente incrível 🙂
E aí, gostou das dicas de o que fazer em Amsterdam em 3 dias? Tem dúvidas? Deixa um comentário aí embaixo 😉
✈️ VOOS BARATOS: Skyscanner e Kiwi
🛌🏼 HOSPEDAGEM: Booking.com
🏥 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
🎟️ PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
🚍 TRENS E ÔNIBUS: OMIO
💳 CARTÃO INTERNACIONAL: WISE
📲 CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
🚗 ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!