Saiba quais são as maneiras de ir de Bruxelas a Bruges. Confira ainda o que fazer em Bruges, quando ir, o que visitar e muito mais 😉
DE BRUXELAS A BRUGES: COMO IR E O QUE FAZER
Quer saber como ir de Bruxelas a Bruges? Calma, já explico. Antes, quero dizer que uma coisa é certa: ir a Bruxelas e não reservar um tempo para da um pulo a Bruges é desperdício.
Isso porque Bruges é conhecida como a “Veneza do Norte” por causa de seus canais e encantos. Além disso, se trata de uma das cidades de estilo medieval mais bem conservadas da Europa.
Aliás, a parte boa é que ir de Bruxelas a Bruges é fácil: você pode alugar um carro e conhecer toda a região, usar o transporte público ou ainda contratar um passeio guiado.
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
Como ir de Bruxelas a Bruges
Quando estive em Bruxelas, dediquei 1 dia para ir a Bruges, cidade que está pertinho da capital (cerca de 1 hora de viagem). Aliás, o passeio vale muito a pena e por isso eu super indico.
Para ir de Bruxelas a Bruges você tem várias opções, as quais destaco detalhadamente abaixo:
> VEJA AS OPÇÕES PARA IR DE BRUXELAS A BRUGES
– De Bruxelas a Bruges em TREM
Para iniciar, destaco coo ir de Bruxelas a Bruges em trem, o qual sai da Estação Central de Bruxelas, que está a poucos minutos caminhando da Grand-Place de Bruxelas (no coração da capital). Além disso, você também pode pegar o trem na estação Bruxelles-Midi.
Aliás, os trens de Bruxelas a Bruges partem de 20 em 20 minutos (ou menos), e o bilhete custa 17 Euros. Já o trajeto dura cerca de 1 hora e você pode comprar a passagem de maneira antecipada no buscador de trens e ônibus mais usado na Europa, o OMIO.
Para voltar, a frequência de trem é a mesma, e a partida ocorre da Estação Central de Bruges, que está a poucos minutos caminhando do centro da cidade.
– De Bruxelas a Bruges em ÔNIBUS
Outra opção para ir de Bruxelas a Bruges é pegando um ônibus, o qual custa entre 5 e 10 Euros. Aliás, os veículos também saem da Estação Central de Bruxelas, porém, com uma periodicidade bastante menor (a cada 1h30).
Bem, para encontrar ônibus entre Bruxelas e Bruges (assim como ver os horários), eu também sugiro que você utilize o buscador OMIO – a viagem dura pouco menos de 2 horas.
– De Bruxelas a Bruges em CARRO
A opção mais cômoda para ir de Bruxelas a Bruges é em carro. Aliás, a Bélgica é um país pequeno que pode ser percorrido facilmente em carro. Ou seja, você pode conhecer diversas cidades bacanas no país, como Bruges e Gante, por exemplo.
A vantagem é que você pode reservar um carro ainda estando no Brasil, o que evita o pagamento do IOF (imposto de 6,38% sobre transações internacionais). Além disso, ainda há a possibilidade de parcelar o pagamento em até 12x no cartão.
Nesse caso, a minha dica é que você utilize o buscador da RENTCARS (o mais utilizado no Brasil) e faça uma comparação de preços.
- Importante saber: se você alugar um carro, pode dar uma paradinha na linda cidade de Gante, que está no meio do trajeto
Passeios de Bruxelas a Bruges
Porém, se você busca por comodidade e ainda quer saber um pouco mais sobre a cidade, sugiro que compre um tour guiado por Bruges. Aliás, as excursões saem pela manhã de Bruxelas e preço fica mais ou menos o mesmo que você pagaria pelo trem (ida e volta).
O bacana é que alguns dos passeios também incluem a linda cidade de Gante, considerada uma das mais bonitas de toda a Bélgica.
Dá uma olhada as sugestões de passeios entre Bruxelas e Bruges que separei abaixo:
- Bruges com caminhada guiada: clique aqui para saber mais
- Excursão guiada de 1 dia com Bruges e Gante: clique aqui para saber mais
l MAIS: veja aqui mais opções de passeios de Bruxelas a Bruges
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa: saiba mais
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- Veja dicas sobre o que levar na mala
O que fazer em Bruges
Bem, depois de haver decidido a maneira de ir de Bruxelas a Bruges, chega a hora de saber o que fazer na cidade, não é?
Aliás, há bastante coisa pra fazer em Bruges em 1 dia, já que a cidade é bonita e cheia de atrações turísticas!
Dica 1 sobre o que fazer em Bruges: caminhe sem destino
A minha primeira dica sobre o que fazer em Bruges é: desembarque pela manhã e caminhe sem destino pelas ruas da cidade.
Para se ter uma ideia, Bruges tem uma herança medieval muito conservada, com ruas estreitas e diversos canais. Além disso, a arquitetura é linda e você encontrará diversos cafés de estilo minimalistas, tendas de waffles e chocolate belga (ambos deliciosos) e casas de cerveja.
- Dica 1: passeios de barco, oficinas de chocolate, workshop de waffle e muito mais: veja dicas de o que fazer em Bruges
- Dica 2: Faça um passeio guiado a pé GRÁTIS pelas ruas de Bruges
- Dica 3: Participe de um passeio gastronômico a pé GRÁTIS por Bruges
2) O que fazer em Bruges: vá ao Grote Markt
A segunda dica de o que fazer em Bruges é visitar o Grote Markt, que é a praça central da cidade. Lá, você verá pessoas comendo, carruagens levando turistas, carros circulando, jovens conversando.
Além disso, vai dar de cara com a bela e marcante arquitetura de Bruges – parece até uma cidade de brinquedo, juro!
Aliás, na praça estão localizados diversos edifícios históricos, como o Campanário (escrevo mais a respeito a seguir).
De história medieval, o Grote foi renovado em 1995, quando os estacionamentos para carro foram eliminados, deixando mais espaço para pedestres.
#DicaVidaNaMala | Os arredores de Bruxelas contam com diversos atrativos, como: Bruges, Gante e Antuérpia, por exemplo. Desse modo, alugar um carro é uma ótima opção para conhecer tudo com mais conforto e liberdade. Então, se você quer alugar um carro com desconto, sem pagar IOF e ainda parcelar em até 12 vezes, clique aqui! Ah, o cancelamento é gratuito 😉
3) Suba o Campanário de Bruges
Mais uma dica bacana de o que fazer em Bruges é subir o Campanário, que está na Praça Grote. Aliás, lá de cima você tem uma vista de toda a cidade, uma experiência realmente vale a pena!
Não à toa, o Campanário de Bruges é um dos símbolos da cidade. A torre medieval tem 83 metros de altura e já serviu como ponto de observação contra perigos e incêndios: são 366 degraus até o topo (onde você verá também os sinos).
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 18h (até às 20h no sábado)
- Preço da entrada: 15 Euros
4) Vá à Praça Burg
A poucos minutos caminhando da Praça Grote está a Praça Burg, que conta com alguns dos edifícios mais bonitos de Bruges, como o prédio da prefeitura, de estilo gótico. Aliás, é de lá que Bruges tem sido governada nos últimos 600 anos!
Ali, num cantinho da Praça Burg, também está a Basílica do Sangue Sagrado, a qual conta com 2 igrejas: uma no térreo (estilo romanesco) e outra no primeiro andar (estilo neogótico). Ou seja, Burg entra na lista do que fazer em Bruges.
-
Encontrar hospedagem: No Booking.com você encontra opções para todos os gostos e bolso – confira
LEIA TAMBÉM
- O que fazer em Bruxelas em 2 dias
- 1 dia em Bruxelas: todas as dicas
- 1 dia em Luxemburgo: veja o que visitar
- Maneiras de viajar sozinho e fazer amigos
- Descubra o prazer de viajar sozinho
5) Visite a Igreja de Nossa Senhora
De estilo romano, a igreja está localizada no centro da cidade e também entrando na lista do que fazer em Bruges. A construção iniciou no século 13, mas o término somente se deu no século 15.
Aliás, a Igreja de Nossa Senhora tem como um dos destaques uma torre de 116 metros de altura (a construção mais alta de Bruges). Além disso, ainda conta com uma escultura da Madona de Bruges, criada por Michelangelo em 1504.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h30 às 17h (domingo abre às 13h30)
- Preço da entrada: grátis (7 Euros para ver a Madona, de Michelangelo)
#DicaVidaNaMala | O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na Bélgica. Aliás, a cobertura mínima exigida é de 30 mil Euros e, caso você não tenha um, pode ter problemas logo na imigração. No entanto, a parte boa é que os leitores do Vida Na Mala tem até 15% de desconto na compra de planos internacional, os quais podem ser parcelados em até 6 vezes! Para saber mais, clique aqui!
6) Faça um passeio de barco
Como escrevi acima, Bruges é conhecida como a Veneza do Norte por causa da quantidade de canais. Desse modo, fazer um passeio de barco pela cidade medieval é mais uma dica de o que fazer em Bruges.
Normalmente, o passeio custa 30 Euros. Além disso, você pode comprar um tour combinado com barco e passeio guiado a pé pela cidade (saiba mais aqui).
-
Encontrar hospedagem: No Booking.com você encontra opções para todos os gostos e bolso – confira
7) Caminhe pelo Minnewater Park
Outro ponto turístico de Bruges é o Minnewater Park, um lugar bastante arborizado e que tem como grande atração o “Lago do Amor”. Se trata de um espaço bacana para relaxar e tirar belas fotos 🙂
DICAS DE OUTROS ROTEIROS PELA EUROPA
- O que fazer em 3 dias em Barcelona
- 7 dicas sobre o que fazer em Lisboa
- O que fazer em Varsóvia, a capital da Polônia
- Roteiro de 1 dia em Pisa saindo de Florença: entenda como
- 10 dicas de o que fazer em Sevilha, uma lidenza da Espanha
- O que fazer em Amsterdam: tudo o que você precisa saber
- Conheça as principais obras de Gaudí em Barcelona
- O que fazer em Madri: dicas, serviços e muito mais
- Tudo sobre Segóvia, uma pérola pertinho de Madri
- Os principais pontos turísticos de Toledo, a primeira capital espanhola
8) Tirar fotos na Ponte de São Bonifácio
Construída em 1910, a Bonifaciusbrug, ou Ponte de São Bonifácio atrai muitos turistas. Isso porque rende ótimas fotos pela composição da obra: formato + casas medievais + canal. Desse modo, a dica é chegar cedo para evitar filas!
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
9) Tour pelo Museu do Chocolate
O Museu do Chocolate é um museu que retrata a história do chocolate. Além disso, durante o tour, você recebe amostras de chocolate e vê de perto uma demonstração d fabricação.
A entrada custa a partir de 11 Euros (veja mais aqui), e o local funciona diariamente das 10h às 17. Você ainda pode fazer o tour guiado, que custa 14 Euros.
Além disso, outra opção bacana é participar de um workshop de chocolate belga, o qual também inclui a entrada no museu (saiba mais aqui).
10) Oficina de waffle + degustação de cerveja
E que tal incluir uma oficina de waffle com degustação de cerveja na sua lista de o que fazer em Bruges? Pois é, enquanto o waffle é um sucesso da história belga, a cerveja é um patrimônio mundial (a Bélgica é um dos maiores produtores da bebida no planeta).
Abaixo, separei duas dicas bem bacanas para você dar uma conferida 😉
- Dica 1: Oficina belga de waffle com degustação de cerveja
- Dica 2: Tour de cerveja belga com visita a fábrica
De Bruxelas a Bruges: dicas finais
Quando visitar a cidade
Bruges é encantadora durante todo o ano. No entanto, entre novembro e abril são comuns temperaturas entre 1º e 8º (às vezes, menos). Já durante os meses de calor (entre maio e setembro), as temperaturas ficam entre 20º e 25º.
-
Encontrar hospedagem: No Booking.com você encontra opções para todos os gostos e bolso – confira
Importante saber
O período de calor coincide com as férias na Europa. Desse modo, é comum que Bruges seja invadida por turistas. Isso, em algumas situações, gera fila na hora de comprar ingressos.
Desse modo, se você for nessa época, eu sugiro que reserve entradas e passeios com antecedência pela internet.
Onde se hospedar em Bruxelas
A capital belga possui uma boa oferta de hospedagem. Desse modo, resolvi deixar algumas sugestões de hotel e hostel na região central da capital:
DICA 1 DE HOTEL: easyHotel Brussels City Centre
A minha primeira dica de hotel é o easyHotel Brussels City Centre, que conta com quartos confortáveis com banheiros privativos.
O hotel possui ótima localização, perto dos principais pontos turísticos de Bruxelas (clique aqui para saber mais).
DICA 2 DE HOTEL: Brussels Marriott Hotel Grand Place
A minha segunda sugestão de onde ficar em Bruxelas é o Brussels Marriott Hotel Grand Place, o qual também está no centro da capital.
Aliás, o hotel oferece quartos amplos com banheiro privativo (clique aqui para saber mais).
Onde se hospedar em Bruges
Agora, se você decidir dormir pelo menos uma noite em Bruges e aproveitar a cidade à noite, saiba que a cidade também oferece ótimas opções de hospedagem:
DICA 1 DE HOTEL: Rosenburg Hotel Brugge
A minha primeira sugestão de onde ficar em Bruges é o Rosenburg Hotel, que está perto da maioria das atrações turísticas da cidade (clique aqui para saber mais).
DICA 2 DE HOTEL: Hotel Central
Localizado na praça central – Grote Markt – o Hotel Central é uma opção mais econômica (clique aqui para saber mais).
+ Seguro viagem obrigatório
O seguro viagem é obrigatório para que você entre na Europa. Desse modo, você pode ter problemas na hora de passar pela imigração, caso não tenha um.
Onde encontrar? Bem, o meu favorito é buscador Seguros Promo, o qual apresenta os preços mais atrativos, e ainda permite o parcelamento no cartão. Além disso, se você utilizar o código VIDANAMALA5, ainda ganha até 15% de desconto.
Outros passeios saindo de Bruxelas
Se você está hospedado em Bruxelas, veja outros passeios de 1 dia que pode fazer a partir da capital Belga (além de Bruges).
l GANTE, A JOIA BELGA
Gante, ou a “A joia de Flandre”, é considerada uma das cidades medievais mais bem conservadas da Europa, assim como Bruges. Gante tem no Castelo de Geraldo, o Diabo, uma das suas principais atrações, assim como os canais que a cortam.
Além disso, a cidade está a menos de 1 hora de Bruxelas, e igualmente pode ser acessada por diferentes meios de transporte (veja mais aqui).
Do mesmo modo, há passeios de bate e volta guiados de 1 dia entre Bruxelas e Gante (alguns incluem Bruges).
l AMSTERDAM, A CAPITAL HOLANDESA
Que tal fazer um bate e volta de 1 dia até a incrível Amsterdam, a capital holandesa? Então, se você tiver um tempo extra no roteiro em Bruxelas, pode contratar um passeio que dura cerca de 12 horas.
Vale a pena? Olha, se você está com pouco tempo e não terá a oportunidade de passar uns dias em Amsterdam, eu acho que vale. Do contrário, eu sugiro que você dedique uns dias à capital holandesa.
- Sugestão de leitura: O que fazer em Amsterdam: tudo o que você precisa saber
l LUXEMBURGO, UM DOS MENORES PAÍSES DO MUNDO
Luxemburgo é um dos menores países do mundo, com cerca de 600 mil habitantes, e está a cerca de 2 horas distante de Bruxelas. Aliás, quando visitei o lugar, me senti num filme medieval. Por isso, acho que vale muito a pena passar 1 dia lá.
Você pode fazer o trajeto entre Bruxelas e Luxemburgo pegando trem ou ônibus ou ainda por meio de um passeio guiado – indico muito (saiba mais aqui).
- Sugestão de leitura: clique aqui para ler artigo que escrevi sobre Luxemburgo
Perguntas e respostas
1) O que fazer em Bruges em 1 dia?
Bruges é uma cidade pequena, então, é possível conhecer praticamente todos os pontos turísticos em 1 dia. Porém, se você pretende passear de barco e participar de oficinas de culinária, por exemplo, vale a pena passar 2 dias em Bruges.
2) O que não deixar de fazer em Bruges?
O que você não pode deixar de fazer em Bruges: caminhar pelas ruas medievais; conhecer Grote Markt; ver a cidade de cima subindo o Campanário; ver a Madona de Bruges, feita por Michelangelo; fazer um passeio de barco e provar a culinária local 😉
3) Que língua se fala em Bruges?
A língua que se fala em Bruges é o flamingo, a língua oficial da Bélgica ao lado do Francês. No entanto, o inglês é amplamente falado também, já que a cidade é bem turística.
-
Encontrar hospedagem: No Booking.com você encontra opções para todos os gostos e bolso – confira
4) Quanto tempo é necessário para conhecer Bruges?
Bem, se você tem pouco tempo, dá pra conhecer Bruges em 1 dia. Mas, se você que fazer tudo com mais calma, eu sugiro 2 dias na cidade.
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
5) Preciso de seguro viagem para a Bélgica?
Sim, é obrigatório contar com um seguro viagem ao entrar na Europa. Do contrário, você pode ser barrado ainda na imigração. Por isso, não deixe de contratar um. No Seguros Promo você encontra opções baratas e que atendem às exigências europeias (saiba mais aqui).
E aí, gostou das dicas de como ir de Bruxelas a Bruges? E sobre o que fazer em Bruges, tem alguma dúvida ou sugestão? Então deixe o seu comentário abaixo!
✈️ VOOS BARATOS: Skyscanner
🛌🏼 HOSPEDAGEM: Booking.com
🏥 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
🎟️ PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
🚍 TRENS E ÔNIBUS: OMIO
🚗 ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO ❤️
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!
4 comments
Bom dia, você sabe qual a diferença do trem de Bruxelas para Brugges da primeira para a segunda classe? vale a pena a primeira classe? a diferença é pouca.
A distância entre Bruxelas e Brugges é de mais ou menos 1 hora em trem. Então, a minha dica é ir logo cedinho, já que 1 dia em Brugges é suficiente para conhecer a cidade.
Não sei te dizer a diferença entre as classes, Antonio.
Obrigado