Salar de Uyuni Bolívia

Conhecer o Salar de Uyuni: como ir, quando ir e quanto pagar

Total
0
Shares

Saiba tudo sobre como conhecer o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do planeta.

  • Além disso, entenda:
  • Como ir
  • Quando ir
  • O que levar
  • Quanto pagar
  • Onde se hospedar e mais

    TUDO SOBRE COMO CONHECER O SALAR DE UYUNI

    Extraordinário. Talvez seja essa a palavra para descrever, ou tentar, o sentimento ao conhecer o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo. Porém, por mais que você veja fotos e vídeos na internet, nada consegue descrever o sentimento de estar no lugar.

    Além disso, caso você não saiba, o passeio que te leva conhecer o Salar do Uyuni, reserva ainda outras paisagens impressionantes da região localizada acima dos 4 mil metros de altitude.

    Entre os destaques, estão lagos indescritíveis e de cor vermelha, flamingos, restaurante feito de sal, hospedagens no meio do nada e um céu que te mostra o quanto esse mundão é bonito.

    Então, caso você esteja se perguntando se realmente vale a pena conhecer o Salar de Uyuni, a resposta é um retumbante “sim”. Vale cada centavo, cada falta de ar, cada hora dentro do carro para chegar aos destinos.

    Blog Vida Na Mala

    O que saber sobre Salar de Uyuni

    Como dito antes, o Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo, com 10.582 quilômetros quadrados somente de sal. Aliás, está a 3.656 metros acima do nível do mar, porém, em alguns pontos, a altura chega aos 4.900 metros.

    Para se ter uma ideia, o Salar de Uyuni é resultado da transformação de lagos pré-históricos. Além disso, o deserto de sal possui uma área tão grande, tão plana e nivelada, que é utilizado como ponto de referência para a calibragem dos altímetros de satélites que observam a Terra.

    l Curiosidade

    O Salar de Uyuni é também o único ponto natural brilhante visto do espaço. Para ser ter uma ideia, os integrantes de Apollo 11 (em 1969) avistaram o deserto de sal do espaço, porém, na hora, pensaram se tratar de uma grande geleira.

    Como conhecer o Salar de Uyuni

    Para conhecer o Salar de Uyuni, na Bolívia, você precisa viajar a Uyuni, uma pequena cidade localizada no sudoeste do país.

    Lá, você contrata uma agência, a qual te leva para conhecer o Salar de Uyuni e tirar aquelas fotos lindas e espelhadas que você vê quando faz uma busca no Google.

    Além disso, você também pode comprar o passeio com antecedência pela internet. Aliás, se trata de uma ótima alternativa, principalmente durante a alta temporada (entre dezembro e março).


    Entenda os tours pelo deserto

    Antes de mais nada, você precisa decidir qual tipo de passeio gostaria de fazer: 1, 2 ou 3 dias, por exemplo. Como eu queria conhecer o Salar de Uyuni e outras atrações do deserto (sim, há muito mais), optei por comprar um tour compartilhado de 3 dias.

    Aliás, no tour compartilhado pelo maior deserto de sal do mundo, você divide a caminhonete com mais 6 pessoas: o motorista e outros 5 bem-aventurados como você.

    Como eu disse antes, você pode comprar o passeio pela internet ou na cidade de Uyuni. Nesse caso, a sugestão é chegar cedinho e ir de agência a agência perguntando o preço e os serviços oferecidos. Aliás, os passeios se assemelham bastante, porém, os preços variam.

    Normalmente, os preços dos passeios de 3 dias variam entre 160 e 200 Dólares, por exemplo. Isso corre por causa da qualidade da hospedagem e tipo de alimentação incluída, por exemplo.

    l Os passeios são todos iguais?

    Uma coisa é certa: você vai conhecer o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo, indiferentemente do passeio que contratar. No entanto, os roteiros podem sofrer algumas mudanças de acordo com cada agência e o número de dias.

    Além do Salar de Uyuni, os passeios de mais dias também oferecem mais, como: hospedagem em hotéis feitos de sal, visita a lagos incríveis, banho em piscinas de águas termais aquecidas por vulcões, um tour pelo deserto e o contato direto com as famosas lhamas.

    Bem, para que você não fique confuso com tanta informação sobre como ir e como conhecer o Salar de Uyuni, decidi separar os passeios pela quantidade de dias: 1, 2, 3 ou 4 – dá uma olhadinha abaixo.

    l Passeio de 1 dia pelo Salar de Uyuni

    O passeio de 1 dia pelo maior deserto de sal do mundo inclui, basicamente, uma visita ao Salar de Uyuni e alguns outros pontos.

    Geralmente, o carro parte às 10h30 em direção ao Cemitério de Trens, que está aos arredores de Uyuni. Lá, você desembarca, conhece e tira fotos em vagões abandonados no ano de 1900.

    Depois disso, você parte em direção ao deserto, almoçando em um restaurante feito de sal. Em seguida, conhece um monumento em homenagem ao Rali Dakar e também um espaço com bandeiras de diversos países do mundo, assim como visita os montinhos de sal.

    Além disso, o roteiro de 1 dia ainda inclui a Isla de Incahuasi (Ilha dos Cactos), caso o local não esteja fechado por causa das chuvas, que impedem a chegada dos carros. Por fim, o roteiro termina no Salar de Uyuni, onde se podem tirar as fotos espelhadas e em perspectiva (como você pode ver abaixo).

    Alguns passeios ainda oferecem uma visita ao Colchani, uma fábrica de sal. Entretanto, esse é o roteiro mais tradicional:

    • Cemitério de trens;
    • Almoço no restaurante de sal (antigo hotel);
    • Totem do Rali Dakar e ao monumento das bandeiras;
    • Fábrica de sal;
    • Ilha dos Cáctus;
    • Salar de Uyuni;
    Salar de Uyuni Bolívia
    Conhecer o Salar de Uyuni foi uma das experiências mais bonitas que tive em minha vida
    Salar de Uyuni Bolívia
    As fotos em perspectiva usando panelas, dinossauros e copos estão entre as mais famosas ao visitar o deserto de sal

    Passeio de 2 dias pelo Salar de Uyuni

    Além de conhecer o Salar de Uyuni e os pontos destacados acima, o passeio de 2 dias pelo deserto de sal ainda agrega outras visitas à programação.

    Normalmente, se acorda cedo (ao redor das 5h) no segundo dia para se ver o nascer do sol no deserto. Além disso, se conhecem algumas lagoas, as quais não estão incluídas no roteiro de um dia pelo Salar de Uyuni.

    Exemplo são as lagoas Cañapa, Hedionda e Chulluncani, onde se pode avistar os lindos flamingos. Além disso, você também é levado a um mirador, de onde poderá avistar o vulcão Ollague.

    No roteiro de 2 dias, você ainda passa pelo Valle de las Rocas, onde vê uma paisagem linda formada por pedras esculpidas pelo vento, como El Árbol de Piedra (foto abaixo).

    Roteiro tradicional de 2 dias:
    • Cemitério de trens;
    • Almoço no restaurante de sal (antigo hotel);
    • Totem do Rali Dakar e ao monumento das bandeiras;
    • Fábrica de sal;
    • Ilha dos Cáctus;
    • Salar de Uyuni;
    • Lagos Cañapa, Hedionda e Chulluncani (onde se avistam flamingos);
    • Valle de las Rocas;
    • Hospedagem no deserto;
    • Todas as alimentações incluídas (café da manhã, almoço e janta);
    El Árbol de Piedra
    A Árvore de Pedra é uma formação rochosa esculpida pelos ventos fortes do deserto de Siloli
    Cemitério de Trens Uyuni
    O Cemitério de Trens faz parte de todos os roteiros para conhecer o Salar Uyuni

    Passeio de 3 dias pelo Salar de Uyuni

    Sobre o passeio de 3 dias no Salar de Uyuni, eu posso falar com muita propriedade, pois foi o qual escolhi. Saímos às 10h30 e visitamos todos os pontos acima, com exceção da Ilha dos Cáctus, pois o excesso de chuvas impediu a chegada ao local.

    O bacana do roteiro de 3 dias pelo maior deserto de sal do mundo é que você consegue se surpreender ainda mais. Aliás, eu cheguei a pensar que havia visto tudo o que era possível de bonito em 2 dias, entretanto, vi que estava errado no terceiro dia.

    A verdade é que estávamos cansados depois de um segundo dia cheio, porém, ainda tínhamos um ponto turístico para visitar (mais um lago).

    Entretanto, não era apenas mais uma lagoa, era a “Laguna Colorada”, considerada uma das 7 maravilhas naturais do mundo. Sério, juro que poucas vezes na minha vida fiquei tão impressionado com o que vi.

    A Laguna Colorada é um lago de águas vermelhas com cerca de 60 quilômetros quadrados. Aliás, a cor da água (que em alguns pontos chega a ser marrom) ocorre por causa de sedimentos de cor vermelha, assim como também pigmentos de alguns tipos de algas.

    Confesso ainda que, quando vimos a lagoa, nos emocionamos e saímos todos quase que correndo para admirar o local. Além disso, como nossa hospedagem estava dentro do Parque, pudemos fazer o passeio sem pressa.

    Importante saber

    A Lagoa Colorada está dentro da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Abaroa, Bolívia. Para entrar, é preciso pagar 150 Bolivianos em espécie, valor que não está inserido no tour turístico.

    Laguna Colorada Salar de Uyuni
    A Laguna Colorada faz parte da lista das 7 maravilhas naturais do mundo


    DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM

    O roteiro do terceiro dia

    No terceiro dia, acordamos cedinho (4 da manhã) e às 5h saímos para ver os gêiseres, que são nuvens de vapor formadas por atividades vulcânicas, as quais aquecem as águas subterrâneas. Isso tudo a uma altura de 4,3 mil metros.

    Geysers Salar de Uyuni
    Visitar os gêiseres foi a primeira atividade do terceiro dia e, para isso, saímos bem cedo da acomodação

    De lá, enquanto víamos o nascer do sol pelo caminho, fomos tomar um banho em águas termais, as quais estão a cerca de 5 mil metros de altitude!

    Aliás, são 2 piscinas com aquecimento natural (uma de 30°C, outra de 38°C), também provocado por atividades vulcânicas subterrâneas na região.

    Então, caso você queira se banhar (é imperdível, apesar do frio), é preciso pagar o valor de apenas 6 Bolivianos.

    Águas termais Salar de Uyuni
    Na manhã do terceiro dia, tiramos um tempo para nos banhar em piscinas de águas termais aquecidas por vulcões

    Então, depois do banho nas águas termais, partimos para o local de almoço, onde pudemos chegar bem pertinho das lhamas. De lá, fomos caminhando por formações rochosas até chegar à Lagoa Misteriosa. A lagoa não chega a ser impressionante, mas toda a composição do ambiente é fantástica.

    Observação

    A visita à Lagoa Misteriosa foi uma sugestão do guia. Segundo ele, as lagoas Brancas e Verdes (que estavam incluídas no roteiro original) estariam com uma cor natural por causa do clima e dos ventos.

    Então, conversamos entre nós e decidimos por ir à Misteriosa. Não nos arrependemos, pois as formações rochosas são lindas.

    De lá, voltamos a Uyuni, onde chegamos ao redor das 16h. Lá, eu esperei até às 20h30, quando me despedi do povo e parti para La Paz.

    • Informação importante: o tour de 3 dias permite que você acabe o roteiro em San Pedro de Atacama, no Chile. Ou seja, ao invés de regressar a Uyuni, você fica pelo caminho no terceiro dia e pega um transporte até a cidade chilena, o qual custa 70 Bolivianos.

    É preciso saber: você terá que pagar para usar banheiros e tomar banho

    É preciso pagar para usar banheiros em praticamente todo o trajeto, e o preço médio é de 2 Bolivianos.

    Aliás, o mesmo ocorre se você quiser tomar banho: na primeira noite, paguei 10 Bolivianos, e na segunda, 15. Bem, é preciso entender que estávamos no meio do deserto, onde a água é um artigo de luxo.

    Roteiro tradicional de 3 dias:
    • Cemitério de trens;
    • Almoço no restaurante de sal (antigo hotel);
    • Totem do Rali Dakar e ao monumento das bandeiras;
    • Fábrica de sal;
    • Ilha dos Cáctus;
    • Salar de Uyuni;
    • Lagos Cañapa, Hedionda e Chulluncani (onde se avistam flamingos);
    • Valle de las Rocas;
    • Hospedagem no deserto;
    • Laguna Colorada;
    • Gêiseres;
    • Banho em piscinas de águas termais;
    • Visita às lagunas Branca e Verde (ou Misteriosa);
    • Visita a lhamas;
    • Todas as alimentações incluídas (café da manhã, almoço e janta);
    Lhmas Salar de Uyuni
    Para quem não sabe, as lhamas são fonte de renda nos andes: lã para a indústria e carne para humanos
    Laguna Misteriosa Salar de Uyuni
    Apesar de a lagoa não ser impressionante, as formações rochosas que a cercam são muito bonitas

    LEIA MAIS SOBRE A BOLÍVIA

    l Passeio de 4, 5 dias ou mais 

    Geralmente, os passeio de mais de 4 ou 5 dias pelo Salar de Uyuni terminam em San Pedro de Atacama, no Chile. Ou seja, se cruza todo o deserto de sal boliviano até o deserto chileno.

    Além disso, cabe destacar que o passeio também pode ser feito na ordem inversa: de San Pedro a Uyuni. Tais passeios também incluem algumas caminhadas por pontos turísticos, já que o tempo é menos restrito.

    Vale a pena?

    Olha, como eu disse antes, fiz o passeio de 3 dias e achei incrível. Porém, preciso destacar que no dia 3 eu já estava muito, muito cansado. Além do roteiro ser puxado, a altitude maltrata a gente.

    Desse modo, eu não indicaria passeios tão longos.

    Como escolher o melhor passeio?

    Veja bem, se o seu objetivo é somente conhecer o Salar de Uyuni, eu sugiro o tour de 1 dia. Você verá muito, e também poderá tirar lindas fotos.

    Entretanto, se você quiser visitar mais locais, como lagoas, e ainda ter a experiência de dormir no deserto, o tour de 2 dias é ideal.

    Agora, se você quiser tocar a água da Lagoa Colorada e ainda tomar um banho nas águas termais, compre o passeio de 3 dias pelo Salar de Uyuni. Foi o que fiz, e não me arrependi nem sequer por 1 segundo.

    l Quer saber mais sobre como é a experiência de conhecer o Salar de Uyuni? Então dá uma olhada no vídeo abaixo 😉

    Qual empresa contratar?

    Olha, além de poder contratar o passeio pelo internet, saiba que há uma dezena de empresas na cidade de Uyuni que oferecem o tour. Então, como se pode imaginar, o preço pode variar muito.

    Geralmente, passeios de 3 dias custam entre 160 e 200 Dólares. Desse modo, ao pesquisar presencialmente, fique muito atento ao que as empresas incluem no pacote, como: hospedagem, guia e alimentação incluída, por exemplo. Além disso, confira o roteiro de viagem.

    No meu caso, acabei indo com a agência Esmeralda. O pacote incluía café-almoço-janta, hospedagem e motorista-guia (que falava somente espanhol) por 130 Dólares na época.

    Cabe destacar que a alimentação e a acomodação eram simples, mas sem motivos para reclamar!

    Além disso, outras empresas bastante contratadas por brasileiros são a World White Travel e a Cordillera Traveler. No entanto, são um pouco mais caras.


    Quando visitar o deserto de sal?

    Eu fui no início de março, último mês para para tirar aquelas fotos maravilhosas e espelhadas no maior deserto de sal do mundo. Aliás, o período chuvoso (o ideal) é justamente entre dezembro e março. Além disso, a temperatura é mais amena e faz menos frio à noite.

    No entanto, justamente por causa das chuvas, você pode perder alguns pontos do passeio. Nós, por exemplo, deixamos de visitar a Ilha dos Cáctus por causa do acúmulo de água na região.

    Já no restante dos meses (abril a novembro), é possível visitar todos os pontos. Porém, o deserto de sal está seco. Ou seja, muito dificilmente será possível ver reflexos.

    l Fique atento ao grande número de turistas!

    O período de chuvas é justamente o mais buscado por turistas, já que as temperaturas não são tão baixa e as fotos ficam maravilhosas.

    Desse modo, é comum que o lugar se encha de visitantes. Sendo assim, a minha dica é que você reserve hospedagem com antecedência. Se puder, faça o mesmo com o passeio, comprando online.

    Salar de Uyuni Bolívia
    Entre dezembro e março você ocorrem as chuvas no deserto de sal

    E a altitude, pega a gente?

    Sim, principalmente se você não estiver ambientado com a situação. Para se ter uma ideia, durante o passeio você chega a locais com quase 5 mil metros de altitude.

    Felizmente, como antes eu havia ficado 4 dias em Sucre (a 2.800 metros de altitude), não cheguei a ter grandes imprevistos. Um pouco de dor de cabeça, nariz seco e leve dificuldade para respirar quando fazia esforços físicos além do normal. Além disso, também tive dificuldades para dormir.

    Entretanto, os efeitos foram mais duros para o July e André, de Natal, com quem eu fiz o tour. Eles foram praticamente direto ao Salar de Uyuni, e sentiram muito mais os efeitos da altitude, o chamado “soroche”. Sofreram com dores de cabeça e de estômago, e até com vômito.

    Mas que fique claro: isso não ocorre o tempo todo, ou seja, você dificilmente ficará mal durante os 3 dias. Há alguns momentos nos quais a altitude prejudica mais.

    Laguna Colorada Salar de Uyuni
    O casal July e André, de Natal-RN, foi um grata surpresa que encontrei pelo caminho 🙂

    l Como combater a altitude?

    Então, se você puder, tente se ambientar uns dias antes em algum lugar alto, como eu fiz em Sucre. Do mesmo modo, pode chegar pelo menos um dia antes e dormir na cidade de Uyuni.

    Além disso, faça como os andinos fazem: masque folha fresca de coca, as quais ajudam o organismo a reagir diante da altitude. Aliás, o pacotinho custa apenas 5 Bolivianos.

    • Mais uma dica: compre comprimidos contra a altitude, os chamados “sorojchi pills”. Você os encontra em qualquer farmácia, e o preço médio também é de 5 Bolivianos.

    e-BOOK

    20 HISTÓRIAS SOBRE COMO VIAJAR PREENCHE O CORAÇÃO!

    Veja o que levar na mala

    Sério, é preciso se preparar para conhecer o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo. Eu, por exemplo, acabei deixando alguns itens para trás, como um umidificador para o nariz, e realmente me arrependi.

    Acabei passando a viagem toda com o nariz seco e doendo por causa da secura causada pela altitude e pelo clima do deserto.

    Além disso, passe protetor solar frequentemente, pois o sol no deserto é muito forte e queima. Porém, como faz frio, você às vezes não nota. Somente percebe à noite quando para para descansar.

    Desse modo, fiz uma lista de itens necessários para visitar o Salar de Uyuni:

    • Água: é preciso hidratar-se com frequência;
    • Lanche: caso você sinta fome nos intervalos;
    • Protetor solar: como eu disse, o sol queima muito;
    • Umidificador para o nariz: a secura faz o seu nariz doer;
    • Óculos de sol: os dias são muito claros, principalmente no Salar de Uyuni;
    • Roupas: leves para o dia, e pesadas para enfrentar o frio noturno;
    • Calçados: que sejam apropriados para turismo de aventura, como botas;
    • Chinelos: se você for no verão, o deserto de sal terá uma leve camada de água, a qual pode encobrir o seu calçado. Entretanto, você pode fazer a caminhada com chinelos;
    • Hidratante: a pele fica muito seca no deserto;
    • Papel higiênico: artigo de luxo, o qual você não encontrará nem mesmo nas acomodações;
    • Dinheiro em espécie: leve Bolivianos em espécie para fazer compras na estrada, a entrada ao Parque Nacional e as piscinas de água termal;
    • Seguro viagem internacional: apesar de não ser obrigatório, é importante que você compre um seguro viagem internacional barato. A altitude e o turismo de aventura podem causar algo inesperado;

    Como ir para o Salar de Uyuni

    Para ir ao Salar de Uyuni, você precisa se deslocar para a cidade de Uyuni, uma cidade de 30 mil habitantes no sudoeste da Bolívia, a qual teve o seu tempo de glória durante a mineração. Hoje, vive basicamente do turismo gerado pelo Salar de Uyuni.

    Para chegar lá é fácil, já que há diversos ônibus diários que saem de La Paz e de Sucre. Além disso, Uyuni também conta com aeroporto e voos regulares.

    l ÔNIBUS

    Há ônibus que partem diariamente de La Paz a Uyuni, a partir das 20h. O trajeto dura cerca de 10h, e você pega o ônibus no Terminal de Buses La Paz, no centro da capital.

    Já se você estiver indo de Uyuni a La Paz, saiba que também há ônibus diários a partir das 20h. Os veículos partem do centro de Uyuni (Terminal de Buses).

    • Sucre: caso você esteja em Sucre, saiba que há diversos ônibus diários entre as 2 cidades, e o trajeto dura 8 horas.
    l AVIÃO

    Certamente, se trata da maneira mais cômoda de fazer o trajeto entre La Paz e Uyuni (e vice-versa). O bacana é que há pelo menos 6 voos diários entre as 2 cidades, os quais são operados pelas empresas BoA e Amaszonas.

    Desse modo, eu sugiro que use o buscador Skyscanner para encontrar os melhores voos, como eu sempre faço 🙂

    Além disso, se você pegar um dos primeiros voos da manhã, pode chegar em Uyuni e já ir direto para o tour, o qual sai da cidade ao redor das 9h30.

    l EXCURSÃO DE ÔNIBUS

    Além disso, você pode contratar uma excursão de ônibus saindo de Laz Paz para Uyuni.

    As excursões incluem o deslocamento de ida e volta em ônibus (saindo da acomodação), assim como tour de 1 ou 3 dias para conhecer o Salar de Uyuni, como você pode conferir abaixo:

    • Excursão de ônibus entre La Paz e Uyuni com 1 dia no Salar (veja mais aqui)
    • Excursão de ônibus entre La Paz e Uyuni com 3 dias no Salar (veja mais aqui)

    Onde ficar em Uyuni

    Apesar de pequena, Uyuni conta com uma rede razoável de hospedagem, tudo em função do maior deserto de sal do mundo. Então, caso você não queira chegar de madrugada e ir diretamente ao passeio, pode dormir uma noite por lá.

    Eu sugiro que busque hospedagem no site do Booking.com, que oferec diversas opções de locais para dormir em Uyuni.

    l Sugestões de onde ficar em Uyuni

    HOTEL CASA DE SAL

    Com avaliação de 9,4 no Booking.com, o Hotel Casa de Sal tem decoração andina e paredes construídas com blocos de sal. Bonito e confortável, o hotel inclui café da manhã na diária (veja mais aqui).

    Hotel em Uyuni BolíviaHotel em Uyuni Bolívia


    HOSTEL NICHKITO

    Um pouco mais econômico, o Hostel Nichkito é a minha segunda dica de onde ficar em Uyuni. O bacana é que o lugar também conta com quartos privados, assim como inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).

    Onde ficar em Uyuni Hostel em Uyuni

    Onde ficar em La Paz

    Para encontrar as melhores opções de onde se hospedar em La Paz, clique aqui.

    Perguntas e respostas

    Em qual cidade fica o Salar de Uyuni?

    O Salar de Uyuni fica numa cidadezinha de mesmo nome, Uyuni – que tem cerca de 30 mil habitantes.

    – Qual é a melhor época para visitar o Salar de Uyuni?

    Como escrevi acima, a melhor época para visitar o Salar de Uyuni é entre dezembro e fim de março, quando as chuvas deixam o deserto de sal molhado e espelhado – ótimo para fotos.

    Agora, se a ideia é visitar o Salar de Uyuni num período mais ameno, o período entre setembro e novembro é o ideal. Porém, por ser um período de seca, muito provavelmente você não veja os espelhos d’água.

    – Quanto custa o passeio do Salar do Uyuni?

    Para saber quanto custa o passeio do Salar do Uyuni é preciso entender a quantidade de dias. Ou seja, vai depender do tipo de passeio escolhido e quantidade de dias que você vai escolher.

    Mas, normalmente, os preços são os seguintes:

    • Bate e volta de 1 dia: em torno de 50 dólares
    • 2 dias com estadia de 1 noite: em torno 100 dólares
    • 3 dias com estadia de 2 noites: a partir de 160 dólares
    • 4 dias – saindo de Uyuni com destino de Atacama: em torno 250 dólares

    – Como ir do Brasil para Uyuni?

    Para ir do Brasil para Uyuni há 2 maneiras: voo e ônibus.

    A primeira é pegar um voo até La Paz ou Santa Cruz de la Sierra e, então, outro voo para Uyuni (confira aqui preços e horários).

    Agora, se você tem mais tempo, a outra forma de ir do Brasil até Uyuni é pegar um voo até La Paz e, então, um ônibus até Uyuni.

    Obs: ainda há a opção de pegar um voo até Santa Cruz de la Sierra + voo até Sucre + ônibus até Uyuni.

    Importante saber: há ônibus noturnos que saem de La Paz e Sucre, os quais chegam cedinho a Uyuni. Isso permite que você chegue à cidade e ainda tenha tempo de pesquisar preços de passeios nas agências.

    – Salar de Uyuni: quantos dias ficar?

    Depende do tipo de passeio que você fizer. Ou seja, quanto mais você conhecer (deserto + lagoas + piscinas naturais…), maior será o tipo de passeio escolhido.

    Na minha opinião, o passeio de 3 dias é o mais bacana, pois você conhece muita coisa linda além do deserto de sal.

    – Como ir do Atacama para o Salar de Uyuni?

    A melhor maneira do Atacama para o Salar de Uyuni é por meio de um passeio de 3 ou 4 dias, o qual inicia no Deserto do Atacama (Chile), passando pelo Deserto de Sal e terminando na cidade de Uyuni (Bolívia).

    Você pode comprar os passeios em São Pedro do Atacama ou pela internet.

    + Seguro Viagem Internacional

    Como dito antes, o Seguro Viagem Internacional não é obrigatório para viajar pela América do Sul. Porém, eu super indico. Querendo ou não, imprevistos podem ocorrer. Além disso, há fator da altitude.

    Onde buscar? Eu indico o site Seguros Promo, que oferece diversas opções de seguros viagem baratos. Além disso, se você utilizar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha até 15% de desconto – veja simulação:

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
    Assistência médica USD 15.000
    Bagagem extraviada USD 400 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    Affinity 35 LATAM +COVID-19 Affinity 35 LATAM +COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    E aí, gostou das dicas sobre como ir e como conhecer o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo? Te convenci a pegar as malas e ir? Ainda tem dúvidas? Então deixe o seu comentário abaixo!


    CONFIRA MAIS ROTEIROS PELA AMÉRICA DO SUL

    SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS

    Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.

     

    ORGANIZE A SUA VIAGEM

     

    ✈️ VOOS BARATOS: Skyscanner e Kiwi

    🛌🏼 HOSPEDAGEM: Booking.com

    🏥 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

    🎟️ PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide

    💳 CARTÃO INTERNACIONAL: WISE

    📲 CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado

    🚗 ALUGUEL DE CARRO: Rentcars

     

    VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO 

    Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.

    Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!


    Total
    0
    Shares
    2 comments
    1. Boa tarde Adriano,

      Estamos pensando em conhecer a Bolívia este ano…
      Gostaria de saber se para conhecer o Salar de Uyuni é preciso ir com as agências e se o restante dos passeios que você indica é possível fazermos sozinhos com carro próprio?

      1. Oi, Michelle! Os passeios para o Salar de Uyuni e arredores são somente feitos com agências com guias locais e carros 4×4. Agora, se você for para outras partes da Bolívia, dá pra ir de carro próprio para a maioria dos lugares.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    You May Also Like