CONHECER A GELEIRA PASTORURI
20 anos. Essa é a previsão de cientistas em relação ao tempo de vida restante à Geleira Pastoruri, localizada no norte do Peru. Isso porque o glaciar vem descongelando entre 10 e 20 metros a cada ano.
De acordo com especialistas, isso ocorre por causa do aquecimento global.
Desse modo, visitar a geleira Pastoruri é um passeio que vale muito a pena, é algo bonito e reflexivo. Aliás, a geleira Pastoruri é um exemplo de como o aquecimento da Terra tem gerado perdas irreparáveis em termos naturais.
Conhecer Pastoruri
Pastoruri é uma geleira que se encontra dentro do Parque Nacional Huascarán, na região norte do Peru.
Para se ter uma ideia, a geleira Pastoruri está a mais de 5 mil metros acima do nível do mar, possui uma superfície aproximada de 2 km e uma longitude de 1,3 km.
Os efeitos do aquecimento global
Para se ter uma ideia, o local onde se encontra a geleira Pastoruri, contava também com uma pequena estação de esqui há cerca de 20 anos. Além disso, a neve chegava até a parte que hoje serve de estacionamento de carros.
A situação é tão crítica, que a visitação de turistas foi interrompida entre 2007 e 2011. Então, aberta ao público outra vez, a geleira Pastoruri passou a fazer parte de uma triste rota turística: “La Ruta del Cambio Climático“.
Como visitar a geleira
Visitar Pastoruri é fácil, já que há passeios que saem diariamente de Huaraz, cidade onde a maioria dos turistas se hospeda. Além disso, também é possível alugar um carro e chegar por conta própria.
l Como eu fiz
Acredito que, para quem está viajando sozinho, a maneira mais fácil é contratar um tour, que foi o que eu fiz. Na época, paguei 60 Soles pelo transporte, que passou me buscar no hostel onde estava hospedado. Saímos ao redor das 9h da manhã de Huaraz.
- Sugestão de leitura: Entenda a importância de contar com um seguro viagem para o Peru
Além do tour, é preciso pagar também para entrar no Parque Nacional Huascarán. Cabe destacar que o valor do ingresso de 1 dia é de 30 Soles, porém, o parque é repleto de atrações. Aliás, o povo das agências vendem!
Desse modo, se você comprar um bilhete de 3 dias, por exemplo, paga somente 60 Soles (ao invés de 90), e pode visitar diversos locais bacanas!
l Como é trajeto
Como eu escrevi acima, saímos de Huaraz por volta das 9h da manhã. Já o trajeto direto até a geleira Pastoruri é de cerca de 2 horas.
Entretanto, antes de se chegar ao local, paramos para tomar café da manhã (incluído no passeio) e também para conhecer outras atrações turísticas.
PARADA 1: a primeira parada foi para ver a Lagoa Patococha, que também está morrendo lentamente por causa do aquecimento global.
PARADA 2: em seguida, foi a vez de conhecer uma pequena fonte de água naturalmente gaseificada. Aliás, tal fato ocorre por causa da grande quantidade de minerais presentes no líquido.
PARADA 3: o terceiro pit stop foi para conhecer as Puyas Raimondii, uma espécie de bromélias gigantes. Aliás, a planta, típica dos desertos andinos, cresce em altitudes que variam entre 3.200 e 4.800 metros, e somente é encontrada no Peru, Chile e Bolívia.
Além disso, um fato curioso é que a puya demora 100 anos para florescer, o que ocorre somente uma vez em sua vida. Então, na fase adulta, pode atingir os 15 metros de altura.
Ver essa foto no Instagram
- Como conhecer o oásis de Huacachina
- Roteiro completo de 2 dias em Arequipa
- Completo: como ir para Machu Picchu, quanto gastar e mais
- Cores história: conheça a linda Trujillo
- Vale Sagrado dos Incas: saiba tudo sobre o passeio
- Onde ficar em Cusco, Machu Picchu e Vale Sagrado
A caminhada até a Pastoruri
Depois das paradas pelo caminho, chega a hora de conhecer Pastoruri. Para isso, o transporte nos deixa a menos de 2 quilômetros da geleira, trecho que é preciso caminhar.
Bem, eu diria que se trata de uma caminhada tranquila, porém, a altitude normalmente atrapalha quem não está acostumado com ela. Desse modo, o bacana é chegar a Huaraz pelo menos 1 dia antes para que o corpo vá se ambientando.
E se eu não conseguir? Se você realmente sentir o soroche (nome dado ao mal da altitude), saiba que existem cavalos disponíveis para fazer a trilha, os quais são guiados. O valor do trajeto é de 10 Soles, porém, eu não curto a ideia.
- Sugestão de leitura: Entenda a importância de contar com um seguro viagem para o Peru
Presenciar o descongelamento
Uma vez na geleira, você pode ver de perto os efeitos do aquecimento do planeta, ou seja, o derretimento. Aliás, é possível notar como há partes em que a água não para de correr, o que é triste de verdade.
Cabe destacar que todo o lago que cerca a geleira é fruto do derretimento da Pastoruri.
l O caminho de volta
O tempo para conhecer a geleira e tirar fotos é de ao redor de 1 hora, tempo que acredito ser suficiente. Já a caminhada de volta é mais tranquila, pois é “morro abaixo”.
O trajeto em direção a Huaraz possui somente uma parada, é que para almoçar (também incluído no preço do passeio). O retorno à cidade ocorre ao redor das 18h.
ARTIGOS SOBRE O PERU QUE POSSAM INTERESSAR
- O que fazer em Lima: 11 dicas imperdíveis e mais
- Guia sobre o que fazer em Cusco, a Capital Inca
- Como chegar à lagoa Humantay, no Peru
- Veja como visitar a Montanha Colorida
- Como conhecer a maravilhosa Lagoa 69
- Conheça a incrível Paracas, no Peru
- Linhas de Nazca: como visitar, quanto pagar e mais dicas
- Onde ficar em Lima: melhores bairros, hotéis e hostels
l Quer saber mais sobre como conhecer a geleira Pastoruri? Então dá uma olhada no vídeo abaixo 😉
Ir por conta própria
Sim, também é possível conhecer a geleira Pastoruri por conta própria, mas, para isso, o ideal é alugar um carro. Aí, você marca os pontos no GPS e vai tranquilamente.
Desse modo, você pode conhecer tudo com mais calma. Além disso, se alugar o carro por mais de 1 dia, ainda pode visitar as Lagoas 69, Llanganuco e Parón, por exemplo, as quais também ficam dentro do Parque Huascarán.
- Dica: Se você quer alugar um carro com desconto, sem pagar IOF (imposto de 6,38% sobre transações internacionais) e ainda parcelar em até 12 vezes, clique aqui! Ah, o cancelamento é gratuito 😉
Conhecer Pastoruri: dicas importantes
O que levar junto
Se você for durante a primavera e o verão, leve capa de chuva, água e protetor solar. O sol, até mesmo durante o outono, é forte e queima. Já se for nos outros meses, leve roupa de frio.
Também leve algo para comer e vá ao banheiro sempre que possível, pois as opções são poucas. Ah, e nunca esqueça do óculos de sol!
Quando visitar a geleira
Eu fui no fim de maio, período no qual dificilmente chove (isso dura até setembro). Porém, faz um pouco mais de frio.
Já nos outros meses, as chances de chuva são mais elevadas e a geleira pode ficar tapada por nuvens.
Onde se hospedar
A cidade de Huaraz é a maior da região, e oferece uma grande oferta de hospedagem. Aliás, a melhor opção é ficar na região central por causa da locomoção e proximidade de restaurantes e bares.
Veja algumas dicas de onde ficar em Huaraz:
Atusparia Guest House
A minha primeira dica de onde ficar em Huaraz é a Atusparia Guest House, que tem avaliação de 9,0 no Booking.com. Além disso, o local ainda inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
Andescamp Hostel
A minha segunda sugestão de onde se hospedar em Huaraz é o Andescamp Hostel, que também conta com quartos privados. Além disso, café da manhã igualmente faz parte da diária (veja mais aqui).
l Airbnb: opção popular em Huaraz
Além das acomodações tradicionais, o Airbnb é uma opção bastante buscada em Huaraz. Através da plataforma, é possível alugar um quarto ou um apartamento (ou estúdio) somente para você nas melhores zonas das cidades.
I Bônus para novos usuários
Aliás, se você é novo na plataforma, saiba que há um desconto de até R$ 350,00 na sua primeira reserva pelo Airbnb. Nada mal para começar, não é?
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Entenda a importância de contar com um seguro viagem para o Peru
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- Veja dicas sobre o que levar na mala
+ Seguro Viagem Internacional
Eu super indico que você compre um seguro viagem barato ao viajar América do Sul. Isso pelo fato de se tratar de turismo de aventura, o qual envolve riscos. Além disso, ainda tem o lance da altitude.
Eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, que oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha 5% de desconto. Veja uma simulação:
Como lidar com altitude
Sim, a altitude realmente pega a gente, principalmente se não estivermos ambientados com a situação. Desse modo, é comum sentir um pouco de dor de cabeça, nariz seco e leve dificuldade para respirar quando se faz alguns esforços físicos. Além disso, também pode haver dificuldades para dormir.
Mas que fique claro: isso não ocorre o tempo todo, se limitando mais ao início. Por isso da importância de chegar a Huaraz um pouco antes para ir se ambientando.
l Dicas para combater a altitude
Faça como os andinos fazem: masque folha fresca de coca, as quais ajudam o organizamos a reagir diante da altitude. O pacotinho custa ao redor de 5 Soles (ou menos).
Além disso, você pode comprar comprimidos contra a altitude, os chamados “sorojchi pills”. Aliás, você os encontra em qualquer farmácia e o preço médio também é de 5 Soles.
ARTIGOS SOBRE O PERU QUE POSSAM INTERESSAR
- Como conhecer o oásis de Huacachina
- Roteiro completo de 2 dias em Arequipa
- Completo: como ir para Machu Picchu, quanto gastar e mais
- Cores história: conheça a linda Trujillo
- Vale Sagrado dos Incas: saiba tudo sobre o passeio
- Onde ficar em Cusco, Machu Picchu e Vale Sagrado
- Como é o passeio pelo Vale do Colca, o mais profundo do mundo
- O que fazer no Peru: 15 dicas imperdíveis
Como chegar a Huaraz
Para chegar a Huaraz e conhecer Pastoruri, a maneira mais fácil é por meio de ônibus. Aliás, os veículos saem diversas vezes ao dia de Lima e de Trujillo, por exemplo.
Além disso, se você comprar a passagem com antecedência, dificilmente pagará mais de 50 Soles.
- Lima – 8h (veja mais aqui)
E aí, gostou das dicas de como conhecer a Geleira Pastoruri? Quer mais informações ou sugerir algo? Então deixe o seu comentário abaixo! 😉
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi
HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb
SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!