Você já ouviu falar da trilha da Lagoinha do Leste, em Florianópolis?
Bem, se trata de uma das mais famosas e bonitas da ilha. Então, se você quer saber tudo sobre a trilha, dá uma olhada no artigo a seguir, que tem mais dicas, como: quando ir, o que levar, qual é o melhor caminho e muito mais 🙂
Trilha da Lagoinha do Leste, em Florianópolis
Se você gosta de trilhas e vai visitar a capital catarinense, não deixe de fazer a trilha da Lagoinha do Leste, uma das mais bonitas e famosas de Florianópolis.
Localizada no sul da ilha, a trilha pode ser feita por meio de 2 caminhos distintos, como explico mais no decorrer do texto.
O nome da trilha
A trilha da Lagoinha do Leste tem esse nome porque o fim do caminho ocorre na Praia da Lagoinha do Leste que, por sua vez, é vizinha de uma lagoa, justamente de nome Lagoinha do Leste (como você pode ver na imagem abaixo).
Não deixe de visitar a Lagoinha do Leste
Aliás, ao terminar a trilha, grande parte dos visitantes aproveita para se banhar nas águas agitadas da praia. Alguns, ainda surfam.
No entanto, caso você prefira águas mais calmas, não deixe de visitar a Lagoinha, a qual está a poucos minutos caminhando da praia. Aliás, a visita vale mesmo a pena mesmo que você prefira o mar agitado! 🙂
- Dica: Buser, a maneira mais econômica de viajar a Floripa e outras cidades: primeira compra com desconto
1 trilha, 2 caminhos
Como eu disse antes, a trilha da Lagoinha do Leste pode ser feita de 2 maneiras: saindo da praia do Pântano do Sul ou da Praia do Matadeiro. Qual a diferença?
A distância dos caminhos e a paisagem.
Trilha Lagoinha do Leste: Pântano do Sul
Se você optar em fazer a trilha da Lagoinha do Leste saindo da praia do Pântano do Sul, vai encontrar um caminho mais curto, porém, mais duro.
Isso porque, durante a caminhada de mais ou menos 1 hora, você vai, literalmente, atravessar o morro de um lado ao outro.
Desse modo, é preciso destacar que algumas partes são bem íngremes, o que gera um cansaço maior. Entretanto, com algumas paradas no caminho e uns goles de água, você faz a trilha tranquilamente.
Além disso, vale destacar que a maior parte da trilha ocorre pelo meio da mata, o que significa um grande alívio em dias quentes e de sol forte.
A trilha inicia na rua Manoel Pedro Oliveira e está bem sinalizada. Além disso, cabe destacar ainda que a volta ocorre pelo mesmo caminho.
- Vantagens: trilha mais curta e com sombra
- Desvantagens: caminho íngreme e sem muitas vistas
- Como chegar ao Pântano do Sul: ônibus, Uber ou carro
Trilha Lagoinha do Leste: Matadeiro
Para mim, a Praia do Matadeiro é uma das mais bonitas da ilha e, ao contrário das praias do norte, não possui tantos turistas.
E, como eu disse antes, a partir do Matadeiro também é possível fazer a trilha da Lagoinha do Leste. Porém, nesse caso, o caminho é mais longo, e a trilha demora entre 2h e 2h30 para ser feita.
Mas fique tranquilo, pois o caminho, apesar de ser mais longo, é mais fácil de ser feito. Isso porque a trilha basicamente costeia o mar e algumas praias. Ou seja, não exige tanto esforço físico como à do Pântano do Sul.
- Observação: para chegar à Praia do Matadeiro é preciso descer na Praia da Armação e, de lá, atravessar uma pequena ponte e seguir um caminho que somente pode ser percorrido a pé.
Além disso, o caminho igualmente é bem sinalizado.
Importante saber: apesar de ser feita basicamente pela costa, a trilha que sai do Matadeiro possui alguns trechos marcados por plantas espinhosas. Sendo assim, é preciso ficar de olho.
- Vantagens: trilha menos íngreme e com mais vistas para o mar
- Desvantagens: caminho mais longo
- Como chegar ao Matadeiro: ônibus, Uber ou carro
LEIA TAMBÉM
- As melhores praias de Florianópolis: 11 dicas incríveis
- Onde ficar em Florianópolis: praias, hotéis e hostels
- Onde ficar em Gramado: pousadas, hotéis e hostels
- Canyons SC e RS: tudo o que você precisa saber
- Tudo sobre a linda Praia Naufragados, em Floripa
- Trilha da Costa da Lagoa: saiba tudo sobre a atração
Morro da Coroa, o lugar da foto famosa
Veja bem, ao terminar a trilha da da Lagoinha do Leste, na Praia da Lagoinha, há mais um desafio pela frente: subir o Morro da Coroa, de onde se tem uma vista espetacular da costa.
Bem, confesso que a trilha até o Morro da Coroa, que demora em torno de 45 minutos, é difícil. Isso porque, ao iniciá-la, você já estará cansado da caminhada anterior. Além disso, o caminho é bem íngreme e rochoso, o que faz com que você use as mãos em diversos momentos para ter mais estabilidade.
Às vezes, até o vento forte prejudica a subida de apenas 600 metros.
- Dica: Buser, a maneira mais econômica de viajar a Floripa e outras cidades: primeira compra com desconto
Importante saber
Se você fizer a trilha através do Pântano do Sul, não precisa descer até a praia para, então, subir até o Morro da Coroa. Ou seja, depois de caminhar mais ou menos 1,5 km, você pega uma trilha menor à esquerda, a qual leva até o alto do monte.
Agora, se você fazer a trilha pela praia do Matadeiro, vai ter que, automaticamente, passar pela praia para, então, subir o Morro da Coroa.
Ver essa foto no Instagram
Nadar na Lagoinha
Ao subir o Morro da Coroa (caso o faça), você poderá avistar a famosa Lagoinha do Leste, a qual é marcada por suas águas verdes. Aliás, a lagoa, que é de água salgada, tem forma de um ‘V’. É bastante bonita e agradável para se banhar!
Sugestão: ao fazer a trilha, não deixe de conhecer a famosa Lagoinha do Leste para se refrescar, pois vale muito a pena 🙂
Barco até a Praia da Lagoinha
Caso você esteja a fim de conhecer a Praia da Lagoinha e também a própria Lagoinha do Leste, mas não queira fazer nenhuma das trilhas, saiba que é possível pegar um barco até lá.
Os barcos saem da praia do Pântano do Sul e custam ao redor de R$ 50 por trecho.
- Vantagem: ao ir de barco, você certamente chegará mais inteiro para subir o Morro da Coroa.
O que levar e o que vestir
O ideal é que você faça a trilha, seja qual for, usando roupas leves e boné, principalmente se o sol estiver forte. Além disso, utilize uma bota de trekking, principalmente se for subir o Morro da Coroa (é possível fazer usando tênis, porém, você vai escorregar mais).
Não esqueça ainda de levar uma mochilinha com água, algo para comer e utilizar protetor solar.
Leve dinheiro em espécie
Ao chegar na Praia da Lagoinha do Leste, você vai encontrar algumas barraquinhas, as quais vendem bebidas e algumas comidas. No entanto, os locais somente aceitam dinheiro em espécie, já que o sinal de internet dificilmente pega no lugar.
Quando fazer a trilha
Evite fazer a trilha da da Lagoinha do Leste depois de um dia chuvoso, principalmente o caminho que sai do Pântano do Sul e passa pelo meio da mata. Certamente haverá muito barro.
Além disso, a subida ao Morro da Coroa pode ficar bem perigosa.
Passeios em Florianópolis
Conhecida como a Ilha da Magia, Florianópolis tem mais do que a trilha da Lagoinha do Leste. Então, caso você esteja na cidade passando férias e tem pouco tempo, saiba que há diversos passeios lindos para serem feitos, como:
l Entardecer em Santo Antônio de Lisboa
O entardecer em Santo Antônio de Lisboa é um dos mais famosos e lindos de Florianópolis. O bairro, de origem portuguesa, está a poucos minutos do centro da cidade e, além de mágico, ainda conta com diversos restaurantes de comida típica do país europeu (saiba mais aqui).
l Tour completo por Florianópolis
Centro Histórico, ponte Hercílio Luz, Catedral Metropolitana, praias, Lagoa da Conceição e o histórico bairro do Ribeirão da Ilha (onde se encontram alguns dos melhores restaurantes de frutos do mar do Brasil). Esse é outro famoso passeio pela Ilha da Magia, o qual dura o dia todo (veja mais aqui).
l Passeio pela Costa da Lagoa + barco
Já pensou em fazer um passeio de barco por uma das regiões mais bonitas da capital catarinense? Então, por meio desse passeio, você visita a Lagoa da Conceição, conhece cachoeiras e ainda tem a chance de comer pratos típicos do local (veja mais aqui).
l Tour pela Praia do Forte, Jurerê e Santo Antônio de Lisboa
Que tal conhecer uma das praias mais famosas do Brasil (Jurerê Internacional) e ainda visitar locais históricos num mesmo dia?
Então, na Praia do Forte você tem a chance de conhecer a Fortaleza de São José de Ponta Grossa (construída entre 1739-1745) e, depois disso, é levado a Santo Antônio de Lisboa (veja mais aqui).
- Mais opções: clique aqui para ver todos os passeios disponíveis em Florianópolis.
Onde ficar em Florianópolis
MAJESTIC PALACE HOTEL
A minha primeira dica de onde ficar em Florianópolis é o Majestic Palace Hotel, um dos mais tradicionais da cidade.
Localizado na principal avenida da ilha, a Beira-Mar Norte, o hotel possui 5 estrelas e uma estrutura fantástica, como: piscina, restaurante e quartos espaços. Além disso, ainda oferece serviço de quarto e café da manhã (veja mais aqui).
BLUE TREE PREMIUM
Localizado a uma quadra da Avenida Beira-Mar Norte, o Blue Tree Premim é a minha segunda sugestão de hotel em Florianópolis.
Com 4 estrelas, o hotel conta com ótima estrutura e oferece quartos grandes e aconchegantes, assim como inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
GIRASSÓIS DA LAGOA
A minha segunda dica de pousada é a Girassóis da Lagoa, que tem avaliação de 9,3 no Booking.com.
Localizada aos pés da Lagoa da Conceição, a pousada é espaçosa e aconchegante, assim como muito bem estruturada (veja mais aqui).
LAGOA NÔMADE HOSTEL
Se você busca por um espaço mais econômico para ficar em Florianópolis, a minha dica é o Lagoa Nômade Hostel, que tem avaliação de 9,3 no Booking.com.
Localizado à beira da Lagoa da Conceição, o hostel é espaçoso, agradável e também conta com a opção de quartos privativos (veja mais aqui).
Perguntas e respostas
1) Quanto tempo dura a trilha da Lagoinha do Leste?
Então, se você fizer a trilha da Lagoinha do Leste saindo do Pântano do Sul, vai demorar pouco mais de 1 hora.
Já se você fizer a trilha da Lagoinha do Leste saindo da praia do Matadeiro, vai demorar entre 2 e 2h30.
2) Quantos metros tem o morro da Lagoinha do Leste?
O morro da Lagoinha do Leste, que tem o nome de Morro da Coroa, tem 400 metros de altitude.
3) Como acessar a praia da Lagoinha do Leste?
Para acessar a praia da Lagoinha do Leste você tem 3 opções: as trilhas saindo do Pântano do Sul ou da praia do Matadeiro, ou por meio de barco.
4) A trilha Lagoinha do Leste é perigosa?
Muitas pessoas perguntam se a trilha da Lagoinha do Leste é perigosa. Bem, a trilha em si não é, porém, é preciso ter cuidado para subir o Morro da Coroa.
Isso porque o caminho é íngreme e tem muitas pedras, o que faz com que você use as mãos para se apoiar em diversos momentos.
Quando ir a Florianópolis?
A capital catarinense em as estações definidas. Porém, é no verão quando recebe mais turistas, o que é compreensível, né?
Entre dezembro e fevereiro, milhares de visitantes viajam para Florianópolis para aproveitar as mais de 40 praias presentes na ilha!
Nessa época, o sol brilha quase todos os dias e as temperaturas médias durante o dia ficam na casa dos 30° graus.
Importante saber
Como escrevi acima, o período entre dezembro e fevereiro é marcado pela “invasão” de turistas.
Desse modo, é fundamental que você reserve hospedagem com antecedência. Além de garantir um lugar bacana, você evita pagar os preços elevados cobrados na alta temporada.
O QUE SABER ANTES DE VIAJAR
- Seguro viagem é obrigatório para Europa: saiba mais
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Veja dicas sobre o que levar na mala
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- 10 dicas para viajar a gastar pouco
Como se locomover
Florianópolis é bem atendida pelo transporte público, baseado em ônibus coletivo. Nesse caso, o usuário compra a passagem em alguns dos terminais, e realiza integrações em outros pontos espalhados pela cidade (caso necessário):
- Ticen (Terminal Centro)
- Tilag (Terminal Lagoa da Conceição)
- Tirio (Terminal Rio Tavares)
- Titri (Terminal Trindade)
- Tisan (Terminal Santo Antônio)
- Tican (Terminal Canasvieiras)
Dica: em caso de dúvida sobre o trajeto, sempre pergunte no terminal ou a algum funcionário.
- Táxi-Uber-99: se trata de outras opções para se locomover pela cidade, principalmente pela madrugada, quando a oferta de ônibus coletivo é limitada ou inexistente em algumas regiões da capital.
Alugar um carro: a melhor opção
O sistema de transporte de Florianópolis funciona bem, na medida do possível. No entanto, se você quer um pouco mais de liberdade de horários, assim como ir a lugares mais distantes, como algumas praias, uma opção interessante é alugar um carro.
Além disso, o carro ainda te oferece a oportunidade de conhecer outras atrações da região, como as praias de Palhoça e de Governador Celso Ramos, por exemplo. Ainda pode fazer um bate e volta a Balneário Camboriú e Itapema.
l Onde alugar um carro?
A parte interessante é que você pode alugar um carro ainda antes de chegar a Florianópolis. Para isso, a minha dica é que utilize o Rentcar, o maior buscador do mundo.
Se você chega voando, pode retirar o veículo no aeroporto. Além disso, outra vantagem é a possibilidade de parcelar o pagamento em até 12x sem juro no cartão de crédito (saiba mais aqui).
Como chegar e sair de da cidade
Florianópolis conta com um aeroporto internacional, o Hercílio Luz, que também recebe voos de todas as partes do Brasil.
- Dica: nos buscadores Skyscanner e Kiwi é possível comparar os preços e encontrar os melhores voos para Florianópolis durante o ano todo.
Saindo do aeroporto
Além de opções privadas de locomoção, como Táxi-Uber-99, também é possível deixar o aeroporto em transporte público.
Para isso, basta pegar um ônibus, o qual passa ao lado do estacionamento do aeroporto. Há diferentes roteiros, como Centro (431), Rio Tavares (468) e Carianos (477), e a passagem custa R$ 4,50. Para saber os horários de cada linha, clique aqui.
Como ir a Floripa em ônibus
Outra maneira de chegar a Florianópolis é por meio de ônibus. A rodoviária da cidade, localizada no centro, recebe viagens de diversas partes do Brasil e da América do Sul.
Nesse caso, você encontra as passagens mais baratas no buscador da BUSER, que ainda dá descontos na primeira viagem (saiba mais aqui).
Balneário Camboriú
Se trata de uma das cidades mais conhecidas de Santa Catarina a nível mundial. Alías, Balneário Camboriú está a apenas 83 km distante de Florianópolis, e pode ser visitada em carro ou por meio de ônibus.
Além disso, você também pode contratar um passeio de 1 dia saindo de Florianópolis. O bacana é que a excursão inclui transporte com retirada no hotel e te leve para conhecer os principais pontos turísticos de Balneário Camboriú (saiba mais aqui).
Beto Carrero World
Localizado na cidade de Penha, o Beto Carrero World é um dos maiores parques temáticos do mundo, e está a apenas 84 km distante da capital. Igualmente pode ser acessado em carro ou em ônibus.
Além disso, há passeios turísticos de 1 dia, os quais saem cedinho e passam o dia em Beto Carrero World (saiba mais aqui).
Oktoberfest de Blumenau
Que tal aproveitar para ver desfiles germânicos, degustar comidas típicas e escutar música popular bávara? Então, saiba que de Florianópolis também saem excursões à cidade que abriga a segunda maior oktoberfest do planeta (saiba mais aqui).
l Onde comprar passeios?
No site da Civitatis, um dos mais completos e confiáveis do mundo – para saber mais, clique aqui.
E aí, gostou das dicas sobre a trilha da Lagoinha do Leste, em Florianópolis? Quer saber mais ou tem alguma sugestão? Então deixe o seu comentário abaixo! 😉
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
✈️ VOOS BARATOS: Skyscanner e Kiwi
🛌🏼 HOSPEDAGEM: Booking.com
🏥 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
🎟️ PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
🚍 PASSAGENS DE ÔNIBUS: Buser
📲 CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
🚗 ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!