Colca Cânion Arequipa Peru

COMO É O PASSEIO PELO VALE DO COLCA, O MAIS PROFUNDO DO PLANETA

Total
0
Shares

    VALE DO COLCA, COLCA CANYON, VALLE DEL COLCA

    Imagine uma imensidão que se perde diante dos olhos, e um condor que, quando abre as asas, é difícil de ser enquadrado na foto. Imagine também comunidades e paisagens bucólicas acima dos 4 mil metros de altitude.

    Tudo isso você confere de pertinho com o passeio pelo Vale do Colca, uma região de cânions que está localizada a 160 km de Arequipa.

    Aliás, também chamado de Colca Canyon e Valle del Colca (em espanhol), o Vale do Colca é o terceiro destino turístico mais visitado no Peru, com ao redor de 120 turistas por ano.

    Para se ter uma ideia, o Colca Canyon é 2 vezes mais profundo que o Grand Canyon (Estados Unidos), com 4.160 metros. Além disso, o Vale do Colca é cercado por numerosos vulcões, com destaque para o Misti, o Chachani e o Pichu Pichu.


    O que saber sobre o Vale do Colca

    A região do Vale do Colca é habitada por povos pré-inca, os quais ainda mantêm tradições ancestrais e utilizam técnicas agrícolas de antigas civilizações.

    Além disso, o vale conta com cidades fundadas durante a colonização espanhola.

    Durante o passeio pelo Vale do Colca, além de conhecer o cânion em si, você ainda conhece 14 povoados e 14 igrejas do tempo da colonização espanhola, todas presentes na lista de Patrimônios Históricos da Humanidade, da Unesco.

    Conhecer o Vale do Colca Peru
    Em Colca, se encontram os vales mais profundos do planeta, os quais atraem milhares de turistas (foto: Pixabay)

    O que saber sobre o passeio

    O passeio pelo Vale do Colca te leva a lugares como a “Cruz del Cóndor” e o mirante de Choquetico, de onde é possível observar o voo do condor dos andes.

    Do mesmo modo, você visita povoados nos quais as heranças incas ainda estão presentes, como os famosos balcões de produção agrícola encravados nas montanhas.

    Além disso, você conhece lindas paisagens da vida selvagem da região, como a Reserva Nacional de Salinas e Aguada Blanca, assim como lhamas, alpacas e vicunhas em seu habitat natural.

    Isso sem se falar no “Valle de los Volcanes”, um lugar a quase 5 mil metros de altitude e de onde você avista os vulcões que dominam a região, como o Ampato, Misti, Sabancayo e Chachani.

    Ah, e alguns passeios ainda oferecem a possibilidade de se banhar em águas termais a 4 mil metros acima do nível do mar.


    LEIA MAIS SOBRE O PERU


    As opções de passeio

    Para conhecer o Vale do Colca, há pelo menos 3 opções de passeios: 1, 2 e 3 dias, os quais, normalmente, saem de Arequipa.

    l PASSEIO PELO VALE DO COLCA: 1 DIA

    Normalmente, o passeio de 1 dia pelo Vale do Colca sai de Arequipa às 4h, e você é levado diretamente para o povoado de Chivay, onde toma café.

    De lá, caminha 1h até à Cruz del Condor, onde avista a maior ave voadora da América do Sul e aprecia os cânions.

    Depois disso, conhece vilarejos ancestrais, assim como igrejas construídas com a chegada dos espanhóis. Então, antes de retornar a Arequipa, você faz uma parada a 4,8 mil metros de altitude para avistar os vulcões Ampato, Sabancaya e Hualca Hualca.

    • Importante saber: há passeios de 1 dia que dão a opção de, ao invés de retornar a Arequipa, terminar o tour em Puno. Do mesmo modo, você pode optar pelo contrário, ou seja, iniciar o passeio em Puno e terminá-lo em Arequipa (veja mais aqui).

    l Dicas de passeios de 1 dia pelo Vale do Colca

    Colca Canyon Arequipa Peru
    Durante os passeios, você também se depara com comunidades que ainda conservam heranças incas (foto: Pixabay)

    l PASSEIO PELO VALE DO COLCA: 2 DIAS (COM 1 PERNOITE)

    O passeio de 2 dias pelo Vale do Colca (com 1 pernoite) é o mais popular entre os visitantes e, normalmente, funciona assim:

    No primeiro dia, você sai de Arequipa ao redor das 8h, visita o Valle de los Volcanes (quase 5 mil metros de altitude), faz uma parada para almoçar, aproveita banhos termais e para no povoado de Chivay, onde janta e dorme.

    • Importante saber: nem todos os passeios incluem a hospedagem em Chivay. Desse modo, certifique-se se você precisa reservar por conta própria!

    No segundo dia, a empresa te leva conhecer alguns mirantes, com destaque para o Mirante Cruz del Condor, de onde se avista o condor andino.

    Aí, em seguida, você conhece vilarejos locais (incluindo igrejas consideradas patrimônios da Unesco) e retorna a Arequipa.

    • Importante saber 2: há passeios de 2 dia que dão a opção de, ao invés de retornar a Arequipa, terminar o tour em Puno. Do mesmo modo, você pode optar pelo contrário, ou seja, iniciar o passeio em Puno e terminá-lo em Arequipa (veja mais aqui).

    l Dicas de passeios de 2 dia pelo Vale do Colca

    Cruz del Cóndor Vale do Colca

    Condor dos Andes Vale do Colca
    A Cruz del Cóndor, lugar de onde ser avista a ave sobrevoando o Vale do Colca (fotos: Pixabay)

    l PASSEIO PELO VALE DO COLCA: 3 DIAS (COM 2 PERNOITE)

    O itinerário do passeio de 3 dias pelo Vale do Colca (com 2 pernoites) é bastante parecido ao do tour de 2 dias com um pernoite.

    Porém, inclui mais trekkings, mais tempo para conhecer os povoados, mais mirantes para avistar o vale e mais tempo para explorar a natureza da região.

    Importante saber 1: os pernoites ocorrem em Chivay e San Juan de Chuccho (ou Yanque) e, assim como acontece com o passeio de 2 dias, nem todas em empresas incluem a hospedagem no pacote. Sendo assim, igualmente certifique-se se você precisa reservar por conta própria!

    Importante saber 2: há passeios de 3 dias que dão a opção de, ao invés de retornar a Arequipa, terminar o tour em Puno. Do mesmo modo, você pode optar pelo contrário, ou seja, iniciar o passeio em Puno e terminá-lo em Arequipa (veja mais aqui).

    Dicas de passeios de 3 dia pelo Vale do Colca

    Condor dos Andes Vale do Colca
    O voo do Condor dos Andes, um dos momentos mais esperados no passeio pelo Vale do Colca (foto: unplash)

    Mais informações dos passeios

    1 O preço do passeio depende da opção que você escolher. Geralmente, a partir de 100 soles (1 dia), 200 soles (2 dias) e 250 (3 dias).

    2 Além disso, é preciso pagar 40 soles para entrar no Vale do Colca.

    3 As empresas normalmente incluem as refeições no pacote. A acomodação, no entanto, é à parte em alguns casos. Desse modo, certifique-se antes;

    4 Os roteiros podem variar de acordo com o passeio contratado, incluindo diferentes pontos de interesse.

    5 Para mim, o tour ideal é o de 2 dias e 1 noite. Cabe destacar que o bate e volta de 1 dia costuma ser bastante cansativo, ainda mais levando em consideração a altitude.

    Quando visitar o lugar

    A melhor época para conhecer o Vale do Colca é o período de seca, o qual ocorre entre entre abril e setembro.

    Apesar da altitude, não faz muito frio em Arequipa, e as médias variam entre 9° e 26° praticamente o ano todo. Entretanto, faz mais frio no Vale do Colca, muito por causa da altitude elevada.


    Onde se hospedar

    Em Arequipa, se você fizer o bate e volta de 1 dia; em Chivay se fizer o passeio de 2 dias; e em Chivay e em San Juan de Chuccho (ou Yanque) se você contratar o passeio de 3 dias.

    Aliás, separei algumas sugestões de hospedagem abaixo, como você pode conferir!

    l Onde ficar em Arequipa

    A minha sugestão de hotel em Arequipa é o D’Carlo Class, que tem avaliação de 9,0 no Booking.com. Além disso, o hotel inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).

    Hotel em Arequipa Peru Onde ficar em Arequipa Peru

    A minha dica de hostel em Arequipa é o Villa Melgar, que tem também conta com quartos individuais. Além disso, o hostel também inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).

    Hostel em Arequipa Hostel em Arequipa

    l VEJA MAIS: Clique aqui para encontrar mais opções de hospedagem em Arequipa


    Além das acomodações tradicionais, o Airbnb é uma opção bastante buscada em Arequipa. Através da plataforma, é possível alugar um quarto ou um apartamento (ou estúdio) somente para você nas melhores zonas da cidade.

    Bônus para novos usuários

    Aliás, se você é novo na plataforma, saiba que há um desconto de até R$ 300,00 na sua primeira reserva pelo Airbnb. Nada mal para começar, não é?

    l Onde ficar em Chivay

    Em Chivay, a minha dica de hospedagem é o Vita Hoteles Colca, que tem avaliação de 9,1 no Booking.com. Além disso, o hotel, de 3 estrelas, inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).

    Onde ficar em Chivay Vale do Colca Onde ficar em Chivay Vale do Colca


    l Onde ficar em San Juan de Chuccho

    Em San Juan de Chuccho, a minha sugestão de hotel é o Colibri Lodge, que tem avaliação de 9,6 no Booking.com. Além disso, o hotel conta com bar e inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).

    Onde ficar em San Juan de Chuccho Onde ficar em San Juan de Chuccho

    O que levar para o tour

    Para o tour, você pode deixar a mala em Arequipa e levar somente o necessário: um bom agasalho para o frio noturno, óculos de sol e protetor solar, touca e botas de caminhada. Além disso, sempre tenha um snack e água na mochila.

    • Exceção: caso você termine o passeio em Puno, terá que levar junto toda a sua bagagem.

    Ir por conta própria

    Sim, também é possível fazer o passeio pelo Vale do Colca, Peru, por conta própria. Para isso, o ideal é alugar um carro. Aí, você marca os pontos no GPS e vai tranquilamente.

    Desse modo, você pode conhecer tudo com mais calma, assim como escolher o que deseja conhecer!

    • Dica: Se você quer alugar um carro com desconto, sem pagar IOF (imposto de 6,38% sobre transações internacionais) e ainda parcelar em até 12 vezes, clique aqui! Ah, o cancelamento é gratuito 😉

    LEIA MAIS SOBRE O PERU


    Como chegar a Arequipa?

    Arequipa conta com aeroporto, o que facilita muito o deslocamento. Isso porque a cidade está a 1.014 km de Lima.

    No entanto, caso você esteja vindo de Puno (294 km), ou de Cusco (509 km), pode facilmente tomar um ônibus.

    • Dica: nos buscadores Skyscanner e Kiwi é possível comparar os preços e encontrar os melhores voos para Arequipa durante o ano todo.

    I Como chegar e sair de Arequipa em ônibus

    Eu sempre conto a meus amigos que o transporte de ônibus no Peru me surpreendeu. Além da qualidade dos veículos, você encontra ótimos preços (ainda mais quando compara com o Brasil).

    Abaixo, fiz uma lista dos principais destinos relacionados a Arequipa:

    + Seguro Viagem Internacional

    Eu super indico que você compre um seguro viagem ao viajar América do Sul. Isso pelo fato de se tratar de turismo de aventura, o qual envolve riscos. Além disso, ainda tem o lance da altitude.

    Eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, que oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha 5% de desconto. Veja uma simulação:

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
    Assistência médica USD 15.000
    Bagagem extraviada USD 400 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    Affinity 35 LATAM +COVID-19 Affinity 35 LATAM +COVID-19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    ITA 20 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein ITA 20 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
    Assistência médica USD 20.000
    Bagagem extraviada USD 1.250
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Dicas finais e importantes

    • Sempre ande com moeda local, o Nuevo Sol, já que nem todos os lugares aceitam cartão;
    • Se você se sentir mal por causa da altitude, pode comprar um remédio chamado “Soroche pill”, o qual ajuda a amenizar os possíveis sintomas causados pela altitude. Aliás, “soroche” (se pronuncia sorotche) é justamente o nome dado aos sintomas;
    • Beba bastante água e tenha sempre um lanchinho às mãos;
    • Contrate um seguro viagem, nem que seja barato: é realmente importante, principalmente se você necessitar de auxílio fora do país. Aliás, no site do Seguros Promo você conta com diversas opções acessíveis e com desconto se utilizar o cupom VIDANAMALA5;

    E aí, gostou das dicas sobre o passeio pelo Vale do Colca? Quer saber mais ou sugerir algo? Então deixe o seu comentário abaixo! 😉

    SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS

    Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.

     

    ORGANIZE A SUA VIAGEM

     

    VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi

    HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb

    SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

    PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide

    CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado

    ALUGUEL DE CARRO: Rentcars

     

    VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO 

    Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.

    Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!

    Total
    0
    Shares
    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    You May Also Like