ENTENDA COMO É O TRAJETO DE ÔNIBUS ENTRE SANTA CRUZ DE LA SIERRA E SUCRE
Quando se procura por informações sobre como é o trajeto de ônibus entre Santa Cruz de la Sierra e Sucre, pouco se encontra na internet. Aliás, acredito que isso ocorra pelo fato de muitos brasileiros preferirem fazer o trecho em avião.
Entretanto, assim como eu, você pode se perguntar: por que não pegar um ônibus entre Santa Cruz de la Sierra e Sucre já há diversas empresas que fazem o trajeto?
Bem, é preciso destacar que normalmente turistas evitam fazer o trajeto em ônibus por causa de 2 motivos:
l RISCO
O trajeto de 484 km entre Santa Cruz do la Sierra e Sucre é considerado, por muitos, perigoso. Isso porque são diversas as curvas e os trechos não pavimentados.
l TEMPO
Caso você esteja com pouco tempo disponível, sugiro que não pegue o ônibus entre Santa Cruz de la Sierra e Sucre, já que a viagem dura ao redor de 12 horas.
Vale a pena pegar ônibus entre Santa Cruz de la Sierra e Sucre?
Olha, eu peguei o ônibus entre Santa Cruz de la Sierra e Sucre e não me arrependi. Mas, veja bem, eu estava sozinho e fazendo um mochilão pela América do Sul. Ou seja, precisava economizar e não tinha pressa.
Por isso, acho que a viagem de ônibus foi muito bacana, apesar de alguns inconvenientes (como conto mais abaixo). Eu queria evitar ao máximo o lance de aeroportos para poder ficar mais perto da gente, ver como é o dia a dia, como é gente que dá rosto à Bolívia.
Como é a viagem de ônibus
Como eu disse antes, a viagem de ônibus entre Santa Cruz de la Sierra e Sucre demora ao redor de 12 horas.
Durante o trajeto, se vê se tudo: alguns viajando para visitar a família, outros levando mercadoria e poucos a turismo, como eu.
Aliás, pouquíssimos turistas se arriscam a pegar o ônibus entre Santa Cruz de la Sierra e Sucre. No meu caso, me arrisco dizer que eu era o único estrangeiro no veículo.
Mas eu achei tudo super bacana. Conversei com muita gente, pessoas que certamente não teria a chance de conhecer se não fosse o busão.
Saí de Santa Cruz de la Sierra às 18h de um sábado, e viajei por toda a noite. Apesar de o veículo ser confortável e com apenas 3 fileiras, não havia ar-condicionado. Ou seja, foi calor na saída e bastante frio conforme subíamos a montanha.
- Sugestão de leitura: Veja a importância de contratar um seguro viagem para a Bolívia
Vale destacar que Santa Cruz de la Sierra está a pouco mais de 400 metros de altitude, enquanto Sucre passa dos 2.800.
Paradas
Durante o trajeto, o ônibus entre Santa Cruz de la Sierra e Sucre fez 2 paradas. Uma para jantar, ao redor das 22h, e outra para ir ao banheiro, lá pelas 3h da madrugada.
Então, se puder, leve algo para comer.
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Veja a importância de contratar um seguro viagem para a Bolívia
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- 10 dias para viajar a gastar pouco
Empresas que fazem o trajeto
Diferente do Brasil, onde algumas empresas monopolizam vários trechos, na Bolívia há várias opções, o que você percebe ao pisar no terminal. Sério, são muitas as empresas!
Para se ter uma ideia, pelo menos 5 empresas oferecem o trajeto de ônibus entre Santa Cruz de la Sierra e Sucre. A parte boa é que os preços variam bastante e, desse modo, você tem a chance de escolher.
Então, basta ir de guichê em guichê, perguntar os preços e ver o que a companhia oferece. Além disso, peça para te mostrarem fotos do veículo, o que normalmente as companhias têm impresso.
l Minha dica para escolher a melhor empresa
Antes de pesquisar os preços, eu fui ao balcão de informações do terminal. Lá, perguntei à atendente quais eram as melhores companhias que disponibilizavam ônibus entre Santa Cruz de la Sierra e Sucre. Então, gentilmente, ela me deu a seguinte ordem:
- El Mexicano
- Boquerón
- Flota Capital
- Expresso Sucre
- Villa Imperial
No meu caso, optei pela Boquerón, pois o atendimento foi muito bacana, e o preço era um pouco melhor que o do El Mexicano: 100 Bolivianos, contra 120.
Saí de Santa Cruz às 18h e cheguei em Sucre às 6h do dia seguinte, como comentei antes.
l Pergunte tudo o que puder antes de comprar a passagem
Pergunte tudo o que puder na hora de comprar a passagem de ônibus entre Santa Cruz de la Sierra e Sucre. Diferentemente do Brasil, onde os preços são fixos, na Bolívia ocorre uma espécie de leilão de acordo com a procura.
Como eu disse antes, peça ainda para te mostrarem fotos do ônibus.
Além disso, pergunte sobre o concorrente. Quando conversei com o cara da Boquerón, fiquei sabendo que algumas empresas cancelam a viagem em cima da hora caso notem que não há um número desejável de passageiros.
Sendo assim, prefira pagar um pouquinho a mais para não passar por perrengues. Além disso, não deixe para comprar em cima da hora, pois você pode ficar sem passagem, ou pagar um preço mais alto.
$$$
Entre 96 e 170 Bolivianos (BOB): essa é a faixa de preço dos ônibus entre Santa Cruz de la Sierra e Sucre (2021).
Cabe destacar que o preço depende do dia e do tipo de ônibus: normal, semicama ou cama.
LEIA MAIS SOBRE A BOLÍVIA
- O que fazer na Bolívia: 16 dicas imperdíveis
- Conheça as principais atrações turísticas de La Paz
- Roteiro de 2 dias em Santa Cruz de la Sierra
- Tour de bicicleta pela Estrada da Morte
- Conheça as principais atrações de Sucre, a cidade branca
- Como conhecer o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo
- Como é morar em Santa Cruz de la Sierra?
Como é a qualidade dos ônibus?
Sabe aqueles ônibus de 4 fileiras e apertados? Pois é, eles são meio que raridades na Bolívia. Pelo menos nos trechos de longa distância.
O mais comum no país são os veículos de 3 fileiras e de 2 andares, como alguns leitos do Brasil. Ou seja, além do preços serem muito menores, a qualidade também é superior.
Mas há os ônibus convencionais? Sim, inclusive para o trajeto entre Santa Cruz de la Sierra e Sucre. Mas, como eu iria dormir no ônibus e economizar o hostel, preferi pagar um pouco a mais e pegar um leito. A diferença foi de 40 Bolivianos (100 contra 60).
No entanto, como relatei antes, o ônibus não tinha ar-condicionado. Durante a madrugada fez bastante frio. Desse modo, leve algo para se abrigar durante o trajeto.
Ah, e o ônibus tampouco tinha cinto de segurança.
Eu faria de novo o trajeto de ônibus entre Santa Cruz de la Sierra e Sucre?
Sim, faria. Como escrevi no texto “Não viaje apenas para contar países”, viajar, para mim, tem um significado muito maior do que apenas tirar fotos em frente a pontos turísticos. A ideia é sentir os lugares, e não voltar para casa com ‘troféus’ para postar no Instagram.
Desse modo, se você está viajando pela Bolívia e quer conhecer mais a gente, os costumes e o cotidiano, pegue o ônibus entre Santa Cruz de la Sierra e Sucre.
E quanto ao perigo? Veja, não nego que fiquei com a pulga atrás da orelha, mas acredito que o alarde foi maior do que a realidade.
Para mim, a falta de estrutura da estrada, como buracos, incomoda mais do que os riscos. Há, sim, uma quantidade enorme de curvas e locais onde a rodovia é bastante estreita. Porém, os motoristas parecem tirar isso de letra.
Outras opções de transporte entre Santa Cruz de la Sierra e Sucre
Além dos ônibus entre Santa Cruz de la Sierra e Sucre, as cidades também são ligadas por trem e avião.
O trem, no caso, era a única opção terrestre até alguns anos atrás. Entretanto, o trem é mais caro e mais demorado que o ônibus. Desse modo, não indico, a menos que você esteja a fim da aventura.
Já o avião, sem dúvida é a opção mais rápida e prática entre as cidades. O voo dura ao redor de 40 minutos, e custa ao redor de 300 Bolivianos se comprado com antecedência (veja mais aqui).
Informações importantes sobre Santa Cruz de la Sierra e Sucre
Caso você esteja viajando para Santa Cruz de la Sierra e Sucre, tenho algumas dicas que podem ajudar muito no seu roteiro:
O que fazer em Santa Cruz
Se você quiser saber tudo o que há para fazer em Santa Cruz de La Sierra, sugiro a leitura do artigo que escrevi a respeito da cidade: Roteiro de 2 dias em Santa Cruz de la Sierra.
O que fazer em Sucre
Agora, se você quer saber o que fazer em Sucre, uma das cidades mais lindas da Bolívia, dá uma olhadinha no artigo sobre a cidade: Conheça as principais atrações Sucre, a cidade branca.
l Quer saber mais sobre o que fazer em Sucre? Então, dá uma olhadinha no vídeo abaixo 😉
| Onde se hospedar nas 2 cidades
Tanto Santa Cruz, como Sucre, contam com uma grande oferta de hospedagem, desde hostels a hotéis de luxo.
Então, para da uma mãozinha, separei algumas sugestões abaixo:
l ONDE FICAR EM SANTA CRUZ DE LA SIERRA
-
Acomodação de preço alto: Tryp by Wyndham
A minha primeira dica de onde ficar em Santa Cruz é o Tryp by Wyndham, que tem avaliação de 9,4 no Booking.com. O hotel conta com piscina, quartos espaçoso e café da manhã (veja mais aqui).
-
Acomodação de preço baixo: Casa Cruz Hostel
Localizado no centro da cidade, o Hostel tem avaliação de 9,1 no Booking.com, inclui o café da manhã na diária e está perto das principais atrações turísticas de Santa Cruz (veja mais aqui).
l Dica: clique aqui para ver mais opções de hospedagem em Santa Cruz de la Sierra
l ONDE FICAR EM SUCRE
-
Acomodação de preço alto: Mi Pueblo Samary Hotel Boutique
Bonito, espaçoso, com bar e restaurante, o Mi Pueblo Samary Hotel Boutique tem avaliação de 9,4 no Booking.com e inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
-
Acomodação de preço baixo: Hostal CasArte Takubamba
Localizado num lindo casarão branco na região central de Sucre, o Hostal CasArte Takubamba conta com quartos compartilhados e também privativos. Com bar e restaurante, o lugar ainda oferece café da manhã (veja mais aqui).
l Dica: clique aqui para ver mais opções de hospedagem em Sucre
Vale a pena alugar?
Muitos brasileiros aproveitam para alugar um carro e, assim, conhecer os principais pontos turísticos ao redor de Santa Cruz de la Sierra e também de Sucre. Como a infraestrutura de transporte turístico é deficitária, pode ser uma opção.
Além disso, de Sucre é possível dirigir até Uyuni, onde está o maior deserto de sal do planeta.
Para isso, você pode reservar um carro pela internet e ainda no Brasil. Assim, evita o pagamento do IOF e conta com a possibilidade de parcelar o aluguel em até 12x no cartão (saiba mais aqui).
+ Seguro Viagem Internacional
O Seguro Viagem Internacional não é obrigatório para viajar pela América do Sul. No entanto, é super indicado, ainda mais por falarmos de turismo de aventura. Querendo ou não, imprevistos podem ocorrer. Além disso, ao fator da altitude.
Aliás, eu sempre compro o meu no site Seguros Promo, que oferece diversas opções de seguros viagem baratos. Além disso, se você utilizar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha pelo menos 15% de desconto!
Veja simulação:
E aí? Gostou das informações sobre ônibus entre santa Cruz de la Sierra e Sucre? Quer acrescentar algo ou tem alguma dúvida? Então deixe o seu comentário abaixo!
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi
HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb
SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!
4 comments
Fiz esse trecho de ônibus e nunca passei tanto medo em toda minha vida! Como você disse, quase não se fala desse trecho de ônibus porque a maioria faz de avião. Fomos de gaiatos e vimos a loucura quando já era tarde. Uma coisa que aconteceu conosco: compramos a passagem, a empresa mostrou fotos do ônibus, falou de tudo que tinha. Na hora do embarque, nada a ver! Era um ônibus super velho, bem antigo mesmo, não tinha nada, de 4 fileiras, as poltronas não inclinavam, parecia uma “circular” de transporte coletivo. Só tinham nós quatro de turistas, o restante eram todos moradores locais. Eu jamais faria novamente esse trecho de ônibus, foi uma aventura única.
É complicado isso, Glau! Apesar da aventura, dá medo! hehehe… eu tive a sorte de pegar um ônibus bom, mas têm uns caras que são sacanas mesmo! Fica a lembrança da aventura! hehe
Muito bom 9 seu blog direto
Obrigado, Marcio! Abraço! 🙂