Dicas importantes
ONDE FICAR EM CARTAGENA
Cenário de filmes, inspirações para romances, ruas coloridas, balcões decorados com flores e muita história. Ou seja, é impossível não se apaixonar por Cartagena.
Aliás, quando estive em Cartagena, a ideia era ficar apenas 3 dias, porém, acabei ficando 8! Sério, e ainda confesso que tive até vontade de morar lá.
Desse modo, resolvi escrever um artigo especialmente sobre onde ficar em Cartagena, Colômbia, no qual destaco os melhores bairros e ainda dou sugestões de hotéis e hostels.
Ah, lembrando que o Airbnb também é uma ótima opção de hospedagem na capital, e você ainda ganha desconto na primeira reserva (veja mais aqui).
Fique atento ao fim do artigo!
Além disso, destaco algumas dicas bem importantes do fim do artigo, como:
- Quando visitar e como chegar a Cartagena
- Os principais pontos turísticos
- Como ir do aeroporto ao centro
- A importância de um seguro viagem
Desse modo, sugiro a leitura do artigo até o final, já que são sugestões bem bacanas para a sua estadia em Cartagena das Índias ser ótima! 🙂
Veja onde ficar em Cartagena
Centro Histórico
Bem, começo a lista de onde ficar em Cartagena pelo centro histórico, o qual se encontra dentro das muralhas, assim como o bairro de San Diego (do qual falo mais a seguir).
Então, para quem não sabe, a antiga cidade de Cartagena é protegida por um muro de 11 km, o qual foi construído pelo reino espanhol para protegê-la contra a invasão de ingleses, franceses e holandeses ainda nos tempos da colonização.
Ali, dentro das muralhas, se concentra grande parte das construções históricas, assim como algumas atrações turísticas. Desse modo, é no centro histórico onde você passará grande parte do seu tempo em Cartagena.
Além disso, se trata de uma região bastante segura, mesmo à noite.
Outra vantagem de se hospedar no centro de Cartagena é que o lugar é repleto de bares e restaurantes, assim como de atrações noturnas.
Entretanto, devido à especulação imobiliária, há poucos moradores na área. Isso porque a maior parte das construções foi convertida em algo relacionado ao turismo, como hotéis, bares e lojas, por exemplo.
- Dica de leitura: Entenda a importância de contar com um seguro viagem para a Colômbia
Aliás, a especulação imobiliária e a grande procura por parte de turistas, faz com que as hospedagens na região custem um pouco mais do que em outras áreas. Porém, se você pesquisar bem, assim como ir fora da alta temporada, pode encontrar um ótimo lugar por um bom preço!
ONDE FICAR EM CARTAGENA: CENTRO
l HOTEL CASA BUGO
O hotel Casa BuGo é a minha primeira sugestão de onde ficar em Cartagena. Com piscina, perto do mar e de pontos turísticos, o hotel é bonito e também inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
l HOTEL CASA MANTILLA
Outra opção de hotel no centro é o Casa Mantilla, que tem avaliação de 9,4 no Booking.com. Além disso, o hotel é bem decorado, tem piscina, está cercado de bares e restaurantes e oferece café da manhã (veja mais aqui).
l HOSTEL CLOCK & SUITES
Bonito, bem decorado e localizado perto de diversos pontos turísticos, o Hostel Clock & Suites é uma ótima opção de hostel. Além disso, o lugar oferece café da manhã e conta com quartos individuais (veja mais aqui).
l HOSTEL CLOCK & SUITES
Outra opção de hostel no centro de Cartagena é o El Barrio, que tem avaliação de 9,1 no Booking. O lugar é bonito, é bem localizado, também oferece quartos privativos e café da manhã (veja mais aqui).
l MAIS: Clique aqui e confira mais opções de hospedagem no Centro Histórico
Bairro de San Diego
A segunda dica de onde ficar em Cartagena é o bairro de San Diego que, assim como escrevi acima, também está localizado dentro das muralhas históricas.
Porém, diferentemente do Centro Histórico, o bairro de San Diego conta com um pouco ‘mais de vida’, já que ainda abriga moradores locais. No passado, era onde viviam a classe média e os comerciantes de Cartagena.
Aliás, é bacana saber que o bairro de San Diego também é uma região mais acessível para comer, beber e curtir a noite, por exemplo, já que conta com uma grande oferta de bares, restaurantes e casas noturnas.
Do mesmo modo, é mais econômico se hospedar em San Diego que no Centro Histórico.
Já quanto à segurança, igualmente é tranquilo. Ou seja, quando se fala de onde ficar em Cartagena, o bairro de San Diego é uma das melhores opções.
ONDE FICAR EM CARTAGENA: SAN DIEGO
l HOTEL CASA LA TABLADA
A primeira dica de onde ficar em San Diego é o Hotel Casa La Tablada, o qual conta com piscina, banheira de hidromassagem, bicicletas gratuitas e restaurante. Além disso, o café da manhã faz parte da diária (veja mais aqui).
l HOTEL MAMMA CARTAGENA
Com avaliação de 9,0 no Booking.com, o Hotel Mamma Cartagena está perto dos pontos turísticos, conta com piscina e oferece café da manhã. Além disso, as acomodações são limpas e organizadas (veja mais aqui).
l HOSTEL CASA MOVIDA
Em relação a hostel, a minha primeira dica de ficar em San Diego é o Casa Movida, que tem avaliação de 9,6 no Booking.com. Além disso, o lugar conta com piscina, bar, restaurante e café da manhã (veja mais aqui).
l VIAJERO HOSTEL
Por fim, a minha última sugestão de estadia em San Diego é o Viajero, um lugar bastante bonito que oferece café da manhã e conta com jardins e bar. Além disso, também conta com quartos privados (veja mais aqui).
l MAIS: Clique aqui e confira mais opções de hospedagem no bairro de San Diego
LEIA MAIS SOBRE A COLÔMBIA
- O que visitar em Popayán, na Colômbia
- Comuna 13, em Medellín: um exemplo de transformação
- Veja como conhecer o Vale de Cocora, na linda Salento
- Conheça a colorida Guatapé, terra de Piedra del Peñol
- Veja como conhecer o Parque Tayrona, em Santa Marta
- 3 dias em Medellín: veja o que fazer
- O que fazer na Colômbia: 17 super dicas
Bairro de Getsemaní
Com o passar do anos, o aumento do número de turistas (assim como a falta de capacidade de atender a demanda) fez com que os preços das hospedagens dentro da região dos muros aumentassem.
Desse modo, muitos visitantes, principalmente aqueles que fazem viagens econômicas, começaram a buscar alternativas, como o bairro de Getsemaní, que fica do lado de fora dos muros.
Então, a Getsemaní, que era perigoso, passou a receber cada vez mais turistas, o que fez com que mais hotéis e hostels abrissem na região. Nos dias atuais, o bairro é alegre, tranquilo e colorido, o que o tornou uma boa alternativa de lugar onde se hospedar em Cartagena.
ONDE FICAR EM CARTAGENA: GETSEMANÍ
l CASA PIZARRO HOTEL BOUTIQUE
Em Getsemaní, a minha primeira sugestão de hospedagem é a Casa Pizarro Hotel Boutique, que tem avaliação de 9,0 no Booking.com. Além disso, o lugar é espaçoso e conta com piscina, bar, restaurante, spa e oferece café da manhã (veja mais aqui).
l HOTEL CASA RELAX
Outro hotel muito bem avaliado (8,9) em Getsemaní é o Casa Relax, que está perto de pontos turísticos, tem piscina e restaurante. Além disso, o café da manhã faz parte da diária (veja mais aqui).
l HOSTEL SELINA
Em relação a hostel, a minha sugestão é o Selina, que faz parte de uma das maiores do mundo e conta com bar, restaurante e 2 piscinas. Além disso, o hostel oferece também quartos individuais (veja mais aqui).
l HOSTEL SANTUARIO
Mais uma opção de hostel no bairro é o Santuario, que tem avaliação de 8,8 no Booking.com. O lugar ainda com ambientes espaçosos, bar, piscina e café da manhã (veja mais aqui).
l MAIS: Clique aqui e confira mais opções de hospedagem no bairro de Getsemaní
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Entenda a importância de contar com um seguro viagem para a Colômbia
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- Veja dicas sobre o que levar na mala
Bairro de Bocagrande
Por fim, a minha última dica de onde ficar em Cartagena, Colômbia, é o moderno bairro de Bocagrande. Aliás, ao chegar lá, você vai se sentir numa cidade contemporânea, bem ao contrário de como se sente ao caminhar pelas ruas coloniais da parte que fica dentro dos muros.
Localizado à beira do mar e com praias, Bocagrande conta com edifícios altos, prédios comerciais, shoppings e franquias de lojas famosas.
Aliás, nos dias atuais, acaba sendo mais fácil encontrar preços acessíveis em Bocagrande do que em outras áreas, mesmo com o bairro abrigando unidades de hotéis famosos, como Hilton, por exemplo.
Entretanto, Bocagrande fica um pouquinho distante do Centro Histórico (30 minutos caminhando), e isso pode acarretar em gastos com transporte, por exemplo.
ONDE FICAR EM CARTAGENA: BOCAGRANDE
l HOTEL OX LUXURY
Localizado perto da praia, o Hotel Ox Luxury tem avaliação de 9,7 no Booking.com, e conta com uma ótima estrutura. Além disso, o hotel tem quartos espaçosos, bar, restaurante e ótimo café da manhã (veja mais aqui).
l HOTEL BARLOVENTO
A minha segunda dica de hospedagem em Bocagrande é o Hotel Barlovento, que tem avaliação de 9,1 no Booking.com. Além disso, o lugar está a 2 quadras da praia, e oferece café da manhã, assim como outras comodidades (veja mais aqui).
l HOTEL BARLOVENTO
Se você busca por uma acomodação mais econômica, a minha sugestão é o Hotel Baluarte, que igualmente está perto da praia, e conta com bar, restaurante, café da manhã e banheiras de hidromassagem, por exemplo (veja mais aqui).
l HOSTEL OCEAN VIEW
Por fim, a minha última dica de onde ficar em Cartagena é o Hostel Ocean View, que, além de quartos compartilhados, também oferece quartos privativos. Aliás, o hostel está localizado perto da praia e da zona de comércio (veja mais aqui).
l MAIS: Clique aqui e confira mais opções de hospedagem no bairro de Bocagrande
Airbnb: ótima opção na cidade
Além das acomodações tradicionais, o Airbnb é uma opção bastante buscada em Cartagena das Índias. Através da plataforma, é possível alugar um quarto ou um apartamento (ou estúdio) somente para você nas melhores zonas da cidade.
I Bônus para novos usuários
Aliás, se você é novo na plataforma, saiba que há um desconto de até R$ 350,00 na sua primeira reserva pelo Airbnb. Nada mal para começar, não é?
Quando visitar a cidade
Faz sol praticamente o ano todo em Cartagena, com exceção dos meses de setembro, outubro e novembro, quando chuvas são mais frequentes. Ou seja, vale a pena evitá-los se for possível.
Já entre dezembro e abril, os dias ensolarados prevalecem e a cidade é invadida pelos turistas. Desse modo, sugiro que você reserve estadias com antecedência, principalmente se a ideia for se hospedar no Centro Histórico ou no bairro de San Diego.
Em relação às temperaturas, estão sempre acima dos 30ºC, chegando aos 40ºC entre junho e agosto. Porém, chove menos nesses meses, o que também possibilita uma visita.
Como chegar e sair
Cartagena das Índias está localizada no noroeste da Colômbia, bem distante de Bogotá e Medellín, por exemplo. Desse modo, a menos que você esteja em Barranquilla ou em Santa Marta, a melhor maneira de chegar a Cartagena é voando.
A parte boa é que, se você comprar com antecedência, encontra voos baratos dentro da Colômbia. Aliás, quando estive no país, voei entre Cartagena e Bogotá por menos de 40 dólares.
- Dica: nos buscadores Skyscanner e Kiwi é possível comparar os preços e encontrar os melhores voos para Cali durante o ano todo.
– Ônibus entre Cartagena e Barranquilla (veja mais aqui)
– Ônibus entre Cartagena e Santa Marta (veja mais aqui)
O que fazer em Cartagena
Como destaquei no início do texto, estive em Cartagena por 8 dias. Desse modo, pude conhecer bem os pontos turísticos da cidade.
- Sendo assim, se você quiser saber o que fazer em Cartagena, sugiro a leitura do artigo que escrevi: O que fazer em Cartagena, além de se apaixonar!
Quantos dias ficar
Quantos dias são necessários para conhecer Cartagena? Essa é uma das principais dúvidas dos viajantes. Então, se você pretende conhecer somente a parte histórica e as praias de Bocagrande, acredito que 3 dias cheios são suficientes.
No entanto, se a ideia é visitar a Praia Branca, assim como as Ilhas do Rosário, eu sugiro pelo menos 5 dias em Cartagena.
Do aeroporto ao centro
O aeroporto internacional de Cartagena fica a apenas 6 km distante do centro. Desse modo, o deslocamento é rápido e não custa muito.
Para se ter uma ideia, o trajeto entre o aeroporto de Cartagena e o centro custa entre 25 e 30 mil Pesos em táxi. Entretanto, se você chamar um Uber, o preço fica em menos de 20 mil.
Além disso, o Uber é uma ótima maneira de se locomover pela cidade, apesar de ser possível visitar praticamente tudo a pé.
l Transfer privado
Outra maneira de fazer o trajeto entre o aeroporto e o seu local de estadia é contratando um transfer privado. Aliás, além de ser mais cômodo, o preço não é tão alto: cerca de 55 mil Pesos para o traslado de ida e volta.
Se você optar por um transfer compartilhado, o trajeto de ida e volta fica em torno dos 46 mil Pesos.
+ A importância do Seguro Viagem
Eu super indico que você compre um seguro viagem internacional ao viajar pela América do Sul, nem que seja um barato. Isso pelo fato de se tratar de turismo de aventura, o qual envolve riscos. Além disso, ainda tem o lance da altitude.
Eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, que oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha até 15% de desconto.
Veja uma simulação:
E aí, gostou das dicas de onde ficar em Cartagena? Tem dúvidas ou quer deixar alguma sugestão? Então deixe o seu comentário abaixo! 😉
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi
HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb
SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!