O QUE FAZER EM TRUJILLO, PERU
Constituída de edifícios coloridos, onde o amarelo se destaca, Trujillo é uma cidade bonita de verdade. Também é uma das maiores e mais importantes do Peru, tanto economicamente, como em termos de história. Ou seja, há o que ver em Trujillo.
Além disso, a cidade ainda é opção de parada para viajantes que deixam Lima em direção ao norte do país, como ocorreu comigo. Em Trujillo, fiquei 3 dias e pude aproveitar muitas das atrações turísticas da cidade, como Chan Chan, a segunda maior cidade de barro do mundo, construída em ao redor do ano 850.
Aliás, em Trujillo você encontra alguns dos mais importantes sítios arqueológicos da América, como você pode ver na lista com dicas de o que fazer em Trujillo.
l Não deixe de ler o fim do artigo!
Além das sugestões de o que fazer em Trujillo, ainda destaco algumas informações bastante importantes no fim do texto, as quais vão te ajudar a organizar o roteiro:
- Onde se hospedar;
- Quantos dias ficar;
- Como se locomover;
- Como e quando ir;
- A importância do seguro viagem;
l P.S.: se ficar alguma dúvida em relação ao que fazer em Trujillo, pode perguntar na área de comentários! 🙂
O que saber sobre a cidade
Com quase 850 mil habitantes, Trujillo é a terceira cidade mais populosa do Peru. Além disso, como comentei antes, a cidade abriga alguns dos sítios arqueológicos mais importantes da América Latina.
Ah, Trujillo também é considerada a “Capital Cultural” do país.
Só para se ter uma ideia, Trujillo ainda foi a primeira cidade do país a conseguir a independência da Coroa Espanhola, o que ocorreu em 1820.
A cidade está localizada a cerca de 10h em ônibus de Lima.
O que fazer em Trujillo
Abaixo, destaco dicas completas de o que fazer em Trujillo. Desse modo, caso você esteja se locomovendo em direção ao norte do Peru, pode fazer um pit stop na linda cidade!
1 PLAZA DE ARMAS
Começo a lista de o que fazer em Trujillo pela Plaza de Armas (assim são chamadas as praças principais da maioria das cidades do Peru, como em Cusco, Arequipa e Lima, por exemplo).
A praça é o principal ponto de encontro de moradores em Trujillo, e é caracterizada pelos prédios coloridos que a cercam, como a Catedral. Aliás, se trata de um espaço gostoso para sentar, relaxar e prestar atenção na vida da cidade.
- Dica de passeio: Tour guiado pelo centro histórico de Trujillo
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Entenda a importância de contratar um Seguro Viagem
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- Veja dicas sobre o que levar na mala
2 CATEDRAL DE TRUJILLO
Um linda igreja amarela de estilo barroco, a qual foi construída entre 1647 e 1666. Essa é a Catedral de Trujillo, que no ano de 1967 foi elevada à categoria de Basílica Menor, pelo então Papa Paulo VI.
O interessante é que, em 1970, a Catedral foi fortemente afetada por um terremoto que atingiu a cidade, tendo o campanário e a cúpula derrubados. Aí, foram décadas para que a igreja fosse restabelecida outra vez.
A Catedral, que entra na lista do que ver em Trujillo, também conta com um museu, o qual contém obras religiosas de ouro e prata da época da dominação espanhola.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 12h30 e das 17h às 19h30
- Preço da entrada: gratuita
3 BALNEÁRIO DE HUANCHACO
Apesar de ser um município independente, Huanchaco também entra na lista do que ver em Trujillo. Isso porque a praia está a menos de meia hora (em transporte coletivo) do centro da capital.
Aliás, em 2013, Huanchaco foi nomeada Reserva Mundial de Surf, sendo o quinto local a receber o reconhecimento na América Latina. Desse modo, além de aproveitar a praia, no lugar você também pode tomar aulas do esporte.
Além disso, a cidadezinha tem uma ambiente jovem, oferecendo diversas opções noturnas. Isso faz com que muitas pessoas decidam dormir por lá.
Para ir a Huanchaco, há 3 opções: a primeira, é pegar um táxi, o qual custa ao redor de 20 Soles. Além disso, você pode pegar um ônibus coletivo na Avenida España, esquina com rua Pizzaro (a passagem custa 2 Soles).
l A terceira opção é contratar um tour guiado (veja mais aqui), o qual inclui uma visitação à zona arqueológica de Chan Chan, da qual falo mais abaixo.
ARTIGOS SOBRE O PERU QUE POSSAM INTERESSAR
- Como conhecer Machu Picchu gastando pouco
- Guia sobre o que fazer em Cusco, a Capital Inca
- Como chegar à lagoa Humantay, no Peru
- Veja como visitar a Montanha Colorida
- Conhecendo Pastoruri, uma geleira que morre aos poucos
- Linhas de Nazca: como visitar, quanto pagar e mais dicas
- Onde ficar em Lima: melhores bairros, hotéis e hostels
4 CHAN CHAN
Como dito antes, Trujillo conta com alguns dos sítios arqueológicos da América Latina, e um deles é Chan Chan, a segunda maior cidade de barro do mundo. Aliás, a cidade foi construída ao redor do ano 850 pela cultura Chimú, uma civilização pré-inca.
Chan Chan (que significa Sol Sol) é formada por 9 cidadelas muradas, tendo sido a capital do Reino Chimor, uma espécie de organização da cultura Chimú. Na época, acredita-se, contava com ao redor de 30 mil habitantes.
- Dica de leitura: Entenda a importância de contratar um Seguro Viagem no Peru
Para se ter uma ideia, Chan Chan faz parte lista de Patrimônios Históricos da Humanidade, da Unesco. Ou seja, não pode ficar fora na lista de o que fazer em Trujillo. Além disso, Chan Chan está a apenas 5,3 km de Trujillo, à beira da estrada que leva a Huanchaco.
Desse modo, você pode pegar o mesmo ônibus coletivo que mencionei acima (Avenida España, esquina com rua Pizzaro). Caso você queira ir em táxi, não deve pagar mais do que 15 soles.
l Como mencionei antes, você pode contratar um tour guiado por Chan Chan (veja mais aqui), o qual inclui Huanchaco.
- Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h
- Preço da entrada: 11 soles (dá acesso também às huacas del Dragón e Esmeralda)
5 HUACA DEL DRAGÓN
A próxima dica de o que visitar em Trujillo é a Huaca del Dragón (igualmente chamada de Huaca Arco-Íris). Aliás, você pode chegar ao lugar até mesmo caminhando, já que são apenas 4,6 km da Plaza de Armas. Outra opção é pegar um táxi (cerca de 15 soles).
A Huaca del Dragón, que é um grande templo religioso, administrativo e cerimonial, ainda tem a origem desconhecida. Para alguns estudiosos, o templo pertence à Cultura Chimú (1100 e 1450) e fazia parte do complexo de Chan Chan. Entretanto, outros historiadores defendem que o lugar foi erguido pela Cultura Moche (anos 800).
No local, além das estruturas, você ainda encontra diversas as paredes talhadas com imagens de dragões, assim como de arco-íris.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 16h
- Preço da entrada: 11 soles (dá acesso também a Chan Chan e à huaca Esmeralda)
6 HUACA ESMERALDA
Um pouco mais modesta, a Huaca Esmeralda até merece uma visita, já que a entrada está incluída no bilhete turístico que também dá acesso a Chan Chan e huaca del Dragón.
Além disso, a Huaca Esmerada está a apenas 2,4 km distante do centro, indo em direção de Chan Chan (se você quiser, pode pegar o mesmo ônibus que vai a Chan Chan).
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 16h
- Preço da entrada: 11 soles (dá acesso também a Chan Chan e à huaca del Dragón)
7 HUACAS DO SOL E DA LUA
Te prepara, pois tem mais sítios arqueológicos pela frente, no entanto, eles valem muito a pena. Falo das huacas do Sol e da Lua, que também entram na lista de o que fazer em Trujillo. Aliás, as 2 pirâmides são considerados locais sagrados da Civilização Moche, que floresceu no Peru nos anos 100 antes de Cristo, e durou até o ano 800.
As huacas foram construídas de adobe, uma espécie de tijolo, e estão 500 metros distantes uma da outra. Nelas, é possível ver diversas pinturas, assim como conferir utensílios da época em que a civilização viveu no local. Divididas por plataformas, as huacas contavam com praças, pátios, salas e murais.
O bacana é que o sítio arqueológico está a apenas 5 quilômetros distante do centro de Trujillo e, para chegar ao local, você pode pegar uma van coletiva na Avenida de los Incas por 2 soles. Além disso, há a opção de tomar um táxi, o qual custa ao redor de 15 soles.
Uma terceira opção é contratar um tour guiado, o qual inclui transporte e ingresso (veja mais aqui).
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 16h
- Preço da entrada: 10 soles
8 COMPLEXO ARQUEOLÓGICO EL BRUJO
O Complejo Arqueológico El Brujo é um dos mais antigos sítios arqueológicos do litoral norte peruano. Aliás, o lugar conta com 3 Huacas: Prieta, Cao Viejo e Cortada. Acredita-se que os edifícios tenham sido construídos ao redor do ano 2000 antes de Cristo.
Uma das grandes atrações do local é a Dama Cao, uma governanta Moche que foi encontrada mumificada em 2004. Aliás, a descoberta mudou a visão sobre o papel da mulher nas civilizações pré-incas.
Segundo estudiosos, a soberana viveu ao redor do ano 350 e faleceu com apenas 25 anos.
Para chegar ao lugar, que vale muito a pena ser visitado, há 3 opções: a primeira é alugar um carro e ir por conta própria.
Além disso, dá pra ir em transporte público, mas isso exige bastante empenho. Isso porque é necessário pegar um ônibus até Chocope, onde você desembarca e toma uma van até Magdalena de Cao. Porém, não acabou: ainda é preciso pegar um moto-táxi até o Complexo El Brujo.
Desse modo, a minha sugestão é que você contrate um passeio guiado, o qual inclui transporte e entrada (veja mais aqui).
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 16h
- Preço da entrada: 10 soles
ARTIGOS SOBRE O PERU QUE POSSAM INTERESSAR
- Conheça a incrível Paracas, no Peru
- O que fazer em Lima: 11 dicas imperdíveis e mais
- Como conhecer a maravilhosa Lagoa 69
- Vale Sagrado dos Incas: saiba tudo sobre o passeio
- Onde ficar em Cusco, Machu Picchu e Vale Sagrado
- Como ir a Machu Picchu, quanto gastar, quando ir e mais
- Como é o passeio pelo Vale do Colca, o mais profundo do mundo
- O que fazer no Peru: 15 dicas imperdíveis
8 LAGUNA CONACHE E SANDBORD NAS DUNAS
E aí, cansou de sítios arqueológicos? Então, a minha próxima dica de o que fazer em Trujillo é se divertir nas dunas localizadas ao redor da Laguna Conache, lugar que está a apenas 16 km distante do centro.
Aliás, nas dunas você pode praticar sandbord e, em seguida, se refrescar na lagoa.
Para chegar à lagoa Conache por conta própria, você pode pegar um ônibus (linha M-36) que passa na Avenida Jesús de Nazareth e custa 3 soles. Aí, você desembarca no Mercado Modelo, em Laredo, onde pega uma van coletiva até a lagoa (2 soles).
Além disso, caso você queira mais comodidade, pode contratar um tour até a lagoa Conache, o qual inclui transporte e equipamentos para sandbord (veja mais aqui).
Onde ficar em Trujillo
Apesar de ser uma cidade com ao redor de 850 mil habitantes, Trujilo é tranquila e tem uma característica provinciana. Ou seja, não possui aquela loucura de cidades grandes.
Desse modo, eu sugiro que você fique na região central. Assim, poderá conhecer a região caminhando, assim como pegar o transporte público para ir a Chan Chan, El Dragón e Huanchaco, por exemplo. Veja dicas de onde ficar em Trujillo:
l Hospedagem de preço baixo: Ivankaa Hostel
A minha primeira dica de onde ficar em Trujillo é o Ivankaa Hostel, que está localizado na região central e conta com quartos individuais e compartilhados (veja mais aqui).
l Hospedagem de preço médio: Hotel Alexander
Se você busca uma opção confortável e de preço acessível, a minha dica é o Hotel Alexander, que ainda inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
l Hospedagem de preço alto: Gran Recreo Hostel
A minha última sugestão de onde ficar em Trujillo é o Grand Recreo Hotel, um lugar moderno, limpo e central. Além disso, o hotel conta com piscina, academia e serve café da manhã (veja mais aqui).
l MAIS: Clique aqui para encontrar mais opções de hospedagem em Trujillo
Airbnb: opção popular na cidade
Além das acomodações tradicionais, o Airbnb é uma opção bastante buscada em Trujillo. Através da plataforma, é possível alugar um quarto ou um apartamento (ou estúdio) somente para você nas melhores zonas da cidade.
l Bônus para novos usuários
Aliás, se você é novo na plataforma, saiba que há um desconto de até R$ 350,00 na sua primeira reserva pelo Airbnb. Nada mal para começar, não é?
Como chegar e sair
Trujillo conta aeroporto, ou seja, dá para chegar à cidade com facilidade. Além disso, se você comprar voos com antecedência, encontra bons preços.
- Dica: nos buscadores Skyscanner e Kiwi é possível comparar os preços e encontrar os melhores voos para Trujill durante o ano todo.
Outra maneira de chegar e sair de Trujillo é por meio de ônibus, como eu fiz. Aliás, os ônibus no Peru costumam ser bem confortáveis e mais baratos que no Brasil.
Nesse caso, a minha dica é que você utilize o buscador Bookaway, que oferece diversas opções de horários e preços.
Quando visitar a cidade
Para se ter uma ideia, Trujillo é conhecida como a “Cidade Primavera” por causa do clima e da estabilidade da temperatura. Ou seja, você pode ir em qualquer época do ano, já que as temperaturas variam entre 17 e 27 graus.
Além disso, chove pouco, com exceção dos meses de fevereiro e março, quando a precipitação é um pouquinho mas elevada.
Dica: se você for entre os meses de junho e outro, leve um agasalho, já que as manhãs e as noites costumam ser mais frescas.
Quantos dicas ficar
Bem, eu fiquei 3 dias cheios em Trujillo e acredito que foi o suficiente para conhecer os principais pontos turísticos da cidade e da região.
+ Seguro Viagem Internacional
Eu super indico que você compre um seguro viagem barato ao viajar América do Sul, principalmente se você visitar outras cidades do Peru. Isso pelo envolver muito turismo de aventura, o qual agrega riscos.
Além disso, ainda tem o lance da altitude, em cidades como Cusco, Arequipa e Huaraz, por exemplo. Eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, que oferece opções baratas e personalizadas.
Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha até 15% de desconto. Veja uma simulação:
E aí, gostou das dicas sobre o que ver em Trujillo? Gostaria de saber algo mais ou dar alguma sugestão? Então deixe o seu comentário abaixo! 😉
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi
HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb
SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!