Confira todas as dicas de o que fazer em Medellín! Saiba quando ir, como ir, onde se hospedar, os melhores pontos turísticos e os melhores passeios nos arredores!
O QUE FAZER EM MEDELLÍN
Para quem não se lembra, Medellín já foi uma cidade dominada pelo narcotráfico, o qual tinha à sua frente, nada mais, nada menos, que Pablo Escobar. Entretanto, hoje a situação é diferente.
Ou seja, nos dias atuais, é possível visitar Medellín sem medo.
Isso porque Medellín mudou. Deixou de ser a cidade mais perigosa do mundo, para ser um local inovador, repleto de arte, opções de lazer e gastronômicas. Dá gosto de andar por suas ruas, em ver a alegria da sua gente.
A mudança de paradigmas
Em 2016, Medellín ganhou o prêmio Lee Kuan Yew World City, considerado o Nobel das cidades, ou seja, o mais importante do mundo.
No caso, o prêmio reconheceu os investimentos em inovação e em projetos de sustentabilidade. Aliás, para se ter uma ideia, a cidade ficou à frente de Auckland (Nova Zelândia), Toronto (Canadá), Viena (Áustria) e Sydney (Austrália).
Porém, há mais: a cidade, aos poucos, está vencendo o crime. Aliás, isso por meio de investimento, inteligência e capacitação policial (sim capacitação!).
Além disso, projetos de geração de renda ainda possibilitam que pessoas deixem de lado o narcotráfico e trabalhem formalmente.
Isso trouxe de volta os investimentos e também os turistas, que começaram a aproveitar os passeios que há para fazer em Medellín, uma cidade com 2,5 milhões de habitantes.
Ver essa foto no Instagram
Medellín é uma cidade segura?
Olha, Medellín está longe de ser a cidade mais segura do mundo, entretanto, está ainda mais distante daquela Medellín dominada pelo narcotráfico.
Só para se ter uma ideia, em 2013, Medellín foi eleita a cidade do ano pelo The Wall Street Journal, dos Estados Unidos.
Além disso, de acordo com pesquisa de 2019, 51% dos próprios colombianos afirmam que se trata da cidade grande onde mais se sentem seguros no país.
Inclusive, até a expectativa de vida subiu em Medellín: de 71,4 anos, em 2001, para 77,8, em 2016.
- Dica de leitura: Entenda a importância de contar com um seguro viagem para a Colômbia
O que fazer em Medellín: 10 dicas
É possível conhecer Medellín em 3 dias? Sim, é possível, ainda mais levando em consideração que o transporte público da cidade é muito eficiente, com destaque para o metrô.
Entretanto, é preciso se organizar e otimizar o tempo. Desse modo, fiz uma lista de que o fazer em Medellín abaixo.
l Fique atento ao fim do artigo
Além de sugestões de o que fazer em Medellín, também separei algumas dicas muito importantes no fim do artigo, como:
- Como chegar e sair;
- Onde se hospedar;
- Passeios saindo de Medellín;
- E a importância de um seguro viagem internacional;
1) CAMINHE PELO CENTRO E ADMIRE AS OBRAS DE BOTERO
A minha primeira dica do que fazer em Medellín é caminhar pelo centro da cidade. É nele, mais especificamente no Parque Botero, onde se encontram espalhadas obras de Fernando Botero, o que torna o lugar um verdadeiro museu a céu aberto.
Para quem não sabe, Fernando Botero é artista figurativista colombiano mais reconhecido no mundo.
Aliás, suas obras se destacam por possuir formas rotundas, e várias se caracterizam pelas críticas sociais que realizam, muito em relação à ganância do ser humano.
O bacana é que as 23 estátuas de bronze, doadas pelo artista, se tornaram uma das principais atrações turísticas de Medellín. Desse modo, é comum ver turistas, assim como moradores locais, tirando fotos das obras 🙂
2) VEJA MAIS OBRAS NO MUSEU DE ANTIÓQUIA
Em frente ao Parque Botero se encontra o Museu de Antióquia, o 2° mais antigo da Colômbia.
O local abriga mais obras de Botero, assim como de outro artista de Medellín: Pedro Nel Gómez. Além disso, conta ainda com exposições temporárias, assim como com restaurante e lojas.
- Horário de funcionamento: das 10h às 17h30 (segunda a sábado) e das 10h às 16h30 (domingos e festivos)
- Entrada: 18 mil Pesos
- Onde comprar: no local
3) ANDE PELO PASSEIO CARABOBO
Ainda no centro de Medellín, a minha próxima sugestão de o que fazer é caminhar pelo bonito Passeio Carabobo.
Aliás, o passeio é composto por construções coloniais, modernistas e lojas, assim como muitas pessoas caminhando! É uma muvuca que vale a pena conhecer!
4) PASSE 1 DIA NA COMUNA 13 DE FAÇA O GRAFITE TOUR
A Comuna 13 é hoje o ponto turístico mais visitado de Medellín, um retrato muito diferente dos anos 80 e 90.
Na época, a comunidade era considerada a mais perigosa da cidade, muito por causa da sua localização estratégica. Isso porque de lá se podiam controlar diversos pontos relacionados ao narcotráfico, como entrada e saída de drogas e armas.
Desse modo, a comunidade era disputada por diferentes grupos de narcotraficantes.
Porém, diferente no dias atuais, a Comuna 13 merece muito estar na lista de o que fazer em Medellín.
l O que mudou?
A mudança é progressiva e começou aos poucos. Para se ter uma ideia, em 2012 foram instaladas escadas rolantes na comunidade com o intuito de melhorar o deslocamento diário de quem vive lá.
Aí, então, os moradores resolveram investir na imagem do local com a ideia de deixá-lo mais bonito.
O bacana é que a iniciativa trouxe consigo o movimento grafiteiro, que começou a embelezar os muros da comunidade com temas relacionados à história da Comuna 13. Por sua vez, a arte começou a atrair os turistas, que chegam diariamente e aos montes. Ou seja, uma reação em cadeia.
- Sugestão de leitura: Comuna 13, um exemplo de transformação
Então, o crescimento das visitas fez com que famílias da comunidade começassem a investir em novas fontes de renda: lojinhas de artesanato, sorveterias e restaurantes, por exemplo.
Além disso, jovens da Comuna 13 se tornaram guias locais, mostrando e contando a história da ‘favela’.
Ou seja, passar 1 dos seus 3 dias em Medellín vale muito, muito a pena. Aliás, a transformação é linda, e com certeza serve de exemplo para nós, do Brasil.
l Como fazer o tour pela Comuna 13
Durante o tour, os guias locais contam com detalhes a história da comunidade, as pinturas nos muros e outras curiosidades.
Para fazer o passeio, há 2 opções: a primeira é se deslocar até a comunidade e, lá, negociar o preço do passeio pelo lugar com guias que se encontram na entrada.
Para chegar à Comuna 13, você pode pegar o metrô (linha B) até a estação de San Antonio e, de lá, caminhar mais 15 minutos. Além disso, também pode chamar um Uber.
A segunda opção para visitar a Comuna 13 é contratar um passeio guiado, o qual inclui traslado de ida e volta a partir da sua acomodação, assim como um guia local. Aliás, se trata de uma opção bastante cômoda.
l Quer saber mais sobre a Comuna 13? Então dá uma olhadinha no vídeo abaixo 🙂
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Entenda a importância de contar com um seguro viagem para a Colômbia
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- Veja dicas sobre o que levar na mala
5) FAÇA UM PASSEIO DE TELEFÉRICO
Em Medellín, o teleférico (chamado de Metrocable) não é turístico, pois faz parte do sistema público de transporte e atende diversas comunidades da cidade. Ou seja, um outro exemplo de o Estado investindo para melhorar a vida de todos.
Mesmo assim, apesar de não ser considerado algo turístico, eu realmente sugiro que você inclua um passeio de teleférico no seu roteiro em Medellín. Por meio do Metrocable, é possível se ter uma linda vista aérea da cidade.
Além disso, o Metrocable é integrado ao metrô e custa pouco: 2.300 mil Pesos.
- Horário de funcionamento: das 4h30 às 22h30 (segunda a sábado) e das 5h às 22h (domingos e feriados)
- Onde comprar: nas estações
6) CONHEÇA O PUEBLITO PAISA
“Paisa” é o nome dado as habitantes de algumas províncias da Colômbia, como Antióquia (onde está Medellín), Quindío e Risaralda, por exemplo.
Então, o Pueblito Paisa, mais uma dica de o que visitar em Medellín, é uma vilazinha-reprodução da arquitetura da região. Aliás, ela caracteriza, principalmente, os pequenos povoados, como Salento e Guatapé.
A réplica, construída em 1978, conta com prefeitura, igreja, lojas, escolas, casinhas coloridas, um consultório médico e ainda lugares para provar comidas típicas. Ou seja, merece ser incluído no que fazer em 3 dias em Medellín.
Além disso, o Pueblito Paisa está localizado relativamente perto do centro, mais exatamente no Morro Nutibara. Aliás, caso você vá caminhando, como fiz, não vai demorar mais do que 1 hora.
- Dica de leitura: Entenda a importância de contar com um seguro viagem para a Colômbia
Entretanto, caso queira ir em transporte público, pode pegar o metro (linha A) e desembarcar na estação Industriales, de onde ainda caminha mais 30 minutos.
Aliás, do alto do morro, você ainda terá algumas das mais bonitas vistas panorâmicas de Medellín.
- Horário de funcionamento: das 5h à meia-noite (domingo a sexta) e 24h nos sábados
- Entrada: grátis
7) CURTA A NOITE NO PARQUE LLERAS
A próxima dica de o que fazer em Medellín é conhecer o Parque Lleras.
Aliás, durante o dia, o parque é tranquilo, atraindo moradores, famílias e crianças. Entretanto, à noite a coisa muda.
Os bares, restaurantes e casas noturnas nos arredores do Parque Lleras abrem as portas até de madrugada, atraindo moradores locais e turistas.
Além disso, o bacana é que o parque está localizado em um dos bairros mais seguros e bonitos de Medellín: El Poblado.
Ou seja, se você quer diversão certa à noite em Medellín, a minha dica é ir ao local.
LEIA MAIS SOBRE A COLÔMBIA
- O que visitar em Popayán, na Colômbia
- Comuna 13, em Medellín: um exemplo de transformação
- Veja como conhecer o Vale de Cocora, na linda Salento
- Conheça a colorida Guatapé, terra de Piedra del Peñol
- Veja como conhecer o Parque Tayrona, em Santa Marta
- 3 dias em Medellín: veja o que fazer
- Veja onde ficar em Cartagena: bairros, hotéis e hostels
- O que fazer na Colômbia: 17 super dicas
8) VISITE O MUSEU EL CASTILLO
Se você estiver hospedado em El Poblado, não deixe de conferir também o museu El Castillo, o qual possui a maior coleção de arte decorativa da cidade. Também abriga exposições temporárias.
Além disso, o lugar conta com lindos jardins e fontes, assim como o próprio edifício é uma atração à parte.
- Horário de funcionamento: das 9h às 17h30 (segunda a sexta) e das 10h às 17h (sábado e domingo)
- Entrada: 20 mil Pesos
- Onde comprar: no local
9) VISITE O JARDIM BOTÂNICO
A 20 minutos do centro em metrô (linha A, estação Universidad) está o Jardim Botânico de Medellín, um espaço de 14,2 hectares e outra sugestão de o que visitar em Medellín.
Bonito, cheio de árvores e tranquilo, o lugar também conta com lagos e diferentes seções de plantas e flores. Além disso, o jardim é frequentado por animais, como esquilos e papagaios, por exemplo, assim como possui restaurante.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 17h
- Entrada: grátis
10) PASSEIE NO PARQUE ARVÍ
Caso você queira estender um pouco a sua estadia em Medellín, outra dica de o que visitar na cidade é o Parque Ecoturístico Arví, um lugar onde se pode fazer um pouco de tudo: piqueniques, caminhadas, andar em bicicleta, avistar aves, entre outros.
Entretanto, para aproveitar bem o local, você terá que dedicar pelo menos meio dia. A maneira mais fácil (e mais bonita) de chegar ao Arví é por meio do Metrocable (linha L) e, nesse caso, a tarifa é de 6 mil Pesos.
Extra: 1 dia em Guatapé
Conhecer a colorida Guatapé, onde está a Piedra del Peñol
Linda, colorida, minimalista e com lindos cenários naturais. Assim é Guatapé, uma pequena cidade (de 5 mil habitantes) localizada a cerca de 2 horas de Medellín.
Aliás, a cidadezinha de estilo colonial é uma das principais atrações turísticas da região. Desse modo, se você estiver em Medellín, eu realmente indico que faça um passeio de ida e volta de 1 dia.
Além dos lindos casarões coloridos com flores nas varandas, é em Guatapé onde está La Piedra de Peñol, uma pedra com 220 metros de altura e que pode ser acessada por meio de uma escadaria com mais de 700 degraus.
- Dica de leitura: se você quiser sabe tudo sobre Guatapé e a Piedra del Peñol, clique aqui e confira o artigo especial [COM VÍDEO] que escrevi sobre a cidade 😉
l Como ir a Guatapé
Ir de Medellín a Guatapé é fácil.
Para isso, você terá que se deslocar até o Terminal Norte (metro linha A, estação Caribe), de onde pega um micro-ônibus que custa 18 mil Pesos. O bacana é que os veículos saem a cada 20 minutos e, desse modo, não é preciso comprar a passagem com antecedência.
Além disso, caso você queira um pouco mais de comodidade, pode contratar um passeio guiado, o qual inclui visitações à cidade de Guatapé e também à Pedra do Peñol.
Normalmente, os passeios incluem café da manhã, almoço e traslado de ida e volta do local de hospedagem em Medellín.
- Dica: Clique aqui para saber mais sobre preços, roteiros e horários dos passeios guiados para Guatapé
Onde ficar em Medellín
EcoHub Hotel
Outra sugestão de onde ficar em Medellín é o EcoHub Hotel, que tem avaliação de 9,0 no Booking.com. Além disso, lugar conta com ótima localização e ainda inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
Hotel Lomas 10
Igualmente localizado no bairro El Poblado, o Hotel Lomas 10 conta quartos com banheira de hidromassagem, academia, jardim, terraço e também inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
Rango Hostel Boutique
Por fim, a minha última sugestão de hospedagem em Medellín é o Rango Hostel Boutique, que possui piscina, bar, quartos privados e compartilhados e oferece café da manhã (veja mais aqui).
Como chegar a Medellín
Se você estiver viajando pela Colômbia, pode chegar a Medellín em ônibus de praticamente todas as partes. A cidade está a 418 km de Bogotá e a 423 de Cali.
- Bogotá: veja preços e horários
- Cali: veja preços e horários
Outra maneira de chegar a Medellín é voando. Aliás, cabe destacar que os voos dentro da Colômbia são relativamente baratos se comprados com antecedência 🙂
- Dica: nos buscadores Skyscanner e Kiwi é possível comparar os preços e encontrar os melhores voos para Medellín durante o ano todo.
+ A importância do Seguro Viagem
Eu super indico que você compre um seguro viagem internacional ao viajar América do Sul, nem que seja um barato. Isso pelo fato de se tratar de turismo de aventura, o qual envolve riscos.
Além disso, ainda tem o lance da altitude. Desse modo, eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, que oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha até 15% de desconto.
Veja uma simulação:
Perguntas e respostas
– Quantos dias ficar em Medellín?
Acredito que 3 dias são suficientes para conhecer com calma as atrações turísticas de Medellín. Se você estiver na correria, 2 dias dão conta.
– O que fazer em Medellín em 1 dia?
Olha, 1 dia em Medellín é pouco. Porém, se esse for o seu tempo, eu sugiro conhecer a Comuna 13 pela manhã e aproveitar a tarde para caminhar pelas esculturas de Botero, dar um pulo no Pueblito Paisa e curtir a noite no Parque Lleiras.
– O que fazer em Medellín em 3 dias?
Como escrevi acima, 3 dias em Medellín são suficientes para conhecer as atrações da cidade. Aí, se você quiser fazer um bate e volta a Guatapé (suuuper indico), pode dedicar 2 dias a Medellín.
– O que fazer em Medellín à noite?
Então, antes eu disse que um dos melhores lugares para curtir a noite em Medellín é nos arredores do Parque Lleiras. Além disso, a região é segura.
Na região do parque (e ruas arredores), você encontra clubes como o Gusto Night Club, o Vitrash e o Envy Rooftop. Além disso, há bares bacanas, como o The Blue Bar, o La Octava Bar e o Pub Rock Lleras.
– Medellín é perigoso?
Olha, Medellín é uma cidade grande, então, é sempre bom ficar atento. No entanto, não é perigosa como era nos tempos de Pablo Escobar e a disputa dos cartéis da cidade.
E aí, gostou das sugestões sobre o que fazer em 3 dias em Medellín? Quer saber mais ou contribuir com alguma informação? Então, deixe o seu comentário abaixo! 😉
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
✈️ VOOS BARATOS: Skyscanner e Kiwi
🛌🏼 HOSPEDAGEM: Booking.com
🏥 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
🎟️ PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
💳 CARTÃO INTERNACIONAL: WISE
📲 CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
🚗 ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!