VEJA O QUE FAZER EM CALI
Não importa por onde você esteja andando: sempre há algo para fazer em Cali. Aliás, muito possivelmente encontrará um muro grafitado, uma livraria, uma loja de artesanato, alguém dançando salsa numa praça qualquer. Sério, Cali é arte por toda parte.
Estive na cidade por 3 dias e pude comprovar que há, sim, o que fazer em Cali. Apesar de não ser uma referência turística da Colômbia, em Cali se respira cultura, é alegre.
É gostoso andar pelas ruas de Cali, sentar num parque e beber algo. É gostoso passar pelos moradores locais, que te cumprimentam sempre com um sorriso no rosto. Aliás, confesso que, em Cali, me senti um pouco em casa devido à hospitalidade das pessoas.
O que saber sobre Cali
Antes de destacar o que fazer em Cali, quero escrever um pouquinho sobre a história da cidade.
Então, Santiago de Cali foi fundada em 1535 e conta com cerca de 2,5 milhões de habitantes. Nos dias atuais, é um dos principais centros industriais e econômicos da Colômbia.
Conhecida como a ‘capital mundial da salsa’, Cali também ficou (infelizmente) muito famosa por causa do narcotráfico.
Aliás, o Cartel de Cali foi uma poderosa organização que bateu de frente com o Cartel de Medellín, então chefiado pelo narcotraficante mais famoso de todos os tempos: Pablo Escobar.
- Dica de passeio: Excursão a pé pelos principais pontos turísticos de Cali
l Fato curioso: o Cartel de Cali, inclusive, trabalhou em parceria com o ex-presidente colombiano, César Gaviria, para capturar Escobar. Quando ele foi morto (por um grupo de 10 policiais), o Cartel de Cali presenteou cada um deles com 1 milhão de dólares.
Uma cidade que mudou a sua cara
No entanto, não se preocupe, pois Cali não é mais aquela cidade perigosa dos tempos do Cartel.
A organização foi desmantelada no fim dos anos 90. Com isso, investimentos chegaram à cidade, assim como turistas, que começaram a ver de perto e aproveitar tudo o que há para fazer em Cali.
O que fazer em Cali: 7 dicas
A melhor coisa para fazer em Cali é perder-se por suas ruas, encontrar locais que certamente vão te surpreender.
Então, abaixo, separei os pontos turísticos e programas que você pode colocar na sua lista!
1 CURTA O BAIRRO DE SAN ANTONIO
O bairro de San Antonio é considerado um dos mais bonitos, culturais e alegres da cidade. Ou seja, visitá-lo é algo que pode ser incluído na lista de o que fazer em Cali.
O bairro, além de colorido e bonito, conta com muitos bares, os quais se enchem de vida quando a noite chega. O local ainda conta com parque San Antonio, um espaço onde muita gente se reúne para ver Cali de cima, assim como para beber e conversar.
- Dica de leitura: Entenda a importância de contar com um seguro viagem para a Colômbia
Além disso, no bairro também se encontra a bela Capela de San Antonio, construída entre 1746 e 1747. Aliás, é comum que muitos casais escolham a igreja para celebrar a união, o que aconteceu quando eu estive lá!
2 CAMINHE PELO CENTRO HISTÓRICO
Caminhar sem pressa pelo centro histórico é outra coisa que você pode fazer em Cali. A região conta com diversos edifícios históricos, museus e palácios (a maioria deles, declarados como monumentos nacionais).
Entre os edifícios históricos, se destacam a igreja La Ermita, a Iglesia e Museu La Merced e a Praça San Francisco.
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Entenda a importância de contar com um seguro viagem para a Colômbia
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- Veja dicas sobre o que levar na mala
3 PASSEIE PELO BULEVAR DO RIO
Cali também passou por um processo de reurbanização, o qual incluiu o rio que corta o centro da cidade. Ao seu redor, foi construído o Bulevar do Rio, um passeio cheio de verde e atrações. Ali, o povo se reúne para comer, conversar e aproveitar as noites agradáveis que fazem na cidade.
Aprecie as esculturas de gatos
Algo para se fazer em Cali, mais especificamente no Bulevar, é apreciar as diversas esculturas de gatos espalhadas.
Aliás, o grande destaque é El Gato del Río, uma escultura de Hernando Tejada, a qual foi doada para a cidade. A obra tem 3,5 metros de altura, 3,4 de largura e pesa 3 toneladas.
4 SUBA O CERRO DE LOS CRISTALES, ONDE ESTÁ O CRISTO REY
O Cerro de los Cristales é um dos mais emblemáticos de Cali. No alto dele, está o Cristo Rey, uma estátua de 26 metros de altura e com 494 toneladas, a qual foi inaugurada em 1953.
Com o passar do tempo, o Cristo se tornou uma das principais atrações turísticas de Cali, principalmente durante feriados religiosos, atraindo cerca de 300 mil visitantes ao ano. O local, que tem entrada gratuita, ainda conta com uma capela e restaurantes.
- Observação: é possível chegar ao local em transporte público, porém, é um tanto quanto demorado. Então, caso você queira visitar o Cristo, a maneira mais cômoda é pegando um Uber (18 mil Pesos por trecho).
LEIA MAIS SOBRE A COLÔMBIA
- O que visitar em Popayán, na Colômbia
- Comuna 13, em Medellín: um exemplo de transformação
- Veja como conhecer o Vale de Cocora, na linda Salento
- Conheça a colorida Guatapé, terra de Piedra del Peñol
- Veja como conhecer o Parque Tayrona, em Santa Marta
- 3 dias em Medellín: veja o que fazer
- Veja onde ficar em Cartagena: bairros, hotéis e hostels
- O que fazer na Colômbia: 17 super dicas
5 SUBA TAMBÉM O MORRO DAS 3 CRUZES
Subir ao Morro das 3 Cruzes é outro programa que você pode incluir na lista de o que fazer em Cali. O monte, que está a 1.480 metros acima do nível do mar, possui como principal atração 3 grandes cruzes.
As 3 cruzes, que contam com 22 e 26 metros (a central) de altura e 8 de largura, foram inauguradas em 1937. Se tornaram ponto de peregrinação, principalmente durante a Semana Santa.
Além disso, do alto do Morro das 3 Cruzes se tem uma das mais belas vistas panorâmicas de Cali.
- Observação 1: do mesmo modo, também é possível chegar ao local em transporte público, mas é complicado e demorado. Sendo assim, aconselho a pegar um Uber, que gira em torno de 20 mil Pesos por trecho.
- Observação 2: se você tem tempo e disposição, pode chegar ao morro em bicicleta ou caminhando, como eu fiz. A trilha, pelo meio da montanha, dura cerca de 2 horas e oferece vistas lindas de Cali (como você pode ver abaixo).
6 VISITE O PARQUE ARTESANAL LOMA DE LA CRUZ
Inaugurado em 1990, o Parque conta com uma grande exposição e venda de artesanatos.
Além disso, ainda conta com 3 pequenas praças, nas quais ocorrem apresentações musicais, folclóricas e culturais.
7 DANÇAR SALVA: OUTRA DICA DE O QUE FAZER EM CALI!
Sim, uma coisa que muita gente aproveita para fazer em Cali é dançar salsa. Aliás, a cidade é considerada a capital mundial da salsa, dança que está por todos os lados.
- Dica de leitura: Entenda a importância de contar com um seguro viagem para a Colômbia
São diversos os locais onde você pode dançar salsa. No bairro de San Antonio, por exemplo, há vários lugares e escolas (algumas, grátis).
Além disso, há escolas que ensinam o estilo por todos os lados.
- Dica: se você estiver em Cali no primeiro sábado do mês, pode participar do Salsa al Parque, que normalmente ocorre nas Canchas Panamericanas.
Outras dicas de o que fazer em Cali
1) Mirador de Sebastián de Belalcázar: Se você quiser ter outras vistas panorâmicas de Cali (igualmente belas), vá ao Mirador de Sebastián de Belalcázar.
2) Zoológico: se você estiver com tempo, outra dica do que fazer em Cali, é visitar o Zoológico, que conta com uma grande variedade de animais.
3) Parque de los Perros (cachorros): do mesmo modo que há o Parque dos Gatos, também há um parque dedicado aos caninos.
4) Rio Pance: faz muito calor em Cali. Isso faz com que pessoas busquem o Rio Pance para se refrescar. Se você se animar, pode dar um pulo lá também!
Onde se hospedar em Cali
Quando fui a Cali, me hospedei no La Mercedes Hostal, que está perto de tudo, no bairro Santo Antonio. O hostel é bem bacana e também conta com quartos privados (veja mais aqui).
l Mais dicas de onde ficar em Cali
LA VAINA CALI
A minha segunda dica de onde ficar em Cali é o La Vaina, que tem avaliação de 9,4 no Booking.com. Além disso, o lugar conta com piscina, bar e inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
MAGIC GARDEN HOUSE
A minha terceira sugestão de onde ficar em Cali é o Magic Garden House, que tem avaliação de 9,7 no Booking.com. Se trata de um lugar bonito, bem decorado e que também inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
VIAJERO HOSTEL & SALSA SCHOOL
Por fim, a minha última dica é o Viajero Hostel & Salsa School, que possui bar, piscina, quartos privados e compartilhados, café da manhã e ainda aulas de salsa (veja mais aqui).
l VEJA MAIS: Clique aqui para encontrar mais opções de hospedagem em Cali
Airbnb: opção popular em Cali
Além das acomodações tradicionais, o Airbnb é uma opção bastante buscada em Cali. Através da plataforma, é possível alugar um quarto ou um apartamento (ou estúdio) somente para você nas melhores zonas da cidade.
I Bônus para novos usuários
Aliás, se você é novo na plataforma, saiba que há um desconto de até R$ 350,00 na sua primeira reserva pelo Airbnb. Nada mal para começar, não é?
Como chegar a Cali
Se você estiver viajando pela Colômbia, pode chegar a Cali em ônibus de praticamente todas as partes. A cidade está a 461 km de Bogotá, e a 423 de Medellín.
- Bogotá: veja preços e horários
- Medellín: veja preços e horários
Outra maneira de chegar a Cali é voando. Normalmente, os voos fazem escala antes em Medellín ou em Bogotá.
- Dica: nos buscadores Skyscanner e Kiwi é possível comparar os preços e encontrar os melhores voos para Cali durante o ano todo.
+ A importância do Seguro Viagem
Eu super indico que você compre um seguro viagem internacional ao viajar América do Sul, nem que seja um barato. Isso pelo fato de se tratar de turismo de aventura, o qual envolve riscos.
Além disso, ainda tem o lance da altitude. Eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, que oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha 5% de desconto. Veja uma simulação:
E aí, gostou das dicas sobre o que fazer em Cali? Quer saber mais? Então deixe um comentário abaixo! 😉
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi
HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb
SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!