Apesar de ser uma cidade ensolarada, a capital boliviana me recebeu com chuva e frio
O QUE FAZER EM LA PAZ
A capital boliviana foi a minha casa por 20 dias. Nesse período, além de trabalhar em um hostel em troca de estadia e café da manhã, também pude aproveitar para conhecer as principais atrações de La Paz.
Aliás, cheguei em La Paz num domingo pela manhã, depois de visitar o Salar de Uyuni. Chovia e o frio era o prelúdio do outono que estava por chegar na capital da Bolívia. No tempo que fiquei, a temperatura não passou dos 20 graus em nenhum dia.
Porém, sinceramente, eu achei até melhor. Assim, pude aproveitar o que há para fazer em La Paz. Além disso, prefiro dias amenos, pois são melhores para caminhar, tomar um café e aproveitar os pontos turísticos da cidade visitada.
Um pouco sobre La Paz
Bem, antes de entrar na parte das atrações de La Paz, acho importante saber um pouco da história da capital boliviana.
La Paz foi fundada em 1548, e tem ao redor de 900 mil habitantes. Entretanto, quando somada a região metropolitana, o número de moradores passa dos 2 milhões.
Apesar de ser apenas a 3ª maior cidade da Bolívia em termos de população (atrás de Santa Cruz de la Sierra e El Alto), La Paz é a mais importante, a mais cosmopolita e ainda a sede do Parlamento e do Governo.
Além disso, La Paz está a 3.700 metros acima do nível do mar, o que a torna a capital mais alta do mundo. A cidade é cercada por vales e montanhas, os quais também fazem parte da lista das atrações turísticas.
Ver essa foto no Instagram
O que fazer em La Paz: 18 dicas
A primeira parte do artigo sobre o que fazer em La Paz se concentra na parte central da cidade. Desse modo, caso você fique pouco tempo na capital, já poderá se programar e decidir o que visitar.
Já a segunda metade do texto é voltada a passeios nos arredores, para os quais você precisa dedicar 1 dia inteiro.
l P.S. 1: no fim do artigo, você ainda encontra informações de quando ir, como chegar, onde ficar e como se locomover pela capital boliviana;
l P.S. 2: se você ficar com alguma dúvida, basta perguntar nos comentários que respondo, ok? 😉
1 PRAÇA MURILLO
Muitas dicas da lista de o que fazer em La Paz se concentram no centro histórico, como é o caso da Praça Murrillo, uma das principais da capital.
Aliás, a praça é um ponto de encontro de moradores, turistas e pombos, muitos pombos.
Além disso, é na Praça Murillo onde se encontra os palácios do Governo e do Legislativo e a Catedral Metropolitana.
l Curioso: relógio ao contrário
Por falar em Palácio do Legislativo, repare no relógio presente no edifício: ele roda ao contrário, ou seja, de maneira anti-horária.
A explicação é muito interessante. O relógio foi implantado em 2014 com o objetivo de conscientizar o povo que a Bolívia é uma nação do Sul, e não do Norte.
- Dica de leitura: Entenda a importância de contar com um seguro viagem para a Bolívia
2 CATEDRAL METROPOLITANA
A segunda dica de o que fazer em La Paz é visitar a Catedral Metropolitana, a qual também está nos arredores da Praça Murillo.
Aliás, o atual edifício é do ano de 1835, e foi construído sobre a antiga catedral da cidade, de 1692. Se trata de um prédio grande, o qual é composto de 5 naves e 2 torres na fachada.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 8h30 às 12h e das 15h30 às 19h30
- Preço da entrada: gratuito
3 CALLE JAÉN
Olha só, bem pertinho da Praça Murillo está a Calle (rua) Jaén, outra das atrações de La Paz. Aliás, moradores dizem que se você quiser sentir o gostinho de como era a capital nos seus primórdios, deve visitar a rua.
Isso porque o local concentra um pouco das características coloniais de La Paz, já que foi construída no século 16.
Além disso, há outro fato interessante: com apenas 100 metros de extensão, a Calle Jaén é repleta de atrações, como café e, principalmente, museus:
- Costumbrista Juan de Vargas: concentra maquetes de diferentes temas da vida cotidiana de La Paz ao longo da história;
- De Metais Preciosos Pré-Colombianos: possui uma vasta variedade de joias de diferentes culturas;
- Da Casa Murillo: se trata de um espaço mobiliado e com objetos de um dos heróis da pátria: Don Pedro Domingo Murillo. Além disso, o museu abriga objetos de presidentes do passado;
- Do Litoral: exibe fotografias e objetos da Guerra do Pacífico, um conflito entre Chile, Bolívia e Peru;
- De Instrumentos Musicais: conta com grande variedade de instrumentos musicais da Bolívia e outros países da América Latina.
VEJA DICAS PARA A SUA VIAGEM
- Entenda a importância de contratar um Seguro Viagem para a Bolívia
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- Veja dicas sobre o que levar na mala
4 IGREJA E CONVENTO DE SÃO FRANCISCO
A uns 10 minutos caminhando da Calle Jaén, está a Igreja e Convento de São Francisco, considerada uma das igrejas mais bonitas da capital boliviana.
O edifício foi construído no século 18, e possui um portal composto de pedra esculpida, com estilo classificado de ‘barroco mestiço’ ou barroco andino’. Além disso, a igreja ainda abriga um museu com objetos e relíquias de La Paz.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 6h30 às 12h e das 15h às 19h. Já o museu abre de segunda a sábado, das 9h às 18h
- Preço da entrada: a entrada para o museu custa 20 Bolivianos
5 MERCADO DAS BRUXAS
Bem, a minha próxima dica de o que fazer em La Paz é visitar o Mercado das Bruxas, uma das principais atrações turísticas da capital. Aliás, o Mercado está localizado a poucas quadras da Igreja de São Francisco.
Motivo do nome: no Mercado das Bruxas, além de artesanato e confecções têxteis, também se encontram ervas medicinais, amuletos, talismãs, sapos e lhamas dissecadas e poções usadas em rituais de alguns povos bolivianos, como os Aymaras.
De acordo com moradores locais, os ‘feitiços’ visam sorte, fortuna e fertilidade, por exemplo.
6 MUSEU DE COCA
Não se assuste, pois praticamente a todo momento você encontra alguém mascando folhas de coca na Bolívia. Aliás, se trata de algo super natural, já que a planta é muito utilizada por moradores das regiões andinas.
Pois bem, no centro de La Paz, há um museu dedicado à coca. No local, você encontra explicações sobre a tradição da planta, a história e como a coca é usada para fins medicinais.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 19h
- Preço da entrada: 15 Bolivianos
7 MIRANTE KILLI KILLI
O Mirante Killi Killi oferece algumas das melhores vistas 360 graus da capital boliviana. Do alto do lugar, você vê edifícios, avenidas e montanhas, como a Illimani.
O bacana é que chegar ao lugar é fácil. Uma caminhada a partir da Igreja e Convento de São Francisco, por exemplo, leva ao redor de 30 minutos. No entanto, a subida é dura, já que a altitude maltrata a gente.
Desse modo, caso você queira evitar esforços, pode pegar um táxi, o qual custa em torno de 25 Bolivianos.
8 FEIRA 16 DE JULHO
A Feira 16 de Julho é uma das maiores feiras populares da América Latina e, tecnicamente, não está em La Paz.
Está em El Alto, uma cidade metropolitana que está conurbada à capital. Aliás, a feira ocorre todas as quintas e domingos, e lá se encontra de tudo, e tudo é muito barato! Se você tiver um tempo, vale a pena conferir.
Além disso, é fácil chegar ao lugar: basta pegar o teleférico e apreciar as vistas.
9 PASSEIO DE TELEFÉRICO
Um passeio de teleférico: essa é outra dica de o que fazer em La Paz. Isso porque do alto das cabines você vai ter as melhores vistas da capital.
Quer mais uma vantagem? O bilhete custa apenas 5 Bolivianos, pois o teleférico faz parte do transporte popular de La Paz. Aliás, você pode comprar o bilhete em qualquer estação.
Além disso, cabe destacar que a rede de teleféricos de La Paz é a maior do mundo. Funciona das 6h às 23h (segunda a sábado) e das 7h às 21h (domingos e feriados).
10 CHOLITAS WRESTLING, A LUTA LIVRE DE CHOLITAS
Sabe aquelas lutas livres bastante populares no México? Então, elas também ocorrem em La Paz. No entanto, acontecem entre Cholitas, mulheres bolivianas vestidas em trajes típicos indígenas, como chapéu e roupas coloridas.
Aliás, a luta livre entre Cholitas é bastante popular na Bolívia, se tornando uma das principais atrações de La Paz. O ingresso custa ao redor de 90 Bolivianos, e o evento ocorre na Arena em El Alto.
Para assistir o evento, você pode ir diretamente ao local ou contratar um passeio pela internet, o qual passa para te buscar no seu local de hospedagem (veja mais aqui).
11 CEMITÉRIO GERAL
Sim, o Cemitério Geral de La Paz também é uma atração turística. Isso porque as paredes do túmulos verticais contam com pinturas lindas, as quais deixam o espaço um pouco mais alegre.
Horário de funcionamento: diariamente, das 8h30 às 17h
LEIA MAIS SOBRE A BOLÍVIA
- O que fazer na Bolívia: 16 dicas imperdíveis
- Roteiro de 2 dias em Santa Cruz de la Sierra
- Tour de bicicleta pela Estrada da Morte
- Conheça as principais atrações de Sucre, a cidade branca
- Como conhecer o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo
- Como é morar em Santa Cruz de la Sierra?
- De ônibus entre Santa Cruz de la Sierra e Sucre
12 VALE DA LUA
A minha próxima dica de o que fazer em La Paz é conhecer uma atração que fica na zona sul: o Vale da Lua. O bacana é que você pode chegar ao lugar por meio de transporte público ou passeio guiado.
O vale é uma formação rochosa ocorrida pela erosão de uma montanha, que foi consumida pouco a pouco.
Outro fato interessante é o motivo do nome: o astronauta Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, esteve em La Paz, em 1969. Na ocasião, ao visitar o lugar, disse que o terreno parecia ao da Lua.
l Como chegar ao Vale da Lua
Para chegar em transporte público, você precisa pegar um micro-ônibus no centro com destino a Mallasa, o qual sai da Calle Sagarnaga, ao lado da Igreja e Convento de São Francisco. O preço da passagem é de 3 Bolivianos.
Além disso, é possível chegar ao Vale da Lua em táxi (30 Bolivianos) ou por meio de passeio turístico. O interessante é que o tour, além de incluir a montanha de Chacaltaya (da qual falo mais a seguir), passa te buscar no local de hospedagem (veja mais aqui).
- Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 17h
- Preço da entrada: 15 Bolivianos
Visualizar esta foto no Instagram.
13 CHACALTAYA
Sem sombra de dúvidas, Chacaltaya também está entre as principais atrações de La Paz. Aliás, montanha faz parte da Cordilheira dos Andes, e está a 5.421 metros de altitude.
Distante cerca de 30 km da cidade de La Paz, Chacaltaya abrigava uma pista de ski, a qual foi desativada por mudanças climáticas. Na época, se tratava da pista de maior altitude do mundo.
Para visitar o local, é preciso contratar uma excursão, a qual custa ao redor de 25 dólares e, normalmente, inclui ainda o Vale da Lua.
Ao chegar à montanha, você conhece o lugar e faz uma caminhada da estação abandonada de ski até o topo da Chacaltaya (veja mais sobre o passeio aqui).
14 VALE DA ANIMAS
O Valle de las Animas é bastante parecido ao Vale da Lua, porém, maior e mais imponente. No local, as formações rochosas estão agrupadas em fileiras e contam com diversos picos.
Aliás, o “bosque petrificado” possui 2.538 hectares de área, sendo resultado do degelo glacial de milhões de anos.
Cabe destacar que não há nenhuma estrutura turística no local, ou seja, não se paga para entrar. Você pode ir sozinho ao lugar, entretanto, o mais indicado é ir com alguém que conheça o vale, ou seja, contratando um passeio – o que pode ser feito no centro de La Paz ou pela internet (veja mais aqui).
O local está a 16 km do centro de La Paz, e também pode ser acessado por meio de transporte público. Para isso, você precisa pegar um ônibus na Plaza Camacho com direção a Chasquipampa.
O preço da passagem é de 3 Bolivianos e você desembarca na Calle 60 de Chasquipampa, de onde caminha mais 30 minutos até o vale.
- Importante: de preferência, vá com tênis ou bota de caminhada, e não esqueça de levar água.
15 TOUR DE BICICLETA PELA ESTRADA DA MORTE
Você já ouviu falar da Estrada da Morte, considerada a rodovia mais perigosa do mundo? Então, ela está aos arredores de La Paz, e tem esse nome justamente por causa do número de mortes que registra todos os anos.
Acredite ou não, a Estrada da Morte se tornou uma das principais atrações de La Paz, sendo percorrida por aventureiros em bicicleta. O tour dura o dia todo, e você percorre 75 km morro abaixo.
Para contratar o passeio, o qual inclui todos os equipamentos, transporte e alimentação, você pode buscar uma agência no centro de La Paz ou comprar pela internet (veja mais aqui). O preço varia entre 430 e 500 Bolivianos.
- Sugestão de leitura: se você quiser saber mais como é o tour em bicicleta pela Estrada da Morte, clique aqui e leia artigo completo.
16 TIAHUANACO
Tiahuanaco (ou Tiwanaku) é considerado um dos mais importantes sítios arqueológicos da Bolívia. De origem pré-colombiana, o local está localizado às margens do Lago Titicaca, 72 km distante do centro de La Paz.
De acordo com estudiosos, que a civilização de Tiahuanaco é considerada uma das mais importantes precursoras do império Inca. Desse modo, visitar o lugar é algo muito interessante.
Para chegar a Tiahuanaco, há 2 opções:
- Transporte público: vá até o terminal que fica ao lado do Cemitério Geral de La Paz e pegue uma van compartilhada até sítio arqueológico (15 Bolivianos por trecho);
- Passeio turístico: o qual inclui traslado a partir do hotel, almoço, guia profissional e ingresso para Tiahuanaco (veja mais aqui);
O lugar abre diariamente, das 9h às 17h, e a entrada custa 100 Bolivianos.
17 COPACABANA
Copacabana é a maior cidade boliviana às margens do Lago Titicaca, e está a 3.841 acima do nível do mar. Aliás, é em Copacabana onde está a Ilha do Sol, uma ilha considerada sagrada pelos incas.
Cabe destacar que a cidade está na fronteira com o Peru, ou seja, um tanto quanto distante de La Paz (155 km). No entanto, há diversos passeios de 2 dias entre a capital boliviana e Copacabana. Normalmente, os tours incluem traslado do hotel, 1 noite de hospedagem, guia e transporte de barco até a Ilha do Sol (veja mais aqui).
Além disso, você pode ir por conta própria. Para isso, basta ir até o terminal ao lado Cemitério Geral de La Paz e comprar uma passagem, a qual gira em torno de 30 Bolivianos.
- Importante saber: há ônibus para Copacabana saindo também do terminal principal de La Paz, entretanto, os preços geralmente são mais altos.
18 ILLIMANI
Illimani é a segunda montanha mais alta da Bolívia, com 6.462 metros de altitude. Aliás, é considerada um dos cartões postais de La Paz, já que pode ser avistada de praticamente todos os pontos da capital boliviana.
Parte das principais atrações de La Paz, a montanha Illimani só pode ser conhecida por meio de passeios guiados que partem da capital todos os dias. Os preços mudam de acordo com a quantidade de dias contratados, que variam entre 1 e 4.
Geralmente, os tour incluem 1 guia profissional para cada 2 pessoas, transporte, todas as refeições na montanha e equipamentos (veja mais aqui).
Eu acabei não fazendo o passeio, pois estava fora do meu orçamento. Porém, fica a dica! 😉
l Quer saber um pouquinho mais sobre o que fazer em La Paz? Então, dá uma olhadinha no vídeo 😉
O que fazer em La Paz: informações importantes
Como chegar à capital
Há diversos voos baratos entre Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Goiânia) e La Paz. Para encontrá-los, eu sugiro que você utilize os seguintes buscadores:
Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi
l Do aeroporto ao centro
O Aeroporto Internacional El Alto está localizado na cidade vizinha que leva o mesmo nome, El Alto.
O trajeto de apenas 13 km até o centro de La Paz pode percorrido em táxi, transporte público ou transfer.
- Táxi: o trecho do aeroporto até o centro de La Paz custa entre 70 e 90 Bolivianos;
- Van: de número 212, te deixa no centro por apenas 5 Bolivianos;
- Transfer privado: se trata de uma opção bastante cômoda e a qual te deixa no local de hospedagem (veja mais aqui);
Vale a pena alugar um carro?
Olha, se você for ficar vários dias na capital e decidir visitar pontos turísticos nos arredores, acredito que valha a pena alugar um carro (principalmente se estiver acompanhado).
Do contrário, pode fazer quase tudo utilizando o transporte público ou contratando passeios.
l Onde alugar carro
Você pode reservar um carro pela internet antes de sair do Brasil pelo Rentcars. Assim, evita o pagamento do IOF e conta com a possibilidade de parcelar o aluguel em até 12x no cartão (saiba mais aqui).
Onde ficar em La Paz
La Paz é a cidade mais cosmopolita e importante de Bolívia. Sendo assim, oferece diversos tipos de hospedagem. Abaixo, separei algumas sugestões:
l Hotel Boutique El Consulado
Com um ambiente bonito e quartos espaçosos, o Hotel Boutique El Consulado é a minha primeira sugestão de onde ficar em La Paz. Localizado na região central, o hotel inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
l Delfines Apart Hotel
Com piscina, café da manhã e ótima localização, o Delfines Apart Hotel é a minha segunda dica de onde ficar em La Paz (veja mais aqui).
l Selina Hostel
O Selina Hostel faz parte de uma das maiores redes de hostels do mundo e inclui o café da manhã na diário. Além disso, o lugar também oferece quartos privados (veja mais aqui).
l MAIS: clique aqui e encontre mais opções de hospedagem em La Paz
l Airbnb: uma opção bastante popular em La Paz
Além disso, você ainda pode buscar por acomodação no Airbnb, bastante popular em La Paz.
Aliás, caso você seja novo na plataforma, ganha até R$ 350,00 de desconto na sua primeira reserva (saiba mais aqui).
+ Seguro Viagem Internacional
O seguro viagem internacional não é obrigatório para viajar na América do Sul, porém, muito indicado. Lembre-se que há muito turismo de aventura, o qual envolve riscos.
Eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, que oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha até 15% de desconto.
Veja uma simulação:
Quanto visitar La Paz
Chove pouco em La Paz. Desse modo, é possível visitar a capital o ano todo.
Chove mais entre dezembro e março, período no qual as temperaturas passam dos 25°. No restante do ano chove menos, porém, faz mais frio. Ou seja, é preciso levar agasalho, ainda mais considerando a altitude da capital
Quantos dias ficar
Se você pretende visitar somente os pontos turísticos localizados na região central de La Paz, acredito que 2 dias cheios são suficientes.
Agora, se a ideia é conhecer também Chacaltaya, Tiahuanaco e Copacabana, eu indico entre 4 e 5 dias cheios.
Como combater a altitude
Se você não estiver ambientado com a altitude, pode sofrer um pouquinho. Para se ter uma ideia, durante o passeio você chega a locais com quase 5 mil metros de altitude.
Entre os sintomas causados pela altitude estão: um pouco de dor de cabeça, nariz seco e leve dificuldade para respirar.
Mas que fique claro: isso não ocorre o tempo todo.
l Como combater a altitude?
Faça como os andinos fazem: masque folha fresca de coca, as quais ajudam o organismo a reagir diante da altitude. Aliás, o pacotinho custa apenas 5 Bolivianos.
Mais uma dica: compre comprimidos contra a altitude, os chamados “sorojchi pills”. Você os encontra em qualquer farmácia, e o preço médio também é de 5 Bolivianos. Ah, leve junto um umidificador para o nariz e creme hidratante, já que a pele fica bastante seca.
La Paz combina com…
La Paz combina com o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo!
Aliás, é no salar onde você tira aquelas fotos espelhadas que se vê na internet.
A parte boa é que há voos e ônibus diários para Uyuni, além de passeios turísticos com tudo incluído:
l ÔNIBUS
Há ônibus que partem diariamente de La Paz a Uyuni, a partir das 20h, por 120 Bolivianos. O trajeto dura ao redor de 10h, e você pega o ônibus no Terminal de Buses La Paz, no centro da capital.
l AVIÃO
Certamente, se trata da maneira mais cômoda de fazer o trajeto entre La Paz e Uyuni (e vice-versa), entretanto, a mais cara. O voo, comprado com antecedência, custa ao redor de 350 Bolivianos e dura 40 minutos.
Eu sugiro que use os buscadores Skyscanner e Kiwi para encontrar os melhores voos, como eu sempre faço 🙂
l EXCURSÃO DE ÔNIBUS
Além disso, você pode contratar uma excursão de ônibus saindo de Laz Paz para Uyuni, como você pode conferir abaixo:
- Excursão de ônibus entre La Paz e Uyuni com 1 dia no Salar (veja mais aqui)
- Excursão de ônibus entre La Paz e Uyuni com 3 dias no Salar (veja mais aqui)
l Dica de leitura: para saber tudo a respeito do Salar de Uyuni, sugiro a leitura do seguinte artigo:
Ver essa foto no Instagram
E aí, gostaria de sabre mais sobre as atrações de La Paz ou sugerir algo? Então deixe o seu comentário abaixo!
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi
HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb
SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!
2 comments
Brother, vc está de parabens e te agradeço imensamente pela riqueza de detalhes. Vou em setembro de 22 e estou me apoiando em muita informaação sua. Muito obrigado.
Olá, Augusto! Cara, fico feliz que as informações tenham sido úteis pra ti! 🙂