O QUE FAZER EM PUERTO ESCONDIDO, A CAPITAL MEXICANA DO SURF
Surf. Essa é uma das primeiras palavras que vem à cabeça quando se fala de Puerto Escondido, cidade de 45 mil habitantes e que é banhada pelo Oceano Pacífico. Normal, já que a cidade é considerada a capital mexicana do esporte.
Entretanto, se engana quem pensa que a cidade se resume somente ao surf. Pelo contrário, há mais coisas para se fazer em Puerto Escondido.
A cidade conta com lindas praias, as quais atraem todos os tipos de turistas (além dos surfistas, é claro).
A capital mexicana do surf
Puerto Escondido é composta por diversas praias, as quais são marcadas pelo mar agitado. Às vezes, perigoso. Aliás, é justamente isso o que faz com que surfistas de diversas partes do mundo busquem a cidade para a prática do esporte.
Para se ter uma ideia, há lugares onde as ondas podem atingir os 12 metros de altura em algumas épocas do ano, como em novembro. Não à toa, a cidade sedia o Puerto Escondido Cup, um campeonato mundial de ondas grandes.
- Sugestão de leitura: Entenda a importância de contar com um Seguro Viagem no México
l Que saber mais sobre o que fazer em Puerto Escondido? Então, dá uma olhadinha no vídeo abaixo 😉
A cidade além do surf
No entanto, surfar não é única coisa para se fazer em Puerto Escondido. Diferentemente do que ocorre em cidades como Cancún e Playa del Carmen, Puerto Escondido não foi dominada pelos resort all inclusive.
Ou seja, Puerto Escondido ainda conta com belas paisagens naturais, praias com águas azuis e verdes, calor e preços baixos. Ou seja, não está dominada pelo turismo de massa, pelas placas em inglês, pelos hotéis construídos sobre a areia, como ocorre na Riviera Maya.
O que fazer em Puerto Escondido
Como eu disse antes, a cidade é a capital mexicana do surf. Desse modo, obviamente é necessário falar do esporte ao destacar o que fazer em Puerto Escondido.
Entretanto, há mais atrações na lista de o que fazer em Puerto Escondido, como visitar uma lagoa que brilha à noite, conhecer praias que são redutos de tartarugas e ainda praias nudistas.
l Mais dicas no fim do artigo
Se você quiser saber quando ir a Puerto Escondido, como ir e onde se hospedar, dá uma olhadinha no fim do artigo 😉
1 ZICATELA: SURF E DIVERSÃO NOTURNA
Zicatela é o santuário dos surfistas no México, com ondas que podem ultrapassar os 12 metros de altura (estão entre as mais altas do mundo). Aliás, é nela onde ocorre o Puerto Escondido Cup, um torneio que reúne surfistas profissionais de diversas partes do mundo (entre maio e junho).
Por ser marcada pelo surf, em Zicatela você também pode se inscrever para aulas do esporte. No local, por exemplo, é possível alugar (ao redor de 10 dólares) ou comprar (a partir de 250 dólares) uma prancha.
l Diversão noturna
Em Zicatela, você ainda encontra diversos restaurantes e bares, os quais são muito frequentados pela noite por turistas e moradores da cidade.
O destaque é a Calle del Morro, a rua principal, a qual costeia a praia e possui diversos comércios.
Sendo assim, incluir Zicatela na lista de que fazer em Puerto Escondido é algo indispensável!
- Hospedagem: Zicatela é a praia de maior extensão de Puerto Escondido e também conta com diversos locais para hospedagem (veja mais aqui).
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Entenda a importância de contar com um Seguro Viagem no México
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- Veja dicas sobre o que levar na mala
2 PUNTA ZICATELA: ÁGUAS MAIS TRANQUILAS E SURF PARA INICIANTES
Bem perto de Zicatela, você encontra a praia de Punta Zicatela, a qual é bastante bonita e conta com águas um pouco mais calmas. Desse modo, nelas você se pode banhar com certa tranquilidade.
Aliás, o local é buscado por surfistas iniciantes, já que as ondas são menos fortes e altas como na vizinha Zicatela.
Além disso, o lugar é bastante bonito e marcado pela grande presença de pedras.
- Dica: no local, você ainda encontra diversos restaurantes, bares e hostels.
Ver essa foto no Instagram
3 CARRIZALILLO: UMA DAS MAIS BELAS
Sem sombra de dúvidas, eu realmente indico uma visita à praia de Carrizalillo na sua lista de o que fazer em Puerto Escondido. Pelo menos para mim, se trata de uma das mais belas da cidade, a qual é cercada por muito verde.
Para chegar a Carrizalillo, você precisa descer uma escadaria de pedra com 167 degraus. Entretanto, o pequeno esforço vale muito a pena.
Aí, ao chegar, você se depara com uma água que mescla tons de azul e verde. Aliás, a praia uma das mais indicadas para quem quer banhar-se com tranquilidade.
Dica: se você está aprendendo a surfar, Carrizalillo também é uma ótima opção, e o lugar igualmente conta com pessoas que oferecem aulas do esporte.
- Sugestão de leitura: Chip internacional com internet ilimitada: clique aqui para saber mais
4 CORAL: DE ACESSO COMPLICADO, MAS QUE VALE MUITO A PENA
Acho que a praia Coral foi a qual mais gostei de visitar em Puerto Escondido. Apesar de contar com um acesso um pouquinho complicado (pelo meio da vegetação), a praia vale muito a pena. É cercada por pedras e muito verde, além de contar com águas azuis.
Aliás, justamente por ter um acesso um pouco mais exigente, a praia Coral é menos frequentada. Desse modo, você consegue aproveitar o local com mais tranquilidade.
Dica 1: praia Bacocho
Ao lado direito da praia Coral, está a praia Bacocho, uma das mais extensas da região. Apesar de bonita, deve ser desfrutada com cuidado, já que as ondas e a correnteza são fortes.
Dica 2: praia Punta Colorada
Ao fim da praia Bacocho (lado direito), se encontra a praia Punta Colorada, a qual é marcada por ser um reduto de tartarugas marinhas, as quais escolhem o local para se reproduzir.
- Sugestão de leitura: Entenda a importância de contar com um Seguro Viagem no México
MAIS ARTIGOS SOBRE O MÉXICO QUE POSSAM INTERESSAR
- Veja como visitar Chichén Itzá, a cidade Maya
- O que fazer na Cidade do México em 4 dias
- Visitar Cancún: prós e contras
- O que fazer em San Cristóbal de las Casas
5 PUERTO ANGELITO E MANZANILLO: BELEZA E TRANQUILIDADE
Quer fugir da vibe surfista e encontrar águas calmas? Então não deixe de incluir as praias de Puerto Angelito e Manzanillo na sua lista de o que fazer em Puerto Escondido.
As praias estão uma ao lado da outra e contam com uma pequena baía de águas calmas, a qual atrai muitas famílias e amantes do snorkel. Além disso, no local você também encontra alguns restaurantes, onde pode beber e comer algo enquanto aproveita o sol e admira o azul da água.
6 CAMINHE PELO ADOQUÍN
O Adoquín é o setor mais antigo da cidade, o qual contém a primeira rua pavimentada. Ali, se encontram restaurantes com comidas típicas, lojas de artesanato e lembranças e locais para se hospedar.
Entretanto, uma das principais marcas do Adoquín é a noite animada: são diversos os bares que contam com música ao vivo, onde você pode tomar uma cerveja gelada próximo da praia.
Observação: durante a noite, o tráfego de carros não é permitido na rua, a qual se torna um agradável passeio de pedestres.
7 VISITE MANIALTEPEC, A LAGO QUE BRILHA
Imagine uma lagoa que brilha depois que o sol se vai. Então, assim é a Laguna Manialtepec, a qual está a apenas 15 km distante de Puerto Escondido. O fenômeno, marcado por brilhos azuis na água, é conhecido como bioluminescência.
As cores são geradas por organismos presentes (plânctons) na água da lagoa, e o fenômeno está entre as principais atrações turísticas da cidade. Desse modo, a atração merece estar na lista de o que fazer em Puerto Escondido.
Como ir: há diversas agências que vendem o passeio o noturno, realizado por meio de lancha ou caiaque. Além disso, é possível comprar o tour pela internet (veja mais aqui).
Quando ir: quanto mais tarde, melhor. Assim há menos claridade, o que faz com que seja possível observar melhor bioluminescência.
Quanto pagar: o preço médio do passeio é de 500 Pesos Mexicanos, mas pode variar de acordo com o que está incluído.
MAIS ARTIGOS SOBRE O MÉXICO QUE POSSAM INTERESSAR
- Vale a pena conhecer Playa del Carmen?
- O que fazer em Querétaro, a cidade mais bonita do MX
- Conhecer Palenque, ruínas mais bonitas que Chichén Itzá
- O que fazer em Tulum em 3 dias
- Veja 6 dicas do que fazer em Oaxaca
Passeios saindo de Puerto Escondido
Puerto Escondido também o ponto de partida para outros passeios interessantes pela região, como a lagoa Chacahua e as praias de Mazunte e Zipolite.
Desse modo, separei algumas sugestões abaixo, os quais você pode fazer caso tenha um tempo sobrando 😉
l Lagunas de Chacahua
As lagoas, que se encontram dentro Parque Nacional Chacahua (74 km de Puerto Escondido), podem ser percorridas por meio de lanchas.
Aliás, se trata de um local que também conta com grande diversidade de animais, com destaque para as aves. Outra grande atração do parque é o encontro das águas doce das lagoas com a água salgada do Oceano Pacífico.
l Como chegar
Se você está em Puerto Escondido, a maneira mais fácil de visitar o Parque Nacional Chacahua é por meio de um passeio turístico, o qual é encontrado nas agências da cidade.
Tenho que admitir que prefiro fazer as coisas por conta própria, porém, o trajeto até o parque é um tanto complicado. Para isso, você precisa pegar uma van até Rio Grande, de onde toma um táxi coletivo até Zapotalito. Lá, desembarca e pega uma lancha coletiva até a baía.
Ou seja, nesse caso, fazer por conta própria somente vale a pena se você estiver com bastante tempo e resolver dormir por lá. Do contrário, o mais indicado acaba sendo contratar um passeio de 1 dia saindo de Puerto Escondido.
- Para saber mais a respeito do passeio guiado de 1 dia pelas Lagunas de Chacahua, clique aqui
l Praia de Mazunte: tartarugas e crocodilos
Perto do Parque Nacional Chacahua, se encontram a linda praia de Mazunte, a qual é conhecida por ser um reduto de tartarugas no Pacífico.
O local conta com um conjunto de profissionais e voluntários, os quais trabalham para evitar o desaparecimento das espécies que buscam a praia para a reprodução. Ou seja, se trata de um passeio que realmente vale a pena.
l Como chegar
Puerto Escondido e Mazunte estão separadas por 67 km e, para chegar até lá, é um pouquinho complicado.
Primeiro, você tem que ir até o terminal de Puerto Escondido, onde pega um ônibus com direção de Pochutla ou Huatulco, entretanto, desembarca em “Crucero de San Antonio” (diga isso ao vendedor, aí o preço da passagem será menor).
Uma vez em Crucero de San Antonio, você pega um táxi até Mazunte, o qual custa ao redor de 100 Pesos. Se preferir, pode pegar um “pasajero”, que é uma pick up coberta na parte traseira. Nela, você embarca e divide o espaço com outras pessoas.
Entretanto, caso você queira algo mais cômodo, pode fazer um passeio guiado de 1 dia, o qual sai cedinho de Puerto Escondido e volta no fim da tarde. Normalmente, os tour incluem visitas a tartarugas, crocodilos, iguanas, aves, manguezais e à única praia nudista do México: Zapolite.
- Para saber mais a respeito do passeio de 1 dia a Mazunte, clique aqui.
l Zipolite, a praia nudista do México
A 15 minutos de carro a partir de Mazunte está a praia de Zipolite, a única praia nudista mexicana. Aliás, em 2016, aliás, a praia sediou o Encontro Latinoamericano de Nudismo.
A praia, com 40 metros de largura e 2 km de comprimento, é muito bem conservada e calma.
Dica: se você pretende conhecer Zipolite, pode dormir uma noite na região, a qual conta com boa oferta de hospedagem.
Onde ficar em Puerto Escondido
Eu fiquei 6 dias em Puerto Escondido, período no qual me hospedei na Casa Losodeli, que também conta com quartos privados.
Aliás, confesso que foi um dos melhores locais no qual estive. O lugar conta com uma piscina rodeada por uma linda área verde, bicicletas grátis e ainda aulas free de salsa e bachata (na sexta-feira)!
Se você quiser saber mais sobre o lugar, clique aqui.
l Mais opções de onde ficar em Puerto Escondido
-
Acomodação de preço alto: Casa de Olas Boutique Hotel
A minha segunda sugestão de onde ficar em Puerto Escondido é Hotel Careyes, o qual conta com quartos espaçosos, piscina, academia e inclui o café da manhã na diária. Além disso, o hotel tem avaliação de 9,3 no Booking.com (veja mais aqui).
-
Acomodação de preço baixo: Selina Hostel
Por fim, a minha última dica de onde ficar em Puerto Escondido é o Selina Hostel, que faz parte de uma das maiores redes de hostels do planeta. Com piscina, bar, restaurante e café da manhã, o lugar também conta com quartos individuais (veja mais aqui).
Como chegar a Puerto Escondido
l ÔNIBUS
Se você estiver viajando pelo México, a maneira mais fácil de chegar a Puerto Escondido é por meio de ônibus, os quais saem de Oaxaca de Juárez (a capital do estado), de Tuxtla e da Cidade do México, por exemplo. Há, basicamente, apenas uma companhia que realiza os trajetos, a ADO.
Desse modo, eu sugiro que fique de olho nos preços e tente comprar com antecedência, pois sempre rola uns descontos. Aliá, os preços com saída de Oaxaca e Tuxtla costumam variar entre 400 e 500 Pesos, enquanto da Cidade do México, ao redor de 600 Pesos.
l AVIÃO
Apesar de contar com apenas 45 mil habitantes, Puerto Escondido possui um aeroporto, o qual recebe voos regulares de companhias como Viva Aerobus, Aeromar e Interjet. Aliás, é bom ficar de olho, pois os preços costumam ser bem atrativos.
- Dica: eu sempre utilizo o Skyscanner e o Kiwi para buscar voos, pois se trata do site que mais oferece opções atrativas economicamente 😉
Vale a pena alugar um carro?
Sim, acredito que valha muito a pena alugar um carro para conhecer a região de Puerto Escondido. Aliás, super indico se a ideia for visitar também as lagoas de Cachucha, assim como as praias de Mazunte e Zipolite.
l Sem IOF e parcelado
Se você estiver pensando em alugar um carro, eu sugiro que o faça através do buscador Rentcars. Além de poder parcelar em 12x sem juros no cartão, você ainda evita o pagamento do IOF, imposto de 6,38% sobre transações realizadas no cartão fora do Brasil (clique aqui para saber mais).
Quando ir e quantos dias ficar
l Quando ir a Puerto Escondido
Bem, cabe destacar que faz calor o ano todo em Puerto Escondido, com temperaturas que variam entre 31°C (janeiro) e 33°C (abril).
Os meses com mais chuva são julho, agosto e setembro. Desse modo, o período mais indicado para visitar Puerto Escondido é entre novembro e abril.
l Quantos dias ficar em Puerto Escondido
Se a sua ideia é conhecer somente as praias de Puerto Escondido, acredito que 3 dias cheios são suficientes (4, ideal).
Agora, se você pretende também conhecer as atrações nos arredores, eu sugiro 1 dia extra para cada uma delas.
Como se locomover
A melhor maneira de se locomover por Puerto Escondido é pegando os “pasajeros”, que são pick ups com a traseira coberta. Aliás, é justamente embaixo da parte coberta onde você divide espaço com outros passageiros.
Para descer, basta clicar numa espécie de campainha. Aliás, os “pasajeros” são muito comuns em Puerto Escondido.
Além disso, você também pode alugar uma bicicleta para se locomover pela cidade.
+ Seguro Viagem Internacional
Eu super indico que você compre um seguro viagem internacional ao viajar pela América Latina, nem que seja um barato. Isso pelo fato de se tratar de turismo de aventura, o qual envolve riscos. Além disso, você estará longe de casa.
Desse modo, eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, que oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha pelo menos 15% de desconto.
Veja uma simulação:
E aí, gostou das dicas de o que fazer em Puerto Escondido? Quer saber mais ou tem alguma sugestão? Então, deixe o seu comentário abaixo! 😉
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi
HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb
SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!