Quer conhecer as principais obras do arquiteto Antoni Gaudí em Barcelona?
Então dá uma olhada no artigo a seguir, que ainda tem sugestões de onde se hospedar, quando ir, como se locomover e muito mais!
9 OBRAS DE GAUDÍ EM BARCELONA
Poucas cidades do mundo são tão marcadas por sua arquitetura como é Barcelona, o que se deve, basicamente, a Antoni Gaudí. Aliás, o arquiteto foi considerado um gênio que, com apenas 31 anos de idade, já se encarregou de um dos projetos mais audaciosos e conhecidos no planeta, a construção da Sagrada Família.
As formas geométricas das obras de Gaudí, aliás, estão por todas as partes da cidade, e servem de inspiração para milhares de estudantes de arquitetura que buscam Barcelona para estudar (e até mesmo tentar entender) os seus traços.
Entretanto, apesar de a Sagrada Família ser considerada a obra-prima do arquiteto, há outras obras de Gaudí em Barcelona, como mostro a seguir.
Desse modo, as construções, sem sombra de dúvida, merecem ser visitadas se você estiver de passagem pela capital da Catalunha.
Quem era Antoni Gaudí
Antes de destacar as principais obras de Gaudí em Barcelona, é importante saber um pouco sobre o arquiteto, não é mesmo?
Bem, Antoni Gaudí nasceu em Barcelona, em 1852, e sua obra é marcada por retratar religião e natureza, assim como dificilmente usar traços retos. Aliás, influenciado pelos estilos gótico e oriental, Gaudí tem na Sagrada Família a sua grande obra-prima.
Além disso, Gaudí foi um nacionalista catalão, ou seja, era a favor da independência da Catalunha do restante da Espanha (chegou a ser preso por isso).
Gaudí morreu aos 73 anos, em 1926, atropelado por um bonde. Aliás, nessa época, ele já morava nas dependências da Sagrada Família, que estava em construção – seu corpo se encontra sepultado no local.
A finalização da Sagrada Família
Iniciada em 1882, a Sagrada Família deve ficar pronta somente em 2026, ou seja, quando a morte de Gaudí completa 100 anos.
- Importante saber: O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na Europa: veja aqui onde encontrar opções baratas
9 obras de Gaudí em Barcelona
1) TEMPLO EXPIATÓRIO DA SAGRADA FAMÍLIA
Para iniciar, obviamente, destaco o Templo Expiatório da Sagrada Família, a principal das obras de Gaudí em Barcelona.
Para se ter uma ideia, a igreja atrai 4,5 milhões de visitantes ao ano. Aliás, foi a construção para a qual ele dedicou a maior parte da sua vida: 41 anos, para sermos exatos.
A construção da Sagrada Família iniciou em 1882, e somente deve ser finalizada em 2026, quando se celebra o centenário de morte de Gaudí. Ou seja, serão pelo menos 144 anos de obras.
Aliás, quando a Sagrada Família ficar totalmente pronta, terá 170 metros de altura e contará com 18 torres, sendo 12 dedicadas aos apóstolos, 4 aos evangelistas, 1 à Virgem Maria e a mais imponente de todas a Jesus Cristo.
Visite sem pressa e compre entradas pela internet
A Sagrada Família é uma das obras de Gaudí em Barcelona que merece ser visitada sem pressa (não que as demais não mereçam, as mas o templo é especial).
Isso porque conta com uma riqueza imensa de detalhes, tanto na parte externa, como interna. Aliás, o projeto conta a passagem de Cristo e possui elementos baseados nas formas da natureza.
Importante saber: vale destacar que é normal encontrar filas para visitar uma das principais obras de Gaudí em Barcelona. Entretanto, a boa notícia é que os ingressos podem ser comprados de maneira online.
- Preço: a partir de 24 Euros
- Onde comprar: no local ou online (veja mais aqui)
- Horário de abertura: das 9h às 18h (de novembro a fevereiro), das 9h às 19h (de março a outubro) e das 9h às 20h (de abril a setembro)
- Como chegar: caminhando ou metrô (Linhas 2 e 5)
Ver essa foto no Instagram
#DicaVidaNaMala | O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na zona de Schengen, da qual a Espanha faz parte. Aliás, a cobertura mínima exigida é de 30 mil Euros e, caso você não tenha um, pode ter problemas logo na imigração. No entanto, a parte boa é que os leitores do Vida Na Mala têm até 15% de desconto na compra de planos internacionais, os quais podem ser parcelados em até 6 vezes! Para saber mais, clique aqui!
2) CASA BATLLÓ
A Casa Battlò é outra das principais obras de Gaudí em Barcelona, sendo resultado de um pedido de remodelação feito pelo empresário José Batlló Casanovas ao arquiteto. Realizada entre 1904 e 1906, a obra é marcada por um estilo peculiar inspirado nas formas de animais, do mar e de vegetais.
Aliás, a obra possui uma fachada lindíssima com balcões em forma de máscaras, enquanto a cobertura é inspirada nas formas de um dragão (a construção está localizada na rua com o aluguéis mais caros de Barcelona, o Passeig de Gràcia).
A visitação é paga, e o local conta com audioguias em diversos idiomas, inclusive em português.
- Preço: a partir de 35 Euros
- Onde comprar: no local ou online (veja mais aqui)
- Horário de abertura: diariamente, das 9h às 21h
- Como chegar: caminhando ou metrô (Linhas 2 e 5)
3) CASA MILÀ, OU LA PEDRERA
A Casa Milà, também conhecida como “La Pedrera”, é outra das obras de Gaudí em Barcelona e tem um fato curioso.
Ocorre que o empresário Pere Milà i Camps, ao visitar José Batlló Casanovas, gostou tanto da restauração do edifício que pediu a Gaudí que projetasse a sua casa, a qual ficou pronta em 1907.
É bacana destacar que La Pedrera, que não conta com nenhuma linha reta, é sem sombra de dúvida outra das principais obras de Gaudí em Barcelona, pois se trata de um projeto considerado desafiador e único. Aliás, também possui inspiração nas formas geométricas da natureza.
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
Igualmente localizada no Passeio de Grácia (a poucos metros da Casa Batlló), La Pedrera ainda apresentou outro avanço tecnológico para a época, que foi a construção de um estacionamento subterrâneo.
A visitação é paga, mas realmente vale a pena por ser um dos principais pontos turísticos de Barcelona. A Casa Milà também conta com uma cafeteria no local.
- Preço: a partir de 25 Euros
- Onde comprar: no local ou online (veja mais aqui)
- Horário de abertura: das 9h às 23h (de 28/03 a 03/01), e das 9h às 21h (de 04/01 a 27/03)
- Como chegar: caminhando ou metrô (Linhas 2 e 5)
Ver essa foto no Instagram
4) PARQUE GUELL
Conhecido como Park Guell, em catalão, o parque foi inaugurado em 1926, quando já havia sido vendido ao município. Aliás, se trata de uma encomenda do empresário Eusebi Güell a Gaudí.
Localizado no monte Carmelo, a obra de Gaudí foi classificada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1984. Obviamente, também entra na lista das principais obras de Gaudí em Barcelona.
O Parque Guell igualmente possui seu traços inspirados na natureza, e se trata do parque mais representativo de Barcelona. Aliás, do parque, aliás, se tem uma vista aérea magnífica de Barcelona e do Mar Mediterrâneo.
Observação: a entrada é gratuita em uma pequena parte do parque. No entanto, é necessário pagar para ter acesso aos locais mais interessantes.
- Preço: 13 Euros
- Onde comprar: no local ou online (veja mais aqui)
- Horário de abertura: diariamente, das 8h30 e 19h30 (pode alterar de acordo com a época – saiba mais aqui)
- Como chegar: caminhando, ônibus (Número 24), metrô (Linha 3)
Ver essa foto no Instagram
ARTIGOS SOBRE BARCELONA QUE POSSAM TE INTERESSAR
- O que fazer em Barcelona em 3 dias
- Veja os 10 principais pontos turísticos de Barcelona
- Conheça o custo de vida em Barcelona
- Conheça 10 lugares para se ver Barcelona do alto
- Onde ficar em Barcelona: bairros, hotéis e hostels
- Entenda qual é o idioma falado em Barcelona
5) COLÔNIA GUELL
Na realidade, a Colônia Güel está na cidade vizinha de Santa Coloma de Cervelló, bastante cerca de Barcelona (30 minutos de carro). Aliás, se trata de outro pedido feito por Eusebi Güell a Gaudí, o qual foi inaugurado em 1890.
- Importante saber: O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na Europa: veja aqui onde encontrar opções baratas
A Colônia Güell, é rodeada por tranquilidade e uma atmosfera que remonta o século XIX. O espaço é composto por diversas construções modernistas, com destaque para para a impressionante e linda igreja batizada de Cripta Gaudí, a qual é considerada uma “maquete” da Sagrada Família.
- Preço: 8,5 Euros
- Onde comprar: no local
- Horário de abertura: de maio a outubro, das 10h às 19h (segunda a sexta) e de novembro a abril, das 10h às 17h (segunda a sexta); sábados e domingos, das 10h às 15h
- Como chegar: transporte público (Linha 8 do Metrô ou Linha S3, S4, S8 e S9 do FGC – Estação Colonia Güell)
- Ingresso: no local ou aqui
#DicaVidaNaMala | Os arredores de Barcelona contam com diversos atrativos, como: Taragona, Girona e Costa Brava, por exemplo. Desse modo, alugar um carro é uma ótima opção para conhecer tudo com mais conforto e liberdade. Então, se você quer alugar um carro com desconto, sem pagar IOF e ainda parcelar em até 12 vezes, clique aqui! Ah, o cancelamento é gratuito 😉
6) TORRE BELLESGUARD
Também conhecida como Casa Figueres, a torre é uma das últimas obras de Gaudí em Barcelona que foi aberta ao público (em 2013, depois de uma restauração). Aliás, se trata de um dos edifícios mais desconhecidos do arquiteto, mas não menos bonito e detalhista.
A Torre Bellesguard foi construída entre 1900 e 1909 sobre o antigo castelo de Martim I de Aragão, rei de Aragão e conde de Barcelona. Na época, Gaudí se inspirou na antiga obra para projetar a torre.
- Preço: visita guiada: 10 Euros
- Onde comprar: no local ou online (veja mais aqui)
- Horário de abertura: de maio a outubro, das 10h às 19h (segunda a sexta) e de novembro a abril, das 10h às 17h (segunda a sexta); sábados e domingos, das 10h às 15h
- Como chegar: transporte público (Linha 7 do Metrô, Estação Av. Tibidabo, + caminhada de 15 minutos)
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Seguro viagem é obrigatório para entrar na Europa: saiba mais
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Veja dicas sobre o que levar na mala
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
7) CASA VICENS
A Casa Vicens foi uma das primeiras obras de Gaudí em Barcelona, a qual foi construída entre 1883 e 1888. Com inspiração oriental e árabe, a Casa Vicens conta com os traços iniciais de um estilo particular que teve seu apogeu alguns anos depois.
Assim como outras obras de Gaudí em Barcelona, a Casa Vicens também foi construída a pedido, dessa vez do empresário Manuel Vicens. Na época, Gaudí ainda não tinha experiência na construção de casas para habitação.
- Preço: 18 Euros
- Onde comprar: no local ou pela internet (veja mais aqui)
- Horário de abertura: diariamente, das 10h e 19h (pode mudar conforme a época – saiba mais aqui)
- Como chegar: caminhando ou Metro (Linha 3, Estação Fontana)
ARTIGOS SOBRE A ESPANHA QUE POSSAM TE INTERESSAR
- Bate e volta de Madri a Toledo: como ir e o que fazer
- Conheça os principais pontos turísticos de Sevilha
- De Madri a Segóvia: como ir e o que fazer
- O que fazer em Madrid: atrações, dicas, serviços e mais
- Onde ficar em Madri: melhores bairros, hotéis e hostels
8) PALÁCIO GUELL
Mais uma das obras de Gaudí em Barcelona é o Palau Guell (Palácio Guell), construído por Antoni Gaudí entre 1886 e 1890 a pedido de Eusebi Guell (o mesmo do Park Guell).
Meio século depois, em 1945, a filha de Guell doou o palácio para a Diputación de Barcelona (Câmara dos Deputados), com o compromisso de que o lugar fosse preservado e usado com finalidade cultural.
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
Nos dias atuais, é possível visitar o Palácio Guell, imóvel que desde 1984 faz parte da lista de Patrimônios Históricos da Unesco.
Preço: 12 Euros
Onde comprar: no local ou online (saiba mais aqui)
Horário de abertura: diariamente, das 10h às 17h30
Como chegar: caminhando ou metrô (Linhas 3 e 5)
9) COLÉGIO TERESIANO
Por fim, destaco o Colégio Teresiano (Col.legi de les Teresianes) na lista das obras de Gaudí em Barcelona, edifício desenhado pelo arquiteto e construído entre 1888 e 1889.
Aliás, o prédio foi encomendado justamente para ser um colégio e convento da Companhia de Santa Teresa de Jesus. Entretanto, é necessário destacar que o colégio não foi iniciado por Gaudí, que apenas o concluiu.
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
Infelizmente, não há como visitar o prédio, já que ele continua em uso e com a mesma finalidade. Ou seja, vale a pena dar uma conferida, mas dá somente para tirar fotos externas.
- Como chegar: trem A2 ou ônibus V11
Como chegar e sair da cidade
Barcelona conta com o aeroporto internacional El Prat, um dos mais movimentados da Europa. Além de receber voos de todas as partes do planeta, o aeroporto ainda conta com voos de companhias low cost, o que facilita o deslocamento dentro da Espanha e no restante do continente.
- Dica: nos buscadores Skyscanner e Kiwi é possível comparar os preços e encontrar os melhores voos para Barcelona durante o ano todo.
Sugestão de leitura: Como ir do aeroporto ao centro de Barcelona
Ônibus e trem
Obviamente, Barcelona também recebe ônibus e trens de diversas partes da Espanha e da Europa. Aliás, em grande parte dos casos, as 2 modalidades de transportes costumam oferecer ótimos preços. Abaixo, destaquei alguns dos principais destinos:
- Madri a Barcelona: clique aqui para saber mais
- Valência a Barcelona: clique aqui para saber mais
- Sevilha a Barcelona: clique aqui para saber mais
- Málaga a Barcelona: clique aqui para saber mais
- Tolouse a Barcelona: clique aqui para saber mais
- Montpellier a Barcelona: clique aqui para saber mais
- Marselha a Barcelona: clique aqui para saber mais
Onde ficar em Barcelona
Barcelona é muito bem atendida pelo transporte público, o que permite com que você se desloque para todas as partes com facilidade.
Em relação a regiões, eu sugiro que você se hospede em alguns locais estratégicos, os quais são centrais e ainda contam com diversos pontos turísticos:
- Centro histórico: clique aqui para ver opções
- Bairro Sagrada Família: clique aqui para ver opções
- Praça da Espanha: clique aqui para ver opções
- La Barceloneta: clique aqui para ver opções
Além disso, resolvi destacar algumas sugestões de hotéis e hostels em Barcelona:
DICA 1 DE HOTEL: Magatzem 128
A minha primeira sugestão de hotel em Barcelona é o Magatzem 128, que conta com avaliação 9,0 no Booking.com. Confortável e localizado no centro da cidade, o hotel também oferece café da manhã (clique aqui para saber mais).
DICA 2 DE HOTEL: Hotel Nuevo Triunfo
A minha segunda dica de hotel em Barcelona é o Hotel Nuevo Triunfo. Um pouco mais econômico, o hotel está localizado em uma das melhores zonas da cidade, e igualmente conta com café da manhã (clique aqui para saber mais).
DICA 1 DE HOSTEL: TOC Hostel Barcelona
Se você não se importa em compartilhar espaço, a minha dica de de hostel é o TOC Hostel Barcelona. Limpo, aconchegante e bonito, o hostel está localizado na região central, conta com café da manhã e piscina (clique aqui para saber mais).
DICA 2 DE HOSTEL: Unite Hostel Barcelona
Por fim, a minha segunda dica de hostel em Barcelona é o Unite Hostel, um lugar confortável, moderno e que conta com uma linda decoração. Além disso, o local possui lounge, restaurante e ainda oferece café da manhã (clique aqui para saber mais).
Como se locomover
O metrô de Barcelona é muito bom, e te leva para todas as partes. Além disso, a cidade também é atendida por trens e ônibus.
A passagem única custa 2,40€. Porém, se você comprar o bilhete T-casual (10 viagens por 11,35€), por exemplo, o preço de cada viagem fica apenas 1,13€ e você pode integrar os transportes.
- Onde comprar: todas as estações de metrô e trem contam com máquinas de venda automática. Caso você tenha dificuldade, procure por funcionários identificados, os quais estão nos locais.
SUGESTÃO: BILHETE ‘HOLA BCN’
Outra opção é comprar o bilhete “Hola BCN”, disponível para 2, 3, 4 ou 5 dias. O bilhete permite viagens ilimitadas entre todos os meios de transporte de Barcelona.
Ao comprar o bilhete pela internet, você recebe um voucher, o qual deve ser trocado em um dos postos de informação turística (há vários):
- Terminais 1 e 2 (B) do Aeroporto
- Praça de Catalunya, ao lado do ponto do Aerobus
- Praça Sant Jaume, Ciutat 2 (Ajuntament de Barcelona)
- Monumento a Colombo, Praça del Portal de la Pau
Dica: Clique aqui para saber mais a respeito do bilhete Hola BCN
l ÔNIBUS TURÍSTICO
Se você tem pouco tempo na cidade e quer agilizar a visita aos pontos turísticos de Barcelona, uma opção é o ônibus turístico Hop-on Hop-off, o qual tem mais de 40 paradas e vale por 1 ou 2 dias.
O ônibus conta com internet, audioguia em diversos idiomas e guia das paradas e pontos turísticos (veja mais aqui).
Do aeroporto ao centro
Ir do aeroporto de Barcelona ao centro da cidade é algo muito fácil, já que há diversas opções, como: trem, ônibus, metrô, táxi e Caify.
-
Ideal para viagens internacionais: o Cartão Multimoeda da Wise é 7 vezes MAIS BARATO que o seu cartão de crédito (saiba mais aqui)
Aliás, escrevi um artigo completinho, no qual detalho todas as opções para ir do aeroporto ao centro da cidade, e vice-versa: clique aqui para ler o artigo.
Quando visitar Barcelona?
Barcelona é uma cidade agradável, a qual pode ser visitada durante o ano todo. O período de frio, por exemplo, (entre setembro e março) é ameno, com temperaturas que variam entre 5°C e 20°C. Se trata de uma época seca e bastante ensolarada.
Já o período entre maio e agosto é marcado pelo calor, com temperaturas que chegam a ultrapassar os 35°C. Ou seja, é bastante quente.
- FIQUE DE OLHO 1
Os meses de junho, julho e agosto são marcados pelas férias europeias, o que faz com que Barcelona seja invadida por turistas. Desse modo, caso você não goste de muvuca, eu sugiro que visite a cidade em outras épocas.
- FIQUE DE OLHO 2
Porém, caso não seja possível ir em outro período, eu realmente sugiro que você compre as entradas para os pontos turísticos pela internet, principalmente para a Sagrada Família, por exemplo. Isso porque as filas costumam ser gigantescas, e você ainda terá que esperar debaixo de um sol quente.
+ Seguro Viagem Obrigatório
O seguro viagem internacional é obrigatório para entrar na Europa. Sendo assim, você pode ter complicações na hora de passar pela imigração caso não o tenha. Onde procurar? No Seguros Promo, que apresenta os planos por menor preço e também por custo-benefício.
Aliás, é o meu buscador referência sempre. Dica: use o código VIDANAMALA5 e ganhe até 15% de desconto!
OUTROS ROTEIROS POPULARES NA EUROPA
- Entenda como ir da Cracóvia para Auschwitz
- Dicas sobre o que fazer em Lisboa, Portugal
- O que fazer em Varsóvia, a capital da Polônia
- O que fazer em Florença em 2 dias
- Roteiro de 1 dia em Pisa saindo de Florença: entenda como
- 15 dicas de o que fazer em Sevilha, uma lidenza da Espanha
- O que fazer em Amsterdam: tudo o que você precisa saber
- Tudo sobre Segóvia, uma pérola pertinho de Madri
- Os principais pontos turísticos de Toledo, a primeira capital espanhola
E aí, gostou das sugestões das obras de Gaudí em Barcelona? Quer saber mais ou tem mais dicas? Então deixe o seu abaixo!
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também no Instagram.
✈️ VOOS BARATOS: Skyscanner e Kiwi
🛌🏼 HOSPEDAGEM: Booking.com
🏥 SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
🎟️ PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
💳 CARTÃO INTERNACIONAL: WISE
🚍 TRENS E ÔNIBUS: OMIO
📲 CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
🚗 ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!