ONDE FICAR EM LIMA
Conhecer os lugares certos
Saber onde ficar em Lima é fundamental para poder conhecer os pontos turísticos da capital peruana, assim como evitar contratempos: perigo e gastos com deslocamentos.
Cabe destacar que Lima é uma cidade enorme, do porte de São Paulo. Desse modo, não basta apenas reservar uma hospedagem, é preciso escolher o lugar certo.
Por exemplo: algumas regiões periféricas podem ser perigosas, já outras, exigir um gasto alto com deslocamento.
Isso porque o sistema público de transporte na capital do Peru é bem deficitário. Para se ter uma ideia, as rotas de ônibus sequer aparecem no Google Maps. Aliás, fiquei 2 semanas na capital, e pude conhecer isso bem de perto.
- Sugestão de leitura: Entenda a importância de contar com um seguro viagem para o Peru
Já o centro da cidade é um lugar bacana e cheio de atrações, porém, de dia. À noite, pode ser perigoso. Desse modo, eu diria que há 3 bairros legais onde ficar em Lima: Miraflores, Barranco e San Isidro.
Além disso, se trata de regiões que concentram boa parte dos pontos turísticos de Lima, assim como são mais seguras (inclusive à noite).
Sendo assim, escrevi uma lista com sugestões de onde ficar em Lima focando nas 3 zonas, destacando sugestões de hotéis e hostels. Ah, lembrando que o Airbnb também é uma ótima opção de hospedagem na capital, e você ainda ganha desconto na primeira reserva (veja mais aqui).
l Dicas importantes no fim do artigo
Sugiro a leitura do artigo até o final. Isso porque, depois das dicas de onde ficar em Lima, ainda destaquei algumas informações super importantes, como:
- Quando visitar e como chegar a Lima
- Passeios de 1 dia saindo da capital
- E os principais pontos turísticos
l Onde ficar em Miraflores
Bem, começo a lista de onde ficar em Lima pelo bairro mais ‘pop’ da capital do Peru: Miraflores. Aliás, se trata do bairro mais bonito, seguro e que mais conta com atrativos (na minha opinião).
Para se ter uma ideia, alguns dos principais pontos turísticos de Lima se encontram em Miraflores, como El Malecón, o Parque do Amor, a Huaca Pucllana e o bonito Parque Kennedy.
Do mesmo modo, a região é cheia de restaurantes onde você pode provar a fantástica comida peruana, assim como bares onde se pode beber para relaxar. Não à toa, é em Miraflores onde se encontra a maior rede de hospedagem da capital, incluindo hotéis, hostels e Airbnb’s.
l HOTÉIS
Ayenda Adesmar
A minha primeira dica de onde ficar em Miraflores é o Ayenda Adesmar, que tem avaliação de 9,2 no Booking.com. O lugar oferece quartos confortáveis, bar e ainda conta com café da manhã (veja mais aqui).
Hotel Boulevard
Com piscina, restaurante, bar e café da manhã, o Hotel Boulevard é a minha segunda sugestão de onde ficar em Miraflores. Além disso, o hotel conta com ótima localização (veja mais aqui).
l HOSTELS
Pariwana Hostel
Se você busca uma acomodação mais econômica, a minha sugestão é o Pariwana Hostel, que é muito bem avaliado no Booking.com (9,2). Aliás, o hostel oferece café da manhã e também conta com quartos privados (veja mais aqui).
Selina Hostel
O Selina Selina Hostel faz parte de uma das maiores redes de hostels do mundo e, além de quartos compartilhados, também conta com acomodações privadas. O lugar possui bar, espaços muito bem decorados e café da manhã (veja mais aqui).
DICAS IMPORTANTES PARA A SUA VIAGEM
- Entenda a importância de contar com um seguro viagem para o Peru
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- Veja dicas sobre o que levar na mala
l Onde ficar em Barranco
A segunda fica de bairro onde ficar em Lima é Barranco, o mais boêmio da capital. Em Barranco, você encontra atrações noturnas todos os dias da semana, desde bares com música ao vivo a casas noturnas. Desse modo, é comum ver uma grande concentração de turistas na área, assim como também de moradores locais.
Além disso, Barranco conta com uma cena cultural bastante interessante, abrigando galerias de arte, lojas de design e decoração, grafiteiros, entre outros.
Por outro lado, Barranco ainda conserva uma cena tranquila durante o dia. No bairro, você encontra muitas cafeterias e lojas de produtos naturais, por exemplo.
Já em relação a atrações turísticas, em Barranco se encontra a famosa Ponte dos Suspiros, a Bajadas de Baños (caminho até a praia) e o Mate (museu).
- Sugestão de leitura: Entenda a importância de contar com um seguro viagem para o Peru
l HOTÉIS
Simply Comfort
A minha primeira dica de onde ficar Barranco é o Simply Comfort, que conta com vistas para o oceano Pacífico. A hospedagem possui piscina e oferece quartos super bem equipados, sendo uma ótima opção (veja mais aqui).
Trendy Host Stelar
Com piscina, academia e espaços super confortáveis e equipados, o Trendy Host Stelar é a minha segunda sugestão de onde ficar em Barranco. Aliás, o lugar oferta diferentes opções de hospedagem (veja mais aqui).
Casa Fanning Hotel
A terceira dica de onde ficar em Barranco é o Casa Fanning Hotel, que possui piscina, bar, restaurante e quartos bem equipados. Além disso, o lugar fica bem pertinho do Malecón (veja mais aqui).
l HOSTEL
Kokopelli Hostel
Em Barranco, a minha dica de hostel é o Kokopelli, que possui unidades em diversos países do mundo. Com bar e café da manhã, o hostel também oferece quartos privados (veja mais aqui).
l Onde ficar em San Isidro
Mais tranquilo e residencial, San Isidro é a terceira dica de onde ficar em Lima. Aliás, se trata de uma região bastante bonita, a qual concentra embaixadas, residências de luxo e grandes empresas.
Localizado ao lado de Miraflores, San Isidro é muito seguro, e tem como atrações a Huaca Huallamarca, o bonito Bosque El Olivar, o Malecón, a igreja Nuestra Señora del Pilar e ainda restaurantes renomados (muitos com estrela Michelin).
Ou seja, ficar em San Isidro é uma ótima alternativa se você quer conforto e segurança, mesmo que tenha que pagar um pouquinho mais caro.
l HOTÉIS
El Golf Hotel Boutique
Com café da manhã, bar, restaurante e piscina, o El Golf Hotel Boutique é a minha primeira dica de onde ficar em San Isidro. Se trata de um lugar bastante seguro e tranquilo (veja mais aqui).
Peru Star Boutique
A minha segunda sugestão de onde ficar em San Isidro é o Peru Star Boutique, que conta com quartos espaçosos e 2 piscinas. Além disso, o lugar também oferece café da manhã (veja mais aqui).
Del Prado Hotel
Por fim, a minha última dica de estadia em San Isidro é o Del Prado Hotel, que conta com instalações novas, bar, restaurante e ainda inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
ARTIGOS SOBRE O PERU QUE POSSAM TE INTERESSAR
- O que fazer em Lima: 11 programas imperdíveis
- Como conhecer o oásis de Huacachina
- Roteiro completo de 2 dias em Arequipa
- Completo: como ir para Machu Picchu, quanto gastar e mais
- Cores história: conheça a linda Trujillo
- Vale Sagrado dos Incas: saiba tudo sobre o passeio
- Onde ficar em Cusco, Machu Picchu e Vale Sagrado
l Extra: Centro e El Callao
Ok, por mais que o Centro possa requerer cuidados extras, enquanto El Callao está um pouco distante, resolvi igualmente separar algumas dicas de hospedagem nos 2 locais.
Onde ficar no Centro de Lima
Assim como ocorre com as grandes cidades brasileiras, o Centro de Lima não é o lugar mais indicado para se hospedar. No entanto, dependendo do local, dá para ficar de boa, principalmente se você tomar cuidado à noite, como se locomover usando Uber.
A região do centro conta com diversas construções históricas, principalmente as localizadas ao redor da Plaza de Armas. Além disso, no centro estão o Bairro Chinês, o Museu de Arte e o Mercado Central.
Hotel Diamond
No Centro Histórico a minha dica de hospedagem é o Hotel Diamond, que conta com ótima estrutura, serviço de quarto, bar e igualmente inclui o café da na diária (veja mais aqui).
Lima House Hostel
Já em relação a hostel, a minha sugestão é o Lima House Hostel, que está localizado perto de diversos pontos turísticos, possui quartos privados e ainda oferece café da manhã (veja mais aqui).
Onde ficar em El Callao
Oficialmente, El Callao não faz parte de Lima, mas é onde está localizado o aeroporto. Na verdade, El Callao é uma província constitucional, a qual também abriga o porto da região.
Um pouco afastada dos principais pontos turísticos de Lima, El Callao passou por um processo de revitalização nos últimos anos e, nos dias atuais, é um lugar colorido, com bares, grafites e galerias de arte. Ou seja, se você ficar somente 1 dia em Lima (para uma escala, por exemplo), é o lugar mais indicado para se hospedar.
Limaq Hostel
A minha dica de onde ficar em El Callao é o Limaq Hostel, o qual possui bar, quartos espaçosos, academia, spa e inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
Hotel Ayenda B&B
Por fim, a minha última dica de onde ficar em Lima é o Hotel Ayenda B&B, que oferece traslado para o aeroporto e também café da manhã (veja mais aqui).
Airbnb: opção popular em Lima
Além das acomodações tradicionais, o Airbnb é uma opção bastante buscada em Lima. Através da plataforma, é possível alugar um quarto ou um apartamento (ou estúdio) somente para você nas melhores zonas das cidades.
I Bônus para novos usuários
Aliás, se você é novo na plataforma, saiba que há um desconto de até R$ 350,00 na sua primeira reserva pelo Airbnb. Nada mal para começar, não é?
O que fazer em Lima
Como eu disse no início do texto, fiquei 2 semanas em Lima. Desse modo, pude conhecer praticamente todos os pontos turísticos da capital do Peru.
Então, caso você queira saber as atrações de Lima, sugiro a leitura do seguinte artigo: O que fazer em Lima: 11 programas imperdíveis.
Como chegar e sair
Para chegar à capital, há 2 opções: a primeira, é por meio do Aeroporto Internacional Jorge Chávez, o qual possui voos diretos para São Paulo, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu.
- Dica: nos buscadores Skyscanner e Kiwi é possível comparar os preços e encontrar os melhores voos para Lima durante o ano todo.
Além disso, se você estiver fazendo uma trip pelo Peru, pode facilmente chegar à capital em ônibus.
- Paracas: veja preços e horários
- Ica/Huacachina: veja preços e horários
- Cusco: veja preços e horários
- Nazca: veja preços e horários
Do aeroporto ao centro
Táxi e Uber: você pode tomar um Uber do aeroporto ao centro, o qual custa ao redor de 50 soles (ou menos). Caso pegue um táxi, não pague mais do que 50 soles, e negocie sempre antes de entrar no veículo (regra número 1 no Peru!).
Transfer: outra opção é contratar um transfer particular, o qual te deixa na porta do hotel (veja mais aqui).
Shutter: a terceira opção é pegar um ônibus especial da empresa Lima Express, o qual tem rotas para Miraflores e San Isidro (veja preços e horários aqui).
Quando visitar a cidade
Apesar de Lima contar com um clima úmido, raramente (raramente mesmo) chove na cidade. Porém, isso não quer dizer que há somente dias de sol.
Entre maio a setembro (período de outono e inverno) os dias costumam ser fechados e cinzas, com poucas aparições do sol. Desse modo, se você quiser aproveitar a cidade em dias claros, vá durante a primavera e o verão.
As temperaturas variam entre 15° e 28° durante o ano.
ARTIGOS SOBRE O PERU QUE POSSAM TE INTERESSAR
- Guia sobre o que fazer em Cusco, a Capital Inca
- Como chegar à lagoa Humantay, no Peru
- Veja como visitar a Montanha Colorida
- Como conhecer a maravilhosa Lagoa 69
- Conhecendo Pastoruri, uma geleira que morre aos poucos
- Conheça a incrível Paracas, no Peru
- Linhas de Nazca: como visitar, quanto pagar e mais dicas
Passeios de 1 dia saindo de Lima
A partir de Lima é possível fazer passeios de 1 dia para conhecer algumas das principais atrações turísticas do Peru, como destaco abaixo.
l PARACAS
Paracas é um dos lugares mais lindos da costa peruana, tendo como grande destaque as Ilhas Ballestas, o Candelabro e a Reserva Nacional de Paracas.
Se trata de um deserto banhado pelo Pacífico, o qual conta com paisagens lindas e uma rica presença de animais – clique aqui e veja artigo completo sobre Paracas.
A distância entre Lima e Paracas é de 4 horas em ônibus, e há diversos passeios de 1 dia entre as cidades (veja mais aqui). Os tours incluem transporte, guia, passeio em barco, em buggy, entre outros.
Além disso, alguns dos bate e volta ainda incluem o Oásis de Huacachina, do qual trato mais a seguir. Abaixo, deixo o link de alguns dos principais passeios de 1 dia.
- 1 dia em ônibus de luxo a Paracas e Huacachina
- Excursão a Paracas e túneis secretos dos tempos da escravidão
- Passeio a Paracas, Ica e Huacachina saindo de Lima
l OÁSIS DE HUACACHINA
Huacachina é um oásis natural 300 km distante de Lima, ao sul. Se trata de um lugar incrível, onde é possível apreciar a paisagem, fazer um passeio de buggy pelas dunas e apreciar o pôr do sol no deserto.
Aliás, Huacachina é algo incrível, um oásis que parece ter saído das telas do cinema – clique aqui para ler artigo completo sobre a atração.
Assim como ocorre com Paracas, é possível ir a Huacachina em ônibus. Do mesmo modo, há passeios de 1 dia entre Lima e Huacachina, os quais ainda incluem outras atrações turísticas. Além disso, há a opção de ficar 2 dias.
- 1 dia em ônibus de luxo a Paracas e Huacachina
- Excursão a Paracas e túneis secretos dos tempos da escravidão
- Passeio a Paracas, Ica e Huacachina saindo de Lima
- Excursão de 2 dias a Paracas, vinhedos de Pisco e Huacachina
- Tour de 2 dias a Paracas, Huacachina e túneis
l LINHAS DE NAZCA
Por fim, a minha última dica de passeio saindo de Lima é para conhecer as Linhas de Nazca, as quais intrigam pesquisadores até hoje.
O interessante é que há passios de um dia saindo da capital e, alguns deles, ainda incluem as Ilhas Ballestas e o Oásis de Huacachina. Além disso, o voo para ver os desenhos igualmente faz parte do pacote – clique aqui para ler artigo completo sobre a atração.
Normalmente, os passeios duram em torno de 14h e incluem descolamento (com traslado diretamente no hotel), guia, sobrevoo sobre as linhas, café da manhã e almoço.
Aliás, abaixo eu separei alguns dos passeios de 1 dia mais populares entre Lima e as Linhas de Nazca:
- Excursão de 1 dia a Nazca com alimentação, voo, guia e transporte
- Passeio coletivo pelas Ilhas Ballestas, Linhas de Nazca e Oásis de Huacachina
- Tour particular com visitação às Linhas de Nazca, Ilhas Ballestas e Oásis de Huacachina
+ Seguro Viagem Internacional
Eu super indico que você compre um seguro viagem barato ao viajar América do Sul. Isso pelo fato de se tratar de turismo de aventura, o qual envolve riscos. Além disso, ainda tem o lance da altitude.
Eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, que oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha 5% de desconto. Veja uma simulação:
I Alugar em carro no Peru
A locação de carro é uma opção bastante buscada por brasileiros no Peru. Aliás, em alguns casos, pode até representar uma economia quando se coloca o transgetporte na ponta do lápis.
Quer saber mais como alugar um carro no exterior com desconto e sem pagar IOF? Então clique aqui!
Quantos dias ficar?
Olha, se você for aproveitar somente a atrações de Lima, 2 dias inteiros são suficientes. No entanto, caso realize um bate e volta, ou resolva passar 1 tarde em El Callao, eu diria para você ficar 3 dias em Lima.
Assim consegue ver tudo de maneira mais tranquila e aproveita melhor os pontos turísticos de Lima e região.
Entretanto, caso decida também fazer algum passeio, sugiro 1 dia extra para cada.
E aí, gostou das dicas de onde ficar em Lima, Peru? Quer saber mais ou tem alguma sugestão? Então deixe o seu comentário abaixo! 😉
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi
HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb
SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!