ONDE FICAR EM BUENOS AIRES
Eu adoro Buenos Aires. Gosto de caminhar pelas livrarias da Avenida Corrientes, gosto de me perder pela gigantesca Avenida 9 de Julio e gosto de caminhar sem pressa pela Feira de San Telmo.
Aliás, se tivesse que escolher uma cidade para morar na América do Sul que não fosse no Brasil, muito possivelmente seria a capital da Argentina.
Desse modo, resolvi escrever um artigo com dicas de onde ficar em Buenos Aires. Isso porque se hospedar na região certa é algo estratégico para conseguir aproveitar tranquilamente as atrações da cidade.
Além disso, no texto também destaco questões importantes, como: quando ir, como se locomover e quais passeios fazer na maior cidade da Argentina.
O que saber sobre Buenos Aires
Buenos Aires é a maior e mais populosa cidade da Argentina, com ao redor de 3 milhões de habitantes.
Fundada em 1536, Buenos Aires está localizada à beira do Rio da Prata, sendo um distrito autônomo (algo parecido com Brasília).
Além disso, Buenos Aires é um dos principais destinos turísticos do continente, atraindo muitos visitantes por causa da rica vida cultural. Só para se ter uma ideia, a capital da Argentina tem a maior concentração de teatros do mundo.
A terra do Papa Francisco ainda é um dos lugares favoritos dos brasileiros, atraindo ao redor de 1 milhão de visitantes todos os anos.
Melhores bairros para ficar
Pensando nisso, resolvi escrever essa lista de onde ficar em Buenos Aires, destacando os melhores bairros e onde se hospedar em cada um deles, como você pode ver abaixo.
l Centro Histórico
Começo a lista de onde ficar em Buenos Aires pelo centro histórico, região que concentra muitas atrações turísticas e importantes da cidade, como: a Casa Rosada, a Calle Florida, o Obelisco e as avenidas 9 de Julio, Corrientes e de Mayo, por exemplo.
Não à toa, o centro é a opção favorita das pessoas que visitam Buenos Aires pela primeira vez. Além disso, a partir do centro é possível ir caminhando até o charmoso bairro de San Telmo, assim como à bonita região do Puerto Madero.
Uma das únicas desvantagens do centro é que há poucas atrações noturnas, as quais se concentram, em grande parte, no bairro de Palermo.
Então, caso você decida se hospedar no centro, a minha dica é que seja em lugares como nas avenidas 9 de Julio, Corrientes, Córdoba e na Calle Florida, que são as melhores opções.
– DICA DE HOSPEDAGEM DE PREÇO ALTO
A minha primeira dica de onde ficar no centro é o 474 Buenos Aires Hotel, que possui avaliação de 9,2 no Booking. O hotel está a 100 metros da calle Florida, oferece quartos espaçosos e inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
– DICA DE HOSPEDAGEM DE PREÇO MÉDIO
A segunda sugestão de onde ficar em Buenos Aires é o Gran Hotel Ailen, que tem 3 estrelas e encontra-se perto de alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Além disso, o lugar é aconchegante e serve café da manhã (veja mais aqui).
– DICA DE HOSPEDAGEM DE PREÇO BAIXO
Se você procura por algo mais econômico na região central, a minha sugestão é o Che Juan Hostel, o qual tem avaliação de 9,6 no Booking. Além de oferecer quartos compartilhados, a acomodação também conta com opções privativas (veja mais aqui).
l MAIS: clique aqui e encontre uma lista de opções de hospedagem no centro de Buenos Aires
l San Telmo e Puerto Madero
A minha próxima dica de onde ficar em Buenos Aires é nos bairros de San Telmo e Puerto Madero, os quais estão um ao lado do outro. Além disso, estão igualmente perto do centro, porém, oferecem mais atrações noturnas.
Para mim, o bairro de San Telmo é um dos mais agradáveis e bonitos da cidade, no qual se encontra muitos bares, cafés, restaurantes, galerias de arte e outras atrações culturais.
Aliás, um dos destaques é a chamada Feirinha de San Telmo, a qual ocorre todos os domingos e onde você encontra antiquários, lembrancinhas e presentes.
Do lado de San Telmo se encontra a moderna região do Puerto Madero, a qual foi revitalizada e se tornou uma das principais atrações turísticas de Buenos Aires. Entretanto, é preciso salientar que os hotéis ali presentes costumam ser mais caros.
– DICA DE HOSPEDAGEM DE PREÇO ALTO
Em Puerto Madero, a minha sugestão de hospedagem é o Hotel Madero Buenos Aires, o qual tem avaliação de 9,2 no Booking. O lugar conta com piscina, academia, bar, restaurante e quartos espaçosos (veja mais aqui).
– DICA DE HOSPEDAGEM DE PREÇO MÉDIO
Em relação a preços médios, a minha dica é o Telmho Hotel Boutique, que está localizado no coração de San Telmo. O hotel possui um design sofisticado e oferece quartos espaçosos e bonitos (veja mais aqui).
– DICA DE HOSPEDAGEM DE PREÇO BAIXO
Cercado por jardins com terraços e localizado em San Telmo, o Circus Hostel é uma ótima opção de hospedagem de preço baixo. O lugar conta com piscina e, além de opções compartilhadas, também oferece quartos privados (veja mais aqui).
l MAIS: clique aqui e encontre uma lista de opções de hospedagem em San Telmo e Puerto Madero
l Recoleta
Ah, a Recoleta! Um lugar lindo, cheio de construções históricas, seguro e onde você pode tomar um café em cada esquina.
Sim, a Recoleta é uma ótima opção para se hospedar em Buenos Aires. Aliás, está entre as favoritas, principalmente para quem não quer ficar no centro ou na badalada região de Palermo.
Além disso, na Recoleta você encontra alguns dos principais pontos turísticos de Buenos Aires, como o Cemitério da Recoleta, onde estão os túmulos de Evita Perón e diversos ex-presidentes da Argentina.
No bairro, você ainda encontra o bonito Parque Carlos Thays, assim como diversas praças e museus. A Recoleta está a cerca de 30 minutos caminhando da região central, e pode também ser acessada em metrô.
– DICA DE HOSPEDAGEM DE PREÇO ALTO
Na Recoleta, a minha sugestão de hospedagem de preço alto é o Design cE Hotel Boutique, o qual inclui o café da manhã na diária e conta com quartos arejados e espaçosos, assim como está em ótima localização (veja mais aqui).
– DICA DE HOSPEDAGEM DE PREÇO MÉDIO
A minha próxima dica de onde ficar em Buenos Aires é o Hotel Bel Air, que está no centro do bairro da Recoleta. Com uma decoração bonita, o lugar conta com bar e restaurante, e inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
– DICA DE HOSPEDAGEM DE PREÇO BAIXO
Na Recoleta, a minha sugestão de hospedagem de preço baixo é o Reina Madre Hostel, o qual conta com um ambiente bacana e um terraço amplo. Além disso, o lugar oferece café da manhã e possui quartos privados (veja mais aqui).
l MAIS: clique aqui e encontre uma lista de opções de hospedagem no Recoleta
l Palermo’s’
Sim, escrevi Palermo’s’, apesar de o bairro se chamar somente Palermo. Isso porque se trata do maior bairro da capital da Argentina, e o qual possui subdivisões não oficiais, como Hollywood e Soho.
Aliás, para muitos visitantes, o bairro de Palermo é um dos preferidos na hora de buscar por hospedagem. Isso por ser uma região com bastante verde, a qual conta com museus, restaurantes bacanas, bares agitados e casas noturnas que promovem festas até o amanhecer.
Desse modo, resolvi “dividir o bairro em 2” na hora de incluí-lo na lista de onde ficar em Buenos Aires, como você pode ver a seguir:
*PALERMO HOLLYWOOD
Sim, lá o povo chama essa região de Palermo Hollywood! Se trata de uma subdivisão do bairro, a qual é famosa por concentrar algumas das principais casas noturnas de Buenos Aires. Os destaques ficam por conta das ruas Fitz Roy e Humboldt.
Aliás, essa parte do bairro ganhou tal apelido por abrigar um grande número de estúdios de cinema e de televisão.
– DICA DE HOSPEDAGEM DE PREÇO ALTO
Em Palermo Hollywood, a minha dica de hospedagem de preço mais elevado é o Be Hollywood, que conta com um ambiente moderno e bonito, assim como piscina e café da manhã incluída na diária (veja mais aqui).
– DICA DE HOSPEDAGEM DE PREÇO MÉDIO
A minha próxima sugestão de onde ficar em Buenos Aires é o Experiencia Palermo Hollywood, que tem avaliação de 9,7 no Booking. Além disso, o apartamento conta com estrutura completa, assim como piscina (veja mais aqui);
– DICA DE HOSPEDAGEM DE PREÇO BAIXO
Por fim, a minha última dica de hospedagem em Palermo Hollywood é o Hermoso Studio, um apartamento com ótima estrutura e que se encontra em ótima localização no bairro (veja mais aqui).
l MAIS: clique aqui e encontre uma lista de opções de hospedagem em Palermo Hoolywood
*PALERMO SOHO
Assim como Nova York e Londres, Buenos Aires também conta com a sua Soho. Se trata de um lugar descolado, alternativo e que, ao mesmo tempo, possui restaurantes sofisticados.
É em Palermo Soho, por exemplo, onde se encontra a famosa Plaza Serrano, a qual é cercada por um vasto comércio.
Aliás, nessa parte de Buenos Aires moraram Jorge Luis Borges, o mais famoso escritor do país, e o guerrilheiro Ernesto Guevara, o Che.
– DICA DE HOSPEDAGEM DE PREÇO ALTO
Em Palermo Soho a minha sugestão de hospedagem de preço mais elevado é o Hotel Own Grand Palermo Soho, que possui piscina, academia, banheira de hidromassagem, restaurante e outras comidades. Se trata de um espaço bastante bonito (veja mais aqui).
– DICA DE HOSPEDAGEM DE PREÇO MÉDIO
Em relação à hospedagem de preço médio, a minha dica é o Soho Beauty Studio, que conta com ótima localização e oferece quartos espaçosos e muito bem equipados (veja mais aqui).
– DICA DE HOSPEDAGEM DE PREÇO BAIXO
Por fim, a minha última dica de onde ficar em Buenos Aires é o Master Hostel Borges, que possui ótima localização em Palermo. Aliás, além de quartos compartilhados, o hostel também oferece quartos privados (veja mais aqui).
l MAIS: clique aqui e encontre uma lista de opções de hospedagem em Palermo Soho
Airbnb: opção popular em BA
Além das acomodações tradicionais, o Airbnb é uma opção bastante buscada em Buenos Aires. Através da plataforma, é possível alugar um quarto ou um apartamento (ou estúdio) somente para você nas melhores zonas das cidades.
I Bônus para novos usuários
Aliás, se você é novo na plataforma, saiba que há um desconto de até R$ 350,00 na sua primeira reserva pelo Airbnb. Nada mal para começar, não é?
Como se locomover
l METRÔ
A maneira mais fácil de se locomover em Buenos Aires é através do metrô, o qual conta com 6 linhas. Aliás, as linhas passam pelas principais avenidas da cidade, assim como se integram com trens e ônibus.
O horário de funcionamento é entre 5h e 23h (segunda a sábado) e 8h e 22h (domingos e feriados).
- Nota: os horários podem variar de acordo com cada linha.
l ÔNIBUS
Igualmente é uma boa opção para se mover pela capital, já que o serviço atende todas as regiões.
O preço da passagem depende da distância percorrida. Desse modo, você precisa avisar ao motorista aonde vai na hora de entrar no ônibus.
l UBER-TÁXI
Uber e táxis são amplamente utilizados em Buenos Aires, sendo opções convenientes e práticas.
l ÔNIBUS TURÍSTICO
Se você pretende conhecer os principais pontos turísticos de Bueno Aires com mais comodidade, uma ótima opção é comprar o passeio de ônibus Hop-on Hop-off.
Com essa modalidade, você compra a passagem e pode descer em qualquer atração turística. Conhece o lugar no seu tempo e, em seguida, pegar o próximo ônibus com o mesmo bilhete.
Para saber mais como funciona o Hop-on Hop-off, clique aqui.
VEJA DICAS PARA A SUA VIAGEM
- Entenda a importância de contar com um Seguro Viagem para a Argentina
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- Veja dicas sobre o que levar na mala
Chegar e sair do aeroporto
Assim como ocorre com São Paulo e Rio de Janeiro, o aeroporto principal de Buenos Aires se localiza longe da região central: mais exatamente, 31 km distante do centro.
A parte interessante é que o Aeroporto Internacional de Ezeiza pode ser acessado em ônibus, táxi, Uber e transfer.
- Dica: nos buscadores Skyscanner e Kiwi é possível comparar os preços e encontrar os melhores voos para Buenos Aires durante o ano todo.
ÔNIBUS: há uma opção privada de ônibus que liga o aeroporto à região de Puerto Madero, o qual conta com internet e tem trajeto de mais ou menos 40 minutos (veja aqui horários e preços).
UBER E TÁXI: um Uber até a região central custa ao redor de 20 dólares, enquanto um táxi gira em torno de 35 dólares.
TRANSFER: uma opção prática e confortável é contratar um transfer, o qual pode ser compartilhado ou privado. A vantagem é que o transporte te deixa na porta da hospedagem (veja mais aqui).
- Nota 1: como o Peso anda bastante instável, coloquei os preços acima em Dólar.
- Nota 2: há transporte público até o aeroporto, mas o trajeto pode demorar até 3 horas.
Quando ir a BA
Olha, você pode ir a Buenos Aires o ano todo, sério! A cidade é bacana tanto no calor, quanto no frio.
No entanto, é preciso ficar atento às temperaturas: de dezembro a fevereiro costuma chover um pouco mais, e as temperaturas variam entre 20°C e 30°C (em alguns dias, mais).
Já entre abril e agosto faz frio, com temperaturas que variam de 5°C a 14°C. Além disso, chove menos.
Passeios ao redor da capital
l TOUR DE BARCO PELO RIO TIGRE
Uma das atrações mais famosas nos arredores da capital é o tour de barco pelo Delta do Rio Tigre.
O passeio dura ao redor de 5 horas e, durante o trajeto, você vai passar por bairros que somente são acessados em barco, ilhas nas quais moram ‘personalidades’ argentinas, e pela Residência Presidencial.
O passeio preciso ser contratado, o que pode ser feito com antecedência através da internet (veja mais aqui). Normalmente, as empresas incluem o traslado a partir do hotel, assim como os ingressos.
Veja algumas opções de passeio pelo Rio Tigre que separei:
- De Buenos Aires: Passeio de barco pelo Rio Tigre e City Tour
- Excursão de 1 dia ao Delta do Tigre e Porto de Frutos
l TANGO COM MORADORES LOCAIS
Outro programa popular na capital mundial do tango, como não poderia deixar de ser, é aproveitar uma noite da dança com moradores locais.
O programa inclui uma apresentação sobre a dança tradicional, assim como um concerto, no qual você pode aprender o tango dançando com especialistas.
Do mesmo modo, há opções para assistir um show de tango com jantar.
Caso você queira saber mais sobre o programa, clique aqui.
l OUTRAS ATRAÇÕES EM BUENOS AIRES
Além disso, separei outras sugestões de atrações que podem ser super bacanas se você quiser desfrutar bem a capital dos argentinos!
- Excursão guiada a pé pelo famoso Barrio de La Boca
- Passeio de bicicleta com história e cultura local
- Tour guiado no Cemitério da Recoleta em inglês
+ Importante: Seguro Viagem
Eu super indico que você compre um seguro viagem ao viajar América do Sul, ainda mais quando se trata de uma cidade grande como Buenos Aires. Há diversas opções boas e baratas.
Afinal, por mais que nunca esperemos, imprevistos pode ocorrer.
Aliás, eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, que oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha 5% de desconto. Veja uma simulação:
LEIA MAIS SOBRE A ARGENTINA
- Como visitar o Glaciar Perito Moreno, em El Calafate
- O que fazer em Ushuaia, na Patagônia
- Veja o que conhecer na linda El Chaltén
E aí, gostou das dicas de onde ficar em Buenos Aires? Gostaria de saber algo mais ou contribuir com alguma informação? Então, deixe o seu comentário abaixo! 😉
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi
HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb
SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!
2 comments
Buenos Aires e super especial. Em todas as épocas. Vale a pena sempre. Andar pelas ruas, cafés, baladas, shows de tango, gastronomia.
É td de bom. Não dá pra perder. Já fui muitas vezes. Pretendo voltar sempre até o final.
Sim, Julio! Concordo plenamente! Buenos Aires tem atrações para todos os gostos e não dá pra perder a oportunidade de conhecer a cidade! É sempre um ótimo destino para visitar! 🙂