ONDE FICAR EM FLORIANÓPOLIS
Por 2 anos, morei e trabalhei em Florianópolis, período pelo qual pude conhecer cada cantinho da chamada “Ilha da Magia”.
Aliás, a capital catarinense faz jus ao apelido, pois possui praias lindas, morros com trilhas incríveis, diversão noturna e uma vasta oferta gastronômica.
Desse modo, decidi escrever um texto com dicas de onde ficar em Florianópolis, já que se hospedar na região certa influencia muito na hora de aproveitar o que a ilha oferece.
Aliás, além de dicas de onde ficar em Florianópolis, também escrevi sobre como se locomover pela cidade, passeios nos arredores e como chegar à cidade.
Sugestões de bairros e praias
Para iniciar o texto de onde ficar em Florianópolis, quero escrever um pouquinho sobre os melhores bairros e praias da cidade.
Aliás, para mim, se trata de zonas que, além de contar com diversos locais de hospedagem, ainda são cheias de atrações turísticas, assim como bares e restaurantes.
l CENTRO
Bem, a minha primeira dica de onde ficar em Florianópolis é o centro da cidade, o qual é de fácil locomoção e conta com atrações como o Mercado Público, a Praça XV de Novembro, o Mirante do Morro da Cruz e ainda a famosa Avenida Beira-Mar Norte.
Além disso, o centro abriga muitos edifícios históricos, bares, restaurantes e o Shopping Beiramar. Desse modo, se hospedar na região é uma boa se você está viajando para a capital catarinense.
Até porque, a partir do centro fica fácil acessar tanto o norte, como o sul da ilha.
l LAGOA DA CONCEIÇÃO
A Lagoa da Conceição, por si só, já é uma das principais atrações turísticas de Florianópolis. Além disso, a parte boa é que lagoa também é repleta de lugares para se hospedar.
Rodeada por uma cadeia de montanhas, a região da Lagoa da Conceição é cheia de casas noturnas. Do mesmo modo, há muitos bares e lugares para relaxar.
A partir da Lagoa da Conceição, ainda fica mais fácil acessar lugares como a Praia da Joaquina, a Praia Mole e a Barra da Lagoa.
l SANTO ANTÔNIO DE LISBOA
Para mim, Santo Antônio de Lisboa é um dos lugares mais agradáveis para ficar em Florianópolis. Se trata de um antigo núcleo de imigrantes açorianos, os quais deixaram as marcas na arquitetura e também na culinária portuguesa.
Por falar em culinária, o bairro possui uma grande concentração de restaurantes com comidas típicas de Portugal, principalmente as com base em frutos do mar.
Junto com Cacupé e Sambaqui, Santo Antônio de Lisboa forma um espaço de tranquilidade e beleza, onde se vale a pena se hospedar.
l JURERÊ INTERNACIONAL
É provável que o bairro de Jurerê Internacional seja um dos mais conhecidos de Florianópolis, muito por causa da noite e das festas que atraem visitantes de diversas partes do planeta.
Desse modo, se você procura por um lugar agitado, assim como estar pertinho da praia, Jurerê Internacional é um ótima dica. Como se deve imaginar, se trata de uma opção mais cara.
Importante saber
Na verdade, o nome do bairro é simplesmente Jurerê. Acontece que, depois da vinda de diversos empreendimentos de luxo, o bairro ficou dividido em 2: Jurerê Tradicional, que concentra a comunidade local e o comércio, e Jurerê Internacional, marcado pelas mansões e hotéis luxuosos.
A parte boa, é que você encontra opções de hospedagem nos 2 lados de Jurerê, ou seja, preços para todos os bolsos.
Além disso, Jurerê está pertinho de outras 2 praias bastante bonitas: a do Forte e a da Daniela.
O QUE SABER ANTES DE VIAJAR
- Seguro viagem é obrigatório para Europa: saiba mais
- Guia básico de como planejar uma viagem internacional
- Veja dicas sobre o que levar na mala
- Ingressos baratos e sem fila: veja como
- 10 dicas para viajar a gastar pouco
l PRAIA DOS INGLESES
O bairro dos Ingleses é praticamente uma cidade, a qual possui ao redor de 30 mil habitantes e ótima estrutura de comércio e serviços. Aliás, quando se fala em turismo, a região dos Ingleses é uma das mais buscadas pelos visitantes, principalmente da Argentina.
Localizada no norte da ilha, a Praia dos Ingleses é marcada por um mar de poucas ondas, de água morna e azul. Ou seja, se trata de uma ótima opção para se hospedar.
l CANASVIEIRAS
Outra opção de onde ficar em Florianópolis é Canasvieiras, também no norte da ilha. Assim como ocorre com a Praia dos Ingleses, Canasvieiras também é um destino bastante buscado por turistas na hora de se hospedar.
A parte boa é que, a partir de Canasvieiras, é bem fácil chegar a Jurerê, assim como a Ponta das Canas, outro lugar bastante bonito em Florianópolis.
l PRAIA DO CAMPECHE
Para terminar, a minha última dica de bairro para se hospedar na capital catarinense é a Praia do Campeche, a qual fica entre a famosa Praia da Joaquina e do Morro das Pedras. Além disso, fica perto do aeroporto.
Aliás, o Campeche é um ótimo lugar para se hospedar caso você queira conhecer o sul da ilha, assim como também fazer um bate e volta para a lindíssima Ilha do Campeche, a qual está a 1,6 km distante da costa.
A região do Campeche igualmente possui uma ótima estrutura de bares, restaurantes e comércio, ou seja, vale a pena dar uma olhada nas opções de hospedagem no local.
Dica: Veja aqui opções de onde se hospedar no Campeche
l Veja dicas de hotéis
MAJESTIC PALACE HOTEL
A minha primeira dica de onde ficar em Florianópolis é o Majestic Palace Hotel, um dos mais tradicionais da cidade.
Localizado na principal avenida da ilha, a Beira-Mar Norte, o hotel possui 5 estrelas e uma estrutura fantástica, como: piscina, restaurante e quartos espaços. Ainda oferece serviço de quarto e café da manhã (veja mais aqui).
BLUE TREE PREMIUM
Localizado a uma quadra da Avenida Beira-Mar Norte, o Blue Tree Premim é a minha segunda sugestão de hotel em Florianópolis.
Com 4 estrelas, o hotel conta com ótima estrutura e oferece quartos grandes e aconchegantes, assim como inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
ANGÁ JURERÊ APART-HOTEL
Se você pretende se hospedar no norte da ilha, a minha dica é o Angá Juerê Apart-Hotel, que está a apenas 250 metros distante da praia.
Os quartos são espaçosos e bem equipados, e o apart-hotel ainda conta com piscina. O café da manhã está incluído na diária (veja mais aqui).
OCEANIA PARK HOTEL SPA
Espaçoso e com ótima estrutura, o Oceania Park Hotel Spa é a minha quarta dica de onde ficar em Florianópolis.
Localizado no bairro dos Ingleses (pertinho da praia), o lugar conta com piscina, banheira de hidromassagem, academia e quartos modernos (veja mais aqui).
FLORIPA4YOU B&B
Que tal se hospedar em uma das regiões mais lindas da capital catarinense, a Lagoa da Conceição? Então, isso é possível se você ficar no Floripa4Yoi B&B, lugar que tem avaliação de 9,2 no Booking.com.
O espaço conta com piscina, oferece quartos espaçosos e inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
l Veja dicas de pousadas
POUSADA DOS CHÁS HOTEL BOUTIQUE
Para iniciar, a minha sugestão é a Pousada dos Chás Hotel Boutique, que tem avaliação de 9,1 no Booking.com.
Localizada a apenas 50 metros da praia, em Jurerê, a pousada conta com piscina, banheira de hidromassagem, quartos grandes e igualmente inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
GIRASSÓIS DA LAGOA
A minha segunda dica de pousada é a Girassóis da Lagoa, que tem avaliação de 9,3 no Booking.com.
Localizada aos pés da Lagoa da Conceição, a pousada é espaçosa e aconchegante, assim como muito bem estruturada (veja mais aqui).
POUSADA ILHA FACEIRA
Com avaliação de 9,5 no Booking.com, a Pousada Ilha Faceira, está localizada a apenas 100 metros da praia do Campeche.
A pousada possui ótimo espaço ao ar livre, piscina e banheira de hidromassagem, assim como conta com quartos espaçosos (veja mais aqui).
HOTEL E POUSADA SONHO MEU
A minha próxima sugestão de onde ficar em Florianópolis é o Hotel e Pousada Sonho Meu, que está localizado em Canasvieiras, a apenas 1 quadra da praia.
Com piscina ao ar livre e rodeado de jardins, o lugar oferece quartos bem equipados, assim como inclui o café da manhã na diária (veja mais aqui).
POUSADA VILA TAMARINDO ECO LODGE
Por fim, a minha última dica de pousada em Florianópolis é a Vila Tamarindo Eco Lodge, que tem avaliação de 9,1 no Booking.com.
Localizada no Campeche, a pousada com um ambiente bonito e aconchegante, e oferece uma alimentação bastante caseira (veja mais aqui).
l Veja dicas de hostels
LAGOA NÔMADE HOSTEL
Se você busca por um espaço mais econômico para ficar em Florianópolis, a minha primeira dica é o Lagoa Nômade Hostel, que tem avaliação de 9,3 no Booking.com.
Localizado à beira da Lagoa da Conceição, o hostel é espaçoso, agradável e também conta com a opção de quartos privativos (veja mais aqui).
INNBOX HOSTEL
Localizado no centro de Florianópolis, o Innbox Hostel tem avaliação de 9,0 no Booking.com e está perto de diversas atrações turísticas.
Além disso, o hostel conta com bar, restaurante e café da manhã. O lugar ainda possui quartos privados e para família (veja mais aqui).
THE SEARCH HOSTEL
Com avaliação de 9,3 no Booking.com, o The Search Hostel está localizado na Barra da Lagoa, em frente à praia.
O lugar conta com instalações para esportes aquáticos, bar e jardim. O café da manhã está incluído na diária e o hostel também conta com quartos privativos (veja mais aqui).
SELINA FLORIPA
Por fim, a minha última dica de hostel em Florianópolis é o Selina Floripa, o qual faz parte de uma das maiores redes de hostels do mundo.
Localizado na Lagoa da Conceição, com hostel conta com uma estrutura linda, piscina e café da manhã. Além disso, também há quartos privativos (veja mais aqui).
LEIA TAMBÉM
- Melhores praias de Florianópolis: 11 sugestões incríveis
- Tudo sobre a linda Praia Naufragados, em Floripa
- Onde ficar em Gramado: pousadas, hotéis e hostels
- Trilha da Lagoinha Leste, em Florianópolis: tudo sobre
- Canyons SC e RS: tudo o que você precisa saber
- Trilha da Costa da Lagoa: saiba tudo sobre a atração
Quando ir a Florianópolis?
A capital catarinense em as estações definidas. Porém, é no verão quando recebe mais turistas, o que é compreensível, né?
Entre dezembro e fevereiro, milhares de visitantes viajam para Florianópolis para aproveitar as mais de 40 praias presentes na ilha!
Nessa época, o sol brilha quase todos os dias e as temperaturas médias durante o dia ficam na casa dos 30° graus.
Importante saber
Como escrevi acima, o período entre dezembro e fevereiro é marcado pela “invasão” de turistas.
Desse modo, é fundamental que você reserve hospedagem com antecedência. Além de garantir um lugar bacana, você evita pagar os preços elevados cobrados na alta temporada.
Como se locomover
Florianópolis é bem atendida pelo transporte público, baseado em ônibus coletivo. Nesse caso, o usuário compra a passagem em alguns dos terminais, e realiza integrações em outros pontos espalhados pela cidade (caso necessário):
- Ticen (Terminal Centro)
- Tilag (Terminal Lagoa da Conceição)
- Tirio (Terminal Rio Tavares)
- Titri (Terminal Trindade)
- Tisan (Terminal Santo Antônio)
- Tican (Terminal Canasvieiras)
Dica: em caso de dúvida sobre o trajeto, sempre pergunte no terminal ou a algum funcionário.
- Táxi-Uber-99: se trata de outras opções para se locomover pela cidade, principalmente pela madrugada, quando a oferta de ônibus coletivo é limitada ou inexistente em algumas regiões da capital.
Alugar um carro: a melhor opção
O sistema de transporte de Florianópolis funciona bem, na medida do possível. No entanto, se você quer um pouco mais de liberdade de horários, assim como ir a lugares mais distantes, uma opção interessante é alugar um carro.
Além disso, o carro ainda te oferece a oportunidade de conhecer outras atrações da região, como as praias de Palhoça e de Governador Celso Ramos, por exemplo. Ainda pode fazer um bate e volta a Balneário Camboriú e Itapema.
l Onde alugar um carro?
A parte interessante é que você pode alugar um carro ainda antes de chegar a Florianópolis. Para isso, a minha dica é que utilize o Rentcar, o maior buscador do mundo.
Se você chega voando, pode retirar o veículo no aeroporto. Além disso, outra vantagem é a possibilidade de parcelar o pagamento em até 12x sem juro no cartão de crédito (saiba mais aqui).
Como chegar e sair de da cidade
Florianópolis conta com um aeroporto internacional, o Hercílio Luz, que também recebe voos de todas as partes do Brasil.
- Dica: nos buscadores Passagens Promo e Kiwi é possível comparar os preços e encontrar os melhores voos para Florianópolis durante o ano todo.
Saindo do aeroporto
Além de opções privadas de locomoção, como Táxi-Uber-99, também é possível deixar o aeroporto em transporte público.
Para isso, basta pegar um ônibus, o qual passa ao lado do estacionamento do aeroporto. Há diferentes roteiros, como Centro (431), Rio Tavares (468) e Carianos (477), e a passagem custa R$ 4,50. Para saber os horários de cada linha, clique aqui.
Como ir a Floripa em ônibus
Outra maneira de chegar a Florianópolis é por meio de ônibus. A rodoviária da cidade, localizada no centro, recebe viagens de diversas partes do Brasil e da América do Sul.
Nesse caso, você encontra as passagens mais baratas no buscador da BUSER, que ainda dá descontos na primeira viagem (saiba mais aqui).
Passeios nos arredores
- Balneário Camboriú: se trata de uma das cidades mais conhecidas de Santa Catarina a nível mundial. Balneário Camboriú está a apenas 83 km distante de Florianópolis, e pode ser visitada em carro ou por meio de ônibus.
- Beto Carrero: localizado na cidade de Penha, o Beto Carrero World é um dos maiores parques temáticos do mundo, e está a apenas 84 km distante da capital. Igualmente pode ser acessado em carro ou em ônibus.
E aí, gostou das dicas de onde ficar em Florianópolis? Quer saber mais? Então deixe o seu comentário abaixo! 😉
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
VOOS BARATOS: Passagens Promo e Kiwi
HOSPEDAGEM: Booking.com
SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
🚍 PASSAGENS DE ÔNIBUS: Buser
CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!