Basílica de Quito Equador

8 RAZÕES PARA CONHECER QUITO

Total
0
Shares

    O QUE FAZER EM QUITO

    São muitas as razões para conhecer Quito, a capital do Equador. Só para se ter uma ideia, o Centro Histórico da cidade foi o primeiro a figurar (junto com Cracóvia, na Polônia) na lista de patrimônios históricos da humanidade, da Unesco. Não à toa, muitos a consideram a capital mais charmosa e bonita da América do Sul

    No entanto, há mais razões para conhecer Quito. A cidade é rodeada por vulcões e montanhas, o que tornam a sua geografia singular. Para quem gosta de comer bem, e ainda aproveitar a noite, Quito não decepciona.



    Conhecer Quito: a cidade

    Localizada a 2.850 metros acima do nível do mar, Quito é a segunda capital mais alta do mundo, somente atrás de La Paz (3.600). Tem uma população estimada de 2,3 milhões de habitantes.

    Fundada em 1534, Quito conta com uma temperatura amena. À noite, aliás, é aconselhável sair com um casaco.

    Justamente devido à sua geografia, Quito é uma cidade comprida, porém, estreita. Tem apenas 8 km de largura. Em contrapartida, tem 27 km de comprimento. Conta com 2 terminais terrestres: um no Sul (Quitumbe) e outro no norte (Carcelen). Ainda possui o aeroporto mais movimentado do país.

    Onde se hospedar da capital

    O Centro Histórico, além de ser muito bem cuidado e bonito, também é o ponto de partida para a maioria dos passeios. A região conta com diversos restaurantes e bares.

    Para quem busca diversão noturna, uma sugestão é o bairro Mariscal, o mais boêmio de Quito. Também se trata de uma região com forte tradição gastronômica.

    Onde buscar por hospedagem: eu sugiro os buscadores Booking.com e Airbnb, que contam com opções para todos os gostos e bolsos!

    O que fazer em Quito

    Há muito o que ser fazer em Quito, a capital equatoriana. Por lá, fiquei 1 semana e pude conhecer diversos pontos bastante interessantes. Além disso, estava acompanhado de uma amiga nativa de Quito, o que tornou o passeio ainda mais atrativo.

    Quer saber mais sobre as razões para conhecer Quito? Então dá uma olhada na lista a seguir.

    1. CENTRO HISTÓRICO

    O Centro Histórico é uma das principais razões para conhecer Quito. Além de ter sido onde a cidade nasceu, a região é muito bem conservada, limpa e segura. Caminhar pela noite por suas ruas coloniais, é como estar em um filme de época.

    Para se ter uma ideia, o Centro Histórico de Quito é considerado o mais bem preservado da América Latina, assim como um dos mais importantes. A região foi declarada, em 1978, como o primeiro Patrimônio Histórico da Humanidade, da Unesco (junto com o centro de Cracóvia, na Polônia).

    Centro Histórico Quito Equador
    O Centro Histórico Quito é repleto de belas igrejas e edifícios históricos

    O que fazer no centro de Quito?

    Tomar um café em algum das dezenas de cafeterias espalhadas pela região. Também experimentar pratos típicos do país, como ceviche equatoriano, o locro de papas, a humita e o acebollado (conhecido como ‘cura ressaca’).

    Prove também o canelazo, uma bebida quente e alcoólica, a qual é feita de cachaça, açúcar, canela e frutas.

    Dica extra: tire um tempo para visitar as diversas igrejas espalhadas pela zona. É uma mais bonita que a outra!


    LEIA TAMBÉM


    2. PASSEIO DE TELEFÉRICO

    Aí está outra grande razão para conhecer Quito. Do alto de teleférico, é possível ter uma vista panorâmica e fantástica da capital. Sugiro que você vá logo pela manhã, quando o céu costuma estar mais aberto. Além disso, há menos gente.

    O teleférico de Quito é um dos mais altos da América do Sul, e vale muito a pena. O preço do trajeto de ida e volta é de 8,5 Dólares para estrangeiros. É aberto de 9h às 20h (de terça a quinta), e das 8h às 20h (de sexta a segunda).

    O que fazer no alto da montanha

    Se engana que tudo termina com o passeio de teleférico. Ao chegar no topo, há mais coisas para fazer em Quito. A primeira delas, é apreciar a capital de cima. Você não conseguirá parar de tirar fotos!

    A segunda, sem sombra de dúvidas, é se divertir no balanço mais alto da América do Sul (4 mil metros de altitude). O balanço está a poucos minutos caminhando da estação.

     

    Ver essa foto no Instagram

     

    QUANDO O CORPO PEDE EQUILÍBRIO Tenho 36 anos. Confesso que, por muito tempo, o foco foi a carreira profissional. Praticamente somente ela. Tive bons resultados, ocupei bons postos. No entanto, em tal período, a vida pessoal acabou ficando em segundo plano. Viajei pouco, me diverti pouco, amei menos do que deveria. Em 2013, ao chegar ao topo do estresse e do cansado mental, resolvi largar tudo e viajar. Fui à Patagônia por 40 dias. Aquilo mudou a minha vida. 7 meses depois, desembarquei em Dublin para um intercâmbio. Fiquei quase 6 anos na Europa entre Irlanda e Espanha. Estudei, me diverti, conheci pessoas lindas e lugares fantásticos. Hoje, me permito mais, valorizo mais o que parece ser pequeno, me importo menos com o que me causa danos. ——————————————————————————- ▶️ O balanço que toca o céu de Quito O balanço fica ao lado do teleférico de #Quito. Está a mais de 4 mil metros de altitude, sendo um dos mais altos do planeta. Para chegar lá, basta pegar o teleférico, o qual custa 8,5 dólares para estrangeiros. A vista é espetacular. Se vê cidade, montanhas e vulcões. Além disso, se tem uma sentimento indescritível de liberdade e leveza! ♥️ #BlogVidaNaMala #DicaVidaNaMal ——————————————————————————- ➕ Quer saber mais sobre a #AmericaLatina? Então acesse: ➡️ WWW.VIDANAMALA.COM.BR ——————————————————————————-🎥 Siga o Vida Na Mala também no YouTube: ➡️ YouTube/adpiekas

    Uma publicação compartilhada por adriano piekas (@adrianopiekas) em

    Trilha ao Vulcão Pichincha

    Outra sugestão, é fazer a trilha até o Vulcão Pichincha, que está a 4.784 metros acima do nível do mar. Para isso, sugiro que você vá cedinho, já que a caminhada toma um dia todo.

    3. BASÍLICA DEL VOTO NACIONAL

    Se trata de uma igreja considerada o maior templo neogótico da América Latina (outra razão para conhecer Quito). Começou a ser construída em 1892, mas foi oficialmente inaugurada somente em 1988, ou seja, mais de 100 anos depois.

    Está construída numa parte alta do centro e, junto com a sua altura de 35 metros, oferece uma bela vista da cidade. Para subir às torres, é preciso pagar 3 Dólares.

    Basílica de Quito Equador
    Além de ser muito bonita, a Basílica oferece lindas vistas de Quito

    4. MONUMENTOS DA METADE DO MUNDO

    Sabe aquela linha imaginária que divide o planeta em 2 hemisférios: norte e sul? Pois bem, a Linha do Equador passa por Quito, e há locais onde você pode fazer diversos experimentos e comprovar que, de fato, ela existe!

    Importante destacar: há 2 locais que se dizem “a metade do mundo” em Quito. Um mais verdadeiro que o outro. Explico.

    Ciudad Mitad del Mundo: a antiga metade do mundo

    Se trata de uma área localizada a 26 km distante do centro de Quito, a qual, por muitos anos, foi reconhecida ser o local no qual passava a linha do Equador. O espaçol conta com um museu, assim como um monumento de 30 metros de altura que simboliza a metade do mundo.

    Mas, há um porém: a Ciudad Mitad del Mundo foi construída entre 1979 e 1982, quando a passagem da Linha do Equador por Quito era baseada em experimentos realizados em 1736 por um grupo de franceses. Ou seja, a Ciudad foi, por muitos anos, considerada a metade do mundo.

    Vale a pena conhecer? Eu acabei não entrando ao me enterrar do que escrevi acima (minha amiga de Quito me contou). No entanto, parece ser um local muito interessante. O preço da bilhete é de 5 Dólares.

    Ciudad Mitad del Mundo Quito
    A Ciudad Mitad del Mundo foi construída com base num antigo estudo

    Museu Solar Intiñan, a “verdadeira” metade do mundo

    O Museu Solar Intiñan é muito mais modesto, e está a exatos 212 metros distante da Ciudad Mitad del Mundo. No entanto, é por ele onde passa, de fato, a Linha do Equador. A afirmação é baseada em estudos realizados nos anos 2000 (por agências norte-americanas), os quais são considerados muito mais precisos. A entrada custa 4 Dólares.

    Experimentos

    No Museu Intiñan, é possível ‘sentir’ a Linha do Equador. Lá, são realizados alguns experimentos bastante interessantes, como:

    – Ver a água girar em duas direções distintas: para isso, é utilizado um tanque cheio de água. Quando posicionado justamente sobre a Linha, a água desce pelo ralo diretamente, ou seja, sem girar para nenhum lado. Quando colocado 1 metro acima da Linha (hemisfério norte), gira para a esquerda. Já a 1 metro abaixo (hemisfério sul), gira para a direita.

    – Equilibrar um ovo sobre a cabeça de um prego: a gravidade no local é muito menor, o que torna possível equilibrar um ovo na cabeça de um prego com certa facilidade. Eu fiz e me deram um certificado!

    – Caminhar sobre a linha desenhada no chão e perder o equilíbrio: é como se a gravidade te puxasse para os 2 lados. É realmente manter o equilíbrio.

    Não tenho dúvida de que o Intiñan é uma das grandes razões para conhecer Quito!

    Museu Intiñan Quito Metade do Mundo
    Um dos desafios do Museu Intiñan é equilibrar um ovo na cabeça de um prego

    LEIA TAMBÉM


    5. MIRANTE DA LA VIRGEN DEL PANECILLO

    Quer outro motivo para conhecer Quito? Então vá ao Mirante da Montanha El Panecillo, que está a uma altitude de 3 mil metros.

    Se trata de uma das principais atrações turísticas da capital, muito por causa da imagem Virgem localizada lá no alto (a maior escultura de alumínio do mundo). A escultura foi criada em 1975 e tem 41 metros de altura.

    O que fazer em Quito: arredores

    Há o que fazer em Quito fugindo da região central? Sim, há muito o que se fazer nos arredores da capital. São diversos os passeios que estão a poucas horas de Quito (e que valem muito a pena). Dá uma olhada:

    6. VULCÃO COTOPAXI

    Outra razão para conhecer Quito, é a facilidade de chegar ao Vulcão Cotopaxi, que está a pouco mais de 1 hora em carro ou ônibus distante da capital. Se trata do terceiro vulcão mais alto do mundo ainda em atividade, com 5.897 metros acima do nível do mar. O Cotopaxi deixou o país novamente em alerta em 2015 ao voltar a gerar nuvens de cinzas.

    > Clique aqui para ler artigo completo sobre como conhecer o Vulcão Cotopaxi

    Para conhecer o Vulcão, há 2 maneiras: carro particular ou tour privado. Há passeios de 1 dia que saem pela manhã da capital, e regressam pela tarde.

    Conhecer Vulcão Cotopaxi Quito Equador
    Os últimos passos antes da chegada ao refúgio do vulcão

    7. BAÑOS, A CAPITAL DO TURISMO RADICAL

    A 3 horas distante de Quito, Baños é considerada a capital dos esportes radicais do Equador. Lá, é possível fazer trekking, canoagem, tirolesa, bungee jumping, ciclismo e rafting, por exemplo.

    Em Baños, também se encontra a Casa na Árvore e o seu ‘balanço do fim do mundo’, que está entre as principais atrações turísticas da cidade. A casa foi construída em 1996 por um senhor que queria observar o Vulcão Tungurahua, um dos mais ativos do mundo.

    > Clique aqui para ler artigo completo sobre o que fazer em Baños

    Para visitar Baños, é possível pegar um ônibus em Quito, o qual custa ao redor de 5 dólares.

    Casa na árvore Baños Equador
    A Casa na Árvore é uma das principais atrações turísticas de Baños

    8. VULCÃO QUILOTOA

    No caminho de ida ou de volta de Baños, você pode dedicar 1 dia para visitar o Vulcão Quilotoa, o qual está a 180 km distante de Quito.

    O Vulcão explodiu há cerca de 800 anos, o que formou uma grande cratera onde antes era o seu cume. Dentro dessa cratera, hoje há um lago, onde é possível praticar canoagem por apenas 3 Dólares.

    > Clique aqui para ler artigo completo sobre como conhecer o Vulcão Quilotoa

    A descida até a lagoa do vulcão demora ao redor de 30 minutos. Já a subida, pode ser 3 vezes mais demorada. Mas vale muito a pena!

    Vulcão Quilotoa Equador
    Praticar a canoagem no lago do Vulcão Quilotoa é uma experiência única

    O que fazer em Quito
    A MOEDA É O DÓLAR

    Você notou que todos os preços estão em Dólar? Isso porque a moeda oficial do país é o Dólar Norte-Americano.

    No entanto, os preços são bem acessíveis. Em Quito, por exemplo, se pode almoçar por 3 Dólares (ou menos). Já o preço de uma passagem de ônibus urbano, sai por apenas 25 centavo.

    O que fazer em Quito
    A SEGURANÇA

    Apesar de Quito ser uma capital, tem ares de cidade de interior. Estive lá por alguns dias e, em nenhum momento, senti medo de ser roubado ou algo assim. Na verdade, achei tudo bem tranquilo, inclusive o centro. Porém, é sempre bom ficar atento, né? Batedores de carteira há por todas as partes do mundo, como Paris, Barcelona, Londres, etc.

    Como chegar a Quito

    A maneira mais fácil de chegar a Quito é voando. Aliás, há voos diretos saindo do Brasil. Caso você esteja na Colômbia ou no Peru, pode também tomar um ônibus.

    Alugar um carro

    Vale a pena alugar um carro em Quito? Eu realmente acredito que sim, principalmente se você fazer os passeios que estão as arredores da capital. Se você estiver acompanhado, ainda pode significar também uma economia.

    Mas, como alugar um veículo? Você pode realizar a locação ainda estando no Brasil e pela internet. Além da possibilidade de parcelar, você ainda evita o pagamento do IOF (imposto de 6,38% sobre transações internacionais).

    Minha dica é que você utilize o buscador Rentcars, que conta com diversos modelos e preços.


    I A importância do Seguro Viagem

    De acordo com informações do Governo do Equador, o Seguro Viagem é obrigatório para entrar no país desde 2018. Porém, mesmo que não fosse, eu sempre indico.

    Isso porque o turismo pela América do Sul é muito baseado em aventura, o que sempre envolve certos riscos. Além disso, tem a questão da altitude, que costuma afetar muita gente.

    Onde encontrar um seguro viagem barato? Eu sempre compro o meu seguro utilizando o buscador Seguros Promo, que oferece opções baratas e personalizadas. Além disso, se você usar o cupom VIDANAMALA5, ainda ganha 5% de desconto. Veja uma simulação:

    Seguro Viagem:
    América do Sul
    MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein MTA 15 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
    Assistência médica USD 15.000
    Bagagem extraviada USD 400 (SUPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    ITA 20 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein ITA 20 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein
    Assistência médica USD 20.000
    Bagagem extraviada USD 1.250
    *Valor referente a 7 dias de viagem.
    Affinity 35 Latam +Covid19 Affinity 35 Latam +Covid19
    Assistência médica USD 35.000
    Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR)
    *Valor referente a 7 dias de viagem.

    Vale a pena conhecer o Equador?

    A verdade é que o país me surpreendeu. Conta com vulcões, praias, selva e uma história muito bem conservada. Eu super indico e, digo mais: me arrependi por haver ficado somente 10 dias no país!


    E aí, gostou das razões para conhecer Quito? Quer saber mais sobre o que fazer na capital do Equador? Então deixe o seu comentário abaixo! 🙂

    SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS

    Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.

     

    ORGANIZE A SUA VIAGEM

     

    VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi

    HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb

    SEGURO VIAGEM: Seguros Promo

    PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide

    CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado

    ALUGUEL DE CARRO: Rentcars

     

    VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO 

    Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.

    Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!

    Total
    0
    Shares
    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    You May Also Like