ATRAÇÕES DE MORRO DE SÃO PAULO, BAHIA
Em 2011, cheguei em Porto Alegre para trabalhar, saindo de Florianópolis. Desembarquei meio que sem lenço, meio que sem documento. Era mais uma mudança de cidade, agregada à necessidade de conhecer novos amigos.
Aí, apareceu a Cleo Kozerski. Sabe aquelas pessoas que te acolhem? Te pegam pela mão e te fazem sentir como amigos de longa data? Bem, foi assim que ela me tratou.
Trabalhamos juntos por 2 anos, e também aproveitamos muito das atrações oferecidas pela capital gaúcha. De lá, segui para Dublin, na Irlanda, mas a amizade nunca, nunca diminuiu.
Depois de vários anos morando em Porto Alegre, Cleo decidiu se aventurar pelo Nordeste brasileiro. Antes disso, havia passado por Morro de São Paulo, na Bahia. Ficou uns dias lá e me contou como foi a experiência. Ainda destacou as principais atrações turísticas do local.
Quer saber mais sobre as atrações de Morro de São Paulo? Então dá uma olhada no bate papo a seguir.
1 Vida na Mala: quantos dias você ficou em Morro de São Paulo? Foi suficiente?
Cleo: fiquei 6 dias. Acredito que foi um tempo suficiente para conhecer as principais atrações de Morro de São Paulo. No entanto, o ideal seria entre 8 a 10 dias para conhecer também as ilhas próximas, o que é feito através de passeios. Se fala muito disso.
2 Vida na Mala: quais das atrações de Morro de São Paulo você mais gostou de conhecer?
Cleo: cada praia tem as suas características, mas o melhor foi fazer uma trilha organizada pelo hostel onde me hospedei, o Bendita Onda. Para mim, uma das principais atrações de Morro de São Paulo. Você sobe pelo morro, e depois vai cortando caminho pela mata, em direção à Praia da Gamboa.
Aí, faz uma parada para um banho de cachoeira. A trilha dura entre 40 minutos e 1 hora. Preciso destacar que a Gamboa é deslumbrante. De lá, foi possível apreciar um fantástico pôr do sol e ainda fazer banho de argila. No entardecer, a maré cede, sendo possível retornar ao ponto de partida andando pela praia. Tudo isso com a companhia dos vagalumes.
3 Vida na Mala: além da trilha, quais os locais você também indica?
Cleo: na primeira praia, está situada a maior tirolesa, a qual deságua no mar do Brasil. Se trata de outra das atrações de Morro de São Paulo. A tirolesa tem uma altura de 70 metros, e você desliza por 2 cordas de 300 metros de extensão, as quais te deixam flutuando no mar da primeira praia.
Caso você não queira experimentar a adrenalina, saiba que somente o fato estar no mirante da tirolesa já proporciona uma bela vista.
LEIA MAIS ENTREVISTAS
- Descubra como é morar em Brighton, na Inglaterra
- Entenda como é visitar Doha, no Catar
- Como é morar em Santa Cruz de la Sierra?
- Você teria coragem de viajar de bicicleta pela América?
- Na natureza selvagem: veja como é conhecer o Alasca
- Quer saber como é morar na Califórnia?
4 Vida na Mala: o que chamou a sua atenção entre as principais atrações de Morro de São Paulo?
Cleo: a natureza. Na quarta praia, por exemplo, se formam piscinas naturais, onde fiquei na companhia dos peixes. A praia tem poucas opções de bares, o que a deixa mais deserta. É perfeita para relaxar e ainda ainda cochilar sob a sombra das amendoeiras.
Apreciar o nascer do sol na segunda praia igualmente é lindo e, para mim, também está entre atrações de Morro de São Paulo. Se você der sorte (como eu!), junto do nascer do sol, também pode degustar de um esplendoroso arco-íris.
O fato de não transitarem veículos na ilha é muito significativo. O único barulho que ouvi foi o do trator que recolhe lixo nas praias.
5 Vida na Mala: quanto aos passeios, qual o diferencial de Morro de São Paulo?
Cleo: agências oferecem vários passeios de barco pela ilha, porém, optei por conhecer caminhando tudo o que era possível. Tenho essa necessidade de andar, andar muito! Mas, são várias opções de passeios oferecidos para a outras ilhas.
6 Vida na Mala: qual a melhor maneira de se chegar a Morro de São Paulo? Por Salvador?
Cleo: há 2 maneiras. A primeira, de Catamarã. A segunda, semiterrestre. Ambas têm saída do Terminal Marítimo de Salvador.
No semi terrestre, você se locomove de lancha e faz a travessia da Baía de Todos os Santos. São aproximadamente 50 minutos, e o desembarque ocorre na Ilha de Itaparica. De lá, você segue em micro-ônibus ou vans até o Terminal Marítimo, ainda na ilha de Itaparica. Então, segue para o atracadouro de Bom Jardim, em Valença. São 130 km e o tempo estimado de viagem é de 2h. Já o último trecho, entre Bom Jardim e Morro de São Paulo, é feito de lancha rápida, ao redor de 10 minutos.
No entanto, a maneira mais rápida é fazer a travessia em catamarã. Em 2h30 você chega no cais de Morro de São Paulo. Ah, ainda há a opção aérea, que é mais cara!
No meu caso, optei pela via semiterrestre para poder conhecer um pouco mais da ilha.
LEIA TAMBÉM
- Seja minimalista e viaje mais
- Descubra o prazer de viajar sozinho
- Viaje mais: dinheiro se recupera, o tempo, não
- Não viaje apenas para contar países
7 Vida na Mala: para quem vai a Salvador, você acredita que vale a pena dar um pulo e conhecer as atrações de Morro de São Paulo?
Cleo: sim, acredito que sim! No entanto, é preciso levar em consideração que não são muitos os horários disponíveis para a travessia. Por isso, acho válido reservar ao menos 2 noites. Assim, você pode desfrutar um pouco das atrações de Morro de São Paulo.
Cabe destacar ainda que há agências que oferecem um bate e volta, porém, acho muito cansativo. Além disso, não se aproveita o local como se poderia.
8 Vida na Mala: o que a viagem significou para você?
Cleo: foram dias de paz e descobertas. Morro de São Paulo te propicia isso. O local tem um astral maravilhoso!
9 Vida na Mala: conseguiu aproveitar como gostaria as atrações de Morro de São Paulo?
Cleo: sim, além da expectativa. Morro de São Paulo é um daqueles lugares que, quando você vai embora, parece que deixa o corpo e o coração.
10 Vida na Mala: você foi sozinha?
Cleo: sim. Tenho viajado sozinha, e isso tem sido libertador!
E aí, gostou das dicas sobre as principais atrações de Morro de São Paulo, na Bahia? Então deixe o seu comentário abaixo” 🙂
SIGA O VIDA NA MALA NAS REDES SOCIAIS
Você pode seguir o Vida Na Mala também nas redes sociais e acompanhar dicas em tempo real! Segue lá! Instagram, Facebook e YouTube.
VOOS BARATOS: Skyscanner, Passagens Promo e Kiwi
HOSPEDAGEM: Booking.com e Airbnb
SEGURO VIAGEM: Seguros Promo
PASSEIOS E ENTRADAS: Get Your Guide
CHIP INTERNACIONAL: Easysim4u e Viaje Conectado
ALUGUEL DE CARRO: Rentcars
VOCÊ FAZ PARTE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
Planejar a sua viagem com o Vida Na Mala é uma maneira de apoiar o blog! Como? Nós ganhamos uma pequena contribuição a cada vez que você usa um link citado.
Você não é taxado a mais por isso e ainda nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade! Bacana, né?!
2 comments
Excelente entrevista e dica com certeza vale a pena colocar Morro de São Paulo em roteiros de passeios para férias!
Olá, Iris! Fico feliz que tenha gostado da entrevista! Um abraço! 🙂